O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bolha imobiliária no Brasil está desinflando sem estourar

Dark_Schneider_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.435
Reações
16.541
Pontos
674
Bolha imobiliária no Brasil está desinflando sem estourar

Bolha está murchando enquanto especuladores abandonam o mercado e construtoras liquidam os imóveis menos rentáveis

Christiana Sciaudone e Denyse Godoy, da
in​
Share
86​
Dado Galdieri/Bloomberg

size_590_Im%C3%B3veis_residenciais_na_Barra_da_Tijuca_no_Rio_de_Janeiro.jpg


Imóveis residenciais no Rio de Janeiro: segundo Fipe, preços estão se estabilizando neste ano
São Paulo - A bolha no mercado imobiliário residencial do Brasil pode desinchar lentamente, e não estourar, enquanto os especuladores abandonam o mercado e construtoras como a Rossi Residencial liquidam casas e apartamentos menos rentáveis de olho em vendas mais lucrativas.
Os preços estão se estabilizando neste ano, subindo a um ritmo que é cerca de um terço do de 2011, quando as construtoras ofereciam residências com data de entrega para agora, segundo dados compilados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe, e pelo site imobiliário Zap Imóveis.
Os investidores de curto prazo e alguns clientes individuais estão perdendo interesse nesses negócios.
“Hoje nós estamos vivendo um momento de excesso de entrega, então há uma acomodação do mercado”, disse o CEO da Rossi, Leonardo Diniz, em entrevista em 27 de agosto, no escritório da Bloomberg em São Paulo.
“É um negócio de risco. As pessoas, para entrarem nesse risco, precisam vislumbrar um ganho elevado, então tendem a sair”.
O ajuste no mercado pode ser uma boa notícia para os compradores de casas e apartamentos para morar e para as construtoras, mesmo depois que um relatório do governo mostrou, em 29 de agosto, que a economia do Brasil entrou em recessão no primeiro semestre do ano.
Os apartamentos estão se tornando mais acessíveis em um momento em que as construtoras oferecem descontos.
Limpar o estoque das unidades de baixa margem de lucro deve aumentar o fluxo de caixa, abrindo caminho para vendas de imóveis mais lucrativos, disse Diniz.
Robert Shiller, cocriador do índice de preços imobiliários S&P/Case-Shiller, expôs a ideia de uma bolha imobiliária no Brasil há um ano, falando para uma audiência no país. “Eu não estou investindo em imóveis”.
A demanda habitacional não satisfeita e um acesso mais amplo aos empréstimos irão assegurar que os compradores permaneçam no mercado, disse o diretor financeiro da Cyrela, Eric Alencar, em entrevista por telefone, em 28 de agosto.
A diminuição de investidores especulativos de curto prazo manterá os preços mais acessíveis para compradores de longo prazo e individuais, disse ele.
Nós esperamos que os preços “subam com a inflação”, disse Alencar. “O crédito continua firme e forte com os bancos querendo cada vez mais financiar os clientes”.
Renda fixa
Os especuladores começaram a se afastar do setor imobiliário para colocar seu dinheiro em renda fixa, uma vez que o Banco Central começou a elevar a taxa Selic, a taxa básica do Brasil, segundo Marcel Kussaba, chefe de pesquisa de ações da Quantitas Asset Management.
“A participação de especuladores na compra de imóveis nos últimos anos foi subestimada”, disse ele, em entrevista por telefone, de Porto Alegre.
“Mas, agora que a Selic está mais alta, esses investidores preferem opções com retornos melhores do que o mercado imobiliário”.
O comitê de política monetária do Banco Central deve manter a taxa inalterada em 11 por cento, amanhã, pela terceira reunião seguida após nove aumentos consecutivos, segundo economistas consultados pela Bloomberg.
A Selic havia sido reduzida para 7,25 por cento, um nível recorde, em outubro de 2012.
Mesmo com a contração econômica do Brasil, o desemprego continua próximo da taxa mínima histórica enquanto a renda média ainda é alta, e é isso o que mais importa no mercado imobiliário, segundo Raphael Juan, diretor de investimentos da BBT Asset Management em São Paulo.
‘Mais sólido’
“Podemos até ver uma piora nesses indicadores, porém, como o país tem uma base melhor agora, isso não deve ser uma grande preocupação”, disse Juan, em entrevista por telefone.
Os investidores não estão convencidos ainda de que o pior já passou para a Rossi. A queda de 33 por cento da empresa neste ano é a maior entre as 13 maiores construtoras do Brasil.
A companhia também tinha a menor quantidade de caixa entre seus pares no segundo trimestre, segundo dados compilados pela Bloomberg.
Geração de caixa
Embora a estratégia do CEO Diniz de focar na geração de caixa e na redução dos especuladores seja positiva para o mercado, ainda é muito cedo para que a ação atraia investidores novamente, disse Kussaba, da Quantitas.
“Uma demanda mais estável é, em teoria, algo positivo para as construtoras porque assim elas podem planejar seus lançamentos considerando um cenário mais realista e adaptar seus custos e estrutura a essa realidade”, disse Kussaba.
“Mas a Rossi ainda está muito endividada e precisa melhorar sua situação antes de pensar em qualquer outra coisa. Esse é o único jeito de a empresa continuar avançando no futuro”.
O diretor financeiro da Rossi, Rodrigo Medeiros, disse que provavelmente mais compradores cancelarão suas compras neste trimestre. A companhia está oferecendo descontos de até 35 por cento em residências revendidas, disse Medeiros, em entrevista em 28 de agosto com Diniz, o que ajuda a Rossi a se desfazer de um estoque que está pesando nas margens.
Tirar os projetos mais velhos dos livros contábeis ajudará, disse Medeiros. As margens dos projetos iniciados em 2010 são de 34 por cento, contra 39 por cento daqueles que começaram em 2013, segundo o relatório de lucros do segundo trimestre da Rossi.
“Nos novos lançamentos a gente já esta focado em obter rentabilidades mais altas”, disse Medeiros. “É uma prioridade acabar com esse estoque, pois com os novos projetos nossas margens podem melhorar”.
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.520
Pontos
1.839
Bolha imobiliaria soh existiria de verdade se todo mundo tivesse onde morar, mas como a maioria nao tem imóvel próprio no Brasil entao nao temos uma bolha...

