O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.492
Reações
26.172
Pontos
1.053
Só conhecia Wine (sem ter uma boa opinião, mas tem muitos anos que não uso mais), mais recentemente ouvi falar bem do ProtonDB (que usa parece o Wine). Lutris nunca tinha ouvido falar. Usam? O que acham sobre performance, compatibilidade, necessidade de muitas gambis para funcionar, etc.?
Lutris é coisa linda de God.
 

FireMax

Bam-bam-bam
Mensagens
738
Reações
1.065
Pontos
333
Alguém já usou btrfs? Estou pensando em formatar um ssd em btrfs pra compartilhar arquivos entre Windows e Linux já que existe um driver para o Windows e deixa tudo transparente.
Uso o BTRFS sem problemas no Manjaro.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Eu até entendo a comunidade ficar com uma animosidade em cima dele, vi esse vídeo hoje e tipo, muita vergonha alheia. O Linus, que supostamente é pro-user de Windows, agiu de forma muito boba durante esse desafio. Fica claro pra mim que ele tenta polemizar para gerar buzz.

No primeiro episódio, ignorou o aviso explícito do APT e seguiu em frente. Tudo bem que foi m**** que os devs do Pop_OS fizeram pra fazer um pacote remover todo o desktop, mas ele forçou a barra.

Assisti a parte 2 e não concordo que ele esteja querendo polemizar. Acredito que ele foi muito transparente e reproduziu muito bem o que seria a experiência de um gamer ao tentar jogar no Linux.

Os problemas que ele teve são coisas básicas que um user de Linux passa e provavelmente quem usa Linux a algum tempo veria os bugs que ele teve como coisas triviais, mas do ponto de vista de alguém que é iniciante no Linux e está tentando fazer jogos e stream de vídeo e áudio funcionar, acredito que ele foi muito fiel à experiência que tais usuários terão.

E a iniciativa dele é animal, pois é a primeira vez que eu vejo algum canal tendo esse trabalho todo e conseguindo jogar decentemente no Linux. Um objetivo meu para curto / médio prazo é abandonar totalmente o Windows e já estou nessa transição (SO para trabalho e estudo é Linux) e esses vídeos mostram que estou muito mais perto de conseguir do que imaginava, porque o mais impeditivo são justamente os jogos (inclusive ele testou o FTL que é um dos jogos que pretendo jogar, kkkk).
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.193
Reações
4.060
Pontos
453
SEm querer polemizar...
cansei de quebrar o sistema removendo lixo que vem junto da distro
seja ubuntu, mint, manjaro etc
acho a crítica válida
e não sou novato do mundo do pinguim
a próposito:
The Debian team has made a change to the APT package manager which should make working with low-level packages safer. In the past, an attempt to remove packages essential for the operating system to function would result in a warning which the user could override. Now APT will simply refuse to take action which would break the core operating system. The change was reported on Twitter: "The solver will no longer try to remove Essential or Protected packages, any dependency problem that would need such a solution will have to be resolved manually. The 'Yes, do as I say' prompt for removing essential packages has been replaced by an error message. The appropriate command-line option needs to be used instead."

 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.304
Pontos
1.714
Depois eu pensei direito e realmente, acho que a iniciativa dele vai gerar umas coisas interessantes. Por que mostra a verdade nua e crua e isso provavelmente fará com que no mínimo, algumas empresas olhem mais a fundo no Linux.

Não sei por exemplo, a Nvidia ou a empresa da GoXLR vai querer essa publicidade negativa. E tá dando frutos, como o pessoal consertando bugs de séculos no APT.

Pra se ter uma noção, a Canonical fez um blog e pediu feedback da comunidade, para melhorarem o Ubuntu para gaming. Até o Fedora fez isso também.



Fato

E, um canal com alcance grande como o LinusTechTips tem mais peso pra empurrar os games no Linux do que movimentos da comunidade de sempre
 


ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.036
Reações
172.304
Pontos
1.714
E vai dando mais frutos. Criaram um app chamado Gamebuntu, que é uma interface simplificada para deixar o Ubuntu preparado para jogos.

E agora a Red Hat está abrindo uma iniciativa para melhorar os serviços de streaming no Linux:


A Feral no começo dos ports pra Linux fez uma ferramenta pra automatizar algumas configurações

Agora com os pesos-pesados entrando, só tende a melhorar.
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Quero sair do Manjaro no notebook depois de quase 4 anos. Estou com bastante vontade de mudar pro Fedora 35, parece que está tão redondinho, e acredito que vou ter poucos problemas. Mas ao mesmo tempo eu queria testar o EndeavourOS, e não queria deixar o AUR pra trás...
Mas da ultima vez que eu usei Fedora ainda nem existia flatpak... então talvez o baque não seja tão grande. Ainda não decidi.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.851
Pontos
503
Quero sair do Manjaro no notebook depois de quase 4 anos. Estou com bastante vontade de mudar pro Fedora 35, parece que está tão redondinho, e acredito que vou ter poucos problemas. Mas ao mesmo tempo eu queria testar o EndeavourOS, e não queria deixar o AUR pra trás...
Mas da ultima vez que eu usei Fedora ainda nem existia flatpak... então talvez o baque não seja tão grande. Ainda não decidi.

Tem o Copr, mas o AUR me parece muito melhor porque a comunidade Arch é hacker, hacker no sentido de ter muito dev afim de manter e trazer pacotes pra distro.
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Quero sair do Manjaro no notebook depois de quase 4 anos. Estou com bastante vontade de mudar pro Fedora 35, parece que está tão redondinho, e acredito que vou ter poucos problemas. Mas ao mesmo tempo eu queria testar o EndeavourOS, e não queria deixar o AUR pra trás...
Mas da ultima vez que eu usei Fedora ainda nem existia flatpak... então talvez o baque não seja tão grande. Ainda não decidi.

testa numa vm. fedora vem recebendo bastante elegios msm. mas cara, deixar o aur pra trás é complicado. aur é comodo demais, qqlr coisa que exista pra linux tem lá. bagulho é absurdo mesmo (e muito bom).

mas pq quer sair do manjaro depois de tanto tempo?
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
testa numa vm. fedora vem recebendo bastante elegios msm. mas cara, deixar o aur pra trás é complicado. aur é comodo demais, qqlr coisa que exista pra linux tem lá. bagulho é absurdo mesmo (e muito bom).

mas pq quer sair do manjaro depois de tanto tempo?
Quando eu instalei eu ainda não entendia muito de Arch, então tem um monte de porqueira que eu fiz que está lá até hj... hehe Acabei deixando o sistema meio 'bloated' com o tempo também..
Além disso, tem umas decisões do Manjaro que não estão me agradando muito e tal. Eu também entendi melhor que não é tão bom ter esse delay pra liberar os pacotes mais novos, e que o Arch hoje em dia é bem mais estável do que antigamente (no sentido de poder quebrar se atualizar pacotes muito novos)
 

João Ninguém

Bam-bam-bam
Mensagens
1.498
Reações
2.705
Pontos
268
Quando eu instalei eu ainda não entendia muito de Arch, então tem um monte de porqueira que eu fiz que está lá até hj... hehe Acabei deixando o sistema meio 'bloated' com o tempo também..
Além disso, tem umas decisões do Manjaro que não estão me agradando muito e tal. Eu também entendi melhor que não é tão bom ter esse delay pra liberar os pacotes mais novos, e que o Arch hoje em dia é bem mais estável do que antigamente (no sentido de poder quebrar se atualizar pacotes muito novos)

tô mais de um ano no arch e tá bem safe (dei uma leve hoppeada, mas voltei ao arch). cara, zero stress. às vezes alguma coisinha quebra depois duma instalação, mas é só fazer downgrade do pacote - bem de boa de se fazer com o pacman. na pior das hipoteses, poucos dias depois, o dev corrige o erro. mas enfim, aí vai do seu uso, claro, mas por minha experiência, tá bem tranquilo.

