O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bifurcação Profissional [mini MBML]

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Estudei para o concurso do Banco do Brasil e acabei reprovando. Fiquei puto, mas o jeito é estudar mais. Só que, no caminho da prova, me apareceu uma chance de estagiar no Ministério Público do meu estado - que também dependia de uma prova e a grana é bem legal pra um estágio (cerca de 650 dilmas). Acabei passando no "concurso" do estágio.

Só que, na sexta, me ofereceram uma vaga para trampar num cartório da cidade. A remuneração é boa (1,5k) e tenho chances de promoção lá dentro, diferente do estágio, que só entra por concurso. A diferença dos dois é o horário: estágio = 4 horas diárias e o trampo o período integral. Faço faculdade e miro em concursos, portanto esse tempo extra me faz uma put* diferença.

As duas oportunidades são boas pra cacete, o que me deixa bem indeciso. Aproveito e lanço a pergunta: vocês já se viram numa encruzilhada dessas? Claro que a minha é leite com pêra perto do que muitos já tiveram que escolher.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Eu nunca estudei pra concurso público.

Sei lá, eu não me vejo trabalhando como funcionário público. Sempre que imagino o setor público me vem a cabeça pessoas sem vontade de trabalhar que estão lá pela comodidade, corrupção, malandragem, gente burra (apesar de terem feito prova pra entrrar), mal educação, falta de gerenciamento , etc. mas sempre aparece um dizendo "nãããooo eu trabalho no setor publico é todos trabalham muito bem lá, é uma blz só vc vendo", enfim...

Como detesto meu país e seu governo de m****, espero nunca trabalhar pra ele e tbm espero um dia sair daqui, mas isso é outro "causo". Por isso escolhi uma faculdade que não dependa do governo pra ter bom salário.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Não consigo ver como alguem se fode 5 anos numa faculdade pra virar funcionário público.
 

Kaiji

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.570
Reações
23.628
Pontos
1.154
Não consigo ver como alguem se fode 5 anos numa faculdade pra virar funcionário público.


É só você comprar a quantidade de trabalho que um profissional formado tem, a que um servidor público tem; e as suas respectivas remunerações...
 

zeh luis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.908
Reações
9.903
Pontos
519
Pessoal aqui está com uma visão totalmente equivocada do serviço público.
 


Saberhagen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.951
Reações
3.501
Pontos
303
Acho que tu deve apostar na tua área, concurso pode ser bom para ti daqui a uns bons anos, caso tu não se veja numa situação boa em termos de carreira.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
É só você comprar a quantidade de trabalho que um profissional formado tem, a que um servidor público tem; e as suas respectivas remunerações...

Se a pessoa for mercenária, é bem isso mesmo.

E o país ainda ajuda...

Pessoal aqui está com uma visão totalmente equivocada do serviço público.

Não é visão equivocada. Só acho absurdo funcionário público. E mais absurdo ainda, nego com nem 20 anos na cara fazer faculdade pra ser servidor público.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Não consigo ver como alguem se fode 5 anos numa faculdade pra virar funcionário público.

Depende de onde você vai parar, né. Eu tenho poucas coisas a me queixar do meu, pois afinal de contas emprego perfeito não existe.
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Estudei para o concurso do Banco do Brasil e acabei reprovando. Fiquei puto, mas o jeito é estudar mais. Só que, no caminho da prova, me apareceu uma chance de estagiar no Ministério Público do meu estado - que também dependia de uma prova e a grana é bem legal pra um estágio (cerca de 650 dilmas). Acabei passando no "concurso" do estágio.

Só que, na sexta, me ofereceram uma vaga para trampar num cartório da cidade. A remuneração é boa (1,5k) e tenho chances de promoção lá dentro, diferente do estágio, que só entra por concurso. A diferença dos dois é o horário: estágio = 4 horas diárias e o trampo o período integral. Faço faculdade e miro em concursos, portanto esse tempo extra me faz uma put* diferença.

As duas oportunidades são boas pra cacete, o que me deixa bem indeciso. Aproveito e lanço a pergunta: vocês já se viram numa encruzilhada dessas? Claro que a minha é leite com pêra perto do que muitos já tiveram que escolher.
Cara sou concurseira e estou aguardando nomeação. O esquema é o seguinte. concurso é um investimento de longo prazo. Conhecimento e experiência.... sabe aqueles jogos que vc vai acumulando XP e tem certos bosses que vc se arromba todo se não tiver a xp necessária, mesmo que saiba a estratégia de matar pq já leu o FAQ? pois é a lógica é a mesma.
Avalie sua vida. Vc tem condições de perder em horas de sono para estudar e compensar o tempo do trampo? em qual dos dois vc vai aprender mais? traduzindo:qual dos dois lhe dá mais XP?
Se a dúvida persistir. atribua pontos aos critérios que vc citou: tempo e remuneração. com isso calcule qual dos dois pesa mais com base no seu critério de satisfação pessoal. quem tiver a maior (ou menor) pontuação será o escolhido conforme as regras que vc estabeleceu.
Sim. já me vi numa encruzilhada dessas e resolvo fácil fácil: método grego.
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Se a pessoa for mercenária, é bem isso mesmo.

E o país ainda ajuda...



Não é visão equivocada. Só acho absurdo funcionário público. E mais absurdo ainda, nego com nem 20 anos na cara fazer faculdade pra ser servidor público.
É uma questão de opção. Eu optei por servir ao Estado Brasileiro. Não vejo absurdo algum em optar por esta carreira. É uma cosia normal como qq outra.

Assim concordo com a frase da CESPE segundo a qual "É muito fácil criticarmos aqueles cujas responsabilidades não temos"
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Acho que tu deve apostar na tua área, concurso pode ser bom para ti daqui a uns bons anos, caso tu não se veja numa situação boa em termos de carreira.


Realmente. No caso os dois são na minha área (direito), mas com certeza no estágio aprenderia mais. Afinal nele não vou estar presente com o completo intuito de produzir, ao contrário do trampo.

Cara sou concurseira e estou aguardando nomeação. O esquema é o seguinte. concurso é um investimento de longo prazo. Conhecimento e experiência.... sabe aqueles jogos que vc vai acumulando XP e tem certos bosses que vc se arromba todo se não tiver a xp necessária, mesmo que saiba a estratégia de matar pq já leu o FAQ? pois é a lógica é a mesma.
Avalie sua vida. Vc tem condições de perder em horas de sono para estudar e compensar o tempo do trampo? em qual dos dois vc vai aprender mais? traduzindo:qual dos dois lhe dá mais XP?
Se a dúvida persistir. atribua pontos aos critérios que vc citou: tempo e remuneração. com isso calcule qual dos dois pesa mais com base no seu critério de satisfação pessoal. quem tiver a maior (ou menor) pontuação será o escolhido conforme as regras que vc estabeleceu.
Sim. já me vi numa encruzilhada dessas e resolvo fácil fácil: método grego.


Gostei da comparação :klol

É isso aí... Por um lado tenho a esperança de ascensão profissional privada, por outro tenho algo para conseguir experiências até me formar e tempo para investir nos concursos. Ando pendendo mais pro estágio por estas razões.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
É uma questão de opção. Eu optei por servir ao Estado Brasileiro. Não vejo absurdo algum em optar por esta carreira. É uma cosia normal como qq outra.

Assim concordo com a frase da CESPE segundo a qual "É muito fácil criticarmos aqueles cujas responsabilidades não temos"

Lógico que é opção. Mas essa minha visão política e de vida.
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Acho que pensar em "salário", "establididade" é muito pouco pra um jovem de 20 anos. Muita mediocridade. Conheço nego de 50 anos hoje, amigos do meu pai, que pensavam assim e estão na mesma até hoje, meu pai inclusive só teve um emprego a vida toda. E tem outros que segundo o que me falaram eram caras despreocupados com isso, exploraram o que sabiam fazer e tinham vontade e estão aí hoje, sócios em restaurantes, um que é motociclista com loja, oficina própria, numa situação até mais confortável financeiramente.

Enfim, só uma opinião, inclusive eu falo isso pros meus alunos sempre. Planejar a vida profissional com vista no retorno financeiro é quase como assinar um termo de mediocridade pro resto da vida. Mais vale arriscar e fazer o que se gosta. Mas se tua vibe é essa, vai fundo.
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Cara...

O que você quer fazer da sua vida profissional após a faculdade?

Quer advogar?

Se a resposta for sim, não seria melhor procurar um estágio em algum escritório?

O salário mínimo fica por volta de 650 reais, na maioria sequer precisa da carteira da ordem.

E vai uma dica, se quer fugir dos escritórios "cópia e cola" ou "tira cópia" fuja dos grandes escritórios.

Vou te contar uma história...

Conheci uma estagiária que estava no sétimo período da faculdade de direito, que fez estágio durante 2 anos na defensoria pública.

Como estava quase no fim da faculdade, decidiu partir para um escritório, para aprender o ofício....

Vou te falar, a garota mal sabia fazer uma simples petição de juntada. Algo tão fácil e de poucas palavras.

Conclusão, vale mais a pena fazer um estágio dentro da área que você vai atuar do que entrar no mais fácil.

Te digo isso, porque vejo muita na faculdade a galera fazendo estágio na defensoria, no MP ou nos cartórios.

Porque é mais fácil, o horário é menor, praticamente não existe prazo.... E o melhor, não precisa sair de la de dentro....

Depois só toma no c* quando se forma ou quando vai fazer a prova da ordem.

A pessoa quer advogar e faz estágio no MP. Vai entender esse ser humano.

Agora, se você quer fazer concurso público, esquece tudo o que foi escrito....
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Acho que pensar em "salário", "establididade" é muito pouco pra um jovem de 20 anos. Muita mediocridade. Conheço nego de 50 anos hoje, amigos do meu pai, que pensavam assim e estão na mesma até hoje, meu pai inclusive só teve um emprego a vida toda. E tem outros que segundo o que me falaram eram caras despreocupados com isso, exploraram o que sabiam fazer e tinham vontade e estão aí hoje, sócios em restaurantes, um que é motociclista com loja, oficina própria, numa situação até mais confortável financeiramente.

Enfim, só uma opinião, inclusive eu falo isso pros meus alunos sempre. Planejar a vida profissional com vista no retorno financeiro é quase como assinar um termo de mediocridade pro resto da vida. Mais vale arriscar e fazer o que se gosta. Mas se tua vibe é essa, vai fundo.


Com certeza. Vê só, eu me formei no ensino médio com isso na cabeça e hoje, anos depois, me toquei que já havia esquecido disso. Curioso ver como minha vida moldou minha cabeça dessa forma. Dinheiro dita forte presença, mas o futuro quem faz com sucesso é quem gosta do que faz. Vou me lembrar disso.

Cara...

O que você quer fazer da sua vida profissional após a faculdade?

Quer advogar?

Se a resposta for sim, não seria melhor procurar um estágio em algum escritório?

O salário mínimo fica por volta de 650 reais, na maioria sequer precisa da carteira da ordem.

E vai uma dica, se quer fugir dos escritórios "cópia e cola" ou "tira cópia" fuja dos grandes escritórios.

Vou te contar uma história...

Conheci uma estagiária que estava no sétimo período da faculdade de direito, que fez estágio durante 2 anos na defensoria pública.

Como estava quase no fim da faculdade, decidiu partir para um escritório, para aprender o ofício....

Vou te falar, a garota mal sabia fazer uma simples petição de juntada. Algo tão fácil e de poucas palavras.

Conclusão, vale mais a pena fazer um estágio dentro da área que você vai atuar do que entrar no mais fácil.

Te digo isso, porque vejo muita na faculdade a galera fazendo estágio na defensoria, no MP ou nos cartórios.

Porque é mais fácil, o horário é menor, praticamente não existe prazo.... E o melhor, não precisa sair de la de dentro....

Depois só toma no c* quando se forma ou quando vai fazer a prova da ordem.

A pessoa quer advogar e faz estágio no MP. Vai entender esse ser humano.

Agora, se você quer fazer concurso público, esquece tudo o que foi escrito....


Ah, isso com certeza. Não pretendo advogar, não é minha aptidão, mas partilho desse seu pensamento. É que nem aprender a pescar jogando video-game de pesca: você até tem contato com algo semelhante, mas longe de praticar o negócio de verdade. O final só pode dar em pizza.
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Acho que pensar em "salário", "establididade" é muito pouco pra um jovem de 20 anos. Muita mediocridade. Conheço nego de 50 anos hoje, amigos do meu pai, que pensavam assim e estão na mesma até hoje, meu pai inclusive só teve um emprego a vida toda. E tem outros que segundo o que me falaram eram caras despreocupados com isso, exploraram o que sabiam fazer e tinham vontade e estão aí hoje, sócios em restaurantes, um que é motociclista com loja, oficina própria, numa situação até mais confortável financeiramente.

Enfim, só uma opinião, inclusive eu falo isso pros meus alunos sempre. Planejar a vida profissional com vista no retorno financeiro é quase como assinar um termo de mediocridade pro resto da vida. Mais vale arriscar e fazer o que se gosta. Mas se tua vibe é essa, vai fundo.
Lucky, via de regra concordo com vc mas nessa ai, tô em posição antagônica.

É preciso perguntar qual é a do Nickotine, o que ele quer da vida. Vai que ele é como eu, que só se apaixona por carreira pública? :khuh
Muitos dos meus conhecidos que são hj promotores, delegados, o são simplesmente porque curtiam a carreira.

Sabe qual é o problema: a nossa cultura é a de que só vai para a iniciativa pública o refugo da privada. Não é este o meu caso, e tb não é o caso de muitos servidores.

Tem quem esteja lá porque ama o que faz e faz o que ama.
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Com certeza. Vê só, eu me formei no ensino médio com isso na cabeça e hoje, anos depois, me toquei que já havia esquecido disso. Curioso ver como minha vida moldou minha cabeça dessa forma. Dinheiro dita forte presença, mas o futuro quem faz com sucesso é quem gosta do que faz. Vou me lembrar disso.




Ah, isso com certeza. Não pretendo advogar, não é minha aptidão, mas partilho desse seu pensamento. É que nem aprender a pescar jogando video-game de pesca: você até tem contato com algo semelhante, mas longe de praticar o negócio de verdade. O final só pode dar em pizza.
Me formei em direito e advoguei. Larguei a p*##@ toda só pra fazer contabilidade.
E ai, sou doida?
Edit.: Quando eu digo que p*##@ toda só pra fazer contabilidade é dizer larguei tudo: planos de escritório, trabalho com os colegas nos escritórios deles, OAB, e todo o resto que havia planejado antes...
Me crucificaram: vai largar direito que dá $$ pra fazer contabilidade que não dá tanta grana?!!
 

fred_mamute

Bam-bam-bam
Mensagens
7.040
Reações
954
Pontos
314
Pegue o trampo do cartório e continue estudando, (há concursos para cartorário tb), acho que lá vc terá XP e cash pra continuar a jornada, pq até a aprovação/posse as contas não param de chegar.
 

JeanJacquesRosseau

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.772
Reações
21.072
Pontos
664
Tá, e a minha discorda frontalmente da sua. Assim fiquemos com nossa discordância pacífica, pois creio que, às vezes, podemos aprender mais com os opostos do que com os semelhantes.

Desculpe minha prepotência mas não quero aprender nada de quem achar que ser funcionário público é o ápice da vida.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Lucky, via de regra concordo com vc mas nessa ai, tô em posição antagônica.

É preciso perguntar qual é a do Nickotine, o que ele quer da vida. Vai que ele é como eu, que só se apaixona por carreira pública? :khuh
Muitos dos meus conhecidos que são hj promotores, delegados, o são simplesmente porque curtiam a carreira.

Sabe qual é o problema: a nossa cultura é a de que só vai para a iniciativa pública o refugo da privada. Não é este o meu caso, e tb não é o caso de muitos servidores.

Tem quem esteja lá porque ama o que faz e faz o que ama.


Meu sonho é a carreira na polícia federal. Passei uns tempos trabalhando lá dentro e gostei demais daquilo. Via, de perto, o serviço dos escrivães e, por mais que fosse corrido, eu me senti em casa naquele lugar.

Me formei em direito e advoguei. Larguei a p*##@ toda só pra fazer contabilidade.
E ai, sou doida?
Edit.: Quando eu digo que p*##@ toda só pra fazer contabilidade é dizer larguei tudo: planos de escritório, trabalho com os colegas nos escritórios deles, OAB, e todo o resto que havia planejado antes...
Me crucificaram: vai largar direito que dá $$ pra fazer contabilidade que não dá tanta grana?!!


