O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Com muitos crashes, pontos alternando entre Inglês e Português...

sim, ele não é 100% traduzido. se você escolher o português, terá momentos em que aparecerá textos em inglês justamente por conta da tradução parcial. tbm tive alguns crashes tanto com o lubuntu quanto com o xubuntu, que são as flavours oficiais mais leves do ubuntu.

faz o seguinte, vai de debian. me parece que vc está a procura da estabilidade, acredito que o debian seja uma das melhores distros neste quesito, é o ponto forte dele. no próprio site tem algumas imagens já com as DEs. para o seu caso iria com o LXDE por ser a mais leve.

 


DILSON80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.986
Reações
8.744
Pontos
353
sim, ele não é 100% traduzido. se você escolher o português, terá momentos em que aparecerá textos em inglês justamente por conta da tradução parcial. tbm tive alguns crashes tanto com o lubuntu quanto com o xubuntu, que são as flavours oficiais mais leves do ubuntu.

faz o seguinte, vai de debian. me parece que vc está a procura da estabilidade, acredito que o debian seja uma das melhores distros neste quesito, é o ponto forte dele. no próprio site tem algumas imagens já com as DEs. para o seu caso iria com o LXDE por ser a mais leve.


O Ubuntu é bem servido de programas e aplicações, mas com o Debian não tenho experiência. Programas de escritório, navegação etc. tem ampla compatibilidade?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.942
Reações
12.285
Pontos
753
O Ubuntu é bem servido de programas e aplicações, mas com o Debian não tenho experiência. Programas de escritório, navegação etc. tem ampla compatibilidade?
Debian é completo, o problema é que são versões de programas levemente antigas e algumas coisas não são tão automatizadas.

Eu iria de Mint mesmo.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.916
Pontos
1.559
@nando3d e Linuxers do tópico.

Me ajudem aqui.

Eu não sei se os sintomas para um Windows é o mesmo. Mas enfim, o problema: Instalei o Linux Mint como recomendaram no note da minha mãe. Lindo, maravilhoso.

Mas as vezes congela aqui o sistema. Tem dias que não, dias que sim.

É a memória?
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
O Ubuntu é bem servido de programas e aplicações, mas com o Debian não tenho experiência. Programas de escritório, navegação etc. tem ampla compatibilidade?

igual o BCoisa falou, para se ter estabilidade, o debian utiliza de programas mais antigos.

o debian é muito bem servido de programas também, acho que dá pra ficar tranquilo com isso.
 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.830
Reações
10.470
Pontos
1.069
Não sabia que dava para um "usuário comum" ter acesso a uma CPU Power9:




É o mais próximo que dá pra ter de um PC totalmente livre, sem blobs na bios e na CPU, tudo é open source. O interessante é que são 4 threads por núcleo, a CPU de 4 cores tem 16 threads. Rodar Gentoo nesse negócio deve ser uma coisa linda.

Pena que custa uma nota, em torno de $3 mil. Vou ter que espera o RISC-V mesmo.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.916
Pontos
1.559
Bom, qual versão do Mint você instalou?

Quais são as configurações do notebook? Tem GPU Nvidia?

O travamento ocorre em que momento (por exemplo, vendo vídeos)?

No terminal, o seguinte comando dá um panorama geral do sistema. Dá para ver por exemplo, qual a temperatura do sistema.

inxi -Fxxxrz

O Linux tende a manter tudo funcionando durante uma escassez de recursos e, em seguida, trava quando os recursos acabam. Se não houver nada óbvio no syslog (comando acima), examine os relatórios do Monitor do Sistema após uma inicialização limpa para ver como é o seu sistema de trabalho e, em seguida, verifique novamente se os aplicativos têm a chance de consumir memória. Você pode ver uma tendência.

Aplicativos defeituosos causam travamentos por não liberar memória.

Falhas podem ser o kernel do Linux não suportando novo hardware. No menu iniciar, tem um app de kernel, tente usar um mais novo. Acho que por padrão usa o 5.4.

Na questão de aquecimento, veja se a aceleração de hardware está ativada/desativada. Estando desativada, a CPU pode esquentar muito vendo um vídeo por exemplo, se as fans do notebook não derem conta (sujeira?).

No firefox é só ativar nas opções: https://www.edivaldobrito.com.br/como-desativar-ou-ativar-aceleracao-por-hardware-no-firefox/

No chrome tem uns passos a mais: https://www.edivaldobrito.com.br/como-ativar-aceleracao-por-hardware-chromechromium/
Vou ligar ele aqui, mandar os prints do note e mandar aqui.

Essa da aceleração por hardware no Firefox já desativei. Minha mãe gosta dele.

Fiz a limpa nele e troquei a pasta ressecada por uma de prata.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
povo, preciso dum help de vcs. achei que seria problema no systemdboot, mas nem fiz atualizações nesses ultimos dias. sei que as coisas n quebram espontaneamente. tava usando ele numa boa hj de manha.

seria alguma zika no ssd?


203736
 
Ultima Edição:

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Só queria saber como melhorar o som do linux...
Estou usando Ubuntu e o som é muito ruinzinho.

No Windows 10, tem Dolby e o som fica foda!
Pulseeffects, pra mim, não melhora praticamente nada.

Outra coisa que sinto falta, é ter alguma coisa que gerencie o brilho da tela na bateria e na tomada, como tem no windows ou melhor, ter algo como o true tone.

De resto, to bem satisfeito com o linux. Fazia um tempo que não usava. Sempre me queixava de tearing na imagem (quando se usa placa de vídeo dedicada), sistema instável e que quebrava fácil. Esses problemas, pelo menos, foram sanados.
 

FireFlower

Bam-bam-bam
Mensagens
730
Reações
1.601
Pontos
333
Só queria saber como melhorar o som do linux...
Estou usando Ubuntu e o som é muito ruinzinho.

No Windows 10, tem Dolby e o som fica foda!
Pulseeffects, pra mim, não melhora praticamente nada.

Outra coisa que sinto falta, é ter alguma coisa que gerencie o brilho da tela na bateria e na tomada, como tem no windows ou melhor, ter algo como o true tone.

De resto, to bem satisfeito com o linux. Fazia um tempo que não usava. Sempre me queixava de tearing na imagem (quando se usa placa de vídeo dedicada), sistema instável e que quebrava fácil. Esses problemas, pelo menos, foram sanados.

Não sei se te ajuda muito mas eu costumava fazer um ajuste no som nas minhas instalações novas editando (ou criando) o arquivo ~/.config/pulse/daemon.conf e mexendo nos valores default (pulseaudio --dump-conf). Acho que ficava melhor, mas podia ser só efeito psicológico também. Tem uns sites com recomendações de ajustes, eu usava esses:

resample-method = speex-float-10
default-sample-format = s24le
default-sample-rate = 48000
alternate-sample-rate = 44100

Também tinha um problema chato de ruído que só desaparecia desativando o power save na controladora de audio.
 
Ultima Edição:

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Não sei se te ajuda muito mas eu costumava fazer um ajuste no som nas minhas instalações novas editando (ou criando) o arquivo ~/.config/pulse/daemon.conf e mexendo nos valores default (pulseaudio --dump-conf). Acho que ficava melhor, mas podia ser só efeito psicológico também. Tem uns sites com recomendações de ajustes, eu usava esses:

resample-method = speex-float-10
default-sample-format = s24le
default-sample-rate = 48000
alternate-sample-rate = 44100

Também tinha um problema chato de ruído que só desaparecia desativando o power save na controladora de audio.
Testei aqui, mas não funcionou.
Obrigado de qualquer forma.
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Aproveitando o assunto... recentemente eu percebi que a captação do microfone no Linux (pelo menos na minha instalação atual do Manjaro) tá bem ruinzinha. Quero dizer, fica super sensível, dá pra ouvir estática e qualquer barulho ambiente. Utilizando o mesmo mic no meu desktop Windows eu não tenho esses problemas.
Uma das minhas suspeitas é de que o sistema estava usando o microfone integrado do notebook em vez de o mic pela porta P2, já que não aparecia pra selecionar. Eu meio que forcei isso alterando a source no Pulse, mas o problema persiste...
De qualquer forma, eu estou pra formatar. Depois de 4 anos com essa instalação do Manjaro vou pular pro Arco.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.916
Pontos
1.559

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.066
Reações
79.916
Pontos
1.559
Estranho, mesmo com 4GB deveria rodar numa boa.

Por isso que acho que não deve ser memória. Acho que vou dar aquela borrachada nele, jogar um álcool isopropílico/limpa contato (o que vier primeiro). E ver no que vai dar.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.038
Reações
47.467
Pontos
2.009
Era pra rodar de boa mesmo. Mas assim, nunca usei muito o XFCE, mas testei uma vez o Xubuntu e ele dava umas travadas estranhas, mesmo tendo uma máquina mais potente.

Se não der muito certo, dá-lhe distro hopping. As outras opções seria usar a versão MATE do Mint ou o Kubuntu, que é o Ubuntu com KDE. Apesar de não parecer, ele roda bem macio. Normalmente eu não recomendo porque acho o KDE meio bugado, mas é porque eu uso hardware Nvidia. Quando testei em Intel foi mais de boa, mas ainda se comportava estranho. Mas pelo o que vejo as pessoas comentando, o KDE vem melhorando bastante.

Até o Nick do canal Linux Experiment, que só usava ElementaryOS, migrou pro KDE. :klol
E agora veio o golpe da Valve com o Steam Deck também usando KDE.

Eu resistirei :obrigue
Quais bugs você tinha com o KDE e NVidia?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
quem aí tá no hype do novo SteamOS com base no archlinux?
Eu estou.
No entanto, o meu lado realista já está tomando o lugar da hype.
A verdade é que agora vamos ter noção do real estrago impacto que essa fragmentação do Linux que sempre foi confundida com liberdade.
É bem provável que tenhamos que usar um SteamOS como daily driver (que vai ser bem ruim) ou usar dualboot: uma daily driver + SteamOS só para jogos.
 

TheRedCarpet

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.914
Reações
1.356
Pontos
904
Senhores, acabei de instalar o Mint aqui num note velho do meu pai (velho mesmo) e ta bem OK, to postando dele inclusive! Ja consegui ate rodar o citrix web pra trabalhar e ta lindao! Agradeco ao @nando3d que indicou o Mint XFCE!!

Agora estou iniciando no mundo linux, se eu me adaptar talvez eu mude de sistema, vamos ver!

Agora preciso de ajuda... No Ubuntu eu consegui instalar o Chrome, ja nesse Mint nao rolou. Alguem sabe se tem como ou se da pra instalar o Chrome no Mint? NA vdd eu queria o Brave,mas tb nao funcionou... Alguem poderia dar um Hepl?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.188
Pontos
1.053
Senhores, acabei de instalar o Mint aqui num note velho do meu pai (velho mesmo) e ta bem OK, to postando dele inclusive! Ja consegui ate rodar o citrix web pra trabalhar e ta lindao! Agradeco ao @nando3d que indicou o Mint XFCE!!

Agora estou iniciando no mundo linux, se eu me adaptar talvez eu mude de sistema, vamos ver!

Agora preciso de ajuda... No Ubuntu eu consegui instalar o Chrome, ja nesse Mint nao rolou. Alguem sabe se tem como ou se da pra instalar o Chrome no Mint? NA vdd eu queria o Brave,mas tb nao funcionou... Alguem poderia dar um Hepl?
Dá pra instalae o Chrome sem problemas.

Eu uso inclusive.
 
Topo Fundo