O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Brandish - série de RPGs de ação old-school

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.223
Reações
10.718
Pontos
753
Bem-vindos a mais um post sobre uma série obscura de jogos. Brandish é uma série de RPGs de ação no estilo dungeon crawler que de certa forma alguns jogos fazem jus a ser comparados por vezes a um “Dark Souls de antigamente” (embora eu odeie o termo) em razão da dificuldade elevada. Da série composta por 4 jogos, apenas o primeiro título lançado no Snes pela Koei e o remake lançado no PSP, entitulado Brandish: The Dark Revenant foram localizados oficialmente. O primeiro pela própria Koei enquanto o remake pela Xseed Games. São jogos com bem pouca história e mais ação, na sua maioria centrando a história nos personagens Ares e Dela. Muitos corredores, inimigos e armadilhas a espera do jogador, com uma forma de navegação não trivial, onde o personagem não gira para o lado, mas a câmera sim. Tem diversos ports de jogos da série, variando do original de PC-98 com jogos em plataformas como Snes, PC Engine, PSP e Windows. Falarei um pouco dos primeiros jogos aqui: o remake do primeiro e o port do segundo para Snes.
6HEtg37.png


A jogabilidade da série, mesmo no caso do Dark Revenant, é bastante old-school. Vou começar pelo fato menos trivial, que é como o jogador se movimenta: a câmera gira ao jogador virar para o lado, o que levará um tempo provavelmente para se acostumar com a mecânica. Os jogos contam com sistema de levels e de proficiência com base em como se joga. Por exemplo no Dark Revenant, ao atacar um inimigo com armas irá melhorar a força do personagem. Ser atacado por uma magia melhorará a defesa contra magias, usar magia melhorará o ataque mágico conforme o uso. HP e MP são com base no level. E defesa com base na armadura e escudo equipados. Recursos são no geral bem escassos e devem ser poupados para usar em algum boss ou parte mais difícil, ou para vender nas lojas encontradas em alguns pontos nas dungeons e trocar por itens melhores. Outro detalhe são as armas que se deterioram com o uso. No entanto mais adiante no decorrer dos jogos é possível conseguir armas inquebráveis.
CkRIZWm.png

Os personagens principais da série


Cz0p3na.png


Brandish: The Dark Revenant é o remake do primeiro jogo da série lançado em 1991 para PC-98. Foi desenvolvido pela própria Falcom e lançado em 2009 para PSP. A versão localizada foi lançada somente em 2015 pela Xseed Games.
Este primeiro jogo se passa no decaído reino de Vittoria, séculos depois do seu declínio. Um duelo entre o guerreiro Ares e feiticeira Dela faz com que os dois caiam em um abismo e sobrevivam, tendo que descobrir um meio de retornar a superfície, enquanto Dela fica a caçar Ares. Inicialmente o jogador pode jogar apenas com Ares, mas acabando uma partida, poderá jogar com Dela também.
CvrGCfg.png



vV8lgmL.png
Brandish 2: The Planet Buster, foi desenvolvido originalmente para PC-98 pela Falcom em 1993 e portado no Snes e publicado pela Koei em 1995 somente no Japão. O jogo recebeu uma tradução de fãs em 2009 pelo grupo Synchronicity, apesar de nunca ter sido oficialmente localizado. Brandish 2 é uma sequência direta do primeiro jogo e se passa no reino de Bundevia. Logo que chega ao reino, Ares é atacado e feito prisioneiro, com tudo que pertencia sendo confiscado, o que inclui especialmente a espada Planet Buster adquirida no primeiro jogo e que dá nome a esta sequência. O fato de ser atacado decorre do desejo de poder do enfraquecido rei Badorrer, além do fato de uma profecia recebida pelo seu conselheiro Benedict, de que um guerreiro chegaria ao reino e o levaria ao seu declínio. O rei não suja as mãos, mas tem guerreiros para fazer isto por ele.
LgcYUmL.png

Tradução: https://www.romhacking.net/translations/1442/
A versão PC-98 também foi traduzida por um fã: https://www.romhacking.net/translations/3327/


As sequências, Brandish 3 e VT foram lançados para PC-98 e não tem traduções completas. O último jogo, Brandish VT, foi relançado para Windows como Brandish 4 e não tem Ares ou Dela como personagens jogáveis, mas outros personagens, cada um com uma história distinta. Este último tem uma tradução parcial, não finalizada.


Para se inteirar um pouco mais sobre a série:

Publicação original em: https://shinreviews.wordpress.com/2020/04/15/descobrindo-franquias-brandish/
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.749
Reações
40.668
Pontos
1.053
Tenho o remake do 1 e o 2 de SNES aqui pra jogar algum dia. Séries da Falcom sempre me interessam.
O foda são os que ficaram exclusivos pra esses "PC-sei lá o quê" que na maioria das vezes são um saco de emular. Mas quem sabe eu pesquise mais sobre isso depois de jogar os dois primeiros.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.223
Reações
10.718
Pontos
753
No caso o 3 apenas que é exclusivo do PC-98. Tem emulador (Neko Project 2), mas é realmente chato de emular PC-98. O remake do PSP é bem sólido e foi o jogo pelo qual conheci a série. O 3 é o único que desconheço ter tradução.
 

Wellington S.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.151
Reações
2.025
Pontos
703
Tá aí uma série que não conheço, quero dizer, já tinha ouvido falar, mas nunca me aprofundado.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.417
Reações
7.504
Pontos
453
Tentei jogar o port de SNES do primeiro Brandish há muitos anos atrás, mas não consegui. A movimentação diferente do protagonista não só me confundiu como me incomodou bastante também.:kforever
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.223
Reações
10.718
Pontos
753
Tentei jogar o port de SNES do primeiro Brandish há muitos anos atrás, mas não consegui. A movimentação diferente do protagonista não só me confundiu como me incomodou bastante também.:kforever
É confusa, mas dá para se acostumar hehe. Porém a versão PSP melhora bastante isto. Diria que é a definitiva do primeiro jogo, e tem o modo de jogar com a Dela também.
 


Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Tentei jogar o port de SNES do primeiro Brandish há muitos anos atrás, mas não consegui. A movimentação diferente do protagonista não só me confundiu como me incomodou bastante também.:kforever

Eu fiquei com dor de cabeça! :keehk

Realmente do PSP eu uma bela melhorada.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.503
Pontos
1.354
Entrei aqui achando que estava na pasta errada, pois eu conheço um hentaizão desse jogo aí.

Brandish.jpg


:coolface
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.223
Reações
10.718
Pontos
753
Avancei mais no 2. Outra coisa é que o 1 é inteiramente em locais fechados. O 2 tem áreas abertas. Passei da área inicial, sai da prisão e agora estou em uma ilha.
IRfoH9i.png
YDKdfAU.png
BuyU56S.png
hW2lRMA.png


Entrei aqui achando que estava na pasta errada, pois eu conheço um hentaizão desse jogo aí.
Err, apesar da pouca roupa da Dela e ela ser atacada por tentáculos logo depois da área inicial no 2, é um "jogo família" do Snes, nada a ver com o hentai aí haha.
 
Topo Fundo