O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Brasileiros preferem jogos de ação e aventura

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.191
Reações
27.251
Pontos
1.053
ma pesquisa do Datafolha encomendada pela Brasil Game Show (BGS) revelou que quatro em cada dez brasileiros têm o hábito de jogar videogame, sendo ação e aventura o gênero favorito de 39% dos entrevistados.
Para a realização do estudo, foram ouvidas 2.446 pessoas de 145 municípios do país durante o primeiro trimestre de 2020. A maioria está no Sudeste (44%) e Nordeste (28%), seguidos por Sul (13%), Norte (8%) e Centro Oeste (7%).

Entre os entrevistados que se consideram gamers, cerca de 80% disseram que os jogos são uma opção de entretenimento, diversão e passatempo. Na mesma pergunta, 22% disseram que jogam porque gostam; 11% para descansar e relaxar; 3% para exercitar a mente e a memória, e 2% para interagir com amigos e parentes.

Em relação aos estilos preferidos, lideram a lista: ação e aventura (39%), esportes (26%), estratégia (23%) e corrida (21%), sendo que a maior parte dos entrevistados possui o hábito de jogar dois tipos de jogos. Outro dado importante mostrado pelo levantamento é a relevância dos esportes eletrônicos, um dos segmentos que mais cresce na indústria. Cerca de 40% dos gamers afirmaram que acompanham os esports, especialmente os homens mais jovens, com idade de até 24 anos.

A Pesquisa BGS/Datafolha foi realizada no primeiro trimestre de 2020 e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Opinião:

ENTÃO OS JOGOS DE ESPORTES ESTÃO PERDENDO ESPAÇO?! KKKK
3b7bf15bc8bd1e72842b9ae4e5365196.gif


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

LANTIS!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.219
Reações
18.420
Pontos
753
Bem interessante hein!
Quem diria que FIFA não estaria no topo no Brasil...
Pena que não abriram mais a pesquisa, mas há potencial para jogos single crescer e quem sabe até superar os multiplayers.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.885
Reações
19.661
Pontos
1.689
EA já está pulando de medo. FIFA entrando no ostracismo.

Mas até que faz sentido. O pessoal mais jovem agora não curte futebol tanto quanto os mais velhos.
 

McLaren Project 4

Bam-bam-bam
Mensagens
2.310
Reações
2.757
Pontos
288
Essa pesquisa é ruim e não prova corretamente as coisas.

Pode-se dizer que os generos de ação e aventura se confudem e por muitas vezes não é estranho estarem interligados, e isso é um ponto que na minha opinião invalida um pouco do resultado da pesquisa, uma vez que ambos deveriam ser considerados como parte de um gênero só. Dessa maneira jogos de esporte (futebol) entrariam facilmente no segundo lugar da lista, que repito, é a posição correta deste tipo de jogo, pelo menos aqui no Brasil.

Jogos como Ghost of Tsushima, The Last of Us 2, Spiderman e o Bom De Guerra podem ser encarados como ação e aventura, da msm maneira que Final Fantasy 7 remake tb pode ser considerado um jogo de ação e aventura com elementos de RPG.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.268
Reações
175.704
Pontos
2.234
Jogo é entretenimento e ação e aventura são gêneros mais descompromissados, então a liderança era até um tanto óbvia.
A parcela dedicada aos jogos de estratégia me surpreendeu um pouco, no mesmo sentido.

Corrida...bem, existem jogos de corrida e jogos de corrida...mas mostra o potencial desperdiçado de desenvolvimento do esporte a motor no Brasil, de certa forma.
 


carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.191
Reações
27.251
Pontos
1.053
Jogo é entretenimento e ação e aventura são gêneros mais descompromissados, então a liderança era até um tanto óbvia.
A parcela dedicada aos jogos de estratégia me surpreendeu um pouco, no mesmo sentido.

Corrida...bem, existem jogos de corrida e jogos de corrida...mas mostra o potencial desperdiçado de desenvolvimento do esporte a motor no Brasil, de certa forma.
Não é dificil explicar.
Não tem nenhum idolo brasileiro nos esportes de corrida no momento. Nenhum brasileiro na F1.

Sobre futebol, da última vez que vi uma pesquisa, e já faz uns 5 anos, o número de pessoas que não torciam para nenhim time e não gostavam do esporte somavam 23% dos entrevistdos e tinham comentado que estava subindo. E não duvido que hoje esteja beirando 30%.

Os caras não divulgam pelo medo de incentivar mais pessoas a largar de vez.

Nos anos 80 e 90 o sonho da maioria dos garotos era ser jogador de futebol. Hoje, diria que ser funkeiro, digital influencer, pro-player de e-sports estão no mesmo patamar ou maior.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Datafolha tá mal das pernas mesmo. Futebol continua predominando por larga margem, basta olhar as listas dos mais vendidos.

E jogos de corrida foram engolidos pelo GTA Online. Digo baseado em anedota pessoal, meu amigo casual comprou PS4 basicamente por tais jogos, mas logo aposentou Need For Speed e Gran Turismo em benefício dos bilhões modos de corrida que o GTA oferece...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.268
Reações
175.704
Pontos
2.234
Não é dificil explicar.
Não tem nenhum idolo brasileiro nos esportes de corrida no momento. Nenhum brasileiro na F1.

F1 é o ápice, claro, mas mesmo em outras categorias há poucos brasileiros.
Também tem o fato de que o esporte a motor é muito caro.

Sobre futebol, da última vez que vi uma pesquisa, e já faz uns 5 anos, o número de pessoas que não torciam para nenhim time e não gostavam do esporte somavam 23% dos entrevistdos e tinham comentado que estava subindo. E não duvido que hoje esteja beirando 30%.

