O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

shokao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.201
Reações
826
Pontos
574
Instalei um SSD de 240GB e decidi colocar Ubuntu + Budgie + Guake + Conky pra rodar. O script do conky que eu fiz mostra todas as mídias montadas de maneira dinâmica e também os dispositivos Bluetooth conectados. To curtindo muito... já to até pensando em mudar o GRUB Loader pra trazer o Ubuntu como opção primária, já que to rodando Dual Boot por causa dos games. Detalhe: Por incrível que pareça, o CS:GO roda muito mais liso no Linux, uma pena que os apps de terceiros como GamersClub ou FaceIt não tem suporte no Linux.

129854
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Caso queira monitorar a temperatura, é mais fácil usar os sensores do próprio computador.

Primeiramente, instale o pacote de sensores:

sudo apt install lm-sensors
Depois de instalado, mande checar os sensores instalados:

sudo sensors-detect
Se quiser ver no próprio terminal, basta digitar:

sensors

ou para monitorar:

watch sensors
Para ver de forma gráfica, use o Psensor

sudo apt install psensor
Aí depois de instalar, basta abrir o programa e escolher o que você quer ver:

psensor-temperature-monitor.png


Webp.net-resizeimage-1-2.png


Para colocar ele para aparecer na barra de tarefas, marque a opção "Display sensor in the label(experimental) em Preferences:

psensor-preferences.png


https://linoxide.com/linux-how-to/get-cpu-temperature-on-ubuntu-linux/

@Harold_Finch está usando Ubuntu 20.04 no dia a dia ?

Estou querendo migrar para o linux pelo menos no trabalho....mas o que dificulta a minha vida é o sistema da empresa...um ERP que só roda no Windows.....hoje eu só utilizo Windows por causa dele mesmo.....pelo Wine não funciona muito bem.....já virtualizado roda tranquilo.

Hoje meu hardware aqui é o seguinte:

  • Desktop Dell Optiplex
  • i3 8100
  • 12Gb Ram
  • SSD Nvme 250Gb


E ainda utilizo uma multifuncional Brother DCP-8157DN na qual utilizo impressão e scanner.

Se alguém puder dar uma força ai agradeço.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.502
Reações
42.951
Pontos
1.453
galera to precisando da ajuda de vocês que entendem do assunto

no pc da minha esposa tem instalado o linux mint e ela quer que eu faça dual boot com o windows 10, mas eu não sei fazer isso

já procurei video no youtube, mas todos que encontrei ensina como fazer dual boot com o windows 10 instalado e não com o linux

gostaria de saber se alguem pode me ajudar nisso, com o linux mint instalado e fazer dual boot com windows 10

pode ser algum video no youtube, mas eu não encontrei nenhum lá

obrigado
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.467
Pontos
2.009
galera to precisando da ajuda de vocês que entendem do assunto

no pc da minha esposa tem instalado o linux mint e ela quer que eu faça dual boot com o windows 10, mas eu não sei fazer isso

já procurei video no youtube, mas todos que encontrei ensina como fazer dual boot com o windows 10 instalado e não com o linux

gostaria de saber se alguem pode me ajudar nisso, com o linux mint instalado e fazer dual boot com windows 10

pode ser algum video no youtube, mas eu não encontrei nenhum lá

obrigado
Não tem muito segredo.. o lance é instalar o windows primeiro, porque quando vc instalar o Linux ele vai dar a opção do dual boot.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.502
Reações
42.951
Pontos
1.453
Não tem muito segredo.. o lance é instalar o windows primeiro, porque quando vc instalar o Linux ele vai dar a opção do dual boot.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

é dessa forma é facil, acho que não vai ter outro jeito de instalar
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
galera to precisando da ajuda de vocês que entendem do assunto

no pc da minha esposa tem instalado o linux mint e ela quer que eu faça dual boot com o windows 10, mas eu não sei fazer isso

já procurei video no youtube, mas todos que encontrei ensina como fazer dual boot com o windows 10 instalado e não com o linux

gostaria de saber se alguem pode me ajudar nisso, com o linux mint instalado e fazer dual boot com windows 10

pode ser algum video no youtube, mas eu não encontrei nenhum lá

obrigado
HDs separados? Se sim, é fácil. Só instalar o Windows no outro HD, depois inicializar o Linux e rodar um comando pra atualizar o grub, ele deve detectar que tem o Windows agora e colocar uma nova linha na tela do grub.

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 


skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Primeira e única vez que vi um linux...foi uns 10 anos atrás.

Recentemente comecei minha busca por um notebook para uso cotidiano e jogatina de emuladores (PS2 e abaixo) e me deparei com um Dell G3. Vi no site que posso optar por linux. Emuladores de Nintendo 16-bits e PCSX2 funfam bem no linux?
 

alef360

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.652
Reações
3.880
Pontos
734
Alguém usando o Ubuntu 20.04? Recomendam? Eu estava no 16, mas como vou precisar do windows no notebook agora por conta do trabalho, decidi formatar tudo. Instalei o W10, agora tô baixando a 20.04 do Ubuntu.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Bom, faça o básico né, crie uma partição pro Windows, instale ele normalmente. Só que o Windows vai apagar o Grub.

Aí dentro do Windows, baixe e instale esse programa: https://neosmart.net/EasyBCD/

Aí abra o programa, selecione Linux/BSD, selecione Grub 2, coloque o nome da sua distribuição (Linux Mint no seu caso), em drive deixe automatically locate and load e clique em Add Entry.

Step-9-EasyBCD-566x480.png


Assim, quando você ligar o PC, vai aparecer essa tela para escolher o sistema operacional:

Step-10-EasyBCD-623x480.png
EasyBCD é amor.

Mas esse lance de apagar o boot não morreu com o UEFI? Tenho um Mint e um WIndows coabitando meu SSD há uns 2 anos.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.653
Reações
13.603
Pontos
803
Alguém usando o Ubuntu 20.04? Recomendam? Eu estava no 16, mas como vou precisar do windows no notebook agora por conta do trabalho, decidi formatar tudo. Instalei o W10, agora tô baixando a 20.04 do Ubuntu.

ta otimo essa versao, bem rapida, ate mesmo no virtualbox ta super leve

ultima vez que o ubuntu esteve assim foi na versao 12 muito tempo atras
 

fox.renan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.287
Reações
1.573
Pontos
894
Pessoal, queria saber se alguém usa ou se tem algo a falar do Kubuntu?

Eu hoje uso no trabalho o Ubuntu 20.04 com gnome, tive que modificar bastante ele com extensões e algumas configurações internas pra deixar ele melhor pra se usar (velocidade das animações, minimizar e maximizar, atalhos úteis na barra superior e etc) mas ainda assim acho ele meio pesado, o menu de aplicativos ainda não me agrada e o principal, não ter uma opção nativa pra mudar o perfil de cor do meu notebook e isso tá irritando minha visão demais.

Tentei o live CD do Kubuntu e gostei das funções, principalmente que ele tem essa parte de customização mais profunda e o ajuste de cor nativo, também me parece mais leve.

Mas queria saber mais sobre o Kubuntu e o KDE
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.467
Pontos
2.009
Pessoal, queria saber se alguém usa ou se tem algo a falar do Kubuntu?

Eu hoje uso no trabalho o Ubuntu 20.04 com gnome, tive que modificar bastante ele com extensões e algumas configurações internas pra deixar ele melhor pra se usar (velocidade das animações, minimizar e maximizar, atalhos úteis na barra superior e etc) mas ainda assim acho ele meio pesado, o menu de aplicativos ainda não me agrada e o principal, não ter uma opção nativa pra mudar o perfil de cor do meu notebook e isso tá irritando minha visão demais.

Tentei o live CD do Kubuntu e gostei das funções, principalmente que ele tem essa parte de customização mais profunda e o ajuste de cor nativo, também me parece mais leve.

