O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Brasil terá nota de R$ 200 com lobo-guará estampado

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.216
Reações
35.420
Pontos
1.053
isso é apenas para facilitar a corrupção, armazenamento e o transporte ilegal de dinheiro pra fora do país.

e sim, a inflação está sendo maquiada pra baixo para sustentar o governo (e não é de agora).
veja que juros baixo acabou com Tesouro Direto, reduz o aumento da dívida do governo e mantém a ilusão que temos juros baixos porque temos uma economia saudável.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Acho foda como o mundo todo usando mais o pagamento digital, deve fazer mais de mes que nao uso notas, e os caras me inventam de encher mais de papel...


deve ficar mais facil pra depositar as rachadinhas..

Digital é a solução para uma sustentabilidade mais integrada.


Não sei o por que da emissão de notas mas acredito que a cédula em si tenha um lastro tal como se verifica nos ouros e afins. Uma forma de garantir que há bens materiais, ativos e passivos. Por mais que a gente argumente às autoridades que os valores digitais correntes são diferentes do bitcoin.


Se não é isso é para facilitar a falcatrua de sempre que é dinheiro na cueca. Só pode, pq é a única forma de sonegar e nenhuma autoridade suspeitar na conta corrente.
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
isso é apenas para facilitar a corrupção, armazenamento e o transporte ilegal de dinheiro pra fora do país.

e sim, a inflação está sendo maquiada pra baixo para sustentar o governo (e não é de agora).
veja que juros baixo acabou com Tesouro Direto, reduz o aumento da dívida do governo e mantém a ilusão que temos juros baixos porque temos uma economia saudável.
2020

Blockchain nessa porra toda c***lho acaba com cartório mesmo f**a-se :klolwtf

Dá uma compensação gorda que seja parcelada em um tempo bom, no longo prazo se paga muito bem, investimento baixo...

Colocar o real em uma blockchain (pública) ia ser interessante no mínimo... China já está fazendo parece.

Mas aí não tem imprimir mais não...
 
Ultima Edição:

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Rumo ao peso argentino haha

Enviado de meu Redmi Note 8T usando o Tapatalk

É plausível o seu ponto de vista, mas falando do ponto de vista macroeconômico, eu diria que a Argentina já quebrou de vez com a retomada do pretérito governo (entre aspas, porque aquele bigodinho não conta, quem manda pode, é o caso daquela maluca Cristina). A pandemia foi só uma cereja do bolo de que as coisas naquele país não iam bem.


Rezando que 2022 tenhamos um governo diferente mas com a convicção de que ninguém queira mais o nove dedos e seus bagulhos ao poder. A sociedade ta cada vez mais consciente de suas escolhas, esperamos que não façamos a mesma cagada dos hermanos, porque o negócio lá tá MUITO feio!...
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
É plausível o seu ponto de vista, mas falando do ponto de vista macroeconômico, eu diria que a Argentina já quebrou de vez com a retomada do pretérito governo (entre aspas, porque aquele bigodinho não conta, quem manda pode, é o caso daquela maluca Cristina). A pandemia foi só uma cereja do bolo de que as coisas naquele país não iam bem.


Rezando que 2022 tenhamos um governo diferente mas com a convicção de que ninguém queira mais o nove dedos e seus bagulhos ao poder. A sociedade ta cada vez mais consciente de suas escolhas, esperamos que não façamos a mesma cagada dos hermanos, porque o negócio lá tá MUITO feio!...
Já não tava feio? Piorou?
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.188
Reações
44.448
Pontos
803
Com o dólar estratosférico, agora só preciso de duas cédulas para comprar um jogo de Switch.
 


Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Que ce ta falando, qual a lógica do que que você fala?

A inflação JÁ FOI baixa nos meses anteriores, não é projeção é fato.

Tu ta falando nada com nada.
Cara do céu e só pq ela foi baixa nos meses anteriores não pode aumentar? Isso garante que ela será baixa pra sempre?

Isso que to tentando falar desde o começo
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Cara do céu e só pq ela foi baixa nos meses anteriores não pode aumentar? Isso garante que ela será baixa pra sempre?

