O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Qual distro tu tá usando? Fui instalar no pop 20.04 deu erro na gpg key, fala que não é válida e não consigo ):
KDE neon 20.04
A base é mesma, não era pra da erro...
Esta seguindo os passos do site?
Qual a mensagem de erro?
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.169
Reações
10.833
Pontos
503
1- Sim, dá pra se virar. Mas ainda pode precisar copiar e colar um comando ou outro.

2- Sim, é bem prático e fácil rodar esses jogos no Linux. Complementando, o suporte a controles, tanto de Xbox quanto de Playstation, é ótimo também.

3- Sim, funciona bem e é estável, na maioria das distros você nem precisa fazer nada que o sistema já reconhece a ativa o driver da Nvidia após a instalação. O driver da Nvidia é mantido atualizado pelo sistema de update normal do sistema. Dizem que no caso de placas AMD é ainda melhor.

4- Não tenho conhecimento sobre emuladores, mas uma pesquisa rápida no Google parece indicar que sim, é possível usar o CEMU no Linux usando Wine. Porém não sei se é fácil ou se é complicado.

5- Para quem está começando e tem interesse em games, o PopOS 20.04 LTS (que é baseado no Ubuntu 20.04 LTS) é provavelmente o caminho mais fácil. Aqui o link para download da versão que já vem com os drivers da Nvidia :


Opa, velho! Vlw, ajudou pakas!


Aproveitando a deixa aqui, gostaria de saber se tem como instalar um novo S.O "por dentro", sem o uso da mídia (dvd/pen drive, etc), porque ele não tem entrada pra dvd e tô sem pen drive. De que maneira posso fazer igual nós fazemos com Win10?
 

Yon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.291
Reações
1.572
Pontos
614
Erro de disco...

Você consegue montar um esse HD com um pen drive live?


Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk

Acho que só semana que vem vou ter como parar pra mexer nisso.. Me quoto e peço ajuda de novo kk
Vi mto problema igual no google, no fórum do Manjaro, mas todos os posts estavam deletados..
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.483
Reações
26.149
Pontos
1.053
Opa, velho! Vlw, ajudou pakas!


Aproveitando a deixa aqui, gostaria de saber se tem como instalar um novo S.O "por dentro", sem o uso da mídia (dvd/pen drive, etc), porque ele não tem entrada pra dvd e tô sem pen drive. De que maneira posso fazer igual nós fazemos com Win10?
Até onde eu (pouco) sei, precisa de uma mídia física (dvd ou penis drive).
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
KDE neon 20.04
A base é mesma, não era pra da erro...
Esta seguindo os passos do site?
Qual a mensagem de erro?
Saca só:

ggoncalves@framenator:~$ echo 'deb http://deb.xanmod.org releases main' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/xanmod-kernel.list && wget -qO - https://dl.xanmod.org/gpg.key | sudo apt-key add -

deb http://deb.xanmod.org releases main
gpg: invalid key resource URL '/etc/apt/trusted.gpg.d/home:ungoogled_chromium.gpg'
gpg: keyblock resource '(null)': Erro geral
gpg: key 02456C79B2FD48BF: 1 signature not checked due to a missing key
gpg: key 3B4FE6ACC0B21F32: 3 signatures not checked due to missing keys
gpg: key D94AA3F0EFE21092: 3 signatures not checked due to missing keys
gpg: key 871920D1991BC93C: 1 signature not checked due to a missing key
gpg: Número total processado: 14
gpg: novas subchaves ignoradas: 14

EDIT: dei um rm nesse /etc/apt/trusted.gpg.d/home:ungoogled_chromium.gpg e funcionou kkkkk, burrão eu sou viu.
 
Ultima Edição:


RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.284
Reações
3.778
Pontos
1.039
Opa, velho! Vlw, ajudou pakas!


Aproveitando a deixa aqui, gostaria de saber se tem como instalar um novo S.O "por dentro", sem o uso da mídia (dvd/pen drive, etc), porque ele não tem entrada pra dvd e tô sem pen drive. De que maneira posso fazer igual nós fazemos com Win10?

O Ubuntu tinha essa possibilidade, ele lançava o instalador a partir do Windows e você podia separar uma partição e fazer a instalação sem precisar de pendrive ou DVD, porém acho que descontinuaram essa função e eu não sei se tem alguma outra distro que permita fazer isso.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.984
Reações
6.796
Pontos
704
O Ubuntu tinha essa possibilidade, ele lançava o instalador a partir do Windows e você podia separar uma partição e fazer a instalação sem precisar de pendrive ou DVD, porém acho que descontinuaram essa função e eu não sei se tem alguma outra distro que permita fazer isso.
Tem essa possibilidade ainda. Só que feita por terceiros:
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Instalei o xanmod e tomei um freeze aleatório hoje, quase perdi um textasso digitado... Vou tentar outra distro que não seja baseada no Ubuntu, talvez eu volte pro Fedora, tá ruim demais isso.
O pior que tava perfeito até esses dias, começou absolutamente do nada... Não lembro disso acontecendo no mint apesar de ser base ubuntu
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Usando o OpenSUSE Tumbleweed aqui e nossa, nunca vi um Gnome rodando tão suave e com as animações tão fluídas que nem agora. Uma coisa que adoro e que não existe em nenhum outro lugar, são o instalador do OpenSUSE que é ESPETACULAR na minha opinião e o Yast, que é uma pu** mão na roda!

Um recurso que acho do caramba é esse gráfico do sistema de arquivos, como os discos estão distribuídos etc.

mRUdTh8.png


Esse é o meu sistema no gráfico acima.
 

shokao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.201
Reações
826
Pontos
574
Instalei o xanmod e tomei um freeze aleatório hoje, quase perdi um textasso digitado... Vou tentar outra distro que não seja baseada no Ubuntu, talvez eu volte pro Fedora, tá ruim demais isso.
O pior que tava perfeito até esses dias, começou absolutamente do nada... Não lembro disso acontecendo no mint apesar de ser base ubuntu

Cara, eu tava com esses freeze aleatório no Ubuntu e dei uma pesquisa, tem a ver com a forma que o Ubuntu gerencia os processadores da Intel no modo de economia de energia.

Coloquei um parâmetro no arquivo de configuração e parou completamente, usei essa semana por 8~10h/dia sem ter problema. Veja se o seu problema não é isso.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Cara, eu tava com esses freeze aleatório no Ubuntu e dei uma pesquisa, tem a ver com a forma que o Ubuntu gerencia os processadores da Intel no modo de economia de energia.

Coloquei um parâmetro no arquivo de configuração e parou completamente, usei essa semana por 8~10h/dia sem ter problema. Veja se o seu problema não é isso.
Meu processador é AMD e é desktop, será que também é afetado? Nunca uso no economia, sempre ondemand ou schedutil, tentei dar una googlada mas não achei nada relevante. Pior que acontece com ou sem OC, já até atualizei a BIOS pra ver e nada, só acontece em distro base ubuntu (tirando o mint)
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.483
Reações
26.149
Pontos
1.053
Aguém pode me dar um help´aqui?

Estou rodando Linux Mint aqui e tentando rodar Magic Arena liva Lutris e estou com um probleminha.

O jogo não abre porque necessita do Diretx 11.

Dando uma pesquisada, isso acontece porque o Linux diz que não reconhece a aceleração 3D da placa Intel Grafics integrada.

Alguma boa alma pode me dar uma luz de como resolver isso?

Não queria rodar dual boot com Ruindows só pra jogar isso.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.331
Reações
21.893
Pontos
1.109
Aguém pode me dar um help´aqui?

Estou rodando Linux Mint aqui e tentando rodar Magic Arena liva Lutris e estou com um probleminha.

O jogo não abre porque necessita do Diretx 11.

Dando uma pesquisada, isso acontece porque o Linux diz que não reconhece a aceleração 3D da placa Intel Grafics integrada.

Alguma boa alma pode me dar uma luz de como resolver isso?

Não queria rodar dual boot com Ruindows só pra jogar isso.
Estranho, jogo Magic Arena no Lutris normal. Entra no site do Lutris e confere se você baixou a versão mais recente.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Aguém pode me dar um help´aqui?

Estou rodando Linux Mint aqui e tentando rodar Magic Arena liva Lutris e estou com um probleminha.

O jogo não abre porque necessita do Diretx 11.

Dando uma pesquisada, isso acontece porque o Linux diz que não reconhece a aceleração 3D da placa Intel Grafics integrada.

Alguma boa alma pode me dar uma luz de como resolver isso?

Não queria rodar dual boot com Ruindows só pra jogar isso.
Sem dizer qual é a igpu fica difícil ajudar.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.483
Reações
26.149
Pontos
1.053
Essa é a mensagem que recebo:

Failed to initialize graphics. Make sure you have DirectX 11 installed, have up to date drivers for your graphics card and have not disabled 3D acceleration in display settings. InitializeEngineGraphics failed
 

shokao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.201
Reações
826
Pontos
574
Meu processador é AMD e é desktop, será que também é afetado? Nunca uso no economia, sempre ondemand ou schedutil, tentei dar una googlada mas não achei nada relevante. Pior que acontece com ou sem OC, já até atualizei a BIOS pra ver e nada, só acontece em distro base ubuntu (tirando o mint)

Dá uma sacada nisso aqui:

135811

Foi assim que eu resolvi aqui.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Acho que não muda muito, essa GPU não tem suporte pra DX12 ou Vulkan infelizmente. No linux o esquema deve tá usando DXVK pra "emular" o DX11 por isso o pau, não tem vulkan não tem dx11 com esse esquema.
Com essa GPU a unica forma de usar alguns games leves seria instalar o wine na mão e não habilitar o DXVK, usar o OpenGL no lugar
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.483
Reações
26.149
Pontos
1.053
Realmente, olhando aqui no github do dxvk, o problema é a falta de suporte ao Vulkan mesmo, já que o DXVK é a conversão do DirectX para o Vulkan.

https://github.com/doitsujin/dxvk/issues/1059

Mas como disseram acima, você pode tentar rodar direto no Wine, sem o dxvk.
Tô apanhando aqui pra fazer isso.

Acho que vou fazer uma partição ou dual boot com o windows só pra jogar quando eu fico na casa da muié.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Galera,

Depois que atualizei o kde neon 18.04 para 20.04 o meu áudio da placa mãe parou de funcionar por completo.

Como eu uso o output da vga pelo HDMI pra tv não tenho problemas em reproduzir áudio, mas quando preciso participar de conferência online o meu headset não funciona.

Alguém poderia me ajudar?


Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Vc atualizou de uma versão pra outra?

Talvez uma instalação limpa seja melhor.

É que nem no Windows, não dá pra confiar muito nessas atualizações.

A única que vejo funcionar bem é a do Fedora.

Sim. Atualizei da 18 pra 20.

Eu vou esperar minha placa ax200 wifi/bt chegar e daí eu faço isso.

Até la eu uso meu mic na placa de audio mesmo. Da uma preguiça montar mas paciência.

Até pensei em pegar um mic baratinho só pra deixar montado aqui mas não vou gastar com nada agora não.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.456
Pontos
2.009
Vc atualizou de uma versão pra outra?

Talvez uma instalação limpa seja melhor.

É que nem no Windows, não dá pra confiar muito nessas atualizações.

A única que vejo funcionar bem é a do Fedora.

Curiosidade é foda né :klolwtf

Formatei mesmo :klolwtf:klolwtf:klolwtf

E não funcionou. Continuo com a minha opinião que esse ubuntu é bugado.

Também bugou o jack, que eu usava pra gerenciar conexões de audio. Deve ser esse o problema.

Mas com o driver alsa e a minha placa exerna foi tudo de boa.

O mic da webcam também não estava funcionando, então talvez nem fosse a webcam em si.. Eu tava meio na dúvida porque liguei ela naqueles hub usb.. ai fiquei cabreiro de não passar o audio, mas sei lá.. acho que é essa base do ubuntu 20.

Agora a metade cheia do copo é que eu tinha 107gb livres e estou com 189. Tudo bem que falta instalar as VM, mas liberou muito espaço.

vou esperar minha placa bluetooth chegar e pegar um headset bt pra conferência.
 
Topo Fundo