O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Se eu colocar o HD num hardware totalmente diferente, a distro quebra?

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk

Não, meu PC é totalmente AMD (ryzen e Radeon) é meu notebook é um Intel terceira geração das antigas e já pluguei o ssd de um no outro e vice versa, funcionam perfeitamente
 
  • Curtir
Reações: PSO

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Instalei no meu desktop de trabalho uma placa de rede wifi Intel PCI-EXP Dual Band.

No Windows tudo normal....ping em 4ms.....195 download....204 upload (o link é 200/200).

Ai fui testar no Ubuntu 20.04 e no Mint 20.....no mesmo servidor o ping da 16ms.....45 download.....e 15 upload.... caramba porque essa diferença imensa ????
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Instalei no meu desktop de trabalho uma placa de rede wifi Intel PCI-EXP Dual Band.

No Windows tudo normal....ping em 4ms.....195 download....204 upload (o link é 200/200).

Ai fui testar no Ubuntu 20.04 e no Mint 20.....no mesmo servidor o ping da 16ms.....45 download.....e 15 upload.... caramba porque essa diferença imensa ????
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Não, a Microsoft não está reformulando o Windows para Linux
A escolha não será realmente Windows ou Linux, será se você inicializar o Hyper-V ou KVM primeiro, e as pilhas do Windows e do Ubuntu serão ajustadas para funcionar bem no outro.

Screenshot-2020-10-11-184607.png


Tem havido uma série de peças perguntando em voz alta se a Microsoft vai realocar o Windows no kernel do Linux no futuro.
Tenho uma perspectiva única sobre o envolvimento da Microsoft com o Linux. Eu ajudo a entregar Ubuntu no subsistema Windows para Linux em meu trabalho na Canonical. Eu converso regularmente com muitos funcionários da Microsoft que trabalham no Linux e em vários projetos de código aberto. Também recebo briefings sobre produtos e estratégia da Microsoft como MVP. Observe, porém, que esses são meus pensamentos pessoais e não estou compartilhando nada aqui que não seja público.

Tornei-me uma espécie de intermediário entre as comunidades da Microsoft e do Linux. É algo que fico feliz em fazer. Existem pessoas criativas, gentis e fascinantes em ambas as comunidades. Coisas interessantes acontecem quando as linhas entre eles ficam borradas. Promover a polinização cruzada tornará a computação melhor para todos.



Usando o Windows Scheduler para executar atualizações automatizadas no Ubuntu em WSL

Estou profundamente cético quanto à noção de que a Microsoft irá mudar o núcleo do sistema operacional Windows para o kernel Linux, tanto por razões de produto quanto de engenharia, em breve. Deixe-me explicar o porquê.
Primeiro, as razões pelas quais eu acho que essa fantasia continua aparecendo no Slashdot e no Hacker News.
  1. É um clickbait eficaz.
  2. É uma fantasia antiga para o código aberto e os defensores do Linux.
  3. O papel do Windows está mudando em um mundo onde o bolo dos sistemas operacionais que alimentam os dispositivos agora é compartilhado com Android, iOS, macOS, Chrome OS e Ubuntu.
  4. A percepção de plausibilidade de algo assim está aumentando, com coisas como o uso do Linux no Azure e WSL. A janela Overton mudou.


"A competição com o Windows e o macOS torna o Linux um sistema operacional melhor."