Isso que to tentando falar desde o começo
Magicamente não.
Nossa inflação não está artificialmente baixa, inflação em boa parte do globo agora está baixa(recessão).

"Ah mas vai fazer juros na frente subirem loucamente com a moeda não valendo nada", a redução de hoje só leva uma bomba futura se o mercado ver alta interferência e cagada do governo para com a inflação.
A movimentação atual é normal de qualquer país em que a taxa de juros caia tanto, vários irão investir na divida pública americana já que aqui renderá menos.

Essa bolha inflacionária que você está apontando não funciona simples assim, depende do quão sem noção é o BC perante a inflação. Cada queda na projeção da inflação(advindo de terceiros) da uma margem para redução da taxa.
NENHUMA das reduções recentes ai foram descontroladas e forçadas em relação a inflação, a desse mês agora reduziu em mais 0,8 a projeção anual.. Copom foi lá e meteu 0.75.
Podia ser menos, podia. A expecitativa era de 0.5 e não 0.75. Agora é uma tentativa irresponsável de tentar gerar liquidez e investimento? Não. Ta tudo dentro da margem cabível.

Quem ta definindo é a copom junto a bancos, quanto menos governo interferir artificalmente , mais a copom vai definir selic próxima da inflação real

Artificial seria algo estilo 2011, 2012, 2013(não lembro ao exato), quando governo forçou uma selic distante da real inflação.
O que fez em meses a selic basicamente dobrar e atingir valores absurdos de 15%(2105 acho), mercado depois reajusta já que não tem pra onde correr.

Se governo quisesse sair "bem na foto", tinha como subir a mesma ou fazer cortes mais leves. Estilo dilma fez pra chegar bem nas eleições, deixou cambio artificial pra "sair bem na foto"(através do preço da gasolina, inclusive gerou aquele rombo todo)


Já disse, podem errar a projeção por 3x o valor e ainda estaria abaixo da média. Sendo que é mais fácil você ganhar na mega-sena 4x em sequência que errar 3x valor.
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
isso é apenas para facilitar a corrupção, armazenamento e o transporte ilegal de dinheiro pra fora do país.

e sim, a inflação está sendo maquiada pra baixo para sustentar o governo (e não é de agora).
veja que juros baixo acabou com Tesouro Direto, reduz o aumento da dívida do governo e mantém a ilusão que temos juros baixos porque temos uma economia saudável.
Quando você acha em %s que tá a inflação deste ano?

Com as merdas no câmbio que fez o nosso papel virar quase papel higiênico, eu tô computando, até hoje, minha inflação pessoal (ou seja, o quanto os meus gastos cotidianos aumentaram) em 12,3% em apenas 7 FUCKING MESES.
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Magicamente não.
Nossa inflação não está artificialmente baixa, inflação em boa parte do globo agora está baixa(recessão).

"Ah mas vai fazer juros na frente subirem loucamente com a moeda não valendo nada", a redução de hoje só leva uma bomba futura se o mercado ver alta interferência e cagada do governo para com a inflação.
A movimentação atual é normal de qualquer país em que a taxa de juros caia tanto, vários irão investir na divida pública americana já que aqui renderá menos.

Essa bolha inflacionária que você está apontando não funciona simples assim, depende do quão sem noção é o BC perante a inflação. Cada queda na projeção da inflação(advindo de terceiros) da uma margem para redução da taxa.
NENHUMA das reduções recentes ai foram descontroladas e forçadas em relação a inflação, a desse mês agora reduziu em mais 0,8 a projeção anual.. Copom foi lá e meteu 0.75.
Podia ser menos, podia. A expecitativa era de 0.5 e não 0.75. Agora é uma tentativa irresponsável de tentar gerar liquidez e investimento? Não. Ta tudo dentro da margem cabível.

Quem ta definindo é a copom junto a bancos, quanto menos governo interferir artificalmente , mais a copom vai definir selic próxima da inflação real

Artificial seria algo estilo 2011, 2012, 2013(não lembro ao exato), quando governo forçou uma selic distante da real inflação.
O que fez em meses a selic basicamente dobrar e atingir valores absurdos de 15%(2105 acho), mercado depois reajusta já que não tem pra onde correr.

Se governo quisesse sair "bem na foto", tinha como subir a mesma ou fazer cortes mais leves. Estilo dilma fez pra chegar bem nas eleições, deixou cambio artificial pra "sair bem na foto"(através do preço da gasolina, inclusive gerou aquele rombo todo)
Inflação não tá baixa não, meu amigo. IGP-M tá batendo 7,3% em 12 meses. Isso é baixo aonde???
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.230
Reações
41.363
Pontos
1.064
Poxa caramelo, não foi dessa vez...

Fica triste não, quando a inflação chegar nos níveis do Cruzeiro Real você faz sua estréia triunfal na nota de 1000 que vai comprar um Dadinho Dizioli....

reproducao.png

200 chorrinhos
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Inflação não tá baixa não, meu amigo. IGP-M tá batendo 7,3% em 12 meses. Isso é baixo aonde???
Isso é pra um bloco específico de valores, no caso usado mais pra alugueis. Não contempla tudo.
Em 2015 a mesma bateu lá seus 11% acho.

Fora que 7,3% foi 2019, esse ano estamos ainda a 2,7%
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Já estava na hora mas sinceramente acho que deveriam pular a de 200 e focar na de 500.
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.777
Reações
14.084
Pontos
703
Magicamente não.
Nossa inflação não está artificialmente baixa, inflação em boa parte do globo agora está baixa(recessão).

"Ah mas vai fazer juros na frente subirem loucamente com a moeda não valendo nada", a redução de hoje só leva uma bomba futura se o mercado ver alta interferência e cagada do governo para com a inflação.
A movimentação atual é normal de qualquer país em que a taxa de juros caia tanto, vários irão investir na divida pública americana já que aqui renderá menos.

Essa bolha inflacionária que você está apontando não funciona simples assim, depende do quão sem noção é o BC perante a inflação. Cada queda na projeção da inflação(advindo de terceiros) da uma margem para redução da taxa.
NENHUMA das reduções recentes ai foram descontroladas e forçadas em relação a inflação, a desse mês agora reduziu em mais 0,8 a projeção anual.. Copom foi lá e meteu 0.75.
Podia ser menos, podia. A expecitativa era de 0.5 e não 0.75. Agora é uma tentativa irresponsável de tentar gerar liquidez e investimento? Não. Ta tudo dentro da margem cabível.

Quem ta definindo é a copom junto a bancos, quanto menos governo interferir artificalmente , mais a copom vai definir selic próxima da inflação real

Artificial seria algo estilo 2011, 2012, 2013(não lembro ao exato), quando governo forçou uma selic distante da real inflação.
O que fez em meses a selic basicamente dobrar e atingir valores absurdos de 15%(2105 acho), mercado depois reajusta já que não tem pra onde correr.

Se governo quisesse sair "bem na foto", tinha como subir a mesma ou fazer cortes mais leves. Estilo dilma fez pra chegar bem nas eleições, deixou cambio artificial pra "sair bem na foto"(através do preço da gasolina, inclusive gerou aquele rombo todo)


Já disse, podem errar a projeção por 3x o valor e ainda estaria abaixo da média. Sendo que é mais fácil você ganhar na mega-sena 4x em sequência que errar 3x valor.

Aí, para chegar na meta os caras terminam de cagar o câmbio, estagnando ainda mais qualquer um que não seja exportador

Sem contar que esse "corta ou não corta" gera uma volatilidade do c***lho que destrói a economia real. No espaço de um mês importador pega câmbio a 5,80 e exportador a 4,90

(Não estou discordando da sua explicação, estou discordando da política adotada)
 

Claud09

Habitué da casa
Mensagens
290
Reações
160
Pontos
78
Se querem gasta com menos produto pra fábrica a nota, parte dos mais ou menos 50% do dinheiro virar quase cheque e no papel oficial do banco central colocar o valor que quiserem com assinatura do nome do cliente, da empresa onde comprou, nota de compra e venda guardado. Acho assim diminuiria a corrupção .
Com nota 200 reais facilitaria o doblo do desvio de dinheiro não declarado.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.216
Reações
35.420
Pontos
1.053
Quando você acha em %s que tá a inflação deste ano?

Com as merdas no câmbio que fez o nosso papel virar quase papel higiênico, eu tô computando, até hoje, minha inflação pessoal (ou seja, o quanto os meus gastos cotidianos aumentaram) em 12,3% em apenas 7 FUCKING MESES.

vc está absolutamente certo em calcular a sua inflação pessoal.

e aí só cortando na carne mesmo, pq díssidio (ser for celetista) deve vir na faixa de 2-3%.

"Nos contratos do QuintoAndar que fazem aniversário no mês de julho de 2020, o reajuste de aluguel será de 7,31%, de acordo com o IGP-M de junho de 2020. "
isso pq aluguel não depende de dólar ... como justificar esse aumento ?

no Brasil a economia é totalmente dependente do vai-e-vem da política, não existe investimento em indústria, em infra, em gerar valor.
não duvido que ano que vem o Guedes caia e comece a manipulação pra baixar o dólar, visando as eleições de 2022.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.844
Reações
31.772
Pontos
1.344
Moeda +alta facilita crime organizado.
Pq crimes ocorrem em notas e elas ocupam cada vez menos espaço.

Logo antes vc levava 50mil numa mala, agora pode levar 100mil.
E não, não é brincadeira.

Pessima decisão. Pra mim eu baixava todas as notas pra 50 reais o máximo de maneira a incentivar ainda mais a digitalização da economia no interior do país e ao mesmo tempo dificultar a vida do crime organizado.



Quanto a inflação.

Não, governo não ta maquiando a inflação.
vcs tem que parar de interpretar inflação pessoal, alimentícia, médica, etc com inflação de país.
Inflação do país usa uma cesta de mais de 2 centenas de itens. Que inclui coisas como Barras de ferro de construção.

Lembrem-se que existem entidades privadas que checam a inflação. Se duvida do governo podem usa-las. Existem 4 institutos que medem a inflação do país e uns tantos outros que medem a inflação de X estado ou Setor.

Governo desde a década de 90 perdeu o monopólio de calcular inflação.


Outra que imprimir dinheiro não gera automaticamente inflação.

O que realmente importa é o total de dinheiro circulando na economia e saindo dela.

Como dinheiro sai da economia?
-> Indo pro exterior sendo trocado por outra moeda.
-> Repondo moeda velha. (umas dezenas a centenas de milhões são queimados todos os anos ^^).
- > Impostos.

Por sinal o único lastro que existe hoje para moedas são os impostos! È a unica coisa que independente de vc ser rico, pobre, morando aqui ou nos EUA. Vc terá que pagar em reais. O governo brasileiro não aceita outra moeda.
Logo o próprio governo que imprime a moeda é o governo que controla a demanda.

Logo enquanto os gastos governamentais estiverem balanceados com os impostos que eles arrecadam a inflação nem pisca. Se imprimir +grana e cobrar +imposto ao mesmo tempo a balança de oferta x demanda continua a mesma e a inflação não reage.

Outra é pegar dinheiro de empréstimo. O Lastro nesse caso é o credor. Seja banco, instituição ou país que emprestou.

Apenas quando o governo empresta a si mesmo + Gasta o dinheiro na economia real que a inflação começa a agir.
Mas a queda da produção e demanda de produtos/serviços gerou um efeito Deflacionário na economia. Certos itens em falta como carne estão subindo mas a industria e comércio cairam no geral 15% em relação a janeiro de 2020. E o consumo +- nesse ritmo tb.

Brasil ta funcionando a 85% da capacidade. E isso gera uma forte queda de consumo.
Logo isso da margem pro governo gastar mais sem sofrer os malefícios inflacionários.
 
