O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


...

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.858
Reações
62.936
Pontos
1.253
Missionários dekasseguis: como imigrantes brasileiros espalham o Evangelho no Japão
  • Juliana Sayuri
  • De Toyohashi (Japão) para a BBC News Brasil
23 setembro 2020
igreja cristã Sola Japan

CRÉDITO,REPRODUCAO/FACEBOOK
Legenda da foto,


Igreja cristã Sola Japan, que se dedica à evangelização de imigrantes e dekasseguis
De segunda a sexta-feira, a paulista Megume Uehara trabalha como operária em uma fábrica em Hamamatsu, na província de Shizuoka, a cidade com a maior concentração de imigrantes brasileiros no Japão. Nos fins de semana, a jovem de 28 anos viaja a Aichi, a província vizinha, para "pregar a palavra". Megume é missionária da igreja cristã Sola Japan, que integra desde 2014.


A primeira missão foi em Kikugawa (Shizuoka), em 2016. "Hamamatsu já tinha sido bastante evangelizada e, na época, ficávamos debaixo de chuva ou de sol de 40 graus, mas as portas não se abriam mais, os outros não paravam para nos ouvir nas ruas ou nas suas casas. Oramos a Deus para pedir uma cidade nova para evangelizar. E descobrimos Kikugawa", lembra.
Megume e outros missionários viajavam para a cidade às noites de sexta-feira para bater às portas das casas de brasileiros e convidá-los a participar da igreja. Ao longo dos sábados, eles organizavam "células", pequenas unidades para estudar a Bíblia. Nas manhãs de domingo, realizavam cultos. "A igreja de Kikugawa se estruturou e reuniu muitos discípulos. Foi a hora para nós, missionários, partimos para outra cidade", diz.
"Missionários não ficam pulando de galho em galho. Temos nossa casa e nosso pastor, mas estamos sempre prontos para sair da nossa geografia e ajudar na construção de novas igrejas", define Megume que, entre idas e vindas do Brasil, já conta 20 anos no Japão. A missão atual é em Okazaki (Aichi), que hoje reúne cerca de 50 fiéis — entre eles, 5 japoneses.

Igrejas como a Sola Japan se dedicam à evangelização de imigrantes e dekasseguis (descendentes de japoneses que migram para trabalhar temporariamente no país), mas almejam atingir japoneses no futuro.

Megume

CRÉDITO,ARQUIVO PESSOAL
Legenda da foto,

"Missionários não ficam pulando de galho em galho. Temos nossa casa e nosso pastor, mas estamos sempre prontos para sair da nossa geografia e ajudar na construção de novas igrejas", define Megume
"Nosso foco é o Japão, mas é impossível ganhar os japoneses se não tivermos um exército forte. Nós precisamos de aliados, como diz a Bíblia. E os aliados são os jovens brasileiros, que já dominam a língua japonesa e que, um dia, vão conversar de igual para igual sobre o amor de Jesus com os japoneses", aposta.
Igrejas cristãs tiveram um boom silencioso nas últimas décadas no Japão, um arquipélago historicamente budista e xintoísta — as duas religiões abrangem mais de 90% da população. Proibido entre 1614 e 1873, o cristianismo conta com cerca de 1,9 milhões de fiéis hoje, o que representa apenas 1,1% da população do país.
Segundo o Shukyo Nenkan de 2019, o relatório religioso anual da Agência de Assuntos Culturais do país, há 84 mil organizações xintoístas (46,9%), 77 mil budistas (42,6%) e 4,7 mil cristãs (2,6%) ativas. Também há 14 mil organizações de outras religiões (7,9%), não identificadas nominalmente. Tampouco há distinções entre igrejas cristãs católicas e evangélicas.


Boom

Oficialmente, o número de instituições cristãs não teve alteração expressiva — em 2009, eram 4,3 mil organizações ativas (2,4% do total), uma diferença de 400 unidades diante de 2019. Extraoficialmente, entretanto, o movimento migratório dos dekasseguis impulsionou um fenômeno de novas igrejas evangélicas brasileiras, fora do radar das estatísticas japonesas.
Em 1997, estimava-se 75 grupos evangélicos brasileiros no Japão, segundo dados da Igreja Metodista Livre citados em artigos acadêmicos. Em 2002, eram 200. Em 2007, eram 441, de acordo com a revista evangélica Mensageiro da Paz, sem contar movimentos neopentecostais como a Igreja Universal.
Segundo o sociólogo Masanobu Yamada, professor da Universidade Tenri (Nara), muitas igrejas brasileiras não foram oficialmente registradas como instituições religiosas devido à burocracia japonesa — o cadastro não é obrigatório, mas pode ser necessário para a aquisição de imóveis, por exemplo. Por volta de 2008, estimava-se cerca de 500 novas igrejas evangélicas brasileiras no arquipélago. "Não eram oficialmente reconhecidas, mas os membros as consideravam como tal", diz o sociólogo, que desde 1996 estuda religiões japonesas no Brasil e religiões de dekasseguis no Japão.
Missionários da Sola Japan

CRÉDITO,ARQUIVO PESSOAL
Legenda da foto,
Igrejas cristãs tiveram um boom silencioso nas últimas décadas no país, um arquipélago historicamente budista e xintoísta; acima, missionários da Sola Japan

Na década de 1990, os primeiros dekasseguis brasileiros eram majoritariamente católicos não-praticantes.
Instalados no arquipélago, eles não se aproximaram das maiores religiões japonesas (budismo e xintoísmo) por não dominarem o idioma, entre outros motivos. Paulatinamente, porém, eles se converteram a igrejas evangélicas brasileiras que iniciaram missões no país, como Assembleia de Deus e Igreja Universal, o que impulsionou o surgimento de novos pastores e a multiplicação de igrejas independentes.
De acordo com o sociólogo Rafael Shoji, co-organizador do livro Transnational faiths: Latin-Americanimmigrants and their religions in Japan (Routledge, 2014), as igrejas evangélicas estrangeiras se firmaram ao redor das regiões periféricas e bairros brasileiros operários, especialmente os conjuntos residenciais conhecidos como danchi.
"Igrejas pentecostais têm muito mais sucesso no Japão devido a uma oferta otimizada e relativamente grande para o atendimento de demanda de uma religiosidade étnica, na ausência de instituições sociais brasileiras e redes de assistência", diz Shoji, em estudo publicado na Rever - Revista de Estudos da Religião, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Ao valorizar ideais de comunidade e família, as igrejas contribuíram para a construção de uma identidade dos dekasseguis dentro do Japão, fora das fábricas.
Sergio Akira Kawamoto e Keila Kawamoto

CRÉDITO,ARQUIVO PESSOAL
Legenda da foto,
Sergio Akira Kawamoto e Keila Kawamoto assumiram em 2007 como pastores da Missão Apoio de Toyohashi
O sociólogo investigou a presença de igrejas pentecostais nas províncias de Aichi, Shizuoka, Gifu e Ishikawa, durante temporada de pesquisa na Universidade Nanzan, em Nagoia (Aichi). Entre 2004 e 2008, identificou 313 instituições voltadas a brasileiros: 47% delas evangélicas e neopentecostais, 25,6% de novas religiões japonesas, 20,8% de católicas e as demais budistas, espíritas ou umbandistas. Entre as evangélicas, as mais fortes são Assembleias de Deus (24%), Igreja Universal (10%) e Missão Apoio (10%).
Missão Apoio (acrônimo de Assistência e Preparação de Obreiros Interligados na Obra) é um dos maiores exemplos de expansão do "pentecostalismo dekassegui". Fundada pelo pastor brasileiro Claudir Machado em 1993, a unidade foi idealizada especialmente para prestar assistência a imigrantes no Japão.




Da fábrica à igreja
Missão Apoio é a casa do paranaense Sergio Akira Kawamoto, 35 anos, desde 2000 radicado no Japão. "Lembro até hoje: desembarquei no dia 3 de agosto; no dia 5 já comecei a trabalhar em uma fábrica, uma jornada diária de 8 horas mais 4 de zangyo [hora extra, em japonês]. Eu tinha 15 anos, tinha deixado amigos, estudo, tudo para trás no Brasil. Era revoltado. Voltava para casa depois do trabalho e chorava de raiva, pensando 'que vida que eu estou vivendo?'", conta.
Nas noites de sexta-feira, uma vizinha costumava bater à porta do apartamento de Sergio, convidando-o para participar de reuniões religiosas no prédio deles em Toyohashi (Aichi). Um dia, ele aceitou. "Nunca mais saí. Eu me encontrei. Estudei a Bíblia, fiz cursos, retiros." Sergio e Keila (a jovem missionária) se casaram e tiveram três filhas tempos depois. Para muitos imigrantes, a igreja se torna a família no Japão.
Núcleos religiosos, diz a antropóloga Regina Yoshie Matsue, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), se tornam o espaço por excelência de socialização dos imigrantes. "É onde eles podem desfrutar da companhia de seus pares, fazer network de apoio social para trocar informações sobre empregos e facilidades, dividir experiências e frustrações do dia a dia na fábrica", exemplifica. Para Matsue, autora de estudos sobre religiões de dekasseguis, durante o mestrado e o doutorado na Universidade de Tsukuba (Ibaraki), a adesão às religiões é um tipo de resposta na busca por identidade e inquietações psicológicas e sociais dos imigrantes, como os choques culturais entre Brasil e Japão.
Sergio Akira Kawamoto

