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Biocombustível pode ser sujo, diz estudo

Yasawas

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Os biocombustíveis não são sempre melhores que os combustíveis fósseis em termos ambientais. A tese, defendida por uma dupla de pesquisadores do Instituto Smithsonian, na sua base no Panamá, inclui inclusive os produtos feitos no Brasil, seja a partir de cana-de-açúcar ou de soja.
"O álcool de cana-de-açúcar produz até 60% menos gases de efeito estufa, mas causa impactos ambientais bem maiores do que a gasolina se outros parâmetros forem considerados", afirma à Folha o pesquisador William Laurance, um dos autores do comentário sobre os biocombustíveis publicado na edição desta semana da revista científica "Science".
A revisão tem como base principal um estudo divulgado no ano passado na Suíça, feito com apoio estatal. A pesquisa analisou 26 tipos de biocombustíveis feitos no mundo. De um lado, ela mostrou que 21 deles reduzem em mais de 30%, na comparação com a gasolina, as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa. Porém 12 são mais nocivos para o ambiente do que os combustíveis fósseis.
"Incluído o álcool de milho dos Estados Unidos e o de cana-de-açúcar do Brasil. Além do biodiesel, tanto o brasileiro, de soja, quanto o da Malásia, de palma", diz Laurance, que já trabalhou no Brasil, em Manaus, no Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
Sobre a cana-de-açúcar e a soja, apesar de o discurso oficial do governo brasileiro negar que estas monoculturas vão tirar o espaço de outras lavouras ou ainda causar mais desmatamento no cerrado ou na floresta amazônica, as críticas são várias, segundo Laurance.


Soja é pior
"A produção de cana-de-açúcar usa muita água e ainda provoca a poluição dos rios próximos", explica o pesquisador. "Os fertilizantes nitrogenados usados em grandes quantidades nas plantações, após serem quebrados em óxidos de nitrogênio, também vão afetar a camada de ozônio".
Para Laurance, também não é verdade que a cana não contribui em nada para o aumento do efeito estufa. "Isso ocorre, normalmente, quando os campos são queimados".
Mas, no caso da soja, que também é produzida com a ajuda de fertilizantes com nitrogênio, a situação pode ser considerada ainda pior. "A soja [grão que esta semana atingiu um preço recorde no mercado internacional] é atualmente pior do que a cana-de-açúcar".
Para Laurance, essa cultura é a principal protagonista do desmatamento na Amazônia. "O que torna ela mais poluente que a própria gasolina em termos de gases que contribuem para o efeito estufa".

Preços altos
A análise da dupla do Smithsonian também menciona um outro fator, nem sempre considerado segundo eles, quando se fala das vantagens dos biocombustíveis mundiais.
"A produção de combustível, seja de soja ou de cana, também causa um aumento no custo dos alimentos, tanto de forma direta quanto indireta. O preço do açúcar também está muito alto porque muitos produtores brasileiros estão produzindo apenas álcool".
Tanto o estudo original, feito pelo governo da Suíça, quanto a revisão da dupla dos Estados Unidos não condenam a produção dos biocombustíveis, mas defendem que as grandes estratégias de produção dos governos sejam feitas de forma mais seletiva. E que certificados internacionais para os produtos feitos a partir de biomassa sejam costurados com urgência.
Um dos exemplos de política errada, segundo Laurance, vêm do próprio Estados Unidos. "Os subsídios multibilionários para a produção de milho parecem ser incentivos perversos, se eles forem analisados sob uma perspectiva racional de custo-benefício ambiental".

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u360786.shtml
 

Caminhoneiro Sedutor

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Biocombustível NUNCA foi e provavelmente NUNCA SERÁ (NUNCA SERÃO!!! :lol ) uma boa fonte energética. Utilizar terras boas para o cultivo de alimentos??? Não, isso não pode ser uma boa idéia.

As duas melhores fontes alternativas ao petróleo são a Eólica e a Nuclear. Eólica SEM RESÍDUOS, muito boa para regiões não tão grandes (um parque eólico mediano é capaz de produzir energia para quase 700 mil habitantes) e nuclear com pouquíssima poluição em relação à quantidade de energia gerada.
 

jcesar

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Pozza007;2615989 disse:
Biocombustível NUNCA foi e provavelmente NUNCA SERÁ (NUNCA SERÃO!!! :lol ) uma boa fonte energética. Utilizar terras boas para o cultivo de alimentos??? Não, isso não pode ser uma boa idéia.