Na verdade temos uma super valorização (incentivada pelo crédito imobiliario e pela especulação) que terá uma correção dos preços pra baixo quando quem comprou imoveis pra investimento começar a vender e realizar lucro...

Mas com o déficit habitacional que temos no Brasil, nao duvido nada que depois da correção os preços voltem a subir pra um nivel mais alto que jah temos hj...
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Mas com o déficit habitacional que temos no Brasil, nao duvido nada que depois da correção os preços voltem a subir pra um nivel mais alto que jah temos hj...


duvido, a população já está endividada até a guela com o minha casa minha divida...e vai continuar por anos
tanto, que a recessão se dá por causa disso
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.520
Pontos
1.839
duvido, a população já está endividada até a guela com o minha casa minha divida...e vai continuar por anos
tanto, que a recessão se dá por causa disso

Mas quem jah comprou um imovel no minha casa minha vida, nao faz mais parte do deficit habitacional...

Quem nao tem imovel ainda que vai financiar essa nova subida, quem jah comprou nao entra mais nessa conta...

Tem muita gente com dinheiro na mao de fora do mercado esperando uma queda pra entrar e comprar o seu imovel com um preço mais justo, some isso ao credito imobiliario facil (com juros muito pequenos, 9% ao ano de juros em média) e mais que muita gente nao tem imovel proprio ainda e temos uma grande chance dessa bolha nao estourar...