CRÉDITO,ARQUIVO PESSOAL
Legenda da foto,
"Eu me encontrei. Estudei a Bíblia, fiz cursos, retiros", diz Sergio Akira Kawamoto
Em 2007, o pastor da Missão Apoio de Toyohashi voltou para o Brasil — e Sergio e Keila assumiram como pastores. Status de pastores, obreiros e missionários variam entre as instituições. Sergio se define nos três termos, considerando-se pastor, missionário (por cumprir missões) e obreiro (por dedicar-se à "obra de Deus").
No início, Sergio conciliava o trabalho na fábrica e na igreja. Depois, passou a se dedicar integralmente à Missão Apoio, onde hoje também é tesoureiro. "Voltava do trabalho pesado de construção de navios e precisava escolher entre jantar ou ir conduzir estudos bíblicos na casa de alguém. Foram meses e anos assim."
"Mas pastor também é humano. Uma hora muitos pastores precisam desacelerar, talvez diminuir a carga para o teiji [a jornada básica de 8 horas] ou poder contar inteiramente com os dízimos."
Desde que assumiram a Missão Apoio de Toyohashi, Sergio e Keila estão tentando atrair fiéis novos nipônicos. A ideia surgiu por volta de 2013, quando um jornalista japonês questionou quantos japoneses costumavam frequentar a igreja. Hoje, os cultos das manhãs de domingo, em português, reúnem cerca de 70 participantes; nos cultos da tarde, em japonês, são 20.
Na igreja de Claudemir Fortunato, 52 anos, e Sueli Yoshii Fortunato, 52, o culto é feito em português, com tradução simultânea para o japonês. Integrante da Assembleia de Deus Cristã Água Viva (Adcav), em Suzuka (Mie), Missionário Fortunato, como é conhecido, quer formar novos discípulos, principalmente jovens brasileiros, bolivianos e peruanos. "Quero cumprir minha missão aqui no Japão e voltar ao Brasil. É minha verdade hoje, mas depende de Deus."
Desde 1998 no Japão, Fortunato começou a atuar como missionário há 8 anos, no templo, nas ruas e de porta em porta. A inspiração, diz, surgiu do Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos de 15 a 20. "Jesus está conversando com os apóstolos e diz: 'Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações'."


De karaokê a centro cristão
O pastor paulistano Guenji Imayuki, 52 anos, também lembra a frase do Evangelho de Mateus ao justificar suas motivações missionárias. Imayuki trabalhou durante 7 anos com descendentes de japoneses no Brasil.
Depois, foi convocado para trabalhar no Japão. Desde 2015 no arquipélago asiático, ele é missionário overseas (além-mar), uma categoria da Igreja Adventista Do Sétimo Dia (Iasd) que envolve um contrato inicial de cinco anos, prorrogável por mais cinco.
Em 2017 foi inaugurado o Centro Cristão Tokai, em Kakegawa (Shizuoka), em um antigo ponto de entretenimento e karaokê. Ali, Imayuki pretende treinar imigrantes brasileiros para evangelizar japoneses.
"É a expectativa, mas a realidade é mais difícil do que nós imaginamos", relata. "Toda igreja que tem mais de 30% de imigrantes é difícil, pois dificilmente os nativos vão aderir. Primeiro, precisamos alcançar e treinar os imigrantes brasileiros. Depois, a partir deles, pretendemos alcançar os japoneses." Nos encontros aos sábados, a unidade de Kakegawa reúne cerca de 80 participantes; entre eles, apenas 2 japoneses.
Com seu primeiro templo no Brasil fundado em 1896, a Igreja Adventista é bastante estruturada e, no Japão, inclui instituições como dez escolas elementares, asilos, cursos de enfermagem e teologia, hospitais em Tóquio, Kobe e Okinawa.
"Nossa filosofia não é só o Evangelho, é o estilo de vida", comenta.
Igrejas japonesas são vistas como sombrias e sérias, enquanto igrejas internacionais são consideradas mais amigáveis. No treinamento, diz Imayuki, a ideia é enfatizar a assertividade e a expressividade brasileiras, mas equilibrando-as com a cultura japonesa, mais reservada.
Segundo o pastor, há dois focos principais dos adventistas antes de conquistar os japoneses: despertar o interesse de jovens brasileiros e de outros estrangeiros asiáticos presentes no arquipélago, como filipinos, nepaleses e vietnamitas. "É preciso trabalhar a mentalidade desses jovens: eles precisam conhecer a cultura japonesa, mas manter a identidade deles. É difícil professar a fé nesse país. É um longo caminho."


