O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Como vc alterna em entre vulkan e opengl?

Qual a sua placa de vídeo?

Aqui o fedora 35 é o que roda melhor os meus jogos. E o que mais jogo é o L4D2. A placa de vídeo fica fria e silenciosa. Melhor até que o Windows 10.
RX550 2GB. Pra alternar, basta usar o -vulkan nas opções de inicialização do jogo na steam. Se quiser usar opengl, basta deixar sem essa flag.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
Fazia muito tempo que eu não fazia uma instalação do Arch e vou dizer: o negócio continua chato pra cacete!

qzTIhtz.png


Aproveitei e fiz uma instalação criando os subvolumes @, @Home e @var manualmente, pra poder o timeshift funcionar. To testando na vm mesmo.
Fiz uma vez a instalação do Arch no braço, só pra dizer que já fiz alguma vez na vida. É chato pra cacete e totalmente desnecessário, muito mais fácil usar script kkkkk
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.551
Pontos
1.013
Pessoal, meu processador AMD A4 4000 usa o driver Radeon no lugar do AMDGPU. Alguém sabe dizer que o suporte ao wayland chega no driver Radeon?
 

andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Fazia muito tempo que eu não fazia uma instalação do Arch e vou dizer: o negócio continua chato pra cacete!

qzTIhtz.png


Aproveitei e fiz uma instalação criando os subvolumes @, @Home e @var manualmente, pra poder o timeshift funcionar. To testando na vm mesmo.

Mas qual a moral de instalar esse ARCH? Instalar só por instlar mesmo.. só pra ver como é? ou ele tem alguma vantagem em relalção as outras distros?
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.341
Pontos
753
Mas qual a moral de instalar esse ARCH? Instalar só por instlar mesmo.. só pra ver como é? ou ele tem alguma vantagem em relalção as outras distros?
Acho que é mais pela experiência de instalação mesmo, pelo desafio.

A instalação dele é mais complicada.

Tem distros baseadas nele que não precisa de todo esse esforço e o resultado final é praticamente o mesmo.

A diferença é que instalando o Arch você consegue personalizar mais a escolha dos pacotes e a dificuldade de instalação que é maior, só isso.
 


andrei.bnu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.242
Reações
15.060
Pontos
1.354
Arch é uma distribuição DIY, vc customiza a distribuição como quer e monta sua própria instalação. Quando vc instala um Ubuntu, vc instala com que a Canonical acha que é o adequado pra vc.

As vantagens dessa abordagem é aprender mais sobre Linux, no sentido de entender mais ou menos pra que serve cada coisa (ajuda a entender quando algo dá errado por exemplo) e também a performance. Como vc só instala o que quer, o sistema fica com menos "entulho". Tipo, pra que instalar um pacote de impressoras se eu nem tenho impressora? Ou várias outras aplicações que vem por padrão que nunca vão ser usadas.

Tem um comparativo na Arch wiki:

Acho que é mais pela experiência de instalação mesmo, pelo desafio.

A instalação dele é mais complicada.

Tem distros baseadas nele que não precisa de todo esse esforço e o resultado final é praticamente o mesmo.

A diferença é que instalando o Arch você consegue personalizar mais a escolha dos pacotes e a dificuldade de instalação que é maior, só isso.


Entendi.. Vlws gurizada. É mais pelo desafio mesmo de se testar e saber se ta manjando de linux e pela possibilidade de customização .
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Mas qual a moral de instalar esse ARCH? Instalar só por instlar mesmo.. só pra ver como é? ou ele tem alguma vantagem em relalção as outras distros?
De vantagem velocidade, usar pacotes mais atuais e quase não alterar os pacotes em relação ao "original".

E como no AUR tem "receita" pra empacotar praticamente qualquer programa do Linux pro Arch, disponibilidade de programas também achei acima da média.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.551
Pontos
1.013
Cemu finalmente virá nativo para Linux:
Cemu Emulator Plans For 2022 With Going Open-Source, Aiming For Linux Support
Written by Michael Larabel in Linux Gaming on 15 January 2022 at 02:09 PM EST. 22 Comments
LINUX GAMING --

Cemu as one of the leading Nintendo Wii U video game emulators is planning to go open-source this year and is also working on Linux support and related cross-platform advancements.

Cemu is a Wii U video game console emulator that has been out for Windows since 2015 and has garnered much success albeit criticism for being closed-source. A Phoronix reader has written in about their newly-published 2022 road-map that holds much interest for the year ahead. In particular for 2022 they plan to publish the source code of Cemu and open up its development process to community contributors. They are planning for this open-source milestone to happen this calendar year.
image.php

Cemu
Cemu is also still working on its Linux port to which it's about "70%" completed but various other items need to be addressed to make that a reality. Cemu has been working on switching to a Makefile build system with modern C++ codebase, a Cubeb audio back-end to make it more platform agnostic rather than DirectAudio/XAudio, H.264 software decoding support rather than being tied to Windows' DXVA2, and more.

An interesting undertaking as well is a new shader compiler for going from Wii U shader binaries to GLSL or SPIR-V. Rounding out their interesting plans/ideas is also a CPU JIT back-end using LLVM for going from the Wii U PowerPC code to native x86 code. Right now Cemu relies upon a custom translator for going from the Wii U binaries to x86 execution but the hope is to be able to leverage LLVM and that would also open up Cemu to running on more architectures.

More details on Cemu's roadmap and planning via cemu.info.


Fonte:
 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
Depois de muito tempo sem contato com KDE Plasma instalei no meu PC, em menos de um dia já vi mais bug que o Windows e até travamento total que tive que entrar no tty e reiniciar a máquina.

Apesar de eu gostar muito do KDE ainda está longe da estabilidade do GNOME, por isso que no mundo corporativo GNOME é o mais preferido.

Configurei para parecer um tiling window manager:

Screenshot-20220116-073342.png

Fazia muito tempo que eu não fazia uma instalação do Arch e vou dizer: o negócio continua chato pra cacete!


Aproveitei e fiz uma instalação criando os subvolumes @, @Home e @var manualmente, pra poder o timeshift funcionar. To testando na vm mesmo.
Eu sou meio maluco, adoro a instalação do Arch Linux, mas eu já fiz umas 20 vezes, então eu já sei quase decorado e instalo bem rápido quando uso GRUB e sem criptografar o disco.

Quando eu instalo no meu PC eu uso LUKS e LVM pra criptografar e EFISTUB pra não ter bootloader e a máquina ligar o mais rápido possível, aí eu sempre erro alguma coisa e eu tenho que dar reboot umas 3 vezes até consertar tudo :klol

Passei um mês usando Fedora 35 e apesar de ser uma excelente distro, ficar longe do AUR é muito difícil, qualquer programa menos conhecido é um parto pra instalar sem o AUR (que tem praticamente tudo do github lá).
 
Ultima Edição:

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Depois de muito tempo sem contato com KDE Plasma instalei no meu PC, em menos de um dia já vi mais bug que o Windows e até travamento total que tive que entrar no tty e reiniciar a máquina.

Apesar de eu gostar muito do KDE ainda está longe da estabilidade do GNOME, por isso que no mundo corporativo GNOME é o mais preferido.

Configurei para parecer um tiling window manager:

Screenshot-20220116-073342.png


Eu sou meio maluco, adoro a instalação do Arch Linux, mas eu já fiz umas 20 vezes, então eu já sei quase decorado e instalo bem rápido quando uso GRUB e sem criptografar o disco.

Quando eu instalo no meu PC eu uso LUKS e LVM pra criptografar e EFISTUB pra não ter bootloader e a máquina ligar o mais rápido possível, aí eu sempre erro alguma coisa e eu tenho que dar reboot umas 3 vezes até consertar tudo :klol

Passei um mês usando Fedora 35 e apesar de ser uma excelente distro, ficar longe do AUR é muito difícil, qualquer programa menos conhecido é um parto pra instalar sem o AUR (que tem praticamente tudo do github lá).
As únicas coisas que gosto do KDE: Dolphin e o filepicker no Firefox. De resto? É uma nojeira de horrível! O Gnome é infinitamente mais polido etc do que o KDE, mas é outra m**** cheia de limitações, devs que são um bando de pnc que nem sequer devem usar o Gnome (principalmente o criador do mesmo que usa o MacOS).