Ultima Edição:

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.516
Reações
33.031
Pontos
1.674
Aí, para chegar na meta os caras terminam de cagar o câmbio, estagnando ainda mais qualquer um que não seja exportador

Sem contar que esse "corta ou não corta" gera uma volatilidade do c***lho que destrói a economia real. No espaço de um mês importador pega câmbio a 5,80 e exportador a 4,90

(Não estou discordando da sua explicação, estou discordando da política adotada)
Em relação a política do guedes eu acho que ele exagerou na dose, deixou moeda exposta pra c***lho.

Não é exatamente ruim a moeda subir quando a inflação baixa assim, portanto que fique estável.
Ela ta super instável.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.441
Reações
91.026
Pontos
1.503
Eu suspeito ser ruim. Péssimo na verdade.
Tudo começou com a suspensão de impressão de notas de R$ 1,00 e moedas de R$ 0,01.
Ultimamente já vinham cunhando menos moedas de R$ 0,05, R$ 0,10 e R$ 0,25.

Agora autorizam criar uma nota de R$ 200,00. Logo (não tenho a menor dúvida) vão autorizar a de R$ 500,00 e vão cortar a produção da de R$ 2,00.
O Brasil já viu esse filme antes.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.844
Reações
31.772
Pontos
1.344
Eu suspeito ser ruim. Péssimo na verdade.
Tudo começou com a suspensão de impressão de notas de R$ 1,00 e moedas de R$ 0,01.
Ultimamente já vinham cunhando menos moedas de R$ 0,05, R$ 0,10 e R$ 0,25.

Agora autorizam criar uma nota de R$ 200,00. Logo (não tenho a menor dúvida) vão autorizar a de R$ 500,00 e vão cortar a produção da de R$ 2,00.
O Brasil já viu esse filme antes.

Moedas de 0,01 centavos pararam de ser cunhadas pq elas custam 0,05 a 0,10 centavos pra serem produzidas. Seu tamanho tb fazia maioria ser perdida ou nunca ser usada. Era realmente um contrassenso econômico produzi-la.

Notas de 1 real tb por esse motivo. Vários mas vários países largaram a moeda de valor 1.

A tendência é que moedas de 0,05 tb deixem de circular 1 dia. Ficando apenas 10-25-50 e 1 real.
A tentativa de plastificar o dinheiro eu não lembro pq foi largada, mas países como o Canada ainda usam dinheiro plastico.


A nota de 200 de fato não tem sentido. Considero o argumento fraco.

O argumento é Aumento da demanda de papel moeda devido as pessoas estarem estocando dinheiro. (Já estocaram 63 bilhões). Realmente, tal efeito é verificavel.
Eu e mta gente tb passamos a voltar a usar papel moeda pra evitar ter que ficar digitando na maquininha devido ao corona.

Mas é temporário, cabo corona vou voltar pro digital.
Logo não faz sentido torrar grana com notas de 200.

Particularmente sou defensor pra eliminar a nota de 100 reais.
E empurrar a toda digitalização. Pro governo faz completo sentido mesmo que tenha que investir $$$$.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Quando você acha em %s que tá a inflação deste ano?

Com as merdas no câmbio que fez o nosso papel virar quase papel higiênico, eu tô computando, até hoje, minha inflação pessoal (ou seja, o quanto os meus gastos cotidianos aumentaram) em 12,3% em apenas 7 FUCKING MESES.
Pois é.

Eu nunca tive reajuste de gastos sequer perto do que o governo divulgou como inflação oficial. É sesmpre muito acima.

Sempre achei isso uma piada de mau gosto.

Uma das muitas contabilidades criativas, elaboradas pelos melhores matemágicos para entreter a plebe.


A nota de 200 de fato não tem sentido. Considero o argumento fraco.

O argumento é Aumento da demanda de papel moeda devido as pessoas estarem estocando dinheiro. (Já estocaram 63 bilhões). Realmente, tal efeito é verificavel.

Como já foi dito, quem estoca dinheiro é justamente quem está aprovando essa medida. o valor da Calvin Klein vai dobrar no dia que es imprimir o primeiro lote de notas.

Essas notas daqui a pouco vão todas ter cheiro de cu.
 
Ultima Edição:

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Isso é pra um bloco específico de valores, no caso usado mais pra alugueis. Não contempla tudo.
Em 2015 a mesma bateu lá seus 11% acho.

Fora que 7,3% foi 2019, esse ano estamos ainda a 2,7%

No meu post eu falei IGP-M em 12 meses e não o de 2020...

Mas, enfim, considero o IGP-M o melhor índice p/ aproximar da inflação real pois tem grande interesse comercial por trás p/ que não tenha muita discrepância.

O cálculo para obter o IGP-M é feito por meio da média aritmética ponderada de outros três índices de preços, que são:

Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M) – 60%;

Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) – 30%;

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) – 10%.

É bem completo.

vc está absolutamente certo em calcular a sua inflação pessoal.

e aí só cortando na carne mesmo, pq díssidio (ser for celetista) deve vir na faixa de 2-3%.

"Nos contratos do QuintoAndar que fazem aniversário no mês de julho de 2020, o reajuste de aluguel será de 7,31%, de acordo com o IGP-M de junho de 2020. "
isso pq aluguel não depende de dólar ... como justificar esse aumento ?

no Brasil a economia é totalmente dependente do vai-e-vem da política, não existe investimento em indústria, em infra, em gerar valor.
não duvido que ano que vem o Guedes caia e comece a manipulação pra baixar o dólar, visando as eleições de 2022.

O problema é que o IGP-M "do aluguel" engloba uma porrada de outros parâmetros que nada tem a ver com o aluguel, mas, sim com o custo de vida. Por isso que tá alto assim.

Tá tudo subindo em dólar. Nossa economia é extremamente dolarizada. Não tem como acreditar em deflação com dólar a R$5,50...

Moeda +alta facilita crime organizado.
Pq crimes ocorrem em notas e elas ocupam cada vez menos espaço.

Logo antes vc levava 50mil numa mala, agora pode levar 100mil.
E não, não é brincadeira.

Pessima decisão. Pra mim eu baixava todas as notas pra 50 reais o máximo de maneira a incentivar ainda mais a digitalização da economia no interior do país e ao mesmo tempo dificultar a vida do crime organizado.



Quanto a inflação.

Não, governo não ta maquiando a inflação.
vcs tem que parar de interpretar inflação pessoal, alimentícia, médica, etc com inflação de país.
Inflação do país usa uma cesta de mais de 2 centenas de itens. Que inclui coisas como Barras de ferro de construção.

Lembrem-se que existem entidades privadas que checam a inflação. Se duvida do governo podem usa-las. Existem 4 institutos que medem a inflação do país e uns tantos outros que medem a inflação de X estado ou Setor.

Governo desde a década de 90 perdeu o monopólio de calcular inflação.


Outra que imprimir dinheiro não gera automaticamente inflação.

O que realmente importa é o total de dinheiro circulando na economia e saindo dela.

Como dinheiro sai da economia?
-> Indo pro exterior sendo trocado por outra moeda.
-> Repondo moeda velha. (umas dezenas a centenas de milhões são queimados todos os anos ^^).
- > Impostos.

Por sinal o único lastro que existe hoje para moedas são os impostos! È a unica coisa que independente de vc ser rico, pobre, morando aqui ou nos EUA. Vc terá que pagar em reais. O governo brasileiro não aceita outra moeda.
Logo o próprio governo que imprime a moeda é o governo que controla a demanda.

Logo enquanto os gastos governamentais estiverem balanceados com os impostos que eles arrecadam a inflação nem pisca. Se imprimir +grana e cobrar +imposto ao mesmo tempo a balança de oferta x demanda continua a mesma e a inflação não reage.

Outra é pegar dinheiro de empréstimo. O Lastro nesse caso é o credor. Seja banco, instituição ou país que emprestou.

Apenas quando o governo empresta a si mesmo + Gasta o dinheiro na economia real que a inflação começa a agir.
Mas a queda da produção e demanda de produtos/serviços gerou um efeito Deflacionário na economia. Certos itens em falta como carne estão subindo mas a industria e comércio cairam no geral 15% em relação a janeiro de 2020. E o consumo +- nesse ritmo tb.

