O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Meu sonho me adaptar a uma alternativa estilo "tiling" mas não tenho tempo nem cabeça pra aprender essas novidades :ktriste2
Então eu to nessa adaptação via Pop_Os, com o tiling imbutido deles.
Vou usar por mais um tempo e depois tentar ir pro Arch Linux.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.038
Reações
172.307
Pontos
1.714
Cara, eu vou montar uma VM essa semana e tentar configurar a WM antes de tentar algo quente.

Visualizar anexo 148895

:obrigue

hackerman-gif-1.gif
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Milagres de um Android degoogled. To fazendo um detox digital e de google na minha vida e parti pro lineageOS com microG tem uns dias, que diferença amigos. Sem aquele bloat e botnet toda do google parece um celular novo, ta fazendo quase 8 horas de tela e é de 2017 esse modelo, bateria nunca foi trocada. Com gapps fazia umas quase 5 horas sofridas. To tentando ir full FOSS, mas whatsapp, spotify e uber não consegui substituir, infelizmente. Sorte que com microG eles funcionam sem problemas, só alguns bugs no mapa pelo uber mas da pra usar.
 

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524
Cara, eu vou montar uma VM essa semana e tentar configurar a WM antes de tentar algo quente.

Visualizar anexo 148895

Roda via Docker, te poupa muito tempo.

Só deixo VMware/KVM para quando preciso fazer algo que precisa de passthrough tipo jogar VR ou rodar jogo em 4k/com DirectX nativamente, poupei muito da minha curva de aprendizagem desde que passei a usar Dockers para aprender como rodar/configurar máquinas host em Linux.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Roda via Docker, te poupa muito tempo, só deixo VMware/KVM para quando preciso fazer algo que precisa de passthrough tipo jogar VR ou rodar jogo em 4k/com DirectX nativamente desde que passei a usar Dockers para aprender como rodar/configurar máquinas host em Linux.
Tu consegue subir uma maquina assim via docker? No estilo VMWare? Não manjo muito cara
 

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524
Tu consegue subir uma maquina assim via docker? No estilo VMWare? Não manjo muito cara

Claro, instale o Docker-CE para a sua distribuição (tem binário pra x86/64/ARMv6/ARMv7/ARMx64) e rode:
Bash:
# Windows
docker run --rm -d -p 5900:5900 -p 6080:6080 --name=meu_arch --privileged=true -v /etc/localtime:/etc/localtime:ro -e WEBPAGE_TITLE=arch -e VNC_PASSWORD=senharch123 binhex/arch-krusader
# Linux/MacOS
docker run --rm -d --network host --name=meu_arch --privileged=true -v /etc/localtime:/etc/localtime:ro -e WEBPAGE_TITLE=arch -e VNC_PASSWORD=senharch123 binhex/arch-krusader

Aí pra acessar o servidor VNC via Web:
http://<host ip>:<host port>/vnc.html?resize=remote&host=<host ip>&port=<host port>&&autoconnect=1
Exemplo:
http://192.168.1.10:6080/vnc.html?resize=remote&host=192.168.1.10&port=6080&&autoconnect=1

Caso você configure algo errado e queira começar do zero, só fazer:
Bash:
docker container rm meu_arch

E re-rodar o comando inicial.

Documentação da imagem docker base:
Bash:
docker run -d \
    -p 5900:5900 \
    -p 6080:6080 \
    --name=<container name> \
    --privileged=true \
    -v <path for config files>:/config \
    -v /etc/localtime:/etc/localtime:ro \
    -e TEMP_FOLDER=<folder to store krusader temp files> \
    -e WEBPAGE_TITLE=<name shown in browser tab> \
    -e VNC_PASSWORD=<password for web ui> \
    -e UMASK=<umask for created files> \
    -e PUID=<uid for user> \
    -e PGID=<gid for user> \
    binhex/arch-krusader

Esse processo cria um Arch rodando TigerVNC (como servidor VNC), noVNC (como servidor web para o VNC) e Openbox (como WM).
A senha como foi configurada no script bash é senharch123, via: -e VNC_PASSWORD=senharch123
 
Ultima Edição:


Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Claro, instale o Docker-CE para a sua distribuição (tem binário pra x86/64/ARMv6/ARMv7/ARMx64) e rode:
Bash:
# Windows
docker run --rm -d -p 5900:5900 -p 6080:6080 --name=meu_arch --privileged=true -v /etc/localtime:/etc/localtime:ro -e WEBPAGE_TITLE=arch -e VNC_PASSWORD=senharch123 binhex/arch-krusader
# Linux/MacOS
docker run --rm -d --network host --name=meu_arch --privileged=true -v /etc/localtime:/etc/localtime:ro -e WEBPAGE_TITLE=arch -e VNC_PASSWORD=senharch123 binhex/arch-krusader

Aí pra acessar o servidor VNC via Web:
http://<host ip>:<host port>/vnc.html?resize=remote&host=<host ip>&port=<host port>&&autoconnect=1
Exemplo:
http://192.168.1.10:6080/vnc.html?resize=remote&host=192.168.1.10&port=6080&&autoconnect=1

Caso você configure algo errado e queira começar do zero, só fazer:
Bash:
docker container rm meu_arch

E re-rodar o comando inicial.
put* m**** vou atras disso para estudar mais docker junto.
Obrigado!
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Meu sonho manjar de docker. Fiz um servidor aqui em casa para alguns serviços e nossa, não entra na minha cabeça esse esquema de container, quando um serviço precisa conversar com outro, putz, piorou, mas é show demais essa solução, pelo pouco que entendo dela kkkk.
 

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524
Meu sonho manjar de docker. Fiz um servidor aqui em casa para alguns serviços e nossa, não entra na minha cabeça esse esquema de container, quando um serviço precisa conversar com outro, putz, piorou, mas é show demais essa solução, pelo pouco que entendo dela kkkk.

mas aí é com outra ferramenta, o docker-compose no caso. Sempre que você for interligar containers você precisa usar redes virtualizadas.
O que graças a estrutura do Docker tem toda uma documentação de como devem ser inicializadas. É de longe o aspecto mais complexo de lidar com Dockers e Kubernetes na minha opinião (redes no geral).
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.038
Reações
172.307
Pontos
1.714
VKD3D-Proton 2.0 Released With More Direct3D 12 Games Now Running On Vulkan

VKD3D-Proton as the Valve-backed fork of Wine's VKD3D for mapping the Direct3D 12 API atop Vulkan is now supporting more features with today's v2.0 release and thus handling more Windows games running on Linux with Steam Play.

VKD3D-Proton 2.0 was tagged today now that it supports Direct3D 12 Feature Level 12.0 and Shader Model 6.0 DXIL.

D3D12 games now expected to be working atop VKD3D-Proton include Control, Death Stranding, Devil May Cry 5, Ghostrunner, Horizon Zero Dawn, Metro Exodus, Monster Hunter World, Resident Evil 2, and Resident Evil 3.

VKD3D-Proton 2.0 is available via its GitHub repository while a Proton update for Steam Play will presumably be coming in short order for getting this update out to Linux gamers on Steam.


VKD3D-Proton tá evoluindo mais rápido do que o Proton DX11. Excelente prospecto para a next-gen.
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.246
Reações
4.714
Pontos
703
Na semana passada me deu a louca e consegui, depois de um certo sufoco e mil pesquisas, instalar Ubuntu usando o " falecido" WUBI (Windows Ubuntu Installer), ou seja, Linux como um programa do Windows.

Acabei instalando o Ubuntu 20.04. Passei por alguns sufocos para fazer funcionar em UEFI, depois com os drivers da Nvidia, mas agora parece estar tudo funcionando. Tudo isso porque eu queria testar games em Linux, e preciso dizer que fiquei positivamente surpreso com o resultado. Tirando a ultima versao do Pronton que nao funciona de forma alguma (5.13-1).

Nao tenho certeza se o Ubuntu e a melhor opcao para gaming, mas so far so good!
 

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524
VKD3D-Proton 2.0 Released With More Direct3D 12 Games Now Running On Vulkan

VKD3D-Proton as the Valve-backed fork of Wine's VKD3D for mapping the Direct3D 12 API atop Vulkan is now supporting more features with today's v2.0 release and thus handling more Windows games running on Linux with Steam Play.

VKD3D-Proton 2.0 was tagged today now that it supports Direct3D 12 Feature Level 12.0 and Shader Model 6.0 DXIL.

D3D12 games now expected to be working atop VKD3D-Proton include Control, Death Stranding, Devil May Cry 5, Ghostrunner, Horizon Zero Dawn, Metro Exodus, Monster Hunter World, Resident Evil 2, and Resident Evil 3.

VKD3D-Proton 2.0 is available via its GitHub repository while a Proton update for Steam Play will presumably be coming in short order for getting this update out to Linux gamers on Steam.


Acho muito foda o trabalho que eles estão fazendo, um dia eu largo o meu passthrough pra usar nativo.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.461
Pontos
2.009
Meu bluetooth funciona quando quer :klolwtf

Simplesmente parou de funcionar após o update de alguns pacotes. Acho que essa ultima versão do firmware linux do kernel 5.4 zuou alguma coisa.

To no kde neon.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Milagres de um Android degoogled. To fazendo um detox digital e de google na minha vida e parti pro lineageOS com microG tem uns dias, que diferença amigos. Sem aquele bloat e botnet toda do google parece um celular novo, ta fazendo quase 8 horas de tela e é de 2017 esse modelo, bateria nunca foi trocada. Com gapps fazia umas quase 5 horas sofridas. To tentando ir full FOSS, mas whatsapp, spotify e uber não consegui substituir, infelizmente. Sorte que com microG eles funcionam sem problemas, só alguns bugs no mapa pelo uber mas da pra usar.

O engraçado é que o Grafeno OS só roda no Pixel, eu até queria pegar um Pixel usado pra instalar.
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Milagres de um Android degoogled. To fazendo um detox digital e de google na minha vida e parti pro lineageOS com microG tem uns dias, que diferença amigos. Sem aquele bloat e botnet toda do google parece um celular novo, ta fazendo quase 8 horas de tela e é de 2017 esse modelo, bateria nunca foi trocada. Com gapps fazia umas quase 5 horas sofridas. To tentando ir full FOSS, mas whatsapp, spotify e uber não consegui substituir, infelizmente. Sorte que com microG eles funcionam sem problemas, só alguns bugs no mapa pelo uber mas da pra usar.
c***lho, tem algum lugar onde dá pra seguir algum tutorial? Queria fazer isso no meu Mi 9, me livrar da Xiaomi me vigiando.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.461
Pontos
2.009

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Não tenho a menor condição de usar mi.ui, bloated demais. Eu comprei um Mi 9T (que por alguma razão já veio com o bootloader desbloqueado) e mandei a HavocOS. Bem melhor :3
 

Fantasma Mágico

Veterano
Mensagens
329
Reações
681
Pontos
128
Milagres de um Android degoogled. To fazendo um detox digital e de google na minha vida e parti pro lineageOS com microG tem uns dias, que diferença amigos. Sem aquele bloat e botnet toda do google parece um celular novo, ta fazendo quase 8 horas de tela e é de 2017 esse modelo, bateria nunca foi trocada. Com gapps fazia umas quase 5 horas sofridas. To tentando ir full FOSS, mas whatsapp, spotify e uber não consegui substituir, infelizmente. Sorte que com microG eles funcionam sem problemas, só alguns bugs no mapa pelo uber mas da pra usar.

Aqui também, fiz isso faz um tempinho e não me arrependo de nada. F-Droid segura bem, tem tudo o que preciso por lá, com exceção do zap zap. Ademais, o que você disse é verdade bateria dura mais, fora toda a remoção de bloatwares. Custom rom é bom demais, já não consigo mais usar Android que não seja uma custom.
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.246
Reações
4.714
Pontos
703
Alguem sabe como resolver o problema no Steam dos jogos nao rodarem se voce esta usando a steam library em uma particao NTFS? Ja tentei montar o disco de todas maneiras diferentes que eu achei na internet e nenhuma parece funcionar, e eu nao gostaria de formatar a particao em ext4, pois eu ainda tenho meu windows instalado (e gostaria de simplesmente compartilhar a biblioteca).
 

drm

Bam-bam-bam
Mensagens
434
Reações
946
Pontos
419
Alguem sabe como resolver o problema no Steam dos jogos nao rodarem se voce esta usando a steam library em uma particao NTFS? Ja tentei montar o disco de todas maneiras diferentes que eu achei na internet e nenhuma parece funcionar, e eu nao gostaria de formatar a particao em ext4, pois eu ainda tenho meu windows instalado (e gostaria de simplesmente compartilhar a biblioteca).
Ele não identifica mesmo se utilizar o NTFS-3G? Acho que hoje ele é o pacote padrão pra lidar com partições NTFS, mas há um tempo eu tive que instalar manualmente.
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.246
Reações
4.714
Pontos
703
Ele não identifica mesmo se utilizar o NTFS-3G? Acho que hoje ele é o pacote padrão pra lidar com partições NTFS, mas há um tempo eu tive que instalar manualmente.
Ele identifica, mas o problema e que ele tenta iniciar o jogo e para logo de cara. Ele inicia e para, do nada. Montei a particao NTFS seguindo os guias da propria valve e mesmo assim n~ao funciona.
 

rodrigog88

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
14.016
Reações
2.537
Pontos
524

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.461
Pontos
2.009
Alguém já fez a troca da placa de video da Amd pela Nividia na mesma instalação ? Qual é o processo?

Eu substitui a placa mas o sistema não dá boot. A tela fica congelada com artefato. Até achei que era da vga mas vi uns vídeos no YouTube que era preciso remover o driver amd e iniciar em safe mode (isso no Windows).

Queria saber como funciona no Linux. Espero que minha vga não esteja mesmo bichada.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.461
Pontos
2.009
Mesma coisa, vai ter que remover o driver da AMD primeiro.
Valeu bro! Mas enfrentei tantos problemas que preferi instalar tudo do zero.

Agora estou com um problema pra customizar o kde.

Toda vez que aplico um tema os ícones dos aplicativos quebram. Também a imagem do usuário parece que não salva.


Qual a melhor forma de instalar os drivers da nvidia ? Instalei pelo ppa mas as vezes a tela apaga e volta. Isso é driver né ?

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.461
Pontos
2.009
Ah, vc usa KDE...

Eu não uso KDE justamente porque ele é bugado com Nvidia. Quando testei, as barras de títulos e fontes ficaram minúsculas. As vezes dava algum bug de uma janela ficar congelada em uma parte da tela mesmo movendo ela.

Por padrão, as distros Ubuntu possuem drivers Nvidia embutidos. O PPA serve para pegar os drivers mais recentes.

Valeu bro! Me alertei que estava instalando uma versão mais bleeding Edge. Vamos ver se a do repositório vai de boa.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.038
Reações
172.307
Pontos
1.714
Eu não uso KDE justamente porque ele é bugado com Nvidia. Quando testei, as barras de títulos e fontes ficaram minúsculas. As vezes dava algum bug de uma janela ficar congelada em uma parte da tela mesmo movendo ela.

Por isso eu uso OpenSUSE porque como o KDE é a DE principal dele, os caras dão aquela garibada marota pra tudo ficar de boas!


Tive problemas do tipo no Fedora e no Kubuntu. No Manjaro eu já não tive, só para constar.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.461
Pontos
2.009
Instalei tudo bonitinho aqui. O Steam deu rolo pra iniciar porque pediu duas libs i386 que não tinham no repositorio oficial (só no bleeding edge que eu tava usando).

No fim das contas instalei dois pacotes de drivers do repo da distro e outros dois pacotes i386 do outro repo. O resto foi de boa.

Onde eu mudo o local da instalação dos jogos ? Ainda não baixei nada.

Mas o upgrade de vga e monitor deixou o visual lindão em tudo aqui. E aquele pisca intermitente parou de ocorrer.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Alguém já fez a troca da placa de video da Amd pela Nividia na mesma instalação ? Qual é o processo?

Eu substitui a placa mas o sistema não dá boot. A tela fica congelada com artefato. Até achei que era da vga mas vi uns vídeos no YouTube que era preciso remover o driver amd e iniciar em safe mode (isso no Windows).

Queria saber como funciona no Linux. Espero que minha vga não esteja mesmo bichada.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
No Windows tem que remover o driver com DDU. Acho que no Linux precisa fazer nada, os drivers da AMD e Intel são abertos e inclusos no kernel, quando colocar a placa da nvidia só vai ter que instalar o driver da Nvidia pq vai rodar com aquele aberto que é um lixo, só presta pra dar vídeo.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.461
Pontos
2.009
Steam > Configurações > Downloads > Pastas de Biblioteca.

Então, quando eu coloco qualquer programa pra usar um caminho neste segundo HD eu tenho problemas de permissão. Eu nunca usei um segundo HD para aplicações depois que o sistema está instalado.

Até pensei em instalar minha home nele mas já tinha coisas nesse HD. Meus arquivos eu consigo colocar de boa, mas as aplicações não tem permissão pra rodar lá.
 
Topo Fundo