O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Que bizarro isso do controle, eu uso um gamesir e funciona de buenas plug and play, lança um kernel mais novo mesmo que provavelmente resolve.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Pop os vai criar sua própria DE, depois de brigar com o povo do Gnome.

Essa tirinha nunca perde a relevância:

standards.png

Isso é ótimo, só falta largar o Ubuntu e ir pro Arch.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
É uma possibilidade, porque os drivers de controle vêem todos no kernel. Por padrão, parece que o ZorinOS 16 vem com o 5.11.



Tenta usar essa extensão, ela informa ao site que está rodando em outro navegador ou SO.


224151

Eu testei todas as opções da extensão porém nenhuma funciona.. ou não aparece nada ou fica essa tela do print ai.


E com relação a atualização do Kernel eu tive lendo a respeito aqui..


E fiquei um pouco cagado admito... ainda não foi testado e tal..
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Bom, dei uma olhada na FAQ desse site aí e não achei nada a respeito. No Reddit, disseram que é porque o foco do site é justamente Windows e Mac, então usar no Linux perde o propósito do site.

Sobre atualização do kernel, bom, no link aí teve gente que atualizou. Normalmente as distros atualizam um kernel, mas deixam o outro em conjunto, se houver falha de inicialização ou algo do tipo, só dar boot no outro kernel.

install-new-linux-kernel-18.png

Cara arrisquei aqui e se liga q q rolou...

O kernel atualizou de boas porém subiu com erro no drive nvidia e em resolução 600-400 hahaha ... dai fui fuçar ali no gerenciador de drives e acabei conseguindo reverter pra um drive que voltou ao normal.. porém to achando que não é drive que deve ser usado se liga no print.

224154
Antes ele usava o driver 470 o primeiro da lista.

Com esse kernel percebi que o SO ficou mais rapido, porém o controle ainda não funciona. haha

Agora acho que vou reverter o kenel pra 5.14 que acho que dai o driver oficial da nvidia aceita.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
O driver mais recente da Nvidia é o 495. Testa ver se ele funciona.

Agora sobre o controle é bem esquisito então.

Dei uma olhada aqui e vi que tem um driver alternativo:


Bom dia...

Esse tutorial foi o primeiro que tentei, sem sucesso.. ele não reconhece o controle de jeito nenhum..

Cara ontem foi uma noite frustrante no LINUX de todos os problemas que faltam resolver eu não consegui resolver nenhum.... nada andou..

Nem o esquema do site, nem o disco que ja vi q terei que formatar mesmo... nem do controle.. os novos kernels não funcionaram com os drivers da NVIDIA ( tenho uma gtx 2060 ) e tive que reverter pro kernel original pra usar os driver corretos... agora os games não abrem mais... enfim.. testei outro controle hori que tenho pra jogos de luta e pra variar nem deu sinal de vida.... Essa semana vou decidir se insisto nessa distro, se tento mudar de distro ou volto pro ruindowns.
 


FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.180
Pontos
1.053
Bom dia...

Esse tutorial foi o primeiro que tentei, sem sucesso.. ele não reconhece o controle de jeito nenhum..

Cara ontem foi uma noite frustrante no LINUX de todos os problemas que faltam resolver eu não consegui resolver nenhum.... nada andou..

Nem o esquema do site, nem o disco que ja vi q terei que formatar mesmo... nem do controle.. os novos kernels não funcionaram com os drivers da NVIDIA ( tenho uma gtx 2060 ) e tive que reverter pro kernel original pra usar os driver corretos... agora os games não abrem mais... enfim.. testei outro controle hori que tenho pra jogos de luta e pra variar nem deu sinal de vida.... Essa semana vou decidir se insisto nessa distro, se tento mudar de distro ou volto pro ruindowns.
Tenta com o Mint.

Eu uso aqui e não tenho problema com os controles.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Tenta com o Mint.

Eu uso aqui e não tenho problema com os controles.

Eu até trouxe o controle aqui pro serviço pra testar no windows e ver se não é problema nele.

To lendo algo a respeito do PopOs... nao sei se muda lá mt coisa visto que tb é baseado em Ubuntu.. Enfim.. Se eu tvier que mudar de SO é umapena pq tava achando bacana o Zorin.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.495
Reações
26.180
Pontos
1.053
Eu até trouxe o controle aqui pro serviço pra testar no windows e ver se não é problema nele.

To lendo algo a respeito do PopOs... nao sei se muda lá mt coisa visto que tb é baseado em Ubuntu.. Enfim.. Se eu tvier que mudar de SO é umapena pq tava achando bacana o Zorin.
PopOs é meio que gambiarra...Eu não gostei quando usei.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Todos controles xbox via usb é plug and play, por bluetooth é o inferno pra fazer funcionar. xpadneo funcionou por algum tempo mas a atualização do SDL2 cagou tudo
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Todos controles xbox via usb é plug and play, por bluetooth é o inferno pra fazer funcionar. xpadneo funcionou por algum tempo mas a atualização do SDL2 cagou tudo

Pior que o meu é via USB e não funciona... trouxe pro serviço hoje e rodei num win10 de boas... aproveitei pra atualizar a firmware dele... e hj a noite vou testar..
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Eu uso dualshock 4 no Linux via bluetooth e funciona melhor que no Windows que preciso instalar um aplicativo que acho meio b*sta



Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
manos, arch zuou aqui. sei lá qual a zika dessa distro, mas hoppei.

há certo tempo estava com um problema chato de lags na pós inicialização, isso não acontecia toda hora, mas era um tanto frequente (o suficiente para causar pequenas cóleras em mim), para resolver tinha de ficar reiniciando o computador. aí o nando citou o wayland e suas vantagens e fui tentar usar a bagaça, nos primeiros dois dias foi bom, achei que o problema estava resolvido, mas voltou a aparecer. aí troquei de distro. antes disso já havia feito todas as verificações de drivers e probelmas de inicialização (com o auxílio de alguns comandos relacionados ao systemd), mas estava tudo ok. um porre resolver coisas do tipo, pior que nem fuçando, achei pessoas relatando algo similar.

aí, como um bom user, distro hopeei. instalei uma versão extraoficial do xubuntu, o xubuntu core, que consiste uma versão bem clean da distro contendo apenas o basicão do xfce. it just works. quase uma semaninha, e tudo de boas. boa distro. tudo certinho out of the box. acho que ficarei nela por um bom tempo.

pensei no artix tbm, mas tenho um cagaço de usar distro sem systemd. por exemplo, n sei como faria para inicializar o daemon da minha vpn de forma automatica. além disso, a wiki deles tem pouquíssa informação sob os inits, tbm não há mto sobre na internet no geral. infelizmente to longe de ser um expert no assunto, por isso sempre me guio pelas wikis, por isso as valorizo tanto. tô bolado, gosto da base do arch. queria continuar na distro. :(

btw, to meio zikado com linux esse ano. tive umas tretas com o debian bullseye tbm.
 
Ultima Edição:

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Boa Noite galera.

Alguns update da minha epopeia no Linux...

O disco em NTFS não teve alternativa e tive que formatar pra LVM.. fiz um backup num drive externo aqui e meti ficha... disco ficou zerado e ta funcionando normalmente.

O controle depois de eu quase estar desistindo eu acabei me deparando com duas coisas.... um forum do github falava que poderia dar problema as configurações de controle da steam que subscreveria as configurações locais do controle.. então fui lá e desativei tudo... mas nada de funcionar o controle então eu fiquei fuçando em tudo que tinha feito até então eu tinha seguido esse tutorial aqui:


Que pede a instalação desse serviço e q nunca funcionou... dai me enchi o saco e resolvi desinstalar tudo com esse comando:

sudo apt-get purge ubuntu-xboxdrv --auto-remove

E adivinha??? voialá... o controle começou a funcionar... Dai agora fica a duvida se com a desinstalação limpou alguma sujeira ou eu já sai instalando essa parada sem nem mesmo testar o controle plug and play... mas tenho quase certeza que testei sim.. testei só plugando pra ver oque acontecia e nada ocorreu.. enfim o importante é q ta funcionando...

Como consegui fazer funcionar essas duas coisas resolvi manter o Zorin OS e nao irei mudar de SO por enquanto..

Ainda falta tentar ressucitar minha placa de som da Asus XOnar.
Rodar o controle da HORI feito pra play porém q roda em PC pra games de luta.
E falta bolar alguma estrategia pra enganar o site de testes pra rodar no LINUX.

Enfim era isso... queria agradecer a todos que de alguma forma ajudaram ou tentaram ajudar... vlws gurizada.
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
Galera estava tentando instalar a placa de video, estava acompanhando alguns videos só que em determinado momento surgiu um erro, alguém tem alguma dica que poderia ajudar?
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
amdgpu : Depende: amdgpu-lib (= 19.20-812932) mas não será instalado
amdgpu-lib32 : Depende: amdgpu-lib (= 19.20-812932) mas não será instalado ou
amdgpu-lib-hwe (= 19.20-812932) mas não será instalado
Depende: libwayland-amdgpu-client0:i386 (= 1.15.0-812932)
Depende: libwayland-amdgpu-server0:i386 (= 1.15.0-812932)
Depende: libgbm1-amdgpu:i386 (= 1:18.3.0-812932)
Depende: libegl1-amdgpu-mesa:i386 (= 1:18.3.0-812932)
Depende: libegl1-amdgpu-mesa-drivers:i386 (= 1:18.3.0-812932)
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.
julio@julio-desktop:~/Downloads/amdgpu-pro-19.20-812932-ubuntu-18.04$ ^C
julio@julio-desktop:~/Downloads/amdgpu-pro-19.20-812932-ubuntu-18.04$
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Galera estava tentando instalar a placa de video, estava acompanhando alguns videos só que em determinado momento surgiu um erro, alguém tem alguma dica que poderia ajudar?
Os pacotes a seguir têm dependências desencontradas:
amdgpu : Depende: amdgpu-lib (= 19.20-812932) mas não será instalado
amdgpu-lib32 : Depende: amdgpu-lib (= 19.20-812932) mas não será instalado ou
amdgpu-lib-hwe (= 19.20-812932) mas não será instalado
Depende: libwayland-amdgpu-client0:i386 (= 1.15.0-812932)
Depende: libwayland-amdgpu-server0:i386 (= 1.15.0-812932)
Depende: libgbm1-amdgpu:i386 (= 1:18.3.0-812932)
Depende: libegl1-amdgpu-mesa:i386 (= 1:18.3.0-812932)
Depende: libegl1-amdgpu-mesa-drivers:i386 (= 1:18.3.0-812932)
E: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados.
julio@julio-desktop:~/Downloads/amdgpu-pro-19.20-812932-ubuntu-18.04$ ^C
julio@julio-desktop:~/Downloads/amdgpu-pro-19.20-812932-ubuntu-18.04$
Sua placa é AMD? Se sim não precisa instalar nada se não for fazer nada específico

E está instalando o Ubuntu 18.04?

Já está bem antigo recomendo ir no mínimo para o 20.04

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
Sua placa é AMD? Se sim não precisa instalar nada se não for fazer nada específico

E está instalando o Ubuntu 18.04?

Já está bem antigo recomendo ir no mínimo para o 20.04

Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
Estou com o Ubuntu 20.04
Estava tentando instalar na verdade porque estou com problema de áudio, uma das entradas de áudio é pelo HDMI (R7 360) porem a minha é uma R7 260x
O som fica todo distorcido, e se pausar um video no youtube ainda escuto 1-2s de áudio para cessar o som, mas também na verdade poderia ser driver de audio
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.042
Reações
172.312
Pontos
1.714
Egrégios, qual a distro que tá lidando melhor com as integradas da Intel? Comprei um LG Gram com a nova Iris Xe.

Arch? Fedora?
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.042
Reações
172.312
Pontos
1.714
Tem um suporte inicial no kernel 5.15, mas ainda não está lá 100%. É provável que esteja funcional no 5.16.

Então em tese, Arch por ser mais bleeding edge. Fedora 35 está no 5.14, mas vai receber o 5.15 no meio do caminho.


No caso do Arch, recomenda o Endevaour OS como facilitador da instalação?

Fedora eu gosto também mas fico sempre "meio assim" com o KDE dele. Parece não-natural, já que o Gnome é a DE oficial dele né
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
alguem com problema de relogio? do nada a hora fica toda zoada, vpn buga e tudo mais, além de claro o relogio ficar todo desajustado. also secure boot volta a ser ativado. tudo isso automaticamente.

alguem tem ideia do que é? bateria bios?
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.194
Reações
4.060
Pontos
453
alguem com problema de relogio? do nada a hora fica toda zoada, vpn buga e tudo mais, além de claro o relogio ficar todo desajustado. also secure boot volta a ser ativado. tudo isso automaticamente.

alguem tem ideia do que é?
ubuntu?
lembro uma vez que tinha que executar um comando pra resolver
se for o mesmo que to pensando...
horário de verão?
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
ubuntu?
lembro uma vez que tinha que executar um comando pra resolver
se for o mesmo que to pensando...
horário de verão?

arch

fiz pelo terminal certinho. rodo o timedatectle e a hora ta certa, mas ainda sim a vpn e o navegador acusam do relogio estarem fora de sincronia.

edit: resolvido
 
Ultima Edição:

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.191
Reações
11.851
Pontos
503
Em resumo, um dev do Gnome fez um blog post mostrando que o comportamento de atrito com os desenvolvedores da System76 não é novo, que eles estão mais preocupados em usar o Gnome para os produtos deles do que para colaborar com o projeto. E ainda ficam falando mal dos desenvolvedores do Gnome. E isso não fica só com o Gnome, o pessoal do Ubuntu também sofre com eles e leva a má fama.

Eu tava vendo, aquele Jeremy Soller é tão esquentadinho que ele vai atrás de quem fala mal do Pop_OS. O cara abriu uma conta em um fórum de teclado só porque o povo tava zoando do teclado que eles lançaram, que diga-se de passagem, é bizarro.


Até eu já tretei com ele no Reddit tbm :klol

E eles estão errados? A System76 é uma empresa que visa lucro, a distro deles não é o produto principal e sim o hardware que eles vendem onde se ganha dinheiro, sou total de acordo de abandonar um projeto igual o gnome que é totalmente cheio de politicagem, fora que não é sustentável manter um hardware integrado com um software na base de extensões que quebram em toda atualização.

System76 vai ser a Apple do mundo FOSS, podem me printar.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Eu sempre fiquei com um pé atrás no PopOS pq não fazia sentido usar uma distro apenas pq ela já vinha com a driver da placa de vídeo instalado.
Se esse fosse um motivo real, significa que existe um problema muito sério no Linux com relação a isso.
Também vi muitas pessoas justificando o uso por causa do Tiling, como se o PopOS fosse a unica distro capacitada a receber um simples recurso.
Cheguei a usar essa distro algumas vezes e fora uma loja com flatpak (que na verdade é apenas um fork do Elementary Appcenter). Fora isso, nada demais!
Além disso, é uma distro bem feia!
Depois, navegando pela Youtube, entendi o motivo dessa distro ser tão forte na comunidade Brasileira. Mas ok...
Então veio o Gnome 40 e me surpreendeu a comunidade advogando em favor das justificativas da S76 para fazer aquelas gambiarras no Gnome deles.
Até testei e além das soluções serem pavorosas, ainda vi várias inconsistências e redundâncias.
Lendo o link que o nando3d postou aqui, ficou claro que a comunidade não fazia ideia do que falava e comprou uma briga a troco de nada sem nem saber o motivo.
Isso me lembrou a comunidade do Mint defendendo a feiura do sistema com justificativas que não tem nada a ver com a realidade.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Gurizada...

Novo update do progresso com o uso do ZORIN OS 16.

1- Como já havia mencionado antes consegui fazer funcionar o controle do XONE e ta rodando liso. A novidade aqui é que agora o controle da HORI tb ta rodando na Steam de boas oque é otimo pq é um PAD mt bom pra jogos de luta e pra games de plataforma.

2- Com relação ao problema do site user test que não roda em LINUX eu consegui rodar a versão win do google chrome via WINE e funcionou o site entende como sendo um WIn10.. porém a navegação ficou meio truncada e eu não sei se terei problemas com o microfone e com o plugin especifico do site.. Mas a navegação ficou ruim..

3- Após a instalação da steam eu acabei me deparando com outro problema na minha maquina como já havia mencionado eu tenho 2 Discos um SSD de 500 e um storage de 1 tera;; Eu salvo meus game a maoria no storage pra poupar espação do SSD porém toda via no entando o gerenciador de bibliotecas da steam não estava enxergando meu storage nem a pau... após me bater bastante com esse problema acabei descobrindo o problema... como o Zorin tem uma loja bem boa acabei instalando o steam por lá e por alguma razão a instalação da steam via faltpack não enxerga meu outro disco... A solução foi capar fora a versão do flatpack e instalar a versão .deb.. e voialá... começou a ver o outros disco e ta tudo resolvido.

4- O unico problema que ainda persiste, porém não tive mais tempo pra me dedicar mais e a questão da placa de som offoboard que ainda não funciona. Mas acredito que pelo SO conseguir atribuir drivers pra ela é só uma questão de tempo até conseguir uma solução.

Considerações Gerais.

Agora com a maquina mais estavél vou passar minha novas impressões... de um modo geral o SO é rapido o boot é quase instantaneo considero mais rapido que o Win... porém após o boot do sistema me deu a impressão de que o win se dá melhor com o uso comum no dia a dia.. parece que no LInux abre o navagador ou qlq programa leva alguns milesegundos a mais no LINUX.. acabei instalando um daemon que pré carrega os programas mais comuns na memoria do ubuntu e tem ajudado bastante.

O Zorin OS é mt gostoso de usar tudo é mt intuitivo e fluido quando abre e no uso geral.. porém após um tempo de uso ele parece que vai ficando meio truncado e alguns clicks demoram mais do que quando inicia o SO, isso pode ter relação de como o LINUX usa a memoria RAM pra abrir os programas.

Agora com relação a games eu testei rapidamente DIABLO 2 REMASTER via WINE e roda maravilhosamente bem com pequenos engasgos muito raros. Testei tb Dark suls 3 com a ultima versão do Proton experimental e abriu certinho o FPS se mantem travado em 50 fps porém em alguns momentos o sistema cai pra 20 fps do nada e ja volta. Teria que testar outra versão do Proton pra ver se essa queda para de acontecer. Testei tb o RTS Iron Harvest e o game cravou em 50 fps e ta rodando fluido com tudo no maximo com a ultima versão do Proton mas ao navegar pelo mapa uma pequena falha de sincronica no meio da tela parece acontecer.. mas nada que atrapalhe. Testei tb o game Hollow Knight q tem versão nativa pra Linux e roda a 300 fps tudo perfeito.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
acabei de criar meu server no nextcloud. gostei, bem bom. tranquilo de usar.

btw, mais alguem aí selfhosteando os serviços? tava dando uma olhada nesse mundo e tem bastante coisa legal pra fazer.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
acabei de criar meu server no nextcloud. gostei, bem bom. tranquilo de usar.

btw, mais alguem aí selfhosteando os serviços? tava dando uma olhada nesse mundo e tem bastante coisa legal pra fazer.

Eu só hosteio 2 servers Transmission (torrent) e 2 PLEX todo o resto acho trabalhoso e não vale apena
 

TheK

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.914
Reações
9.042
Pontos
829
Pessoal,

Alguém aqui usa Andronix+Termux para rodar Linux no Android? Descobri esse negócio essa semana, apanhando bastante.

Eu quero montar um ambiente com o VSCode, vem uma versão nas instalações que eu usei, mas elas não aceitam um extensão que eu preciso no vscode para trabalho. Tentei instalar a oficial do site da MS na arquitetura Arm64, instala, cria o atalho mas não abre realmente quando clico, mas também não dá erro.

Eu tô bastante empolgado com isso, quero deixar um ambiente desses pronto no meu celular e tablet para casos especiais, seria uma mão na roda tremenda ter isso no bolso.

Sobre a usabilidade em si, achei perfeita rodando dentro do Samsung DEX.
 
Topo Fundo