Brasil ta funcionando a 85% da capacidade. E isso gera uma forte queda de consumo.
Logo isso da margem pro governo gastar mais sem sofrer os malefícios inflacionários.

Olha, me desculpa, mas não faz sentido o que você disse sobre inflação do país.

Eu sei o que compõe o IPCA e 90% do que ali está não importa pra mim.

Você investe? Se investe, você adota como meta vencer a inflação (IPCA) que te mostram? Sinto lhe informar, mas, você, provavelmente, deve estar perdendo dinheiro.

Eu não moro em Capitais. Eu não tenho filhos. Eu não construo nada. Eu já tenho apto quitado. Eu já tenho CNH (já viu que até isso entra no índice?). Já fiz faculdade. Já viu que os índice de BH e SP são os que mais pesam? Eu nem moro perto desses locais.
Pra quê utilizar o valor desse items pra pautar minha inflação?
Novamente, não faz sentido nenhum o que você disse.

Se a inflação do IPCA tá mostrando 4,5% e a minha pessoal foi 12,5% eu devo acreditar que tá tudo bem? Que o meu custo de vida básico não foi alterado?

Em tempo, o que eu computo, mensalmente:

  • Preço da gasolina nas 3 bandeiras, o mais barato, usando a mediana de 10 em 10 dias; (uso o Waze p/ isso).
  • Preço do kWh;
  • Preço do m³ da água e gás;
  • Preço da cesta básica nos supermercados que eu vou e das marcas que eu compro (usando a mediana)
  • Preço do meu plano de celular;
  • Preço do meu plano de TV;
  • Preço dos serviços de assinaturas digitais.

Só. É o que eu considero básico pra me manter.
 

UmCaféPorFavor

Habitué da casa
Mensagens
101
Reações
381
Pontos
63
Se vocês fossem gringos e no meio de uma pandemia+crise econômica em escala global vissem um país com sérios problemas financeiros criando uma cédula de maior valor.
O que pensariam?

Eu pensaria, de cara, em preços elevados + produção insana de cédulas, logo, inflação descontrolada.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.844
Reações
31.772
Pontos
1.344
Como é calculado a inflação.

Como o IPCA é calculado?
O IPCA é calculado mês a mês, através de uma pesquisa de preços levantada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela é realizada em estabelecimentos comerciais, domicílios, com prestadores de serviços e concessionárias de serviços públicos.

O período de coleta do IPCA ocorre entre o 1º e o 30º (ou 31º) dia de cada mês. O objetivo é identificar, por meio do levantamento, os preços cobrados efetivamente ao consumidor, em pagamentos à vista.

Mas quais são os produtos e serviços que o índice leva em consideração?

Bem, o IPCA considera as seguintes categorias: alimentação e bebidas, artigos de residência, comunicação, despesas pessoais, educação, habitação, saúde e cuidados pessoais, transportes e vestuário.

Cada uma possui um peso diferente no cálculo, conforme você pode observar nas porcentagens abaixo, informadas pelo IBGE.

  • Alimentação e bebidas (23,12%)
  • Artigos de residência (4,69%)
  • Transportes (20,54%)
  • Comunicação (4,96)
  • Despesas pessoais (9,94%)
  • Habitação (14,62%)
  • Saúde e cuidados pessoais (11,09%)
  • Vestuário (6,67%)
  • Educação (4,37%).
Tais itens ainda são divididos em outros subitens. Ao total, o IPCA mede as variações de preços de 465 subitens alocados dentro dessas categorias.


Outras taxas de inflação
Conforme frisamos anteriormente, o IPCA não é o único índice que aponta a inflação no país. Há outros indicadores que se distinguem pelo período da coleta, pelo público abrangido ou mesmo pela cesta de produtos analisada.

Confira, abaixo, outros medidores dos preços no Brasil:

IGP-M
O IGP-M, sigla para Índice Geral de Preços do Mercado, é monitorado mensalmente pela FGV e foi apresentado pela primeira vez em novembro de 1947.

