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(Brasil - um país que valoriza a própria história #sqn) Ícone da história aeronáutica mundial, avião Douglas DC-3 da Varig é demolido no Inveja.

Rafa - Él

Lenda da internet
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Avião que pertenceu à Varig é destruído no aeroporto do Galeão

Modelo da aeronave se popularizou nos anos 1930 e 1940 e também foi usado na Segunda Guerra Mundial




Um avião do modelo Douglas DC-3, que já pertenceu à Varig — que chegou a ser a maior companhia aérea do país — e ficou conhecido como “Douglinhas”, foi destroçado nesta sexta-feira (31), em um hangar no RIOgaleão (Aeroporto Internacional Tom Jobim), na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. O modelo da aeronave se popularizou nos anos 1930 e 1940 e também foi utilizado na Segunda Guerra Mundial.


A aeronave, de matrícula PP-VBF, chegou a ficar exposta por cerca de 30 anos no Aterro do Flamengo, na Zona Sul da capital fluminense. Os modelos DC-3 operaram pela Varig em linhas nacionais e internacionais por cerca de 25 anos, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas. A companhia aérea chegou a ter 49 aviões desse tipo. O último voo do DC-3 aconteceu em agosto de 1971.

Parte do motor da aeronave Douglas DC-3, modelo histórico da Varig. O avião era o mesmo que ficou exposto ao longo de dez anos no Aterro do Flamengo Foto: Reprodução / WhatsApp
Parte do motor da aeronave Douglas DC-3, modelo histórico da Varig. O avião era o mesmo que ficou exposto ao longo de dez anos no Aterro do Flamengo Foto: Reprodução / WhatsApp
A Varig foi a primeira companhia aérea do Brasil. Fundada em 1927, a Viação Aérea Rio Grandense teve reconhecimento internacional, tornando-se uma das maiores companhias aéreas entre as décadas de 1960 e 1980. A crise financeira da Varig começou nos anos 2000, quando a companhia começou a vender empresas que pertenciam ao grupo, como a Varig Log.

Em 2005, a Justiça aceitou o pedido de recuperação judicial da Varig, que durou até 2009, ano também do último voo comercial feito pela empresa. A pedido dos administradores da massa falida, a Justiça brasileira decretou a prisão da empresa em 2010.

As imagens do avião “picotado” viralizaram nas redes sociais. Em uma das fotos, é possível ver uma retroescavadeira destruindo a aeronave. João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, fez um post sobre o caso em sua conta do Twitter e disse:

"Hoje cometeram um crime contra a memória aeronáutica do Brasil: o lendário Douglas DC-3 que estava na entrada do antigo hangar da Varig no galeão foi picotado por um trator, ninguém soube o motivo de tamanho desatino”.

Restos da aeronave Douglas DC-3, que foi foi restaurada pela Varig na década de 1980 Foto: Reprodução / WhatsApp
Restos da aeronave Douglas DC-3, que foi foi restaurada pela Varig na década de 1980 Foto: Reprodução / WhatsApp
O baterista é pesquisador sobre a Segunda Guerra Mundial, filho de ex-combatente e se tornou referência no assunto. Barone é autor do livro 1942: O Brasil e sua guerra quase desconhecida. O músico contou que a notícia caiu como uma bomba nos grupos de WhatsApp compostos de entusiastas da aeronáutica e da História.

"Esse avião tinha uma importância sentimental muito grande, quando foi desativado, ficou exposto no aterro do Flamengo. Foi destruído porque ninguém se interessou pelo avião e acharam mais barato destruir do que levar para outro lugar. Mesmo com a aeronave comprometida, a questão é a história agregada à máquina, que teve seu valor. Esses aviões vieram aos montes e mostram o desenvolvimento da aviação no Brasil."

Barone opinou que a destruição do avião significa também a destruição da história do país:

"É uma coisa lamentável e uma pequena mostra de como a gente vê o pouco-caso que dão para a história do país, ninguém está ligando para a memória, que vai se perdendo".

Avião Douglas DC-3, da Varig, no Aterro do Flamengo: pessoas fazem fila para visitar o interior da aeronave (02/10/1971) Foto: Rubens Fonseca / Agência O Globo
Avião Douglas DC-3, da Varig, no Aterro do Flamengo: pessoas fazem fila para visitar o interior da aeronave (02/10/1971) Foto: Rubens Fonseca / Agência O Globo
Procurada, a assessoria do RIOgaleão, responsável pela administração do aeroporto, disse que a aeronave estava localizada em uma área cedida pela concessionária, portanto, não há gerência da administração no caso.


