O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bluepoint Games - Arte de estragar arte

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.471
Pontos
1.269
Eu acho que o @Galvanor tá sendo injustiçado nesse tópico.
Mas também acho que ele pegou pesado demais com o jogo e com alguns usuários aqui.

Eu concordo com ele, a arte foi modificada e destoa da arte original. Mas discordo dele que a arte tenha ficado ruim, ficou diferente mas não necessariamente ruim.

Vocês tem que respeitar as opiniões contrárias e entender que arte é diferente de qualidade gráfica, essa sim tá muito acima no remake.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Tem cara aqui falando "Não respeitaram a direção de arte original" e faz isso desrespeitando a "nova direção de arte"... Ambas são legítimas na discussão da arte. Querem pagar ainda de conhecedores de direção de arte. Na moral. Eu que trabalho, em partes, com arte e só vejo "entendedor" aqui discutindo ela de maneira errada.
Como novo jogo, como re-leitura. Não existe problema em uma nova direção de arte, isso não significa uma ofensa ao jogo original. O original te agradou mais? Beleza, ele ainda existe e está lá pra ser jogado. Achou a nova releitura ruim, por n motivos? Aí isso é discutível, mas contenham-se no "sou o dono da verdade" porque isso não existe na arte, e quem acha legal por outros n motivos (inclusive os técnicos) também contam. Já que arte e técnica andam juntas, Joan Miró é altamente reconhecido justamente por suas técnicas de pintura, já fui em exposições dele com pessoas leigas que acharam todas suas obras "simples, parece que criança faz", até eu explicar várias das técnicas que ele usava em cada pintura, coisas que eram e até hoje são complicadas de fazer, aí a pessoa começou a valorizar mais.

Acho que a questão aqui é definir o que chamam de direção de arte, a galera está discutindo conceitos diferentes e com isso é impossível gerar qualquer tipo de consenso ou qualquer direcionamento para a discussão.

Uma coisa é clara, arte em games está diretamente ligada a limitações técnicas, não adianta o artista vir com uma ideia de iluminação sombria, tentando focar em alguns elementos se a única coisa que o hardware pode entregar é um bloom na sua cara, da mesma forma de nada adianta falar em modelos se o artistta tem que pegar seu mesh feito com todos os detalhes e engolir quase tudo com limitações de LoD, é a mesma coisa que pegar um artista que trabalha com pincel e falar que ele tem que pintar com o dedo, não vai ser a mesma coisa.

Então qualquer remake em games, onde há muita diferença de capacidade técnica, vai invariavelmente envolver releitura, não estamos falando de remaster onde o cara usa o asset como está, mas de refazer os assets do game para aproveitar melhor a tecnologia disponível. Isso não quer dizer que a direção de arte vai ser descaracterizada, um bom remake pode fazer suas mudanças, mas vai seguir a linha proposta lá no original, seguir a ideias propostas pelos artistas originais, sem as limitações da época (a série Souls mostram jogos sombrios, com uma arte voltada para a ideia de Dark Fantasy com elementos europeus e modelos perturbadores e que mostra construções em estado de decadencia).

Eu consigo enxergar a inspiração na arte original, eu não vejo ambos os games rodando e penso que são coisas diferentes, da mesma forma que consigo enxergar que Demon Souls atuais são games que tem uma trajetória comum (e não falo apenas de jogabilidade). Por isso falo que não houve descaracterização, apenas mudanças na interpretação dela, o que é natural, afinal é preciso pensar na capacidade maior de mostrar detalhes e animações que vão alterar a forma como cada monstro vai ser usado no game.
 

Kazin

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
1.880
Reações
4.131
Pontos
1.054
A direção artística mudou sim. Se ficou melhor ou pior vai da opinião de cada um (eu pessoalmente gostei mais da arte do remake).

Fanboyzada não aceita crítica nenhuma, o cara fala que não gostou da arte e já vem os Zé Grafiquinho postando screenshot dos gráficos do jogo falando que a opinião pessoal do cara tá errada. :klol
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Vocês tem que respeitar as opiniões contrárias e entender que arte é diferente de qualidade gráfica, essa sim tá muito acima no remake.