Ué mas o Evangelho já existia no Japão
141071
 


Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
Me fez lembrar de samurai X

Samurai X é 200 anos depois dessa época.

Mas no arco do Shogo Amakusa/cristãos tem diversas referências aos kakure kirishitan (cristãos ocultos, que praticavam a religião em segredo) e inclusive esse personagem é inspirado no Shirou Amakusa (líder de uma revolta cristã no Período Tokugawa, em Shimabara).

c
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Samurai X é 200 anos depois dessa época.

Mas no arco do Shogo Amakusa/cristãos tem diversas referências aos kakure kirishitan (cristãos ocultos, que praticavam a religião em segredo) e inclusive esse personagem é inspirado no Shirou Amakusa (líder de uma revolta cristã no Período Tokugawa, em Shimabara).

c
vi samurai x quando era criança. Mas o Kenshin Himura lutou na época de transição pra era Meiji não???? Ou minha memória ta pregando peça?
 

Metal64

Veterano
Mensagens
160
Reações
343
Pontos
148
Você pode tirar o macaco da floresta, mais não pode tirar a floresta do macaco
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Como sempre, brasileiros fazendo m**** no país dos outros

Brasil exímio exportador.
Inclusive de porcaria.

Você pode tirar o macaco da floresta, mais não pode tirar a floresta do macaco


Quanto preconceito e ódio de gente cheirosinha e superior.

Se fossem pessoas levando o islamismo e o promovendo por lá, DUVIDO que a reação seria a mesma.

Vou mais longe. Se fosse brasileiro levando entorpecente a repulsa não seria a mesma.

Dizem que o Cristianismo não sofre preconceito e perseguição porque o ódio e o preconceito contra o Cristianismo já é a porra do senso comum há muito tempo.

Discriminam que nem sentem.
 
Ultima Edição:

Pingu77

Mil pontos, LOL!
Mensagens
22.644
Reações
29.812
Pontos
1.114
vi samurai x quando era criança. Mas o Kenshin Himura lutou na época de transição pra era Meiji não???? Ou minha memória ta pregando peça?

Sim, é isso. Esse arco do anime, se me lembro bem, retratava um grupo de kakure kirishitan. Seriam cristãos que ficaram ocultos (daí o nome "kakure") durante todo o Período Edo/Tokugawa até o comecinho da Era Meiji (aonde é ambientado Samurai X), porque não havia mais repressão ao cristianismo.

c
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Ué?!! Exportar tecnologia é que não vai, já que não tem nada disso pra exportar, mesmo.
Alias, as nossas elites e políticos têm aversão ao desenvolvimento do país.

Vão exportar é outros tipos de produtos como as igrejas evangélicas, por exemplo.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.362
Reações
51.541
Pontos
1.712
Quanto preconceito e ódio de gente cheirosinha e superior.

Se fossem pessoas levando o islamismo e o promovendo por lá, DUVIDO que a reação seria a mesma.

Vou mais longe. Se fosse brasileiro levando entorpecente a repulsa não seria a mesma.

Dizem que o Crisitianismo não sofre preconceito e perseguição porque o ódio e o preconceito contra o Cristianismo já é a porra do senso comum há muito tempo.

Discriminam que nem sentem.
Olha, preconceito é concebível quando você está a julgar algo que não conhece.
Agora eu moro num país que:
  • pastor é Senador, Governador, Deputado, Prefeito;
  • igrejas vendem óleo que cura AIDS, Corona, caneta que passa em concurso
  • padre é pedófilo;
  • padre/pastor/bispo é dono de fazenda, helicóptero;
  • fiéis vão na porta do hospital xingar uma menina de 10 anos abusada por parentes.
Fora os "casos isolados" como a pastora deputada que arquitetou a morte do marido.

Não vem com coitadismo não.
Islã é mais cancerígeno ainda, apesar que pela raiva que os mesmos demonstram pelas minorias, logo logo estão jogando o povo de cima das igrejas igual.

PS: A tática de comparar com algo pior tá bem velha já, melhor pensar em algo melhor, só nessa postagem ai usou duas vezes. Se você mesmo compara teus padres/pastores com traficantes, já mostra que algo está errado.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Olha, preconceito é concebível quando você está a julgar algo que não conhece.
Agora eu moro num país que:
  • pastor é Senador, Governador, Deputado, Prefeito;
  • igrejas vendem óleo que cura AIDS, Corona, caneta que passa em concurso
  • padre é pedófilo;
  • padre/pastor/bispo é dono de fazenda, helicóptero;
  • fiéis vão na porta do hospital xingar uma menina de 10 anos abusada por parentes.
Fora os "casos isolados" como a pastora deputada que arquitetou a morte do marido.

Não vem com coitadismo não.
Islã é mais cancerígeno ainda, apesar que pela raiva que os mesmos demonstram pelas minorias, logo logo estão jogando o povo de cima das igrejas igual.

PS: A tática de comparar com algo pior tá bem velha já, melhor pensar em algo melhor, só nessa postagem ai usou duas vezes. Se você mesmo compara teus padres/pastores com traficantes, já mostra que algo está errado.

Sim, exatamente cheio de generalizações e PRECONCEITO o seu post.

É isso.

Olha o monte de afirmações conclusivas que você enumerou aí, além de colocar casos isolados entre aspas.

Como pensei.

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO GRITANTE NO SEU CASO.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.362
Reações
51.541
Pontos
1.712
Sim, exatamente cheio de generalizações e PRECONCEITO o seu post.

É isso.

Olha o monte de afirmações conclusivas que você enumerou aí, além de colocar casos isolados entre aspas.

Como pensei.

PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO GRITANTE NO SEU CASO.
Preconceito e discriminação com quê? Você acha normal vender óleo que cura a AIDS? Você acha normal ir xingar uma criança estuprada de 10 anos?
Rapaz, leia direito essa bíblia ai que tem algo errado.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Preconceito e discriminação com quê? Você acha normal vender óleo que cura a AIDS? Você acha normal ir xingar uma criança estuprada de 10 anos?
Rapaz, leia direito essa bíblia ai que tem algo errado.

No seu caso, preconceito e discriminação com a religião cristã e seus devotos.

Ficou claríssimo no seu post. Não há 1 ressalva nele. Só acusações, afirmações conclusivas e generalizações.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.362
Reações
51.541
Pontos
1.712
No seu caso, preconceito e discriminação com a religião cristã e seus devotos.

Ficou claríssimo no seu post. Não há 1 ressalva nele. Só acusações, afirmações conclusivas e generalizações.
Você está com a febre do coitadismo atual, não pode ver críticas ao seu grupo que é discriminado e perseguido.
Espero que amadureça.
 

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
Você está com a febre do coitadismo atual, não pode ver críticas ao seu grupo que é discriminado e perseguido.
Espero que amadureça.

Olha, preconceito é concebível quando você está a julgar algo que não conhece.

Sim, e como você "conhece" o Cristianismo, então o preconceito é concebível:

Agora eu moro num país que:
  • pastor é Senador, Governador, Deputado, Prefeito;
  • igrejas vendem óleo que cura AIDS, Corona, caneta que passa em concurso
  • padre é pedófilo;
  • padre/pastor/bispo é dono de fazenda, helicóptero;
  • fiéis vão na porta do hospital xingar uma menina de 10 anos abusada por parentes.
Fora os "casos isolados" como a pastora deputada que arquitetou a morte do marido.

Ressalvas, ponderações = ZERO
Afirmações conclusivas = TODAS

Afinal,

"Padre é pedófilo."

Não vem com coitadismo não.

O cara chega a TENTAR JUSTIFICAR o preconceito que tem, nem disfarça, e ainda quer me chamar de vitimista.

Só li DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO DE b*sta NOS SEUS POSTS.

Bom que já fico sabendo.
 
Ultima Edição:

Hiperbrain

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
15.200
Reações
69.183
Pontos
634
melhor mudar o nick
para Hipermimimi

Tu só posta na aba dos outros. Não tem a mínima capacidade de debater diretamente qualquer assunto comigo.

