O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bom era antigamente quando era só mídia física

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
Quem compra a mídia física também compra uma permissão de uso. Tanto que a locação, a cópia e a engenharia reversa são proibidas.
Ter o disco não dá direito de propriedade do software que é da produtora. Você só pode considerar dono de um software se tem acesso ao código dele.

A produtora pode alterar o jogo da forma que quiser, como por exemplo tirar todas as rádios do GTA e não dar satisfação para o usuário.
Você está confundindo as coisas.
Quem compra a mídia física tem a posse, propriedade DA MÍDIA. Ninguém está falando sobre propriedade de direitos autorais da mesma.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Você está confundindo as coisas.
Quem compra a mídia física tem a posse, propriedade DA MÍDIA. Ninguém está falando sobre propriedade de direitos autorais da mesma.
A mídia nada mais é que um pedaço de plástico que pode riscar ou quebrar. O que importa é o software que continua sendo apenas uma permissão de uso. Tanto o comprador da mídia física como o da mídia digital, possuem o mesmo produto. Com o agravante que se o disco sofrer algum problema, consequentemente o usuário da mídia física perde a permissão de uso.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
A mídia nada mais é que um pedaço de plástico que pode riscar ou quebrar. O que importa é o software que continua sendo apenas uma permissão de uso. Tanto o comprador da mídia física como o da mídia digital, possuem o mesmo produto. Com o agravante que se o disco sofrer algum problema, consequentemente o usuário da mídia física perde a permissão de uso.

Mas é justamente o mérito do tópico, a mídia física. Você está falando do mérito de posse de conteúdo, TODOS aqui estamos falando é do meio.
Pouco importa o que a mídia é ou deixa de ser ou de quem seja o dono intelectual da coisa, se eu comprei um cartucho de SNES ele é meu, eu uso quando quiser, a hora que eu quiser, até mesmo quebrar eu posso, ele é meu, não preciso dar satisfação a ninguém.

Na mídia digital você paga uma licença de uso que pode ser revogada a qualquer momento e pouco importa se pagou por ela ou não, quando você quiser jogar esse tipo de mídia, você precisa pedir permissão ou ao proprietário ou do responsável por ele, isso se faz com um login em uma conta da Steam por exemplo.
 

Wayne Gretzky

Lenda da internet
Mensagens
38.520
Reações
52.869
Pontos
1.974
Mas é justamente o mérito do tópico, a mídia física. Você está falando do mérito de posse de conteúdo, TODOS aqui estamos falando é do meio.
Pouco importa o que a mídia é ou deixa de ser ou de quem seja o dono intelectual da coisa, se eu comprei um cartucho de SNES ele é meu, eu uso quando quiser, a hora que eu quiser, até mesmo quebrar eu posso, ele é meu, não preciso dar satisfação a ninguém.

Na mídia digital você paga uma licença de uso que pode ser revogada a qualquer momento e pouco importa se pagou por ela ou não, quando você quiser jogar esse tipo de mídia, você precisa pedir permissão ou ao proprietário ou do responsável por ele, isso se faz com um login em uma conta da Steam por exemplo.
A era do SNES foi diferente. Não existia atualizações e DLC´s. Se o jogo fosse bugado ele morreria bugado.
Hoje em dia o que vem no disco é praticamente uma versão beta do jogo. Sem update day one fica impossível jogar. Tem jogo que sem download extra você nem passa do menu. Se o servidor desse jogo morrer algum dia pode jogar o disco no lixo.

Você cita o Steam, mas a Live, a PSN e o eShop possuem o mesmo esquema de gerenciamento de jogos com login de permissão de acesso aos serviços.

Em um mundo online a mídia física é cada vez mais irrelevante. É uma pena pois sou fã das caixinhas expostas na estante.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
Mas o tópico é sobre mídia física criatura, estamos discutindo como é bom a mídia física, ninguém aqui está interessado em DLC nem nada disso.
Se deseja discutir mídia online abra um novo tópico e comece a discutir as vantagens ou não desse formato.
 


Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
No caso da Steam e da Xbox Live eu não tenho medo de perder os jogos, já que as empresas parecem ter arrumado uma solução definitiva. Podem até quebrar um dia e deixar os detentores da mídia digital na mão, mas ao menos enquanto estiverem ativas, não creio que exista esse risco.

O meu medo maior é com a Sony. A Sony já demostrou que não tem pudor em eliminar servidores de jogos com pouco tempo de lançamento. Já desativaram servidores de jogos totalmente online (como MAG). E por fim, desativaram a rede de digitais do PSP, impedindo que quem comprou digital possa baixar novamente.

Ou seja, é bom já ir fazendo backup dos jogos de PS3 e Vita quem tiver. Eu não confio nem um pouco na Sony quanto a isso.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
A Sony ou qualquer outra empresa pode também desligar os servidores e com isso todos irão perder o acesso aos jogos que compraram.
 
Topo Fundo