O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bombril é acusada de racismo nas redes sociais por esponja 'Krespinha'

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
então decidiram relançar um produto cuja concepção remete há 60 anos atrás, visivelmente racista, nos dias de hoje, mas com a mesma roupagem?

e acharam que não ia dar nada?

Vocês seriam loucos de relançar um produto com esse marketing? se sim, só lamento.

Na verdade sempre vendeu, nunca vi sair de linha e não tenho mais de 60 anos. Nem mesmo marketing teve, problematizaram pelo nome e caçaram uma propaganda do século passado pra cancelar a empresa.
 

pescadorparrudo

Lenda da internet
Mensagens
17.960
Reações
30.905
Pontos
1.654
Na verdade sempre vendeu, nunca vi sair de linha e não tenho mais de 60 anos. Nem mesmo marketing teve, problematizaram pelo nome e caçaram uma propaganda do século passado pra cancelar a empresa.

oq não ficou claro pra mim é se lançaram uma nova versão recentemente ou se alguém simplesmente achou o negócio e polemizou na internet.

De qqr maneira, acho a identidade do produto racista sim, não combina com os tempos atuais.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.433
Pontos
1.539
Não vejo analogia, mas o pior mesmo foi o erro de 'timing' da empresa. A sociedade tá muito sensível a qualquer coisa que possa ser associada a racismo, devia ter esperado.

Não passou pela cabeça de ninguém na empresa que essa analogia poderia acontecer, ainda mais com os desdobramentos atuais?
Interpretações diferentes, gostar e não gostar tem aos montes pra tudo, mas simplesmente não era o momento para esse tipo de propaganda.

Mas que propaganda bicho? O negocio existia ai a 50 anos acho, o produto existe já a meio seculo e agora se tornou racista pq o nome é crespo e um bando de pnc acha que é racismo, simplesmente pq não sabem o que é racismo, ou pra fazer vitimismo, pq não importa a situação, isso não é racismo.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.094
Reações
35.062
Pontos
1.054
oq não ficou claro pra mim é se lançaram uma nova versão recentemente ou se alguém simplesmente achou o negócio e polemizou na internet.

De qqr maneira, acho a identidade do produto racista sim, não combina com os tempos atuais.

Foi a primeira opção.

A propaganda de 1900 e guaraná com rolha é realmente racista, mas não remete o produto atual, já que nem propaganda tem, apenas mantiveram o mesmo nome assim como muitos produtos mantem seu mesmo nome até hoje, tipo o Álcool Zulu, eles não vão mudar o nome de um produto bastante velho e conhecido por gerações só pq uma galera teenager de Twitter acha racista, sendo que os pais e avós dessa galera sempre comprou e nunca reclamou, ainda mais por causa que o pessoal vai entender que o produto foi extinto e vão ter que comprar de outra marca.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.690
Reações
25.687
Pontos
1.374
então decidiram relançar um produto cuja concepção remete há 60 anos atrás, visivelmente racista, nos dias de hoje, mas com a mesma roupagem?

e acharam que não ia dar nada?

Vocês seriam loucos de relançar um produto com esse marketing? se sim, só lamento.
Vamos ser sinceros, quem usa bombril não é o povo que ve racismo em tudo, duvido que iria influenciar as vendas.
 


Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.433
Pontos
1.539
oq não ficou claro pra mim é se lançaram uma nova versão recentemente ou se alguém simplesmente achou o negócio e polemizou na internet.

De qqr maneira, acho a identidade do produto racista sim, não combina com os tempos atuais.

Você não sabe o que é racismo então, só isso, pq vc acha que alguem chamar de um termo que remete a uma forma é algo racista, se for partir dessa premissa se eu falar que uma bola é redonda eu estou sendo gordofobico, é isso que está acontecendo
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.690
Reações
25.687
Pontos
1.374
Você não sabe o que é racismo então, só isso, pq vc acha que alguem chamar de um termo que remete a uma forma é algo racista, se for partir dessa premissa se eu falar que uma bola é redonda eu estou sendo gordofobico, é isso que está acontecendo

"Comi um hamburguer de feijão preto, azeitona preta com alface crespa e depois limpei meu fogão com uma krespinha."