also, agr a iso do arch oferece um script de instalação, ainda é linha de comando, mas esse script facilitou em 1000x a instalação do sistema. qqlr coisa dá uma olhadinha no youtube. vou puxar a sardinha pro arch pq gosto bastante da iso, entretando acho q vale uma testada no sistema para ver se atende suas necessidades. qqlr coisa, só fazer uma vm.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.851
Pontos
503
tô mais de um ano no arch e tá bem safe (dei uma leve hoppeada, mas voltei ao arch). cara, zero stress. às vezes alguma coisinha quebra depois duma instalação, mas é só fazer downgrade do pacote - bem de boa de se fazer com o pacman. na pior das hipoteses, poucos dias depois, o dev corrige o erro. mas enfim, aí vai do seu uso, claro, mas por minha experiência, tá bem tranquilo.

also, agr a iso do arch oferece um script de instalação, ainda é linha de comando, mas esse script facilitou em 1000x a instalação do sistema. qqlr coisa dá uma olhadinha no youtube. vou puxar a sardinha pro arch pq gosto bastante da iso, entretando acho q vale uma testada no sistema para ver se atende suas necessidades. qqlr coisa, só fazer uma vm.

Também não quebrei nada até agora, e só colocando pacote pra dentro.

RR só quebra se você quiser já que não existe atualização obrigatória, é mais fácil qualquer distro que te empurra uma atualização quebrar do que uma RR.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
To com o Fedora 35 instalado e tem algo que está me irritando pra caramba: se você estiver com um vídeo tocando seja no mpv, vlc ou onde for e estiver com o Firefox aberto, a rolagem das páginas ficam engasgadas e lentas.
Aí se você fecha o player de vídeo, a rolagem das páginas voltam ao normal.

Eu não sei se é culpa do xorg, do Firefox ou de sabe-se lá o que. Eu testei usando o Wayland, mas a minha experiência com o Wayland tem sido uma m****.

Parece que ela adiciona latência e input lag pra caramba em tudo, não tem como fazer overclock no monitor (ao contrário do xorg) e o problema relatado acima também ocorre com o Wayland. Eu não cheguei a testar se isso também acontece com o Edge/Chrome/Chromium, mas irei testar quando chegar em casa.

É foda, bicho. Todo ano eu faço essa experiência de usar Linux pra tudo, mas porra, toda vez é só decepção. Essa m**** nunca fica bom pra uso em desktop e não estou culpando o kernel em si, mas a userland no geral, que é uma b*sta. O próprio Linus Torvalds já meteu o pau nesse quesito, pois adoram quebrar compatibilidades e o cacete a quatro.

É por isso que ele tem uma regra bem rígida no desenvolvimento do kernel: não quebrem a userland. Ele fica puto quando alguém que trabalha no kernel faz alguma coisa que quebra algo na userland, mas infelizmente ele não tem poder sobre desenvolvimento das interfaces e coisas no geral que fazem parte da userland.

Sinceramente, se eu não tivesse montado um sistema que é péssimo pra hackintosh, eu já teria instalado o MacOS e caído fora do Windows.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Obrigado quem comentou sobre o btrfs. Reinstalei o arch do zero aqui no meu desktop e estou fazendo testes pra jogar no Linux com Proton. Minha ideia era ter uma partição compartilhada com minha steam library e a principio pensei em usar ntfs, mas aí li sobre o btrfs, o driver pra windows, mapeamento de uid/gid e etc. Até o momento a experiência tem sido boa. Formatei um ssd nvme só com btrfs, forcei a compressão zstd:1 e já economizei alguns GB até agora.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Obrigado quem comentou sobre o btrfs. Reinstalei o arch do zero aqui no meu desktop e estou fazendo testes pra jogar no Linux com Proton. Minha ideia era ter uma partição compartilhada com minha steam library e a principio pensei em usar ntfs, mas aí li sobre o btrfs, o driver pra windows, mapeamento de uid/gid e etc. Até o momento a experiência tem sido boa. Formatei um ssd nvme só com btrfs, forcei a compressão zstd:1 e já economizei alguns GB até agora.
Lembre-se de ativar a compressão no Windows também pelo regedit. Na página do driver do btrfs tem explicando como fazer.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Já olhou o monitor de hardware para ver se não está batendo 100% de uso de CPU?

Caso esteja, talvez o player de vídeo não esteja usando a GPU para codificar. Não sei no VLC, mas no MPV o padrão é estar desativado.

Tem que adicionar esses comandos no mpv.conf:

vo=gpu
hwdec=auto-copy

No VLC, vai em Tools → Preferences → Input / Codecs → Hardware-accelerated decoding
Não tem como o MPV estar usando 100% de um 3700X pra rodar um simples mp4 1080p. Se ele estivesse usando, travaria é tudo no geral.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.886
Reações
2.122
Pontos
653
To com o Fedora 35 instalado e tem algo que está me irritando pra caramba: se você estiver com um vídeo tocando seja no mpv, vlc ou onde for e estiver com o Firefox aberto, a rolagem das páginas ficam engasgadas e lentas.
Aí se você fecha o player de vídeo, a rolagem das páginas voltam ao normal.

Eu não sei se é culpa do xorg, do Firefox ou de sabe-se lá o que. Eu testei usando o Wayland, mas a minha experiência com o Wayland tem sido uma m****.

Parece que ela adiciona latência e input lag pra caramba em tudo, não tem como fazer overclock no monitor (ao contrário do xorg) e o problema relatado acima também ocorre com o Wayland. Eu não cheguei a testar se isso também acontece com o Edge/Chrome/Chromium, mas irei testar quando chegar em casa.

É foda, bicho. Todo ano eu faço essa experiência de usar Linux pra tudo, mas porra, toda vez é só decepção. Essa m**** nunca fica bom pra uso em desktop e não estou culpando o kernel em si, mas a userland no geral, que é uma b*sta. O próprio Linus Torvalds já meteu o pau nesse quesito, pois adoram quebrar compatibilidades e o cacete a quatro.

É por isso que ele tem uma regra bem rígida no desenvolvimento do kernel: não quebrem a userland. Ele fica puto quando alguém que trabalha no kernel faz alguma coisa que quebra algo na userland, mas infelizmente ele não tem poder sobre desenvolvimento das interfaces e coisas no geral que fazem parte da userland.

Sinceramente, se eu não tivesse montado um sistema que é péssimo pra hackintosh, eu já teria instalado o MacOS e caído fora do Windows.
Você matou a pau nessa questão.

Pra mim o sistema nunca vai deslanchar com esse desenvolvimento superfragmentado.

O macOS é uma alternativa ao Windows que pra mim é um Linux que deu certo, e funciona.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.851
Pontos
503
Você matou a pau nessa questão.

Pra mim o sistema nunca vai deslanchar com esse desenvolvimento superfragmentado.

O macOS é uma alternativa ao Windows que pra mim é um Linux que deu certo, e funciona.

Vocês não entenderam o Linux, ele nasceu pra ser fragmentado, tanto que é só um Kernel, a graça é essa de usar Linux, ser livre pra montar qualquer coisa em cima, agora se a galera gostasse tanto de projetos unificados estavam todos nos BSDs da vida que tem essa filosofia de entregar um sistema operacional completo, mas não a galera prefere reclamar de terceiros que fazem o trampo de graça pra vocês. :facepalm
 
Ultima Edição:

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Vocês não entenderam o Linux, ele nasceu pra ser fragmentado, tanto que é só um Kernel, a graça é essa de usar Linux, ser livre pra montar qualquer coisa em cima, agora se a galera gostasse tanto de projetos unificados estavam todos nos BSDs da vida que tem esse filosofia de entregar um sistema operacional completo, mas não a galera prefere reclamar de terceiros que fazem o trampo de graça pra vocês. :facepalm
Engraçado tu falar isso e esquecer que as principais partes da userland (pelo menos as que são mais usadas no geral) são desenvolvida por pessoas que são PAGAS pra isso. Se a empresa por trás distribui de graça, aí é problema dela.

Gnome? Red Hat.
Firefox? Mozilla.
Wayland? Red Hat.
KDE? KDE E.v, essa que recebe aporte de várias empresas, ou seja, os devs são PAGOS pra trabalhar no KDE (não falo de contribuidores da comunidade, que não fazem parte do time de desenvolvimento do KDE)

E pra finalizar: não, ninguém aqui (pelo menos eu não) tá reclamando de terceiros. Eu tô reclamando é da experiência que o Linux como sistema operacional e não apenas como kernel, fornece aos usuários. A parte de cima da coisa (userland etc) funciona justamente no oposto do caminho que a parte de baixo (kernel) vai.

