O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Como 2 GB de RAM hoje é nada se for ver.
O Mint xfce até roda legal com 2 GB, mas se tu querer fazer um multitask pode esquecer, tentei usar esse notebook para programar umas coisas bem simples no final de semana e foi de base na hora.

Esses browsers são muito ruins hoje em dia, to usando o Vivaldi agora no meu Pop, notei que consome menos ram que a concorrência.
 

Arlindo Orlando

Bam-bam-bam
Mensagens
6.700
Reações
3.460
Pontos
459
Concordo em gênero, número e grau. Mint não é o melhor, nem mais bonito e muito menos o mais rápido, mas é estável, consistente e, acima de tudo, funciona sem dor de cabeça. É uma distro que sempre tenho em uma partição no PC e note de trabalho. No meu note uso só ela praticamente, mas uma coisa que percebi foi que o cinnamon atual tá mais pesado do que o gnome nesse meu hardware mais antigo (i3 terceira gen). Usando dois monitores e com bastante coisa aberta (deixo bastante PDF e geralmente um documento do libre office aberto, junto com o navegador com algumas abas) o gnome no popOS da conta muito melhor que o cinnamon atual, não sei nem como. O XFCE, porém, roda perfeito, único foda que as vezes buga com multiplos monitores.

Poxa, meu hardware é muito modesto, então nem tenho como testar isso. É um notebook simples, só uso um monitor. Pelo o que já notei, o desenvolvimento do Mint vai muito pela maioria dos usuários. Se a maioria utilizar múltiplos monitores, os desenvolvedores vão tentar trabalhar em cima disso. Mas, por ser uma distro mais "povão", não sei se muita gente tem esse setup com múltiplos visores. Distros que focam em programadores costumam ter bem isso em mente. O Gnome tá realmente fazendo um bom trabalho nesse aspecto, a única coisa que complica, ao meu ver, é que o Gnome upstream não consegue emplacar a sua identidade, nem faz questão de facilitar isso.

Sobre isso, gostaria de elaborar:

  • O Gnome "puro", direto do upstream, não é ruim. Ele é diferente, tem uma abordagem que se aproxima mais do uso atual de um smartphone que a de metáfora de desktop tradicional. Acredito que essa abordagem facilite para novos usuários de desktop, haja vista que, hoje em dia, a regra é ter um smartphone, não um computador. Então, o novato se sentiria mais "em casa" em uma metáfora como a do Gnome. Entretanto, por ser diferente da norma, as distros sempre dão uma modificada no downstream. Com resultados finais variáveis em qualidade e aparência. As extensões, em tese, serviriam para fazer essas mudanças de uma forma "limpa", sem alteração do código fonte, apenas acréscimo de módulos; contudo, a cada versão nova do shell, é altamente provável que uma extensão antiga deixe de funcionar. O que nos leva a...
  • Os desenvolvedores do Gnome adotam a filosofia Ivan Drago de "se morrer, morreu". De um modo meio "cientista maluco", eles fazem constantes alterações que, apesar das melhores intenções, capam funcionalidades antigas em busca de melhorias. O problema é o método instável como isso é feito, você não sabe se a melhoria de hoje vai estar lá amanhã, nem se a mudança de amanhã será melhor que a de hoje. Passa a impressão que o Gnome não está em busca de melhorar, mas apenas de mudar, embora saibamos que não é essa a intenção dos desenvolvedores; o ruim é que, na prática, isso muitas vezes ocorre. Alguns desenvolvedores de extensões não têm paciência, e muitos projetos morrem, a ponto de tornar inútil a possibilidade de haver extensões nesse ambiente de trabalho.
  • Não bastasse tudo isso, apesar de o Gnome não facilitar pros outros, ele precisa que os outros facilitem pra ele. Seja para adotar as diretrizes de estética, suporte ao sistema de notificações (que, ao meu ver, têm um potencial melhor que os tradicionais appindicators) ou até mesmo criar ícones em alta resolução, se não houver a aceitação de terceiros de desenvolver para esse ambiente de trabalho, o Gnome só vai funcionar uniformemente dentro do seu ecossistema. O foda é que desenvolver pro Gnome é arrumar complicações pra todo o resto, então terceiros ficam entre a cruz e a espada. Penso que, se o Gnome quiser ter uma adoção maior e mais pacífica, terá que se abrir ao diálogo e tomar decisões juntos aos demais desenvolvedores, ainda que nem tudo seja implementado conforme o plano original.
Enfim, é minha longa opinião sobre o assunto. Perdão pelo textão.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Eu uso mint há anos aqui, até que funciona bem, até que é uma distro que dá pra usar de boa.

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.160
Reações
3.249
Pontos
1.369
Pessoal alguma recomendação de distro pra um Pc muito lixo? Tenho um notebook aqui com 2gb de ram pra deixar pra minha mãe acessar YouTube só, mas o Mint lxde ele já peidou quase, tem algo mais seco?

Sent from my MI 9 using Tapatalk
Arch Linux dá pra deixar bem leve, mas dá trabalho pra instalar. Uma opção pra ter menos trabalho é instalar o Manjaro.

Eu gosto muito do Zenwalk Linux, que é baseado no Slackware. É dos mais rápidos que testei.

E como já falaram só pra navegar o ChromeOS da CloudReady pode ser uma excelente opção. Só é uma pena não habilitarem o subsistema linux e compatibilidade com aplicativos Android.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Arch Linux dá pra deixar bem leve, mas dá trabalho pra instalar. Uma opção pra ter menos trabalho é instalar o Manjaro.

Eu gosto muito do Zenwalk Linux, que é baseado no Slackware. É dos mais rápidos que testei.

E como já falaram só pra navegar o ChromeOS da CloudReady pode ser uma excelente opção. Só é uma pena não habilitarem o subsistema linux e compatibilidade com aplicativos Android.
Usei o Manjaro já, mas consome mais recursos que essa distro.
Daria sim pra usar o arch com o zen installer que fica easy, quem sabe, arch com xfce.
 


Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Como 2 GB de RAM hoje é nada se for ver.
O Mint xfce até roda legal com 2 GB, mas se tu querer fazer um multitask pode esquecer, tentei usar esse notebook para programar umas coisas bem simples no final de semana e foi de base na hora.

Esses browsers são muito ruins hoje em dia, to usando o Vivaldi agora no meu Pop, notei que consome menos ram que a concorrência.
Montei meu PC com 16GB de RAM para não passar nervoso com browsers abertos durante programação e afins. Pensei em montar com 32GB até. Acho que de tudo "fraco" que você pode ter em um PC, pouca RAM é de longe a mais frustrante.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Pior que eu coloquei o HD em um hardware diferente e a distro meio que quebrou, não carrega o desktop e não identifica mouse e teclado.

Preguiça de formatar.

Enviado de meu Redmi Note 9S usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Montei meu PC com 16GB de RAM para não passar nervoso com browsers abertos durante programação e afins. Pensei em montar com 32GB até. Acho que de tudo "fraco" que você pode ter em um PC, pouca RAM é de longe a mais frustrante.
Ah sim, esse notebook é só um quebra galho mas bem quebra galho, mas já descartei a possibilidade de trabalhar com qualquer coisa nele, só navegar no Chrome mesmo.

16 GB hoje em dia já é quase o minimo pra programar, ainda mais eu em java.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.177
Pontos
1.053
Ah sim, esse notebook é só um quebra galho mas bem quebra galho, mas já descartei a possibilidade de trabalhar com qualquer coisa nele, só navegar no Chrome mesmo.

16 GB hoje em dia já é quase o minimo pra programar, ainda mais eu em java.
Chegou a testar o Linux Lite?
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Chegou a testar o Linux Lite?
Cheguei sim, consumo de ram no boot do Lite bateu 580~600mb, deve ser por causa da ultima versão do XFCE, ainda é um bom numero.
Mas o AntiX com 150mb, usa um tal de IceWM, que não achei ruim não, bem intuitivo.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Vou testar uns games hoje no Pop_OS, to configurando as paradas com Lutris e ProtonDB.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.039
Reações
172.308
Pontos
1.714
Para os amantes do KDEzão brabo, recomendo novamente o OpenSUSE. Resolvi ver como estava e instalei num SSD pequeno que tenho.

KDE 5.20 tá lisinho lisinho e o OpenSUSE é super integrado. IMO, é a melhor distro com KDE (pois o KDE é tratado como a DE padrão) caso não seja purista (aí o KDE Neon entra na parada).

Até pra jogar está ficando interessante.

Testei aqui o Age 3 DE e tá rodando sussa. Só instalar e jogar.

Não notei diferença pro Windows mas não fiquei olhando indicador de nada, só jogando mesmo.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.285
Reações
3.779
Pontos
1.039
Para os amantes do KDEzão brabo, recomendo novamente o OpenSUSE. Resolvi ver como estava e instalei num SSD pequeno que tenho.

KDE 5.20 tá lisinho lisinho e o OpenSUSE é super integrado. IMO, é a melhor distro com KDE (pois o KDE é tratado como a DE padrão) caso não seja purista (aí o KDE Neon entra na parada).



Testei aqui o Age 3 DE e tá rodando sussa. Só instalar e jogar.

Não notei diferença pro Windows mas não fiquei olhando indicador de nada, só jogando mesmo.

Estou usando o Feren OS aqui, só porque achei bem bonitão. Mas é verdade que o KDE novo está dando vontade de testar.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Procurando um notebook para usar no dia a dia com Linux.

Da uma olhada nesse
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
To enrolando aqui pra fazer o mesmo kkkk.
Já consegui rodar o que testei via Steam + Steam Play usando Proton do GloriousEggroll, que todo mundo anda recomendando
Agora to tentando instalar alguma coisa bucaneira com o lutris para ver se funciona.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Para os amantes do KDEzão brabo, recomendo novamente o OpenSUSE. Resolvi ver como estava e instalei num SSD pequeno que tenho.

KDE 5.20 tá lisinho lisinho e o OpenSUSE é super integrado. IMO, é a melhor distro com KDE (pois o KDE é tratado como a DE padrão) caso não seja purista (aí o KDE Neon entra na parada).



Testei aqui o Age 3 DE e tá rodando sussa. Só instalar e jogar.

Não notei diferença pro Windows mas não fiquei olhando indicador de nada, só jogando mesmo.
3 DE tem suporte nativo pro Linux? Por que o 2 DE não né, essa m****, vou tentar instalar o 2 com Steam Play quando der.
 

Juicebox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.238
Reações
12.111
Pontos
1.119
Da uma olhada nesse
To de olho nesse a um tempo pra usar pra estudo e talz.
Esperar a BF pra ver se chega num preço legal.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Da uma olhada nesse

Tava olhando esse mês...triste é carregar todos os dias esse monstro...kkkk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.619
Reações
21.978
Pontos
1.774
Tava olhando esse mês...triste é carregar todos os dias esse monstro...kkkk
Ah sim, esse não é pra quem precisa de muita mobilidade, ele tem tela de 17".
É mais pra usar em casa ou trabalho e quando viajar levar ele...
Pra carregar todo dia de lá pra cá fica complicado.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.039
Reações
172.308
Pontos
1.714
Mas usando Steam Play né? Farei o teste aqui, obrigado meu caro.

Sim, o 2DE foi adicionado oficialmente no Steam Play.

O 3DE não mas roda mesmo assim (e roda no Lutris tranquilo também, então o 2DE deve rodar lá, caso prefira)
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Para os amantes do KDEzão brabo, recomendo novamente o OpenSUSE. Resolvi ver como estava e instalei num SSD pequeno que tenho.

KDE 5.20 tá lisinho lisinho e o OpenSUSE é super integrado. IMO, é a melhor distro com KDE (pois o KDE é tratado como a DE padrão) caso não seja purista (aí o KDE Neon entra na parada).



Testei aqui o Age 3 DE e tá rodando sussa. Só instalar e jogar.

Não notei diferença pro Windows mas não fiquei olhando indicador de nada, só jogando mesmo.
Estou pensando em dar uma chance ao OpenSUSE aqui
Sai do KDE neon para testar o fork do kwin, mas esta meio bugado o Manjaro mesmo com o kwin normal
O foda é instalar tudo de novo, principalmente os apps que estou usando para compilar o Ubuntu Touch para um celular velho

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Rodei um Repackzao da Fitgirl, Wasteland 3.

Instalou perfeitamente depois de algumas horas, e iniciou o jogo e tal, mas não consegui entrar no jogo em si, na parte de criação.
Instalei em um HD NTFS, me falaram que Lutris e ProtonDB não funcionam bem nessa partição e eu entendi o por que, simplesmente o load time é umas 100x maior nesse tipo de partição, como só tenho um SSD 120gb vou ficar devendo melhores testes.

Vou tentar rodar torchlight 3 para ver no SSD.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Rodei um Repackzao da Fitgirl, Wasteland 3.

Instalou perfeitamente depois de algumas horas, e iniciou o jogo e tal, mas não consegui entrar no jogo em si, na parte de criação.
Instalei em um HD NTFS, me falaram que Lutris e ProtonDB não funcionam bem nessa partição e eu entendi o por que, simplesmente o load time é umas 100x maior nesse tipo de partição, como só tenho um SSD 120gb vou ficar devendo melhores testes.

Vou tentar rodar torchlight 3 para ver no SSD.
Mano, joga Hades. Tá rodando benzão e é maravilhoso.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Rodei um Repackzao da Fitgirl, Wasteland 3.

Instalou perfeitamente depois de algumas horas, e iniciou o jogo e tal, mas não consegui entrar no jogo em si, na parte de criação.
Instalei em um HD NTFS, me falaram que Lutris e ProtonDB não funcionam bem nessa partição e eu entendi o por que, simplesmente o load time é umas 100x maior nesse tipo de partição, como só tenho um SSD 120gb vou ficar devendo melhores testes.

Vou tentar rodar torchlight 3 para ver no SSD.
Está pra sair um novo suporte ao NTFS no Linux que provavelmente vai resolver os problemas de desempenho, antes esse era cobrado e agora está se tornando opensource

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Se eu soubesse que era tão mais leve usar Linux, teria usado antes. Acho que deixarei o Windows só pra jogar e ficar usando o Mint pra todo o resto.
Ta lindo demais isso aqui.

Bem vindo a verdadeira master race uahuahhua. Só uso Windows no meu HTPC hoje em dia, faz anos que to só no Linux e não sinto nenhuma falta. Sempre deixava em dual boot mas faz mais de 1 ano que nem dual boot uso mais. Infelizmente pro HTPC não foi legal minha experiência com Linux, pra jogar as vezes (ainda) precisa de algumas gambiarras e sempre tem que recorrer ao teclado, no Windows fica mais plug'n'play só com o controle lá e um tecladinho pra emergência, mas a situação tá muito melhor e só evolui a cada dia. Com essa onda da M$ virar uma empresa de serviços logo fica tudo multiplataforma, aí dá pra abandonar de vez.

Procurando um notebook para usar no dia a dia com Linux.

Tu vai usar pra que fim? Thinkpads tem suporte muito foda pra Linux (sem contar que é um tanque, já até deixei cair no chão e não deu nada), se não precisar de hardware muito foderoso pega um modelo usado mais antigo. Tenho um aqui bem das antigas que roda liso liso, só o wireless dele que é uma m**** com linux (broadcom :kpuke) mas nas distros mais mainstream ele funciona redondo com o driver proprietário.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Está pra sair um novo suporte ao NTFS no Linux que provavelmente vai resolver os problemas de desempenho, antes esse era cobrado e agora está se tornando opensource

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Mas acho que os repacks da garota malhada não se dão bem com o Linux.
Dois que testei aqui travaram na hora da descompressão.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Mas acho que os repacks da garota malhada não se dão bem com o Linux.
Dois que testei aqui travaram na hora da descompressão.
A instalação direta em uma partição NTFS seria trabalho para o wine...
Mas com esse novo suporte vc vai poder rodar os games já instalados

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
A instalação direta em uma partição NTFS seria trabalho para o wine...
Mas com esse novo suporte vc vai poder rodar os games já instalados

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
Testei ontem aqui Torchlight 3 e RE 3 Remake, ambos travaram na parte da descompressão
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Testei ontem aqui Torchlight 3 e RE 3 Remake, ambos travaram na parte da descompressão
Sim, o wine não funciona bem para descomprimir, mas depois de instalado com o Windows provavelmente vai ter melhor desempenho com esse novo suporte rodando diretamente de uma partição NTFS

Enviado de meu MI 9 SE usando o Tapatalk
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Consegui instalar os jogos que deram pau lá da garota malhada, só limitar a 2gb de RAM.
Mas o RE3 Remake não rodou na ultima versão do Proton, agora não sei o que pode ser, vou desencanar de jogar no Linux.
 
Topo Fundo