Mas queria saber mais sobre o Kubuntu e o KDE

Eu já usei o Kubuntu 20. Achei bugado, pode ser que com o tempo melhore.

O que não funcionou pra mim:

  • mudaram o funcionamento do certificado de segurança do protocolo do outlook e não consegui conectar no email do trabalho
  • retiraram o suporte ao smb v1 e não consegui conectar em servidores mais antigos
  • não conseguia customizar o esquema de cores do kde, ele sempre voltava pro padrão ubuntu.

Tirando a customização, o resto eu resolvi com tutoriais. Porém eu esperava que tudo funcionasse normalmente.


Atualmente uso o kde neon, que tem a base do ubuntu 18. É mais antigo mas bem mais estável. Ainda não tive problemas com essa distro, e já uso faz um 6 meses.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774


Pessoal para alterar a resolução siga o tutorial abaixo: (retirado dos comentários do youtube)

1- No macOS Finder, procure EFI na barra esquerda em Volumes. Se não estiver visível, você precisará montá-lo: Abra o terminal macOS e digite lista de utilitários de disco e procure o local do disco / partição da EFI. (Pode haver mais de um.)

2- Digite sudo diskutil mount diskYsZ, usando o nome do local do disco / partição em que você vê EFI. A partição EFI aparecerá na barra esquerda do Finder, em Volumes. Se você não vir nada nesse volume depois de navegar para ele, tente os outros que você encontrou no diskutil.

3- No volume EFI, entre no diretório Clover e abra o arquivo config.plist no editor de texto do macOS. Deve haver uma seção do arquivo que se parece com isso: <key> ScreenResolution </key> <string> 1280x720 </string>

4- Edite isso para a sua resolução de tela preferida.

5- Desligue a VM, reinicie e seja feliz.
 

drm

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
946
Pontos
419
Pessoal, queria saber se alguém usa ou se tem algo a falar do Kubuntu?

Eu hoje uso no trabalho o Ubuntu 20.04 com gnome, tive que modificar bastante ele com extensões e algumas configurações internas pra deixar ele melhor pra se usar (velocidade das animações, minimizar e maximizar, atalhos úteis na barra superior e etc) mas ainda assim acho ele meio pesado, o menu de aplicativos ainda não me agrada e o principal, não ter uma opção nativa pra mudar o perfil de cor do meu notebook e isso tá irritando minha visão demais.

Tentei o live CD do Kubuntu e gostei das funções, principalmente que ele tem essa parte de customização mais profunda e o ajuste de cor nativo, também me parece mais leve.

Mas queria saber mais sobre o Kubuntu e o KDE
Eu uso Kubuntu desde as primeiras versões e tenho poucas reclamações. Já testei todos os ambientes mais populares, mas no fim acabo voltando sempre pro KDE.
Historicamente, o KDE "sofre" quando ocorre uma atualização grande. A transição do KDE 3 pro 4 foi um pesadelo e quebrou muita coisa, mas atualmente a versão 5 tem se mantido bem estável.
O KDE sempre teve a fama de ser "pesado", mas tem vários benchmarks mostrando que dentre os diferentes sabores do Ubuntu, o Kubuntu é um dos que consomem menos recursos.
Eu acabo por utilizar apenas as versões Kubuntu LTS, por conta da base sólida e estável. Já usei Arch, Gentoo e Funtoo com KDE, mas liguei o "sem tempo, irmão".
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Eu uso Kubuntu desde as primeiras versões e tenho poucas reclamações. Já testei todos os ambientes mais populares, mas no fim acabo voltando sempre pro KDE.
Historicamente, o KDE "sofre" quando ocorre uma atualização grande. A transição do KDE 3 pro 4 foi um pesadelo e quebrou muita coisa, mas atualmente a versão 5 tem se mantido bem estável.
O KDE sempre teve a fama de ser "pesado", mas tem vários benchmarks mostrando que dentre os diferentes sabores do Ubuntu, o Kubuntu é um dos que consomem menos recursos.
Eu acabo por utilizar apenas as versões Kubuntu LTS, por conta da base sólida e estável. Já usei Arch, Gentoo e Funtoo com KDE, mas liguei o "sem tempo, irmão".

