O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

R3plicante09

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.878
Reações
3.287
Pontos
703
Vamos lá.

Agradeço de antemão os envolvidos.
A partir de dezembro onde trabalho iremos utilizar Linux em algumas máquinas que estão paradas desde o início da pandemia.
Algumas simplesmente nem ligam mais.
Todas são :
Core2Duo.
4 gb de RAM.

De todas as distros que instalei , o Mint Cinamom foi o que mais se adequou , ficou bem leve e responsivo , e ainda dá pra deixar com skin do windows.

O que preciso?
Mudar o repositório para algo destinado que vise o pedagógico , vi que existem alguns Linux for education , porém todos que vi são pagos.

O projeto tem o seguinte fim , viabilizar a maior quantidade de máquinas possíveis ( atualmente são 40 ) , para fazer uma doação para algum orfanato , creche , enfim...

Enviado de meu M2004J19C usando o Tapatalk
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Tá lindo demais, tudo fluído, visual coerente, tudo parece bem otimizado e profissional, to amando. Espero só que continue estável. Melhor distro atual de longe até o momento, pelo menos aqui no meu hardware. Pra quem tem Ryzen primeira gen e placa mãe com chipset B350 recomendo fortemente!

Recomendo também o tema do Gnome pro Firefox, pra parecer ainda mais tudo integrado: https://github.com/rafaelmardojai/firefox-gnome-theme

A única coisa que não gosto nesse tema, é que ele deixa a guia ocupando o espaćo inteiro embaixo da barra de URL.
Eu sou um que embarcou no Fedora.
Tudo redondo, rápido, estável e os jogos da Steam funcionando com o mesmo desempenho do Windows.
Essa é a diferenća entre usar uma distro séria feita por gente paga e profissional de usar uma distro feita por hobbystas, NEETs ou distros que nada mais são que reskins de outras, como é o caso do PoopOS e do Manjaro.
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Boa Noite Galera..

Mais um update rápido aqui.

Com alegria no coração linuxzista consegui colocar minha Asus XONAR DG pra funcionar. :kgozo:kgozo:kgozo:kgozo

Fui coletando alguns matériais na NET e o que acabou funcionando pra mim foi isso. Tive que instalar um mixer chamado ALSA e mudar uma configuração pra Multichannel como no print abaixo... e voialá... som cristalino e perfeito dessa placa que é show de bola.

225744
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.193
Reações
4.060
Pontos
453
Boa Noite Galera..

Mais um update rápido aqui.

Com alegria no coração linuxzista consegui colocar minha Asus XONAR DG pra funcionar. :kgozo:kgozo:kgozo:kgozo

Fui coletando alguns matériais na NET e o que acabou funcionando pra mim foi isso. Tive que instalar um mixer chamado ALSA e mudar uma configuração pra Multichannel como no print abaixo... e voialá... som cristalino e perfeito dessa placa que é show de bola.

Visualizar anexo 225744
qual sistema de som estava instalado antes?? pulse??
 


Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Provavelmente era, é o padrão das distros.

Eu ia comentar sobre usar o PipeWire, que é o novo padrão de som e que meio que arruma todos os problemas envolvendo som no Linux.

Eu tinha feito uma instalação do PopOS com pipewire e não recomendo muito fazer essa troca, pelo menos no Ubuntu/Pop. No começo ficou show mas depois de uns meses começou a quebrar tudo ai larguei mão. Melhor colocar o Fedora que já vem com ele nativo e dá menos dor de cabeça
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
manos, to dando uma testada no fedora aqui e me deu um leve susto o consumo de ram - não que seja um grande problema.

peguei, no site deles, uma iso com o lxde. aqui no idle sobe com 500mb. achei bastante coisa para um lxde.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
manos, to dando uma testada no fedora aqui e me deu um leve susto o consumo de ram - não que seja um grande problema.

peguei, no site deles, uma iso com o lxde. aqui no idle sobe com 500mb. achei bastante coisa para um lxde.
A versão padrão gnome sugava uns 5gb na minha máquina com 8gb de RAM, isso em uso normal e tals. Acho que ele só aloca a memória pra agilizar os processos, tipo Windows.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
A versão padrão gnome sugava uns 5gb na minha máquina com 8gb de RAM, isso em uso normal e tals. Acho que ele só aloca a memória pra agilizar os processos, tipo Windows.

saquei. de qqlr forma, o desempenho bom como sempre, até agora tudo liso. os esquema é continuar testando...
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
O problema é arrumar treta e ainda difamar os caras. É tipo cuspir no prato onde se ganha o pão.

Pessoal do Gnome também não é santo, mas o comportamento dos engenheiros da System76 é infantil demais, típico de moleque a base de soja que não aguenta ser criticado ou fica bravinho quando não ganham o que querem.

O Linus (do Linus Tech Tips) tá fazendo o desafio de usar Linux diariamente e o primeiro teste dele foi com o Pop_OS. A distro quebrou quando o Linus foi instalar o Steam. Removeu toda a interface gráfica :kkk

Aí o tal de Jeremy fez uma thread no Twitter... culpando o Linus por não ter lido o aviso que o APT deu de que ia remover pacotes essenciais.

Tipo, o ideal seria dizer que era um problema e pedir desculpas e tals, mas o cara jogou a culpa no usuário.
No r/linux, as threads disso e desse caso do Gnome foram trancadas, porque os caras estavam apanhando de todos os lados. :klol

Enfim, o mundo open source não vive um dia sem treta. Eu só assisto de camarote.

point7.gif
O Linus topou na m**** que é gerenciamento de pacotes no Linux e ninguém tem coragem de assumir a responsabilidade da bomba.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
É bem isso mesmo, o Linux é do tipo que quanto mais memória vc tiver, mais ele vai usar.

Eu não sei porque as pessoas tem tanta neura com esse trem hoje em dia, é um pensamento que não faz sentido tem mais de 20 anos, mas virou cultura.

Porque memória é pra ser usar, se fica ociosa tá gastando energia a toa.

Os sistemas operacionais modernos vão colocando os programas que vc mais usa na memória, para abrirem mais rapidamente e quando uma aplicação precisa de mais memória, o sistema joga os aplicativos que estão a mais tempo parados, de volta para o disco, assim vc nunca fica sem memória para algo.


entendo. n sabia disso. valeu pela explicação e ao TanebadoX tbm. confesso q tenho uma certa fixação inutil pelo consumo de memória rsrsrs, entretando ainda prefiro uma de mais levinha já que só tenho 4gb de ram.


teste o mate ou cinamom
lxde é a mais fraca de todas

mate é mais levinho, n? cinamon tlg que é pesadinho tbm. por exemplo, o gnome aqui nem roda direito, dá bastante lag kk
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.193
Reações
4.060
Pontos
453
entendo. n sabia disso. valeu pela explicação e ao TanebadoX tbm. confesso q tenho uma certa fixação inutil pelo consumo de memória rsrsrs, entretando ainda prefiro uma de mais levinha já que só tenho 4gb de ram.

mate é mais levinho, n? cinamon tlg que é pesadinho tbm. por exemplo, o gnome aqui nem roda direito, dá bastante lag kk
mate é leve
uso desde a primeira versão
nunca mais testei outros ambientes
nao adianta nada se tu usar o chrome lixoso
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.850
Reações
14.397
Pontos
1.013
Eu tive um problema aqui que foi uma novela. Depois que eu falei que o Mint não estava reconhecendo a internet, fiz ele reconhecer reconectando o cabo no roteador. Hoje reiniciei a máquina mais de duas vezes e quando eu conectei o cabo no roteador finalmente pegou. Não sei se o cabo está frouxo ou com mal contato. Eu sei que meti a mão atrás no computador sem olhar e ele reiniciou. Aí não quis passar do P.O.S.T.. Desliguei ele manualmente e reconectei os cabos todos e depois ele ligou e quando reiniciou o ícone do Mint do menu iniciar mudou pra um ratinho e tive que manualmente mudar. Agora a internet está funcionando normalmente. Tem alguma coisa errada aí...

A antena de Wifi USB não quer pegar mais nesse computador que estou falando.

Espero que esse problema de não se conectar a internet pare. Me resta descobrir quando eu ligar o computador outro dia,
 
Ultima Edição:

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.193
Reações
4.060
Pontos
453
Eu tive um problema aqui que foi uma novela. Depois que eu falei que o Mint não estava reconhecendo a internet, fiz ele reconhecer reconectando o cabo no roteador. Hoje reiniciei a máquina mais de duas vezes e quando eu conectei o cabo no roteador finalmente pegou. Não sei se o cabo está frouxo ou com mal contato. Eu sei que meti a mão atrás no computador sem olhar e ele reiniciou. Aí não quis passar do P.O.S.T.. Desliguei ele manualmente e reconectei os cabos todos e depois ele ligou e quando reiniciou o ícone do Mint do menu iniciar mudou pra um ratinho e tive que manualmente mudar. Agora a internet está funcionando normalmente. Tem alguma coisa errada aí...

A antena de Wifi USB não quer pegar mais nesse computador que estou falando.

Espero que esse problema de não se conectar a internet pare. Me resta descobrir quando eu ligar o computador outro dia,
sempre deixo dois kernels
quando apresenta problema em algo em um, mudo para o outro :kawaii
não sei se isso no seu relato é bug ou driver que atualizou
comigo isso acontece no windows 10 :klolwtf
reinicio o pc uma ou duas vezes pra voltar a ter rede
certeza que os updates que causaram isto
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.850
Reações
14.397
Pontos
1.013
sempre deixo dois kernels
quando apresenta problema em algo em um, mudo para o outro :kawaii
não sei se isso no seu relato é bug ou driver que atualizou
comigo isso acontece no windows 10 :klolwtf
reinicio o pc uma ou duas vezes pra voltar a ter rede
certeza que os updates que causaram isto
Liguei hoje e a internet pegou de primeira. Mas eu estou de olho.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.850
Reações
14.397
Pontos
1.013
Estão relatando um problema no Chrome do Linux que só atualmente com updates eu tive. Quando maximiza a janela, ela passa das bordas da janela. Muitas distros estão com esse problema.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.124
Reações
10.495
Pontos
753
Só conhecia Wine (sem ter uma boa opinião, mas tem muitos anos que não uso mais), mais recentemente ouvi falar bem do ProtonDB (que usa parece o Wine). Lutris nunca tinha ouvido falar. Usam? O que acham sobre performance, compatibilidade, necessidade de muitas gambis para funcionar, etc.?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.592
Reações
3.174
Pontos
1.024
Só conhecia Wine (sem ter uma boa opinião, mas tem muitos anos que não uso mais), mais recentemente ouvi falar bem do ProtonDB (que usa parece o Wine). Lutris nunca tinha ouvido falar. Usam? O que acham sobre performance, compatibilidade, necessidade de muitas gambis para funcionar, etc.?
Eu uso tanto o Proton quando o Lutris a performance é praticamente a mesma do Windows se tiver alguma perda é mínima


Enviado de meu Mi 9 SE usando o Tapatalk
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Só conhecia Wine (sem ter uma boa opinião, mas tem muitos anos que não uso mais), mais recentemente ouvi falar bem do ProtonDB (que usa parece o Wine). Lutris nunca tinha ouvido falar. Usam? O que acham sobre performance, compatibilidade, necessidade de muitas gambis para funcionar, etc.?
O Proton é uma ferramenta da Valve, então tem até integração com a loja da Steam e tal. O ProtonDB é um tracker que a comunidade criou pra reportar o estado dos jogos. Depois que a Valve passou a investir nisso, o negócio tem melhorado bastante. Inclusive sei de empresas, e conheço gente que está trabalhando em patches pro kernel linux visando a melhoria de desempenho do Proton. A tendencia é melhorar cada vez mais, ainda mais com o lançamento do Steam Deck =)
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Alguém já usou btrfs? Estou pensando em formatar um ssd em btrfs pra compartilhar arquivos entre Windows e Linux já que existe um driver para o Windows e deixa tudo transparente.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.941
Reações
12.285
Pontos
753
Alguém já usou btrfs? Estou pensando em formatar um ssd em btrfs pra compartilhar arquivos entre Windows e Linux já que existe um driver para o Windows e deixa tudo transparente.
Já cheguei a testar esse driver no Windows (até tinha traduzido ele pra ficar em PT-BR) mas faz tempo já.

Testei só no Windows mesmo e funcionou bem. Hoje deve estar mais maduro o driver e a performance deve ser boa.

Nem lembro qual foi a versão que usei, tempos depois eu acabei apagando o driver do meu pendrive mas lembro que funcionava bem (mas não tentei acessar essa partição pelo Linux, só no Windows por curiosidade mesmo).

Na página do projeto, o que falta implementar são algumas coisas relativamente novas do BTRFS mas que no fundo (eu acho) não devem prejudicar quem usar a versão atual do driver:

TODO (o que falta implementar no driver):
  • fs-verity support (Linux 5.15): Camada de kernel que permite fornecer integridade transparente e proteção de autenticidade de arquivos somente leitura.
  • Zoned support (Linux 5.11) (HM-SMR not supported on Windows?): Formato especial em disco de estratégia de alocação/gravação para dispositivos zoneados.
  • Defragmentation: Ainda não pode ser desfragmentado
  • Support for Btrfs quotas: Ainda não tem suporte a Quotas e parece que o BTRFS vem com as Quotas desativadas por padrão.
  • Full transaction log support: Suporte completo ao log de transações
  • Support for Windows transactions (TxF): Conceito de transações atômicas para o sistema de arquivos NTFS, permitindo que os desenvolvedores de aplicativos do Windows escrevam rotinas de saída de arquivos que são garantidas para ter sucesso completamente ou falhar completamente.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo