Pessoal, uma dúvida honesta, sem flame ou confusão. Entre o
PS5 PRO e o
XBOX Series X tem muita diferença de performance? Questiono pois, não vou conseguir pegar ambos e devido ao Gamepass acho o XBOX uma boa escolha, achei XBOX por R$4820 e o PS5PRO por R$6090. A diferença entre eles de performance justifica esses quase R$1.270,00 a mais?
Porque pensei em pegar o PRO pelo GTA VI e o BlackMyth. Agora, ambos vão ter no XBOX, e ainda teria acesso ao gamepass. Se alguém puder dar um help, agradeço.
Bom, o mais justo seria comparar o
PS5 padrão com o
Xbox Series X, já que eles foram lançados na mesma época. Em desempenho bruto, o Series X tem mais unidades de computação (CUs) e maior largura de banda, mas o
PS5 compensa com frequências mais altas, deixando a performance bem parecida na prática. Uma analogia bem pobre seria, o XBOX tem mais pedreiros para construir, o
PS5 tem menos, mas os do
PS5 são muito mais ageis e trabalham de forma mais rápida.
Agora, falando do
PS5 Pro, que já foi lançado há cerca de 8 meses, ele traz uma
GPU cerca de 45% mais potente que a do
PS5 padrão, suporte a upscaling por IA (PSSR), melhorias no ray tracing, e SSD de 2TB. Ele realmente entrega mais desempenho que o Series X, especialmente em resoluções mais altas. Mas poucos jogos hoje aproveitam tudo isso ao máximo.
Um diferencial importante do
PS5 (e que segue no Pro) é o controle
DualSense. Os gatilhos adaptáveis e a resposta tátil fazem bastante diferença em imersão, coisa que o controle do Xbox não oferece. Se esse tipo de experiência for importante pra ti, pode pesar na decisão.
Mas, como tu mesmo citou, o Game Pass e o custo mais acessível do
Xbox Series X (R$ 1.270 a menos) acabam fazendo dele uma escolha excelente no custo-benefício. Eu mesmo tenho os dois: uso o
PS5 Pro como principal, mas o Series X é ótimo pra testar os jogos do Game Pass. Se fosse pra escolher só um hoje, pensando em biblioteca de jogos e economia, eu iria de Xbox.