O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Brasileiro não gosta de trabalhar?

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Praia, calor, futebol, carnaval, excesso de feriados... Tudo isso costuma virar argumento na boca de quem acha que os brasileiros não gostam de trabalhar. OK, pode até ser que não gostem mesmo - tanto quanto americanos e europeus. Afinal, no mundo inteiro, os índices de insatisfação com o emprego são altos. Nos EUA, por exemplo, o Bureau de Estatísticas do Trabalho estima que quase 67% dos trabalhadores acham "chato" ou "muito chato" aquilo que se veem obrigados a fazer para ganhar a vida. E nem por isso os americanos são considerados pouco afeitos ao batente.

Gostando ou não gostando daquilo que fazemos, o fato é que nós, brasileiros, trabalhamos mais do que se trabalha na maioria dos países desenvolvidos. E não é de hoje! Já na década de 1930, os EUA e a Europa Ocidental criaram leis fixando a jornada de trabalho semanal em 40 horas. O Brasil, por outro lado, manteve uma jornada de 48 - além de 12 horas extras permitidas por lei - até 1988, quando a Constituição foi alterada. Só então a jornada máxima passou para 8 horas diárias e 4 horas aos sábados - totalizando 44 semanais.

Na Alemanha, trabalha-se em média 38 horas por semana. Na França e na Espanha, menos ainda: 35 horas. Aqui no Brasil, a média é superior a 40 - para ser exato, 40,9 horas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) feita pelo IBGE em 2008. Embora a média seja menor que a jornada máxima prevista na legislação trabalhista, esse mesmo levantamento revelou que 1 em cada 3 brasileiros trabalha mais que 44 horas semanais. E que 1 em cada 5 vai além das 48 horas por semana.

"Enquanto a prática de horas extras é rigidamente controlada nas economias desenvolvidas, no Brasil é algo corriqueiro", diz o sociólogo Sadi Dal Rosso, da Universidade de Brasília (UnB). Os números comprovam. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 40% dos brasileiros fazem hora extra com regularidade - e o índice sobre para quase 50% no caso de empregadas domésticas, trabalhadores rurais e comerciantes.

O mito da preguiça nacional tem raízes profundas. Tão profundas que chegou a ser fomentado por um de nossos intelectuais mais importantes - o historiador Sérgio Buarque de Holanda. Em sua obra Raízes do Brasil (Companhia das Letras, 1997), ele culpa nossos colonizadores pela "indolência brasileira". Ao contrário dos anglo-saxões, os fidalgos portugueses seriam avessos à ideia de ganhar o pão com o próprio suor.



Suor e lágrimas No Brasil, a jornada de trabalho é longa. E o salário, curto


País - COREIA DO SUL Jornada semanal de trabalho (em horas) - 55
Salário mínimo mensal (em US$ *) - 904


País - BRASIL Jornada semanal de trabalho (em horas) - 40,9 **
Salário mínimo mensal (em US$ *) - 306


País - EUA Jornada semanal de trabalho (em horas) - 40
Salário mínimo mensal (em US$ *) - 1 257


País - ALEMANHA Jornada semanal de trabalho (em horas) - 38
Salário mínimo mensal (em US$ *) - Não há valor estipulado por lei


País - FRANÇA Jornada semanal de trabalho (em horas) - 35
Salário mínimo mensal (em US$ *) - 1 855


* Cotação de 11/10/2010.
** População ocupada de 16 anos ou mais.



A gente rala, e muito! Mais de 50% dos brasileiros vão além das 44 horas semanais de trabalho previstas em lei


JORNADA MÉDIA POR SEXO* (Semanalmente) Homens - 44 horas
Mulheres - 36,4 horas


JORNADA DE TRABALHO* Superior a 44 horas semanais - 33,7%
Superior a 48 horas semanais - 19,1%
Inferior a 35 horas semanais - 23,1%
Outras jornadas - 24,1%


REDUÇÃO DA JORNADA NOS ÚLTIMOS ANOS 1992 - 42,8 horas semanais
2008 - 40,9 horas semanais


* População ocupada de 16 anos ou mais.


http://super.abril.com.br/cotidiano/brasileiro-nao-gosta-trabalhar-681521.shtml
Fontes: IBGE (PNAD 2008); Dieese.
 