7c6xg44li9921.jpg
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.923
Reações
32.573
Pontos
1.084
A bombril devia mudar o nome para Pentelhina, assim não teria mimimi. Pentelho é sempre crespo, independente da raça.
 
Ultima Edição:

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.276
Reações
50.433
Pontos
1.539
"Comi um hamburguer de feijão preto, azeitona preta com alface crespa e depois limpei meu fogão com uma krespinha."

7c6xg44li9921.jpg

É mais ou menos por ai, vc chamar o negocio pela cor que ele tem é racismo, eu tenho um carro preto por exemplo, se eu chamar ele de meu pretinho eu sou racista, tá em um nivel absurdo esse politicamente correto, tudo se transformou em racismo, e não conseguem nem ao menos diferenciar injuria racial de racismo, tá em uma situação absurda, começa pelo fato de falarem que o racismo contra o branco é "racismo inverso", isso não existe, racismo é racismo contra qual raça for, inclusive cotas racias são sim o racismo, pq é discriminação racial, mas é de boa, pq é instituido pelo estado, enfim, eu não sei em que ponto vai chegar isso, talvez chegue o dia em que de fato começe a ter o racismo graças a essa palhaçada, na verdade já existe o "racismo do bem" que é o praticado por negros contra outras raças.
 

Raz8R

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
11.471
Reações
12.469
Pontos
689
Por um lado temos essa galerinha do barulho chata bagaray,do outro lado temos uma equipe de marketing que deve rever certos conceitos.
Segue o jogo.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Mas q b*sta q vc falou hein!

O nome BomBril Vem de bom brilho. Tal associação ao cabelo dos negros veio depois, assim como Crespo.

https://www.propagandashistoricas.com.br/2019/11/historia-do-bombril.html#:~:text=Ninguém chega em um mercado,da própria lã de aço.
Que? Eu disse que as pessoas chamam esse tipo de cabelo de Bombril. Não falei quando isso começou nem entrei em datas históricas. Tá procurando motivo pra picuinha. Nem entrar nisso eu só falei que as pessoas chamam esse tipo de cabelo de Bombril. Eu não falei que a marca se inspirou no tipo de cabelo para criar o nome Bombril. Difícil aqui hein. Quem tá falando b*sta é você. Em momento nenhum eu insinuei que criaram o nome pensando no cabelo dos negros. Você que tirou isso da sua fantasia.
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Bater contra o racismo agora é "problematizar"

:kpuke
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Quem é analfabeto vai achar racismo em qualquer m**** mesmo.

Quem é racista vai negar qualquer ato racista para legitimar a sua falta de caráter, atitudes e palavras preconceituosas contra a população negra.

O racista do novo século é o famoso "mimimi" "problematizar" "mimimi eu também já sofri preconceito porque fui chamado de branquelo" "mimimi eu tenho amigo que é negro...."
 

maedre

Bam-bam-bam
Mensagens
1.954
Reações
4.972
Pontos
453
O que mais me impressionava é não ter um chefe decente que chegasse e falasse: "cês tão maluco? Pessoal é mimizento pra c***lho e vão me soltar um dessa? Querem me arrumar dor de cabeça, poha?! Muda samerda!"
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
Só importa se o produto é eficiente....

Ainda bem que o Diabo Verde chama "Diabo Verde".. .se fosse "Diabo Preto" ia ter mimimi tb...
Mas aí ia ser foda também né hauahaua

Enfim o que me admira é que ainda não chegaram a pesar nesse docinho aqui:
125410
Que para quem não sabe o nome popular é teta de nega.....

Enfim essa onda de arrumar racismo em tudo vai causar mais mal do que bem para a causa negra, então eu acho que deveriam ter mais bom senso porque eu tenho certeza que no ritmo que vão vai acabar diminuindo o seu poder com essas putariazinhas que nem fizeram com o feminismo.
 

PANZER SS

Bam-bam-bam
Mensagens
6.169
Reações
4.218
Pontos
479
Mas aí ia ser foda também né hauahaua

Enfim o que me admira é que ainda não chegaram a pesar nesse docinho aqui:
Visualizar anexo 125410
Que para quem não sabe o nome popular é teta de nega.....

Enfim essa onda de arrumar racismo em tudo vai causar mais mal do que bem para a causa negra, então eu acho que deveriam ter mais bom senso porque eu tenho certeza que no ritmo que vão vai acabar diminuindo o seu poder com essas putariazinhas que nem fizeram com o feminismo.
Não duvide, logo vão querer mudar isso tb...
A coisa começa devagar.... sem vc perceber... com coisas como trocar o "Lado Negro" por "Lado Sombrio"... e assim vai indo....
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
Não duvide, logo vão querer mudar isso tb...
A coisa começa devagar.... sem vc perceber... com coisas como trocar o "Lado Negro" por "Lado Sombrio"... e assim vai indo....

É pô eu tô ligado, vai ser foda chegar no meus amigos e cumprimentar falando "e aí negão" e ele me soltar um, negão não eu sou sombrio.

Aí eu vou é desistir do mundo na hora......
Mas o futuro parece que vai ser assim, serão tempos obscuros.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.901
Reações
14.549
Pontos
1.013
Ainda bem que não tenho Facebook...

:ksafado
EU desfiz meu perfil oficial no Facebook faz quase um ano. Tenho um fake lá e até agora não levei block.
Obviamente não vou dizer que sou eu lá.
Mas aí ia ser foda também né hauahaua

Enfim o que me admira é que ainda não chegaram a pesar nesse docinho aqui:
Visualizar anexo 125410
Que para quem não sabe o nome popular é teta de nega.....

Enfim essa onda de arrumar racismo em tudo vai causar mais mal do que bem para a causa negra, então eu acho que deveriam ter mais bom senso porque eu tenho certeza que no ritmo que vão vai acabar diminuindo o seu poder com essas putariazinhas que nem fizeram com o feminismo.
Na cidade onde moro tem um doce açucarado de banana que se chama nego bom e tem outro doce de sobremesa baiano chamado de negão baiano. Daqui a pouco vão procurar treta com isso.

Na cidade onde moro quando o cara pergunta cadê a namorada fala assim: "E aí véi, cadê as negas?"

Daqui a pouco vão problematizar isso.
 
Ultima Edição:

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.923
Reações
32.573
Pontos
1.084
Que? Eu disse que as pessoas chamam esse tipo de cabelo de Bombril. Não falei quando isso começou nem entrei em datas históricas. Tá procurando motivo pra picuinha. Nem entrar nisso eu só falei que as pessoas chamam esse tipo de cabelo de Bombril. Eu não falei que a marca se inspirou no tipo de cabelo para criar o nome Bombril. Difícil aqui hein. Quem tá falando b*sta é você. Em momento nenhum eu insinuei que criaram o nome pensando no cabelo dos negros. Você que tirou isso da sua fantasia.

Releia o q vc escreveu, por favor:

Cabelo Bombril é o cabelo duro de algumas pessoas negras. O cabelo duro que nem mexe. A marca colocou krespinha em um Bombril. Tá na cara né que foi racista sim. Esse fórum é meio do contra né. Ou estão com medo de admitir que sim o cabelo da raça negra às vezes é meio Bombril. Claro que a marca associou Bombril a negros. Deixem de hipocrisia. Veja o cabelo da Rihanna esse cabelo é chamado igual Bombril de forma pejorativa. Chamam quem de cabelo Bombril? Os brancos? Os chineses? Os asiáticos. Afff hipocrisia


A Marca Bombril e Krespina foram criadas a muitos anos atras. Bom Bril de bom brilho, como citei anteriormente e Krepina de CRESPO (que já mostraram o real significado da palavra). Tal marca e a palavra CRESPO foi associada ao cabelo dos negro de forma pejorativa SIM, como vc msm falou e a 70 anos atras a marca teve a infelicidade de associar a esponja Krepina ao cabeço de uma criança. Você LEU BEM? A 70 FUCKING ANOS ATRAS que isso rolou e levando em consideração q a marca nunca saiu das prateleiras, só vejo como choro e mimimi de quem não tem o q fazer.

Agora o erro foi a marca dar esse mole de lançar uma campanha de marketing, diante a esses eventos atuais nesse mundo de mimimi.
 
Ultima Edição:

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.324
Reações
45.842
Pontos
803
EU desfiz meu perfil oficial no Facebook faz quase um ano. Tenho um fake lá e até agora não levei block.
Obviamente não vou dizer que sou eu lá.
Na cidade onde moro tem um doce açucarado de banana que se chama nego bom e tem outro doce de sobremesa baiano chamado de negão baiano. Daqui a pouco vão procurar treta com isso.

Na cidade onde moro quando o cara pergunta cadê a namorada fala assim: "E aí véi, cadê as negas?"

Daqui a pouco vão problematizar isso.

Vão problematizar na hora de comer o nego bom e não gostar, aí tu vai ver o que é auê.

Racista, não gostou do doce porque é preto.
Racista, não gostou do doce porque tem nego no nome.

E por aí vai.....
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.028
Reações
5.647
Pontos
1.164
Camo ja falaram, realmente, sabem muito bem que o povo é vitimista pra kct, e me lançam uma pourra dessas, é pedir pra c lascar mesmo, ao meu ver, foi obviamente proposital.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.176
Reações
32.397
Pontos
503
Por enquanto tratando de alguns termos que vem sendo comuns no debate social atual, e também no político (que até poderia ser a sede desse tópico).

Começando.

1) Lugar de fala e mansplanning : o primeiro é a afirmação de que longe de buscar dar voz a quem não seria (em tese) ouvido, representado, é mais uma forma de silenciar o pensamento divergente. Um modo de legitimar a censura do opositor diante de uma suposta reparação histórica, e geralmente vem acompanhado do termo ''mansplanning'' seu original no idioma inglês.

2) Desconstrução : o inverso de construção, ou seja, é destruição da ordem vigente, de valores, princípios conservadores (notadamente no ocidente), porém como esse termo é muito negativo, o mesmo foi reformado para parecer positivo e mercadologicamente viável pra grupos de interesse.

3) Duplipensar : uso de conceitos pré-definidos fora de contexto e negação do mesmo em dependendo do lado político que o suporte.

4) Neologismos : ou novilíngua, segundo Orwell, uma reconstrução de palavras pra se adequar a nova semântica dos grupos hegemônicos na educação formal.

5) Novo normal : ou nova era, ou nova ordem, uma redução espacial de um conceito mais amplo, pra fazer o termo aceitável a quem o desconhecia, e, sem se dar conta, ser parte passiva do público alvo dessa nova ordem.

Tempos de exceção vem sendo utilizados como pano de fundo (mas também contexto), dessa reengenharia social, de modo a formatar pensamentos, opiniões, que se ajustem a um padrão de interesse de reduzidos grupos que (longe das ruas) financiam essas facções que, longe de buscar reparação histórica, buscam somente lugares de poder.
 

Leishmaniose

Habitué da casa
Mensagens
281
Reações
193
Pontos
88
Movimentos sectários ditos defensores de "minorias" são um lixo, e deveriam ser sumariamente ignorados. É absolutamente absurdo empresas e pessoas pagarem esse "pedágio ideológico" toda vez que esses imbecis inventam uma narrativa.
 
Topo Fundo