A nao ser que as pessoas começem a perder os seus empregos e nao conseguirem pagar as prestacoes e os bancos começarem a tomar os imoveis, ai sim teriamos uma queda grande nos preços...
 

soukaigi

Bam-bam-bam
Mensagens
9.060
Reações
6.162
Pontos
444
As vendas vem diminuindo e os preços crescem num ritmo muito menor ou até cai um pouco em algumas regiões.
O que não vamos ver é a queda de preço a níveis anteriores ao MCMV.
 


Damyen

Lenda da internet
Mensagens
34.421
Reações
70.262
Pontos
1.929
Subir mais do que já está fica complicado, até mesmo pra quem tem dinheiro para comprar um imóvel hoje.

Aqui no DF um lote de 200 metros quadrados em um bairro antigo da minha cidade tão pedindo quase 300 mil! Um lote em uma avenida comercial, 1 milhão!!!

Apartamentos em um novo bairro inaugurado em Brasilia não sai por menos de 2 milhões, sendo que la deve ter apartamentos passando dos 6 milhões.

Ta surreal isso.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.103
Reações
172.468
Pontos
1.714
Subir mais do que já está fica complicado, até mesmo pra quem tem dinheiro para comprar um imóvel hoje.

Aqui no DF um lote de 200 metros quadrados em um bairro antigo da minha cidade tão pedindo quase 300 mil! Um lote em uma avenida comercial, 1 milhão!!!

Apartamentos em um novo bairro inaugurado em Brasilia não sai por menos de 2 milhões, sendo que la deve ter apartamentos passando dos 6 milhões.

Ta surreal isso.


Agora deve estar pior já mas em 2012/2013 eu vi uma matéria comparando preços de APs de mesma metragem em localizações equivalentes no DF

Lembro que um AP pequeno num local mediano estava 115k em Planaltina, 250k em Sobradinho e 620k no Plano Piloto
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.365
Reações
71.545
Pontos
1.763
Não é por eu estudar esse ramo, mas é meio lógico que não haveria (nem haverá) bolha estourando.

Onde já se viu algo abaixar de preço no Brasil?

Me refiro à níveis iguais a Bolha Americana de 2008, onde um imóvel custava 1kk e depois do estouro da bolha foi vendido à 200k. (Exemplo).

Quem espera(va) estouro nesse nível no HUEzil, espera sentado pq vai cansar...
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.089
Reações
26.956
Pontos
1.404
Não é por eu estudar esse ramo, mas é meio lógico que não haveria (nem haverá) bolha estourando.

Onde já se viu algo abaixar de preço no Brasil?

Me refiro à níveis iguais a Bolha Americana de 2008, onde um imóvel custava 1kk e depois do estouro da bolha foi vendido à 200k. (Exemplo).

Quem espera(va) estouro nesse nível no HUEzil, espera sentado pq vai cansar...


Pode até ser.
Mas pode anotar ai que 90% dessas construtoras vão fechar as portas e demitir geral, o mercado vai encolher absurdamente e os preços vão precisar se adequar a capacidade dos compradores, essa farra de crédito não se sustenta por muito tempo, se continuar nesse ritmo de expansão do crédito os bancos vão quebrar também, ai contamina a economia inteira.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Muita gente que não entende nada entrou na onda de querer lucrar alto. :brbr

Eu estava procurando terreno/casa com minha esposa e tem gente muito sem noção, tinha imóvel que o corretor ficava até constrangido de falar o preço pela qualidade do imóvel.

Fui ver casa que os caras estavam terminando acabamento e já tinha vazamento entre a parede do quarto e o banheiro :klol
 

madruguinha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.089
Reações
26.956
Pontos
1.404
Bolha imobiliaria soh existiria de verdade se todo mundo tivesse onde morar, mas como a maioria nao tem imóvel próprio no Brasil entao nao temos uma bolha...

Na verdade temos uma super valorização (incentivada pelo crédito imobiliario e pela especulação) que terá uma correção dos preços pra baixo quando quem comprou imoveis pra investimento começar a vender e realizar lucro...

Mas com o déficit habitacional que temos no Brasil, nao duvido nada que depois da correção os preços voltem a subir pra um nivel mais alto que jah temos hj...


Deficit Habitacional não pode ser encarado como demanda habitacional, o deficit existe em grande parte pq essas pessoas não tem renda para comprar um imóvel, não mudaria nem se os preços caíssem 50%.
 

cromado

Bam-bam-bam
Mensagens
6.550
Reações
1.209
Pontos
379
Bolha que desinfla é uma maneira de dizer que quem acreditava nisso estava errado. Que o mercado estava aquecido e a demanda estava fortíssima e subindo preços devido a isso todos sabiam, agora esta apenas ocorrendo um ajuste de mercado, um movimento natural. Bolha na m nha concepção é um termo forte que deveria ser usado com mais parcimônia já que sinaliza que os preços estão extremamente descolados dos seus fundamentos, algo que na minha opinião nunca ocorreu, exceto em casos pontuais, principalmente nos micro aptos e salas comerciais com localização privilegiada, mas de uma maneira geral a demanda forte justificava a subida aguda dos preços.
 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Deficit Habitacional não pode ser encarado como demanda habitacional, o deficit existe em grande parte pq essas pessoas não tem renda para comprar um imóvel, não mudaria nem se os preços caíssem 50%.

exato, quem tinha dinheiro comprou...e se endividou

a nova demanda, é geralmente pessoas novas "construindo a vida" (como eu)
e esse pessoal, é pequeno comparado com o surto inicial
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.572
Reações
14.103
Pontos
1.459
Só aproveitando a oportunidade. jamais comprem imóvel direto da Rossi. Empresa fdp do c***lho
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.520
Pontos
1.839
Deficit Habitacional não pode ser encarado como demanda habitacional, o deficit existe em grande parte pq essas pessoas não tem renda para comprar um imóvel, não mudaria nem se os preços caíssem 50%.

Nao tem renda pra comprar, mas tem crédito habitacional de fácil acesso...

Nesse contexto isso dah no mesmo, pq vai continuar inflando os preços dos imóveis...
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
LOL.

Vamos falar da realidade dos preços em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Que mundo que esses jornalistas vivem? Esquecem que a economia brasileira é baseado no fantástico mundo do crédito.

Provavelmente também o PIB tá ótimo pra eles, a inflação não existe e também nunca na história do Brasil existiu tanta gente com nome limpo no SPC.

 

Tilak

Bam-bam-bam
Mensagens
4.447
Reações
9.411
Pontos
303
Nao tem renda pra comprar, mas tem crédito habitacional de fácil acesso...

Nesse contexto isso dah no mesmo, pq vai continuar inflando os preços dos imóveis...

isso aconteceu no EUA
no brasil, o dinheiro não foi emprestado tão facil assim....por isso a bolha desacelerou, e não explodiu
 

Eh nozes

Lenda da internet
Mensagens
34.386
Reações
15.520
Pontos
1.839
isso aconteceu no EUA
no brasil, o dinheiro não foi emprestado tão facil assim....por isso a bolha desacelerou, e não explodiu

As regras de alavancagem de títulos bancarios e de hipotecas sao bem mais rígidas aqui no Brasil do que sao nos EUA, por isso que vai ser bem mais dificil acontecer aqui no Brasil o que aconteceu nos EUA...

A bolha pode ateh estourar aqui mas por outros fatores (recessão, perda de emprego e renda, quebra de construtoras, etc), mas nao pelos mesmos fatores que ocorreram nos EUA...
 

VinceVega

Condenado a ser livre!
VIP
Mensagens
5.251
Reações
9.489
Pontos
1.229
Enquanto tiver crédito e gente que consiga pagar as prestações, o preço não vai cair.

Brasileiro gosta de novidade. Não se lembram quando era possível financiar carro em 80 meses? Tinha quem financiava só porque o crédito tava liberado, nem precisava do carro e nem conseguia pagar as parcelas.
 

NiloMesquita

Habitué da casa
Mensagens
368
Reações
9
Pontos
59
E a bolha dos países Europeus e asiáticos?
Lá que eu saiba, não estava atrelado a questão hipotecária como nos EUA.

Já fui nessas liquidações novas que estão rolando por ai, e não vi nada demais.
Está tipo a Black Friday brasileira!
Estão mostrando preços dos imóveis mais baixos, só que estão desconsiderando a entrada inicial....
Basicamente eles te falam o valor do preço financiado.

Ainda acho que vai abaixar mais....as construtoras nem chegaram na fase do desespero hehehe
 

Dark_Schneider_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.435
Reações
16.541
Pontos
674
As regras de alavancagem de títulos bancarios e de hipotecas sao bem mais rígidas aqui no Brasil do que sao nos EUA, por isso que vai ser bem mais dificil acontecer aqui no Brasil o que aconteceu nos EUA...

A bolha pode ateh estourar aqui mas por outros fatores (recessão, perda de emprego e renda, quebra de construtoras, etc), mas nao pelos mesmos fatores que ocorreram nos EUA...

com certeza. Apesar de haver um deficit habitacional no Brasil, com os preços atuais ele não será reduzido de forma relevante pois os preços são inacessiveis demais para que os mais pobres, que nao tem casa propria, possam conseguir financiamento para compra-los com a renda que têm.

A tendencia é o mercado estagnar quando a demanda que pode e tem a intençao de comprar os imoveis mesmo com os preços altos for atendida. Com isso os imoveis tendem a parar de aumentar de preço, afugentando os especuladores que se aproveitavam da subida de preços para conseguir rendimentos altos e faceis. E a renda das construtoras e imobiliarias tende a diminuir, causando prejuizos para o setor.

A possibilidade de crise economica aconteceria se essa crise no setor imobiliario se espalhasse para outros setores.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.572
Reações
14.103
Pontos
1.459
contenos mais metalzin


Porra, comprei um apto por 165.000 em um prédio que já possuia habite-se em maio de 2012, sendo que eu me casaria em outubro de 2012.
No ato da compra me falaram que levava em torno de 30 dias para a assinatura com a caixa econômica mas que ficasse tranquilo pois a agência que ficava EM FRENTE A SEDE DA ROSSI AQUI NO RJ já possuia toda a documentação do empreendimento, o que faria o processo ser mais rápido. Passou-se junho, julho, agosto e eu ligando constantemente e mandando e-mails e sempre era solicitado que aguardasse que o processo estava em andamento. Passou-se setembro e faltavam pouco mais de 30 dias para meu casamento. Exatamente dia 08/10, 18 dias para o meu casamento, a Rossi me liga convocando para a assinatura com a CEF e me pedindo para levar 60.000 ( PORRAAAAAAAA ) em dinheiro pois o imóvel havia se valorizado. Ora, valoriza sim pelo IGPM, normalmente 0,3% ao mês mas 60.000 ? Tomar no cu! Pedi destrado na hora, meti no pau, alegando uma caralhada de coisa, entre elas que estava a 15 dias do meu casamento e que não teria onde morar. Recebi da Justiça um bom dinheiro nessa parada ai e comprei meu apto da PDG, onde entre a assinatura com a PDG,CEF e recebimento das chaves, não levou 30 dias
 

BlackBRplayer

Bam-bam-bam
Mensagens
9.093
Reações
8.248
Pontos
353
Bolha que desinfla é uma maneira de dizer que quem acreditava nisso estava errado. Que o mercado estava aquecido e a demanda estava fortíssima e subindo preços devido a isso todos sabiam, agora esta apenas ocorrendo um ajuste de mercado, um movimento natural. Bolha na m nha concepção é um termo forte que deveria ser usado com mais parcimônia já que sinaliza que os preços estão extremamente descolados dos seus fundamentos, algo que na minha opinião nunca ocorreu, exceto em casos pontuais, principalmente nos micro aptos e salas comerciais com localização privilegiada, mas de uma maneira geral a demanda forte justificava a subida aguda dos preços.

Poisé, eles disseram assim: "Não estávamos errados, apenas estávamos longe de estarmos certos."
 
Topo Fundo