O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Só acho paia que isso torna o monopólio do Google ainda maior.
Pois é, pelo menos ainda tem o Firefox, ultimo dos moicanos. Era melhor a M$ ter seguido o desenvolvimento da engine antiga deles, era bem rápida até.
Dá pra notar um certo reflexo desse monopólio da Google nos navegadores quando algumas páginas não funcionam direito no FF, é uma b*sta.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
M$ se mostrando cada vez mais multiplataforma, meu medo é o famoso "EMBRACE" deles hahahahaa
Mas o futuro é open source, corte de gastos é mais importante que qualquer coisa pra essa galera aí, talvez só a Apple mantenha o ecossistema fechado nos tempos que estão por vir.
A Apple na real abraçou com força o Open Source.

Ela fez o "Darwin" usando o BSD e dele saiu o OSX.

Ela pegou o KHTML e transformou no "fork" webkit, que ficou dominante com o Safari (no mobile, mas isso acabou influenciando no desktop).

O Chrome por muito tempo usava webkit, depois que o google fez o "fork" blink.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.693
Pontos
2.009
A Apple na real abraçou com força o Open Source.

Ela fez o "Darwin" usando o BSD e dele saiu o OSX.

Ela pegou o KHTML e transformou no "fork" webkit, que ficou dominante com o Safari (no mobile, mas isso acabou influenciando no desktop).

O Chrome por muito tempo usava webkit, depois que o google fez o "fork" blink.

Mas você acha que ela contribui para a comunidade open source?

Eu vejo mais pelo lado dela usar os BSD por conta da licença permitir a criação de produtos comerciais de codígo fechado a partir do bsd.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
A Apple na real abraçou com força o Open Source.

Ela fez o "Darwin" usando o BSD e dele saiu o OSX.

Ela pegou o KHTML e transformou no "fork" webkit, que ficou dominante com o Safari (no mobile, mas isso acabou influenciando no desktop).

O Chrome por muito tempo usava webkit, depois que o google fez o "fork" blink.
Foda que eles não retornam isso pra galera, como o amigo acima falou, o negócio da licença BSD é complicado, deixa a Apple isenta de abrir o código fonte pra retornar os ganhos pra comunidade open source. Uma pena.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Mas você acha que ela contribui para a comunidade open source?

Eu vejo mais pelo lado dela usar os BSD por conta da licença permitir a criação de produtos comerciais de codígo fechado a partir do bsd.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Foda que eles não retornam isso pra galera, como o amigo acima falou, o negócio da licença BSD é complicado, deixa a Apple isenta de abrir o código fonte pra retornar os ganhos pra comunidade open source. Uma pena.
O webkit foi abraçado com força pelo Linux.

 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
O Webkit é um fork do KHTML, que era usado pelo Konqueror no KDE.
Eu sei, já tinha citado lá em cima.

Só que no final basicamente largaram o KHTML (pq a Apple mandava os patchs, mas foi divergindo e claramente o Webkit ficou superior) e tanto o GTK quanto o QT (nisso o KDE) usam o Webkit.

Só ver como antigamente praticamente todo browser linux usava o Gecko, e hoje em dia o Webkit é completamente dominante.
 


SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.468
Reações
42.316
Pontos
1.074
Usou o .run para atualizar o driver?

O Mint tem utilitário que facilita muito o update e é mais seguro que o .run
usei o gerenciador de drivers mesmo!

Rodei dois jogos no Lutris, Batman Arkham Knight e Dragon Quest XI. Ambos rodaram muito mal (não cravaram nem 30 FPS) e não funcionaram o controle! Coloco a carta @ptsousa no campo virada para cima.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.117
Reações
172.526
Pontos
1.714
usei o gerenciador de drivers mesmo!

Rodei dois jogos no Lutris, Batman Arkham Knight e Dragon Quest XI. Ambos rodaram muito mal (não cravaram nem 30 FPS) e não funcionaram o controle! Coloco a carta @ptsousa no campo virada para cima.

Pelo seu print ali em cima, dá pra ver que a opção "Enable DXVK" tá desativada!

Sobre os controles, posta print das demais opções aí. Tem uma do xinput e talz.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.468
Reações
42.316
Pontos
1.074
Pelo seu print ali em cima, dá pra ver que a opção "Enable DXVK" tá desativada!

Sobre os controles, posta print das demais opções aí. Tem uma do xinput e talz.
pelos vídeos que eu vi, o desempenho é esse mesmo, zoado nesses jogos... DXVK tá ativado.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.117
Reações
172.526
Pontos
1.714

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Eu queria mudar do Windows 7 para o Linux mas tenho uma dúvida. Meu notebook é matusalém e ainda tem entrada de DVD. Eu tenho o windows original que veio quando comprei. Mas ouvi falar que Linux não lê dvd. Se eu instalar Linux e não der certo não consigo mais rodar o dvd do meu windows original?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.091
Reações
47.693
Pontos
2.009
Eu queria mudar do Windows 7 para o Linux mas tenho uma dúvida. Meu notebook é matusalém e ainda tem entrada de DVD. Eu tenho o windows original que veio quando comprei. Mas ouvi falar que Linux não lê dvd. Se eu instalar Linux e não der certo não consigo mais rodar o dvd do meu windows original?

Lê DVD sim. Pode ficar tranquila.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.117
Reações
172.526
Pontos
1.714
Então cara, instalo o proton por onde?
O proton vem junto com o Steam, só ativar nas configurações:

pic-1-701x553.png

O Saga não pode usar o Steam porque ele não quer baixar os jogos de novo e, se tu setar o local da biblioteca do Steam Linux para a do Steam Windows, dependendo do jogo ele limpa e baixa de novo.

Por isso sugeri o Lutris.

O Proton tu instala via gerenciador de pacotes mesmo (no Manjaro é via AUR, por exemplo). Se estiver usando Mint/Ubuntu, deve ter que habilitar repositórios extras (multiverse, acredito).
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
O Kernel 5.3.x usado nas últimas versões da maioria das distribuições tem um bug com o Dualshock 4 via bluetooth, tive que fazer downgrade...

Pelo menos consegui resolver esses dias o problema de resoluções diferentes com dois monitores no SDDM, isso estava me incomodando a muito tempo

Detalhe que isso só acontece com NVIDIA, qualquer outra GPU funciona de boa



Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.528
Reações
9.718
Pontos
1.434
Alguns dias já no Fedora e é impressionante como o Gnome flui 100x melhor com Wayland, put* m****. Meu i3 terceira gen pé de boi tá parecendo um Ryzen 9. O sistema tá muito mais leve que o Ubuntu 19.10 também, Gnome vanilla é incrivelmente funcional, nunca tinha parado pra observar o nível de polimento dos caras, nem o pacote de ícones senti a necessidade de trocar, a interface é muito coesa.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Alguns dias já no Fedora e é impressionante como o Gnome flui 100x melhor com Wayland, put* m****. Meu i3 terceira gen pé de boi tá parecendo um Ryzen 9. O sistema tá muito mais leve que o Ubuntu 19.10 também, Gnome vanilla é incrivelmente funcional, nunca tinha parado pra observar o nível de polimento dos caras, nem o pacote de ícones senti a necessidade de trocar, a interface é muito coesa.
O Gnome do Fedora é a melhor versão, fora que o desenvolvimento bruto do mesmo quase todo é feito pela própria Red Hat

E o Wayland que nasceu também na Red Hat está super avançado no Gnome, pra ser ter uma idéia já é possível jogar com Wayland se vc usar uma GPU AMD ou Intel

Pena que não gosto do Gnome, pelo menos o KDE colocou como meta o suporte total ao Wayland



Enviado de meu E5823 usando o Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Meus jogos em full screen não estão realmente com a tela cheia. Meu papel de parede vaza um pouquinho na parte de baixo da tela, alguém sabe o que pode ser?
Segue um print da introdução do GTA V, aqui no fórum é ruim de ver, mas com a tela cheia é incômodo essa listra em baixo. (Clique pra abrir em maior resolução)

 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.891
Reações
14.506
Pontos
1.013
Tô pensando seriamente em ir de vez para o Crux. Por enquanto tô testando direitinho aqui numa VM, pra poder decidir se migro de vez ou não. Vejam, estou fazendo tudo isso sem sequer gastar 1GB de RAM.

Tô começando também a pegar o jeito com o dwm. Até que é fácil de usar depois que você aprende os atalhos do teclado. Visualizar anexo 92863

Com o sistema sem rodar nenhum programa do usuário, o consumo de RAM nem chega a 80MB.

Visualizar anexo 92864
Crux é pra hardcore. Eu passo é longe!
Ele também disexa pronto para uso, apenas inicia no modo extendido e não muda o monitor principal para o novo. Como o colega falou, no teclado do note deve ter um atalho para isso.

Quanto ao .deb, a versão que você baixou do chrome eh compatível com 32 bits?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Chrome não é mais compatível com 32 bits. Ele terá de usar no ligar o ViVALDi ou Flashpeak slimjet.
 
Ultima Edição:

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Na falta do que fazer, tentei pela primeira vez na vida instalar o Gentoo. Pior 'e que nao 'e dificil, mas sim trabalhoso pra cacete!

2019-12-08-004352-2560x1440-scrot.png


PS: desculpa a falta dos acentos. Falta configura o teclado direitinho. :khuebr

Se instalei o Gentoo, agora consigo instalar qualquer m**** que aparecer pela frente (excecao do LFS, pois ai ja e demais! hahaha)
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
A NVidia deve estar com muito medo de perder mercado...

Ele prometeu novidades para o driver de código aberto para março

Como Google Stadia usa AMD deve ter criado um mercado gigante impossível pra ela

Engraçado que estão falando que a NVidia não libera o código simplesmente porque ele é uma zona cheio de hacks um pra cada jogo

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Meu Mint está congelando por algum desses problemas. Alguém sabe o que pode ser?

18:01:42 systemd: Failed to start LSB: This service starts and stops VMware services.
18:01:12 kernel: amdgpu 0000:01:00.0: Invalid PCI ROM header signature: expecting 0xaa55, got 0xffff
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Essas mensagens não deveriam ser a causa do congelamento.

O primeiro é uma mensagem do serviço do VMWare. Se você usa ele, a mensagem apenas diz que ele não conseguiu subir o serviço na inicialização.
Já o segundo é devido a uma alteração no código de manipulação da rom no subsistema pci. É inofensivo.

Para o problema do congelamento, vc pode ver se tem atualizações pendentes do sistema ou mesmo tentar usar um kernel mais recente caso ainda esteja usado o padrão. O mint possui um programinha pra mudar de kernel facilmente. Procure no menu iniciar.
Por incrível que pareça eu atualizei o kernel um momento antes de vc postar, vamos ver se continua.
Quanto aos logs, foram os únicos importantes que achei. Não faço ideia em como filtrar o problema a partir de todos os logs.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.376
Reações
21.992
Pontos
1.109
Essas mensagens não deveriam ser a causa do congelamento.

O primeiro é uma mensagem do serviço do VMWare. Se você usa ele, a mensagem apenas diz que ele não conseguiu subir o serviço na inicialização.
Já o segundo é devido a uma alteração no código de manipulação da rom no subsistema pci. É inofensivo.

Para o problema do congelamento, vc pode ver se tem atualizações pendentes do sistema ou mesmo tentar usar um kernel mais recente caso ainda esteja usado o padrão. O mint possui um programinha pra mudar de kernel facilmente. Procure no menu iniciar.
Engraçado. Agora captei o problema.
Ao ligar o PC ele congela entre 1 e 5 minutos de uso, aí eu reseto ele e funciona por horas normalmente.

Dessa vez o sistema nem chegou a bootar, quando chegou no grub ele congelou antes de eu colocar a senha, resetei e agora estou usando ele faz 4 horas.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.970
Reações
12.321
Pontos
753
Engraçado. Agora captei o problema.
Ao ligar o PC ele congela entre 1 e 5 minutos de uso, aí eu reseto ele e funciona por horas normalmente.

Dessa vez o sistema nem chegou a bootar, quando chegou no grub ele congelou antes de eu colocar a senha, resetei e agora estou usando ele faz 4 horas.
Dê uma olhada nas condições do HD e das memórias.
 
Topo Fundo