Na verdade há um motivo para ter limite de alvarás. Pense nos consumidores como um grande bolo a ser fatiado. Quanto mais motoristas, menor fica a fatia desse bolo. E a fatia desse bolo é basicamente a renda de quem trabalha como motorista de taxi. Então existe um cálculo que serve para equilibrar a demanda de passageiros com a disponibilidade de taxis, fazendo com que tenha taxis disponíveis para a população sem que o ganho do motorista fique muito baixo, o que inviabilizaria o negócio já que os gastos com manutenção e renovação de veículo está por conta dele.
O que resolveria o problema seria matar o mercado de aluguel de autonomias e só ter autonomia quem efetivamente está trabalhando. Nada de herança, e etc.
O Uber por outro lado está
cagando para seus motoristas. Pra ele enfiar 100 motoristas ou 10.000 dá no mesmo, ele vai ganhar sua comissão de 25% de todas as corridas efetuadas. E com isso como base, ele basicamente está aceitando qualquer um que se cadastre no serviço pra por no serviço, só ver que o número de motoristas do Uber em SP já ultrapassa o de taxis. E como disse acima, quanto mais motoristas, menor fica a fatia do bolo para cada motorista do próprio serviço. Com a enxurrada de motoristas de Uber entrando, todos estão rodando muito e ganhando pouco e é claro que os taxistas são diretamente afetados, viram sua renda cair mais da metade do normal.
A ideia é boa, porém o Uber cagou (e continua cagando) fortemente na execução, não só aqui quanto lá fora também. Os motoristas do Uber estão super insatisfeitos com o serviço. Um deles chegou a discutir com o CEO da empresa sobre isso.
http://idgnow.com.br/mobilidade/201...ute-com-motorista-sobre-precos-do-aplicativo/