As razões pelas quais eu não acho que o Windows fará o rebase para um kernel Linux são as seguintes:
  1. O kernel do NT no Windows oferece um grau de compatibilidade com versões anteriores, suporte de longo prazo e disponibilidade de driver que o Linux está chegando agora. Custaria milhões de dólares para replicá-los no Linux. A Microsoft tem muitos clientes pagantes para continuar oferecendo suporte ao Windows como está, alguns por décadas. O Windows não é um dreno para a Microsoft que justificaria a despesa de rebasing para o Linux para economizar, como Raymond argumentou. Lotes de rentáveis empresas existem apenas para atender aos sistemas operacionais existentes. Mesmo que se tratasse de um rebasing para o Linux, isso poderia resultar em uma indesejável monocultura do kernel. A competição com o Windows e o macOS torna o Linux um sistema operacional melhor. O resultado mais desejável é que a inovação de código aberto continue se espalhando entre todos os sistemas operacionais. Os colaboradores de código aberto do Windows e do Linux compartilham o melhor de ambos os ecossistemas.
  2. Não está claro se o espaço do usuário do Windows poderia ser realocado do NT para o kernel do Linux e manter a compatibilidade pela qual o Windows é conhecido, especificamente o que os clientes corporativos com aplicativos de missão crítica estão pagando para obter. O Windows não tem a mesma divisão estrita entre o espaço do kernel e o espaço do usuário que o Linux tem. O kernel do NT tem cerca de 400 syscalls documentadas mais cerca de 1700 chamadas de API Win32 documentadas. Isso seria uma grande quantidade de reimplementação para garantir a compatibilidade precisa que os desenvolvedores do Windows e suas ferramentas esperam. Vai além de contribuir com algumas correções para o Wine. Linux tem apenas 313 syscalls em amd64 e, mesmo assim,um pé no saco. Uma coisa é fornecer uma camada de compatibilidade relacionada ao NT para SQL Server no Linux, que a Microsoft possui, outra é garanti-la para milhões de aplicativos de outros desenvolvedores.
  3. A Microsoft dobrou o tamanho do Windows nos últimos anos. A Microsoft investiu em usabilidade, novos recursos e melhorias de desempenho para o Windows 10 que valeram a pena. Essas melhorias, as colaborações com OEMs e o Surface ajudaram a revitalizar um mercado de PCs que, a certa altura, parecia estar em perigo de cair para iPads e Chromebooks. A Microsoft tem trabalhado muito para tornar o Windows uma excelente plataforma de desenvolvimento, com projetos como Windows Terminal, PowerToys, Windows Subsystem for Linux e Visual Studio 2019. O programa Insiders é notavelmente bem-sucedido. O Windows capacita a maior parte da linha de dispositivos Surface, um foco importante da Microsoft no momento. Reorganizações internas em 2018 e 2020mostram que o futuro do Surface e do Windows estão agora inextricavelmente ligados. O Windows impulsiona o Xbox e estamos ressurgindo principalmente dos jogos para PC baseados no Windows. A Microsoft também tem ideias para o Windows 10X, o próximo conceito de sistema operacional após o Windows 10 (que acho que teremos em partes graduais), com hardware futuro como o Surface Neo em mente.
  4. A Microsoft não precisa fazer o rebase para o Linux para permanecer relevante. A Microsoft está ciente da mudança no cenário de dispositivos após perder no Windows em dispositivos móveis. Eles reconhecem que um conjunto mais diversificado de sistemas operacionais e plataformas está alimentando os dispositivos de computação que usamos, que agora incluem Android, Ubuntu, iOS, macOS, Alexa, Chrome OS, e não apenas x86, mas ARM. A Microsoft mostrou que é capaz de se adaptar, disponibilizando produtos e serviços relevantes nessas outras plataformas e, ao mesmo tempo, mantendo sua própria plataforma, o Windows, competitiva em seus pontos de apoio tradicionais. A Microsoft agora está impulsionando a inovação no Android no espaço móvel, não apenas com aplicativos portados do Office, mas com um iniciador de tela inicial e agora o Surface Duo. No Ubuntu, eles oferecem suas ferramentas que fariam sentido para estações de trabalho Linux, como Code, .NET, ferramentas do Azure, Teams, PowerShell,ferramentas de desenvolvimento da web. Você deseja executar o Ubuntu no Azure? A Microsoft cobre você e trabalha em estreita colaboração com a Canonical para tornar isso uma experiência maravilhosa.
A questão muito mais interessante não é se a Microsoft está planejando rebase do Windows para Linux, mas até onde o Windows irá com o código aberto. Já estamos vendo componentes como Windows Terminal, PowerToys e outros componentes do Windows que começam ou se tornam open source. O objetivo mais lógico e realista aqui é uma abertura contínua dos componentes do Windows e do processo de desenvolvimento do Windows, mesmo além do programa Insiders, de uma forma que beneficie outros sistemas operacionais.

Afinal, o Windows já adotou a cadência de lançamento do Ubuntu, de lançamentos de seis meses em abril e outubro, com lançamentos definidos recebendo suporte estendido. O Windows 2004 e o Ubuntu 20.04 chegaram a poucos dias um do outro. Eu estou brincando.

Raymond está correto em uma parte importante de seu blog. Eu realmente acho que a era das guerras dos sistemas operacionais de desktop está terminando. Estamos entrando em uma nova era em que sua estação de trabalho de última geração executará vários sistemas operacionais simultaneamente, como tempos de execução, e não necessariamente todos localmente. A escolha não será realmente Windows ou Linux, será se você inicializar o Hyper-V ou KVM primeiro, e as pilhas do Windows e do Ubuntu serão ajustadas para funcionar bem no outro. A Microsoft contribui com patches para o kernel do Linux para rodar bem o Linux no Hyper-V e ajusta o Windows para funcionar bem no KVM.

Partes do Ubuntu virão para o Windows e partes do Windows virão para o Linux, graças a uma tendência crescente de código aberto na Microsoft.



A principal conclusão é que o código aberto venceu. E Raymond pode se orgulhar de ajudar a articular o caso para o modelo de desenvolvimento de código aberto quando o fez.



Excerpt from 'Revolution OS'

Nem o Windows nem o Ubuntu vão a lugar nenhum. Eles vão ficar cada vez melhores com o código aberto. Cada um jogará com seus pontos fortes. Agora com mais colaboração de código aberto do que se poderia imaginar antes.



O trabalho que está sendo feito para suporte de GUI em WSL tem o potencial de melhorar drasticamente a área de trabalho remota e a experiência de virtualização do Windows no Linux.


Quero saber quando vou poder instalar KDE no Windows 10.
rsrsrsrsrsrsrs

WSL é legal, mas sei lá, falta a mágica do pinguim.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Instalei no meu desktop de trabalho uma placa de rede wifi Intel PCI-EXP Dual Band.

No Windows tudo normal....ping em 4ms.....195 download....204 upload (o link é 200/200).

Ai fui testar no Ubuntu 20.04 e no Mint 20.....no mesmo servidor o ping da 16ms.....45 download.....e 15 upload.... caramba porque essa diferença imensa ????
Driver.
Infelizmente Wi-Fi e Linux é loteria. A maioria das placas ou dongle Wi-Fi que chegam a funcionar, só funcionam bem com kernel velho.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Eu instalei a intel ax200 e é a mesma m****. Detecta, carrega o driver e não funciona.

E eu nem queria o wi-fi, queria apenas o bluetooth 5.0.

Já fiz update no kernel, instalei o driver pelo site da Intel, rodei os Scripts que disponibilizaram na Net e até agora nada de funcionar.

Sigo usando um USB Bluetooth só pra ouvir música. Mas eu queria o bluetooth 5.0 pra usar a conversação do fone.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 


Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Eu instalei a intel ax200 e é a mesma m****. Detecta, carrega o driver e não funciona.

E eu nem queria o wi-fi, queria apenas o bluetooth 5.0.

Já fiz update no kernel, instalei o driver pelo site da Intel, rodei os Scripts que disponibilizaram na Net e até agora nada de funcionar.

Sigo usando um USB Bluetooth só pra ouvir música. Mas eu queria o bluetooth 5.0 pra usar a conversação do fone.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Isso porque me falaram que era só comprar placa de rede wifi Intel para não ter dor de cabeça...kkk

No readme do driver fala para copiar o firmware para \lib\firmware e mais nada....mas como ativo ele ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Isso porque me falaram que era só comprar placa de rede wifi Intel para não ter dor de cabeça...kkk

No readme do driver fala para copiar o firmware para \lib\firmware e mais nada....mas como ativo ele ?
Geralmente Intel é assim mesmo. Eu fiz isso de copiar, ele carrega no boot mas da erro.

Você pode ver pelo comando

Dmesg | grep iwl

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Isso porque me falaram que era só comprar placa de rede wifi Intel para não ter dor de cabeça...kkk

No readme do driver fala para copiar o firmware para \lib\firmware e mais nada....mas como ativo ele ?

Normalmente os drivers intel funcionam bem com unix em geral sim. Nesse do wi-fi eu vi que algumas distros funcionam outras não. Falaram que em kernels acima do 5.7

Comigo não funcionou no kde neon, veja se isso funciona pra vc


 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Meus amigos voltei pro Pop_OS na minha máquina principal.
Tá bem legal, só acho meio "seco" a animação quando tu usa title window manager do próprio OS.
Podia ser algo mais suavizado.
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
Changelog Proton 5.13
  • KNOWN ISSUE: Controller hotplugging is currently broken in some games.
  • Newly playable games include:
    • Red Dead Redemption 2
    • Horizon Zero Dawn
    • DEATH STRANDING
    • Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes
    • Final Fantasy XV
    • Sea of Thieves
    • Star Wars: Battlefront II (2017)
    • Call of Duty: WWII
    • Call of Duty: Infinite Warfare
    • Call of Duty: Modern Warfare Remastered
    • Asssassin's Creed: Rogue
    • Assassin's Creed IV Black Flag
    • South Park: The Fractured But Whole
    • DiRT Rally 2
    • Age of Empires II: Definitive Edition
    • Age of Empires III
    • Dragon Quest Builders 2
    • Ashes of the Singularity: Escalation
    • Tron 2.0
    • AO Tennis 2
    • Fight'N Rage
    • Woolfe - The Red Hood Diaries
  • Improved Steam client integration, which fixes many Call of Duty titles as well as Spelunky 2, Torchlight III, Path of Exile, and RPG Maker MZ.
  • Beginnings of real support for all types of video playback. Games that use older video libraries should start working with this build. We are working on improving support for newer video libraries.
  • Improved support for systems with multiple monitors.
  • Improvements to audio playback in Halo 3, Beyond: Two Souls and Tomb Raider 2.
  • Improvements to rFactor 2 multiplayer and Call of Duty: Advanced Warfare multiplayer.
  • Fixed text rendering in SD GUNDAM G GENERATION CROSS RAYS.
  • Updated Wine to version 5.13. 256 changes in Proton 5.0 were either upstreamed or are no longer needed.
  • Updated DXVK to v1.7.2.
  • Updated FAudio to 20.10.
  • Updated to latest vkd3d-proton.
  • Built against the next generation of the Steam Linux Runtime.
  • Notes for users who build Proton:
    • This branch has new submodules. Please use git submodule update --init --recursive when updating.
    • The build system now depends on being able to build Rust code.
    • If you use the Vagrant VM, you will need to destroy and rebuild it.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Minha intel ax200 agora tá funcionando o wi-fi mas não o bluetooth.

Outra coisa que me incomodou é que ele substitui minha conexão de rede e eu não consigo usar a rede cabeada.



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434


Porra, se eu morasse nos EUA ou na europa com certeza teria um note desses com linux, tipo system76 tuxedo etc
Minha intel ax200 agora tá funcionando o wi-fi mas não o bluetooth.

Outra coisa que me incomodou é que ele substitui minha conexão de rede e eu não consigo usar a rede cabeada.



Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
Que bizarro mano, tu tá usando qual distro? Já tive muito problema com broadcom mas sempre ouvi falar bem das intel pra linux

@TanebadoX @nando3d to com wasteland 3 bucaneiro aqui e vou fazer o teste no final de semana.

Agora aquele Pop Shell do Pop_OS é uma delicia demais, tu tá maluco, acho que não consigo voltar para outra distro sem aquilo tão bem configuradinho.

No aguardo das impressões. No mais PopOS pra mim foi a melhor distro de 2020 , muito foda
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Porra, se eu morasse nos EUA ou na europa com certeza teria um note desses com linux, tipo system76 tuxedo etc

Que bizarro mano, tu tá usando qual distro? Já tive muito problema com broadcom mas sempre ouvi falar bem das intel pra linux
Kde neon

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Já pensou em navegar por outras águas?

Fedora, OpenSuse, Manjaro, Arch...
Já usei opensuse e achei a performance sofrível no kde.

O manjado instalei virtualizado e achei feio e lento também. Não consegui deixar do jeito que vem o kde puro




Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
17.703
Pontos
1.053
tentei o linux esse fds mas tava com problema no hardware e tava dando uns travamentos bizarros, do nada desligava teclado,mouse e monitor.

Mas agora com hardware corrigido, vou dar uma olhada mais a fundo no POP OS. Pro que ando jogando, a compatibilidade do linux é bem ok pelo que vi.


Uma questao, é de boa pra instalar essas traducoes de jogos?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Já usei opensuse e achei a performance sofrível no kde.

O manjado instalei virtualizado e achei feio e lento também. Não consegui deixar do jeito que vem o kde puro




Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
Mas o manjaro nao é KDE? Se for é coisa de 30minutos tu deixa customizado do jeito puro como gosta.

Talvez outra distro não apresente esses erros.

Realmente é tentar e ver.

Uma dica para todos, Pulse effects é do c***lho demais.

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
Difícil mensurar por virtualização, tem distro que não funciona bem com virtual box.

Já vi uns testes de benchmark por exemplo e o Suse sempre ganha, porque é um sistema usado por empresas e desenvolvedores, assim como o Fedora, tem uma grande empresa por trás.

E visual, dois cliques no tema global e você pode colocar o padrão, que é o Breeze.



Eu usei o Suse na máquina real, achei lento mesmo. O Manjaro eu testei virtualizado, tudo bem que virtualizado não é a mesma coisa.

O Arch eu desconsidero porque não to muito com vontade de fazer as coisas tão manualmente.


O que me deixa no Neon, além da preguiça, é que ele é fácil de manter sem usar snap, flatpack, appimage, etc. Nos repositórios tem tudo que eu preciso.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Pessoal alguma recomendação de distro pra um Pc muito lixo? Tenho um notebook aqui com 2gb de ram pra deixar pra minha mãe acessar YouTube só, mas o Mint lxde ele já peidou quase, tem algo mais seco?

Sent from my MI 9 using Tapatalk
 

drm

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
946
Pontos
419
Pessoal alguma recomendação de distro pra um Pc muito lixo? Tenho um notebook aqui com 2gb de ram pra deixar pra minha mãe acessar YouTube só, mas o Mint lxde ele já peidou quase, tem algo mais seco?

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Talvez consiga rodar o ChromeOS da CloudReady:
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
Galera, estou fazendo um curso de fullstack e recomendaram colocar o Linux. Alguma recomendação?
E algum tutorial legal de como fazer dual boot para leigos?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.036
Reações
47.459
Pontos
2.009
O Leap é realmente uma versão congelada, ela é atualizada 1x por ano, então vc deve ter pego uma com um KDE antigão.

Como o KDE tem muitas mudanças, constantes atualizações, para ele eu acho melhor, tirando Neon, o Suse Tumbleweed e o Manjaro.

A ideia de falar para testar outra disto, fora do escopo Ubuntu, era só ver se era algum problema da base Ubuntu em relação aos problemas que você teve. O Ubuntu tem um problema de ser meio frankenstein nos pacotes, com versões diferentes de software misturadas, o que dá um rolo as vezes.

O Suse é uma distro de sysadmin né, então o gerenciador de pacotes dele é monstruoso. Nunca mexi nele profundamente, só usei um pouco na faculdade. Mas eu sempre achava interessante o tanto de coisa que dava pra fazer de forma gráfica nele.

Já o Manjaro tem o MHWD, Manjaro Hardware Detection, um software desenvolvido por eles para identificar o hardware e buscar os drivers sozinho.

Aproveitando, tem um canal bacana de mini reviews de distro, que se chama Egee:





Rapaz, se eu te disser que tá tudo funcionando aqui :klolwtf

Eu vacilei na ligação da AX200. Não tinha ligado o cabo do bluetooth na entrada da placa mãe e o wi-fi estava no gerenciador de rede, mas como o ícone estava o da rede cabeada eu fiquei procurando a interface via linha de comando em vez de procurar no gerenciador.

index.php
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
Linux Mint. É visualmente parecido com o Windows, então a mudança é menos drástica.
Além disso, é mais redodinho, cheio de auxilios para quem está começando.

Quanto ao dual boot, normalmente o Mint pergunta se você quer instalar ele ao lado do Windows, e já cria tudo automaticamente.

linux-mint-dual-boot-passo5_auxoi5.jpg


Se quer um tutorial, pega um do Diolinux:





Acontece nas melhores famílias :klol

Muito obrigado. Vou instalar esse.
Uma dúvida. O meu windows ta instalado no SSD e agora só tem 55gb livres. Tem como instalar nele assim mesmo?
 
Ultima Edição:

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
Tranquilo, o sistema usa uns 15 GB no máximo (porque vem apps junto, se não era uns 7 GB).
Instalei aqui e aparentemente ta rodando suave. Valeu.
Sabe como faço pra instalar os programas em outro HD? Deixar só o sistema no SSD?
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Rapaz, se eu te disser que tá tudo funcionando aqui :klolwtf

Eu vacilei na ligação da AX200. Não tinha ligado o cabo do bluetooth na entrada da placa mãe e o wi-fi estava no gerenciador de rede, mas como o ícone estava o da rede cabeada eu fiquei procurando a interface via linha de comando em vez de procurar no gerenciador.

index.php
Mano isso da um nervoso hauahauaua, é tipo ficar procurando o óculos mas ele ta o tempo todo na tua cara:klol. Ainda bem que deu certo no final
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Linux Mint. É visualmente parecido com o Windows, então a mudança é menos drástica.
Além disso, é mais redodinho, cheio de auxilios para quem está começando.

Rapaz, o Mint poderia ser o mais completo oposto possível do Windows, mas ainda assim era o que eu recomendaria pra alguém migrando do sistema da Microsoft. O Mint não é o melhor em absolutamente nada, mas é, pelo menos, bom em tudo. Diferente de vários sistemas que arrancam aplausos em alguns pontos, mas lamentos em outros. Elogio essa distribuição por ela ser sólida (de verdade), ter uma boa seleção de aplicativos, funcionar com muitas configurações de hardware e propor soluções simples e pragmáticas para as necessidades mais comuns dos usuários. É a distribuição pra quem não quer passar estresse e utilizar o seu computador de forma fácil e produtiva: ou seja, a maioria das pessoas.

Claro, existem os usuários que querem ter domínio completo nas mãos, então existem distribuições mais adequadas pra isso. No mínimo, o Debian, mas o ideal pra essa turma mesmo é algo como o Arch. Se nem isso bastar, sempre tem um Gentoo ou Slackware. Ou compilar o kernel e montar sua própria distro. São várias as opções, mas vão demandar alto conhecimento.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
Bom, não é algo lá muito simples, eu particularmente nunca fiz.
Lendo a respeito, o Linux tem uma estrutura de diretórios nos quais um programa reutiliza vários outros arquivos já existentes no sistema. Isso torna seu tamanho bem menor, mas o torna mais difícil de mudar de diretório.

Tem um tutorial aqui:


O único jeito que eu já vi de o programa ser mais "móvel", é se ele for encapsulado, como Snap, Flatpak ou AppImage, já que eles carregam consigo todos os apps.

Vou deixar como está mesmo então. Só instalei o Vivaldi e o Visual Studio Code mesmo. Vou usar só para o curso que estou fazendo.
Valeu demais pela ajuda.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.488
Reações
26.158
Pontos
1.053
Pessoal alguma recomendação de distro pra um Pc muito lixo? Tenho um notebook aqui com 2gb de ram pra deixar pra minha mãe acessar YouTube só, mas o Mint lxde ele já peidou quase, tem algo mais seco?

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Mx Linux.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Rapaz, o Mint poderia ser o mais completo oposto possível do Windows, mas ainda assim era o que eu recomendaria pra alguém migrando do sistema da Microsoft. O Mint não é o melhor em absolutamente nada, mas é, pelo menos, bom em tudo. Diferente de vários sistemas que arrancam aplausos em alguns pontos, mas lamentos em outros. Elogio essa distribuição por ela ser sólida (de verdade), ter uma boa seleção de aplicativos, funcionar com muitas configurações de hardware e propor soluções simples e pragmáticas para as necessidades mais comuns dos usuários. É a distribuição pra quem não quer passar estresse e utilizar o seu computador de forma fácil e produtiva: ou seja, a maioria das pessoas.

Claro, existem os usuários que querem ter domínio completo nas mãos, então existem distribuições mais adequadas pra isso. No mínimo, o Debian, mas o ideal pra essa turma mesmo é algo como o Arch. Se nem isso bastar, sempre tem um Gentoo ou Slackware. Ou compilar o kernel e montar sua própria distro. São várias as opções, mas vão demandar alto conhecimento.
Concordo em gênero, número e grau. Mint não é o melhor, nem mais bonito e muito menos o mais rápido, mas é estável, consistente e, acima de tudo, funciona sem dor de cabeça. É uma distro que sempre tenho em uma partição no PC e note de trabalho. No meu note uso só ela praticamente, mas uma coisa que percebi foi que o cinnamon atual tá mais pesado do que o gnome nesse meu hardware mais antigo (i3 terceira gen). Usando dois monitores e com bastante coisa aberta (deixo bastante PDF e geralmente um documento do libre office aberto, junto com o navegador com algumas abas) o gnome no popOS da conta muito melhor que o cinnamon atual, não sei nem como. O XFCE, porém, roda perfeito, único foda que as vezes buga com multiplos monitores.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Testei umas distros via VM ontem.

A que achei melhor foi a AntiX, vem com um ambiente gráfico simples e faz o essencial com apenas 150mb de boot de RAM.
 
Topo Fundo