Enquanto a parte do desenvolvimento do kernel segue padrões rigorosos de desenvolvimento e possue sérias diretrizes, principalmente com relação ao espaço de usuário, a parte de desenvolvimento do espaço do usuário parece que caga e anda pra isso tudo e que se foda o usuário.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.037
Reações
47.459
Pontos
2.009
Vocês não entenderam o Linux, ele nasceu pra ser fragmentado, tanto que é só um Kernel, a graça é essa de usar Linux, ser livre pra montar qualquer coisa em cima, agora se a galera gostasse tanto de projetos unificados estavam todos nos BSDs da vida que tem essa filosofia de entregar um sistema operacional completo, mas não a galera prefere reclamar de terceiros que fazem o trampo de graça pra vocês. :facepalm
Eu gosto muito dos BSD por isso de ser uma coisa só.

O problema é que usá-lo como desktop é trabalhosos e problemàtico com drivers.

Eu mesmo desistir de usar com ryzen + Nvidia. Quando tinha intel com vídeo integrado era a perfeição.
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.190
Reações
11.851
Pontos
503
Engraçado tu falar isso e esquecer que as principais partes da userland (pelo menos as que são mais usadas no geral) são desenvolvida por pessoas que são PAGAS pra isso. Se a empresa por trás distribui de graça, aí é problema dela.

Gnome? Red Hat.
Firefox? Mozilla.
Wayland? Red Hat.
KDE? KDE E.v, essa que recebe aporte de várias empresas, ou seja, os devs são PAGOS pra trabalhar no KDE (não falo de contribuidores da comunidade, que não fazem parte do time de desenvolvimento do KDE)

E pra finalizar: não, ninguém aqui (pelo menos eu não) tá reclamando de terceiros. Eu tô reclamando é da experiência que o Linux como sistema operacional e não apenas como kernel, fornece aos usuários. A parte de cima da coisa (userland etc) funciona justamente no oposto do caminho que a parte de baixo (kernel) vai.

Enquanto a parte do desenvolvimento do kernel segue padrões rigorosos de desenvolvimento e possue sérias diretrizes, principalmente com relação ao espaço de usuário, a parte de desenvolvimento do espaço do usuário parece que caga e anda pra isso tudo e que se foda o usuário.

Você como usuário final recebe de graça, se o dev tem salário não é você que tem o direito de cobrar resultado e sim a empresa. E o pior é cobrar coesão de um desenvolvimento de kernel com userland, repito o Linus caga, não é essa a filosofia do projeto, o Linus nunca se importou com a parte desktop, se importasse poderia ter unificado o desenvolvimento do Kernel com alguma DE.


BSDs estão aí e são carentes de mão de obra, são um fragmento do Linux em usuário, se junte eles no Hello System por exemplo, você querem cobrar algo que nunca foi alvo do projeto Linux.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Você como usuário final recebe de graça, se o dev tem salário não é você que tem o direito de cobrar resultado e sim a empresa. E o pior é cobrar coesão de um desenvolvimento de kernel com userland, repito o Linus caga, não é essa a filosofia do projeto, o Linus nunca se importou com a parte desktop, se importasse poderia ter unificado o desenvolvimento do Kernel com alguma DE.


BSDs estão aí e são carentes de mão de obra, são um fragmento do Linux em usuário, se junte eles no Hello System por exemplo, você querem cobrar algo que nunca foi alvo do projeto Linux.
Você não entendeu pelo visto a questão entre o Linus, desenvolvimento do kernel e userland. Eu falei que o próprio sempre falou que o desenvolvimento do kernel não deveria quebrar NADA no espaço do usuário, e não que ele iria unificar o desenvolvimento de kernel + userland ou que ele se importaria em fazer isso.

E BSD? Cara, nem os próprios desenvolvedores do FreeBSD (uso ele como exemplo) usam aquilo no dia a dia. É tudo de MacBook no mínimo e rodando o MacOS.
 

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.886
Reações
2.122
Pontos
653
E BSD? Cara, nem os próprios desenvolvedores do FreeBSD (uso ele como exemplo) usam aquilo no dia a dia. É tudo de MacBook no mínimo e rodando o MacOS.
Isso é tão cômico quanto trágico.

