Exatamente!
Quis propor uma discussão sobre o quanto essas políticas da MS são benéficas ao Xbox.
Ao consumidor? É claro que sim. Quem não quer jogar por 1 real? O cara ganha o video-game da mãe e se não comprar um lanche na escola no dia ele já tem dinheiro pra pagar 1 mês de gamepass.
Eu acho um serviço foda! Porém, tem que ser repensado.
Não dá pra cobrar 1 real e colocar seus exclusivos Day One lá! Como eu disse, pra essa conta fechar ou você faz GaaS nota 6 que ninguém liga, ou um novo jogo genérico de sua franquia que já foi seu maior sucesso, que em 1 semana ninguém liga.
Pra mim é uma afronta um jogo que vendia na casa dos 10 milhões, 90+ de MC, e disputava títulos, se tornar isso que tornou. Um jogo que mais parece uma skin de Gears 2, com as mesmas animações e um gráfico melhor. Que não vende mais, caiu pra 70/80 de MC e se transformou uma franquia qualquer.
Isso pra mim é fruto de investimento baixo para se adequar ao gamepass.
O que não é necessário! Galera não vai deixar de assinar se Gears, Forza e Halo não estiverem no Gamepass. Pelo contrário, vão continuar assinando e vão comprar! Comprando, vão financiar os futuros projetos que terão uma qualidade melhor. E ai com 1 ano nas prateleiras, você joga no Gamepass e agrega valor ao serviço.
Eu acho, que gen que vem a MS vai fazer isso! E3 2020 ela vai começar a mexer os pauzinhos e tirar projetos AAA de seus estúdios do Gamepass.
Podemos apenas especular, por enquanto. No meu caso, eu compartilho assinatura do GamePass Ultimate com meu irmão, são 20 reais para cada um.
Isso dá 240 reais por ano, para cada um, o preço cheio de um lançamento AAA. Não há custo com mídia física, logística e margem de revendedores. No meu caso, eu não costumo comprar DLCs, a única que comprei foi a promoção do Forza 6, com uma tonelada de conteúdo por 13 reais.
A maior parte dos jogos que estão no GamePass já venderam 99% do que poderiam vender para o resto de suas histórias, ou alguém acha que Doom e Deus Ex ainda tinham grande potencial de venda??? Eu não acho, já deram o que tinham que dar, mas são excelentes jogos, que agregam grande valor para o serviço.
Então, o GamePass, ainda que seja compartilhado com alguém, rende, por ano, o valor de um jogo AAA, com custos baixíssimos, com potencial de alavancar DLCs e MTXs, para um público bastante amplo (Xbox + PC).
Garante demanda e escala para a Microsoft investir pesado em servidores Azure, para competir de igual para igual com a Amazon e o Google, neste mercado.
Mantém a base de usuários online ativa. Mesmo vendendo menos consoles que a Sony, o Xbox pode manter um número similar de usuários jogando online. Com um amplo mercado (Xbox + PC), o Xbox Game Studios tem escala para produzir os jogos.
O serviço possui potencial para crescer o número de assinantes por muitos anos, não é suscetível às variações e quedas comuns neste mercado, no período de transição entre gerações.
Como é um serviço comum para Xbox One, Xbox One S, Xbox One X e PC, exige uma especialização do Xbox Game Studios em otimizar os jogos para uma grande variedade de configurações. Gears 5 é um dos jogos mais escaláveis do mercado: Roda lindo no Xbox One, com 1080p e 30 FPS, no Xbox One X, em 4K e 60 FPS, e no PC, em até 240 FPS e com gráficos muito superiores ao X. Sony e Nintendo não possuem esse tipo de expertise.
A Microsoft ainda não começou a divulgar números de assinantes do GamePass, mas o serviço faz bastante sentido para a empresa como um todo. A Nintendo entendeu que não pode competir com a Sony no mercado tradicional, e seguiu um caminho próprio, e agora tem potencial para vender mais hardwares por ano que o PlayStation. A Microsoft parece ter entendido isso também e decidiu investir em algo diferente.