O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.499
Reações
42.947
Pontos
1.453
desabilitei o vulkan do lutris, o jogo abriu, mas ta todo bugado

aM2RFC6.png
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.499
Reações
42.947
Pontos
1.453
uma duvida....
da pra instalar jogos piratas do windows no linux? usando o lutris?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
uma duvida....
da pra instalar jogos piratas do windows no linux? usando o lutris?
Não sou de jogar no PC mas deve ser possível sim, só não sei exatamente como.

Pra se ter idéia só tenho 1 jogo no PC, que é o F1 Challenge com mods de 1984 até 1995.....
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
uma duvida....
da pra instalar jogos piratas do windows no linux? usando o lutris?
É possível sim, mas o Ronaldo precisa ser compatível com Wine
Provavelmente vai precisar fazer a instalação pelo Windows porque a última vez que tentei o instalador da garota não funcionou

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.499
Reações
42.947
Pontos
1.453
alguem sabe como instala o dx12 no wine do playonlinux?
to querendo testar um jogo que precisa do dx12, mas só consigo instalar até dx11

frotCmP.png
 


deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
alguem sabe como instala o dx12 no wine do playonlinux?
to querendo testar um jogo que precisa do dx12, mas só consigo instalar até dx11

frotCmP.png

Melhor forma de rodar games dx12 é usando o vulkan que é fácil de habilitar dentro do Lutris
Só digo que games com anti cheat são praticamente impossíveis de jogar

200055
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.499
Reações
42.947
Pontos
1.453
Melhor forma de rodar games dx12 é usando o vulkan que é fácil de habilitar dentro do Lutris
Só digo que games com anti cheat são praticamente impossíveis de jogar

Visualizar anexo 200055

obrigado pelas dicas, mas acho que vou voltar para o windows mesmo, notei que agora não consigo gravar ou deletar datos da minha hd dados, estranho que a pouco tempo atrás estava funcionando normalmente, não faço a minima ideia de como fazer ela voltar a funcionar
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
uma duvida....
da pra instalar jogos piratas do windows no linux? usando o lutris?
É sim, tranquilo, só não dá pra rodar o instalador da garota malhada que estoura alguns componentes do Wine, mas DODI, Masquerade e ElAmigos vai suave. Ao invés de apontar para o exe do jogo, aponta para o instalador, ele vai instalar, você aplica o crack (copy e cola) depois vc muda as configurações do jogo pra apontar pro crack. Pronto, vai rodar tranquilo!
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.896
Pontos
1.109
obrigado pelas dicas, mas acho que vou voltar para o windows mesmo, notei que agora não consigo gravar ou deletar datos da minha hd dados, estranho que a pouco tempo atrás estava funcionando normalmente, não faço a minima ideia de como fazer ela voltar a funcionar
Também recomendo outra distro igual o colega falou. Pra quem quer jogar no Linux o ideal é algo baseado no Ubuntu como o Linux Mint, por exemplo.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Fiz uns testes aqui, e a versão 21.04 do Pop OS está muito fluida, os caras fizeram um trabalho excelente.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.851
Reações
14.401
Pontos
1.013
Pessoal, eu quero adicionar um número pelo meu WhatsAPP web mas no Chrome do Linux não rola. Segue os erros:
01-xdg-open-1.png


No Firefox funciona sem problemas mas quero corrigir esse problema no Chrome. Antes quando eu queria abrir um link magnético no Chrome, ele abria o VSCode. Resolvi isso usando um editor de Mime, mas no caso do WhatsAPP eu não sei qual é...

Já tentei vários tutoriais e nada:
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Pessoal, eu quero adicionar um número pelo meu WhatsAPP web mas no Chrome do Linux não rola. Segue os erros:

No Firefox funciona sem problemas mas quero corrigir esse problema no Chrome. Antes quando eu queria abrir um link magnético no Chrome, ele abria o VSCode. Resolvi isso usando um editor de Mime, mas no caso do WhatsAPP eu não sei qual é...

Já tentei vários tutoriais e nada:
Edita as imagens pois o número de telefone está aparecendo claramente na caixa "Falha ao abrir o URL".

Sobre o erro pode ser a versão do Chrome?
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.851
Reações
14.401
Pontos
1.013
Você já está logado no Whatsapp web no chrome?

Tipo, abre web.whatsapp.com e logue na sua conta. Pelo o que eu vi, você pegou um link de conversa em algum lugar e está tentando abrir, certo?

O padrão correto da url é: whatsapp://send/?phone=&text&source&data
A conta já está logada cara. Eu não consigo é entrar no número que eu quero abrir.

Resolvi dessa maneira. Eu colei o link em um chat que eu converso e entrei nele. Só assim vai.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.851
Reações
14.401
Pontos
1.013
Estranho, eu acho que o link do número que você está tentando abrir está incorreto. Essa url que postei acima, se você jogar ela na barra de endereços, ela vai abrir o whatsapp na tela inicial.

É erro do link mesmo. O site que me oferece esse número manda o link da maneira errada mesmo. Mas no Firefox abre normalmente.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Como vocês fazem para abrir esses link no WhatsApp WEB? O site desses links sempre me retorna: "Parece que você não tem nenhum WhatsApp Web instalado, instale."
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
NVIDIA lança mais projetos do GameWorks como código aberto com suporte para Linux

Parece que a NVIDIA pode estar sentindo a pressão dos esforços do GPUOpen da AMD com a NVIDIA agora publicando mais projetos do GameWorks como código-fonte aberto para Linux e Windows.

À medida que mais anúncios da NVIDIA saem hoje para a semana da Game Developers Conference, vários novos projetos do GameWorks são lançados como código-fonte aberto. Além de fazer o NVIDIA RTX funcionar no Arm , o DLSS SDK para Linux e a versão estável do driver NVIDIA 470 para usuários do Linux, existem vários novos projetos GameWorks de código aberto.

NVRHI é a interface de hardware de renderização NVIDIA como uma camada de abstração comum sobre Direct3D e Vulkan. NVRHI fornece várias abstrações de API de gráficos em torno do rastreamento de uso de recursos, uso de validação e outros esforços para ajudar na portabilidade entre APIs de gráficos.

Donut é uma estrutura de renderização em tempo real usada pela NVIDIA na prototipagem de renderizadores e exemplos de código. O Donut é compatível com Windows e Linux e também possui vários exemplos de renderização de gráficos por meio de um repositório separado.

RTXMU é um projeto de código aberto que é o utilitário de memória RTX. O RTXMU facilita o emprego de compactação e subalocação de buffers de estrutura de aceleração com o objetivo de reduzir a pegada de vRAM.

Esses novos projetos de código aberto NVIDIA GameWorks estão disponíveis sob uma licença MIT. É ótimo ver mais código-fonte aberto da NVIDIA / GameWorks - seus outros projetos podem ser encontrados no GitHub.


NVIDIA lança 470.57.02 Linux Driver, DLSS SDK adiciona suporte oficial para Linux

Além de mostrar o suporte NVIDIA RTX no Arm, a NVIDIA também usou este primeiro dia da semana GDC para lançar seu driver Linux estável 470.57.02, bem como o suporte DLSS SDK oficial para Linux.

O driver NVIDIA 470.57.02 Linux é lançado hoje como a primeira versão estável da série de drivers NVIDIA 470. Isso leva adiante as mudanças beta anteriores em torno da aceleração XWayland, novas extensões Vulkan e inúmeras outras melhorias.

NVIDIA também anunciou hoje o suporte oficial do Deep Learning Super Sampling (DLSS) para Linux. Isso é em torno do suporte NVIDIA DLSS para jogos Linux nativos, enquanto no mês passado a empresa introduziu o suporte DLSS inicial para Proton que continua a ser melhorado - particularmente ainda esperando o suporte D3D12 DLSS neste outono.


Bom demais! Fico muito contente com o avanço da NVIDIA no suporte ao pinguim.
 

Andrew Christin

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
42
Pontos
178
Estou com um problema, tenho dual boot com Windows 10 e o Ubuntu ambos instalados em um ssd e um hd dividido em três partições para arquivos. No Windows eu consigo acessar as três partições do hd, mas no Ubuntu eu só consigo ter acesso a uma delas, me ajudem ai que eu sou noob no linux.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Estou com um problema, tenho dual boot com Windows 10 e o Ubuntu ambos instalados em um ssd e um hd dividido em três partições para arquivos. No Windows eu consigo acessar as três partições do hd, mas no Ubuntu eu só consigo ter acesso a uma delas, me ajudem ai que eu sou noob no linux.

Instala o ntfs-3g, o suporte ao ntfs não está incluso no kernel linux, por enquanto, provavelmente vc precisa desta aplicação para acessar as partições
 

Andrew Christin

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
42
Pontos
178
Instala o ntfs-3g, o suporte ao ntfs não está incluso no kernel linux, por enquanto, provavelmente vc precisa desta aplicação para acessar as partições
Digitei o comando de instalação no terminal e diz que já esta instalado e na versão mais recente
200968
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Digitei o comando de instalação no terminal e diz que já esta instalado e na versão mais recente
Cara, quando eu usei dual boot eu tive um problema parecido... Lembro que era algo sobre o Windows 10 não desligar totalmente, e isso impedia de montar pelo Linux. Tive que dar um comandinho no cmd pra desabilitar isso na época.
Dei uma rápida googlada aqui: https://itsfoss.com/solve-ntfs-mount-problem-ubuntu-windows-8-dual-boot/
Acho isso já deve te guiar.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Instala o ntfs-3g, o suporte ao ntfs não está incluso no kernel linux, por enquanto, provavelmente vc precisa desta aplicação para acessar as partições
Digitei o comando de instalação no terminal e diz que já esta instalado e na versão mais recente
Visualizar anexo 200968
O NTFS-3G já vem por padrão nas distribuições mais populares faz bastante tempo já, não embutido no kernel mas sempre vem instalado como um pacote normal, na maioria delas.

Provavelmente o que acontece aí é algo que aconteceu essa semana (ou semana passada) com outro user aqui mesmo nesse tópico.

É o Fastboot do Windows bloqueando a unidade em NTFS.

O Fastboot bloqueia o acesso para escrita quando se acessa a unidade pelo Linux

Para resolver é só desativar o fastboot no Windows e depois usar normalmente a unidade tanto no Windows quanto no Linux.

Como desativar o fastboot:

Em Opções de Energia, vá em "Escolher a função dos botões de energia":

199881



Na janela seguinte clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e depois desmarque a caixa "Ligar inicialização rápida":

199882



Confirme as alterações e desligue o PC.

Quando o PC for ligado novamente o fastboot (inicialização rápida) não estará mais ativo e assim será possível acessar o HD NTFS sem problemas no Linux.
 

Andrew Christin

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
42
Pontos
178
O NTFS-3G já vem por padrão nas distribuições mais populares faz bastante tempo já, não embutido no kernel mas sempre vem instalado como um pacote normal, na maioria delas.

Provavelmente o que acontece aí é algo que aconteceu essa semana (ou semana passada) com outro user aqui mesmo nesse tópico.

É o Fastboot do Windows bloqueando a unidade em NTFS.

O Fastboot bloqueia o acesso para escrita quando se acessa a unidade pelo Linux

Para resolver é só desativar o fastboot no Windows e depois usar normalmente a unidade tanto no Windows quanto no Linux.

Como desativar o fastboot:

Em Opções de Energia, vá em "Escolher a função dos botões de energia":

199881



Na janela seguinte clique em "Alterar configurações não disponíveis no momento" e depois desmarque a caixa "Ligar inicialização rápida":

199882



Confirme as alterações e desligue o PC.

Quando o PC for ligado novamente o fastboot (inicialização rápida) não estará mais ativo e assim será possível acessar o HD NTFS sem problemas no Linux.
Eu já tinha desativado o fast boot e a hibernaçao quando percebi que o windows estaca consumindo escrvendo muito e consumindo o TBW do SSD, agora desativei a opção na bios e problema persiste.

Ilustração do problema

Windows 10
200985

Ubuntu
200986
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Veja se tem o Gerenciador de Discos instalado e abra, pra ver se pelo gerenciador o sistema detecta a Unidade Arquivos 3.

O nome pode ser só Discos no menu no Ubuntu:

1DMJB.png


Pelo terminal o comando como sudo acho que é: gnome-disk-utility
 

Andrew Christin

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
42
Pontos
178
Pelo visto o sistema esta reconhecendo como se as três partições fosse só uma
200997
o loko é que quando eu abro ela no gerenciador de arquivos é como seu tivesse acessando só uma.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Pelo visto o sistema esta reconhecendo como se as três partições fosse só uma
Visualizar anexo 200997
o loko é que quando eu abro ela no gerenciador de arquivos é como seu tivesse acessando só uma.
Como foram criadas as partições nesse disco?

O Ubuntu está reconhecendo como uma unidade de disco dinâmico (LDM).

Gerenciadr de discos no Windows 10
Visualizar anexo 201000
As partiçoes estão formatadas como dinamicas, será esse o problema ?
Acho que esse é o problema.

As partições estão como dinâmicas.

Nunca mexi com partições dinâmicas, então não vou poder ajudar muito mas com certeza a causa do problema está aí.

Aqui tem uma dica como montar essas partições no Linux, mas como disse faça por sua conta e risco pois eu não tenho experiência nenhuma com partições dinâmicas:

Basicamente tem que fazer isso:
Seems this questioned might be answered, but I thought I'd offer how I did this for my LDM disk.

You can use ldmtools to handle Microsoft dynamic disks. read more about ldmtools here:
https://manpages.ubuntu.com/manpages/trusty/man1/ldmtool.1.html

sudo apt-get install ldmtool

find the uuid of your dynamic disk, you can do this with sudo blkid

Then mount the disk with ldmtool create volume <uuid> <volume-name>

Fill the angle brackets with the uuid from blkid and choose a volume name, obviously don't include the angle brackets with the command.

Then are many ways to integrate that command to get the disks to mount on start up. There are many other posts regarding this.


Agora a questão é: Por que raios o Windows criou essas partições como dinâmicas? Será que foi vacilo seu na hora de criar as unidades ou o Windows fez no automático como dinâmica durante o particionamento?
 

Andrew Christin

Supra-sumo
Mensagens
46
Reações
42
Pontos
178
Como foram criadas as partições nesse disco?

O Ubuntu está reconhecendo como uma unidade de disco dinâmico (LDM).


Acho que esse é o problema.

As partições estão como dinâmicas.

Nunca mexi com partições dinâmicas, então não vou poder ajudar muito mas com certeza a causa do problema está aí.

Aqui tem uma dica como montar essas partições no Linux, mas como disse faça por sua conta e risco pois eu não tenho experiência nenhuma com partições dinâmicas:

Basicamente tem que fazer isso:
Seems this questioned might be answered, but I thought I'd offer how I did this for my LDM disk.

You can use ldmtools to handle Microsoft dynamic disks. read more about ldmtools here:
https://manpages.ubuntu.com/manpages/trusty/man1/ldmtool.1.html

sudo apt-get install ldmtool

find the uuid of your dynamic disk, you can do this with sudo blkid

Then mount the disk with ldmtool create volume <uuid> <volume-name>

Fill the angle brackets with the uuid from blkid and choose a volume name, obviously don't include the angle brackets with the command.

Then are many ways to integrate that command to get the disks to mount on start up. There are many other posts regarding this.


Agora a questão é: Por que raios o Windows criou essas partições como dinâmicas? Será que foi vacilo seu na hora de criar as unidades ou o Windows fez no automático como dinâmica durante o particionamento?
Obrigado pela atenção e ajuda, eu acho que vou criar um backup e fazer uma formatação limpa do hd.
 
Topo Fundo