Tioboonmee

Bam-bam-bam
Mensagens
4.655
Reações
3.789
Pontos
319
eu gosto de trabalhar.
ao invés de escolher o serviço pra "ganhar dinheiro", escolhi uma profissão que me dá satisfação.

eu gosto mesmo é de viver feliz e realizado, e não fazer qualquer m**** só pelo dinheiro.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.427
Pontos
583
Brasileiro trabalha mais por que é mais burro. Tem preguiça de pensar e otimizar trabalho, prefere ficar enrolando do que fazer as coisas nas 8 horas que tem no dia, ao invés de dividir o trabalho pesado nas horas do dia, enrola e depois fica todo dia 2 horas a mais durante 1 semana para conseguir entregar aquilo que foi pedido há 3 meses atrás, não é assertivo, não sabe ter postura e se impor. Infelizmente tudo isso é consequencia da cultura e da politica economica, por que quem nao sabe se impor, ou tem medo de se impor, é pq tem medo de perder o emprego, geralmente tem medo de perder emprego nao pq é dificil de conseguir outro, mas pq sabe que com seu grau de ensino aliada a sua "vontade" de estudar e ir pra cima, vai ser um recomeço, e brasileiro tem sim, preguica de pensar e trabalhar. A pesquisa mostra o tempo que cada um fica em seu trabalho, nao quer dizer necessariamente que eles trabalham de fato.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.730
Reações
40.587
Pontos
1.053
O problema é que quase ninguém trabalha fazendo algo que gosta. Essa coisa de escolher profissão é pra poucos, e mesmo se vc escolhe uma e se qualifica, ninguém garante que haverão vagas e oportunidades pra vc.

O Brasil tem sim muito espaço pra quem quer trabalhar, mas pra quem quer trabalhar em qualquer coisa.
 

Nets

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.222
Reações
2.797
Pontos
1.104
EU não tenho problemas com meu trabalho, até gosto dele mas tenho certo problemas pra cumprir um horário certinho.
 

Tulius18

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.938
Reações
28.186
Pontos
1.359
Não existe trabalho ruim.
O ruim é ter que trabalhar.
-Madruga, Seu
 

Nets

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.222
Reações
2.797
Pontos
1.104
Brasileiro trabalha mais por que é mais burro. Tem preguiça de pensar e otimizar trabalho, prefere ficar enrolando do que fazer as coisas nas 8 horas que tem no dia, ao invés de dividir o trabalho pesado nas horas do dia, enrola e depois fica todo dia 2 horas a mais durante 1 semana para conseguir entregar aquilo que foi pedido há 3 meses atrás, não é assertivo, não sabe ter postura e se impor. Infelizmente tudo isso é consequencia da cultura e da politica economica, por que quem nao sabe se impor, ou tem medo de se impor, é pq tem medo de perder o emprego, geralmente tem medo de perder emprego nao pq é dificil de conseguir outro, mas pq sabe que com seu grau de ensino aliada a sua "vontade" de estudar e ir pra cima, vai ser um recomeço, e brasileiro tem sim, preguica de pensar e trabalhar. A pesquisa mostra o tempo que cada um fica em seu trabalho, nao quer dizer necessariamente que eles trabalham de fato.


Na maioria das vezes não funciona assim infelizmente, se eu otimizar o meu trabalho vou ficar com tempo livre e se eu ficar com tempo livre parece que eu não to trabalhando. Não tem essa de fiz o meu trabalho e já posso meter o pé. Pelo contrário, vão me dar o trabalho dos outros que não tão trabalhando.
 

acrea

Supra-sumo
Mensagens
509
Reações
1.008
Pontos
173
Era pro brasil estar em primeiro do ranking dos que mais trabalham se não fosse os funcionários públicos.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.427
Pontos
583
Na maioria das vezes não funciona assim infelizmente, se eu otimizar o meu trabalho vou ficar com tempo livre e se eu ficar com tempo livre parece que eu não to trabalhando. Não tem essa de fiz o meu trabalho e já posso meter o pé. Pelo contrário, vão me dar o trabalho dos outros que não tão trabalhando.


Concordo com você, por isso sou a favor de trabalhar 4 horas por dia, pq quem é qualificado de fato não precisa de 8 horas para fazer tarefas simples do dia a dia, e outra coisa, eu duvido que você trabalhe as 8 horas por dia de fato, ninguem aguenta cara, eu mesmo tem dia que chego mais cedo na empresa para nao pegar transito e vou embora mais tarde tambem para nao pegar transito, geralmente fico 10 horas na empresa, mas dessas 10 horas, eu trabalho no maximo 4 hora, e olhe lá. A vantagem da empresa que eu trabalho é que posso fazer home office as vezes, então quando não to com saco de ir pra empresa, ligo e falo que vou ficar de casa, aí sim o trabalho rende, mas a minha empresa só tem essa visão pq ela é gringa, empresa brasileira acha que quem faz home nao trabalha, é visão primitiva, e infelizmente o brasileiro BR mesmo vai ficar de sacanagem quando fizer home office, aqui mesmo tem uns que fazem isso, vc precisa falar com o cara e ele tá offline há 3 horas, ou seja, home office pra muitos é igual folga. Entendeu pq eu falo que brasileiro é burro? Eles podem e tem oportunidades de fazer a coisa andar de forma diferente, mas preferem tirar vantagem ao invés de fazer a coisa certa e melhor. Outra coisa, empresa que manda você fazer trabalho de outro só pq vc acabou o seu, é empresa que não tem uma estrutura organizacional bem definida, é empresa burra também, empresa bem estruturada não tem dessa, cada um tem seu papel e ponto, o que pode acontece é um ou outro oferecer ajuda, mas aí é de cada um, não uma obrigação. Eu falo isso pq aqui alguns setores tem mt isso, tenhos amigos no RH (terceirado, empresa HUE BR) a galera sempre tá cheia de trampo pq um fica empurrando pro outro, basta vc pedir algum reembolso ou atestado de algo, é um empura-empurra danado, já nos setores estratégicos e operacionais que possuem gerentes gringos, cada um faz a sua parte e a coisa anda que é uma beleza, claro, nao to defendendo gringo pq assim como tem br mt bom no que faz, tem gringo que tb é pior que macaco da nasa tentando colocar quadrado de madeira dentro do encaixe em forma de triangulo.

Muitas empresas BR estão se reestruturando e fazendo muita coisa legal, mas a grande maioria ainda não tem maturidade para otimizar seus processos para benefício do funcionário e consequentemente da propria empresa, ou não querem, pode ser pela diretoria estratégica mesmo, ou fazem isso pq sabem como é o pensamento da maioria dos brasileiros de tirar vantagem. Cara, eu acho uma m3rda quando falam do tal "jeitinho brasileiro", pra mim esse jeitinho é coisa de bandido, pilantra, vagabundo, o certo é certo e ponto, não tem essa de ponto de vista quando se trata de empresa, por mais que falem de moral e ética pelo mundo, a maioria das empresas possuem as mesmas linhas de raciocinio nesse ponto.
 

Brek

Bam-bam-bam
Mensagens
1.134
Reações
1.095
Pontos
203
Brasileiro também é o que mais usa facebook no trabalho. :ksafado

No mais, poucos gostam de trabalhar, mas precisam do dinheiro. Até se aposentarem e sentirem falta de trabalhar. :kzonzo
 

mlooborte

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.059
Reações
11.527
Pontos
1.024
Não gosto muito de trabalhar, mas também me incomodo de ficar muito tempo no ócio. O jeito é trabalhar com algo que gosta mesmo.
 

Jarcilow_

Veterano
Mensagens
645
Reações
759
Pontos
133
Eu acho que uma jornada maior que 30 horas semanais é anti produtiva, especialmente em se tratando de trabalhos essencialmente intelectuais.

Sou servidor público do Tribunal de Justiça do meu estado, minha jornada é 35 horas semanais (segunda a sexta do 12 às 19), como meu trabalho é essencialmente intelectual, é praticamente impossível produzir as minhas sete horas diárias ininterruptamente. Se fosse 5 ou 6 horas, acho que eu faria o mesmo tanto de trabalho, e sairia muito mais barato pro estado, principalmente na parte estrutural (equipamentos, gastos com energia elétrica).

Mas se eu falar isso pra qualquer um dos meus amigos advogados, que trabalham 12 horas por dia por salários de miséria, eles falam que eu sou funcionário público e, logo, sou vagabundo :klolz
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.181
Reações
172.316
Pontos
2.599
produto_Foto1_749740.jpg

frase-nao-ha-nada-mais-trabalhoso-do-que-viver-sem-trabalhar-seu-madruga-162947.jpg
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
A pergunta mais correta é...

Alguém gosta de trabalhar (+ Seu Madruga) ?

Eu gosto de trabalhar, aliás, cada dia gosto mais.

Sou programador, claro que mais de 50% do tempo eu passo fazendo tarefas que não me desafiam e só estressam.
Lidar com ego das pessoas também é um ônus difícil onde trabalho.
Também não gosto da maneira como os outros trabalham...

Meu foco é na qualidade do projeto, incluindo pós entrega. A mentalidade hoje em 98% dos projetos de TI é: entrega no prazo, o resto f**a-se. (Aí não dá 1 mês começa a aparecer problemas no software, que já no go-live era um lixo.

Enfim, dá pra ver que não sou feliz trabalhando. Mas gosto de desafios, gosto de problemas complexos de resolver, coisas diferentes, não dá pra ter isso o tempo todo, no fim a parte ruim de trabalhar ultrapassa mais de 80% do meu tempo na empresa.

Enfim, não é TÃO ruim assim, claro que se eu conseguir montar minha própria empresavou ter o "trabalho dos sonhos".


Falow!
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
E o fator "corpo-mole", onde entra? Do que adianta o brasileiro ter uma jornada de trabalho maior sendo que desta, boa parte é desperdiçada?

Por exemplo.: http://noticias.uol.com.br/internac...eis-dias-estrada-destruida-pelo-terremoto.htm

E aqui? Quanto tempo demoraria? Menos, já que brasileiro é muito trabalhador, e sua jornada é a uma das maiores do mundo?

A questão é, ninguém no Brasil tem mentalidade voltada para produção.
Todo mundo aqui no tópico só falou em "Jornada de trabalho", não em metas, o que seria ideal.

Se fizer tudo que precisava sua "carga horária" não importa... Só que qual empresário vai fazer isso? Apesar de estimular a qualidade do trabalho, ninguém vê assim. E obviamente muitas profissões não podem se encaixar neste modelo.
 

Guicicca90

Bam-bam-bam
Mensagens
8.715
Reações
5.823
Pontos
414
Brasileiro trabalha mais por que é mais burro. Tem preguiça de pensar e otimizar trabalho, prefere ficar enrolando do que fazer as coisas nas 8 horas que tem no dia, ao invés de dividir o trabalho pesado nas horas do dia, enrola e depois fica todo dia 2 horas a mais durante 1 semana para conseguir entregar aquilo que foi pedido há 3 meses atrás, não é assertivo, não sabe ter postura e se impor. Infelizmente tudo isso é consequencia da cultura e da politica economica, por que quem nao sabe se impor, ou tem medo de se impor, é pq tem medo de perder o emprego, geralmente tem medo de perder emprego nao pq é dificil de conseguir outro, mas pq sabe que com seu grau de ensino aliada a sua "vontade" de estudar e ir pra cima, vai ser um recomeço, e brasileiro tem sim, preguica de pensar e trabalhar. A pesquisa mostra o tempo que cada um fica em seu trabalho, nao quer dizer necessariamente que eles trabalham de fato.


então fera, faz o seguinte, tenha uma qualificação de no máximo ensino médio completo (que é a maioria da população) e arrume um emprego onde vc possa bater o pau na mesa, definir o seu horário e revolucionar o serviço com métodos geniais de produtividade, ai vc conta pra gente.
E tb gostaria de saber q empresas deixam o cara ficar de boa sem trabalhar a maior parte do tempo
 

Kroma

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.993
Reações
5.410
Pontos
989
Eu não gosto do meu trabalho! Mas nem por isso deixo de faze-lo da forma mais profissional possível!
Sou muito mais ficar o dia inteiro com a minha familia!
Cada vez q volto de um feriado prolongado, volto com uma má voltade terrível!
 

Lost Brother

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.503
Reações
28.200
Pontos
554
Eu gosto de trabalhar, aliás, cada dia gosto mais.

Sou programador, claro que mais de 50% do tempo eu passo fazendo tarefas que não me desafiam e só estressam.
Lidar com ego das pessoas também é um ônus difícil onde trabalho.
Também não gosto da maneira como os outros trabalham...

Meu foco é na qualidade do projeto, incluindo pós entrega. A mentalidade hoje em 98% dos projetos de TI é: entrega no prazo, o resto f**a-se. (Aí não dá 1 mês começa a aparecer problemas no software, que já no go-live era um lixo.

Enfim, dá pra ver que não sou feliz trabalhando. Mas gosto de desafios, gosto de problemas complexos de resolver, coisas diferentes, não dá pra ter isso o tempo todo, no fim a parte ruim de trabalhar ultrapassa mais de 80% do meu tempo na empresa.

Enfim, não é TÃO ruim assim, claro que se eu conseguir montar minha própria empresavou ter o "trabalho dos sonhos".


Falow!



Entretanto o mercado de TI num é uma fria ?.
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.775
Reações
9.485
Pontos
1.219
Eu gosto, mas acho que 6 horas de seg a sex já estava suficiente :coolface
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
E o fator "corpo-mole", onde entra? Do que adianta o brasileiro ter uma jornada de trabalho maior sendo que desta, boa parte é desperdiçada?

Por exemplo.: http://noticias.uol.com.br/internac...eis-dias-estrada-destruida-pelo-terremoto.htm

E aqui? Quanto tempo demoraria? Menos, já que brasileiro é muito trabalhador, e sua jornada é a uma das maiores do mundo?


Logico que há corpo mole!Se voce consegue trabalhar 8 horas sem pausa em um trabalho massante voce é um fenômeno.Se eu contar as horas que eu sou realmente produtivo no trabalho deve dar umas 4 horas por dia,mas vai falar isso pra aquele chefe com pensamento arcaico que é maioria por aqui!
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Acho que a carga horária de trabalho é pesada sim, mas também somos bem ineficientes no trabalho, quem é que nunca perdeu tempo tendo de esperar (muito) por coisas que dependia dos outros, e isso atrasava toda a produtividade de um dia às vezes. Fora isso tem os feriados nacionais/estaduais/municipais e emendas que vão comendo o tempo também.

Os outros países entenderam que não adianta deixar o funcionário plantado na empresa, se ele gasta muito tempo sendo ineficiente, mas pra diminuir a carga horária tem de melhorar a eficiência. Quem aqui não trocaria aquelas horas de trabalho que você fica olhando pro teto, esperando o trabalho desenrolar pra você dar continuidade, por mais tempo fora do trampo?

Principalmente porque pra maioria da população a pior parte com certeza ainda é o transporte, ir e vir nessa pocilga é uma calamidade pública.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Essas jornadas de trabalho são desumanas,acho que o ideal é ser no maximo 6 horas por dia.Entrar em um escritorio com um sol brilhando e sair de noite é triste demais :kcry
 

Wrex

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.042
Reações
15.624
Pontos
1.109
Entretanto o mercado de TI num é uma fria ?.

Há melhores, há piores...

Mercado é muito concorrido, mas profissional de qualidade e com conhecimento em certas tecnologias, com muito trabalho consegue chegar nos 6 / 7k perto dos 30... Mas tudo depende da tecnologia utilizada, e principalmente de contatos.


Se for pra indicar algo que dá dinheiro certo é SAP... Fez o curso já sai ganhando uns 6k...

Pra mim, nunca faltou emprego. Trabalho com SharePoint atualmente.
 
Topo Fundo