E o KDE 6 está logo ali...
O QT 6 sai no final do ano, então a partir dai o KDE vai começar a mudar de novo
 

drm

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
946
Pontos
419
E o KDE 6 está logo ali...
O QT 6 sai no final do ano, então a partir dai o KDE vai começar a mudar de novo
Sim, pode vir a causar algum problema. Mas pelo que eu tenho acompanhado, o esforço dos desenvolvedores é para uma transição muito menos abrupta que no passado.
Acredito que essas mudanças ainda demorem a entrar no ciclo do LTS, que preza por estabilidade, então pra mim acaba mudando pouco.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
O problema é a QT Company. Ainda não ficou claro como o KDE vai ficar depois que a empresa mudou o esquema de licenciamento do QT.
Ela chegou tentar amenizar os ânimos dando uma declaração falando que nada tinha mudado
Eu acho que só vamos saber quando começar o port para o QT6
No ultimo caso a comunidade pode criar um fork do QT5, veremos...
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Pessoal, queria saber se alguém usa ou se tem algo a falar do Kubuntu?

Eu hoje uso no trabalho o Ubuntu 20.04 com gnome, tive que modificar bastante ele com extensões e algumas configurações internas pra deixar ele melhor pra se usar (velocidade das animações, minimizar e maximizar, atalhos úteis na barra superior e etc) mas ainda assim acho ele meio pesado, o menu de aplicativos ainda não me agrada e o principal, não ter uma opção nativa pra mudar o perfil de cor do meu notebook e isso tá irritando minha visão demais.

Tentei o live CD do Kubuntu e gostei das funções, principalmente que ele tem essa parte de customização mais profunda e o ajuste de cor nativo, também me parece mais leve.

Mas queria saber mais sobre o Kubuntu e o KDE
Eu já usei o Kubuntu 20. Achei bugado, pode ser que com o tempo melhore.

O que não funcionou pra mim:

  • mudaram o funcionamento do certificado de segurança do protocolo do outlook e não consegui conectar no email do trabalho
  • retiraram o suporte ao smb v1 e não consegui conectar em servidores mais antigos
  • não conseguia customizar o esquema de cores do kde, ele sempre voltava pro padrão ubuntu.
Tirando a customização, o resto eu resolvi com tutoriais. Porém eu esperava que tudo funcionasse normalmente.


Atualmente uso o kde neon, que tem a base do ubuntu 18. É mais antigo mas bem mais estável. Ainda não tive problemas com essa distro, e já uso faz um 6 meses.

Como o Trend falou, eu testei o Kubuntu aqui e nos primeiros dias tava show, mas depois começou a dar uns bugs estranhíssimos, tipo congelamento aleatório e o computador não voltar da suspensão (o computador não ligava novamente, tinha que resetar), larguei mão, acabei voltando pra distro que eu tava anteriormente. Testa o Neon mesmo se quiser KDE sem stress.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.285
Reações
3.779
Pontos
1.039
Como o Trend falou, eu testei o Kubuntu aqui e nos primeiros dias tava show, mas depois começou a dar uns bugs estranhíssimos, tipo congelamento aleatório e o computador não voltar da suspensão (o computador não ligava novamente, tinha que resetar), larguei mão, acabei voltando pra distro que eu tava anteriormente. Testa o Neon mesmo se quiser KDE sem stress.

Eu testei aqui tanto o Ubuntu 20.04 quanto o PopOS baseado na mesma versão. No começo funciona muito bem até, mas depois a placa de rede wireless para de funcionar, rsrsrs. Ainda não consegui identificar porque.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Eu testei aqui tanto o Ubuntu 20.04 quanto o PopOS baseado na mesma versão. No começo funciona muito bem até, mas depois a placa de rede wireless para de funcionar, rsrsrs. Ainda não consegui identificar porque.
Qual teu modelo? Eu tenho uma broadcom no notebook que é um saco de funcionar, só no PopOS, Ubuntu e Mint e variantes roda direito (baseadas em ubuntu), em todas as outras distros tenho que fazer alguma gambiarra pra ficar 100%. No Debian e Fedora fica praticamente inutilizável, toda vez que o note entra em suspensão a internet não funciona e as vezes fica com velocidade de discada e só resolve reiniciando a máquina. No Fedora até resolvo instalando um firmware mas toda vez que atualiza o Kernel precisa refazer o procedimento. No Debian não consegui fazer funcionar de nenhuma maneira, até larguei mão. Broadcom com Linux é um nojo.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.285
Reações
3.779
Pontos
1.039
Qual teu modelo? Eu tenho uma broadcom no notebook que é um saco de funcionar, só no PopOS, Ubuntu e Mint e variantes roda direito (baseadas em ubuntu), em todas as outras distros tenho que fazer alguma gambiarra pra ficar 100%. No Debian e Fedora fica praticamente inutilizável, toda vez que o note entra em suspensão a internet não funciona e as vezes fica com velocidade de discada e só resolve reiniciando a máquina. No Fedora até resolvo instalando um firmware mas toda vez que atualiza o Kernel precisa refazer o procedimento. No Debian não consegui fazer funcionar de nenhuma maneira, até larguei mão. Broadcom com Linux é um nojo.

A minha é uma Intel Wireless-AC 9260. O que é curioso é que depois de atualizar e reinicializar o PC ela funciona de boas, porém ao ligar o PC no dia seguinte já não funciona mais, coisa de doido mesmo. Vou tentar ativar algum driver diferente na próxima vez.
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.293
Reações
1.575
Pontos
614
Eu tirei essas extensões.. E realmente a engasgada em vídeo começou por causa de uma que chama Vitals, tinha esquecido de falar dela.. Parece que a cada momento que ela atualizava os dados, engasgava minha sériezinha tb kk
Mas enfim, testei uns procedimentos que vi em tópicos ontem, tirei as extensões.. E deu no mesmo.
Repliquei o que eu tinha feito pra travar e não deu outra.. Travou depois de uns minutos!
Reiniciei, abri de novo as coisas, mas sem o exagero de antes, acabei dormindo com ele passando Seinfeld.. Acordei com o note congelado.

Amanhã vou pra casa do meu pai em outra cidade, então preciso dele sem me fazer passar raiva, tô voltando pro W10. Mas tô esperando umas memórias que comprei pra ligar de volta meu Phenom II x4, daí como vai ser um PC bem secundário, com mais ram.. Vou testar outras distros nele.. Tô bem curioso com o Fedora e o KDE Neon.

Já tô eu aqui de novo.. Tinha instalado o w10 com esse último update e achei que não tava muito fluido.. Passei uns dias, tentei melhorar isso e nada, acabei dando uma outra chance e aproveitei pra testar o kde, que não usava desde os tempos do Kurumin kkk
Voltei pro Manjaro, pq curti bem o PAMAC, ainda tô me acostumando com ele mas duas coisas que já curti:
Mesmo eu curtindo mto o jeito de usar o gnome, o kde segue mais a linha do windows, então foi só colocar e usar, sem ter que perder tempo me adaptando tanto e etc.. Em contrapartida configurar as coisas no Pop!Os foi bem mais fácil..
O principal pra mim é que o problema que eu tinha citado do sistema freezar completamente por minutos e às vezes voltar só religando o PC quando a memória enchia demais não acontece aqui.. Saí clicando em links aleatórios do youtube e twitch até encher a memória e o comportamento tá ok agora. Ele administra pra sempre ter uns 100mb livres e mantém tudo funcionando normal. Já foi uma felicidade pra mim isso.
PLio61p.png
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Pessoal, queria saber se alguém usa ou se tem algo a falar do Kubuntu?

Eu hoje uso no trabalho o Ubuntu 20.04 com gnome, tive que modificar bastante ele com extensões e algumas configurações internas pra deixar ele melhor pra se usar (velocidade das animações, minimizar e maximizar, atalhos úteis na barra superior e etc) mas ainda assim acho ele meio pesado, o menu de aplicativos ainda não me agrada e o principal, não ter uma opção nativa pra mudar o perfil de cor do meu notebook e isso tá irritando minha visão demais.

Tentei o live CD do Kubuntu e gostei das funções, principalmente que ele tem essa parte de customização mais profunda e o ajuste de cor nativo, também me parece mais leve.

Mas queria saber mais sobre o Kubuntu e o KDE
A filosofia do KDE é 100% oposta ao Ubuntu. De um lado o KDE pede "pelo amor de deus" para que vc mude completamente tudo na interface, é um sand box e vc tem a liberdade pra modificar os minimos detalhes, cor, efeitos, animações, formas blur, transparencia, o diabo... Ja o Ubunto vem "pronto pra uso", eles não querem que vc altere nada e dificultam isso ao máximo, se não gostou da interface façá mudanças mínimas possíveis.

Usei o KDE por muito anos mas a cada mudança surgem alguns bugzinhos novos, uma coisa quebra aqui, outra coisa para de funcionar ali, coisinhas pequenas mas que vão se somando e virando uma bola de neve. É inviável usar KDE em um ambiente de produção, a não ser que faça musanças mínimas, mas como falei esse não é o proposito do KDE até pq a interface padrão dele além de horrorosa é muito capada.

Atualmente uso o Gnome, de longe é a que acho mais a mais bonita ou a que melhor se encaixa comigo, mas é aquela coisa, ela "já vem pronta pra uso". Se amanha der um pau e eu tiver que reinstalar tudo de novo, faço em 10 minutos e vai estar como era antes, é simples e intuitívo pra quem não pode perder tempo com bobagens.

Não digo que um é melhor que o outro, mas a filosofia deles são simplesmente opostas, daí vc tem que saber o que quer no final.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Já tô eu aqui de novo.. Tinha instalado o w10 com esse último update e achei que não tava muito fluido.. Passei uns dias, tentei melhorar isso e nada, acabei dando uma outra chance e aproveitei pra testar o kde, que não usava desde os tempos do Kurumin kkk
Voltei pro Manjaro, pq curti bem o PAMAC, ainda tô me acostumando com ele mas duas coisas que já curti:
Mesmo eu curtindo mto o jeito de usar o gnome, o kde segue mais a linha do windows, então foi só colocar e usar, sem ter que perder tempo me adaptando tanto e etc.. Em contrapartida configurar as coisas no Pop!Os foi bem mais fácil..
O principal pra mim é que o problema que eu tinha citado do sistema freezar completamente por minutos e às vezes voltar só religando o PC quando a memória enchia demais não acontece aqui.. Saí clicando em links aleatórios do youtube e twitch até encher a memória e o comportamento tá ok agora. Ele administra pra sempre ter uns 100mb livres e mantém tudo funcionando normal. Já foi uma felicidade pra mim isso.
PLio61p.png

Eu coloquei o Manjaro no meu notebook, é uma das únicas distros não baseadas no Ubuntu que funcionam liso com meu Wifi, ele está muito bom atualmente, a última vez que usei ele foi lá pra 2016. Fiquei até com vontade de colocar a versão KDE ou Gnome aqui no PC mas o PopOS tá MUITO liso, dá até dó de tirar kkkkk. Deixei o /home montado em outro SSD aí é de boa ficar trocando de distro, mas as vezes dá uma preguiça foda quando dá m**** e tem que voltar como tava
Qual navegador indicam para Linux? Panda vermelho de fogo mesmo?
Só uso FF, mas o Brave eu achei bom também, tenho instalado ambos.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.852
Reações
14.401
Pontos
1.013
O problema é a QT Company. Ainda não ficou claro como o KDE vai ficar depois que a empresa mudou o esquema de licenciamento do QT.
Como mudou o licenciamento do QT?

