O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.803
Pontos
1.824
Cara, eu passei exatamente pelo mesmo processo que vc pra "aprender" linux. A uns 2 anos comprei um Raspberry e não sabia o que fazer direito com ele, fui me virando nos comandos e dando google em tudo, então comecei a fazer um monte de coisas e fui aprendendo cada vez mais até tomar coragem e usar o linux como sistema principal mesmo do meu PC.

Hoje em dia não consigo usar Windows de jeito nenhum, é nojento de mais aquilo, mas se vc quiser jogar não tem jeito cara, vai ter que usar linux. Hoje em dia já tem MUUUITO jogo rodando em linux mas não são todos, as empresas deixam linux em segundo ou terceiro plano.

Só jogo Dota mesmo e tem em linux, então pra mim já ta bom, eu jogava muito o Elite Dangerous mas não tem pra linux, mas como esse jogo me deixou meio puto eu nem faço mais questão de jogar.



The same here.
Programas como youtube-dl, Gimp2.10 o VLC, são bons demais.
Sobre os comandos, basta dar uma pesquisada na internet, salvar em PDF e já era, as vezes nem chego a consultar os comandos de tanto que acostumei (os mais simples).
Quando eu tiver um pc decente com certeza vai ser o irmão do Raspbian (acho que deve ser o Debian).
Único revés é que as vezes, o Raspberry trava/congela, devido a pouca memória (1GB), mas isso não é culpa do OS.
Acho que com o Raspberry pi 4, esse problema vai ser contornado.
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Estou com problemasde pacotes quebrados no mint, tentei corrigir pelo synaptic ou comandos que vi na internet e nada, alguma sugestao?
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
De vê consertar os pacotes, fui reinstalar o mint, dessa vez fazendo formatar completamente o SSD, já que não ia perder arquivos importantes! O que me aconteceu foi que depois de instalar o sistema não reconhece mais o SSD, tentei colocar o HD antigo e ele também não reconhece, não aparece na BIOS ... Alguma sugestão do que pode ter acontecido?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Ubuntu 19.10 poderá iniciar até 7x mais rápido

Fonte: https://www.diolinux.com.br/2019/09...Wupln--Q0A1g2-2hal-Ra3tHdiIPw4Zqo7ImngyoVVQ8g

Resumindo, estão fazendo melhorias na compactação do Kernel, deixando o boot muito mais rápido!!
O próximo Ubuntu promete bastante melhorias por debaixo do capô

Ter a opção de usar o ZFS no / vai ser muito interessante também

Esse mês comprei um SSD maior e o desempenho mudou brutalmente, o boot completo está levando 10 segundos contra 15 do Windows

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 


Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
O próximo Ubuntu promete bastante melhorias por debaixo do capô

Ter a opção de usar o ZFS no / vai ser muito interessante também

Esse mês comprei um SSD maior e o desempenho mudou brutalmente, o boot completo está levando 10 segundos contra 15 do Windows

Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk

Está usando qual distro ?
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.216
Reações
2.014
Pontos
714
Pessoal, manjam alguma software pra acessar remotamente uma maquina com Mint que não me dê dor de cabeça configurante IP/DNS e etc?
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
Já a melhoria de tempo de boot no Ubuntu que estão divulgando, é uma meia verdade.

Eles otimizaram uma parte da descompactação do kernel que pode em casos muito específicos demorar até 700% menos tempo para descompactar, porém vai aumentar o tempo de leitura de disco, já que esse ganho de 700% muda o formato de compactação, que no caso compacta menos.

Só que o mais importante nisso tudo, é que esses 700% são sobre uma pequena parte do boot, então em boa parte dos casos essa redução de boot não vai chegar a 1 segundo. Quem quer boot realmente rápido procure sobre a distro Clear Linux.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Amigos fiz uma cagada homérica aqui, instalei o chrome-remote-desktop novo e ele tem um problema crônico em Linux, ele abre um novo "desktop" para trabalho e nele não há como abrir gnome-terminal ou nautilus.

Então fazendo uma busca na internet acabei fazendo uma m****, caguei meu lib python3, agora ele está broken e não consigo corrigir, alguém tem uma ideia de como posso fazer isso?

88594

Estava pensando em reinstalar o Ubuntu pois estou com uns problemas:

1 - Fiz uma partição boot muito pequena e está quase cheia já, como eu iria formatar de novo, vou retirar o dual boot do windows e ficar apenas com linux daqui para frente, então já penso em não ter essa partição boot também.

2 - Não consigo de jeito algum ter write no meu segundo HDD, em NTFS, já iria formatar esse HD para um modo do Linux, qual vocês me indicam? No windows funciona normal, no linux só apenas read, já tentei todas as soluções na internet.

3 - Quando formatar posso deixar minha /home de hoje ali intacta e reinstalar o ubuntu de novo e usar esta mesma home? Não quero perder meus arquivos de config estilo meu bash e etc...
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Amigos fiz uma cagada homérica aqui, instalei o chrome-remote-desktop novo e ele tem um problema crônico em Linux, ele abre um novo "desktop" para trabalho e nele não há como abrir gnome-terminal ou nautilus.

Então fazendo uma busca na internet acabei fazendo uma m****, caguei meu lib python3, agora ele está broken e não consigo corrigir, alguém tem uma ideia de como posso fazer isso?

Visualizar anexo 88594

Estava pensando em reinstalar o Ubuntu pois estou com uns problemas:

1 - Fiz uma partição boot muito pequena e está quase cheia já, como eu iria formatar de novo, vou retirar o dual boot do windows e ficar apenas com linux daqui para frente, então já penso em não ter essa partição boot também.

2 - Não consigo de jeito algum ter write no meu segundo HDD, em NTFS, já iria formatar esse HD para um modo do Linux, qual vocês me indicam? No windows funciona normal, no linux só apenas read, já tentei todas as soluções na internet.

3 - Quando formatar posso deixar minha /home de hoje ali intacta e reinstalar o ubuntu de novo e usar esta mesma home? Não quero perder meus arquivos de config estilo meu bash e etc...
Tentou reinstalar o python3?

apt-get --reinstall install PackageNameHere
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Amigos fiz uma cagada homérica aqui, instalei o chrome-remote-desktop novo e ele tem um problema crônico em Linux, ele abre um novo "desktop" para trabalho e nele não há como abrir gnome-terminal ou nautilus.

Então fazendo uma busca na internet acabei fazendo uma m****, caguei meu lib python3, agora ele está broken e não consigo corrigir, alguém tem uma ideia de como posso fazer isso?

Visualizar anexo 88594

Estava pensando em reinstalar o Ubuntu pois estou com uns problemas:

1 - Fiz uma partição boot muito pequena e está quase cheia já, como eu iria formatar de novo, vou retirar o dual boot do windows e ficar apenas com linux daqui para frente, então já penso em não ter essa partição boot também.

2 - Não consigo de jeito algum ter write no meu segundo HDD, em NTFS, já iria formatar esse HD para um modo do Linux, qual vocês me indicam? No windows funciona normal, no linux só apenas read, já tentei todas as soluções na internet.

3 - Quando formatar posso deixar minha /home de hoje ali intacta e reinstalar o ubuntu de novo e usar esta mesma home? Não quero perder meus arquivos de config estilo meu bash e etc...
Pelo o que eu entendi o problema é que o python3 é um link simbólico para o python 3.5, que não está instalado no seu sistema. Tenta instalar o python 3.5 para ver se funciona.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Pelo o que eu entendi o problema é que o python3 é um link simbólico para o python 3.5, que não está instalado no seu sistema. Tenta instalar o python 3.5 para ver se funciona.
Se eu tento instalar o 3.5, ele acusa que o 3.7 já existe, é uma zona.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
Amigos fiz uma cagada homérica aqui, instalei o chrome-remote-desktop novo e ele tem um problema crônico em Linux, ele abre um novo "desktop" para trabalho e nele não há como abrir gnome-terminal ou nautilus.

Então fazendo uma busca na internet acabei fazendo uma m****, caguei meu lib python3, agora ele está broken e não consigo corrigir, alguém tem uma ideia de como posso fazer isso?

Visualizar anexo 88594

Estava pensando em reinstalar o Ubuntu pois estou com uns problemas:

1 - Fiz uma partição boot muito pequena e está quase cheia já, como eu iria formatar de novo, vou retirar o dual boot do windows e ficar apenas com linux daqui para frente, então já penso em não ter essa partição boot também.

2 - Não consigo de jeito algum ter write no meu segundo HDD, em NTFS, já iria formatar esse HD para um modo do Linux, qual vocês me indicam? No windows funciona normal, no linux só apenas read, já tentei todas as soluções na internet.

3 - Quando formatar posso deixar minha /home de hoje ali intacta e reinstalar o ubuntu de novo e usar esta mesma home? Não quero perder meus arquivos de config estilo meu bash e etc...
Já testou esse HD defeituoso em ext4 ?
Se não, compensaria muito formatar.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.497
Reações
42.940
Pontos
1.453
tenho uma pergunta pra vocês que são entendedores do linux
Vocês acham que existe a possibilidade de um dia o linux rodar todos aplicativos do windows sem problema???Vcs acham que esse dia ta muito longe?
porque eu gostaria muito de voltar pro linux, mas meu problema é ficar sem os jogos e programas que eu preciso usar....
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
tenho uma pergunta pra vocês que são entendedores do linux
Vocês acham que existe a possibilidade de um dia o linux rodar todos aplicativos do windows sem problema???Vcs acham que esse dia ta muito longe?
porque eu gostaria muito de voltar pro linux, mas meu problema é ficar sem os jogos e programas que eu preciso usar....
Depende do que você precisa. 100% é utopia, mas eu acredito tranquilamente num 95% (já está bem próximo desse número).
Acho que a ideia é que as empresas suportem mais o linux no futuro, não será o caso da gente ter que ficar emulando.
Pra fechar, na minha humilde opinião, 2018/2019 tá sendo de longe o maior passo que o sistema já deu nos últimos 20 anos.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.985
Reações
6.796
Pontos
704
Depende do que você precisa. 100% é utopia, mas eu acredito tranquilamente num 95% (já está bem próximo desse número).
Acho que a ideia é que as empresas suportem mais o linux no futuro, não será o caso da gente ter que ficar emulando.
Pra fechar, na minha humilde opinião, 2018/2019 tá sendo de longe o maior passo que o sistema já deu nos últimos 20 anos.
Eu ainda acredito que nesse lance da MS estar virando uma empresa de serviços, ainda vai abandonar o Windows, para montar uma distro linux, fazendo uns Wine e Proton da vida oficiais e talz.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
tenho uma pergunta pra vocês que são entendedores do linux
Vocês acham que existe a possibilidade de um dia o linux rodar todos aplicativos do windows sem problema???Vcs acham que esse dia ta muito longe?
porque eu gostaria muito de voltar pro linux, mas meu problema é ficar sem os jogos e programas que eu preciso usar....
Basta o sistema chegar à um market share grande que os programas serão portados sem problemas.

Hoje para jogos o Linux já chegou a um nível bom, em torno de 60% da biblioteca da Steam roda no Linux sem problemas.

Para aplicativos o ideal é sempre utilizar os programas nativos para Linux, sinceramente eu não vejo uma área onde faltem aplicativos para o Linux (talvez programas para BIM), é só questão de se acostumar com a oferta que existe hoje no sistema.

Tem uma massa de profissionais que está muito acostumada com as ferramentas da Adobe, que já sinalizou a vontade de oferecer seus programas no Linux. O problema que eles tinham era como oferecer os programas para todas as distros, hoje com flatpak e snap isso já é possível.
 
Ultima Edição:

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
MS tem 80% do market share, eles não ligam muito pro usuário comum.

Eles ate podem criar uma distro mas focada em developers, já que essa é a evasão que mais tem os preocupado (vide avanços com WSL).

Espero estar errado, porém.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Eu ainda acredito que nesse lance da MS estar virando uma empresa de serviços, ainda vai abandonar o Windows, para montar uma distro linux, fazendo uns Wine e Proton da vida oficiais e talz.
Hoje faz muito sentido a MS utilizar o Linux no Windows, mas isso não quer dizer que os programas do Linux Windows vão rodar nas outras distros, porque tem 99% de chance dos programas usarem bibliotecas proprietárias. Então vai ser a mesma coisa do Chrome OS ou Android, usam Linux, mas não são bem o Linux tradicional.

O pessoal tem que entender que o problema não é Linux vs Windows, mas sim software livre vs proprietário. Pra mim pouco importa o sistema operacional, se é linux, bsd, haiku ou reactos; precisa pelo menos ser livre. Utilizo o Linux porque entre os sistemas livres é o que tem a maior quantidade de software e a maior comunidade, de longe.
 
Ultima Edição:

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Basta o sistema chegar à um market share grande que os programas serão portados sem problemas.

Hoje para jogos o Linux já chegou a um nível bom, em torno de 60% da biblioteca da Steam roda no Linux sem problemas.

Para aplicativos o ideal é sempre utilizar os programas nativos para Linux, sinceramente eu não vejo uma área onde faltem aplicativos para o Linux (talvez programas para BIM), é só questão de se acostumar com a oferta que existe hoje no sistema.

Tem uma massa de profissionais que está muito acostumada com as ferramentas da Adobe, que já sinalizou a vontade de oferecer seus programas no Linux. O problema que eles tinham era como oferecer os programas para todas as distros, hoje com flatpak e snap isso já é possível.
Além do market share, é preciso que tenha lucro.
O Linux só tem 2,14% de market share: SO mais usados 2019
E isso não significa que esses 2,14% vão pagar pela adobe.
Então no momento é um investimento alto para um retorno pequeno, frete ao Windows e macOS.
Por isso a Adobe continua investindo nas duas plataformas mais usadas.

Na minha opinião, a steam portou seus jogos pra linux muito mais pelo próprio steamOS do que por outros motivos. É até bem óbvio, mas mt gente comenta que foi pq ela viu o linux crescendo etc. Mas não foi.


Obs: eu sou um dos que pede adobe no linux.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Além do market share, é preciso que tenha lucro.
O Linux só tem 2,14% de market share: SO mais usados 2019
E isso não significa que esses 2,14% vão pagar pela adobe.
Então no momento é um investimento alto para um retorno pequeno, frete ao Windows e macOS.
Por isso a Adobe continua investindo nas duas plataformas mais usadas.

Na minha opinião, a steam portou seus jogos pra linux muito mais pelo próprio steamOS do que por outros motivos. É até bem óbvio, mas mt gente comenta que foi pq ela viu o linux crescendo etc. Mas não foi.


Obs: eu sou um dos que pede adobe no linux.
Quanto mais gente usando o sistema maior é a quantidade de clientes em potencial para a Adobe. Então quanto maior o market share maior o potencial de lucro.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
SSD está tão barato que acho até desnecessário. Mesmo no HD mecânico, aqui botava em uns 10 segundos.
Cara, não sei se estou mal acostumado, mas a diferença de um SSD pra um HDD é brutal pra mim.

Uso SSD a muitos anos já, eu fui usar um computador esses dias com um HDD e jesus que agonia dar boot naquilo, além de ser windows ainda era com hd mecanico.

Meu ubuntu 19.04 aqui quase não tem diferença entre iniciar de uma hibernação e iniciar do zero, se a promessa desse boot ser realmente 7x mais rápido então dar um boot no ubunto vai ser como ligar uma TV.

O engraçado é que lembro como se fosse ontem, quando comprei um PC top de linha a uns 15 anos atrás que ficava maravilhado como era rapido meu boot no Windows XP com meu incrivel HDD e 7500 rpm, se não me engano era 1min e meio e até então era o boot mais rapido que tinah visto, meu notebook hoje acho que faz em 10 segundos haha
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.850
Reações
14.399
Pontos
1.013
Pode, mas eu tenho usado so btrfs para tudo.
Falei isso porque tenho um monte de arquivo na partição home e estou com preguiça de transferir pro HD do Windows 10 de novo como eu fiz pra formatar o HDD do Linux todo de novo. Eu tinha apenas 1 HDD E estava particionado Windows e Linux nele e transferi os arquivos pro novo HDD e formatei o HDD mais velho e depois copiei tudo do HDD do Windows pro Linux e deu um trabalho danado.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.333
Reações
21.894
Pontos
1.109
Rapaz, teve uma atualização dos mesa drivers (github) que ferrou todo meu cinnamon.
Já ativei o backup de ontem pelo Timeshift e agora tá tudo certo.

Acho que a partir de hoje vou usar só a versão stable.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Alguém usa zfs on Linux? Amanhã sai o beta do Ubuntu 19.10, estou pensando em usar essa opção.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo