O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bonde dos Point-and-Clicks [Reuni-vos]

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Que jogo é esse? Nunca ouvi falar.
É um Point'n Click sci-fi pós apocalíptico bom pra c***lho, é adaptação do conto de mesmo nome de Harlan Ellison, um dos primeiros a explorar temas mais pesados, como paranoia, insanidade, genocídio e estupro. Basicamente o jogador precisa escolher entre personagens que não foram destruídos durante um holocausto provocado por uma inteligência artificial e provar que humanos são melhores que as máquinas. É do mesmo estúdio que fez pérolas como DarkSeed I e II e um jogo de corrida pra DOS chamado CyberRace, só coisa fina.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Fiz uma pesquisa rápida no Google e peguei só os que aparecem em destaque, dos quais lembro que joguei e indico:
Day of the Tentacle
Gemini Rue
Grim Fandango
Full Throttle
Loom
Machinarium
Maniac Mansion
Memoria
The Dig
The Longest Journey
The Next Big Thing
The Night of the Rabbit
Sam & Max Hit the Road

The Secret of Monkey Island
Monkey Island 2: LeChuck's Revenge
The Curse of Monkey Island
Escape from Monkey Island
Tales from Monkey Island

Indiana Jones and the Fate of Atlantis
Indiana Jones and the Last Crusade

Deponia
Chaos on Deponia
Goodbye Deponia

Syberia
Syberia 2
Syberia 3 (vai ser lançado!)

Broken Sword: The Shadow of the Templars (não lembro, mas acho que só joguei esse da série)

Runaway: A Road Adventure
Runaway 2: The Dram of the Turtle
Runaway 3: A Twist of Fate
---

Devo ter jogado muitos outros, mas agora a memória me deixa na mão.

Faz tempo que não entro (e nem sei se lá são todos point-n-click), mas tem um site antigo de Adventures: http://www.adventuregamers.com/
Porra, nem sabia que tinha outro Indiana Jones, o primeiro é muito bom!

Syberia eu tenho no Android mas por algum motivo o jogo trava no início.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
reza a lenda que o primeiro jogo que comprei foi Indiana Jones and the Last Crusade na Fenasoft de 1990 (isso entrega a idade).

saudosa época da Brasoft, com a hotline de help e a figuraça do V. Schultz (imaginem um clone do DJ Thunderbird no auge da MTV só que viciado em jogos).

sim, naquela época você podia ligar e alguém te respondia em portugues com dicas de jogos.

galera já citou os principais jogos, quero acrescentar mais alguns:

das antigas:
Beneath Steel Sky
a série Legend of Kyrandia
a série Tex Murphy
a série Space Quest
a série Leisure Suit Larry
a série Gabriel Knight
Overclocked
Memento Mori
The Last Express
Harvester
The Shivah
Rex Nebular and the Cosmic Gender Bender
a série Black Mirror
Sanitarium
Flight of the Amazon Queen
Call of Cthulhu: Prisoner of Ice
Call of Cthulhu: Shadow of the Comet
a série Secret Files

dos novos:
a série Blackwell
Shardlight
Technobabylon
Moebius
Quest for Infamy
The Order of the Thorne
Lost Horizon
Knee Deep
The Samaritan Paradox
Richard & Alice
Gods Will Be Watching
The Detail
A Golden Wake
The Last Door
Alpha Solaris
Black Sails
Tormentum Dark Sorrow
Shadows of Vatican
Randal´s Monday
Dead Synchronicity
Gray Matter
Cognition: An Erica Reed Thriller
Memoria
The Dark Eye
Whispering Willows
Resonance
Yesterday
The Marker´s Eden
A New Beginning
République
History in Letters
Kathy Rain
Oxenfree

e futuros lançamentos na minha lista:
The Slaughter
Kentucky Route Zero
The Uncertain
Tsioque
This is the Police
Yesterday Origins
The Franz Kafka Videogame

muitos HOG, puzzle games e pixel art incorporaram mecânicas de point and click, tem vários que são bons pra jogar (embora claro, não possam ser considerados point and click puro).

aconselho o livro abaixo, leitura obrigatória para os adventures dos anos 80 e 90:

Hardcoregaming101.net Presents: The Guide to Clássicos Graphic Adventures

51CehDUUKdL._SX346_BO1,204,203,200_.jpg
 

Ch4polin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.184
Reações
9.962
Pontos
784
Joguei muitos dos jogos da era de ouro da Telltale. Um que poucos conhecem, mas que acho bem bacana é o Shivers e o Shivers 2.
Eu comecei jogando o Shivers 2 por causa de um CD de Demo de jogos de Horror. Gostei do Game e adquiri o primeiro e o segundo completo. É um Point Click de Horror (Survival). Consiste em realizar uns puzzles e achar os locais certos para sair de uma mansão macabra. Vale a pena conferir pela nostalgia.
 


Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.205
Pontos
774
Tentei jogar esse e não consegui, envelheceu mal

Já tem tempo que joguei esse jogo, mas me lembro que mesmo na época não gostei muito. Achei o conceito bem interessante porém a execução fraca. Então não acredito que seja uma questão de ter envelhecido mal, e sim que já era um jogo com muitas falhas desde o lançamento.

Aliás, adventure é um gênero que considero a prova do tempo. Eu consigo jogar praticamente qualquer adventure mais antigo que já tenha jogado anteriormente e me divertir como se fosse a primeira vez.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
a série Legend of Kyrandia
a série Leisure Suit Larry
a série Gabriel Knight
a série Secret Files
Gods Will Be Watching
Legend of Kyrandia acho que tentei jogar o primeiro, mas me dei meio mal e desisti. É o do palhaço macabro, ou algo assim, não? Talvez tente de novo.

Leisure Suit Larry joguei um pouco o primeiro na casa de um primo na época do lançamento. Lembro que tinha que responder umas perguntas antes de começar o jogo pra verificar se tu era maior de idade ou não. Se errasse elas, o jogo não abria hahaha
Era um jogo difícil (pra nós, na época pelo menos) e lembro que toda hora a gente "morria". Depois acabei não seguindo a série e fui jogar um dos mais recentes, 3D, e achei uma m****.

Gabriel Knight joguei também só o primeiro e não curti muito... achei bem sem graça e não dei continuidade. Li que os seguintes melhoraram, até chegar nas versões mais modernas e cagarem tudo. Confere?

Secret Files joguei não lembro qual deles e curti! Vou ver todos pra identificar qual foi deles (acho que foi o Tunguska, mas não sei se é o 1, 2 ou 3).

Gods Will Be Watching eu comprei na promoção, mas ainda não joguei. Inicialmente falavam bem, depois fui ler uns comentários na Steam e um pessoal tava criticando bastante.

Galera, não esqueçam de colocar as tags Spoiler antes de dar detalhes ou questionar partes dos jogos!
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
Legend of Kyrandia acho que tentei jogar o primeiro, mas me dei meio mal e desisti. É o do palhaço macabro, ou algo assim, não? Talvez tente de novo.

Leisure Suit Larry joguei um pouco o primeiro na casa de um primo na época do lançamento. Lembro que tinha que responder umas perguntas antes de começar o jogo pra verificar se tu era maior de idade ou não. Se errasse elas, o jogo não abria hahaha
Era um jogo difícil (pra nós, na época pelo menos) e lembro que toda hora a gente "morria". Depois acabei não seguindo a série e fui jogar um dos mais recentes, 3D, e achei uma m****.

Gabriel Knight joguei também só o primeiro e não curti muito... achei bem sem graça e não dei continuidade. Li que os seguintes melhoraram, até chegar nas versões mais modernas e cagarem tudo. Confere?

Kyrandia 1 tem o bobo da corte Malcom, que depois no 3 é o personagem principal.

Larry saiu um 2D em 2013, quando joguei eu achei muito ruim, talvez valha pelo saudosismo.

Gabriel Knight 1 é um clássico bem consagrado, teve um remaster lançado 2014 que valhe a pena.
o GK2 (95) é ruim por ter pegado a moda FMV da época e o GK3 (98) é 3D mas bem interessante por envolver templários, sangue real e Renne-le-Chateau bem antes do Dan Brown vir com o Código DaVinci.

Gods Will Be Watching tem uma mecânica de decisões (mais que puzzles) que realmente deixa a desejar em algumas partes.

esqueci de citar a antiga série Quest for Glory da Sierra, muito parecida com Kings Quest.

acho que já postei uma foto de parte da coleção:

DSC09865_zpscf1111b2.jpg


edit: faltou citar In Cold Blood (adventure 3D com temática de espionagem) e The Dagger of Amon Ra da série Laura Bow.
 

r_silver

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.086
Reações
5.555
Pontos
1.494
Cara é de longe o genero que mais me deixa saudosista cara. Nossa como eu amava ficar horas no meu velho 486 tentando desvendar o puzzle do jogo. Meu apelido na internet é Calavera, nem imaginam pq ne?


Cara os que joguei e me marcaram absurdamente foram:

THE DIG (IA SE RUM FILME MAS O ORÇAMENTO ERA MAIOR QUE QULQUER FILME JA REALIZADO EM HOLLWOOD, AI FIZERAM UM JOGO)

Full Throttle (BEN MITO)

GRIM FANDANGO (FANTAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASTICO)

RAMMA (Baseado na Novela de Arthur C Clark)

GABRIEL KNIGHT- FERA INTERIOR (TODO COM ATORES REAIS, CARA ESSE EU REJOGUEI UMAS 50 VEZES)

FANTASMAGORIA (ME DEU PESADELOS ESSSA PORRA. JOGO VANGUARDISTA QUE TINHA CENA DE ESTUPRO E TUDO)

FANTASMAGORIA 2 (inferior ao 1 na perspectiva terror, mas muito bem produzido. Tinha cenas de sexo e nudez)

Monkey Island 2 e 3 (humor impecavel)

Acho que são esses que me lembro e que me marcaram naquela epoca. Posteriormente joguei a versão remasterizada do primeiro Monkey Island, que é bem legal tambem.
 

rafaelfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.059
Reações
1.077
Pontos
989
Ninguém citou The 7th Guest. Shame on you.

Enviado de meu LG-D855 usando Tapatalk
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.608
Reações
38.887
Pontos
2.069
Amo demais o gênero. De novos nessa geração, joguei Machinarium e Broken Age. Também comprei o Broken Sword 5, só não tive tempo de começar ainda.

Pena que é um gênero que diminuiu muito em expressividade. A geração mais jovem dificilmente curte esse tipo de game, focado em narrativa. Então grandes produções na área são escassas. Mas sempre sai uma pérola ou outra...

Enviado de meu D5833 usando Tapatalk
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Kyrandia 1 tem o bobo da corte Malcom, que depois no 3 é o personagem principal.

Larry saiu um 2D em 2013, quando joguei eu achei muito ruim, talvez valha pelo saudosismo.

Gabriel Knight 1 é um clássico bem consagrado, teve um remaster lançado 2014 que valhe a pena.
o GK2 (95) é ruim por ter pegado a moda FMV da época e o GK3 (98) é 3D mas bem interessante por envolver templários, sangue real e Renne-le-Chateau bem antes do Dan Brown vir com o Código DaVinci.

Gods Will Be Watching tem uma mecânica de decisões (mais que puzzles) que realmente deixa a desejar em algumas partes.

esqueci de citar a antiga série Quest for Glory da Sierra, muito parecida com Kings Quest.

acho que já postei uma foto de parte da coleção:

DSC09865_zpscf1111b2.jpg


edit: faltou citar In Cold Blood (adventure 3D com temática de espionagem) e The Dagger of Amon Ra da série Laura Bow.
Por um momento achei que estava no tópico de boardgames hahaha

Invejei forte essa coleção, parabéns por cuidar tão bem
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Eita, nem sabia que esse era o 1. Tinha jogado ele faz um tempão hehehe

A gente podia fazer uma lista dos jogos adventure point-n-click no post principal, mas daqueles que os usuários já jogaram e curtiram muito e não só colocar os jogos ali porque existem.
Ideia legal.
Uma lista ou uma espécie de ranking com notas dos users?
 

GTric

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.682
Reações
7.516
Pontos
1.309
Grim Fandango é o meu jogo favorito de todos os tempos. Imagina ser criança e jogar com aquela dublagem perfeita, tanto que até hoje eu curto demais.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Ideia legal.
Uma lista ou uma espécie de ranking com notas dos users?
Não sei o que o povo prefere.
Até poderia ser um ranking com nota (talvez análise breve também) dos users, mas como tem muito jogo antigo, jogado há muitos anos, meio complicado fazer um análise real e atualizada.
Talvez seja mais fácil simplesmente listar os games, tentando levar em conta os jogados mesmo e não só mencionados por existirem.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Quase ia me esquecendo.
BladeRunner-Game.jpg

BR infelizmente caiu no esquecimento, já que não se sabe quem é dona da licença do jogo agora, e provavelmente não irão relançar o jogo. Talvez a Night Dive Studios ou a GoG possam fazer algo a respeito dele, Blade Runner é bem pedido pelos fãs.
 

9671745673736247

Bam-bam-bam
Mensagens
4.798
Reações
6.711
Pontos
344
Outro que está na minha lista de desejos é Stasis, pode ser que alguém se interesse pela temática também.

Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
Stasis é nota 10, estava por 18 reais recentemente.

eu considero 7th Guest e 11th Hour (assim como Phantasmagoria e Myst ) mais como puzzle game que point'n'click.

a lista abaixo é muito boa, pena ser de 2012-2013 e não ter tido continuidade
http://www.gamingenthusiast.net/top-ten-best-pc-adventure-games/

-Top 25 Classic Adventure Games
-Top 50 Modern-Day Adventure Games
-Top 25 Handheld Adventure Games
-Top 25 Console Adventure Games
-Top 10 Detective Adventure Games
-Top 30 IF/Text Adventures
-Top 10 Scariest Adventure Games
Best Visual Novels
Best Free/Casual/Online Adventure Games
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
É correto dizer que To The Moon é adventure? É que a mecânica dele é tão simples, é basicamente andar, falar com NPCs e só, eu acho que nem puzzles tinha.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
É correto dizer que To The Moon é adventure? É que a mecânica dele é tão simples, é basicamente andar, falar com NPCs e só, eu acho que nem puzzles tinha.

pode ser considerado adventure sim, já que existe uma interação (ainda que mínima) na resolução dos puzzles (coletar as memórias).

eu concordo com a definição da Wiki, onde temos vários subgêneros dentro de Adventure:
https://en.wikipedia.org/wiki/Adventure_game#Subgenres
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Eu considero adventure point-n-click o jogo que tem quebra-cabeças que desafiem (seja o grau que for) o jogador.
Agora, pelo dito - não joguei o game em questão - não existe nada disso, nada além de caminhar e clicar nos únicos e poucos objetos/personagens que existem para interagir.

Pode ser que seja um puzzle pra uma criança de 3 anos hoje - se tanto, porque meu afilhado tem 3 e já faz o diabo no celular/ipad.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Eu considero adventure point-n-click o jogo que tem quebra-cabeças que desafiem (seja o grau que for) o jogador.
Agora, pelo dito - não joguei o game em questão - não existe nada disso, nada além de caminhar e clicar nos únicos e poucos objetos/personagens que existem para interagir.

Pode ser que seja um puzzle pra uma criança de 3 anos hoje - se tanto, porque meu afilhado tem 3 e já faz o diabo no celular/ipad.
Curiosamente, Point'n Clicks tem sido febre em smathphones, a versão móvel do Broken Age recebeu melhores reviews do que as de outras plataformas. E eu me refiro à Point'n Click raiz mesmo, de empacar num puzzle por horas a fio.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Curiosamente, Point'n Clicks tem sido febre em smathphones, a versão móvel do Broken Age recebeu melhores reviews do que as de outras plataformas. E eu me refiro à Point'n Click raiz mesmo, de empacar num puzzle por horas a fio.
Tem um pro Ipad - joguei um pouco só, na casa da minha mãe - que pareceu bem complicado.
Os gráficos eram pixelados e era uma porra de saber o que tinha que fazer, onde clicar, etc. Avancei muito pouco no tempo que joguei, mas agora não lembro o nome..
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Tem um pro Ipad - joguei um pouco só, na casa da minha mãe - que pareceu bem complicado.
Os gráficos eram pixelados e era uma porra de saber o que tinha que fazer, onde clicar, etc. Avancei muito pouco no tempo que joguei, mas agora não lembro o nome..
Era esse aqui?
tumblr_mmhbb2s7R61s8mzc8o2_500.jpg

Porque esse jogo é fraco pra caceta mesmo.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.383
Reações
21.998
Pontos
1.109
Não considero To the Moon um point and click. É um adventure com gameplay de rpg.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
To The Moon seria um Visual Novel feito com RPG Maker.
E Visual Novel é um subgênero do Adventure.
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
To The Moon seria um Visual Novel feito com RPG Maker.
E Visual Novel é um subgênero do Adventure.
Pensei nessa nomenclatura também. Visual Novel é basicamente o adventure dos anos 70/80 com gráficos e não 100% textual.
 

TommyAngelo

Lenda da internet
Mensagens
17.499
Reações
13.314
Pontos
1.684
Acho que o pessoal meio que considera um adventure point-n-click aqueles jogos que, além de serem baseados no clique do mouse (óbvio), têm puzzles e são resolvidos basicamente com o mouse.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.239
Reações
35.468
Pontos
1.053
Acho que o pessoal meio que considera um adventure point-n-click aqueles jogos que, além de serem baseados no clique do mouse (óbvio), têm puzzles e são resolvidos basicamente com o mouse.

pra mim tem que ter inventário, interação com objetos, lista de verbos ou ações, movimentação do personagem no cenário e um ponteiro controlado pelo jogador e acionado por um gatilho.
mouse é um tipo de entrada, mas isso não exclui outros tipos, até mesmo pq muitos jogos estão sendo lançados nos consoles e/ou PC com suporte a controle.

aproveitando, Gamersgate com desconto em alguns adventures: http://www.gamersgate.com/offers
 
Topo Fundo