Acho estranho criar um tópico só pra Linux.

Devia ter tópicos de Linux pra um determinado assunto e não um pra ser tudo sobre Linux.
 
Ultima Edição:

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.852
Reações
14.401
Pontos
1.013
A QT Company disse que só ia liberar o código fonte após 12 meses ou para clientes pagantes.
Aí o KDE ficou meio sem entender porque eles contribuem para o código do QT.

A QT Company soltou uma nota reafirmando o compromisso com o open source mas não esclareceu bem como ficaria a relação. Acho que nem os desenvolvedores do KDE sabem ao certo. Acho que só saberão quando uma nova versão for lançada.

https://mail.kde.org/pipermail/kde-community/2020q2/006098.html?print=cGh4
Sobre o tópico, é padrão da pasta ter um tópico só para um assunto, como Steam, peças de hardware, celulares.

Se separar, pode ficar meio perdido.
Ainda bem que uso XFCE e MATE.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Sobre o KDE, voltei a utilizar há pouco tempo e estou gostando. Fui pelo KDE Neon, dessa vez. Gostei da estratégia deles de não mudar a base (no caso, o Ubuntu) assim que uma nova LTS é lançada, mas criar uma build de teste na nova base e convidar usuários experientes a testarem. O desenvolvimento é feito na calma, e só lançam quando está pronto. Contudo, vale ressaltar que, em relação aos pacotes KDE, não existe muita calma e eles são lançados com rapidez, embora o desenvolvimento atual esteja estável o suficiente pra não quebrar o sistema a cada utilização.

Enfim, até agora, gostei. O KDE tem muita coisa e mesmo assim é mais ágil que o GNOME. Se você não gostou de algo, a resposta não é "que pena", mas "o que você gostaria de mudar? Aqui está um catálogo de opções". Vou utilizar por mais tempo, analisar todas as minhas situações de uso e ver como ele se sai. No entanto, já adianto dois pontos pra não iludir quem leu este post: eu só jogo se for por emulador (ou seja, nada de Steam, Lutris, GOG, etc) e não tenho placa de vídeo dedicada. Se você se encaixa em um desses perfis, não tenho como dizer a experiência do usuário nesses casos.

Como mudou o licenciamento do QT?

Acho estranho criar um tópico só pra Linux.

Devia ter tópicos de Linux pra um determinado assunto e não um pra ser tudo sobre Linux.

Linux é bem legal e deveria ter mais destaque; ainda vejo (não aqui) gente achando que é mais primitivo e complexo que um DOS. Mas, não vou negar, o interesse da turma é baixo (não dos contribuidores deste tópico, falo do público em geral), talvez vários tópicos ficariam cada vez mais afundados na lista de tópicos recentes e aí dificultaria.

Penso que o ideal (não necessariamente o mais fácil ou prático para os admins do fórum) seria criar uma subpasta Linux. Dessa forma, os assuntos relacionados iriam para lá e o usuário já teria um norte de onde discutir sobre o assunto
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.467
Pontos
2.009
Galera, to com um problema bizarro aqui..

Tive reinstalar o sistema e a impressora deixou de funcionar. É uma hpm102w, que sempre foi encontrada automaticamente pelo KDE Neon.

Agora do nada ele não acha, e quando eu busco na rede preciso selecionar o driver e nenhum da lista funciona.

O pacote hplip está instalado. Só não instalei o hplip-gui porque não preciso da interface de administração da impressora..
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.467
Pontos
2.009
A minha impressora Hp eu não instalo nada pra funcionar, só procuro ela na rede e já era

Também estou usando KDE neon


Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Pois é, antes era assim. Aí precisei reinstalar o sistema e precisei procurar.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo