O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.330
Pontos
1.074
Alguém indica algo para organizar os icones de atalho que estão no desktop? tiṕo aqueles rainmetter que tinha, que deixava gavetas pra organizar os icones?
Gnome nem tem desktop ativo, o que vc vai organizar?

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
como assim? meu desktop tá cheio de atalhos, como assim?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Alguém indica algo para organizar os icones de atalho que estão no desktop? tiṕo aqueles rainmetter que tinha, que deixava gavetas pra organizar os icones?

como assim? meu desktop tá cheio de atalhos, como assim?
Essa distribuição sua deve vir com uma extensão que faz ter ícones no desktop, mas o padrão é não ter nada kkkk

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.758
Pontos
2.009
O triste é constatar que mesmo ignorando o OSX a Apple volta e meia tem o melhor hardware pra se comprar.
Tem sim. A construção dos notebooks deles também é excelente. Tenho um MacBook white de 2010 até hoje funcionando 100% comigo.

As únicas coisas que tive que trocar foram a tampa do fundo e os parafusos.

O resto foi só upgrade de memória e SSD.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 


SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.330
Pontos
1.074
Não se se pergunto aqui ou no topico do windows. Estou com Dual Boot Windows 10 e Nobara, sendo o Nobara que instalou o gerenciador de boot, e tá tudo perfeito. Porém, quero instalar o tal Windows 11 Ghost Spectre Lite e ver se realmente tem uma melhora no desempenho graças ao fato de não ter nenhum app rodando no fundo desnecessário.

Alguém sabe como eu faria a instalação sem foder meu nobara foderoso que tá totalmente funcional?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.688
Reações
26.972
Pontos
1.053
Não se se pergunto aqui ou no topico do windows. Estou com Dual Boot Windows 10 e Nobara, sendo o Nobara que instalou o gerenciador de boot, e tá tudo perfeito. Porém, quero instalar o tal Windows 11 Ghost Spectre Lite e ver se realmente tem uma melhora no desempenho graças ao fato de não ter nenhum app rodando no fundo desnecessário.

Alguém sabe como eu faria a instalação sem foder meu nobara foderoso que tá totalmente funcional?
" Windows 11 Ghost Spectre Lite...
Vem sarna, só vem pra eu me coçar"
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.330
Pontos
1.074
" Windows 11 Ghost Spectre Lite...
Vem sarna, só vem pra eu me coçar"
Kkkkkkk! Eu tenho canal no YouTube, então tava querendo fazer uns vídeos sobre sistemas operacionais, e o vídeo desse sistema me deixou bem intrigado, porque o windows 11 consome bastante ram.

Testei no Pc secundário e nem navegador de internet o sistema vem, é só pra jogos mesmo (tem um batch que vem no sistema só pra baixar alguns programas sem usar navegador, como steam, redist, Chrome, DirectX, etc)

É bem leve, consome somente 1.3gb de ram, e tem as opções de instalar com e sem windows defender (escolhi com Ed)

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Kkkkkkk! Eu tenho canal no YouTube, então tava querendo fazer uns vídeos sobre sistemas operacionais, e o vídeo desse sistema me deixou bem intrigado, porque o windows 11 consome bastante ram.

Testei no Pc secundário e nem navegador de internet o sistema vem, é só pra jogos mesmo (tem um batch que vem no sistema só pra baixar alguns programas sem usar navegador, como steam, redist, Chrome, DirectX, etc)

É bem leve, consome somente 1.3gb de ram, e tem as opções de instalar com e sem windows defender (escolhi com Ed)

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
Tem como vc instalar o Windows e depois usando um disco live Linux reinstalar somente o GRUB, mas pra isso você precisa saber aonde está instalado a partição EFI do Linux

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.330
Pontos
1.074
Tem como vc instalar o Windows e depois usando um disco live Linux reinstalar somente o GRUB, mas pra isso você precisa saber aonde está instalado a partição EFI do Linux

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
Eu lembro em qual está, ela tem 524MB enquanto a do windows tem 519

antes funcionava fazer pelo easyBCD, tem alguma alternativa pra isso hoje em dia?
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Eu lembro em qual está, ela tem 524MB enquanto a do windows tem 519

antes funcionava fazer pelo easyBCD, tem alguma alternativa pra isso hoje em dia?