Futebol brasileiro é zoneado demais, as pessoas não se sentem estimulada a perder tempo com ele.
Eu mesmo sou um cara que só tem um time por hábito, sinceramente.

Eu vejo mais os campeonatos de fora do que os de dentro, mas isso funciona pra mim porque eu tenho tv a cabo. A maioria das pessoas não tem esse acesso.

Os caras não divulgam pelo medo de incentivar mais pessoas a largar de vez.

Nos anos 80 e 90 o sonho da maioria dos garotos era ser jogador de futebol. Hoje, diria que ser funkeiro, digital influencer, pro-player de e-sports estão no mesmo patamar ou maior.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Verdade. Os tempos mudam.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Eu gosto de jogar bola e de assistir futebol na TV. Mas acho chato jogar FIFA, PES etc.

Quando criança até que gostava, hoje não mais.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.629
Pontos
1.053
Saiu esses dias as vendas e pés e FIFA estão não frente. Até tem mercado mas os futebol e cód ainda devem vender muito mais que tudo.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.101
Reações
7.200
Pontos
774
A parcela dedicada aos jogos de estratégia me surpreendeu um pouco, no mesmo sentido.

Duvido nada que LOL e DOTA entraram aí na classificação.

Eu acreditaria nessa estatística se ainda estivessemos lá pro final dos anos 90 ou primeira metade da década retrasada quando os RTS estavam em alta e se via gente jogando C&C, Warcraft e AoE/AoM até em lan houses, mas hoje em dia é meio difícil de acreditar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.268
Reações
175.704
Pontos
2.234
Duvido nada que LOL e DOTA entraram aí na classificação.

Eu acreditaria nessa estatística se ainda estivessemos lá pro final dos anos 90 ou primeira metade da década retrasada quando os RTS estavam em alta e se via gente jogando C&C e AoE/AoM até em lan houses, mas hoje em dia é meio difícil acreditar.

É, aí faz sentido.
 

Perekopeko

Bam-bam-bam
Mensagens
1.113
Reações
2.137
Pontos
453
Datafolha tá mal das pernas mesmo. Futebol continua predominando por larga margem, basta olhar as listas dos mais vendidos.

E jogos de corrida foram engolidos pelo GTA Online. Digo baseado em anedota pessoal, meu amigo casual comprou PS4 basicamente por tais jogos, mas logo aposentou Need For Speed e Gran Turismo em benefício dos bilhões modos de corrida que o GTA oferece...

Ai que você se engana. Só pra começar essas listas não incluem PC e celular, então já tira o maior mercado de jogos do Brasil (Free Fire, lolzinho, etc), e mesmo usando essa lista, tem Fifa e PES (se não me engano em 2º e 3º) mas não fala o total de vendas, provavel que somando os outros 7 do top 10, que não são esporte, deêm um resultado como da pesquisa.

Comparando na minha infância pra hoje eu vejo que deu uma diminuída mesmo, hoje vejo muito mais a molecada no Free Fire, GTA, Fortnite, etc, que jogando um Fifa.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Ai que você se engana. Só pra começar essas listas não incluem PC e celular, então já tira o maior mercado de jogos do Brasil (Free Fire, lolzinho, etc), e mesmo usando essa lista, tem Fifa e PES (se não me engano em 2º e 3º) mas não fala o total de vendas, provavel que somando os outros 7 do top 10, que não são esporte, deêm um resultado como da pesquisa.

Comparando na minha infância pra hoje eu vejo que deu uma diminuída mesmo, hoje vejo muito mais a molecada no Free Fire, GTA, Fortnite, etc, que jogando um Fifa.

Verdade, eu tava pensando apenas nos consoles.

Então tá certo mesmo, Free Fire deve ser de longe o jogo mais popular no Brasil hoje em dia (entre o público "gamer", foco da pesquisa).
 

Uzumaki.Luffy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.911
Reações
28.720
Pontos
803
Já que eles não foram muito específicos sobre quais jogos poderiam se encaixar em "ação e aventura", podemos considerar que muitos jogos que marcaram época nas últimas décadas entram nessa categoria.

No mais, esse resultado não me surpreende.
 

Maximu's

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.672
Reações
14.928
Pontos
1.454
Se Multiplayer de GTAV não estar enquadrado no gênero de “aventura” até que estamos caminhando bem.


Compartilhando informações para a Maçã.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.664
Reações
106.897
Pontos
1.003
Eu até poderia abrir uma exceção e levar a pesquisa em consideração, caso não tivesse sido feita pelo DataFalha. :klol
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.875
Reações
230.175
Pontos
2.529
Mas isso é óbvio, por isso que call of drogas e os jogos da Sony vendem tanto. Galera adora uma cena "massa véi"

Enviado de meu moto g(8) usando o Tapatalk
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.474
Reações
42.327
Pontos
1.074
Já que eles não foram muito específicos sobre quais jogos poderiam se encaixar em "ação e aventura", podemos considerar que muitos jogos que marcaram época nas últimas décadas entram nessa categoria.

No mais, esse resultado não me surpreende.
Da até pra encaixar fifa como ação aventura por causa do modo história do jogo kkkkkk

Enviado de meu LG-H815 usando o Tapatalk
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.199
Reações
44.460
Pontos
803
Para mim, RPG e Aventura (ambos single) são os gêneros supremos.
 

Havokdan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.510
Reações
10.083
Pontos
764
É datafolha, todos nós sabemos que desde da era inóspitas o povo joga fifa e international Super Star Soccer/Winning Eleven/Sei lá que nome tem hoje.
 
Topo Fundo