“A EX Aviation Center, responsável pela massa falida da Varig, conduziu todo o processo de remoção. Mais esclarecimentos devem ser feitos com os responsáveis pela massa falida da empresa”, afirmou a nota. O administrador judicial da Varig é o escritório Nogueira & Bragança Advogados Associados.

A reportagem procurou a empresa EX Aviation Center e o escritório de advocacia, que não responderam até a publicação.


Entidade vinculada a CUT afirma que preservação do DC-3 é saudosismo

Em nota Fentac aponta que custo de manutenção não era justificado tendo em vista passivo trabalhista da extinta empresa aérea


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pp-vbf_finish_free_big.jpg

Destroços do PP-VBF, um dos únicos DC-3 remanecentes da frota da Varig que estava preservado
Após a comoção envolta na destruição do DC-3 da Varig (PP-VBF) que ficava exposto na área industrial do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, a FENTAC (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), entidade ligada a CUT (Central Única dos Trabalhadores), emitiu uma nota afirmando que a preservação do avião não passava de mero saudosismo.

A Fentac afirma que a prioridade do poder público e da massa falida é o pagamento das dívidas trabalhistas da extinta Varig, que acumulam mais de R$ 500 milhões desde a falência da companhia, ocorrida em agosto de 2010. Além disso, a massa falida deve outros R$ 4 bilhões ao fundo de pensão AERUS, que reúne trabalhadores das extintas Varig, Vasp e Transbrasil.
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“Com isso, o custo de manter uma aeronave antiga e corroída, pagando valores altíssimos, por mero saudosismo é violentar os próprios trabalhadores da VARIG que ainda aguardam para receber integralmente suas verbas trabalhistas”, afirma trecho da nota emitida pela Fentac.
A entidade ainda afirma que não havia justificativa para manter a aeronave do Galeão, visto que existe outro avião, o PP-ANU, em Porto Alegre, em exposição pública. “É bom lembrar que há uma aeronave da Varig, idêntica, no aeroporto de Porto Alegre. A aeronave do Sul está restaurada e aberta para visitações”, informa a Fentac.

A destruição do avião de 76 anos, considerado um dos maiores símbolos da aviação, gerou extrema comoção nos meios aeronáuticos. A AERO Magazine ainda apura os reais motivos do desmonte do avião, assim como a forma como foi conduzido o processo.
Abaixo a nota da Fentac na íntegra:
Nota sobre: A destruição do avião da VARIG no hangar do Galeão

A VARIG deve mais de 500 milhões em verbas trabalhistas, mais de 4 bilhões ao Fundo de Pensão, manter uma aeronave antiga e corroida, pagando valores altíssimos, é mero saudosismo
Circula na imprensa imagens da destruição de um antigo avião DC-3 da Varig e inúmeras críticas à atitude dos gestores da Massa Falida e à decisão do Poder Judiciário autorizando a destruição.
O avião DC-3 da VARIG, que apresentava corrosão em 100% de seu revestimento externo, foi destruído por autorização judicial após pedido da massa falida da VARIG, que se viu em uma encruzilhada imposta pela administradora do aeroporto Galeão, onde o avião estava estacionado.
Com a cobrança do espaço que tal avião estava utilizando, a massa falida buscou solucionar o problema com o menor custo, inclusive o ofertando para o Museu Aeroespacial (MUSAL). Após a recusa, o alto custo para manter tal avião parado levou a massa falida a requerer autorização do Poder Judiciário para destruir a aeronave.
É bom lembrar que há uma aeronave da VARIG, idêntica, no Aeroporto de Porto Alegre. A aeronave do Sul está restaurada e aberta para visitações, conforme se pode verificar pelo site www.varigexperience.com.br.
No entanto, o que deve ser destacado nesse momento de saudosismo é que o maior patrimônio da VARIG não era seus aviões. Eram seus funcionários, sua tripulação, seus mecânicos e seus aeroviários. Essas pessoas é que criaram e desenvolveram esse apreço pela imagem da empresa Varig.
Apesar de mais de 2 mil óbitos, mais de 10 mil trabalhadores da Varig ainda estão vivos e, necessário lembrar, não receberam suas verbas rescisórias quando do encerramento das atividades da Empresa.
Esse “patrimônio” da VARIG está sendo destruído diariamente a cada falecimento.
Dessa forma, em um cenário de falência da empresa, por mais importante e representativa que possa ser, a preocupação da massa falida deve ser pagar os trabalhadores em primeiro lugar.
A VARIG deve mais de 500 milhões de reais em verbas trabalhistas não pagas ao seu principal “patrimônio”. A VARIG deve mais de 4 bilhões de reais para o Fundo de Pensão que a empresa participava (AERUS), o qual deveria garantir uma aposentadoria para seus trabalhadores.
Com isso, o custo de manter uma aeronave antiga e corroída, pagando valores altíssimos, por mero saudosismo é violentar os próprios trabalhadores da VARIG que ainda aguardam para receber integralmente suas verbas trabalhistas.
Portanto, a destruição do DC-3 da Varig, corroído e sem qualquer capacidade de utilização, não é um atentado à nossa história. Como já dito, existe um similar em Porto Alegre aberto para visitações. Porém, quem deseja mesmo reviver os tempos da “Varig” procure um funcionário da época. Ele contará sobre a dedicação dos trabalhadores para erguer uma empresa referência mundial e respeitada no mundo inteiro.
Por essa razão, o entendimento da Massa Falida e a decisão do Poder Judiciário estão corretos, pois buscaram extinguir os custos gerados pela manutenção do avião. O que se deve buscar nesse cenário de falência é a restauração, dentro do possível, da dignidade dos trabalhadores, mediante o pagamento das verbas rescisórias ainda devidas e de valores para o Fundo de Pensão. Após tal restauração pessoal, se poderá pensar na necessidade de restaurar outras aeronaves da VARIG.




 

mfalan

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Bom o museu da aviação da TAM foi pro saco a uns 4 anos atrás.
 


Odin Games

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Vi essa notícia no mesmo dia que aconteceu essa desgraça, e fiquei com muita raiva...

O brasileiro não sabe preservar sua história mesmo... Eu tenho uma história com um avião desses, pois a uns 15 anos atrás tinha um avião desses ainda voando na minha cidade, que era o último DC-3 que ainda voava no Brasil, e na época fiquei louco para voar nele, pois ele fazia voos panorâmicos pela minha cidade, só que infelizmente não tive condições de fazer esse passeio, pois era meio caro para mim na época, até que um dia ele foi vendido para uma pessoa de SP e não pude mais realizar esse sonho...

Só que a uns 5 anos atrás uns pilotos e entusiastas resgataram um DC-3 que estava abandonado aqui na minha cidade, que era do finado museu da Varig que está abandonado desde que a Varig faliu, e esse avião ficou por anos abandonado se deteriorando do lado do aeroporto da minha cidade, até que esses benditos caras resolveram resgatar ele e restaura-lo, e depois coloca-lo exposto num shopping quase do lado onde ele estava, e ele está até hoje exposto no mesmo lugar e aberto a visitação... Mas logo depois que ele foi exposto na mesma hora quis visitar ele, e finalmente pude entrar dentro de um DC-3, pois sempre admirei esses aviões...

105005

Esse dia foi incrível para mim, pois achava que nunca iria entrar num avião histórico desses, eu pude entrar até na cabine dele, ao menos esse avião foi resgatado, mas infelizmente a maioria dos brasileiros não sabem preservar e não dão o mínimo valor a história, fiquei realmente muito triste em ver esse outro avião sendo despedaçado, muitos fãs dele estão muito revoltados, e pior que não foi só ele que teve um fim trágico, vários outros também tiveram, como os 707 históricos da FAB, um deles era o famoso sucatinha que era um avião presidencial antes do famoso AeroLula, que podia ter virado um monumento e aberto a visitação, mas os animais resolveram picotar ele, mesmo ele ainda tendo condições de Voo...
 

EgonRunner

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detalhe, segundo o wikipedia, ja existem Douglas C-3 em dois museus, um particular e outros expostos.
não é como se só existisse um único modelo e que foi destruído.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_aeronaves_do_acervo_do_Museu_Aeroespacial

Hoje em dia existe um Douglas DC-3, de propriedade do empresário Arruda Botelho, voando no Brasil. Existem alguns outros exemplares em exposição no Brasil, entre eles no Museu Aeroespacial, na entrada da antiga VEM (Varig Engenharia e Manutencao, atual TAP Manutenção e Engenharia Brasil) na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e no Museu da Tecnologia em São Paulo.

Um DC-3 de matrícula PP-ANU, foi exposto durante décadas no extinto museu da Varig em Porto Alegre, quando o museu encerrou suas atividades. O mesmo foi abandonado e agonizou ao tempo durante anos, hoje restaurado, encontra-se em exposição ao lado do aeroporto (SBPA) Salgado Filho em Porto Alegre no Shopping Boulevard Laçador, é possível visitar também o interior da aeronave em datas pre-estabelecidas.

Outro exemplar que chama a atenção de turistas, é um Douglas DC-3 exposto ao ar livre em uma praça na cidade de Canarana – MT, avião é do tipo Douglas C-47-5-DK, conforme especificações da época, com número de série 12.303.

Existe um outro avião Douglas DC-3 na cidade de Alta Floresta MT em exposição na Praça da Cultura da cidade.
 
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Hoitoessinkuentayceiz

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na boa, mimimi demais.

a maioria não deu a mínima durante 30 anos enquanto o avião estava abandonado e agora quer pagar de revoltadinho no facelixo.

É porque com certeza cada um que tá manisfestando sua grande revolta doava uns 500 talkeis por mês pra manter o avião lá.

Concordo com a preservação de acervo histórico, mas na verdade ninguém quer pagar o custo.

personagem 1: "Alguém tem que manter isso, é histórico!"
personagem 2: Custa 10 mil por mês, vc ajuda?
personagem 1: (silêncio....)
personagem 1: "Esse país de m**** não tem memória"
 

Ares1521

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Se bota para leilão certamente algum empresário rico iria comprar, fazer a manutenção e utilizar para atrair público... mas não, os caras só perguntaram para o museu se queria, como não queria, destruiram!

No próprio vídeo do Lito ele fala de um caso que foi mais ou menos assim, vaquinha online e reformaram um outro avião histórico, é que os fdps preferem destruir do que admitir que o poder público é inútil e precisa do privado, ai nem tentam, só destroem e boa, tacasse no mercado livre alguém comprava ele e problema resolvido.
 

Odin Games

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O problema todo nisso ai é que esse avião ai não era qualquer avião, existem muitas aeronaves abandonadas em vários aeroportos pelo Brasil, mas esse era um avião histórico, participou até da segunda guerra mundial, acho que por isso que a revolta foi maior ainda, fora que muita gente é apaixonada por esse modelo de avião, pois ele foi muito importante na história da aviação...

Não acredito que seja tão caro assim preservar um avião desses, o que realmente deve custar muito caro, uma fortuna até, com certeza seria a restauração de um avião desses, isso sim custaria muito caro, mas para manter ele acho que uma limpeza de tempos e tempos e uma revisão pelo menos uma vez por ano na fuselagem acredito que não custaria tão caro assim, ainda mais se o avião não voa mais.

O tal PP-ANU que foi citado aqui é o mesmo avião que visitei em 2015, esse avião era do museu da Varig e voou até 1971, depois ele foi aposentado e foi trazido para Porto Alegre para fazer parte do Museu da Varig, e ele foi preservado e se encontrava em boas condições até a falência da Varig em meados de 2006, só que depois disso o museu e este avião foram completamente abandonados, e o avião ficou abandonado até ficar nesse estado:



Por quase 10 anos esse avião ficou abandonado se deteriorando, muita gente sofria ao ver esse avião ficar nesse estado, pois ele ficou mais de 30 anos exposto no Museu da Varig e muita gente conhecia ele, eu mesmo sempre que ia visitar uns parentes meus em uma cidade aqui do lado sempre passava por esse avião, e achava até que ele ainda voava quando eu era criança de tão bem preservado, mas depois ele ficou nesse estado deplorável até que algumas boas almas conseguiram resgatar ele e restaura-lo, hoje ele se encontra em um shopping praticamente do lado de onde ele estava, a poucos metros de onde estava apodrecendo, e pelo menos uma vez por semana ele é aberto para visitação interna, fiquei muito feliz quando pude entrar nele, ele tem até um site:


Pelo menos alguns desses aviões foram preservados, como esse que postei, quando fui visitar esse avião vi a felicidade de muitas pessoas que nunca entraram num avião na vida, e puderam fazer isso de graça. Eu queria mesmo era ter voado nesse aqui quando ele fazia voos panorâmicos na minha cidade, infelizmente isso não pode mais ser realizado, mas ao menos entrei no PP-ANU que queria ter chegado perto dele desde criança.

 

BenitoTratorista

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O PP-VBN (Ex PT-KZG) que o @Odin Games citou aí em cima voou durante algum tempo aqui no RS. fazendo voos panorâmicos por um preço razoavelmente acessível, e eu tive duas oportunidades de voar nele e perdi. Um dos meus grandes arrependimentos como entusiasta da aviação. Até onde eu soube, pertencia a um grupo de ex-comandantes da Varig, que depois venderam a um particular que guardou e preservou numa fazenda em Mococa-SP, teoricamente em condições de voo.

51042_1422033662.jpg
 

Odin Games

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O PP-VBN (Ex PT-KZG) que o @Odin Games citou aí em cima voou durante algum tempo aqui no RS. fazendo voos panorâmicos por um preço razoavelmente acessível, e eu tive duas oportunidades de voar nele e perdi. Um dos meus grandes arrependimentos como entusiasta da aviação. Até onde eu soube, pertencia a um grupo de ex-comandantes da Varig, que depois venderam a um particular que guardou e preservou numa fazenda em Mococa-SP, teoricamente em condições de voo.

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Pois é cara, também tenho um imenso arrependimento de não ter aproveitado enquanto esse avião estava por aqui, pior que tive tempo de fazer esse voo panorâmico, mas acabava adiando e um dia ele foi vendido e não tive mais chance... :ksnif

Curiosamente esse avião nunca pertenceu a Varig, mas uma vez ela auxiliou na restauração desse avião, e depois disso ele passou a ter as cores dela, essa foto ai é antes da restauração dele. Apesar de não ter voado nesse avião, ao menos consegui entrar no PP-ANU, você já conseguiu visitar ele? Se não aproveite que ele ainda está lá no Boulevard Laçador, quando vê um dia tiram ele de lá e você perde essa chance também... :klol
 

PocketCrocodile

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O Brasileiro ta cagando fortão pra sua própria história até aparecer alguma pessoa estrangeira no twitter dizendo "feao esse avião ai"
Dai o Brasileiro vai lá batalhar pra ganhar Lacroscore
 

BenitoTratorista

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Curiosamente esse avião nunca pertenceu a Varig, mas uma vez ela auxiliou na restauração desse avião, e depois disso ele passou a ter as cores dela, essa foto ai é antes da restauração dele. Apesar de não ter voado nesse avião, ao menos consegui entrar no PP-ANU, você já conseguiu visitar ele? Se não aproveite que ele ainda está lá no Boulevard Laçador, quando vê um dia tiram ele de lá e você perde essa chance também... :klol
Ainda pretendo visitar o PP-ANU, e quero fotografar. Para quem sobe serra em direção a Bento Gonçalves, existe um outro DC-3 em exposição (Ex Varig PP-VBT) num posto de combustíveis, bem perto da entrada da cidade de Garibaldi. Este já bem descaracterizado, sem motores e sem acesso ao interior, mas que teve uma história interessante, por ter sido cedido pela Varig para as viagens de campanha do então candidato a Presidente Juscelino Kubitschek. Pela internet é possível encontrar várias fotos dele em serviço, cadernetas de voo e várias curiosidades, uma pena que não tenha sido tão preservado como alguns outros.

54113_1198638257.jpg
 

Odin Games

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Ainda pretendo visitar o PP-ANU, e quero fotografar. Para quem sobe serra em direção a Bento Gonçalves, existe um outro DC-3 em exposição (Ex Varig PP-VBT) num posto de combustíveis, bem perto da entrada da cidade de Garibaldi. Este já bem descaracterizado, sem motores e sem acesso ao interior, mas que teve uma história interessante, por ter sido cedido pela Varig para as viagens de campanha do então candidato a Presidente Juscelino Kubitschek. Pela internet é possível encontrar várias fotos dele em serviço, cadernetas de voo e várias curiosidades, uma pena que não tenha sido tão preservado como alguns outros.

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Não conhecia esse ai, já devo ter visto ele em algum lugar, mas não sabia que ele ficava aqui perto, aqui nesse blog conta a história dele e de outros aviões que ainda existem pelo Brasil:


Uma pena este estar nesse estado, tomara que ele seja restaurado algum dia, acho que ainda dá tempo...
 

Goris

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Tópico tinha que ter sido feito no Política e Religião, neguinho ia dizer umas verdades sobre o tema e sobre o grupinho "vai estudar" responsável pelo sucateamento.
 
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