Linha de comando é a alternativa....

De boot com alguma distro Linux que não seja muito antiga e no terminal:

sudo mount /dev/sdXY /mnt
sudo mount /dev/sdXX /mnt/boot/efi
for i in /dev /dev/pts /proc /sys /run; do sudo mount -B $i /mnt$i; done
sudo chroot /mnt
grub-install /dev/sdX
update-grub

Você vai ter que substituir o XY e XX pelas suas partições e ainda pode ser um pouco diferente se você tiver um disco nvme
No meu caso tenho dois um nvme0 e nvme1
Usando o comando fdisk -l é possível ver como foi reconhecido os discos e as partições


Essa é a saída do fdisk -l no meu notebook

Disco /dev/sda: 1,82 TiB, 2000398934016 bytes, 3907029168 setores
Modelo de disco: ST2000LM003 HN-M
Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho de setor (lógico/físico): 512 bytes / 4096 bytes
Tamanho E/S (mínimo/ótimo): 4096 bytes / 4096 bytes
Tipo de rótulo do disco: gpt
Identificador do disco: 5450725D-1F17-4759-B534-A62B3EBAE820

Dispositivo Início Fim Setores Tamanho Tipo
/dev/sda1 34 195309567 195309534 93,1G Linux sistema de arquivos
/dev/sda2 195309568 1753008127 1557698560 742,8G Linux sistema de arquivos
/dev/sda4 1753008128 3907028991 2154020864 1T Microsoft dados básico

A partição 1 não inicia em um limite de setor físico.


Disco /dev/nvme1n1: 119,24 GiB, 128035676160 bytes, 250069680 setores
Modelo de disco: IM2P33F8BR1-128GB
Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho de setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho E/S (mínimo/ótimo): 512 bytes / 512 bytes
Tipo de rótulo do disco: gpt
Identificador do disco: C43CCFEA-C2CF-4935-B144-C9FE787A884E

Dispositivo Início Fim Setores Tamanho Tipo
/dev/nvme1n1p1 2048 8390655 8388608 4G Sistema EFI
/dev/nvme1n1p2 8390656 250068991 241678336 115,2G Linux sistema de arquivos


Disco /dev/nvme0n1: 476,94 GiB, 512110190592 bytes, 1000215216 setores
Modelo de disco: XPG SPECTRIX S40G
Unidades: setor de 1 * 512 = 512 bytes
Tamanho de setor (lógico/físico): 512 bytes / 512 bytes
Tamanho E/S (mínimo/ótimo): 512 bytes / 512 bytes
Tipo de rótulo do disco: gpt
Identificador do disco: A7629328-42A2-4E4B-AD07-794D41854775

Dispositivo Início Fim Setores Tamanho Tipo
/dev/nvme0n1p1 2048 206847 204800 100M Sistema EFI
/dev/nvme0n1p2 206848 239615 32768 16M Microsoft reservado
/dev/nvme0n1p3 239616 998935900 998696285 476,2G Microsoft dados básico
/dev/nvme0n1p4 998936576 1000210431 1273856 622M Windows ambiente de recupe
 

Junior

Bam-bam-bam
Mensagens
5.465
Reações
149
Pontos
224
Pro pessoal que usa o Zorin: tenho um pendrive pronto aqui com a instalação do Zorin OS 16, consigo atualizar pro 16.1 via OTA ou tem aquelas putarias da Canonical de major update que tem que rodar o instalador do sistema pra sobrescrever a versão anterior?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.758
Pontos
2.009
Alguém aqui usa o EndeavourOS ?

Eu to gostando bastante mas ontem o meu bluetooth parou de funcionar e não consigo identificar o problema.

Até troquei o pipewire pelo pulseaudio mas não deu certo.
 

clubit

Bam-bam-bam
Mensagens
2.456
Reações
7.777
Pontos
453
Tem sim. A construção dos notebooks deles também é excelente. Tenho um MacBook white de 2010 até hoje funcionando 100% comigo.

As únicas coisas que tive que trocar foram a tampa do fundo e os parafusos.

O resto foi só upgrade de memória e SSD.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
caraca, lembro que faz um bom tempo que esta com esse mac né
peguei recentemente um macbook pro 2008 de 15''(saiu mais barato que um jogo de ps kkk)
ta redonda a maquina
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.581
Reações
15.861
Pontos
403
Fui instalar em máquina virtual o EndeavourOS e o Manjaro. Mas desisti rápido, pois Arch Linux é hardcore demais para mim. Ainda me passou pela mente testar o Garuda, mas parecia mais focado em visual do que substância/estabilidade, e não fui adiante.

O Fedora e aqueles derivados do Debian parece o caminho a seguir para noobs como eu.
E falando neles, fui testar minha impressora genérica de baixo clero neles (HP DeskJet 1115). O Kubuntu 22.04 detectou e instalou de forma automática. O Fedora 36 detectou, mas eu tive que seguir alguns poucos passos para instalar manualmente.

Dias atrás tinha testado um USB wireless genérico que é detectado pelo Windows 10, mas não pelo 7. E os Linux supracitados tampouco tiveram problemas.

Bem, passando os olhos pelo amontoado de nomes de distros Linux, e parecem numerosos como estrelas no céu. Mas muitos ficaram no meio do caminho evolutivo, enquanto alguns outros ao olhar seus sites e frequência de atualizações, também parecem seguir o caminho da extinção. Possivelmente porque dependiam de um punhado de pessoas, sendo que a natureza humana é meio instável em grupos pequenos.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.854
Reações
10.504
Pontos
1.069
Não consegui desenrolar. Parece que o hardware do meu bluetooth não existe, sendo que ele é integrado ao wi-fi e esse funciona normalmente.
Sempre usei bluetooth no Archlinux e nunca tive problemas. Me parece ser problema de módulo do kernel. Vê se o módulo btusb está carregado:

Código:
lsmod | grep btusb

Se não estiver você carrega com:

Código:
modprobe btusb


EDIT: sobre o que você falou do bluetooth estar junto da placa wi-fi, do archwiki:

  • Some Bluetooth adapters are bundled with a Wi-Fi card (e.g. Intel Centrino). These require that the Wi-Fi card is firstly enabled (typically a keyboard shortcut on a laptop) in order to make the Bluetooth adapter visible to the kernel.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.758
Pontos
2.009
eu tentaria trocar o programa Blueberry Bluetooth ou Blueman
apenas deduzindo, pois o mint 21 acabou de fazer isso

O Kde usa o Bluedevil. Trocar por qual ?

Sempre usei bluetooth no Archlinux e nunca tive problemas. Me parece ser problema de módulo do kernel. Vê se o módulo btusb está carregado:

Código:
lsmod | grep btusb

Se não estiver você carrega com:

Código:
modprobe btusb


EDIT: sobre o que você falou do bluetooth estar junto da placa wi-fi, do archwiki:
O engraçado é que procurando a solução pela internet me parece que o problema é bem antigo. O EndeavourOS em si nem habilita o bluetooth por padrão, eu tive que habilitar e agora ele sumiu.

Quando chegar em casa eu vou ver sim. Valeu pelo toque!
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.688
Reações
26.972
Pontos
1.053
Atualizei meu Linux Mint Cinnamon 20 "Uma" pro Mint Cinnamon 21 "Vanessa" no meu Potato Laptop (i3 terceira gen + 8gb de ram + SSD Sata).

Impressionante como está mais responsivo, apesar do boot inicial ter ficado alguns segundinhos mais lerdo, e aparentemente está muito estável, não tive nenhum BO até o momento.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.475
Reações
42.330
Pontos
1.074
Nunca vi alguém ser tão azarado com Linux. :klolwtf


To rindo feito um mongolóide da trollagem dos caras... além de fabricarem o note com uma foto totalmente zoada e sem chance de remoção na fibra de carbono, mandaram um Ubuntu pra ele e sem os drivers instalados HIAUHIAUHIUAH Alguém odeia muito ele lá HAIUHAUIHAI
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.758
Pontos
2.009
Sempre usei bluetooth no Archlinux e nunca tive problemas. Me parece ser problema de módulo do kernel. Vê se o módulo btusb está carregado:

Código:
lsmod | grep btusb

Se não estiver você carrega com:

Código:
modprobe btusb


EDIT: sobre o que você falou do bluetooth estar junto da placa wi-fi, do archwiki:

Os módulos do bt estão carregados no kernel mas não funciona de jeito nenhum. Já espetei um fone normal aqui na porta.
 

Prestidigitador

Supra-sumo
Mensagens
681
Reações
1.535
Pontos
183
Um add-on bacana do KDE que encontrei é o Bismuth. Tem permite ter funções de uma TWM (i3), tem momentos onde usar o tilling é muito útil. Só não instalo o KDE pois a grande maioria dos programas que uso é GTK.


rice.png
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.544
Pontos
1.013

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Como você conseguiu fazer o KDE se parecer com o Windows 11? É um tema?
Não é um tema
É só colocar dois espaçadores e puxar os ícones e o menu para o centro dos espaçadores
O widget "show desktop" procura por win7 que acha fácil e o menu procura por Menu 11
O tema que estou usando é o Breeze Dark padrão

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.758
Pontos
2.009
eu tentaria trocar o programa Blueberry Bluetooth ou Blueman
apenas deduzindo, pois o mint 21 acabou de fazer isso

Sempre usei bluetooth no Archlinux e nunca tive problemas. Me parece ser problema de módulo do kernel. Vê se o módulo btusb está carregado:

Código:
lsmod | grep btusb

Se não estiver você carrega com:

Código:
modprobe btusb


EDIT: sobre o que você falou do bluetooth estar junto da placa wi-fi, do archwiki:O p


O sistema atualizou aqui e o bt voltou magicamente a funcionar.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.581
Reações
15.861
Pontos
403
Liberei espaço no SSD de 500GB e fiz dual bot com o Fedora 36.

A princípio meu Windows 10 saiu incólume, mas passei 2 horas dando voltas no Fedora. Na máquina virtual era mais fácil pois eu não tinha que lidar com os drives da nvidia. Cheguei a corromper o Linux. Bem, ao menos aprendi a deletar kernel antigos/inutilizados. E acho que agora a situação está estável para eu instalar outras coisas e eventualmente testar o Steam.

Meu fone de ouvido sem fio Logitech G733 é detectado e possui som, mas nem idéia como checar a bateria por aqui. Acho que só logando no Windows.

Meu mouse Razer está um pouco errático, mas depois eu vejo se o tal RazerGenie pode fazer algo a respeito. Mas o scroll está normal comparando ao que era em máquina virtual.
 

deraol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.593
Reações
3.176
Pontos
1.024
Liberei espaço no SSD de 500GB e fiz dual bot com o Fedora 36.

A princípio meu Windows 10 saiu incólume, mas passei 2 horas dando voltas no Fedora. Na máquina virtual era mais fácil pois eu não tinha que lidar com os drives da nvidia. Cheguei a corromper o Linux. Bem, ao menos aprendi a deletar kernel antigos/inutilizados. E acho que agora a situação está estável para eu instalar outras coisas e eventualmente testar o Steam.

Meu fone de ouvido sem fio Logitech G733 é detectado e possui som, mas nem idéia como checar a bateria por aqui. Acho que só logando no Windows.

Meu mouse Razer está um pouco errático, mas depois eu vejo se o tal RazerGenie pode fazer algo a respeito. Mas o scroll está normal comparando ao que era em máquina virtual.
Vai não sessão bateria nas configurações que você consegue ver o nível de todos os dispositivos bluetooth conectados

Enviado de meu M2102J20SG usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.103
Reações
47.758
Pontos
2.009
Liberei espaço no SSD de 500GB e fiz dual bot com o Fedora 36.

A princípio meu Windows 10 saiu incólume, mas passei 2 horas dando voltas no Fedora. Na máquina virtual era mais fácil pois eu não tinha que lidar com os drives da nvidia. Cheguei a corromper o Linux. Bem, ao menos aprendi a deletar kernel antigos/inutilizados. E acho que agora a situação está estável para eu instalar outras coisas e eventualmente testar o Steam.

Meu fone de ouvido sem fio Logitech G733 é detectado e possui som, mas nem idéia como checar a bateria por aqui. Acho que só logando no Windows.

Meu mouse Razer está um pouco errático, mas depois eu vejo se o tal RazerGenie pode fazer algo a respeito. Mas o scroll está normal comparando ao que era em máquina virtual.
Pra quem usa Nvidia eu recomendo distros que já venham com os drivers instalados e prontos pra usar.

Estou usando o Endeavour OS e ele é assim. Recomendo testar quando puder.

Enviado de meu MT2111 usando o Tapatalk
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.581
Reações
15.861
Pontos
403
Mouse Razer está funcionando como no Windows após instalar RazerGenie e suas ramificações.

Logitech G733 usa um wireless proprietário, não bluetooth. Ele funciona no Fedora, mas é incapaz de mostrar o estado da bateria até onde vi. No Windows usa o programa Logitech G Hub para mostrar isso, e lá eu tinha uma equalização personalizada para ele. Então o som no Linux fica meio diferente do que me acostumei. Mas boa parte do tempo fico nas caixas de som.

De vez em quando o som volta de forma aleatória para o máximo, de um programa para outro. O que fez eu despertar a casa... Então ainda bem que não fui abrir video hentai aqui :obrigue

Joguei um pouco de Need for Speed (PS1) no emulador Duckstation, usando meu gamepad Logitech F310. E agora estou baixando o Horizon Zero Dawn pelo Steam aqui no Linux. Durante essa segunda-feira devo ver o comportamento dele.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.581
Reações
15.861
Pontos
403
Fedora KDE não faz muita questão de lembrar a posição dos programas em sistema dual monitor. É como debater com alguém com Alzheimer. E no geral os empurra para o monitor secundário/esquerdo. Isso era algo dificil de testar em máquina virtual.

Usando x11, porque o Wayland semeia o caos. Bem, acho que li sobre wayland ser meio bugado mesmo e se dar melhor com Gnome.

Ao primeiro abrir Horizon Zero Dawn, ficou algumas minutos em "Processando sombreadores da Vulkan...", mas a qualidade parece igual quando no Windows. Pelo menos parecia, não tenho muita certeza sobre as nuvens naquele céu noturno. Desempenho parecido no geral, mas teve alguns engasgos com frequência irregular. Contudo, o jogo aqui no Linux reclamou do meu computador ter só 8GB de RAM. Qualidade tudo no máximo, mas acho que não tinha DLSS para habilitar aqui.

Edit complementar: Tem alguns relatos por aí que no linux a opção DLSS não aparece no Horizon Zero Dawn. A discrepância no desempenho foi isso, já que minha RTX 2060 Super só dá conta do jogo em 1440p com isso habilitado. Seria irrelevante se a pessoa tiver uma placa superior.

Mas não tenho muita vocação para usar linhas de comando. Bem, agora no Windows e ir comer algo. Depois acho que vou ver como FFXIV se comporta lá. Talvez até teste gravar um gameplay com o OBS Studio, parece fácil de usar.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo