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olha não sei dizer ao certo, tenho um pensamento bem radical sobre esse assunto, a MS não caí sem que outro player demonstre interesse esse é o primeiro ponto e é chave, e em minha opinião isso já deve está ocorrendo, nos bastidores os third party estão se movimentando para ver de qual é da MS, então isso pode ocorrer, caso a opção seja um 'sim' então o xbox serie x sequer será lançado, eu acredito que apesar de pequena há a possibilidade de que ele nem sequer venha a ser lançado pois o projeto já ta todo implodido, mas se ele vier a lançar e a ms forçar, aí vai ir distorcendo não sei onde pode parar.
Será que vão chamar mais alguma equipe pra ajudar, já tem um monte de gente pra tentar consertar isto, ou no final vão ver que nem todas equipes juntas conseguem este milgre.
interpretou errado, o xbox permaneceria com a ms, ela só venderia alguns ativos para quem quiser comprar, fazendo um desmanche daquilo que a divisão não mais usaria, então citei os chineses por citar ela pode vender para quem ela quiser, ao menos para mim é o melhor caminho que eu vejo para eles, mais lucro menos dor de cabeça.
A cultura da Microsoft mudou, quando o Balmer saiu sobraram os bananas na empresa. Você vê que eles deixaram a ideologia progressista tomar conta. A Sony apesar de ter esse problema atualmente os estúdios ainda continuam fazendo games com a questão técnica bem desenvolvida.
Jogo bom é aquele que não mistura questões políticas, é de ação é de ação, aventura e assim por diante.
O próprio Bill Gates hoje é um demagogo, queria ver ele sentar na mesa com sua versão do passado.
interpretou errado, o xbox permaneceria com a ms, ela só venderia alguns ativos para quem quiser comprar, fazendo um desmanche daquilo que a divisão não mais usaria, então citei os chineses por citar ela pode vender para quem ela quiser, ao menos para mim é o melhor caminho que eu vejo para eles, mais lucro menos dor de cabeça.
A MS precisa é abrir uma loja decente no PC e largar de vez essa ideia de emplacar um console que ninguém quer. Mete o Windows 10 no Xbox e fica por isso. Continue lançando os jogos no Steam no meio tempo.
Os caras fazem o Windows mas não conseguem fazer um loja decente e relevante? Faz o dever de casa antes de tentar ousar.
Tem que passar a focar em fazer os seus próprios jogos terem sucesso e não usar eles para venderem gamepass, esquece esse modelo insustentável. Isso tem que ser no máximo algo paralelo e não o foco de tudo.
As thirds fazem tanto ou mais dinheiro que as first party, a MS tem que para com essa tara de querer ganhar dinheiro com os jogos dos outros. Foca no Minecraft, em fazer um Halo decent, em rebootar/atualizar Gears, em tornar esses estúdios que adquiriu recentemente lucrativos/sustentáveis.
A Epic e a Valve deram um baile na MS que chega a ser humilhante, mesma coisa com a Sony e a Nintendo.
Não significa que "menor escala" seja "menor qualidade"
Até porque The Lost Legacy tem até mais qualidade técnica do que o próprio Uncharted 4...
Ou seja, não deixou de ser um jogo AAA, apenas, porém, é + curto.
olha não sei dizer ao certo, tenho um pensamento bem radical sobre esse assunto, a MS não caí sem que outro player demonstre interesse esse é o primeiro ponto e é chave, e em minha opinião isso já deve está ocorrendo, nos bastidores os third party estão se movimentando para ver de qual é da MS, então isso pode ocorrer, caso a opção seja um 'sim' então o xbox serie x sequer será lançado, eu acredito que apesar de pequena há a possibilidade de que ele nem sequer venha a ser lançado pois o projeto já ta todo implodido, mas se ele vier a lançar e a ms forçar, aí vai ir distorcendo não sei onde pode parar.
Diante de seus impressionantes acertos, eu sou obrigado a lhe perguntar: Vc estava em transe no exato momento em que escreveu isso ?? Recebeu visões do além ??
Não. O contrário. A Sony tinha muitíssimos títulos first party no PS1 (Legend of Dragoon era um dos muitos). Sem tocar na questão da qualidade, ela tinha facilmente 5 vezes mais títulos first party no PS1, que a Nintendo tinha no N64. Esses cálculos são tão extensos, ao ponto da compulsão, e já foram colecionados por mim em inúmeras oportunidades fórum adentro, que acho que até já memeficou. Acontece que a grande maioria das pessoas, pelo fato de ela ser uma estreante, à época, e por ainda haver algum papel da mascotagem na associação com a propriedade, não sabia que Jet Moto, Parappa the Rapper, Cool Boarders, Syphon Filter e Rally Cross por exemplo eram Ips dela.