Eu acho que são coisas indistinguíveis. Arte é produzida, então como qualquer outro elemento artificial ela é modulada pelos instrumentos usadas em sua construção.

Vou pegar um exemplo de um vídeo que vi a pouco tempo, os gregos em sua literatura antiga (como a Ilíada) não citam a cor "azul", ao contrário de várias outras cores, o que afeta diretamente a nossa capacidade de reconstruir a cena em nossa mente (o mar teria a cor de vinho escuro, por exemplo). Muitas explicações são sugeridas para isso (evolução da definição das cores nas línguas antigas, a relação de definição com capacidade de produzir pigmentos artificiais e por aí vai), mas o fato é que esta limitação muda nossa percepção sobre o que descrito na época.

Com games o paralelo é o mesmo, qualquer modelo artístico vai passar por um funil de programação que vai criar alterações, mais drásticas em hardwares limitados até chegar na UE 5 que pegou modelo direto de asset para filmes. Então a qualidade gráfica vai mudar a visão que o artista tinha originalmente, não tem como fugir disso. É uma limitação natural e inevitável de se fazer games.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.420
Reações
80.020
Pontos
2.059
Mas muitos users não sabem diferenciar as coisas e bostejaram pelo tópico.
Só demonstra a quão infantil ou limitada é a visão de muitos por aqui.

Muita vergonha alheia.

OS, né.

Tem grupos que não aceitam críticas de forma alguma, e se juntam para ficarem punhetando uns aos outros.
 


rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.471
Pontos
1.269
Eu acho que são coisas indistinguíveis. Arte é produzida, então como qualquer outro elemento artificial ela é modulada pelos instrumentos usadas em sua construção.

Vou pegar um exemplo de um vídeo que vi a pouco tempo, os gregos em sua literatura antiga (como a Ilíada) não citam a cor "azul", ao contrário de várias outras cores, o que afeta diretamente a nossa capacidade de reconstruir a cena em nossa mente (o mar teria a cor de vinho escuro, por exemplo). Muitas explicações são sugeridas para isso (evolução da definição das cores nas línguas antigas, a relação de definição com capacidade de produzir pigmentos artificiais e por aí vai), mas o fato é que esta limitação muda nossa percepção sobre o que descrito na época.

Com games o paralelo é o mesmo, qualquer modelo artístico vai passar por um funil de programação que vai criar alterações, mais drásticas em hardwares limitados até chegar na UE 5 que pegou modelo direto de asset para filmes. Então a qualidade gráfica vai mudar a visão que o artista tinha originalmente, não tem como fugir disso. É uma limitação natural e inevitável de se fazer games.
Eu concordo com você que a arte pode ser influenciada por muitas variantes, como tempo, orçamento, tamanho da equipe, tecnologia, entre outros.

Mas você acha que se a From Software fizesse o Demon's Souls remake hoje ele ficaria como esse remake da Bluepoint? Eu acho que as duas produtoras tem visões artísticas diferentes e o resultado seria diferente mesmo usando a mesma tecnologia.

Mais uma vez, diferente não é necessariamente ruim.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Eu concordo com você que a arte pode ser influenciada por muitas variantes, como tempo, orçamento, tamanho da equipe, tecnologia, entre outros.

Mas você acha que se a From Software fizesse o Demon's Souls remake hoje ele ficaria como esse remake da Bluepoint? Eu acho que as duas produtoras tem visões artísticas diferentes e o resultado seria diferente mesmo usando a mesma tecnologia.

Mais uma vez, diferente não é necessariamente ruim.

Igual não ficaria, nem mesmo na From se usasse artistas diferentes. Mas a linha de pensamento é a mesma, a Bluepoint é muito pouco intervencionista em suas obras, isso pode até ser levado como uma crítica já que algumas melhorias e extras poderiam ter sido feitos.

O fato é que pego os games Soulsborne (Dark Souls e Bloodborne) e este Demons Souls e consigo ver que todos fazem parte de um mesmo "mundo", isso chamo de direção de arte, algo que vai além de artistas individuais e até de mídias (Mandalorian tem uma direção de arte semelhante de Clone Wars, por exemplo). Por este motivo não concordo com o argumento que houve descaracterização,.
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.471
Pontos
1.269
Igual não ficaria, nem mesmo na From se usasse artistas diferentes. Mas a linha de pensamento é a mesma, a Bluepoint é muito pouco intervencionista em suas obras, isso pode até ser levado como uma crítica já que algumas melhorias e extras poderiam ter sido feitos.

O fato é que pego os games Soulsborne (Dark Souls e Bloodborne) e este Demons Souls e consigo ver que todos fazem parte de um mesmo "mundo", isso chamo de direção de arte, algo que vai além de artistas individuais e até de mídias (Mandalorian tem uma direção de arte semelhante de Clone Wars, por exemplo). Por este motivo não concordo com o argumento que houve descaracterização,.
Exato.

Concordo com você que, mesmo com algumas coisas diferentes artisticamente do original, nós ainda reconhecemos Demon's Souls remake como um Souls.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.887
Reações
52.146
Pontos
1.564
Título do tópico: Bluepoint Games - A arte de estragar arte.

Que o jogo está diferente, acho que isso sequer é passível de discussão... mas o tópico é sobre como supostamente a Bluepoint pegou um jogo com arte boa e estragou a mesma.

Não vi ponto válido algum nesse argumento.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.903
Reações
13.952
Pontos
1.474
Eu concordo com você que a arte pode ser influenciada por muitas variantes, como tempo, orçamento, tamanho da equipe, tecnologia, entre outros.

Mas você acha que se a From Software fizesse o Demon's Souls remake hoje ele ficaria como esse remake da Bluepoint? Eu acho que as duas produtoras tem visões artísticas diferentes e o resultado seria diferente mesmo usando a mesma tecnologia.

Mais uma vez, diferente não é necessariamente ruim.

Seria bem diferente porque, primeiro, From Software não é de fazer remakes. Eles são mais do tipo levarem as lições de um game para o outro game, corrigindo certos aspectos do game no próximo. O máximo que tem de remake de Demon Souls nesse sentido são algumas áreas, inimigos e outras coisas comuns de Demon Souls replicadas em outros jogos, seja com fidelidade, seja com grandes diferenças para melhorar.

Então a From Software se preocuparia mais em fazer um Demon Souls 2. Até porque para corrigir certos aspectos do jogo é necessário modificá-lo profundamente. É preciso redesenhar o level design (principalmente para alterar distâncias entre checkpoints), é preciso alterar o posicionamento de inimigos, é preciso modificar o combate do jogo (tanto meele quanto à distância com magias), e por consequência modificar inimigos e chefes do jogo. A necessidade de mudanças é tão grande que é melhor fazer outro jogo mesmo. E foi o que fizeram, se chama Dark Souls.

Estava jogando ontem em Boletaria e nossa, como várias coisas desse level estão presentes em Dark Souls. Os knights tem o mesmo move set (porém usam armas diferentes e tem stats diferenciados). Você tem aqueles inimigos bobos que servem apenas para te atrair em emboscadas. Tem uma bola de pedra descendo uma escada. Tem chefe que aparece em momento mais tardio em Dark Souls. Tem arqueiros. Tem um inimigo mais forte logo de início que supostamente é pra você derrotá-lo mais à frente no jogo. Tem inimigos jogando firebomb. Tem dragão cuspindo fogo na ponte e matando inimigos para você. Etc.

Undead Burg é só Boletaria redesenhada, mais linear, mais aberta e com opção de já subir de level para enfrentar o primeiro chefe. Na prática é como se Undead Burg fosse a mesma coisa, porém repensada, para que sirva melhor como primeiro level de jogo. Redesenha o level para permitir uma abordagem diferente com os inimigos, mas eles são os mesmos com algumas pequenas diferenças que também estão lá apenas para refletirem num melhor primeiro level de jogo logo após o tutorial.

Ou seja, Dark Souls não é um remake, mas é um redesign de Demon Souls. Em que até mesmo a lore e alguns conceitos do jogo são redesenhados para que se faça na prática um jogo muito similar mas que entregue uma experiência melhor. Então sai algumas coisas como perder metade do HP ao morrer, entra o estus flasks, já se pode subir de level assim que se chega a Firelink Shrine, o jogador já pode visitar outras áreas do jogo antes mesmo de matar o Taurus Demon, o mundo é maior e mais aberto cheio de interconexões pra tirar a necessidade do fast travel no início do jogo. Isso é redesign, não é o mesmo universo, mesmo mundo, mas são conceitos repensados.

