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Bonita essa nova base brasileira na Antártica, bonita e moderna

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
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Mas o certo é que ao acumular conhecimentos "inúteis" você aumenta as chances que alguém terá uma ideia genial, que permitira uma patente antes dos outros e com isso uma tecnologia que irá gerar milhões pra empresa, inventor e pro próprio país (impostos, empregos, etc).

ótimo post, vale lembrar, também, o grande acaso que foi a descoberta da penicilina que acabou por salvar milhões de vidas ao longo do século
 

SonOfJeffer

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Incrível! Me lembrei do livro do Lovecraft, "At The Mountains of Madness." Quem gosta do estilo, tem um jogo no PC recente, chamado "Conarium".
 

Setzer1

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Bem que o Fracer poderia chamar uns chinas pra vir construir metrô aqui no Brasil:

1377232_10151864869237295_837025346_n.jpg




São 5 problemas. (Fora o 6º licitações fraudulentas + corrupção que não precisa ser dito ^^).

1-> Brasil hoje quer metro e trens de passageiros da construção a operação com dinheiro 100% privado e isso praticamente não existe. ( são exceção e não regra. Eu mesmo desconheço um metro ou trem de passageiros 100% privado que se sustente sem subsídios pra construir e/ou ser operado). Metros como os japoneses (Minas de ouro devido a densidade populacional) costumam ser privados mas quase todos tiveram alto gasto público pra serem construídos. A primeira linha japonesa custou 5% do PIB do país no primeiro ano por exemplo.

Não duvido que algum user virá com alguns exemplos de metro 100% privados. Existem mas são exceção e exigem características que vc raramente acha no resto do mundo. (Como densidade populacional altíssima).

2-> Densidade populacional das cidades brasileiras é baixa pra Metro. E mesmo as que possuem tem bairros que não justificaria. Mesmo que tu adicione o ganho social de desafogar as avenidas e ônibus + agilizar a ida das pessoas ao trabalho/casa. Ou seja, tem mto bairro que é melhor investir em um sistema de ônibus +eficiente do que gastar bilhões em uma linha de metro.

3-> Relevo + Solo brasileiro é uma b* pra metro. Isso tb vale pra baixo da terra porque influencia na maneira como o túnel deve ser escavado e sustentado. Logo isso aumenta o custo por KM escavado.

4-> Brasileiro é tb contra subsídios. E praticamente nenhum metro/trem do mundo hoje funciona sem eles. Simplesmente a passagem fica cara d+ e elitiza o serviço.

5-> Brasil tem projetos isolados de metro. Logo cada obra é um "pequeno projeto" e isso pega no custo de escala da Obra. Equipamento e pessoal treinado tem que ser não raramente importado.
China, japão, espanha, etc produzem tanto metro e trem que escavadeiras, trilhos, vagões, etc tudo já viro uma produção em série e isso baixo o custo do maquinário absurdamente. E especialistas pra obra não faltam. Isso tudo baixa o custo da obra.

Ou seja. Se quer construir metro. Não planeje um contrato pra apenas 1 linha em 1 cidade. Planeje grande pq ao terminar linha X já pula direto pra outro estado pra tocar a próxima obra. Garantindo assim sempre uma demanda constante.

Se o sistema ficar gigante ae a infraestrutura existente passa a gerar demanda própria e a industria se sustenta sozinha, sem ajuda pública. Não é o caso do Brasil.


Europa todas as linhas de trem são altamente subsidiadas.
Japão tem algumas linhas privadas mas a densidade populacional é absurda. Brasil jamais terá essa densidade.
China é tudo 100% estatal. Apesar que aqui faria sentido ter linhas privadas. A gente d+ pra vias + Avião.
EUA tb subsidia seus trens de passageiros, todos dão prejuízo sem isso. De fosse tudo sem subsidio os EUA estariam sem trens de passageiros a décadas. A planos pra revitalizar o sistema mas por enquanto é isso, planos.