A Sony não “cresceu nos jogos first depois do PS2”, como você disse, e sim encolheu. Pelo menos em números absolutos. Em números relativos, ela continuou sendo a maior - em número, repetindo, para evitar polêmicas - em seu terceiro console, porque sempre foi. A “sorte” dela é que todo mundo encolheu junto, porque videogame foi se tornando cada vez mais complexo de se fazer. Ela simplesmente produz mais.
O berço dela como softhouse é tão “romântico” quanto o da Nintendo, ambas não eram originalmente empresas que lidavam no ramo de games, sendo, respectivamente, uma firma de tecnologia e uma fabricante de baralhos e brinquedos, e passaram a atuar nesse filão por obra do destino e aproximação de campo. Não criaram os mercados respectivos. Ambos fundaram estúdios do zero (no caso da Sony, inúmeros, como SIA Studios, Team Soho, Polyphony, Japan Studio, Sony Europe, 989 Studios), contrataram gente para seus pelotões (diferença prática, ética e reputacional é “zero” pra a atividade de comprar estúdio - como a Psygnosis) e começaram de algum lugar, dentro duma atividade que lhes era originalmente estranha.
Parte da confusão das pessoas com esse tema se deve ao:
- Entendimento errado do que representa uma IP prorpietária.
- Entendimento enganoso do status de quem desenvolveu, perante a produtora/publisher oficial.
- Conceito antigo de first party valendo pra uma empresa, sem valer pra outra, em parte pela associação com personagens tradicionais ou mascotes.
O número de 5 vezes mais não é exagerado ou hiperbólico, e pode ser conferido facilmente.
Exemplo, a 989 Studios, um califado de suas mangas, subsidiária/sucessora da defunta Sony Interactive America Studios, que é a Sony-softhouse, em partes, na época, produziu sozinha para o PS1 os seguintes games:
São 33 jogos. Para efeito de comparação, a Nintendo só foi soltar o seu trigésimo game first party do Nintendo 64 no ano 2000.
Isso mesmo. Um estúdio só. Você aí contra-argumenta que a maioria é de séries de esporte anuais, mas foi só um exemplo, o galho europeu soltou centenas de games.
Não entremos no ramão do Sony Japan Studio, fundado do nada pra produzir videogames por uma empresa que outrora não era do ramo, assim como galhos da Nintendo foram fundados do nada pra produzir videogames por uma empresa que outrora não era do ramo, que, sozinho, soltou 90 games de propriedade da Sony para o PS1
Ou da Psygnosis, que se esmerava em ser também publisher em separado, que produziu sozinha quase uma centena de games.
Só pegando aqui o que veio de Metascore 75+ pra PS2 e pra Gamecube, pra seguir na geração seguinte o argumento:
Foram 52 games First Part (de propriedade) da Sony nessa faixa de avaliação para o PS2:
Gran Turismo 3
God of War
God of War II
Ratchet and Clank: Up Your Arsenal
Twisted Metal Black
Shadow of the Colossus
ICO
Ratechet and Clank: Going Commando
Jak and Daxter: Precursor Legacy
Gran Turismo 4
Ratchet and Clank
Sly 2: Band of Thieves
SOCOM II: US Navy Seals
Dark Cloud 2
MLB 06: The Show
Sly Cooper and the Thievius Raccoonus
Amplitude
Hot Shots Golf 3
MLB 08: The Show
Jak 3
Sly 3: Honor Among Thieves
Rogue Galaxy
Wipeout Fusion
Frequency
MLB 07: The Show
SOCOM: US Navy Seals
Ape Escape 2
SOCOM 3: US Navy Seals
Ratchet and Clank: Deadlocked
MLB 2006
Hot Shots Golf Fore!