Ele registra a inflação de preços variados, desde matérias-primas agrícolas e industriais até bens e serviços finais.

Tal indicador é bastante usado na correção de aluguéis e tarifas públicas, como conta de luz.

Ele abrange todas as faixas de renda. Os preços que compõem o IGP-M são coletados entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês atual (ou mês de referência).

INPC
O INPC, sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor, também é um indicador de inflação calculado mensalmente pelo IBGE.

Ele considera praticamente os preços dos mesmos setores que o IPCA. Mas, então, qual a diferença?

A principal distinção entre o IPCA e o INPC é o público abrangido. O INPC considera famílias com renda de até 5 salários mínimos mensais.

Outros indicadores
Existem, ainda, outros indicadores de inflação. Podemos citar, por exemplo, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal).

Levantado pela FGV a cada quatro semanas, ele abrange produtos relacionados à alimentação, vestuário, habitação, saúde, educação, transporte e outras despesas nas capitais brasileiras, referentes a famílias com renda de até 30 salários mínimos.

O IPV, Índice de Preços no Varejo, é um indicador elaborado a partir de dados do IBGE e verifica as variações dos preços no mercado varejista.

Já o IPC-Fipe (Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo), calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, avalia o custo de vida para famílias paulistanas com renda de 20 salários mínimos.

E esses são apenas alguns dos indicadores inflacionários existentes.


Abaixo vc tem a lista completa do IPCA de 2016.
https://br.advfn.com/jornal/2016/07...ados-para-elaboracao-do-ipca-de-junho-de-2016

Alguns itens.
-> Açai
-> Coco ralado
-> Revestimento de piso & parede
-> Areia
-> Flores naturais
-> Cueca
-> Saia
-> Bermudas
-> Estacionamento
-> Analgésicos
-> Fralda
-> Manicure
-> costureira
-> Fotocopia
-> Streaming (Adicionado em 2019)
-> Motorista de aplicativo (Adicionado em 2019) .

67 itens dessa lista de 2016 foram retirados
59 adicionados.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.230
Reações
10.930
Pontos
503
Já não tava feio? Piorou?

Em resumo, eu diria que mais do que piorou a relação do governo com a sociedade em geral - sim, incluindo todas camadas sociais junto ao empresariado.

Quando o governo não transparece a confiabilidade, a tendência é a economia como um todo não responder bem com a mesma confiança que o governo espera.


Posso enumerar alguns dos milhares fatos incorridos naquele país:

  1. governo com a intenção de apropriar bens privados e corporativos;
  2. não mostra a devida preocupação com o mercado de todos níveis (primário ao terciário), salvo engano alguns setores indispensáveis;
  3. repressão e opressão de quem fura a medida sanitária imposta pelo governo, coisa que um juiz e um casal de engenheiros iriam sofrer amargamente (as vezes com razão);
  4. praga de gafanhotos nas lavouras e demais agriculturas, prejudicando a já combalida produtividade agrária;
  5. mais uma vez deu calote aos credores, como sempre provando que foi péssima ideia a retomada "kinchernista" ao poder;
  6. a criação de novas cédulas monetárias, que ainda por cima nao está circulando como deveria pelo fato das casas da moeda estarem paralisadas enquanto muitos cidadãos precisam sacar. A justificava das companhias é que boa parte do quadro funcional testara positivo.
Tudo isso que citei, lembrando que são alguns dos milhares problemas que aquele país está enfrentando, contribuíram para investidores repensarem a estratégia, tanto que algumas das companhias migraram pra cá como plano B, com probabilidade que seja plano A (alta prioridade para médio a longo prazo). Outra razão que leva a crer o mal desempenho é o S&P rebaixar a classificação CC para D (o Brasil ainda permanece em BB-). Ou seja, em função de dar calote nos credores é que dificilmente podemos esperar algo bom nesse país, a menos que consiga parceria com a China para agropecuária, ainda em processo de negociação.



Então... Se aqui já tá difícil, não precisa imaginar o bastante da situação por lá. Possivelmente mais um triste exemplo do que o bolivarianismo tem por modelo diante da sociedade capitalista.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo