O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Não sei se é o caso, mas está acontecendo uma migração de diversos servidores pra não usar o tls 1.0 e usar o 1.2. Pode ser que o Google virou o servidor deles, mas esses navegadores não são compatíveis.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Olá pessoas!

Tenho algumas máquinas bem modestas aqui e gostaria de auxilio para colocar Linux para rodar nelas.

Máquinas:

Pentium 4 DDR1 (2GB) x 2
Pentium 4 DDR2 (2GB) x 2
Semprom 2.2mhz DDR1 (2GB)
Celeron DDR1 (2GB) x 2 (não lembro agora os modelos exatos dos celerons)

Gostaria que me indicassem distribuições que pudessem colocar essas máquinas para acessar a internet de forma aceitável, coisas normais, como ver youtube, acessar uma rede social ou executar trabalho de escritório. Sei que o mundo Linux é gigantesco e que existem distros de todos os sabores, para todas as necessidades e gostos, mas não conheço muito essa bolha, apenas as distros mais comuns mesmo, por isso peço auxílio.

Desde já sou grato :)
Eu iria de Mint XFCE, formatei um ThinkPad X100E (netbook com proc single core de 2009) com essa distro e tá suave. Usei bastante num core 2 duo também e rodava de boas.
 

TedMartins

Habitué da casa
Mensagens
89
Reações
75
Pontos
78
Faça o teste com o Linux Mint XFCE ou Mate.

Outras opções são o Lubuntu, o Peppermint e o Puppy Linux.

Obrigado amigo!

Lubuntu fez milagres por aqui, já

Obrigado pela dica, amigo!

Eu iria de Mint XFCE, formatei um ThinkPad X100E (netbook com proc single core de 2009) com essa distro e tá suave. Usei bastante num core 2 duo também e rodava de boas.

Obrigado amigo!

-----

Darei uma olhada aqui nas recomendações de vocês, dessas só conhecia o Lubuntu, verificarei todas!

A quem interessar, encontrei 2 outras distros leves (para Pentium 4 e similares) em minhas pesquisas aqui, seguem nomes:

Linux Lite:
Bodhi Linux:
Vou testando aqui nas máquinas, hora que uma delas funcionar legal (principalmente a parte de navegação, que é a mais problemática, devido o poder de processamento ser bem modesto), volto aqui e relato :)
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.754
Pontos
2.009
Olá pessoas!

Tenho algumas máquinas bem modestas aqui e gostaria de auxilio para colocar Linux para rodar nelas.

Máquinas:

Pentium 4 DDR1 (2GB) x 2
Pentium 4 DDR2 (2GB) x 2
Semprom 2.2mhz DDR1 (2GB)
Celeron DDR1 (2GB) x 2 (não lembro agora os modelos exatos dos celerons)

Gostaria que me indicassem distribuições que pudessem colocar essas máquinas para acessar a internet de forma aceitável, coisas normais, como ver youtube, acessar uma rede social ou executar trabalho de escritório. Sei que o mundo Linux é gigantesco e que existem distros de todos os sabores, para todas as necessidades e gostos, mas não conheço muito essa bolha, apenas as distros mais comuns mesmo, por isso peço auxílio.

Desde já sou grato :)
Usaria o Lubuntu ou Xubuntu.

Mas acho que os BSD são mais leves ainda que o Linux. Porém, mais chato pra instalar do zero como desktop.



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Nem C#, porque a plataforma .net é multiplataforma agora. Windows só é requerimento se for pra fazer um programa com interface gráfica, usando as ferramentas nativas.

Hoje em dia, não tem muito dessa de sistema operacional, usa o que você quiser. Atualmente acho o Windows mais interessante porque engloba todo mundo. O WSL e o WSL2 são ideias fantásticas. Enquanto o primeiro é a própria bash dentro do Windows, o segundo é uma VM totalmente funcional e levinha, integrada com o sistema.

A Microsoft agora também oferece muitas ferramentas nativas (Windows agora vem com python embutido), um ambiente de desenvolvimento agradável.

A Microsoft virou o tipo de empresa que parou de se preocupar com coisas proprietárias e passou a oferecer soluções. O que o cliente precisa, ela oferece, por isso ela tem até distro linux agora.
Bom, inegável que o Windows está com esse approach e é muito bom, só que para mim é inviável usar ele.
Por que?
Simplesmente por que o Windows acha que eu tenho o armazenamento da Amazon para ele.

No inicio do ano chutei o balde e voltei para o Windows com força total, instalei ele no meu SSD e tal e fui trabalhando, instalei todas as ferramentas, WSL, IDE's e coisas essenciais. NADA DE JOGOS.

Um belo dia, me deparo com o warning do Windows dizendo que meu espaço no HD estava cheio, cheio de que filha da put*? Uma meia duzia de programas instalados? Da onde esse filha da put* comeu 100 GBs do meu SSD, sim sou pobre e meu SSD é de 120 GBs.

Cara, é simplesmente ridiculo essa postura da MS, fiquei tão puto que montei esse Hackintosh aqui no meu PC, Mac OS Catalina atualizado não consumiu mais que 15GBs, eu instalei simplesmente TUDO o que preciso e mais um pouco do que eu tinha antes no Windows e ainda tenho 85 GBs livres.

Microsoft com essa postura de atualização e rolling release deles que vá pra put* que pariu, tentei usar o LTSC também e é quase a mesma história.

Deixei o Windows num HD mecânico mesmo de 1 TB para só jogar e f**a-se.

A outra, impossível trabalhar num HD mecânico, compilar um projeto em React levava coisa de 5 minutos cada vez que eu precisava dar shutdown, instalar uma dependencia mesmo era um parto, já teve vezes de esperar 10 minutos.
No SSD é questão de segundos, não deve dar mais que 15 segundos compilar o projeto Gatsby.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.328
Pontos
1.074
Perguntinha simples para os entendidos. Eu conseguiria rodar o emulador de Switch (yuzu) pelo Live USB ou não tem como?
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Perguntinha simples para os entendidos. Eu conseguiria rodar o emulador de Switch (yuzu) pelo Live USB ou não tem como?

Conseguir até consegue, mas não espere desempenho e vai precisar criar um pendrive persistent para manter salvo todas suas configurações depois de um reboot
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.328
Pontos
1.074
Conseguir até consegue, mas não espere desempenho e vai precisar criar um pendrive persistent para manter salvo todas suas configurações depois de um reboot
mas o problema do desempenho é pelo fato de ser USB live?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
ACHO que se o pendrive for USB 3.0, não muda muita coisa, creio eu
Depende muito do pendrive, o problema é que a grande maioria que está disponível a preço acessível é mais lento que um HD convencional de 7200rpm


Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.328
Pontos
1.074
Isso mesmo

Por que voce não quer usar no Windows?
Estou usando no Windows, a ideia era fazer um vídeo comparando e mostrando ele rodando em linux, usando uma VGA AMD em OpenGLe um processador i5 2500!
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Estou usando no Windows, a ideia era fazer um vídeo comparando e mostrando ele rodando em linux, usando uma VGA AMD em OpenGLe um processador i5 2500!
Entendi, mas sem instalar em um HD acho que não seria uma comparação justa kkkk

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.887
Reações
28.596
Pontos
1.179
Ninguém aí usa AwsomeWM ou bspmwm?

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Bomba? Microsoft porta Directx12 para Linux com o uso especifico do WSL 2

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Microsoft-DX12-WSL2


E um port de uso real no Linux é uma possibilidade segundo engenheiro da Microsoft

We have consider the possibility of bringing DX to Linux with no Windows cord attached. I'm not ready to discuss this at this time... but in the hypothetical that we were do this, DX would be running on top of DRI/DRM on native Linux. We likely would be contributing some changes to DRM to address area of divergence and get better mapping for our user mode driver, but we wouldn't try to shoehorn /dev/dxg into the picture. In that hypothetical world, we would essentially have DX target DRM on native Linux and DX continue to target DXG in WSL to share the GPU with the host.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Microsoft-Writing-Wayland-Comp
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.022
Reações
6.889
Pontos
704
Bomba? Microsoft porta Directx12 para Linux com o uso especifico do WSL 2

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Microsoft-DX12-WSL2


E um port de uso real no Linux é uma possibilidade segundo engenheiro da Microsoft

We have consider the possibility of bringing DX to Linux with no Windows cord attached. I'm not ready to discuss this at this time... but in the hypothetical that we were do this, DX would be running on top of DRI/DRM on native Linux. We likely would be contributing some changes to DRM to address area of divergence and get better mapping for our user mode driver, but we wouldn't try to shoehorn /dev/dxg into the picture. In that hypothetical world, we would essentially have DX target DRM on native Linux and DX continue to target DXG in WSL to share the GPU with the host.

https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Microsoft-Writing-Wayland-Comp
Eu ainda acho que em breve o Windows vai ser uma distro linux, só que com uma versão própria fuderenga do Wine e do Proton para garantir retrocompatibilidade. Sai mto mais barato pra MS fazer isso do que manter o Windows como um todo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Eu ainda acho que em breve o Windows vai ser uma distro linux, só que com uma versão própria fuderenga do Wine e do Proton para garantir retrocompatibilidade. Sai mto mais barato pra MS fazer isso do que manter o Windows como um todo.

Hoje a principal fonte de renda da MS são os serviços e nao o Windows como era anos atras, na verdade ela esta até dando menos importancia ao sistema do que dava anos atras vide os bugs, sistema pesado e ainda hoje é possivel ativar de forma facil o Windows 10 e ganhar uma licensa vitalicia

A propria MS sabe que o futuro é um sistema open source ou quase isso, eu nao ficaria surpreso se daqui 4~5 anos ela lançasse um sistema nos moldes do Mint ou coisa do tipo, pelo menos pra ir ganhando terreno
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Eu ainda acho que em breve o Windows vai ser uma distro linux, só que com uma versão própria fuderenga do Wine e do Proton para garantir retrocompatibilidade. Sai mto mais barato pra MS fazer isso do que manter o Windows como um todo.
Acredito que podendo rodar qualquer coisa de distros Linux dentro do Windows de forma nativa a Microsoft aposta que vai ter mais gente voltando pro Windows e largando dual boot que gente migrando por Linux.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.131
Reações
172.548
Pontos
1.714
Acredito que podendo rodar qualquer coisa de distros Linux dentro do Windows de forma nativa a Microsoft aposta que vai ter mais gente voltando pro Windows e largando dual boot que gente migrando por Linux.

Exato. Basicamente, a mesma coisa que ela fez com o OS/2
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Ninguém aí usa AwsomeWM ou bspmwm?

Sent from my MI 9 using Tapatalk

Só usei o I3.

E um port de uso real no Linux é uma possibilidade segundo engenheiro da Microsoft

Eu acho extremamente difícil um DX12 pra Linux, a não ser que seja extremamente capado. Maior parte da galera que joga já é put* pra c***lho com os updates do Windows, se entregar um sistema que faz um dos maiores diferenciais do windows de forma satisfatória e sem gambiarras, poderia ocorrer uma migração em massa.

Claro, pode também dar em nada, tipo os jogos em Vulkan, que já tem pra Linux há eras e nem por isso possuem versão nativa em sua maioria.

Acredito que podendo rodar qualquer coisa de distros Linux dentro do Windows de forma nativa a Microsoft aposta que vai ter mais gente voltando pro Windows e largando dual boot que gente migrando por Linux.

Fora empresas. Muita gente é obrigada a usar Windows, ou até prefere por conta da M$ ter mais nome.
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.665
Reações
10.104
Pontos
1.029
Tenho um note com SSD de 490 GB com o Windows e HD de 1 TB. Gostaria de saber como ficaria legal instalar o Elementary com essa configuração em dual boot
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Tenho um note com SSD de 490 GB com o Windows e HD de 1 TB. Gostaria de saber como ficaria legal instalar o Elementary com essa configuração em dual boot
Minha configuração e parecida

Eu dividi o SSD e o HD tem funcionado muito bem

A diferença que no meu caso o HD é de 2 TB

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Galera, to precisando de uma ajuda aqui.

Sabem aquela paradinha do Windows de mandar imprimir uma imagem pelo explorer e aí tu escolhe o layout da imagem na folha (quantidade de imagens e tal)?
A minha mãe ADORA essa m****. Não vive sem e não tem um pingo de boa vontade pra aprender a usar qualquer outra ferramenta. O problema é que quanto mais tempo passa pior o note dela fica pra se usar o Windows.

Procurei e não achei algo similar a isso pra qualquer distro Linux. Alguém manja algo que seja pelo menos parecido com isso?
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.852
Reações
10.504
Pontos
1.069
Ninguém aí usa AwsomeWM ou bspmwm?

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Já usei bspwm, hoje alterno entre qtile e dwm.

Tive alguns problemas com bspwm para alternar o monitor do Notebook e o externo. Quando eu trocava de monitor as janelas permaneciam do tamanho do monitor de menor resolução. Com o dwm isso não ocorre.

Hoje em dia boa parte do meu uso doméstico de PC é no terminal, a maior parte do tempo eu utilizo o leitor RSS newsboat, que tem vários feeds de sites e de canais do YouTube, com um atalho de teclado os vídeos do YT abrem no MPV, é muito mais rápido e eficiente que assistir pelo navegador.

Por usar o terminal e tiling WM eu já estou bem acostumado com atalhos de teclado, principalmente estilo VIM, tanto que instalei a extensão vimium no meu navegador (Brave), que permite navegar só com o teclado.
 
Ultima Edição:

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Não entendi, você fala do visualizador de imagens do Windows?

Toda distro tem a sua e são até mais detalhadas que a do Windows:

Gnome:

EyeOfGnome


KDE

gwenview.png


Elementary

screenshot.png

Não, o auxiliar de impressão.
120482
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.269
Reações
175.706
Pontos
2.234
Instalei o Ubuntu no meu Fz-G1. Inicialmente pra ver o Mesa (no Windows o Broadwell foi abandonado) e testar uns emuladores com OpenGL mais novo e Vulkan.
Quase tudo funciona, pendente apenas o ajuste de backlight, travado no minimo. A leitura da capacidade da bateria funciona bem, no Windows ia dos 26% direto pros 10. O teclado virtual deixa a desejar, mas funciona.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.686
Reações
26.955
Pontos
1.053
Tenho um note com SSD de 490 GB com o Windows e HD de 1 TB. Gostaria de saber como ficaria legal instalar o Elementary com essa configuração em dual boot
Uso uma configuração semelhante, porém no meu desktop.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Alguem sabe como eu faço uma instaçao limpa do Debian sem o Libreoffice e outras coisas, quero instalar apenas o Debian e a interface XFCE sem os adicionais, na hora da instalação tentei deixar marcado apenas isso mas os adicionais instalam da mesma maneira
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.754
Pontos
2.009
Alguem sabe como eu faço uma instaçao limpa do Debian sem o Libreoffice e outras coisas, quero instalar apenas o Debian e a interface XFCE sem os adicionais, na hora da instalação tentei deixar marcado apenas isso mas os adicionais instalam da mesma maneira
Eu acho que o debian tem um instalador mínimo. Da uma olhada no site, ele instala até sem interface gráfica.

O FreeBSD é assim também, por padrão não vem nada instalado.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Se já instalou não é só remover o que você não quer?
As vezes buga alguma coisa tipo o Libreoffice quando remove ele, ou o FF ESR que vem por padrao

Eu acho que o debian tem um instalador mínimo. Da uma olhada no site, ele instala até sem interface gráfica.

O FreeBSD é assim também, por padrão não vem nada instalado.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Consegui aqui instalando só o core do Debian e depois iniciando e instalando o XFCE4
 
Topo Fundo