Pra efeito de comparação. Sem subsidio Paulista pagaria 7 reais (De 4,40) a passagem de onibus em jan 2019. (Normal tb ônibus ser subsidiado mundo afora e cidades que realmente querem incentivar transporte público gastam pesado pra manter a tarifa quase free). Evitando deixar free apenas pra evitar abusos.

SP gasta 2,5 bilhões anualmente com metro. (Reduziu em 600 milhões esse ano).


PS: Eu to sendo bem genérico pq eu to analisando como funciona sistemas de transporte público no mundo inteiro. Obvio que cada cidade e país tem problemas específicos que vão da licitação corrupta a custo de operação. Ae tem que ir caso a caso pra uma analise +profunda.

Agora que o Brasil não é propicio pra trens e metros é fato! O custo de 1km de linha é mto mais alto no país do que na maioria dos outros lugares e esse custo Brasil não é politico. È geográfico mesmo.

O video abaixo pra efeito de comparação analisa os trens de alta velocidade Espanhóis. Que são meio que modelo pra muito país do mundo pela eficiência.
Eficiência que ta com um custo ^^. Video tb fala um pouco dos trens japoneses e do custo absurdo que foi pra implementar. (Uma coisa que tava longe de ser 100% certo na época, foi uma aposta que podia ter dado errado).

 
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Dreamscape

Bam-bam-bam
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Os problemas topográficos chineses fazem os brasileiros parecerem criança. Mas não sei se em Shanghai também é assim. Preguiça de pesquisar LEL.
 


Setzer1

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Os problemas topográficos chineses fazem os brasileiros parecerem criança. Mas não sei se em Shanghai também é assim. Preguiça de pesquisar LEL.

China tem uma topografia parecida com a brasileira e até pior conforme entra pro interior mas a densidade populacional absurda compensa e ela não é severa como a brasileira onde realmente importa (litoral onde a população está).

Obvio que após conectar os grandes centros e com a escala industrial eles chegaram num ponto que podem ligar o f**a-se e tocar a obra pra qualquer ponto do país.
Não que isso seja mto lucrativo. A Maioria das linhas férreas pro interior chines dão prejuízo mesmo que tu leve em conta o beneficio social da mesma. Mas como as litorâneas funcionam a toda e dão mto lucro uma coisa compensa a outra. (Em tese, vá saber com a matemagica chinesa :klol:klol )

After-China-topography-map-3.png

Brasil pra comparação.

altimetria_br.png


Isso que faz uma cidade como SP. A meros 100km do litoral estar a 760m acima do nível do mar.

MAPA+Orografia+de+S%25C3%25A3o+Paulo.JPG


A de shangai pra comparação.

topography-of-shandong-henan.jpg

Shangai ta no canto inferior direito. Praticamente um tapete por quase 500km litoral adentro. (montanha chega bem mais perto estilo SP indo pro sul, mas pro norte de shangai é tranquilo até a capital beijing).

Isso da uma linha plana de quase 1200km.


Brasil tem condições de vencer a barreira topografica. Mas pra isso precisará entrar de cabeça no projeto e parar de querer brincar de fazer pequenas obras. +- como o japão fez na década de 60.
Não vejo vontade politica e/ou popular pra embarcar nisso.

Melhor continuar focando em trajetos de carga como o país anda fazendo e mantendo seu crescimento de 30% de linha férrea entre 2007 e 2017. (E até onde sei foi positivo em 2018 e 2019). Com o leilão da Norte & sul bilionario que teve em março de 2019 deve ter um bom crescimento em 2020 tb.
 
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Vade

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São 5 problemas. (Fora o 6º licitações fraudulentas + corrupção que não precisa ser dito ^^).

1-> Brasil hoje quer metro e trens de passageiros da construção a operação com dinheiro 100% privado e isso praticamente não existe. ( são exceção e não regra. Eu mesmo desconheço um metro ou trem de passageiros 100% privado que se sustente sem subsídios pra construir e/ou ser operado). Metros como os japoneses (Minas de ouro devido a densidade populacional) costumam ser privados mas quase todos tiveram alto gasto público pra serem construídos. A primeira linha japonesa custou 5% do PIB do país no primeiro ano por exemplo.

Não duvido que algum user virá com alguns exemplos de metro 100% privados. Existem mas são exceção e exigem características que vc raramente acha no resto do mundo. (Como densidade populacional altíssima).

2-> Densidade populacional das cidades brasileiras é baixa pra Metro. E mesmo as que possuem tem bairros que não justificaria. Mesmo que tu adicione o ganho social de desafogar as avenidas e ônibus + agilizar a ida das pessoas ao trabalho/casa. Ou seja, tem mto bairro que é melhor investir em um sistema de ônibus +eficiente do que gastar bilhões em uma linha de metro.

3-> Relevo + Solo brasileiro é uma b* pra metro. Isso tb vale pra baixo da terra porque influencia na maneira como o túnel deve ser escavado e sustentado. Logo isso aumenta o custo por KM escavado.

4-> Brasileiro é tb contra subsídios. E praticamente nenhum metro/trem do mundo hoje funciona sem eles. Simplesmente a passagem fica cara d+ e elitiza o serviço.

5-> Brasil tem projetos isolados de metro. Logo cada obra é um "pequeno projeto" e isso pega no custo de escala da Obra. Equipamento e pessoal treinado tem que ser não raramente importado.
China, japão, espanha, etc produzem tanto metro e trem que escavadeiras, trilhos, vagões, etc tudo já viro uma produção em série e isso baixo o custo do maquinário absurdamente. E especialistas pra obra não faltam. Isso tudo baixa o custo da obra.

Ou seja. Se quer construir metro. Não planeje um contrato pra apenas 1 linha em 1 cidade. Planeje grande pq ao terminar linha X já pula direto pra outro estado pra tocar a próxima obra. Garantindo assim sempre uma demanda constante.

Se o sistema ficar gigante ae a infraestrutura existente passa a gerar demanda própria e a industria se sustenta sozinha, sem ajuda pública. Não é o caso do Brasil.


Europa todas as linhas de trem são altamente subsidiadas.
Japão tem algumas linhas privadas mas a densidade populacional é absurda. Brasil jamais terá essa densidade.
China é tudo 100% estatal. Apesar que aqui faria sentido ter linhas privadas. A gente d+ pra vias + Avião.
EUA tb subsidia seus trens de passageiros, todos dão prejuízo sem isso. De fosse tudo sem subsidio os EUA estariam sem trens de passageiros a décadas. A planos pra revitalizar o sistema mas por enquanto é isso, planos.

Pra efeito de comparação. Sem subsidio Paulista pagaria 7 reais (De 4,40) a passagem de onibus em jan 2019. (Normal tb ônibus ser subsidiado mundo afora e cidades que realmente querem incentivar transporte público gastam pesado pra manter a tarifa quase free). Evitando deixar free apenas pra evitar abusos.

SP gasta 2,5 bilhões anualmente com metro. (Reduziu em 600 milhões esse ano).


PS: Eu to sendo bem genérico pq eu to analisando como funciona sistemas de transporte público no mundo inteiro. Obvio que cada cidade e país tem problemas específicos que vão da licitação corrupta a custo de operação. Ae tem que ir caso a caso pra uma analise +profunda.

Agora que o Brasil não é propicio pra trens e metros é fato! O custo de 1km de linha é mto mais alto no país do que na maioria dos outros lugares e esse custo Brasil não é politico. È geográfico mesmo.

O video abaixo pra efeito de comparação analisa os trens de alta velocidade Espanhóis. Que são meio que modelo pra muito país do mundo pela eficiência.
Eficiência que ta com um custo ^^. Video tb fala um pouco dos trens japoneses e do custo absurdo que foi pra implementar. (Uma coisa que tava longe de ser 100% certo na época, foi uma aposta que podia ter dado errado).


Parece dominar bem o assunto. Trabalha com isso?
Meu sonho seria deixar o carro em casa e ir de metrô. Moro em BH, a ginástica é impraticável
 

ned ludd

Bam-bam-bam
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China tem uma topografia parecida com a brasileira e até pior conforme entra pro interior mas a densidade populacional absurda compensa e ela não é severa como a brasileira onde realmente importa (litoral onde a população está).

São 5 problemas. (Fora o 6º licitações fraudulentas + corrupção que não precisa ser dito ^^).

1-> Brasil hoje quer metro e trens de passageiros da construção a operação com dinheiro 100% privado e isso praticamente não existe. ( são exceção e não regra. Eu mesmo desconheço um metro ou trem de passageiros 100% privado que se sustente sem subsídios pra construir e/ou ser operado). Metros como os japoneses (Minas de ouro devido a densidade populacional) costumam ser privados mas quase todos tiveram alto gasto público pra serem construídos. A primeira linha japonesa custou 5% do PIB do país no primeiro ano por exemplo.

Não duvido que algum user virá com alguns exemplos de metro 100% privados. Existem mas são exceção e exigem características que vc raramente acha no resto do mundo. (Como densidade populacional altíssima).

2-> Densidade populacional das cidades brasileiras é baixa pra Metro. E mesmo as que possuem tem bairros que não justificaria. Mesmo que tu adicione o ganho social de desafogar as avenidas e ônibus + agilizar a ida das pessoas ao trabalho/casa. Ou seja, tem mto bairro que é melhor investir em um sistema de ônibus +eficiente do que gastar bilhões em uma linha de metro.

3-> Relevo + Solo brasileiro é uma b* pra metro. Isso tb vale pra baixo da terra porque influencia na maneira como o túnel deve ser escavado e sustentado. Logo isso aumenta o custo por KM escavado.

4-> Brasileiro é tb contra subsídios. E praticamente nenhum metro/trem do mundo hoje funciona sem eles. Simplesmente a passagem fica cara d+ e elitiza o serviço.

5-> Brasil tem projetos isolados de metro. Logo cada obra é um "pequeno projeto" e isso pega no custo de escala da Obra. Equipamento e pessoal treinado tem que ser não raramente importado.
China, japão, espanha, etc produzem tanto metro e trem que escavadeiras, trilhos, vagões, etc tudo já viro uma produção em série e isso baixo o custo do maquinário absurdamente. E especialistas pra obra não faltam. Isso tudo baixa o custo da obra.

Ou seja. Se quer construir metro. Não planeje um contrato pra apenas 1 linha em 1 cidade. Planeje grande pq ao terminar linha X já pula direto pra outro estado pra tocar a próxima obra. Garantindo assim sempre uma demanda constante.

Se o sistema ficar gigante ae a infraestrutura existente passa a gerar demanda própria e a industria se sustenta sozinha, sem ajuda pública. Não é o caso do Brasil.


Europa todas as linhas de trem são altamente subsidiadas.
Japão tem algumas linhas privadas mas a densidade populacional é absurda. Brasil jamais terá essa densidade.
China é tudo 100% estatal. Apesar que aqui faria sentido ter linhas privadas.

outra coisa: o solo no BR é tropical. Profundo e instável, cheio de bacias sedimentares

mas é possível aumentar a densidade nas cidades, só que isso vai contra um monte de interesse. É possível colocar em 10 anos 01 milhões de pessoas morando no centro expandido de SP, por exemplo

aqui em SP, ao invés de fazer uma linha circular (a verde tá quase dando a volta no centro), nego expande ainda mais o sistema para a periferia (monotrilho de média capacidade), o que retroalimenta a baixa densidade da cidade

PQP
 

Hellskah

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Como é gerada a luz para gerar o aquecimento e demais eletro eletrônicos ?
Como abastece o helicóptero ?
 

Setzer1

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Parece dominar bem o assunto. Trabalha com isso?
Meu sonho seria deixar o carro em casa e ir de metrô. Moro em BH, a ginástica é impraticável

O que eu aprendi foi pra entender a logística do setor que faz parte do meu interesse em historia e geografia.

Tudo que falei é só um arranhão na área.

outra coisa: o solo no BR é tropical. Profundo e instável, cheio de bacias sedimentares

Bem, America do sul é o continente com maior número de rios do mundo então é natural que o terreno seja instável :kjoinha

PS: Em volume de água America do sul perde feio so ganhando da africa e austrália. E até da africa se somar água subterrânea.

mas é possível aumentar a densidade nas cidades, só que isso vai contra um monte de interesse. É possível colocar em 10 anos 01 milhões de pessoas morando no centro expandido de SP, por exemplo

È possível mas esses interesses nem sempre são públicos (Ex: Direito das pessoas morarem onde bem entenderem). Fora que essas explosões populacionais sem um grande crescimento de PIB pra acompanhar vão apenas gerar pressão nos serviços públicos e privados como bem demonstro o êxodo rural da década de 60 a 80.


Como demograficamente a população brasileira tende a diminuir devido a baixa natalidade + Aversão a imigração (Que hoje é menos de 1% da população) de fato teremos no longo prazo um desafogamento da demanda por escolas, hospitais, etc o que deve melhorar o serviço nas cidades grandes ao longo dos próximos 50 anos.

Obvio que governo pode se tocar e sempre aumentar a imigração e mudar o trending, ae nesse caso as grandes cidades serão os alvos desses imigrantes.
 

ned ludd

Bam-bam-bam
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O que eu aprendi foi pra entender a logística do setor que faz parte do meu interesse em historia e geografia.

Tudo que falei é só um arranhão na área.



Bem, America do sul é o continente com maior número de rios do mundo então é natural que o terreno seja instável :kjoinha

PS: Em volume de água America do sul perde feio so ganhando da africa e austrália. E até da africa se somar água subterrânea.



È possível mas esses interesses nem sempre são públicos (Ex: Direito das pessoas morarem onde bem entenderem). Fora que essas explosões populacionais sem um grande crescimento de PIB pra acompanhar vão apenas gerar pressão nos serviços públicos e privados como bem demonstro o êxodo rural da década de 60 a 80.


Como demograficamente a população brasileira tende a diminuir devido a baixa natalidade + Aversão a imigração (Que hoje é menos de 1% da população) de fato teremos no longo prazo um desafogamento da demanda por escolas, hospitais, etc o que deve melhorar o serviço nas cidades grandes ao longo dos próximos 50 anos.

Obvio que governo pode se tocar e sempre aumentar a imigração e mudar o trending, ae nesse caso as grandes cidades serão os alvos desses imigrantes.

sim, clima tropical é muita treta. Em NYC o metrô é muito superficial, nego cava uma vala rasa, chega no bedrock e tampa por cima

acho que esse declínio na natalidade não impacta grandes cidades, mesmo em SP tem emigrante e imigrante pra caraleo, com tendência a aumentar (venezuela, síria, os escambaus)

tem que adensar esse parada imediatamente, tem que ver essa mamata ae, talkey?
 

Setzer1

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sim, clima tropical é muita treta. Em NYC o metrô é muito superficial, nego cava uma vala rasa, chega no bedrock e tampa por cima

acho que esse declínio na natalidade não impacta grandes cidades, mesmo em SP tem emigrante e imigrante pra caraleo, com tendência a aumentar (venezuela, síria, os escambaus)

tem que adensar esse parada imediatamente, tem que ver essa mamata ae, talkey?

Pra adensar só criar oportunidades que as pessoas vão :P.
Agorar querer que a pessoa vá pra SP e continue desempregada ou com sub emprego ae vai ficar querendo XD.

Mas eu concordo com vocÊ que centralizar a população pra uma economia é tudo de bom, diminui o gasto público e privado pra atender as pessoas. (Se feito da maneira correta).

Agora o interior tem que ter hubs pra também sustentar a economia. È um balanço bem interessante que não sei como o governo vai planejar pros próximos anos. Como deve ter um censo agora em 2020 deveremos pegar dados bem atualizados apesar dos cortes em várias perguntas.



NYC realmente é muito favoravel.

Mas tb tem o metro russo que tu passa a vida inteira pra chegar no nivel do metro que seu ponto mais fundo fica 84m abaixo da superficie. (pra quem quer algo simples, prédio de 25 andares +-).

Apesar que só é assim pq foi feito pra servir também de Bunker em caso de guerra :P. Curiosamente o engenheiro que começo esse metro era britânico, a mão de obra foi soviética.


Moscow é tenso porque tem mais de 100 rios subterrâneos passando pela cidade. Então tudo subterrâneo tem que passar pelas galerias de esgoto que divergem esses rios pra só então começar a construir. Isso automaticamente já bota o que? uns 10-15m de profundidade se meu chute não tiver absurdamente errado :P.

Trivia: O preço hoje do ticket de metro em Moscow é 1 dólar.
São Paulo: R$4,40 (1 dólar e porquinho)
Salvador : R$ 3,70
NYC ta $ 2,75 (1 uso)
Londres 4,90 libras. (Ou 10 euros por 1 dia de uso)
Paris 1,90 euros (1 uso)
Berlin 1,70 Euros (rota curta)
Shangai -> 3 Yuan rotas curtas

Londres ta precisando de uma auditoria, metro caro pra cacete :klol
 
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ned ludd

Bam-bam-bam
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Pra adensar só criar oportunidades que as pessoas vão :P.
Agorar querer que a pessoa vá pra SP e continue desempregada ou com sub emprego ae vai ficar querendo XD.

Mas eu concordo com vocÊ que centralizar a população pra uma economia é tudo de bom, diminui o gasto público e privado pra atender as pessoas. (Se feito da maneira correta).

Agora o interior tem que ter hubs pra também sustentar a economia. È um balanço bem interessante que não sei como o governo vai planejar pros próximos anos. Como deve ter um censo agora em 2020 deveremos pegar dados bem atualizados apesar dos cortes em várias perguntas.



NYC realmente é muito favoravel.

Mas tb tem o metro russo que tu passa a vida inteira pra chegar no nivel do metro que seu ponto mais fundo fica 84m abaixo da superficie. (pra quem quer algo simples, prédio de 25 andares +-).

Apesar que só é assim pq foi feito pra servir também de Bunker em caso de guerra :P. Curiosamente o engenheiro que começo esse metro era britânico, a mão de obra foi soviética.


Moscow é tenso porque tem mais de 100 rios subterrâneos passando pela cidade. Então tudo subterrâneo tem que passar pelas galerias de esgoto que divergem esses rios pra só então começar a construir. Isso automaticamente já bota o que? uns 10-15m de profundidade se meu chute não tiver absurdamente errado :P.

eu digo adensar os centros da cidades, e não aumentar a população. A densidade do centro expandido de SP é a metade de NYC

e nem precisa criar emprego, nego vem da bolívia ou síria para se fuder em SP, e tá de boas para eles (de boas naquelas, claro)

o interior de SP tem muitos hubs, o problema são os outros estados ao norte, onde só tem basicamente a capital e uma ou outra cidade média. Basicamente os municípios pequenos vivem de BSB ou da capital, não criam base arrecadatória própria, não levam projetos adiante.

rio canalizado nem corre tão fundo, mas é outra treta
 

Setzer1

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o interior de SP tem muitos hubs, o problema são os outros estados ao norte, onde só tem basicamente a capital e uma ou outra cidade média. Basicamente os municípios pequenos vivem de BSB ou da capital, não criam base arrecadatória própria, não levam projetos adiante.