Acho que não sintonizamos nas respostas. Imagino a sua situação, e nunca é tarde para tomar novos rumos na vida - ao menos é isso que penso. Mas você largou tudo porque decidiu que você gostava da contabilidade ou por outros motivos?
 

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Acho que você não pode se esquecer dos seus objetivos.

Tenha isso em mente, cara. Veja o que é melhor para você no longo prazo, e se esforce para isso.

Você tá precisando da grana? Eu só pegaria o emprego de 1,5 k nessa situação.
 

Nickotine

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.045
Reações
2.124
Pontos
719
Acho que você não pode se esquecer dos seus objetivos.

Tenha isso em mente, cara. Veja o que é melhor para você no longo prazo, e se esforce para isso.

Você tá precisando da grana? Eu só pegaria o emprego de 1,5 k nessa situação.


Pior que não. Sempre me virei com esmola, pra mim ter 600 por mês na conta é coisa de nobre feudal, então até que não faz tanta diferença. Claro que o dobro disso e um pouco mais seria bem vindo, mas dou meus pulos como sempre fiz.
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Tá, mas aonde que me referi a você ?
De fato em lugar nenhum. Queria saber se aquilo havia sido uma indireta. Sua pergunta já me deu a resposta.

Ia editar, mas vc respondeu antes, assim aproveito a oportunidade e lhe digo que não se desculpe pela sua prepotência, ela é sua herança para vc mesmo e para o mundo, assim não precisa desculpar-se por ela.
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Meu sonho é a carreira na polícia federal. Passei uns tempos trabalhando lá dentro e gostei demais daquilo. Via, de perto, o serviço dos escrivães e, por mais que fosse corrido, eu me senti em casa naquele lugar.




Acho que não sintonizamos nas respostas. Imagino a sua situação, e nunca é tarde para tomar novos rumos na vida - ao menos é isso que penso. Mas você largou tudo porque decidiu que você gostava da contabilidade ou por outros motivos?
Frustração com a advocacia. Tava ganhando bem, reformei ksa comprei coisas novas etc. Dá pra tirar uma boa grana, mas, no meu caso, sabe aquele trabalho com o qual não me identificava? Pois é. Já havia tido contato com contabilidade na pós e gostei muito. Fiz o teste passei no vestibular quando recebi a noticia, joguei tudo pro alto. Dos 290 processos que eu estava acompanhando junto a meus colegas só fiquei com 4. Foi paulatino, claro, mas valeu a pena.Hoje estou muito mais feliz.

Quanto à pergunta, desculpe se não sintonizei, é porque quase todas as pessoas para as quais já disse me fizeram esta pergunta, ehhehehe.
Já ficou até chato. Advocacia, como tudo na vida, é muito bom para quem gosta e se identifica. No meu caso, me frustrou tanto que larguei e não tive remorsos. Assim lhe recomendo, por experiência própria, que pesquise sobre ambas as atividades, e adicione entre seus critérios de escolha aquela com a qual vc mais se identifica. Acho que eu não citei isso lá em cima.
 

lucky_ace

Bam-bam-bam
Mensagens
8.870
Reações
3.787
Pontos
409
Lucky, via de regra concordo com vc mas nessa ai, tô em posição antagônica.

É preciso perguntar qual é a do Nickotine, o que ele quer da vida. Vai que ele é como eu, que só se apaixona por carreira pública? :khuh
Muitos dos meus conhecidos que são hj promotores, delegados, o são simplesmente porque curtiam a carreira.

Sabe qual é o problema: a nossa cultura é a de que só vai para a iniciativa pública o refugo da privada. Não é este o meu caso, e tb não é o caso de muitos servidores.

Tem quem esteja lá porque ama o que faz e faz o que ama.


Sim, por isso frisei que não é o caso a menos que ele realmente tenha interesse. Eu falo assim mas quero dar aula em escola pública, então tipo, dentro da minha área, eu mesmo serei um funcionário público. Só que esse caso, tanto quanto o seu, é mais uma questão de "bom, eu tenho a profissão X e tem concurso na minha área com um bom trabalho". É ruim quando a pessoa já começa a pensar em salário e principalmente presta concurso pela "estabilidade". Essa expressão "estabilidade" é um câncer. Trocando em miúdos, é algo do tipo "não quero trabalhar com porra nenhuma na minha vida, então vou agarrar esse concurso porque lá eu posso ser um m**** e ainda assim não serei despedido."
 

neopinguim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.634
Reações
996
Pontos
563
Pegue a vaga do cartório, existem muitas oportunidades na área além de bons concursos.

Enviado de meu R800i usando o Tapatalk 2
 

Afghan

Sugar Daddy
Mensagens
4.746
Reações
11.434
Pontos
394
Galera esquece que muitos concursos exigem graduações específicas. Você vai laborar com aquilo que aprendeu na faculdade, só que fora da iniciativa privada. É um trabalho como qualquer outro, com o diferencial de que, sendo servidor público, você abrirá mão tanto da pobreza quanto da riqueza, viverá sempre em um meio termo. Tem muito concurso específico pra T.I, Direito, Contabilidade, Medicina, Arquitetura, Engenharia... Parece que a visão da sociedade é de que só existe servidor de nível fundamental/médio, que realizam atividades burocráticas e chatas. Um Promotor de Justiça é servidor público, e um pilar essencial para a defesa dos direitos difusos e coletivos. O Juiz de Direito também, sem ele estaríamos de volta a barbárie da auto-tutela ... O Auditor-Fiscal também, e ajuda a fiscalizar as fronteiras, evitando o contrabando de cigarros e bebidas do Paraguai, por exemplo. Entre esses, há outros infindáveis exemplos... Ou é falta de conhecimento das pessoas, ou é recalque mesmo. É fácil e cômodo criticar o Estado e quem nele trabalha
 

Alone in the Dark

Bam-bam-bam
Mensagens
5.983
Reações
9.670
Pontos
399
A vida é sua e torço para que você escolha as melhores opções.

Sendo intrometido e dizendo o que eu faria na sua situação (cursando faculdade)...

PRIORIDADE ATUAL: Terminar a faculdade no tempo correto, isto é, sem adiar a formatura. Veja se ter um serviço junto com os estudos não irá atrapalhar. Se trabalhar junto com os estudos não irá comprometer sua vida acadêmica, boa sorte. Eu optaria pelo serviço com menos tempo de duração diária (no seu caso, o estágio de 4 horas por dia), para não deixar os estudos em segundo plano.

TERMINANDO A FACULDADE: Concurso público. Vá tentando. Se não passou, tente de novo. Implante o socialismo em sua vida!
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Sim, por isso frisei que não é o caso a menos que ele realmente tenha interesse. Eu falo assim mas quero dar aula em escola pública, então tipo, dentro da minha área, eu mesmo serei um funcionário público. Só que esse caso, tanto quanto o seu, é mais uma questão de "bom, eu tenho a profissão X e tem concurso na minha área com um bom trabalho". É ruim quando a pessoa já começa a pensar em salário e principalmente presta concurso pela "estabilidade". Essa expressão "estabilidade" é um câncer. Trocando em miúdos, é algo do tipo "não quero trabalhar com porra nenhuma na minha vida, então vou agarrar esse concurso porque lá eu posso ser um m**** e ainda assim não serei despedido."
Isso é o que deixa o povo que curte o trabalho fuu da vida.
Meu problema é que as duas carreiras com as quais eu mais me identifico só são públicas. A primeira é auditoria de tributos; a segunda é oficial de chancelaria. São coisas aparentemente distoantes, mas ambas trabalham com o mesmo núcleo de conhecimento e demandam quase os mesmos ramos de estudos. Basicamente, ambas ficam meio caminho entre direito e contabilidade.
Eu sonhava em ser auditora. Já passei em dois concursos municipais e fiquei bem colocada. Aguardo só a nomeação. Ai me dizem, ah mas a auditoria privada dá mais grana. Fato, mas velho eu não me identifico com a auditoria privada. Eu me identifico com: quanto a empresa ai pagar de tributo para o Estado.
Quanto à estabilidade, concordo e ao mesmo tempo discordo.
Olha só, há uma avaliação de desempenho a ser realizada constantemente, salvo engano no ano de 2010 mais de 2500 servidores públicos do executivo federal foram demitidos a bem do serviço público porque quiseram ser "merdas" e rodaram.
Eu me digo é pouco, deveria ser 25000. Mas paro e penso: talvez o gestor público esteja amarrado. Exemplo: há 85 vagas. O concurso é feito, a depender do concurso apenas uma parte das vagas é preenchida. Já se entra com déficit. Ai os servidores se aposentam, novas vagas são abertas. Mas não se pode fazer novo concurso sem autorização. Ai é nova via crucis e vai se aguentando enquanto dá com os servidores que têm. Assim há sobrecarga de trabalho, atrasos, deficiências e a própria natureza do trabalho é lenta, infelizmente a burocracia é muitas vezes uma imposição legal, fruto da nossa história administrativa pública. É errado? é. Tem falhas? tem, mas como corrigir isso? acabar com a estabilidade?
talvez não. É um dos diferenciais que prende muitos servidores, mas que não é desculpa pois se fosse não haveria tanta concorrência em concursos como petrobrás e BB que são celetistas. A questão da remuneração está sendo achatada literalmente desde 2002... longa história.
Qual é a solução? Eu não sei mas tem gente pesquisando o assunto. O que sei é que tem havido um plano de alteração nos concursos, cuja intenção é fazer com que o candidato seja selecionado pelas suas aptidões e tb pelos seus conhecimentos. São estudos da FGV, que já faz a coleta dos mais capacitados intelectual e vocacionalmente desde a faculdade. Por enquanto é só um estudo com propostas e se implementado vai impactar muito esse mundo de concursos.
O estudo aborda o pré e o pós admissional, tipo uma empresa (a própria Receita Federal agora está pedindo que os aprovados preencham uma espécie de currículo e enviem entre a documentação, com a indicação de quais empregos o aprovado já passou, se é que passou por algum. Acho que com o tempo irão fazer disso uma constante e mesmo um requisito). Isso vai evitar malas sem alça e sem gosto pelo serviço adentrem os nossos órgãos.

Sabe lucky o que mais me deixa triste com a situação do Brasil? é que comumente difunde-se a ideia que no setor público as boas ideias sempre fracassam. Muita gente com potencial entra lá desse jeito e se acomoda tempos depois. eu acredito na entidade Estado. Desculpe a wall.
 

Elledrian D'Larck

Supra-sumo
Mensagens
1.956
Reações
1.290
Pontos
199
Galera esquece que muitos concursos exigem graduações específicas. Você vai laborar com aquilo que aprendeu na faculdade, só que fora da iniciativa privada. É um trabalho como qualquer outro, com o diferencial de que, sendo servidor público, você abrirá mão tanto da pobreza quanto da riqueza, viverá sempre em um meio termo. Tem muito concurso específico pra T.I, Direito, Contabilidade, Medicina, Arquitetura, Engenharia... Parece que a visão da sociedade é de que só existe servidor de nível fundamental/médio, que realizam atividades burocráticas e chatas. Um Promotor de Justiça é servidor público, e um pilar essencial para a defesa dos direitos difusos e coletivos. O Juiz de Direito também, sem ele estaríamos de volta a barbárie da auto-tutela ... O Auditor-Fiscal também, e ajuda a fiscalizar as fronteiras, evitando o contrabando de cigarros e bebidas do Paraguai, por exemplo. Entre esses, há outros infindáveis exemplos... Ou é falta de conhecimento das pessoas, ou é recalque mesmo. É fácil e cômodo criticar o Estado e quem nele trabalha
Em muitos casos é recalque mesmo Afghan.
Sabem que os DP's, os agentes da civil e os militares dão o c* pela sociedade e ganham pouco; sabem que é o barbudinho do Itamaraty que tá lá nas organizações internacionais com a canetinha dele brigando para defender os interesses do nosso país lá fora; sabem que é o juiz que tem que dormir no cartório ou a juíza que está dormindo na vala pq lutam ou lutaram conta o crime organizado, sabem que são os federais que tão tomando tiro de marinha corrupta para proteger nossas fronteiras do tráfico, sabem que se m**** subir de preço para o lado do Brasil, os militares, que tb são servidores públicos, são chamados para ver até onde vai a inflação merdal vai, e por ai adiante.
 
Topo Fundo