O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Brandon Sanderson quebrou a internet

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Não sou de criar tópicos, mas o que rolou hoje dia primeiro de março pode ser um grande marco para a literatura de fantasia.

Brandon Sanderson é um dos autores mais prolíficos da fantasia hoje, é, de longe, o que entrega mais livros e com uma trajetória recente de sucessos consecutivos. Ele também é bem ativo na comunidade e, além de ministrar um curso universitário destinado a escritores de fantasia (que disponibiliza gratuitamente no Youtube), é bem participativo junto a comunidade de leitores do gênero. Não é sem motivo que foi escolhido para finalizar a Roda do Tempo após a morte do autor original.

Nos últimos dois anos ele continuou com seu ritmo insano de publicação com um novo volume da sua mega saga Stormlight Archive e dois livros de sua série jovem adulto Skyward. Mas não parou por aí, hoje ele revelou que, em segredo, escreveu nada mais nada menos que mais 4 livros nos últimos dois anos e que vai seguir uma linha editorial completamente nova para seu lançamento. Em 2023 ele vai lançar um livro a cada 3 meses através de um programa de assinatura no Kickstarter, cujo valor arrecadado já se aproxima de U$ 12 milhões com 29 dias para acabar, provavelmente se tornará a maior arrecadação da plataforma.

Isso não só coloca todos os autores de fantasia acostumados a demorarem anos para entregar novos volumes em cheque, uma vez que é um autor que trata a escrita como uma profissão normal e coloca média diárias de escrita como pessoas com outros empregos dedicam constantemente parte do dia em seus trabalhos, como abre uma linha de publicação completamente nova fora do ciclo de publishers famosas.

Não dá para saber qual o impacto isso terá, se será um novo momento, ou se todos os outros autores vão odiar eternamente o Sanderson, mas, pelo menos, teremos em 2023 o recorde de lançamentos de novelas de fantasia de um único autor. Um recorde que não vejo sendo batido em qualquer momento no futuro. Acredito ser um dos maiores eventos que já presenciei desde que acompanho este mercado.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Atualização, a campanha já está em mais de U$ 19 milhões, neste ritmo bate o recorde do Kickstarter ainda esta semana.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.235
Reações
21.354
Pontos
353
Nunca ouvi falar, devo viver em outro mundo mas pelo que li desse tópico deve ser um cara muito bom mesmo.
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.323
Reações
20.933
Pontos
1.489
Gosto do Brandon Sanderson, já li Elantris e a primeira trilogia de Mistborn, autor muito bom em construir mundos de fantasia e desenvolver os personagens dentro do universo, foge daquela pegada de Tolkien que a maioria dos escritores de fantasia costumam se inspirar.

Essa saga Stormlight costumam elogiar, ainda não tive oportunidade de ler.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Nunca ouvi falar, devo viver em outro mundo mas pelo que li desse tópico deve ser um cara muito bom mesmo.

Aqui no Brasil agente pega meio que a rebarba da comunidade de fantasia de fora, aqui no Brasil tem as séries Mistborn e Executores, mas ainda faltam muitos livros deste autor e falta aquele trabalho de marketing que é mais direcionado quando o livro vira filme ou série.

Lá fora já se fala que o cara entrará para a história, ele mudou de patamar mesmo quando finalizou a Roda do Tempo após a morte do autor e vem crescendo absurdamente (a campanha dele já passou dos U$ 20,5 milhões, sei lá onde isso vai parar).

Só que o que pega mesmo nesta história nem são os livros em si, mas a velocidade e o sucesso estrondoso sem ter uma série ou grande editora por trás. Isso abre portas e coloca pressão em todo mundo, o cara lançar 4 livros em um ano mantendo o nível em um mercado onde autor demora 4 anos e não lança a continuação (tipo Game of Thrones) muda um pouco a percepção da galera.
 


renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Gosto do Brandon Sanderson, já li Elantris e a primeira trilogia de Mistborn, autor muito bom em construir mundos de fantasia e desenvolver os personagens dentro do universo, foge daquela pegada de Tolkien que a maioria dos escritores de fantasia costumam se inspirar.

Essa saga Stormlight costumam elogiar, ainda não tive oportunidade de ler.

É a principal obra dele e está um degrau acima do resto. Acho que, de fantasia épica, é o que temos de melhor. Foda vai ser traduzir estes monstros (são mais de 1000 páginas por livro) para outras linguas.
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.961
Reações
7.234
Pontos
453
Nunca tinha ouvido falar, mas pareceu bom mesmo. Tô com preguiça de ler em inglês no momento, mas achei a trilogia Mistborn (1ª era) pra baixar pro kindle no submundo. Devo dar uma chance.

Vale a pena começar por essa trilogia? Já que o principal trabalho dele não está traduzido.

Essa trilogia é uma história contida por si só, ou vou precisar ler outras coisas depois que não estão traduzidas ainda?
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Nunca tinha ouvido falar, mas pareceu bom mesmo. Tô com preguiça de ler em inglês no momento, mas achei a trilogia Mistborn (1ª era) pra baixar pro kindle no submundo. Devo dar uma chance.

Vale a pena começar por essa trilogia? Já que o principal trabalho dele não está traduzido.

Essa trilogia é uma história contida por si só, ou vou precisar ler outras coisas depois que não estão traduzidas ainda?

O melhor livro para iniciar é o Elantris que tem versão em português. Depois o Mistborn primeira era é uma boa pedida.

Sanderson tem dois tipos de trabalho os do Cosmere e os fora dele. Cosmere é um universo com vários planetas onde acontecem várias histórias, Elantris, Mistborn e Stormlight, elas não são interligadas em si, mas compartilham o universo. E tem as histórias fora do Cosmere, como a trilogia dos Executores (meio que um The Boys com supers malignos).

No geral você só deve evitar pegar um livro no meio das séries (livro 2 de uma trilogia, por exemplo)
 

E.Jean

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
2.982
Pontos
453
Gosto do Brandon Sanderson, já li Elantris e a primeira trilogia de Mistborn, autor muito bom em construir mundos de fantasia e desenvolver os personagens dentro do universo, foge daquela pegada de Tolkien que a maioria dos escritores de fantasia costumam se inspirar.

Essa saga Stormlight costumam elogiar, ainda não tive oportunidade de ler.
Eu comecei com esses tb. Curti bastante o autor tanto que ja li tb mistborn 2° era e a trilogia dos executores. No momento estou no segundo volume do Stormlight Archive.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Saiu os 5 primeiros capítulos do primeiro livro secreto do Sanderson.

Vai se passar no universo do Cosmere (o mesmo de Mistborn) e se chama Tress of the Emerald Sea. É baseado no a Princesa Prometida (aquela história capa e espada clássica do meme do Inigo Montoya), mas com uma pegada mais fantasy, em um planeta onde o oceano é composto de areia e as luas liberam um esporo que explode em contato com a água e só pode ser detido com o uso de sal ou prata.

Não é muito minha abordagem favorita do gênero e nem sou um grande fã da Princesa Prometida (que é bem cult no meio mais nerd), mas o Sanderson sempre dá uma abordagem meio maluca para este tipo de história.
 

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.940
Reações
7.023
Pontos
1.234
Dele até o momento só li Elantris, um livro que adorei os primeiros 2/3 e achei o terço final muito corrido, mas é compreensível já que é o primeiro livro do cara.

Tenho a trilogia Mistborn aqui e o hype pelo Caminho dos Reis me fez passar ela na frente na pilha de leitura.

Infelizmente não sei oq acontece que ele não vendo muito por aqui, Executores pelo que sei não vendeu muito bem e Skyward pelo visto foi abandonado (pelo que sei, essas 2 séries são mais YA) quem sabe todo esse reboliço atice a curiosidade dos nossos leitores e a boa ganâncias das editoras.

Ah, a editora Trama confirmou no twitter que "O caminhos dos Reis" sai dentro de 6 meses.

Por fim, pelo que li, sempre ouvi falar que pode-se começar por qualquer saga, mas que, se seguir a ordem de publicação, vc pega os easter eggs e algumas referências. Só comecei por Elantris pq era o que já tinha na estante.
 

Wein

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.323
Reações
20.933
Pontos
1.489
Dele até o momento só li Elantris, um livro que adorei os primeiros 2/3 e achei o terço final muito corrido, mas é compreensível já que é o primeiro livro do cara.

Tenho a trilogia Mistborn aqui e o hype pelo Caminho dos Reis me fez passar ela na frente na pilha de leitura.

Infelizmente não sei oq acontece que ele não vendo muito por aqui, Executores pelo que sei não vendeu muito bem e Skyward pelo visto foi abandonado (pelo que sei, essas 2 séries são mais YA) quem sabe todo esse reboliço atice a curiosidade dos nossos leitores e a boa ganâncias das editoras.

Ah, a editora Trama confirmou no twitter que "O caminhos dos Reis" sai dentro de 6 meses.

Por fim, pelo que li, sempre ouvi falar que pode-se começar por qualquer saga, mas que, se seguir a ordem de publicação, vc pega os easter eggs e algumas referências. Só comecei por Elantris pq era o que já tinha na estante.

Acredito que fantasia em geral vende pouco no Brasil, tirando Martin e Tolkien.

Só ver que os livros mais vendidos são sempre aqueles de autoajuda, tutorial de como ficar rico, biografia de famosos e essas porcarias.
 

Wyvern_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.940
Reações
7.023
Pontos
1.234
Acredito que fantasia em geral vende pouco no Brasil, tirando Martin e Tolkien.

Só ver que os livros mais vendidos são sempre aqueles de autoajuda, tutorial de como ficar rico, biografia de famosos e essas porcarias.
Fantasia até vende aqui, mas segue num certo padrão. São mais romances travestidos de fantasia, na vibe do vampirinho brilhante, cheio de triângulos amorosos e etc. Mesmo qdo sai disso e tem uma historia mais adulta, a maioria tem protagonistas feminas, talvez seja a leitura de mercado das editoras de que elas lêem mais. Ao menos é essa a impressão wue tenho.

Os demais subgêneros de fantasiam morreram em grande parte lá pra 2017/18.

Por isso recomendo demais livros como Os Reis do Wyld, The Witcher, Conan, A Ascensão de Senlin, me parece que o recém lançado Império do Vampiro tb tem uma pegada bem darkfantasy. O Caminho dos Reis tb, pelo que dizem puxa bem pro lado da fantasia épica.
 
Ultima Edição:

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Acredito que fantasia em geral vende pouco no Brasil, tirando Martin e Tolkien.

Só ver que os livros mais vendidos são sempre aqueles de autoajuda, tutorial de como ficar rico, biografia de famosos e essas porcarias.

No geral Fantasia não possui vendas explosivas, mas lá fora tem um mercado muito sustentável que aqui.

Séries de fantasia passam de mais de 10 milhões de unidades quando se tornam modas, que é uma receita de sucesso a nível global, daí isso pode ser puxado por uma série ou game (como aconteceu com GoT e Witcher) ou por uma combinação favorável de fatores, mas nenhum mercado pode depender disso para se sustentar. Lá fora tem uma comunidade forte de leitores de fantasia, novos autores surgem o tempo todo e as figuras tarimbadas entram facilmente na lista do million sellers.

Aqui no Brasil é uma zona. Já temos pouco hábito de leitura se comparados a diversos países do mundo, some isso a livros de fantasia geralmente serem longos e você tem uma receita problemática. Daí você ainda tem lançamentos que parecem erráticos, produtos caros e uma completa falta de aparato publicitário e o sucesso se baseia em espelhar uma série que bombou ou jogar na parede para ver se cola.

O Brando Sanderson sofre muito disso. Acredito que não tenha um royaltie muito barato, afinal é muito consagrado nos EUA, um Stormlight da vida tem mais de 1000 páginas e isso é caro de produzir e adaptar. Depois os caras vão lá e lançam sem uma grande campanha de marketing. Não é surpresa que nem leitores típicos fiquem sabendo do que está rolando, imagine aqueles que possuem apenas leve interesse...
 

Icaruszin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.455
Reações
1.254
Pontos
659
O video dele anunciando esse kickstarter foi um dos melhores anúncios que eu já vi na vida, rachei de rir quando ele empilhou os últimos livros.

O cara é um monstro, pra se ter uma ideia nesses dois anos de pandemia esses cinco livros que ele escreveu foram EXTRAS, e mantendo o cronograma dos outros livros que ele já havia prometido.

E pra quem perguntou sobre Mistborn, recomendo. É uma trilogia contida em si mesmo, apesar de ter uma "continuação" no mesmo universo. Então dá pra ler apenas os 3 livros que vc terá uma conclusão da história.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.317
Reações
10.933
Pontos
1.409
eu vi isso hj e queria pegar os livros hardcover. mas porra. 300 dólares por 4 llivros é de cair o cu da bunda. dá ai uns 375 reais por livro. sem a menor condição. e ebook eu me recuso a pagar. coisa digital eu pego é de graça. uma pena, o lance de 4 fretes tbm acaba com o negócio. 140 dolares só de frete, quase a metade do valor total.
mas fiquei animado com o negócio pq de todo jeito, terei o que ler ano que vem. acho que sai o mistborn novo fim desse ano, ano que vem se n me engano é o stormlight novo... 6 livros do msm autor num intervalo de 13 meses é LINDO. produtividade demais. e um dos livros já sabe-se que terá o HOID de protagonista, então... só pode ser bom.
 

Agito

Bam-bam-bam
Mensagens
6.943
Reações
26.061
Pontos
353
Home
Books
2022.03.08-05.08-boundingintocomics-6226e4b68d4c7.png

Brandon Sanderson’s Kickstarter Success Draws Outrage, Accusations Of White Privilege From Fellow Writers


Galerinha invejosa tá rasgando o c* de raiva, tenso isso, o cara trabalhou pra caramba e agora está colhendo os frutos, nada mais justo. Nunca li nada dele, mas fiquei bem interessado. Quem dera o George R. R. Martin tive 1/10 da boa vontade desse cara pra escrever, quem sabe aí conseguíamos ver o final da Crônicas de Gelo e Fogo ainda nessa vida.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
Home
Books
2022.03.08-05.08-boundingintocomics-6226e4b68d4c7.png

Brandon Sanderson’s Kickstarter Success Draws Outrage, Accusations Of White Privilege From Fellow Writers


Galerinha invejosa tá rasgando o c* de raiva, tenso isso, o cara trabalhou pra caramba e agora está colhendo os frutos, nada mais justo. Nunca li nada dele, mas fiquei bem interessado. Quem dera o George R. R. Martin tive 1/10 da boa vontade desse cara pra escrever, quem sabe aí conseguíamos ver o final da Crônicas de Gelo e Fogo ainda nessa vida.

Puro choro, o cara começou escrevendo em um trabalho noturno que pagava mal, mas lhe dava tempo livre, teve 12 livros recusados antes de conseguir publicar Elantris e querem falar de privilégio? Lacradores de Twitter são alienados assim, mesmo porque não fazem porra nenhuma para a comunidade, enquanto Sanderson dava aulas de literatura de fantasia em favuldade e distribuía gratuitamente no YouTube, porque foi isso que mudou a vida dele como escritor e acha que tem que dar de volta o que recebeu.

Não tem nem o que falar, como disse na mensagem inicial, galera está put*, editoras estão putas que o cara mostrou que não precisa delas para lançar seus livros, escritores enrolados estão putos porque agora as desculpas de eternos atrasos não colam mais, assim como a galera que justificava fracasso de vendas como desinteresse de público está put* com o sucesso do kickstarter que é a forma mais pura de interesse público (galera está botando milhões em livros que não sabem nem quais são os títulos, isso enquanto sites lacradores ficam martelando militancia como se não existisse outra coisa).

Em suma, nada melhor que um fato para acabar com um amontoado de ilusões. Espero que isso sirva de exemplo para bons escritores de fantasia que queiram ser produtivos e dar uma chacoalhada no mercado.
 

E.Jean

Bam-bam-bam
Mensagens
1.632
Reações
2.982
Pontos
453
falando em epic high fantasy, vou apenas recomenar Malazan aqui


Enviado via Telepatia usando o Tapatalk
Esse ta na minha lista. Li o primeiro volume uns anos atrás e achei só ok mas me dizeram que a partir do segundo volume melhora bastante.
Sobre o Sanderson, terminei o Stormlight Archive e gostei muito, foda vai ser esperar até o ano que vem pelo volume 5.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.375
Reações
19.960
Pontos
1.434
qual a diferença disso aí pra Conan?

São bem diferentes. Conan é low fantasy, ou seja, um pouco mais pé no chão. Sanderson costuma escrever fantasias mais épicas, com seres quase divinos e tudo mais.
 
Topo Fundo