Questão de municipio ser auto-suficiente no país é um pouco +complexo do que simplesmente "da prejuizo pq tem pouca gente".
È mto uma questão administrativa tb, como usar o municio pra por a população pra desenvolver.

Especialmente Norte do País que em mtos casos da pra considerar esses municípios como colonias.
Roraima por exemplo só passo a ter os 3 poderes funcionais a partir de 1988. Antes o executivo era praticamente quem mandava e desmandava por lá.

Tem país como a Alemanha que tem 2x mais município que o Brasil num território bem menor. (11 mil municípios numa área não mto maior que SP com um minimo de 3400 habitantes).

A gente nem tem uns casos extremos. Tem cidade nos EUA que tem 1 habitante (Sim, 1 mulher é a prefeita e vota em si mesma a cada 4 anos kkkk) . Na Alemanha tem cidade com 5. E aqui a menor tem 786. (Serra da saudade/ RS).

De fato o Brasil em mta parte descentralizou e cresceu seu número de municípios ao longo da historia justamente porque a realidade exigia um controle maior e mais local. Houve um período de uns 5-6 anos +- que se criaram umas 2-3 centenas de municípios sem necessidade mas esse buraco foi logo corrigido pela União. (e acabo que maioria deles hoje é município positivo).

Mais factível do que a idéia de acabar com municípios o ideal seria dar uma mini reforma no legislativo para que municípios pequenos voltem a ter uma administração +simplificada como era pré 1988. Já que não a necessidade de uma cidade com menos de 10mil habitantes de ter o corpo administrativo completo, podendo focar mais no Executivo e Judiciário pra desafogar as cidades maiores.
 
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Xenoblade

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Bela estrutura. Apoio qualquer coisa relacionada à pesquisa científica que possa fortalecer a nação.
 

ned ludd

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Questão de municipio ser auto-suficiente no país é um pouco +complexo do que simplesmente "da prejuizo pq tem pouca gente".
È mto uma questão administrativa tb, como usar o municio pra por a população pra desenvolver.

Especialmente Norte do País que em mtos casos da pra considerar esses municípios como colonias.
Roraima por exemplo só passo a ter os 3 poderes funcionais a partir de 1988. Antes o executivo era praticamente quem mandava e desmandava por lá.

Tem país como a Alemanha que tem 2x mais município que o Brasil num território bem menor. (11 mil municípios numa área não mto maior que SP com um minimo de 3400 habitantes).

A gente nem tem uns casos extremos. Tem cidade nos EUA que tem 1 habitante (Sim, 1 mulher é a prefeita e vota em si mesma a cada 4 anos kkkk) . Na Alemanha tem cidade com 5. E aqui a menor tem 786. (Serra da saudade/ RS).

De fato o Brasil em mta parte descentralizou e cresceu seu número de municípios ao longo da historia justamente porque a realidade exigia um controle maior e mais local. Houve um período de uns 5-6 anos +- que se criaram umas 2-3 centenas de municípios sem necessidade mas esse buraco foi logo corrigido pela União. (e acabo que maioria deles hoje é município positivo).

Mais factível do que a idéia de acabar com municípios o ideal seria dar uma mini reforma no legislativo para que municípios pequenos voltem a ter uma administração +simplificada como era pré 1988. Já que não a necessidade de uma cidade com menos de 10mil habitantes de ter o corpo administrativo completo, podendo focar mais no Executivo e Judiciário pra desafogar as cidades maiores.

é, eu tava pensando só no executivo, tem todo o resto mesmo
 

skydog

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Entrei pensando em "nova garota propaganda da cerveja antártica".

Estou decepcionado.
 
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