Então espera algum outro usuário abrir flanco de ataque e vem atrás com postizinho monossilábico "mostrando a língua" de loonge. ahahahahah..

Auto explicativo.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Mas você ignora todas as ações corretas dos cristãos autenticos. Essas pessoas são joio, foram sementes do maligno em meio ao trigo. Os verdadeiros cristãos.
Existe igrejas que curam essas doenças e não cobram nada, bem como pastores humildes e verdadeiros, você só pregou os maus exemplos por isso que o irmão te exortou.
Quem inventou as universidades foram os cristãos. Sem as mesmas, não haveria o amadurecimento da idade média ´pra era vitoriana e por conseguinte a era das máquinas. Fora o fator positivo de reduzir a multipluralidade religiosa, o que fez o povo a nível mundial agir como unidade. Reduzindo guerras e outros fatores.
 
Ultima Edição:

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Vejo uma série de problemas lógicos em alguns argumentos aqui. Vamos a eles:

Primeiro, pessoas podem acreditar no que quiser, desde que respeite a regra de ouro: não faça com os outros o que não quer para si.

Segundo, apontar os problemas que existem (ninguém nega isso) e usar como argumento final para condenar todo um dogma é de uma desonestidade intelectual absurda. Pessoas cometem crimes, não a religião.

Terceiro, não há mal nenhum em levar a religião para onde quer que vá. Cabe aos locais aceitarem ou não a nova religião.

Por fim, muito da sociedade ocidental é baseada no cristianismo e seus ensinamentos. Acho engraçado quando tentam denegrir a religião quando ela é base para formação de moral e ética, e por consequência, da legislação.

Por fim, sim, há preconceito baseado em opinião contra a religião. Volto a dizer: não faça com os outros o que não quer para si.
 

Josuke Higashikata

Bam-bam-bam
Mensagens
4.887
Reações
10.319
Pontos
303
Vejo uma série de problemas lógicos em alguns argumentos aqui. Vamos a eles:

Primeiro, pessoas podem acreditar no que quiser, desde que respeite a regra de ouro: não faça com os outros o que não quer para si.

Segundo, apontar os problemas que existem (ninguém nega isso) e usar como argumento final para condenar todo um dogma é de uma desonestidade intelectual absurda. Pessoas cometem crimes, não a religião.

Terceiro, não há mal nenhum em levar a religião para onde quer que vá. Cabe aos locais aceitarem ou não a nova religião.

Por fim, muito da sociedade ocidental é baseada no cristianismo e seus ensinamentos. Acho engraçado quando tentam denegrir a religião quando ela é base para formação de moral e ética, e por consequência, da legislação.

Por fim, sim, há preconceito baseado em opinião contra a religião. Volto a dizer: não faça com os outros o que não quer para si.
Budismo é uma filosofia menos caótica que o cristianismo e o judaismo. Mas o oriente "organizado" é baseado em filosofias budistas. Que é praticamente um cristianismo com seus semelhantes e ricos ensinamentos.

Toda instituição colocada acima da dúvida começa a surgir aproveitadores. Assim fora na idade média com a igreja catolica. Agora os progressistas tão sofrendo deste mal, e hoje temos o principal espinho na carne do Brasil o STF. Ao qual a constituição deu poderes de deuses para os mesmos.
 

edikaoz

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.899
Reações
15.058
Pontos
989
Budismo é uma filosofia menos caótica que o cristianismo e o judaismo. Mas o oriente "organizado" é baseado em filosofias budistas. Que é praticamente um cristianismo com seus semelhantes e ricos ensinamentos.

Toda instituição colocada acima da dúvida começa a surgir aproveitadores. Assim fora na idade média com a igreja catolica. Agora os progressistas tão sofrendo deste mal, e hoje temos o principal espinho na carne do Brasil o STF. Ao qual a constituição deu poderes de deuses para os mesmos.
Sim, eu entendo. Como eu disse, pessoas cometem crimes, não religiões. De fato, existem pessoas que se aproveitam de situações para cometer crimes, e são esses que devem ser condenados e punidos, não a religião.

Quanto ao budismo, confesso que não entendo o suficiente para exprimir qualquer opinião. Mas, falando de forma generalizada, geralmente religiões permitem o desenvolvimento de moral e ética, formando uma sociedade mais justa e organizada. Imagino que o budismo tenha o mesmo efeito no oriente que o cristianismo no ocidente.
 
Topo Fundo