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Mas o certo é que ao acumular conhecimentos "inúteis" você aumenta as chances que alguém terá uma ideia genial, que permitira uma patente antes dos outros e com isso uma tecnologia que irá gerar milhões pra empresa, inventor e pro próprio país (impostos, empregos, etc).
Bem que o Fracer poderia chamar uns chinas pra vir construir metrô aqui no Brasil:
Os problemas topográficos chineses fazem os brasileiros parecerem criança. Mas não sei se em Shanghai também é assim. Preguiça de pesquisar LEL.
São 5 problemas. (Fora o 6º licitações fraudulentas + corrupção que não precisa ser dito ^^).
1-> Brasil hoje quer metro e trens de passageiros da construção a operação com dinheiro 100% privado e isso praticamente não existe. ( são exceção e não regra. Eu mesmo desconheço um metro ou trem de passageiros 100% privado que se sustente sem subsídios pra construir e/ou ser operado). Metros como os japoneses (Minas de ouro devido a densidade populacional) costumam ser privados mas quase todos tiveram alto gasto público pra serem construídos. A primeira linha japonesa custou 5% do PIB do país no primeiro ano por exemplo.
Não duvido que algum user virá com alguns exemplos de metro 100% privados. Existem mas são exceção e exigem características que vc raramente acha no resto do mundo. (Como densidade populacional altíssima).
2-> Densidade populacional das cidades brasileiras é baixa pra Metro. E mesmo as que possuem tem bairros que não justificaria. Mesmo que tu adicione o ganho social de desafogar as avenidas e ônibus + agilizar a ida das pessoas ao trabalho/casa. Ou seja, tem mto bairro que é melhor investir em um sistema de ônibus +eficiente do que gastar bilhões em uma linha de metro.
3-> Relevo + Solo brasileiro é uma b* pra metro. Isso tb vale pra baixo da terra porque influencia na maneira como o túnel deve ser escavado e sustentado. Logo isso aumenta o custo por KM escavado.
4-> Brasileiro é tb contra subsídios. E praticamente nenhum metro/trem do mundo hoje funciona sem eles. Simplesmente a passagem fica cara d+ e elitiza o serviço.
5-> Brasil tem projetos isolados de metro. Logo cada obra é um "pequeno projeto" e isso pega no custo de escala da Obra. Equipamento e pessoal treinado tem que ser não raramente importado.
China, japão, espanha, etc produzem tanto metro e trem que escavadeiras, trilhos, vagões, etc tudo já viro uma produção em série e isso baixo o custo do maquinário absurdamente. E especialistas pra obra não faltam. Isso tudo baixa o custo da obra.
Ou seja. Se quer construir metro. Não planeje um contrato pra apenas 1 linha em 1 cidade. Planeje grande pq ao terminar linha X já pula direto pra outro estado pra tocar a próxima obra. Garantindo assim sempre uma demanda constante.
Se o sistema ficar gigante ae a infraestrutura existente passa a gerar demanda própria e a industria se sustenta sozinha, sem ajuda pública. Não é o caso do Brasil.
Europa todas as linhas de trem são altamente subsidiadas.
Japão tem algumas linhas privadas mas a densidade populacional é absurda. Brasil jamais terá essa densidade.
China é tudo 100% estatal. Apesar que aqui faria sentido ter linhas privadas. A gente d+ pra vias + Avião.
EUA tb subsidia seus trens de passageiros, todos dão prejuízo sem isso. De fosse tudo sem subsidio os EUA estariam sem trens de passageiros a décadas. A planos pra revitalizar o sistema mas por enquanto é isso, planos.
Pra efeito de comparação. Sem subsidio Paulista pagaria 7 reais (De 4,40) a passagem de onibus em jan 2019. (Normal tb ônibus ser subsidiado mundo afora e cidades que realmente querem incentivar transporte público gastam pesado pra manter a tarifa quase free). Evitando deixar free apenas pra evitar abusos.
SP gasta 2,5 bilhões anualmente com metro. (Reduziu em 600 milhões esse ano).
PS: Eu to sendo bem genérico pq eu to analisando como funciona sistemas de transporte público no mundo inteiro. Obvio que cada cidade e país tem problemas específicos que vão da licitação corrupta a custo de operação. Ae tem que ir caso a caso pra uma analise +profunda.
Agora que o Brasil não é propicio pra trens e metros é fato! O custo de 1km de linha é mto mais alto no país do que na maioria dos outros lugares e esse custo Brasil não é politico. È geográfico mesmo.
O video abaixo pra efeito de comparação analisa os trens de alta velocidade Espanhóis. Que são meio que modelo pra muito país do mundo pela eficiência.
Eficiência que ta com um custo ^^. Video tb fala um pouco dos trens japoneses e do custo absurdo que foi pra implementar. (Uma coisa que tava longe de ser 100% certo na época, foi uma aposta que podia ter dado errado).
Se ele cansar, não recebe...O propagandista não se cansa.
China tem uma topografia parecida com a brasileira e até pior conforme entra pro interior mas a densidade populacional absurda compensa e ela não é severa como a brasileira onde realmente importa (litoral onde a população está).
São 5 problemas. (Fora o 6º licitações fraudulentas + corrupção que não precisa ser dito ^^).
1-> Brasil hoje quer metro e trens de passageiros da construção a operação com dinheiro 100% privado e isso praticamente não existe. ( são exceção e não regra. Eu mesmo desconheço um metro ou trem de passageiros 100% privado que se sustente sem subsídios pra construir e/ou ser operado). Metros como os japoneses (Minas de ouro devido a densidade populacional) costumam ser privados mas quase todos tiveram alto gasto público pra serem construídos. A primeira linha japonesa custou 5% do PIB do país no primeiro ano por exemplo.
Não duvido que algum user virá com alguns exemplos de metro 100% privados. Existem mas são exceção e exigem características que vc raramente acha no resto do mundo. (Como densidade populacional altíssima).
2-> Densidade populacional das cidades brasileiras é baixa pra Metro. E mesmo as que possuem tem bairros que não justificaria. Mesmo que tu adicione o ganho social de desafogar as avenidas e ônibus + agilizar a ida das pessoas ao trabalho/casa. Ou seja, tem mto bairro que é melhor investir em um sistema de ônibus +eficiente do que gastar bilhões em uma linha de metro.
3-> Relevo + Solo brasileiro é uma b* pra metro. Isso tb vale pra baixo da terra porque influencia na maneira como o túnel deve ser escavado e sustentado. Logo isso aumenta o custo por KM escavado.
4-> Brasileiro é tb contra subsídios. E praticamente nenhum metro/trem do mundo hoje funciona sem eles. Simplesmente a passagem fica cara d+ e elitiza o serviço.
5-> Brasil tem projetos isolados de metro. Logo cada obra é um "pequeno projeto" e isso pega no custo de escala da Obra. Equipamento e pessoal treinado tem que ser não raramente importado.
China, japão, espanha, etc produzem tanto metro e trem que escavadeiras, trilhos, vagões, etc tudo já viro uma produção em série e isso baixo o custo do maquinário absurdamente. E especialistas pra obra não faltam. Isso tudo baixa o custo da obra.
Ou seja. Se quer construir metro. Não planeje um contrato pra apenas 1 linha em 1 cidade. Planeje grande pq ao terminar linha X já pula direto pra outro estado pra tocar a próxima obra. Garantindo assim sempre uma demanda constante.
Se o sistema ficar gigante ae a infraestrutura existente passa a gerar demanda própria e a industria se sustenta sozinha, sem ajuda pública. Não é o caso do Brasil.
Europa todas as linhas de trem são altamente subsidiadas.
Japão tem algumas linhas privadas mas a densidade populacional é absurda. Brasil jamais terá essa densidade.
China é tudo 100% estatal. Apesar que aqui faria sentido ter linhas privadas.
Como é gerada a luz para gerar o aquecimento e demais eletro eletrônicos ?
Como abastece o helicóptero ?
Parece dominar bem o assunto. Trabalha com isso?
Meu sonho seria deixar o carro em casa e ir de metrô. Moro em BH, a ginástica é impraticável
outra coisa: o solo no BR é tropical. Profundo e instável, cheio de bacias sedimentares
mas é possível aumentar a densidade nas cidades, só que isso vai contra um monte de interesse. É possível colocar em 10 anos 01 milhões de pessoas morando no centro expandido de SP, por exemplo
O que eu aprendi foi pra entender a logística do setor que faz parte do meu interesse em historia e geografia.
Tudo que falei é só um arranhão na área.
Bem, America do sul é o continente com maior número de rios do mundo então é natural que o terreno seja instável
PS: Em volume de água America do sul perde feio so ganhando da africa e austrália. E até da africa se somar água subterrânea.
È possível mas esses interesses nem sempre são públicos (Ex: Direito das pessoas morarem onde bem entenderem). Fora que essas explosões populacionais sem um grande crescimento de PIB pra acompanhar vão apenas gerar pressão nos serviços públicos e privados como bem demonstro o êxodo rural da década de 60 a 80.
Como demograficamente a população brasileira tende a diminuir devido a baixa natalidade + Aversão a imigração (Que hoje é menos de 1% da população) de fato teremos no longo prazo um desafogamento da demanda por escolas, hospitais, etc o que deve melhorar o serviço nas cidades grandes ao longo dos próximos 50 anos.
Obvio que governo pode se tocar e sempre aumentar a imigração e mudar o trending, ae nesse caso as grandes cidades serão os alvos desses imigrantes.
sim, clima tropical é muita treta. Em NYC o metrô é muito superficial, nego cava uma vala rasa, chega no bedrock e tampa por cima
acho que esse declínio na natalidade não impacta grandes cidades, mesmo em SP tem emigrante e imigrante pra caraleo, com tendência a aumentar (venezuela, síria, os escambaus)
tem que adensar esse parada imediatamente, tem que ver essa mamata ae, talkey?
Pra adensar só criar oportunidades que as pessoas vão :P.
Agorar querer que a pessoa vá pra SP e continue desempregada ou com sub emprego ae vai ficar querendo XD.
Mas eu concordo com vocÊ que centralizar a população pra uma economia é tudo de bom, diminui o gasto público e privado pra atender as pessoas. (Se feito da maneira correta).
Agora o interior tem que ter hubs pra também sustentar a economia. È um balanço bem interessante que não sei como o governo vai planejar pros próximos anos. Como deve ter um censo agora em 2020 deveremos pegar dados bem atualizados apesar dos cortes em várias perguntas.
NYC realmente é muito favoravel.
Mas tb tem o metro russo que tu passa a vida inteira pra chegar no nivel do metro que seu ponto mais fundo fica 84m abaixo da superficie. (pra quem quer algo simples, prédio de 25 andares +-).
Apesar que só é assim pq foi feito pra servir também de Bunker em caso de guerra :P. Curiosamente o engenheiro que começo esse metro era britânico, a mão de obra foi soviética.
Moscow é tenso porque tem mais de 100 rios subterrâneos passando pela cidade. Então tudo subterrâneo tem que passar pelas galerias de esgoto que divergem esses rios pra só então começar a construir. Isso automaticamente já bota o que? uns 10-15m de profundidade se meu chute não tiver absurdamente errado :P.
bom tópico.
mas se tem base na Antártica, tem que ter:
- artefato alienígena
- estudo da barreira de gelo que circunda a Terra
- nazistas
o interior de SP tem muitos hubs, o problema são os outros estados ao norte, onde só tem basicamente a capital e uma ou outra cidade média. Basicamente os municípios pequenos vivem de BSB ou da capital, não criam base arrecadatória própria, não levam projetos adiante.
Questão de municipio ser auto-suficiente no país é um pouco +complexo do que simplesmente "da prejuizo pq tem pouca gente".
È mto uma questão administrativa tb, como usar o municio pra por a população pra desenvolver.
Especialmente Norte do País que em mtos casos da pra considerar esses municípios como colonias.
Roraima por exemplo só passo a ter os 3 poderes funcionais a partir de 1988. Antes o executivo era praticamente quem mandava e desmandava por lá.
Tem país como a Alemanha que tem 2x mais município que o Brasil num território bem menor. (11 mil municípios numa área não mto maior que SP com um minimo de 3400 habitantes).
A gente nem tem uns casos extremos. Tem cidade nos EUA que tem 1 habitante (Sim, 1 mulher é a prefeita e vota em si mesma a cada 4 anos kkkk) . Na Alemanha tem cidade com 5. E aqui a menor tem 786. (Serra da saudade/ RS).
De fato o Brasil em mta parte descentralizou e cresceu seu número de municípios ao longo da historia justamente porque a realidade exigia um controle maior e mais local. Houve um período de uns 5-6 anos +- que se criaram umas 2-3 centenas de municípios sem necessidade mas esse buraco foi logo corrigido pela União. (e acabo que maioria deles hoje é município positivo).
Mais factível do que a idéia de acabar com municípios o ideal seria dar uma mini reforma no legislativo para que municípios pequenos voltem a ter uma administração +simplificada como era pré 1988. Já que não a necessidade de uma cidade com menos de 10mil habitantes de ter o corpo administrativo completo, podendo focar mais no Executivo e Judiciário pra desafogar as cidades maiores.
"Ae finalmente o Fracer fez um tópico elogiando o Brasil e não a China"
aí você assiste o vídeo... "estação fabricada pelos chineses"