O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Por falar em desempenho uma coisa que sempre me incomodou no Linux e eu não sabia por que acontecia é a copia de arquivos grandes ou muitos só que pequenos simplesmente usar toda a maquina e ficar praticamente travada

Descobri que o Linux faz cache usando a memoria swap durante a copia, então se a swap estiver em um disco lento o seu sistema vai ficar todo lento

Pra isso tem duas soluções uma boa outra nem tanto

Opção 1 - Colocar sua partição ou arquivo swap em um disco rápido como um SSD

Opção 2 - Desligar a memória swap, que infelizmente não é recomendado por que muito apps usa swap você pode acabar tendo alguns crashs aleatórios
Boa dica, eu sempre deixo o swap no ssd principal, mas não manjava disso, dei sorte

@topic

Galera, peguei um netbook da minha mulher aqui de 2011, ela só queria usar pra leitura e edição de texto mas o bicho é sofrível, abri e limpei mas mesmo assim esquenta demais, tem um processador AMD ancião e 2GB de RAM, recomendam alguma distro? O Mint XFCE ficou um pouco capenga nele, tentei o Anti X mas não reconhece o touchpad... Precisava de algo bem simplão
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Boa dica, eu sempre deixo o swap no ssd principal, mas não manjava disso, dei sorte

@topic

Galera, peguei um netbook da minha mulher aqui de 2011, ela só queria usar pra leitura e edição de texto mas o bicho é sofrível, abri e limpei mas mesmo assim esquenta demais, tem um processador AMD ancião e 2GB de RAM, recomendam alguma distro? O Mint XFCE ficou um pouco capenga nele, tentei o Anti X mas não reconhece o touchpad... Precisava de algo bem simplão

Infelizmente no meu caso a swap estava em um hd convencional porque coloquei o ssd depois...

Eu tentaria instalar o Debian, mas x86 porque voce tem pouca memoria e tambem exige menos hardware

Tenta com XFCE e se não ficar bom vai de KDE que nas ultimas versões ficou bem mais leve, tanto que vi alguns comparativos na net que me deixou bem surpreso

 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Infelizmente no meu caso a swap estava em um hd convencional porque coloquei o ssd depois...

Eu tentaria instalar o Debian, mas x86 porque voce tem pouca memoria e tambem exige menos hardware

Tenta com XFCE e se não ficar bom vai de KDE que nas ultimas versões ficou bem mais leve, tanto que vi alguns comparativos na net que me deixou bem surpreso



Kde sem condições, é um amd dual core de 2011 com 2gb de ram, até XFCE tá meio pesado
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Boa dica, eu sempre deixo o swap no ssd principal, mas não manjava disso, dei sorte

@topic

Galera, peguei um netbook da minha mulher aqui de 2011, ela só queria usar pra leitura e edição de texto mas o bicho é sofrível, abri e limpei mas mesmo assim esquenta demais, tem um processador AMD ancião e 2GB de RAM, recomendam alguma distro? O Mint XFCE ficou um pouco capenga nele, tentei o Anti X mas não reconhece o touchpad... Precisava de algo bem simplão
Que tal o Puppy Linux?
 

Protoman!!!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.867
Reações
2.179
Pontos
703
testei o manjaro e o elementary os aqui no meu notebook mas a experiência fica muito atrás do windows, ta louco

costumava usar manjaro em um outro laptop mais fraquinho e era perfeito, mas com hardware mais forte estou tendo muitos problemas

a bateria mal dura duas horas (contra 5-6 do windows), isso sem o driver nvidia instalado, no elementary o nvidia prime até funcionou, mas no manjaro não, quando tento instalar drivers da nvidia o sistema não inicia quando na Bios está em "SWITCHABLE GRAPHICS", só boota quando deixo apenas "DISCRETE GRAPHICS" ou seja, a 2060

o pc ta esquentando bastante também, algumas horas ele da uma virada muito forte por 15-20 seg nos coolers como se eu tivesse num jogo pesadissimo, mesmo fazendo muito pouco

será que não tem alguma distro um pouco melhor otimizada pra notebooks com placas graficas dedicadas?

ubuntu talvez?
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
testei o manjaro e o elementary os aqui no meu notebook mas a experiência fica muito atrás do windows, ta louco

costumava usar manjaro em um outro laptop mais fraquinho e era perfeito, mas com hardware mais forte estou tendo muitos problemas

a bateria mal dura duas horas (contra 5-6 do windows), isso sem o driver nvidia instalado, no elementary o nvidia prime até funcionou, mas no manjaro não, quando tento instalar drivers da nvidia o sistema não inicia quando na Bios está em "SWITCHABLE GRAPHICS", só boota quando deixo apenas "DISCRETE GRAPHICS" ou seja, a 2060

o pc ta esquentando bastante também, algumas horas ele da uma virada muito forte por 15-20 seg nos coolers como se eu tivesse num jogo pesadissimo, mesmo fazendo muito pouco

será que não tem alguma distro um pouco melhor otimizada pra notebooks com placas graficas dedicadas?

ubuntu talvez?
o Lubuntu não deu certo?
 


Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Lubuntu:

https://lubuntu.net/

Our tests show that until version 14.10 lubuntu can be installed on a Pentium II or Celeron system with 256 MB RAM to get a usable system. With 512 MB of RAM, you do not need to worry much. The recommended "lubuntu Desktop" from version 15.04 onwards is 1 GB of RAM. For Internet services like Facebook, Youtube, and Google Docs about 1 GB RAM are needed. For local programs like Libre Office and simple browsing habits 512 MB RAM are usually sufficient. For PCs with less resources, there are alternative lubuntu installers on the download pages, that provide a basic running system for those systems.

shot_office-1024x819-1024x819.png

Tinha esquecido do lubuntu, valeu pela dica! Ainda não havia testado ele com LXQt (acho que o note dos meus veios tá com LTS 16.04, desde 04/2016 ahuaha) então deixo algumas impressões:

Ficou bem melhor que o XFCE no netbook veião mas achei o sistema um pouco inconsistente e confuso na interface, além de ser muito mal traduzido pra PT-BR. Eu como já manjo de mexer nem ligo muito mas talvez um leigo tivesse problemas pra achar as coisas nessa bagunça de menus. Pelo menos no grosso é bem funcional e lembra o Windows (só mudei algumas coisas no painel) e tá rodando relativamente liso nas limitações desse processador


Que tal o Puppy Linux?

Boa vou testar também. Eu nunca usei o Puppy, da pra leigo usar de boa? Atualizar o sistema e tals?
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Tinha esquecido do lubuntu, valeu pela dica! Ainda não havia testado ele com LXQt (acho que o note dos meus veios tá com LTS 16.04, desde 04/2016 ahuaha) então deixo algumas impressões:

Ficou bem melhor que o XFCE no netbook veião mas achei o sistema um pouco inconsistente e confuso na interface, além de ser muito mal traduzido pra PT-BR. Eu como já manjo de mexer nem ligo muito mas talvez um leigo tivesse problemas pra achar as coisas nessa bagunça de menus. Pelo menos no grosso é bem funcional e lembra o Windows (só mudei algumas coisas no painel) e tá rodando relativamente liso nas limitações desse processador




Boa vou testar também. Eu nunca usei o Puppy, da pra leigo usar de boa? Atualizar o sistema e tals?
Também nunca testei ele, mas vi um vídeo sobre, parece ser uma instalação normal.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Tomei vergonha na cara e aproveitei minhas férias pra instalar o Arch aqui no desktop, tirei o Windows 10 do SSD e tá só com o Linux

Aos que manjam, to com um problema meio estranho, as vezes quando inicio o PC ele não monta o /home direito, tenho que reiniciar e aí funciona... Não sei bem o que tá acontecendo. Meu /home tá em outro SSD separado do / e do /boot, pode ser isso? Alguém tem alguma luz?