As duas melhores fontes alternativas ao petróleo são a Eólica e a Nuclear. Eólica SEM RESÍDUOS, muito boa para regiões não tão grandes (um parque eólico mediano é capaz de produzir energia para quase 700 mil habitantes) e nuclear com pouquíssima poluição em relação à quantidade de energia gerada.

eu axo q deveriam investir mais na pesquisa de energia solar
 

sparcx86_GHOST

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Pozza007;2615989 disse:
Biocombustível NUNCA foi e provavelmente NUNCA SERÁ (NUNCA SERÃO!!! :lol ) uma boa fonte energética. Utilizar terras boas para o cultivo de alimentos??? Não, isso não pode ser uma boa idéia.

As duas melhores fontes alternativas ao petróleo são a Eólica e a Nuclear. Eólica SEM RESÍDUOS, muito boa para regiões não tão grandes (um parque eólico mediano é capaz de produzir energia para quase 700 mil habitantes) e nuclear com pouquíssima poluição em relação à quantidade de energia gerada.

Na verdade o estudo se refere aos combustiveis para veiculos e não para produção de energia em massa. No caso do Brasil, a energia gerada pelas hidrelétricas ser a melhor alternativa em longo prazo.

"O álcool de cana-de-açúcar produz até 60% menos gases de efeito estufa, mas causa impactos ambientais bem maiores do que a gasolina se outros parâmetros forem considerados",

Isto é complexo pois para você ter uma boa produção de alcool são necessárias imensas áreas de terra, ou seja, desmatamento, queimadas e tudo mais.
 

MlK17

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Me responde uma coisa, pra uma planta crescer, ela precisa absorver carbono entre outras coisas mais, certo ?

E quando as queimamos, liberamos carbono certo ?

Então, seguindo meu raciocínio lógico (que acho que pode estar errado), com as plantações de cana, no crescer da planta, ela absorve por exemplo 10kg de carbono, quando queima para ir para a usina, ela libera 2kg de carbono, e quando o álcool é queimado no carro, libera os outros 8kg de carbono...

Traduzindo, ao contrario do petróleo que os 10 kg de carbono são retirados do fundo da terra e jogado na atmosfera, a cana de açúcar pega carbono que já está na atmosfera e apenas mantém o nível..

Cara.. Meu raciocínio pode estar totalmente errado, mas porque nunca estudei isso, a fundo, alguém aí é mais estudado nisso pode me dar uma luz ?

Eu penso que uma forma de reduzir o efeito estufa, é plantar quantidades absurdas de arvores, e quando elas estiverem maduras, cortar tudo e usar a madeira em lugares como CASAS, MÓVEIS e até mesmo enterrando grandes quantidades para "segurar" o carbono... Seria muita viajem ? Hhuheuehue [kfumando]
 

sparcx86_GHOST

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Na verdade, o que nos trás oxigenio são as algas do mar. Não sei até que ponto reduziria os efeito estufa o plantio de arvores, mesmo porque o que temos é uma intensificação do efeito, o qual sem ele não sobreviveriamos no planeta pois todo o calor seria dissipado para o espaço.
O que deve ser feito para que o efeito estufa não seja mais intensificado é a redução das emissões de gases como o CO2. O qual intensifica o aquecimento global.
Para tanto, há de se encontrar uma alternativa para os combustíveis fósseis como o petróleo.
 


MlK17

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sparcx86;2616228 disse:
Na verdade, o que nos trás oxigenio são as algas do mar. Não sei até que ponto reduziria os efeito estufa o plantio de arvores, mesmo porque o que temos é uma intensificação do efeito, o qual sem ele não sobreviveriamos no planeta pois todo o calor seria dissipado para o espaço.
O que deve ser feito para que o efeito estufa não seja mais intensificado é a redução das emissões de gases como o CO2. O qual intensifica o aquecimento global.
Para tanto, há de se encontrar uma alternativa para os combustíveis fósseis como o petróleo.

Percebeu que eu nem citei o oxigênio em meu post ? Só não sei se dizer que combustível de cana de açúcar tem saldo zero quanto a lançar CO2 na atmosfera ou não... Essa é minha duvida... ;D
 

sparcx86_GHOST

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MlK17;2616241 disse:
Percebeu que eu nem citei o oxigênio em meu post ? Só não sei se dizer que combustível de cana de açúcar tem saldo zero quanto a lançar CO2 na atmosfera ou não... Essa é minha duvida... ;D

Citando o texto:

O álcool de cana-de-açúcar produz até 60% menos gases de efeito estufa
Logo não é zero, são 40% de emissões relativas a da gasolina. O que o texto também enfatiza são as queimadas realizadas durante o plantio.
 

soukaigi

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Já vi algumas notícias de carros movidos a água e ar.
Se houvesse mais investimento, teríamos carros movidos a energia solar e elétrica que alcançam alta velocidade e ofereceriam mais segurança.

MAS, tudo é interesse.
 

$delúbio$

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Carros híbridos, com um motor elétrico e outro a gasolina são uma boa alternativa.

O Toyota Prius por exemplo, já existe no Japão desde 1997, e já é vendido nos EUA e Europa.

Os híbridos consumem bem menos. Em baixas velocidades no trânsito das cidades tendem a usar exclusivamente o motor elétrico, diminuindo poluição.
São silenciosos, diminuindo inclusive poluição sonora.

As baterias são em parte reabastecidas pela conversão da energia das frenagens.
Nas estradas, usam uma combinação de motor à gasolina e elétrico para mais desempenho.
http://www.toyota.pt/cars/new_cars/prius/index.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_Prius

Consumo estimado em +/- 20km/litro na cidade e no campo.
http://www.abve.org.br/destaques/destaque135.shtml

São mais caros, lógico. Custam a partir de U$20.000,00 nos EUA.
http://www.edmunds.com/toyota/prius/2008/index.html

Se um dia forem lançados aqui no Brasil, poderiam substituir o motor à gasolina por um sistema total flex (álcool + gasolina) para trabalhar junto com o motor elétrico.
 

$delúbio$

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Alguém sabe daquele engenheiro catarinense ou gaúcho que inventou um sistema de fabricar aquecedores solares residenciais a partir de garrafas PET e caixas de leite longa vida?
 

Caminhoneiro Sedutor

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$delúbio$;2616341 disse:
Alguém sabe daquele engenheiro catarinense ou gaúcho que inventou um sistema de fabricar aquecedores solares residenciais a partir de garrafas PET e caixas de leite longa vida?

Provavelmente já foi assassinado. Os donos das petrolíferas não gostaram da invenção dele... :lol



Não duvido nem um pouco que esse tipo de coisa aconteça com certa frequência...
 

sparcx86_GHOST

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Pozza007;2616448 disse:
Provavelmente já foi assassinado. Os donos das petrolíferas não gostaram da invenção dele... :lol



Não duvido nem um pouco que esse tipo de coisa aconteça com certa frequência...

Com certeza, aonde tem dinheiro tem máfias e cartéis.
 

Colt Malone

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Biodiesel e alcool não são grande coisa. O impacto ambiental da produção em massa desses combustiveis vai ser grande.
 

$delúbio$

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Pozza007;2616448 disse:
Provavelmente já foi assassinado. Os donos das petrolíferas não gostaram da invenção dele... :lol
Não duvido nem um pouco que esse tipo de coisa aconteça com certa frequência...

sparcx86;2616501 disse:
Com certeza, aonde tem dinheiro tem máfias e cartéis.

[ off ]
Menos, menos... Por que as petrolíferas iriam querer matá-lo? Graças a ele, o consumo de garrafas PET (derivados de petróleo também) vai aumentar... Sem falar que o dinheiro economizado na conta de energia elétrica iria ser gasto para pagar a gasolina para abastecer o carro e descer a serra em direção à praia. Ou até mesmo no carvão para churrasco, e liberar aquela fumacinha básica cheia de CO2 para aumentar o efeito estufa...
Provavelmente as grandes petrolíferas iriam preferir matar aquele cara que inventou o mini reator nuclear residencial portátil
:lol:lol
[/off]

Ele foi entrevistado no Globo Reporter. Chama-se José Alcino Alano, de Tubarão, SC.
Aqui o site pessoal dele:
http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm

A TV Cultura fez matéria com outra pessoa que também inventou aquecedor solar com PET.
http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=104
 

François

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Pozza007;2615989 disse:
Biocombustível NUNCA foi e provavelmente NUNCA SERÁ (NUNCA SERÃO!!! :lol ) uma boa fonte energética. Utilizar terras boas para o cultivo de alimentos??? Não, isso não pode ser uma boa idéia.

As duas melhores fontes alternativas ao petróleo são a Eólica e a Nuclear. Eólica SEM RESÍDUOS, muito boa para regiões não tão grandes (um parque eólico mediano é capaz de produzir energia para quase 700 mil habitantes) e nuclear com pouquíssima poluição em relação à quantidade de energia gerada.
Como se usa energia eólica e nuclear em um carro?:kong_zonzo:

falow
 

jcesar

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François;2618245 disse:
Como se usa energia eólica e nuclear em um carro?:kong_zonzo:

falow

se eu nao me engano a toshiba tava lançando um "reator nuclear doméstico", e eu acabei de ver na wikipedia que, um carro andando a 80 km/h usa metade do seu combustivel para vencer a resistencia do ar.

impossível não é, é só incentivarem a pesquisa nessas áreas
 

Strikerzin

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Sim, O Álcool Por Exemplo Sendo Usado Como CombustÍvel É Muito Mais Limpo Que A Gasolina.

SÓ Que Todo O Processo Pra Cana Virar Alcool Desde A Queimada, Gera Muita, Mas Muita PoluiÇÃo.

EntÃo Eu Descarto O BicombustÍvel Ainda Ser A Melhor Alternativa.
 

Figulo

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MlK17;2616098 disse:
Me responde uma coisa, pra uma planta crescer, ela precisa absorver carbono entre outras coisas mais, certo ?

E quando as queimamos, liberamos carbono certo ?

Então, seguindo meu raciocínio lógico (que acho que pode estar errado), com as plantações de cana, no crescer da planta, ela absorve por exemplo 10kg de carbono, quando queima para ir para a usina, ela libera 2kg de carbono, e quando o álcool é queimado no carro, libera os outros 8kg de carbono...

Traduzindo, ao contrario do petróleo que os 10 kg de carbono são retirados do fundo da terra e jogado na atmosfera, a cana de açúcar pega carbono que já está na atmosfera e apenas mantém o nível..

Cara.. Meu raciocínio pode estar totalmente errado, mas porque nunca estudei isso, a fundo, alguém aí é mais estudado nisso pode me dar uma luz ?

Eu penso que uma forma de reduzir o efeito estufa, é plantar quantidades absurdas de arvores, e quando elas estiverem maduras, cortar tudo e usar a madeira em lugares como CASAS, MÓVEIS e até mesmo enterrando grandes quantidades para "segurar" o carbono... Seria muita viajem ? Hhuheuehue [kfumando]


Sim, seu raciocínio está certo.

Acho que o cara disse que as emissões são "reduzidas" em 60% em relação à
gasolina porque ele leva em conta que florestas seriam queimadas pra fazer plantações ou algo assim... sei lá não boto muita fé no que ele disse não...
 

Figulo

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François;2618245 disse:
Como se usa energia eólica e nuclear em um carro?:kong_zonzo:

falow


Dá pra produzir hidrogênio com a energia elétrica e daí abastecer motores a hidrogênio. Acho.
 

Caminhoneiro Sedutor

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François;2618245 disse:
Como se usa energia eólica e nuclear em um carro?:kong_zonzo:

falow

A eólica eu citei por ser uma fonte renovável não poluente totalmente paupável (claro, não para carros).

E a nuclear... cara, eu tava lendo uma entrevista na Superinteressante faz uns 2 anos. O cara era do Greenpeace e começou a defender o uso de energia nuclear. Claro, foi praticamente escorraçado de lá. Fui fuçar coisas sore ele: é biólogo, e citou uns projetos de uso de energia nuclear em carros. Coisas do tipo "uma pastilha de urânio do tamanho de uma bateria de celular conseguiria abastecer um carro pela eternidade". Claro, projetos...
 

François

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Figulo;2618308 disse:
Dá pra produzir hidrogênio com a energia elétrica e daí abastecer motores a hidrogênio. Acho.
Mas isso não é energia nuclear nem eólica.

E hidrogênio demanda mais energia para ser produzido do que ele produz. Além do perigo, pois o gás hidrogênio explode fácil e sua explosão é bem violenta.

falow
 

François

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Pozza007;2618325 disse:
A eólica eu citei por ser uma fonte renovável não poluente totalmente paupável (claro, não para carros).

E a nuclear... cara, eu tava lendo uma entrevista na Superinteressante faz uns 2 anos. O cara era do Greenpeace e começou a defender o uso de energia nuclear. Claro, foi praticamente escorraçado de lá. Fui fuçar coisas sore ele: é biólogo, e citou uns projetos de uso de energia nuclear em carros. Coisas do tipo "uma pastilha de urânio do tamanho de uma bateria de celular conseguiria abastecer um carro pela eternidade". Claro, projetos...
Mas existem muitos acidentes com carros, já imaginou essa barrinha de urânio caída por aí.

falow
 

Figulo

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François;2618338 disse:
Mas isso não é energia nuclear nem eólica.

E hidrogênio demanda mais energia para ser produzido do que ele produz. Além do perigo, pois o gás hidrogênio explode fácil e sua explosão é bem violenta.

falow


Bom, você perguntou e eu achei uma alternativa. Pode não ter sido a melhor alternativa do mundo, mas não sei se precisava ser...
 

Figulo

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Pozza007;2618325 disse:
A eólica eu citei por ser uma fonte renovável não poluente totalmente paupável (claro, não para carros).

E a nuclear... cara, eu tava lendo uma entrevista na Superinteressante faz uns 2 anos. O cara era do Greenpeace e começou a defender o uso de energia nuclear. Claro, foi praticamente escorraçado de lá. Fui fuçar coisas sore ele: é biólogo, e citou uns projetos de uso de energia nuclear em carros. Coisas do tipo "uma pastilha de urânio do tamanho de uma bateria de celular conseguiria abastecer um carro pela eternidade". Claro, projetos...


Cara você sabe o estrago que uma barrinha de urânio radioativo do tamanho de uma bateria de celular pode causar?
 

madruguinha

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Hoje em dia nem precisa mais fazer a queima da cana, tem aquelas maquinas.
 

Caminhoneiro Sedutor

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Figulo;2618359 disse:
Cara você sabe o estrago que uma barrinha de urânio radioativo do tamanho de uma bateria de celular pode causar?

Eu usei o "bateria de celular" pra ilustrar... não lembro o termo que o cara usou.
 

z3lll

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O álcool não é mesmo uma boa fonte de energia, ele gera muita pressão sobre a soja que gera pressão sobre pastagens que pressiona a floresta amazônica. Além da questão dos gases liberados pela derrubada da mata, também temos que nos preocupar com a perda de habitat, e conseqüentemente com a extinção de muitas espécies.

Agora quanto ao biodiesel eu já vejo um futuro melhor, mas com investimentos corretos. O biodiesel pode ser fabricado através de diversas espécies vegetais, mamona, dendê.... e pode ser produzido em pequenas propriedades facilmente, o que não implicaria em impactos a áreas preservadas. Mas pra isso o governo teria que apresentar programas que tornem viável a produção em pequenas propriedades e desfavoreça grandes produtores, como subsídios ou crédito por exemplo. Mas só seria viável em pequenas quantidades, não substituir o diesel fóssil pelo vegetal, mas sim adicionar uma parte do biodiesel no combustivel comum, o que já está sendo feito hoje.
 

Mr. Nobody

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Teve um veio americanoq ue inventou um gas nao poluente a partir da agua, chamado HHO,

Eu ate fiz um topico sobre isso, ou melhor sobre um carro movido a agua, voce colocava agua no tanque e o sistema que o veio inventou transformav anesse gas/ , mais o topico acabou com alegacoes, que as substancias da agua, tias como sais mineirais etc.. Iriam causar danos no motor do carro, dois messes depois eu percebi que os minerais seriam retidos, no sistema que transformar a agua em gas, logo nao prejudicaria o motor, amsi nao quiz fazer coveiragem no topico.


Se esse combustivel provar efzas sei la, pode ate ser melhor que combustivel nuclear.

Outro fato interresante e que o governo emcomedou conversoes de gaasolina para HH0 em varios Hummer, do militar.
 

Soulzito

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O que rolaria no Brasil seriam carros flex em conjunto com motores elétricos. Pra ficar mais fácil, um Prius Totalflex.
 

Churchill

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Bem, nem posso palpitar sobre o assunto já que não conheço nada. Mas essa coisa de cientistas com opiniões contrárias, principalmente em se tratando de algo que seria um substituto para o petróleo, é para se suspeitar. Hoje em dia há grandes nomes na ciência defendendo interesses de empresas em troca de dinheiro.
 

SuperN3rd

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Acho q o maior problema são as queimadas...
O Brasil só um dos maiores poluidores por causa das queimados, pq nossa fonte de energia principal é a hidroelétrica
 
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