O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Realmente, algo que a Suse faz, você tem o Leap, que é um LTS e o Tumbleweed, que é rolling release.

Inclusive é a distro que eu uso no meu dia-a-dia.

Tô querendo me aventurar no Manjaro/Arch mas devo usar outro SSD de 128GB que tenho vadiando aqui :klolz

Tá demorando para ter um Linux Tech Tips hosteado pelo Antony :klol



Vídeos do LTT com o Anthony são vídeos de cultura :kkong
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
não sei vcs, mas vejo mais gente com problemas no manjaro do q no arch. pode ser tbm pelo fato dos usuários do arch serem mais avançados, aí conseguem resolver um possível problema.

enfim, faz um tempinho q tenho o arch aqui e zero dor de cabeça. no maximo um programa ou outro q acaba quebrando, mas aí é só fazer downgrade. o pacman é excelente, mto tranquilo de fazer por ele.

also, aur é uma delicinha a parte. qqlr coisa q preciso tem lá.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Manjaro é uma distro muito amadora, parece que eles não cuidam exatamente da distro como fazem as outras.
Eles basicamente pegam o Arch, alguns programas, algumas DE, esperam 2 semanas para ver se ninguém reclama das atualizações do Arch e soltam os updates. Aí, como nem tudo atualiza ao mesmo tempo (updates parciais), a chance de quebrar é muito grande.
Também tive experiências ruins com o Manjaro.

Tô querendo voltar fulltime pro Linux, mas ainda estou pensando na distro. Queria muito o ElementaryOS 6, mas tá muito enrolado pra sair, então fico entre o Fedora e o PoP_OS.
Arch não rola por conta da minha GPU ser Nvidia, muito fácil de quebrar a distro por conta dos updates. Quem sabe no futuro, quando pegar uma GPU AMD.

Como não jogo mais no PC....na verdade não to jogando em lugar algum atualmente.....todos os servidores da empresa agora estão em nuvem, podem ser acessador via rdp....uso pacote office para coisas simples....nada exagerado.....estava pensando seriamente em migrar para o POP OS nessa versão nova....usei ele em demo...e achei o sistema bem fluido.....
 

Crystal

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.825
Reações
28.450
Pontos
1.179
Como não jogo mais no PC....na verdade não to jogando em lugar algum atualmente.....todos os servidores da empresa agora estão em nuvem, podem ser acessador via rdp....uso pacote office para coisas simples....nada exagerado.....estava pensando seriamente em migrar para o POP OS nessa versão nova....usei ele em demo...e achei o sistema bem fluido.....
Estou usando pop os faz aí uns 4 meses.
Para trabalhar, tá ótimo, até jogo algumas coisas.
 


Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Tem, o PoP é o Ubuntu feito do jeito certo.

Ele até é mais atualizado, porque a System76 vende notebooks com ele, então ele é mais bem pensado, tem gerenciador de energia, drivers embutidos, os apps são constantemente atualizados, ele é quase um rolling release.

E também já vem com muito software embutido na loja deles, então você não precisa apelar muito para PPAs.

A loja então do Pop OS é muito....mas muito melhor que a Gnome Software
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
No geral, o trabalho que System76 vem fazendo com o PopOS é muito bom!
Principalmente para quem precisa de uma solução out of box para driver nvidia.

No entanto, fica engraçado ver vcs criticando o Ubuntu, quando na verdade o trabalho da System76 é completamente dependente do trabalho da Canonical.
Do mesmo modo, a excelente loja do PopOS é dependente do trabalho do pessoal a frente do Elementary.

Quanto ao último PopOS, tá uma gambiarra sem fim aquele limbo entre Gnome 3.x e Gnome 4.x
Conseguiram fazer algo mais redundante que aquele Gnome do Manjaro.
Eu mesmo vou pular essa péssima atualização até que tenham feito algo decente.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.188
Reações
11.842
Pontos
503
O cosmic pra mim é o desktop definitivo, até que enfim uma distro conseguiu fazer eu ficar sossegado, se esse batente continuar vou ficar a vida toda no Pop.
 

waiardo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
924
Reações
1.123
Pontos
843
Pessoal, recomendam algum widget para monitoramento de uso de processador, ram e temperatura? Estou no Ubuntu 20.04.
 

Rodrigo Rodfer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.296
Reações
766
Pontos
824
Sofrendo com um note Lenovo S145 Intel 10 geração….no Pop Os as teclas de funções nenhuma funcionam….trackpad não funciona….
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
PopOS pode virar rolling release


Se manter uma versão LTS por mim ok, não curto muito rolling.

O cosmic pra mim é o desktop definitivo, até que enfim uma distro conseguiu fazer eu ficar sossegado, se esse batente continuar vou ficar a vida toda no Pop.

Concordo, hoje em dia o Pop e o Elementary são as mais polidas.

Sofrendo com um note Lenovo S145 Intel 10 geração….no Pop Os as teclas de funções nenhuma funcionam….trackpad não funciona….

Que bizarro, geralmente Pop é plug and play com tudo. Só nele acontece isso?
 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Manjaro é uma distro muito amadora, parece que eles não cuidam exatamente da distro como fazem as outras.
Eles basicamente pegam o Arch, alguns programas, algumas DE, esperam 2 semanas para ver se ninguém reclama das atualizações do Arch e soltam os updates. Aí, como nem tudo atualiza ao mesmo tempo (updates parciais), a chance de quebrar é muito grande.
Também tive experiências ruins com o Manjaro.

Tô querendo voltar fulltime pro Linux, mas ainda estou pensando na distro. Queria muito o ElementaryOS 6, mas tá muito enrolado pra sair, então fico entre o Fedora e o PoP_OS.
Arch não rola por conta da minha GPU ser Nvidia, muito fácil de quebrar a distro por conta dos updates. Quem sabe no futuro, quando pegar uma GPU AMD.
Até algum tempo atrás manjaro apagava o bashrc dos usuários a cada atualização.

Quanto ao Arch com nvidia, usa o kernel lts que as atualizações são mais espaçadas, principalmente as que introduzem novas funcionalidades.

Depois que se acostuma com o AUR fica difícil querer outra coisa.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.065
Reações
79.902
Pontos
1.559
Feras, por gentileza, me ajudem que não quero abrir um tópico só pra isso. E já temos 115 páginas no tópico.

Qual é o melhor linux para o notebook da minha mãe? Ela só quer ver os vídeos do Youtube, abrir o Facebook e os sites de lojas de roupas dela.

Marca: HP
Modelo: Pavilion DV6
Processador: AMD A4-3005
Frequência de Processamento (clock): 1.90GHz
Memória RAM: 4GB
 
Ultima Edição:

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Feras, por gentileza, me ajudem que não quero abrir um tópico só pra isso. E já tempos 115 páginas no tópico.

Qual é o melhor linux para o notebook da minha mãe? Ela só quer ver os vídeos do Youtube, abrir o Facebook e os sites de lojas de roupas dela.
O próximo Elementary
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.302
Pontos
1.714
Feras, por gentileza, me ajudem que não quero abrir um tópico só pra isso. E já tempos 115 páginas no tópico.

Qual é o melhor linux para o notebook da minha mãe? Ela só quer ver os vídeos do Youtube, abrir o Facebook e os sites de lojas de roupas dela.

Marca: HP
Modelo: Pavilion DV6
Processador: AMD A4-3005
Frequência de Processamento (clock): 1.90GHz
Memória RAM: 4GB

794.jpg


:obrigue

Linux Mint XFCE


Voto com o relator. Mint XFCE vai cair como uma luva para a sua nobre mãe, @New_Wave :kjoinha
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Tá aí o motivo do cara sair: Snaps.

Ele tentou arrumar os problemas envolvendo os Snaps, mas foi sumariamente ignorado pelo CTO, então ele largou a Canonical.




Canonical é o Google do mundo Linux, falhou com o Unity 8, com o Ubuntu Phone, com o Mir (concorrente do Wayland) e os Snaps só não viram passado porque eles estão empurrando pela goela.

Como bom usuário de Arch Linux desprezo os dois, me dê o código fonte em tar ou o git pra clonar.

Linux Mint XFCE

Voto com o relator, Mint tem um bom sistema de atualizações automáticas, você vai precisar se preocupar pouco em manter o sistema.
 

Burraxaum

Bam-bam-bam
Mensagens
892
Reações
3.649
Pontos
333
Big Linux ainda existe? Usava ele em 2008, muito bom por sinal...

Já instalei o Slackware, mas não sabia configurar nada, troço esquisito..
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.065
Reações
79.902
Pontos
1.559
Para esse hardware não, 4 GB é o mínimo para rodar uma interface como a dele, o Gnome.

O Elementary é levinho tbm, mas ele é um pouco burocrático em algumas coisas.

A vantagem do Mint é ele já vir com bastante coisa pronta, muito fácil de manter e tem uma interfacezinha bem simples e óbvia para quem já usou Windows. Fora que é bem estável e usa uns 500~700 MB de RAM.

xfce.png
794.jpg


:obrigue




Voto com o relator. Mint XFCE vai cair como uma luva para a sua nobre mãe, @New_Wave :kjoinha
Voto com o relator, Mint tem um bom sistema de atualizações automáticas, você vai precisar se preocupar pouco em manter o sistema.

Muito obrigado, meus nobres. Vou meter a ficha aqui, trocar a pasta e instalar o abençoado sistema. :rox
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
bacana a ideia no luke de ensinar o pessoal self hostear vários serviços (site, email, etc)


depois vou dar uma olhada, quero fazer o meu server de email e de backup na nuvem.

also, como está o kde? queria dar uma brincada com ele, mas o meu pc é uma carroça, hardware bem fraco, embora o povo diz q o kde tá extremamente bem otimizado até para pcs ruins.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
bacana a ideia no luke de ensinar o pessoal self hostear vários serviços (site, email, etc)


depois vou dar uma olhada, quero fazer o meu server de email e de backup na nuvem.

also, como está o kde? queria dar uma brincada com ele, mas o meu pc é uma carroça, hardware bem fraco, embora o povo diz q o kde tá extremamente bem otimizado até para pcs ruins.
Eu tenho usado a última versão e está muito bom, cada vez mais estável

Agora estou usando sempre a sessão Wayland, forçando alguns poucos apps sem suporte a usar o Xwayland, com isso é zero Tearing

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Qual melhor versão para montar um Linux USB num Pendrive que será utilizado em diversas máquinas?
 

DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
Qualquer uma. Para ser algo mais completinho, talvez um Linux Mint XFCE ou um Xubuntu/Lubuntu.

Estas versões alternativas são produzidas pela própria Canonical ou por terceiros?

Vai depender do seu nível de conhecimento, qualquer distro linux você consegue instalar em um pendrive. Tenha pelo menos um de 16 GB.

Algum macete na instalação? Ele se adapta sem mais problemas em máquinas diferentes em que for inicializado?
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.632
Reações
12.351
Pontos
854
Instalei o Mint aqui hoje e fiz dualboot com o Win10.

Ficou coisa linda rodando no SSD, tava com saudades de usar o pinguim.

Qual parada a galera anda usando pra rodar jogos Win? Wine ainda é a melhor opção?
 
Topo Fundo