101115
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Por falar em desempenho uma coisa que sempre me incomodou no Linux e eu não sabia por que acontecia é a copia de arquivos grandes ou muitos só que pequenos simplesmente usar toda a maquina e ficar praticamente travada

Descobri que o Linux faz cache usando a memoria swap durante a copia, então se a swap estiver em um disco lento o seu sistema vai ficar todo lento

Pra isso tem duas soluções uma boa outra nem tanto

Opção 1 - Colocar sua partição ou arquivo swap em um disco rápido como um SSD

Opção 2 - Desligar a memória swap, que infelizmente não é recomendado por que muito apps usa swap você pode acabar tendo alguns crashs aleatórios
Não apenas isso, mas fode completamente com a barra de progresso de cópia de arquivos, que termina de copiar, mas quando vai ejetar um pendrive ele fica "escrevendo dados no dispositivo, não remova".
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Vc formatou esse outro SSD em ext4?

ps: Depois que vi o tal do Zen installer no canal do diolinux, fiquei tentando a instalar o Arch aqui também.

Formatei sim, to achando que quando despluga o pen drive mudam as letras dos drives, eu mandei montar o home no sdc1 e acho que quando tira o pen drive muda pra sdb1, vou tentar montar manualmente no modo recovery quando acontecer de novo
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Vc formatou esse outro SSD em ext4?

ps: Depois que vi o tal do Zen installer no canal do diolinux, fiquei tentando a instalar o Arch aqui também.

Esse script é muito bom, tem um outro que já usei antigamente que era bom também, não me lembro do nome, acho que anarch. Instalar Arch no braço só é legal quando nunca fez, se o cara fica hoppando ou não tem muita paciência esses scripts são uma mão na roda. Só tem algumas coisas que esses scripts não permitem fazer, tipo criptografar partição, mas acho que quase tudo da pra ser configurado post install

To ansioso pra chegar em casa e dar uma olhada naquele fstab, pensei nisso antes e tenho quase certeza que deve ser esse o problema
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Formatei sim, to achando que quando despluga o pen drive mudam as letras dos drives, eu mandei montar o home no sdc1 e acho que quando tira o pen drive muda pra sdb1, vou tentar montar manualmente no modo recovery quando acontecer de novo
Vê se a partição está designada para o /home no fstab. Eu acho que o /home não estava montado quando você gerou o fstab na instalação.

Dá uma olhada aqui:
 

biglinux

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.122
Reações
4.277
Pontos
984
btrsfs compactado com zstd tem sido o melhor sistema de arquivos disparado, seja em HD rotacional ou em SSD

Sobre a copia enviar o arquivo para a swap e depois gravar, tem erro na informação, o sistema faz cache na RAM, e a quantidade máxima de RAM que pode ser utilizada é indicada no parametro vm.dirty_ratio que pode ser conferida com um: cat /proc/sys/vm/dirty_ratio

E o número é o percentual da RAM livre, não da RAM total, que pode ser usada para cache de gravação em disco, usando o comando: free -h
Podemos ver quanto tem de memoria livre.

Vocês podem usar esse comando para monitorar quanto de cache em RAM antes de escrever no disco está sendo utilizada: watch -n 1 grep Dirty /proc/meminfo

A informação de que tem programa que utiliza Swap tb não está correta, os programas precisam de memória RAM, quando ela não é suficiente para manter os programas funcionando, o kernel passa a utilizar Swap, mas o programa em si sequer em a informação de que está utilizando swap, o kernel para não ficar sem recursos e travar o sistema, utiliza swap como um remendo, porém, se o computador tiver RAM suficiente para todos os processos necessários, pode usar sem swap.

O zram pode ajudar em PCs com pouca RAM disponível sem tanta lentidão quanto swap em disco.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Tenho uma experiência profundamente satisfatória com o Void Linux com XFCE. Tudo muito redondo!
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143

Anexos

  • Screenshot_2020-01-16_00-42-16.png
    Screenshot_2020-01-16_00-42-16.png
    67,3 KB · Visualizações: 30

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
btrsfs compactado com zstd tem sido o melhor sistema de arquivos disparado, seja em HD rotacional ou em SSD

Sobre a copia enviar o arquivo para a swap e depois gravar, tem erro na informação, o sistema faz cache na RAM, e a quantidade máxima de RAM que pode ser utilizada é indicada no parametro vm.dirty_ratio que pode ser conferida com um: cat /proc/sys/vm/dirty_ratio

E o número é o percentual da RAM livre, não da RAM total, que pode ser usada para cache de gravação em disco, usando o comando: free -h
Podemos ver quanto tem de memoria livre.

Vocês podem usar esse comando para monitorar quanto de cache em RAM antes de escrever no disco está sendo utilizada: watch -n 1 grep Dirty /proc/meminfo

A informação de que tem programa que utiliza Swap tb não está correta, os programas precisam de memória RAM, quando ela não é suficiente para manter os programas funcionando, o kernel passa a utilizar Swap, mas o programa em si sequer em a informação de que está utilizando swap, o kernel para não ficar sem recursos e travar o sistema, utiliza swap como um remendo, porém, se o computador tiver RAM suficiente para todos os processos necessários, pode usar sem swap.

O zram pode ajudar em PCs com pouca RAM disponível sem tanta lentidão quanto swap em disco.

O F2FS foi feito específicamente para memória flash então vai ser legal ver um comparativo

O que eu disse sobre swap anteriormente pode até está incorreto, mas tenho bastante RAM aqui e mesmo assim acontece a lentidão que só resolvi movendo a swap do HD mecânico para o SSD

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Bom dia amigos.

Montei um desktop em casa para jogar depois de anos e depois de velho....e queria usar Linux.....mas já vi que o desempenho em vídeo não é o mesmo do Windows.

Meu hardware é um R5 3600 + 16Gb + SSD Nvme + RX5700.

Outra coisa....o joystick do Xbox funciona wireless no linux com aquele adaptador ?

GamePass não funciona de maneira alguma né ?
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
Bom dia amigos.

Montei um desktop em casa para jogar depois de anos e depois de velho....e queria usar Linux.....mas já vi que o desempenho em vídeo não é o mesmo do Windows.

Meu hardware é um R5 3600 + 16Gb + SSD Nvme + RX5700.

Outra coisa....o joystick do Xbox funciona wireless no linux com aquele adaptador ?

GamePass não funciona de maneira alguma né ?
Meu desempenho de vídeo é exatamente o mesmo do Windows. Mas acho qie influencia bastante entre AMD e Nvidia.

Funciona o joystick, tenho um.

Gamepass sem chances, só no Windows 10.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Galera, recomendam algum software bom e realista pra testar estabilidade de OC no Linux? Precisava de um stress test confiável, mas tipo o AIDA64, não queria nada pesado tipo o PRIME95.

EDIT: Realizando uma breve pesquisa cheguei nesse: https://kernel.ubuntu.com/~cking/stress-ng/
Não sei o quão confiável é, mas rodei um exemplo usando 12 threads e pareceu estressar razoávelmente, 100% em todos os núcleos. Precisava de um programa pra monitorar em tempo real as tensões, só consigo batendo o sensors no terminal, queria algo que ficasse atualizando de tempos em tempos. Eu usava um antigamente e não consigo me lembrar o nome e nem achar nada parecido ):


Bom dia amigos.

Montei um desktop em casa para jogar depois de anos e depois de velho....e queria usar Linux.....mas já vi que o desempenho em vídeo não é o mesmo do Windows.

Meu hardware é um R5 3600 + 16Gb + SSD Nvme + RX5700.

Outra coisa....o joystick do Xbox funciona wireless no linux com aquele adaptador ?

GamePass não funciona de maneira alguma né ?

Cara, depende muito do jogo. Jogos nativos ou que rodam em Vulkan tem performance igual Windows, alguns baseados em DX11 ou 12 rodam levemente pior, mas depende muito.

O teu adaptador é o WifI ou Bluetooth? O adaptador antigo não funciona, só com driver proprietário da M$ e eles não liberaram pra Linux, o sistema reconhece como se fosse aqueles adaptadores de rede Wifi e não reconhece o controle, só por USB. Se for por bluetooth é tranquilo. Eu vendi meu controle de Xone e troquei por um DS4 justamente por isso, só funcionava no Windows, era o primeiro modelo sem BT.

Gamepass é sem chances acho, precisa daquele store da M$ e acho que não tem jeito de rodar aquilo no Linux, infelizmente. Se fizer muita questão deixa em dualboot.
 
Ultima Edição:

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Galera, recomendam algum software bom e realista pra testar estabilidade de OC no Linux? Precisava de um stress test confiável, mas tipo o AIDA64, não queria nada pesado tipo o PRIME95.

EDIT: Realizando uma breve pesquisa cheguei nesse: https://kernel.ubuntu.com/~cking/stress-ng/
Não sei o quão confiável é, mas rodei um exemplo usando 12 threads e pareceu estressar razoávelmente, 100% em todos os núcleos. Precisava de um programa pra monitorar em tempo real as tensões, só consigo batendo o sensors no terminal, queria algo que ficasse atualizando de tempos em tempos. Eu usava um antigamente e não consigo me lembrar o nome e nem achar nada parecido ):




Cara, depende muito do jogo. Jogos nativos ou que rodam em Vulkan tem performance igual Windows, alguns baseados em DX11 ou 12 rodam levemente pior, mas depende muito.

O teu adaptador é o WifI ou Bluetooth? O adaptador antigo não funciona, só com driver proprietário da M$ e eles não liberaram pra Linux, o sistema reconhece como se fosse aqueles adaptadores de rede Wifi e não reconhece o controle, só por USB. Se for por bluetooth é tranquilo. Eu vendi meu controle de Xone e troquei por um DS4 justamente por isso, só funcionava no Windows, era o primeiro modelo sem BT.

Gamepass é sem chances acho, precisa daquele store da M$ e acho que não tem jeito de rodar aquilo no Linux, infelizmente. Se fizer muita questão deixa em dualboot.

Meu controle já é com aquele adaptador novo da Microsoft em bluetooth.

Ontem comprei um SSD M2 novo de 240GB no qual vou instalar o linux. Hoje para jogar a melhor pedida seria o Pop OS ?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Não viaja cara.
Jogos no linux rodam bem pior que no windows.
Os baseados em Dx11/12 então... Nem se fala.

Não é viagem dele, se o game for nativo a performance é muito próxima e se utilizar o Vulkan pode sim rodar melhor no Linux
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Não é viagem dele, se o game for nativo a performance é muito próxima e se utilizar o Vulkan pode sim rodar melhor no Linux

Especialmente se tiver VGA AMD.

Dos jogos em Vulkan, lembro de ter citado que o Rise of the Tomb Raider rodou melhor no Linux do que no Windows. E eu tô de NVIDIA aqui.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Meu controle já é com aquele adaptador novo da Microsoft em bluetooth.

Ontem comprei um SSD M2 novo de 240GB no qual vou instalar o linux. Hoje para jogar a melhor pedida seria o Pop OS ?
Sim, ou o RegataOS baseado no OpenSuse Leapweed, pesquisa e vê com qual você vai mais com a cara
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Especialmente se tiver VGA AMD.

Dos jogos em Vulkan, lembro de ter citado que o Rise of the Tomb Raider rodou melhor no Linux do que no Windows. E eu tô de NVIDIA aqui.

Sempre pensei que Nvidia fosse melhor no Linux. Devo estar desatualizado em uma década sobre este assunto.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.046
Reações
172.316
Pontos
1.714
Sempre pensei que Nvidia fosse melhor no Linux. Devo estar desatualizado em uma década sobre este assunto.

Num geral, Nvidia é melhor no Windows. O driver Linux é sempre 1 revisão atrás do Windows e ainda não suporta algumas coisas como Raytracing.


Mas, antigamente, o driver AMD era uma desgraça completa no Linux, o que melhorou absurdamente desde que a AMD começou a trabalhar junto com o driver opensource (abrindo código, inclusive). Além disso, tem a performance do driver AMD pro Windows que deixa a desejar em algumas coisas (OpenGL, por exemplo)
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
Pelo menos nas duas máquinas em que testei (uma com uma GTX 1660 e outra com uma GTX 1080), os jogos que instalei no Linux sempre rodaram pior do que no Windows, coisa de 20~30% de queda nos FPS. Mesmo habilitando o Vulkan, não mudou muita coisa.
 
Topo Fundo