Dark Cloud
Singstar Country: 75
SkuGunner: 75
Jak X: Combat Racing: 75
Buzz! The Mega Quiz: 75
SingStar Amped: 76
Singstar Legends: 76
Buzz! The Hollywood: 77
Ape Escape 3: 77
ATV Offroad Fury 4: 77
Kinetica: 77
EyeToy Play 2: 78
ATV Offroad Fury 3: 78
SingStar'80s: 78
EyeToy Kinectic: 78
Wild Arms 3: 78
Cool Boarders 2001: 78
MLB 2005: 78
MLB 09: The Show: 79
Twisted Metal Black Online: 79
Foram 28 Games First Party (de propriedade) da Nintendo para Gamecube:
Metroid Prime
Zelda: Twilight Princess
Smash Bros Melee
Zelda: Wind Waker
Zelda: Collector's Edition
Eternal Darkness
Super Mario Sunshine
Metroid Prime 2
Zelda: Ocarina of Time/Master Quest
Pikimin 2
Pikimin
F-ZERO GX
Paper Mario: The Thousand Door
Mario Kart: Double Dash
Animal Crossing
The Legend of Zelda: Four Swords Adventures
Fire Emblem: Path of Radiance
Star Fox Adventures
Mario Golf: Toadstool Tour
Donkey Kong Jungle Beat
Mario Power Tennis
Wave Race Blue Storm
Mario Superstar Baseball: 76
Super Mario Strikers: 76
Battalion Wars: 76
Wario Ware INC Mega Party game$: 76
Donkey Konga: 76
Luigi's Mansion: 78
Aproveito então pra citar que as outras é que se apendiculavam em estúdios independentes. Porque você pode querer citar que “beleza, Wild Arms é IP da Sony, mas quem desenvolveu grande parte foi a third Media Vision”, mas aí eu cito que, nessa lista do Gamecube aí, sem contar o tanto de coletânea de Zelda, temos que:
-Metroid Prime foi desenvolvido pelo Retro Studio, até os 45 minutos do segundo tempo um estúdio third party independente.
-FZero Gx foi desenvolvido pela Sega, uma third independente
-Paper Mario the Thousand Door e Fire Emblem foram produzidos pela Intelligent Systems, uma third independente
-Smash Bros Melee foi desenvolvido pela HAL, uma third party independente
-Mario Tennis e Mario Golf foram desenvolvidos pela Camelot, uma third party independente
-Mario Strikers foi desenvolvido pela Next Level, uma third party independente
-Donkey Konga foi desenvolvido pela Namco, cujo status não preciso nem dizer
-Battalion Wars foi desenvolvido pela Kuju, uma third party independente
O que deixa sobrar uns 10 games a geração inteira, se você quiser considerar esse critério.
Ou seja, se o assunto for IP proprietária desenvolvida por estúdio independente, a diferença é maior ainda em favor da Sony, sem contar que, no caso dela, é mais comum o co-desenvolvimento. Indo ao N64, Excitebike 64, Smash Bros, Pokémon Snap, Pokémon Stadium, Mario Tennis, Mario Golf, Paper Mario, tudo feito por third independente. Que tal o Mario Party do Meia-Quatro, que foi desenvolvido pela Hudson? E os games da Rare, 60% da biblioteca de relevância do console, cujos tíquetes a Nintendo possuía somente metade, como ficam?
Hoje em dia ainda é mais ou menos assim na proporção, mesmo considerando o grande tempo de desenvolvimento, a Sony anunciou 10 games first party para PS5 para lançamento até 2021, a Nintendo no SNES foi lançar seu décimo game proprietário em 1993, na metade da vida do console. Não vou falar da preemência por lidar com grandes produções, que vem desde sempre também, conforme citei no meu texto anterior que você quotou.
Só um Post Scriptum, o Santa Monica foi fundado por evangelistas do Playstation, num fundão da praia de Santa Monica, pra fugir do Olho de Sauron da Sony Interactive Entertainment e tocar projetos esquisitos para Play 2, em plena era Play 1. Ela não se desgarrou da Mãe, apenas foi um projeto comunal. O conglomerado de casas de games da Bay Area, na época chamado Santa Monica-branch da SIE, sempre pertenceu a ela. Ali, David Jaffe, que já havia criado Twisted Metal, gestou God of War, game que veio a receber o GOTY da Academia de Ciências e Artes Americana. Pelo que me consta, ela é cordão umbilical da Sony, não me lembro de ver nada em contrário. Me corrija aí se não for. Kinectica veio de suas mãos, e sua engine passou a tocar GoW e SOCOM, e até hoje brilha.
Isso não seria problema , Breath of Wild, foi crossgen(saiu no mesmo dia Switch e Wii U),e vendeu absurdos consoles e jogos, problema foi usar ele como jogo pra mostrar poder, graficoso e talz, num console que se vende como "o mais forte e talz" , se mesmo fosse crosgen houvesse 2 v
É bem diferente, justamente por causa da plataforma / público / apelo.
Desde que se começou a falar nessa nova geração, a Microsoft despejou todos os esforços para marketear o "poder gráfico" do projeto. Nessa próxima geração, são dois os carros-chefes principais para a MS:
Gamepass
Poder Gráfico
Coroar a entrada nessa nova geração com um novo Halo parecia ser o tiro certo, mas esse tiro sai pela culatra quando o game está sendo desenvolvido em Crossgen com Xbox One, tendo que ser capado para isso. Diferentemente de Legend of Zelda: BotW, no Switch/WiiU, aqui o que importa aos fãs são justamente as inovações técnicas e gráficas. Arrisco-me a dizer que até mais que as inovações de gameplay da franquia.
Acaba azedando um momento tão mágico e importante da geração que é justamente o seu lançamento.
Jogada de Marketing fenomenal da M$. Deram uma bela impulsionada no interesse pelo console que já é desde sempre muito mais popular do que o da Sony, conforme é possível confirmar pelo histórico do Google Trends.
A Nintendo sempre está em evidência e o PlayStation só tem espaço no meio dos fanboys e na base do jabá.
Resumo da Ópera: M$ vai vender muitos consoles, assinaturas e jogos enquanto a plataforma da Sony agoniza se apoiando em meia dúzia de exclusivos lançados ao longo de 7 anos.
Jogada de Marketing fenomenal da M$. Deram uma bela impulsionada no interesse pelo console que já é desde sempre muito mais popular do que o da Sony, conforme é possível confirmar pelo histórico do Google Trends.
A Nintendo sempre está em evidência e o PlayStation só tem espaço no meio dos fanboys e na base do jabá.
Resumo da Ópera: M$ vai vender muitos consoles, assinaturas e jogos enquanto a plataforma da Sony agoniza se apoiando em meia dúzia de exclusivos lançados ao longo de 7 anos.
Jogada de Marketing fenomenal da M$. Deram uma bela impulsionada no interesse pelo console que já é desde sempre muito mais popular do que o da Sony, conforme é possível confirmar pelo histórico do Google Trends.
A Nintendo sempre está em evidência e o PlayStation só tem espaço no meio dos fanboys e na base do jabá.
Resumo da Ópera: M$ vai vender muitos consoles, assinaturas e jogos enquanto a plataforma da Sony agoniza se apoiando em meia dúzia de exclusivos lançados ao longo de 7 anos.
Será que vão chamar mais alguma equipe pra ajudar, já tem um monte de gente pra tentar consertar isto, ou no final vão ver que nem todas equipes juntas conseguem este milgre.
O Phil vai chegar lá com uns executivos e eles proprios vão começar a trabalhar no jogo e depois ele dá uma bronca na galera que não está vestindo a camisa da empresa
Empresa patética, vergonha alheia o que foi apresentado, o cara mexendo a arminha devagarinho para mostrar o cenário como se estivesse bom
E teve gente que defendeu falando que era direção artistica, e os patetas da empresa falando que era decisão de design ao invés de admitir a incompetência
A reação é clara, se a Microsoft não mostrar serviço eles vão continuar sendo motivo de chacota eterna, pode mostrar o Gamepass com 100% da biblioteca do Xbox que não vai vender
Imagina,os caras iam entregar o jogo daquele jeito no final de ano se não fosse a galera cair de pau em cima.Algo lá dentro está acontecendo...onde foi parar a percepção dos caras e auto crítica?
Olha não sei se o Tio Phill vai aguentar a pressão....eu duvido que eles não estejam em uma crise interna de visões de mercado.
Como me apresentam um console de nova geração de 12TF marketeando poder e não se preocupam em mostrar isso nos jogos....e vem com visões distorcidas de games Cross gen ainda por cima.
A detentora da plataforma tem a obrigação de ser a primeira a mostrar do que o seu sistema de nova geração é capaz ,não cabe outra narrativa porque passa uma impressão ruim demais.
Não significa que "menor escala" seja "menor qualidade"
Até porque The Lost Legacy tem até mais qualidade técnica do que o próprio Uncharted 4...
Ou seja, não deixou de ser um jogo AAA, apenas, porém, é + curto.