Redesign é muito do que o primeiro remake de Resident Evil tem. Muda-se o level design da mansão, altera alguns puzzles, insere novos inimigos. Nesse caso a diferença é que é o mesmo mundo e universo e por isso ele não é só redesign, é remake também.
 

Julian - Talude

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.804
Reações
5.608
Pontos
949
Exato.

Concordo com você que, mesmo com algumas coisas diferentes artisticamente do original, nós ainda reconhecemos Demon's Souls remake como um Souls.

Esse é o ponto. E isso demonstra que a direção artística, apesar de suas diferenças, respeitou bastante a obra original.
 

Pipoqueiro

Bam-bam-bam
Mensagens
1.420
Reações
3.475
Pontos
453
O remake do shadow of the colossus ficou perfeito.. (Tirando a água, que no original era um pouco mais transparente em algumas partes).

De resto, ficou fiel até na localização das rcohas.. Gráficos bons, manteve a essência do jogo
 

rafael.mosterio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.797
Reações
4.471
Pontos
1.269
O remake do shadow of the colossus ficou perfeito.. (Tirando a água, que no original era um pouco mais transparente em algumas partes).

De resto, ficou fiel até na localização das rcohas.. Gráficos bons, manteve a essência do jogo
O rosto do Wander ficou esquisito e não tem as expressões que tem no ps2 quando um colossus vai nos atacar. Já foi mostrado em vários vídeos.

De resto ficou muito bom mesmo.
 

Rafaelkar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.656
Reações
6.668
Pontos
453
Não joguei ainda o Demon Souls, mas fiquei com uma impressão menos melancólica do que era o original e DS1, por exemplo. Porém, não é pra tanto a ponto de "destruir o game", que exagero.

Acho que o pessoal deveria é agradecer pela Sony ter revisitado esse game e não tê-lo transformado num trama cinematográfica piegas de pai e filho, isso sim.
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.322
Reações
1.818
Pontos
253
Digo e repito

Tem cara aqui falando "Não respeitaram a direção de arte original" e faz isso desrespeitando a "nova direção de arte"... Ambas são legítimas na discussão da arte. Querem pagar ainda de conhecedores de direção de arte. Na moral. Eu que trabalho, em partes, com arte e só vejo "entendedor" aqui discutindo ela de maneira errada.
Como novo jogo, como re-leitura. Não existe problema em uma nova direção de arte, isso não significa uma ofensa ao jogo original. O original te agradou mais? Beleza, ele ainda existe e está lá pra ser jogado. Achou a nova releitura ruim, por n motivos? Aí isso é discutível, mas contenham-se no "sou o dono da verdade" porque isso não existe na arte, lembrando ainda que você pode não gostar de um estilo de arte e ela ainda sim ser considerada boa, e quem acha legal por outros n motivos (inclusive os técnicos) também contam. Já que arte e técnica andam juntas, Joan Miró é altamente reconhecido justamente por suas técnicas de pintura, já fui em exposições dele com pessoas leigas que acharam todas suas obras "simples, parece que criança faz", até eu explicar várias das técnicas que ele usava em cada pintura, coisas que eram e até hoje são complicadas de fazer, aí a pessoa começou a valorizar mais.

Então quem vem aqui e fala que não se pode usar a técnica também como um ponto a ser observado pq ela em si não é arte, também está sendo leviano.

Por fim. Esse tópico dificilmente vai ir pra frente e acho que já durou mais do que deveria durar, pois estão a 15 páginas patinando nele, o próprio título dele já é algo feito por quem na verdade não quer discutir arte, mas apenas impor sua percepção pessoal.

Minha critica é em relação a mudança na arte. Se o cara gostou ou desgostou nunca discuti. Eu acho que a mudança não só na arte, como também na trilha sonora ferem a experiência que a From Software criou a 11 anos atrás, não passa a mesma sensação e isso eu pude experimentar ao vivo jogando o game. Se esse jogo não fosse Demon's Souls, eu provavelmete teria adorado a direção artística. A questão pra mim é que ao mesmo tempo que a Bluepoint tomou libertades no desenvolvimento não mexeu onde deveria, que são algumas mecânicas cagadas e a IA dos inimigos e bosses que bugam.

Isso ai não é releitura de nada, é simplesmente uma recauchutada visual em um jogo velho e que poucos puderam jogar.

Um camarada subiu a análise do jogo hoje: https://vgbr.com/2020/12/01/demons-souls/

Inclusive fui quem apresentou o jogo para ele na época hahahahahaha
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.322
Reações
1.818
Pontos
253
O fato é que pego os games Soulsborne (Dark Souls e Bloodborne) e este Demons Souls e consigo ver que todos fazem parte de um mesmo "mundo", isso chamo de direção de arte

Em termos de cenários são distintos, mas existe uma semelhaça devida ao tema dos jogos. Eu gostei inclusive de alguns cenários, mesmo estando muito distantes da proposta original. Agora a modelagem dos monstros não se parecem em literalmente nada e a trilha sonora idem, meteram um tom épico que apareceu em Dark Souls 3, mas com sonoridade muito distante, e ainda mais quando estamos falando de Demon's Souls original.
 

LSTRY

Bam-bam-bam
Mensagens
4.313
Reações
8.246
Pontos
453
Existe uma definição objetiva e universal para arte? Mais ainda, existe um critério OBJETIVO para comparar trabalhos artísticos em contextos e propostas distintas?
Se o tópico fosse pra criticar uma religião o efeito seria o mesmo.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.231
Reações
46.748
Pontos
1.934
Minha critica é em relação a mudança na arte. Se o cara gostou ou desgostou nunca discuti. Eu acho que a mudança não só na arte, como também na trilha sonora ferem a experiência que a From Software criou a 11 anos atrás, não passa a mesma sensação e isso eu pude experimentar ao vivo jogando o game. Se esse jogo não fosse Demon's Souls, eu provavelmete teria adorado a direção artística. A questão pra mim é que ao mesmo tempo que a Bluepoint tomou libertades no desenvolvimento não mexeu onde deveria, que são algumas mecânicas cagadas e a IA dos inimigos e bosses que bugam.

Isso ai não é releitura de nada, é simplesmente uma recauchutada visual em um jogo velho e que poucos puderam jogar.

Um camarada subiu a análise do jogo hoje: https://vgbr.com/2020/12/01/demons-souls/

Inclusive fui quem apresentou o jogo para ele na época hahahahahaha
bem.. nem os criadores originais fariam igual se refizessem o jogo hoje. O cara q tem mais direito de dizer o q é e não é o jogo, independente do q o jogador fanático pensa

MTO da equipe original de FFVII voltou pra fazer o remake e ele é bem diferente..

mto da equipe q andou fazendo o clássico god of war deu um 180 pra fazer um jogo bem diferente no ps4. Quer dizer.. o próprio criador, dono da série ta ferindo o trampo... Aí tudo bem ne? Mas se vem de outra produtora aí não pode...

pode ter certeza que se a from que pega pra fazer remake, faz até mais diferente q a bluepoint. Pq querem, pq podem, pq tão cagando pra puritanismo infantil de fanático q parece não ter vida fora do mundo dos videogamezinhos

eu entendo bem disso pq quando faço rework das minhas artes, sempre acho q tem mtas melhorias a fazer pq mudei, evolui, implemento o q acho ser ideal pro contexto/momento atual. Então é idiotice achar q o cara tem q fazer tim tim por tim tim em nome de um suposto "respeito". Qualquer jogo, até mesmo Demon Souls, tinha coisa a ser melhorada artisticamente mas não o fizeram seja por limite de tempo, budget ou as duas coisas. Ou pq eram péssimos mesmo naquele tempo, imaturo, etc. Pode ter certeza q sofreu corte e lançou como pode o jogo e deu no q deu. Pode ter certeza q se tivessem mais tempo ou grana, teriam melhorado ou mudado certas coisas q nego q ta de fora leva a ferro e fogo como dogma puritana.