O Linux tinha tudo pra vingar como plataforma gamer, ainda mais agora que o vulkan e OpenGL estão melhores que nunca.

Mas pra isso precisava ser uma experiência minimamente razoável onde o usuário nao consegue destruir toda uma instalação do sistema tentando instalar o steam por meio de uma App Store ou comando no terminal.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Já olhou o monitor de hardware para ver se não está batendo 100% de uso de CPU?

Caso esteja, talvez o player de vídeo não esteja usando a GPU para codificar. Não sei no VLC, mas no MPV o padrão é estar desativado.

Tem que adicionar esses comandos no mpv.conf:

vo=gpu
hwdec=auto-copy

No VLC, vai em Tools → Preferences → Input / Codecs → Hardware-accelerated decoding
Advinha? O problema é nessa b*sta desse Firefox mesmo. Testei o Edge e continua funcionando normal a rolagem das páginas. O ruim dos browsers baseados em chromium no Linux, é que por algum motivo o scroll não funciona igual ao Windows. No Linux o cara tem que rolar várias e várias vezes o scroll pra rolar um pedacinho de nada da página, enquanto no Windows funciona tranquilamente.

E eu falo isso comparando o próprio Edge, tanto no linux quanto no windows. Ter que recorrer a extensões pra ajeitar o scroll do browser é tão 2010 pra lá...

Sobre o Firefox, sinceramente viu? Essa Mozilla só anda acabando com esse navegador, pelo amor de Deus!

Outro problema: o night light do Gnome 41 não tá funcionando com o xorg. :viraolho


Culpa do Gnome mesmo, não do Firefox.
 
Ultima Edição:

Terminus

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
1.886
Reações
2.122
Pontos
653
Alguem sabe dizer se da pra instalar o Spotify no elementary OS Odin?

Desde que usei o Hera pela última vez não consegui.
 

costa93

Veterano
Mensagens
603
Reações
554
Pontos
143
Sinceramente, se eu não tivesse montado um sistema que é péssimo pra hackintosh, eu já teria instalado o MacOS e caído fora do Windows.
Se o seu hard for o da assinatura, dá pra fazer um hackintosh tranquilo.
Procura pelo Gabriel Luchina no Youtube.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Se o seu hard for o da assinatura, dá pra fazer um hackintosh tranquilo.
Procura pelo Gabriel Luchina no Youtube.
RX550 não tem suporte, e hackintosh de Ryzen é cheio de problemas pelo o que vi na página do coreboot ou algo assim do tipo.

Advinha? O problema é nessa b*sta desse Firefox mesmo. Testei o Edge e continua funcionando normal a rolagem das páginas. O ruim dos browsers baseados em chromium no Linux, é que por algum motivo o scroll não funciona igual ao Windows. No Linux o cara tem que rolar várias e várias vezes o scroll pra rolar um pedacinho de nada da página, enquanto no Windows funciona tranquilamente.

E eu falo isso comparando o próprio Edge, tanto no linux quanto no windows. Ter que recorrer a extensões pra ajeitar o scroll do browser é tão 2010 pra lá...

Sobre o Firefox, sinceramente viu? Essa Mozilla só anda acabando com esse navegador, pelo amor de Deus!

Outro problema: o night light do Gnome 41 não tá funcionando com o xorg. :viraolho

Eu estava enganado. O problema não é o Firefox, mas sim a b*sta do Gnome. Instalei o Endeuvaros sei lá o que com o KDE e fiz o teste. Tudo funcionando lindamente!
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Com teclado no layout us-international, no KDE (assim como no gnome) o cedilha não funciona se estiver com o idioma do sistema configurado em inglês. No gnome é simples de resolver isso, bastando um pequeno script que resolve isso. No KDE eu já alterei até o
Código:
/usr/share/X11/locale/en_US.UTF-8/Compose
e mesmo assim o cedilha não funciona pra tudo, funcionando apenas para os aplicativos do próprio sistema. No firefox por exemplo, o cedilha não funciona.

Vejam: ććććććCĆĆĆĆĆĆĆĆĆ

:khuebr
 
Topo Fundo