Na real? Pra mim todas as DEs são pura b*sta, uma sendo pior que a outra. Já tentei me aventurar no mundo das WM, mas é coisa demais pra ficar configurando etc, isso quando a WM exigi que as configurações sejam feitas diretamente no código fonte e ainda que o usuário precise saber C pra fazer (DWM).

Não vou dizer que não acho bonito, pois acho pra c***lho, mas não é pra mim. Inclusive, esse seu KDE tiling aí ficou massa que só. :ksafado
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Fiz uma vez a instalação do Arch no braço, só pra dizer que já fiz alguma vez na vida. É chato pra cacete e totalmente desnecessário, muito mais fácil usar script kkkkk
Pra quem não trabalha com infra instalação complicada não faz sentido, eu já instalei o Arch na mão também e já esqueci foi tudo, eu não formato o PC todos os dias.

Se tiver que fazer de novo só olhando o tutorial.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.700
Reações
27.029
Pontos
1.053
As únicas coisas que gosto do KDE: Dolphin e o filepicker no Firefox. De resto? É uma nojeira de horrível! O Gnome é infinitamente mais polido etc do que o KDE, mas é outra m**** cheia de limitações, devs que são um bando de pnc que nem sequer devem usar o Gnome (principalmente o criador do mesmo que usa o MacOS).

Na real? Pra mim todas as DEs são pura b*sta, uma sendo pior que a outra. Já tentei me aventurar no mundo das WM, mas é coisa demais pra ficar configurando etc, isso quando a WM exigi que as configurações sejam feitas diretamente no código fonte e ainda que o usuário precise saber C pra fazer (DWM).

Não vou dizer que não acho bonito, pois acho pra c***lho, mas não é pra mim. Inclusive, esse seu KDE tiling aí ficou massa que só. :ksafado
Cara, eu sou o cabaço em Linux que adora o Cinamonn.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Já fiz a instalação do Debian e era muito mais complicado (não agora porque colocaram o Calamares).
Rapaz, vou ter que discordar, pelo menos a primeira vez que eu instalei o Debian (meados de 2009), já possuía instalador gráfico. Era muito simples de instalar, lógico que não era um instalador gráfico como o Ubuntu, mas pelo menos tinha um instalador ao contrário do Arch.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
As únicas coisas que gosto do KDE: Dolphin e o filepicker no Firefox. De resto? É uma nojeira de horrível! O Gnome é infinitamente mais polido etc do que o KDE, mas é outra m**** cheia de limitações, devs que são um bando de pnc que nem sequer devem usar o Gnome (principalmente o criador do mesmo que usa o MacOS).

Na real? Pra mim todas as DEs são pura b*sta, uma sendo pior que a outra. Já tentei me aventurar no mundo das WM, mas é coisa demais pra ficar configurando etc, isso quando a WM exigi que as configurações sejam feitas diretamente no código fonte e ainda que o usuário precise saber C pra fazer (DWM).

Não vou dizer que não acho bonito, pois acho pra c***lho, mas não é pra mim. Inclusive, esse seu KDE tiling aí ficou massa que só. :ksafado
Eu tive que reinstalar o sistema para instalar a BIOS modificada no meu T430 e voltei pro GNOME. Mas finalmente livre do Intel ME:

PXL-20220116-212350407.jpg


Eu usava tiling window manager, o problema é que muitos programas com GUI não ficam legal, acho que a melhor solução é rodar um DE floating + tmux para os aplicativos de terminal.

O mais interessante de WM é o workflow baseado em atalhos de teclado, o DE que mais se aproxima disso é o GNOME.

Já fiz a instalação do Debian e era muito mais complicado (não agora porque colocaram o Calamares).


Linus Torvalds concorda :klolz
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
O Miguel Icaza migrou pro MacOS e ainda foi trabalhar na Microsoft. Isso é que é reviravolta.




Só se era alguma outra versão, porque eu instalei o Debian 5, em meados de 2013 e o instalador era em texto. Só que tinha bem mais passos pra executar do que o instalador do Arch.

Debian_Installation_Software_Selection_30.jpg
Se não me engano ainda hoje dá pra instalar por esse instalador em ncurses.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
O Miguel Icaza migrou pro MacOS e ainda foi trabalhar na Microsoft. Isso é que é reviravolta.




Só se era alguma outra versão, porque eu instalei o Debian 5, em meados de 2013 e o instalador era em texto. Só que tinha bem mais passos pra executar do que o instalador do Arch.

Debian_Installation_Software_Selection_30.jpg
Era esse instalador que descrevia CADA PACOTE instalado em um dos modos de instalação?

Era só da um monte de "next". Não é complicado, só trabalhoso.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
While it’s doubtful you’ll see ads in KDE’s core applications, it would be possible for distributions that wish to further monetize their work to fork these applications, placing ads in them.
Na real a notícia é apenas isso:
Qt, the framework that powers the KDE desktop, is announcing support for ads in client-side applications.
 

Pockett

Nostálgico
VIP
Mensagens
17.526
Reações
43.036
Pontos
1.453
tenho saudades da epoca que usava linux, mas sempre tive problemas com hd secundaria e acessos de arquivos por isso voltei para o windows
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
O Miguel Icaza migrou pro MacOS e ainda foi trabalhar na Microsoft. Isso é que é reviravolta.

Estava lendo esse artigo, ele é bem antigo (2012), muita coisa mudou pra melhor.

A culpa que ele dá para o fracasso do Linux no Desktop é a cultura de desenvolvimento xiita: se não for FOSS é lixo. Apesar de concordar em parte eu não acredito que tenha sido o principal fator.

O Linux não conseguiu market share no mercado doméstico porque falta uma empresa de hardware que consiga empacotar um bom produto com Linux. Você tem basicamente empresas como Dell e Lenovo vendendo uma baixa quantidade de PCs com Ubuntu e Fedora só para contar pontos com o mercado de devs e não perder esse povo todo pra Apple.

Se um empresa conseguir produzir um PC eficiente e de baixo custo, com uma distro fácil de usar e uma loja de Apps recheada de programas vai vender muito bem.

O Windows perdeu muito do mercado de entrada para os Chromebooks (que usa Linux) porque a performance dele em PCs de entrada é uma b*sta, esse é o mercado que o Linux deveria focar, junto com o mercado para desenvolvedores.

Felizmente eu vejo uma melhora nesse panorama, muitas empresas pequenas estão desenvolvendo PCs com foco em Linux: Tuxedo, Purism, System76 e até de algumas distros, como Kubuntu Focus.

Quem se destaca entre essas é a System76, se fosse eles procuraria desenvolver notebook de $500 para competir com os Chromebooks, se aproveitando até do fato que há uma maior preocupação das pessoas com a privacidade (Até a Apple está usando isso como propagando contra o Android).
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
O Linux não conseguiu market share no mercado doméstico porque falta uma empresa de hardware que consiga empacotar um bom produto com Linux. Você tem basicamente empresas como Dell e Lenovo vendendo uma baixa quantidade de PCs com Ubuntu e Fedora só para contar pontos com o mercado de devs e não perder esse povo todo pra Apple.
A questão não é essa no meu ponto de vista. Hardware é hardware, independente de qual empresa faça ou venda. O problema aí é mais com o próprio sistema operacional do que com o hardware. Não tem como empacotar um bom produto com o Linux atual (excluindo plataformas como Android ou ChromeOS) sendo que o próprio Linux torna as coisas muito mais desafiadoras para que isso aconteça.
O Windows perdeu muito do mercado de entrada para os Chromebooks (que usa Linux) porque a performance dele em PCs de entrada é uma b*sta, esse é o mercado que o Linux deveria focar, junto com o mercado para desenvolvedores.
E aí é onde eu quero chegar: você citou um motivo válido sobre o Windows, que roda que nem m**** de hardwares mais simples. Agora sabe o motivo do ChromeOS ter dado certo nesse segmento? Porque é uma PLATAFORMA que roda sobre o kernel linux, mas o restante é TUDO organizado pelo o próprio Google e feito pelo o mesmo.

Põe um notebook com Linux aí (Fedora, Ubuntu whatever) e um com ChromeOS na mão de um usuário comum e depois de algumas semanas, pergunta por qual dos dois ele preferirá usar...
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
A questão não é essa no meu ponto de vista. Hardware é hardware, independente de qual empresa faça ou venda. O problema aí é mais com o próprio sistema operacional do que com o hardware. Não tem como empacotar um bom produto com o Linux atual (excluindo plataformas como Android ou ChromeOS) sendo que o próprio Linux torna as coisas muito mais desafiadoras para que isso aconteça.

E aí é onde eu quero chegar: você citou um motivo válido sobre o Windows, que roda que nem m**** de hardwares mais simples. Agora sabe o motivo do ChromeOS ter dado certo nesse segmento? Porque é uma PLATAFORMA que roda sobre o kernel linux, mas o restante é TUDO organizado pelo o próprio Google e feito pelo o mesmo.

Põe um notebook com Linux aí (Fedora, Ubuntu whatever) e um com ChromeOS na mão de um usuário comum e depois de algumas semanas, pergunta por qual dos dois ele preferirá usar...
Mas é justamente o que eu estou falando, um produto completo, hardware e software bem integrados.

90% dos usuários comuns querem um sistema com um botão enorme chamado internet e outro botão enorme chamado e-mail. E os apps ele baixa do programa com o ícone da sacolinha. Se o programa demora mais de 5 segundos pra abrir ele acha que é vírus.

Eu acho que a única empresa que está conseguindo evoluir nesse sentido é a System76, só que eles focam no mercado entusiasta.
 

eth0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.033
Reações
1.065
Pontos
603
Eu acho que é uma guerra perdida, Linux é sobre liberdade e privacidade, duas características que vão ao encontro de homogeneização e conveniência. Linux nunca disputará espaço no Desktop do usuário comum pois o usuário comum não valoriza o que o Linux valoriza, são filosofias distintas demais.

São escolhas nessa vida. Pra eu jogar PUBG eu preciso de um anti-cheat a nível de kernel. O que EU valorizo? Controle da minha máquina ou jogar on-line? Eu preciso fazer uma escolha e decorre dela uma renúncia. Se você prefere jogar on-line a ter controle de sua máquina Linux não é pra você pronto e acabou.
 

Knives

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.161
Reações
3.249
Pontos
1.369
Sim, nem o do Arch é complicado. Só é de fato muito trabalho. Muitas horas de trabalho só pra configurar o sistema.
O do Arch 90% é seguir um guia. E mesmo entre os usuários a grande maioria sem um guia não instala.

O do Debian não precisa de guia nem nada. Só dar next e escolher em menus o desejado.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
Eu acho que é uma guerra perdida, Linux é sobre liberdade e privacidade, duas características que vão ao encontro de homogeneização e conveniência. Linux nunca disputará espaço no Desktop do usuário comum pois o usuário comum não valoriza o que o Linux valoriza, são filosofias distintas demais.

São escolhas nessa vida. Pra eu jogar PUBG eu preciso de um anti-cheat a nível de kernel. O que EU valorizo? Controle da minha máquina ou jogar on-line? Eu preciso fazer uma escolha e decorre dela uma renúncia. Se você prefere jogar on-line a ter controle de sua máquina Linux não é pra você pronto e acabou.
A maioria das pessoas nem sabem como um anti-cheat funciona, para elas computadores são caixas pretas mágicas e junta com os sistemas operacionais atuais que colocam uma cortina entre o usuário e o sistema, então gera a cultura da Alexa e Siri: o computador controla você, não o inverso.

Pelo menos estão começando a se preocupar mais com a privacidade, antigamente os Stallmanns da vida falavam isso e o povo dizia que não tinha nada para esconder, começou a ficar mais visível para a população em geral que quem controla a informação, controla a sociedade.
 
Ultima Edição:

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.506
Pontos
1.069
O do Arch 90% é seguir um guia. E mesmo entre os usuários a grande maioria sem um guia não instala.

O do Debian não precisa de guia nem nada. Só dar next e escolher em menus o desejado.
Nada impede de desenvolverem instaladores automatizados pro Arch.

Tem um bocado, aliás:

 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
11.969
Pontos
503
Estava lendo esse artigo, ele é bem antigo (2012), muita coisa mudou pra melhor.

A culpa que ele dá para o fracasso do Linux no Desktop é a cultura de desenvolvimento xiita: se não for FOSS é lixo. Apesar de concordar em parte eu não acredito que tenha sido o principal fator.

O Linux não conseguiu market share no mercado doméstico porque falta uma empresa de hardware que consiga empacotar um bom produto com Linux. Você tem basicamente empresas como Dell e Lenovo vendendo uma baixa quantidade de PCs com Ubuntu e Fedora só para contar pontos com o mercado de devs e não perder esse povo todo pra Apple.

Se um empresa conseguir produzir um PC eficiente e de baixo custo, com uma distro fácil de usar e uma loja de Apps recheada de programas vai vender muito bem.

O Windows perdeu muito do mercado de entrada para os Chromebooks (que usa Linux) porque a performance dele em PCs de entrada é uma b*sta, esse é o mercado que o Linux deveria focar, junto com o mercado para desenvolvedores.

Felizmente eu vejo uma melhora nesse panorama, muitas empresas pequenas estão desenvolvendo PCs com foco em Linux: Tuxedo, Purism, System76 e até de algumas distros, como Kubuntu Focus.

Quem se destaca entre essas é a System76, se fosse eles procuraria desenvolver notebook de $500 para competir com os Chromebooks, se aproveitando até do fato que há uma maior preocupação das pessoas com a privacidade (Até a Apple está usando isso como propagando contra o Android).
Eu não sei o porque desse fetiche que o pessoal tem em tornar o Linux popular, se o Linux ser tornar popular ele perde todas as vantagens de ser um Linux, vai virar alvo de malware, vão dar pitaco maior do que já dão no desenvolvimento do Kernel, pra quem quer Windows já existe Windows, é só instalar e fechar o olho.

Não dá pra força os outros a ser tonarem inteligentes, quem usa Linux é acima da média no senso critico.

O que faltava no Linux para mim eram jogos, agora nunca houve tantos jogos com o proton, cara todos os jogos que eu quis jogar até agora estou jogando inclusive via os sete mares.

Eu não quero usuário de Windows migrando não, deixa a gente com toda a segurança/privacidade desfrutar.
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Eu só queria um desktop environment que prestasse nessa caceta.

Sistema de arquivos? BTRFS + ZSTD! Sério, é a melhor coisa do mundo! :kpaixao
Kernel? Várias opções disponíveis e ainda posso personalizar o meu.
Privacidade etc? Tenho.
Vários tipos de softwares opensource disponíveis? Tenho também.
Não precisar de ficar adicionando programas ao PATH? Melhor coisa do mundo, pois já é feito automaticamente.
Desktop environment que preste? Não tem nenhum nessa joça.
WM? Trabalho pra cacete, por mais que fique bonito quando está tudo pronto e personalizado.
Performance nos jogos? Tamo caminhando, apesar que muitos títulos ainda sofrem penalidade de desempenho se comparado ao Windows.

Me deem uma droga de um DE que preste e eu caio fora do Windows.
 

joao perreira

Bam-bam-bam
Mensagens
4.244
Reações
4.160
Pontos
453
Eu só queria um desktop environment que prestasse nessa caceta.

Sistema de arquivos? BTRFS + ZSTD! Sério, é a melhor coisa do mundo! :kpaixao
Kernel? Várias opções disponíveis e ainda posso personalizar o meu.
Privacidade etc? Tenho.
Vários tipos de softwares opensource disponíveis? Tenho também.
Não precisar de ficar adicionando programas ao PATH? Melhor coisa do mundo, pois já é feito automaticamente.
Desktop environment que preste? Não tem nenhum nessa joça.
WM? Trabalho pra cacete, por mais que fique bonito quando está tudo pronto e personalizado.
Performance nos jogos? Tamo caminhando, apesar que muitos títulos ainda sofrem penalidade de desempenho se comparado ao Windows.

Me deem uma droga de um DE que preste e eu caio fora do Windows.
mate :kluv
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.975
Reações
12.341
Pontos
753
Esses dias instalei o Wine 6 no Mint e percebi uma coisa:

Não é mais possível usar modo de compatibilidade com o Win98/Me?

Tenho um joguinho aqui que só funciona nesse modo sem bugs e não encontrei mais esse modo. Só tem compatibilidade do XP em diante.
 
Topo Fundo