Se nem o desenvolvedor é bitolado assim, ta na hora do jogador tomar semancol tbm... se eu mesmo pudesse refazer meu cantinho gamer, um "remake" de projeto, faria mtas coisas diferentes

Convenhamos. Direção artística da From software era sofrível e demorou pra engatar e ficar refinado. Claro q tinham potencial mas dava pra ver q tava mal executado. Nem entrando em mérito da capacidade gráfica.

Hoje ela ta bem melhor. Ta mandando mto bem desde dar souls 2-3. Surpreendeu em Bloodborne e Sekiro é belissimo mesmo q graficamente medíocre
 
Ultima Edição:

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.322
Reações
1.818
Pontos
253
Existe uma definição objetiva e universal para arte? Mais ainda, existe um critério OBJETIVO para comparar trabalhos artísticos em contextos e propostas distintas?
Se o tópico fosse pra criticar uma religião o efeito seria o mesmo.

Lógico que existe, em tudo existe ordem e mesmo no subjetivismo, criterização é uma necessidade. Se seguirmos sua linha de raciocínio limitada, não deveriam haver discussões sobre nada, já que tudo que existe pode entrar no campo do subjetivo, inclusive tecnicidades.

Arte boa ou ruim é subjetivo, agora mudança artística é factual. Arte transmite ideias e quando você modifica arte, corre o risco de mudar essa ideia, pra mim e muitos mudou. Se isso é bom ou ruim, são outros quinhentos.
 

caniggiaxx

Bam-bam-bam
Mensagens
2.234
Reações
2.001
Pontos
353
Falando numa boa, falando como fã de souls como muitos aqui

Eu vou dizer uns fatos aqui

1 a arte tá diferente ? Está , mas isso não significa que está ruim

2 bluepoint colocou mais clima de high fantasy que dark fantasy ? Sim ,mas eu diria que ainda tem bastante clima de distorcido , desolação e terror , mas menos que o jogo original .

3 estragou a arte do jogo original ? Como poderia ? O original está disponível pra todos jogar ainda , 1080p60fps no Pc com servidor online . Então a arte do jogo original está intacta

4 o jogo está bem feito ? Está indiscutivelmente


Eu acho que o criador do tópico não está totalmente errado , mas ele não leva em consideração muitos fatores positivos e que não é myazaki que está na direção e que um remake não tem como sair 100% fiel ao original e que demons souls remake foi feito pra ser um jogo chamativo pro ps5 ao contrário do original , que era só mais um que ngm ligava quando estava sendo feito.

Enfim , acho que não tem do que reclamar
Tem o original pra jogar e o remake , entao criticar é dar soco em rocha .
 

Galvanor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.322
Reações
1.818
Pontos
253
bem.. nem os criadores originais fariam igual se refizessem o jogo hoje. O cara q tem mais direito de dizer o q é e não é o jogo, independente do q o jogador fanático pensa

MTO da equipe original de FFVII voltou pra fazer o remake e ele é bem diferente..

mto da equipe q andou fazendo o clássico god of war deu um 180 pra fazer um jogo bem diferente no ps4. Quer dizer.. o próprio criador, dono da série ta ferindo o trampo... Aí tudo bem ne? Mas se vem de outra produtora aí não pode...

pode ter certeza que se a from que pega pra fazer remake, faz até mais diferente q a bluepoint. Pq querem, pq podem, pq tão cagando pra puritanismo infantil de fanático q parece não ter vida fora do mundo dos videogamezinhos

eu entendo bem disso pq quando faço rework das minhas artes, sempre acho q tem mtas melhorias a fazer pq mudei, evolui, implemento o q acho ser ideal pro contexto/momento atual. Então é idiotice achar q o cara tem q fazer tim tim por tim tim em nome de um suposto "respeito". Qualquer jogo, até mesmo Demon Souls, tinha coisa a ser melhorada artisticamente mas não o fizeram seja por limite de tempo, budget ou as duas coisas. Ou pq eram péssimos mesmo naquele tempo, imaturo, etc. Pode ter certeza q sofreu corte e lançou como pode o jogo e deu no q deu. Pode ter certeza q se tivessem mais tempo ou grana, teriam melhorado ou mudado certas coisas q nego q ta de fora leva a ferro e fogo como dogma puritana.

Se nem o desenvolvedor é bitolado assim, ta na hora do jogador tomar semancol tbm... se eu mesmo pudesse refazer meu cantinho gamer, um "remake" de projeto, faria mtas coisas diferentes

Convenhamos. Direção artística da From software era sofrível e demorou pra engatar e ficar refinado. Claro q tinham potencial mas dava pra ver q tava mal executado. Nem entrando em mérito da capacidade gráfica.

Hoje ela ta bem melhor. Ta mandando mto bem desde dar souls 2-3. Surpreendeu em Bloodborne e Sekiro é belissimo mesmo q graficamente medíocre

Quem criou seria fiel e faria um jogo com proposta visual em linha com a obra original. Dark Souls 3 seria um bom ponto de partida para Bluepoint, e eles até que conseguiram entregar em alguns sentidos, agora modelagem dos monstros está em linha com trabalho da Blizzard e muito distante da From Software. Não vou perder meu tempo arranjando mais imagens para provar meu ponto, se quiser olhe o tópico e encontre a diferença gigante nas aberrações que a FS modela e os monstrinhos da BP.

FFVIIR é extremamente fiel ao original, a sua impressão de que mudou vem da evolução técnica que aconteceu em 23 anos e 3 gerações. O diretor de arte de FFVII e FFVIIR é o mesmo, por isso é tão similar. Demon's Souls é um jogo da era HD com uma contagem poligonal que já oferecia modelagens bastante realistas, era bem mais simples de ficar similar.

Agora arte não tem relação com budget ou limitação técnica, é algo escolhido e executado. Seus reworks artísticos, são melhorias na sua técnica e não uma melhora artística, porque isso simplesmente não existe. Se você criou um conceito, a única melhora que você pode fazer é na sua própria habilidade e técnica para expor com uma apresentação superior. Só que se você mudar esse conceito ao ponto de parecer outra coisa, significa que você mudou sua própria arte, não que você melhorou.

Isso aqui mostra bem como um cara evoluiu muito tecnicamente, mas no processo mudou completamente a visão artística de uma obra. Uma indo para um lado mais pintura em aquarela e a outra pra uma pintura digital extremamente realista. A mesma obra, pelo mesmo artistita, mas com visão e output completamente distintos.

156309
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Em termos de cenários são distintos, mas existe uma semelhaça devida ao tema dos jogos. Eu gostei inclusive de alguns cenários, mesmo estando muito distantes da proposta original. Agora a modelagem dos monstros não se parecem em literalmente nada e a trilha sonora idem, meteram um tom épico que apareceu em Dark Souls 3, mas com sonoridade muito distante, e ainda mais quando estamos falando de Demon's Souls original.

Aí que está, eu olho toda a linha de produção de Demons Souls e os outros Souls e vejo o mesmo direcionamento, qualquer mudança nos games (até Bloodborne com sua jogabilidade bem diferente) não tira aquele elemento artístico que liga todos estes games e vejo presente neste remake de Demons Souls. É uma assinatura bem característica da From e que a Blue Point emulou perfeitamente.

Esta discussão me lembra quando, lá no início dos anos 2000, uma galera aqui de BH estava remontando o clube de RPG local (que na época da Dragon´s Cave da finada Leitura Savassi chegou a ser a segunda maior comunidade do Brasil) e montamos um curso sobre RPG e um dos temas era "Direção de arte no RPG" (era um curso bem técnico, feito por um profissional e direcionado para desenhistas e ilustradores entusiastas do gênero) e uma das grandes polêmicas da época era a direção artística de Planescape, uma ambientação de D&D que teve até jogo de PC.

Esta discussão era muito polêmica, já vi gente quase sair no tapa por causa disso, e tinha como foco o artista Diterlizzi. Ele foi responsável por dar a primeira cara a linha de produtos e, se você pesquisar na internet verá o que digo, tem um estilo extremamente próprio, como o Amano em Final Fantasy. Seu estilo era tão único que seus trabalhos eram mais parecidos entre si, independente da ambientação, do que de outros artistas que trabalharam em Planescape. Isso gerava enormes confusões, já que muitos diziam que Planescape de verdade era só do Diterlizzi, que os outros só cagavam e descaracterizaram Planescape no livro que ilustravam, mesmo que seguissem a risca a cartilha editorial.

Acredito que, como agora, é possível abordar esta discussão em termos técnicos, falar em traços, iluminação, sombras, perspectivas e coisas a fim, só que não tenho o mesmo conhecimento que este meu colega que abordava este assunto no curso que dava (ou daria, o grupo não foi posto em prática devido a vários problemas na época), então acaba que é uma questão pessoal, aquela sensação de familiaridade.

Os modelos são diferentes? Sim, tem que ser, o que causava impacto a 11 anos atrás não tem o mesmo efeito hoje, é preciso evoluir, mas vejo mesmo objetivo e direcionamento que a From dá para a franquia. Então não vejo descracterização.
 

Velho Lobo do Mar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.649
Reações
5.332
Pontos
453
tBoCAnM.png
 

@_@

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.671
Reações
4.736
Pontos
703
Os modelos são diferentes? Sim, tem que ser, o que causava impacto a 11 anos atrás não tem o mesmo efeito hoje, é preciso evoluir, mas vejo mesmo objetivo e direcionamento que a From dá para a franquia. Então não vejo descracterização.
Não precisa nem pegar o Satsuki que virou Chinês, mas você olha até as roupas de alguns NPCs que resolveram mudar e não tem nada a ver com o personagem em si, isso não é bem evolução.

156388156389

Outra coisa interessante, é que apesar do budget insano que eles tem por conta do dinheiro da Sony, é até engraçado o ver o quão feio são vários dos modelos dos personagens que eles fazem. O cenário e os modelos dos personagens parece que pertence a duas gerações diferentes.

O que Metacritic tem a ver com o que está sendo discutido? :kzonzo
Deve ser só falta de argumento mesmo. :klol
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.628
Reações
57.146
Pontos
1.003
Não precisa nem pegar o Satsuki que virou Chinês, mas você olha até as roupas de alguns NPCs que resolveram mudar e não tem nada a ver com o personagem em si, isso não é bem evolução.

Visualizar anexo 156388Visualizar anexo 156389

Outra coisa interessante, é que apesar do budget insano que eles tem por conta do dinheiro da Sony, é até engraçado o ver o quão feio são vários dos modelos dos personagens que eles fazem. O cenário e os modelos dos personagens parece que pertence a duas gerações diferentes.


Deve ser só falta de argumento mesmo. :klol

Acho que se o Metacritic ficar um mês fora do ar o pessoal surta, dá tela azul e desiste de falar sobre jogos. Conseguem colocar nota de jornalista em literalmente qualquer assunto. Agora Metacritic é sinônimo de qualidade artística. Madden NFL 2003 tem nota 95, logo, é um primor artístico. Afinal, os 92 do Demon's Souls Remake provam que a arte é excepcional, imagine 95 do Madden.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.022
Reações
7.624
Pontos
453
Lógico que existe, em tudo existe ordem e mesmo no subjetivismo, criterização é uma necessidade. Se seguirmos sua linha de raciocínio limitada, não deveriam haver discussões sobre nada, já que tudo que existe pode entrar no campo do subjetivo, inclusive tecnicidades.

Arte boa ou ruim é subjetivo, agora mudança artística é factual. Arte transmite ideias e quando você modifica arte, corre o risco de mudar essa ideia, pra mim e muitos mudou. Se isso é bom ou ruim, são outros quinhentos.
Olha o título do tópico.

Concordo que mudou a arte, algumas pra melhor outras pra pior, embora como disse, é muito subjetivo e a mudança é factual.

Agora o título do tópico diz outra coisa. Você está afirmando que estragou e aí pra mim já perdeu todo seu argumento.

No mais, bom jogo e ótimo remake.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Não precisa nem pegar o Satsuki que virou Chinês, mas você olha até as roupas de alguns NPCs que resolveram mudar e não tem nada a ver com o personagem em si, isso não é bem evolução.

Acho que as fotos que postou estão em péssima qualidade, mas ao meu ver ´é inquestionável a evolução em nível de detalhes, texturas e iluminação, isso você vê de imediato no criador de personagem.

Quanto a diferença, novamente, muda a roupa, mas o propósito é o mesmo, a ideia que passam são as mesmas, então não vejo descaracterização.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo