Em que pese eu ter gostado muito de Bloodstained, ter sido um entusiasta do Iga no kick started, defender o jogo durante todo o seu desenvolvimento e o considerar o verdadeiro sucessor da série, não há como comparar.
A galera mais recente não tem a mínima ideia do que SotN representou na época. Castlevania já era uma de minhas séries favoritas desde o início. A movimentação, jogabilidade, enredo, tema e personagens já era perfeito. Mesmo quando foi lançado, é não tínhamos Internet e conseguir os cartuchos era uma epopeia, ainda mais no interior, íamos atrás de Castlevania.
E a série vinha numa evolução constante desde seu início. Quando o Castlevania 3: Dracula's curse foi lançado, com possibilidade de troca de personagens e caminhos alternativos, acreditávamos que a série havia chegado em seu ápice...
Eis que um novo console é lançado, de uma empresa estreante no ramo e surge um jogo "system sale" inacreditável. Era um novo Castlevania, mas sem um Belmont? Como seria possível? Era um jogo que dava continuidade direta ao final do outro. Era um jogo que trazia uma história incrível e mais profunda que um trecho de abertura em uma noite em que um raio caia em uma lápide e um morcego brilhante sai de dentro... E como assim a estrutura do jogo mudou? Adaptaram o universo de Castlevania a algo similar que vimos, e adoramos, em Super Metroid???
Isso tudo fez com que os mais céticos e fãs ficasse com receio e se que questionasse: isso é mesmo Castlevania? Todas estas dúvidas se dissiparam após você começar o jogo já derrotando o drácula e de dentro de uma floresta surgir um personagem correndo tão rápido que deixava um rastro para trás...
Corre tão rápido que consegue invadir o castelo e de cara já encontra com... A morte, conhecida inimiga que muitas vezes era mais difícil que o próprio drácula...
O que se segue, é um festival de salas únicas em um mapa gigante e repleta de inimigos, itens, novas armas, liberdades nas rotas, e um personagem podendo evoluir como um RPG. O castelo era absurdo de grande e ainda se tinha muito, mas muito a se explorar... Armas especiais, magias,.. SotN era, e ainda é, a perfeição em um jogo sidescroll, de plataforma, evolução de personagem e com a temática de Castlevania?
O que mais poderíamos querer? Queríamos que o jogo não acabasse. E daí o castelo, com suas inúmeras dificuldades e desafios vira de cabeça para baixo!!! E sim, o jogo continua...
Como disse anteriormente, Castlevania SotN é a representação da perfeição em um jogo no estilo qual ele definiu seu estilo até hoje. Imaginem naquela época. Seja pela sua história, ineditismo, áreas, exploração, inimigos, segredos... Tudo ali é inacreditável e feito com perfeição.
Os jogos que se seguiram em 2d deram continuidade a este legado sendo os últimos tão bons que chegavam perto de SotN.
Já os 3d ficavam cada vez piores e só no ps2 começaram a ter uma recuperação, mas ainda muito aquém do que foi visto em SotN. Com a chegada de Lord of shadows, já na geração ps360, a série parecia estar voltando ao seu glorioso caminho... Mas ainda assim, queríamos um Castlevania 2d... Como a Konami, que já foi minha empresa favorita com Castlevania, MGS e Zoe, não lançava e nem prometia um Castlevania inédito, o anúncio de Bloodstained foi um sonho. E poder jogá-lo após tanto tempo, foi muito, mas muito bom. Trouxe de volta um pouco de toda essa história.
Talvez, e só talvez, alguns aqui entendam agora quem é SotN e quem é Bloodstained. Agora me deem licença pois vou ali ligar meu PS1...