O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Breaking Bad] Hoje faz exatos 4 anos do melhor episódio das séries de TV - Ozymandias

robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
image.jpg


Aqui deixarei uma pequena analise e algumas curiosidades e easter eggs sobre o episódio:

4 anos de “Ozymandias”, o episódio definitivo de Breaking Bad

Era 15 de setembro de 2013, há exatos 1461 dias, quando o episódio definitivo de “Breaking Bad” ia ao ar, e marcaria pra sempre o peso dessa série na vida dos fãs. Recentemente premiada com 4 Emmys pelo episódio, o Amigos do Fórum não poderia deixar essa data passar em branco.

O episódio começa com Walter e Jesse cozinhando. Dentro da linha do tempo da série, a cena aconteceu lá pela primeira temporada. Temos aquele conhecido diálogo entre o tiozão Walter e o menino maloqueiro Jesse. Porém, quando a cena corta para o tempo atual, percebemos foi nesse lugar que Walter resolveu enterrar seus 80 milhões de obamas, e onde acabou caindo na emboscada de Hank.

O roteiro brinca com isso novamente, traçando esse paralelo entre os primeiros acontecimentos até o inferno na Terra que se tornou a vida de Walter, em uma cena pouco notada pelos fãs: Walter, ao empurrar seu galão de dinheiro, passa por uma calça… Olha a genialidade da obra: a calça, nada mais é, que aquela que voa do trailer logo nos primeiros segundos do S01E01.

ozymandiasbreakingbad2.jpg

É interessante o roteiro nos lembrar, mesmo que por poucos minutos, como tudo começou e depois socar em nossa cara a impressionante evolução dos personagens durante 5 temporadas. Ali começou, ali terminou. Walter perde nada menos que TUDO nesse episódio: o parceiro de negócios, o cunhado, a esposa, o filho, seu império e grande parte de sua grana.

Outro ponto importante nesse episódio, é a maneira como brincam com o soneto de “Ozymandias“, que deu nome ao episódio. O soneto fala de um rei arrogante. No soneto, esse rei está caído ao cão, com metade de sua face afundada na areia. Referência total a Walter, que no alto de seu ego, se viu ao chão, destruído.

ozymandiasbreakingbad.jpg

A cena onde Walter, ao telefone, tem um ataque de fúria ao falar com Skyler, foi tão bem escrita e dirigida, que quase não percebemos a real intenção dele: não fazer de Skyler, sua cúmplice (livrando o pouco que sobrou de sua destruída família de maiores sofrimentos). Esse episódio reúne toda a genialidade de seus diretores e roteiristas, ao resumir em apenas 50 minutos tudo aquilo que a série nos mostrou ao longo de 6 anos.

“Ozymandias” é o melhor episódio de Breaking Bad. Pra mim, o melhor episódio de série já feito. Nada, absolutamente nada, me impactou tanto assim. Foi cruel ver Hank morrendo, cruel ver aquilo acontecendo com Jesse, cruel ver Walter Jr., que tanto idolatrava o pai, precisando tirá-lo de cima da mãe. Tudo aquilo que Walter temeu durante 5 temporadas, aconteceu em apenas 50 minutos. Jamais será esquecido.

Luide - amigosdoforum.com.br

--

Easter Eggs e Curiosidades de "Ozymandias" 5x14



Vince Gilligan afirmou que teríamos dificuldades para dormir após "Ozymandias" e não estava errado. Além da dificuldade para dormir, tenho certeza que até o exato momento o episódio ainda não saiu de suas cabeças, e, pra "piorar" ainda mais, vamos aos easter eggs e curiosidades do episódio, para que fiquemos por dentro de "Ozymandias", episódio que ainda não inventaram um elogio a sua altura.
—Começando tradicionalmente com o significado do nome do episódio, caso alguém ainda não saiba. "Ozymandias" é referência a um conhecido soneto de Percy Bysshe Shelley, publicado em 1818, que diz:

Eu encontrei um viajante de uma antiga terra
Que disse:—Duas imensas e destroncadas pernas de pedra
Erguem-se no deserto. Perto delas na areia
Meio enterrada, jaz uma viseira despedaçada, cuja fronte
E lábio enrugado e sorriso de frio comando
Dizem que seu escultor bem suas paixões leu
Que ainda sobrevivem, estampadas nessas coisas inertes,
A mão que os escarneceu e o coração que os alimentou.
E no pedestal aparecem estas palavras:
"Meu nome é Ozymandias, rei dos reis:
Contemplem as minhas obras, ó poderosos, e desesperai-vos!"
Nada mais resta: em redor a decadência
Daquele destroço colossal, sem limite e vazio
As areias solitárias e planas espalham-se para longe.
—Todos esperavam acompanhar logo no início do episódio uma chuva de tiros. Caso tivéssemos assistido o começo do episódio de olhos fechados, talvez teríamos imaginado isso, graças à brincadeira que a direção impôs, ao nos mostrar "tiros", mas não o que estávamos esperando.



—A cena que abre o episódio trata-se de um flashback, óbvio, referente ao primeiro cozimento de Walter e Jesse no deserto. Mas a cena que vimos trata-se da última cena filmada de Breaking Bad, com um momento bem propício e emocionante para atores, produção e todos os envolvidos. Para eles, não poderia ter sido escolhido cena melhor.



—No mesmo flashback, acompanhamos um ângulo de visão que teve outra conotação no fim do episódio, mostrando como a vida da família White era feliz, passando à total destruição. Skyler se depara com várias escolhas, mas se pega na situação mais obscura possível, propícia para aquele momento.



—Passemos para a primeira cena impactante do episódio, quando nos despedimos de Hank, ou melhor, do Agente Especial Schrader.
A cena da morte de Hank foi filmada em uma tomada só. Os produtores ficaram satisfeitos logo na primeira filmagem, fato raro em situações como essa. Detalhe que naquele momento uma tempestade de areia surgia, obrigando a todos usarem máscaras para poeira, porém os atores envolvidos optaram pela continuidade da cena, passando por dificuldades, mas conseguiram.



—Vale lembrar a "ironia do destino": Walter foi quem cavou a própria cova de Hank, mesmo não sendo o autor do disparo que causou sua morte, nem mesmo teve intenção alguma de matá-lo e até mesmo implorou por sua vida. Só que ninguém nunca irá acreditar nele.



—Após a morte de Hank, Walter se desesperou, da mesma forma que Gus se desesperou ao ver seu parceiro morto por Don Eladio, no episódio "Hermanos" 4x08. Mas nesse caso a cena não se encaixa na teoria confirmada por Gilligan, que Walter adquiri uma habilidade de assumir os traços das pessoas que ele matou, pois a semelhança refere-se apenas ao ângulo de câmera idêntico, além do trauma que ambos sofreram.



—Caminhando pelo deserto, aquele lugar responsável pelo início do império de Heisenberg, Walter passa desapercebido por um objeto bem familiar, mas nós não deixamos passar, muito menos Bryan Cranston.



—Plano usado para ilustrar a insignificância de Walter naquele momento, estando praticamente invisível na tela de nossa TV.



—Agora mencionemos o sistema de cores que ilustram vários momentos em Breaking Bad. Aqui, um ângulo de visão propositalmente demorado, para deixar claro os lados da trama. Marie versus Skyler; preto versus branco; e um roxo no meio delas, simbolizando a morte. A morte de Hank, que ambas ainda não sabiam naquele momento.



—Mas antes disso vimos uma loira conhecida sendo atendida por Flynn no lava-jato. Sabem que é ela? Moira Walley-Beckett, roteirista desse episódio fazendo papel de figurante. O seu nome nos créditos apareceu no exato momento que estava em cena.



—O jogo de xadrez focado no Corpo de Bombeiros é uma referência clara à situação de Walter: um rei encurralado. Quem joga xadrez sabe que aquela situação do jogo não está nada boa para o jogador, da mesma forma passada pelo "rei" de Breaking Bad, Walter White. Contudo, não é um xeque-mate, sequer um xeque. Ainda dá pra vencer.

—A jogada executada também ilustra a saída de Walter de sua residência. O rei sai da casa branca e vai para a preta. Walter White (Branco) sai de sua residência e vai para o desconhecido, a escuridão.



—Já que entramos dentro do Corpo de Bombeiros, vamos falar da fofura da atriz Elanor Anne Wenrich, que interpreta (sim!) a personagem Holly. Separei três momentos:
1: Vimos ela dizendo: "Mamama". Isso não estava programado e aconteceu naturalmente. A criança estava chamando por sua mãe que estava ao lado da câmera. Bryan Cranston aproveitou a situação para atuar em cima de sua fala com total improviso e com total genialidade.



2: Agora, a cena onde vimos ela dentro do caminhão exigiu mais da atriz. Demorou bastante tempo para ser gravada, para que a câmera pegasse exatamente essa sequência, simbolizando o medo da criança.



3: Se você também ficou enfeitiçado pela fofura da criança naquele momento, talvez tenha perdido o guardanapo com o endereço de sua residência, fixado em sua blusa por Walter.



—O urso caolho rosa ataca novamente. Dessa vez na pele de Jesse, uma referência direta ao famigerado ursinho, da mesma forma que ocorreu com Gus.



—A cena final onde vimos um cão (raivoso?) atravessar o caminho de Walter é uma alusão à Jesse, tido na temporada como o "cão raivoso" que atravessou o caminho de Walter e se deu mal. A cena onde vemos Jesse amarrado é muito semelhante à lugares usados para delimitar espaço para cães.



—E o episódio tido como o melhor já exibido na TV, foi perfeito? Hummm, veja isso: um possível erro de continuidade:



Em "Más" 3x05, vimos através do contrato de divórcio de Walter e Skyler que o telefone da casa da família White era: 505-555-1258. Agora vimos o policial mencionando o número da residência em "Ozymandias" 5x14: 505-177-8987.

E então? Eu respondo:
Erro de continuidade que nada, eles trocaram o número da residência, mas não mostraram na série. O episódio foi perfeito, sim!

Música do episódio:
—"Take My True Love by The Hand", por The Limeliters: música usada de tema para Walter, no meio do deserto, enquanto empurrava seu barril milionário.



breakingbadbrasil.com
---
Rapaz... 4 anos :eek:
 
Ultima Edição:

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.751
Reações
229.822
Pontos
2.529
Série foda, b*tch!


Mas admito que eu cascava o bico nas teorias viajadas da galera, pessoal pirava mais que os fãs de metal gear. Até o episódio da mosca falaram que foi analogia ao jesse, que a mosca era o jesse viciado em metanfetamina e que o final do episódio foi o Walter dando fim no Jesse. HAHAHAHAA. Até o produtor afirmou que o episódio foi apenas para encher linguiça.
 

Brunus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.704
Reações
3.415
Pontos
1.289
Caraglio, achava que era uns 2 anos. Sem noção de tempo :kqueixo
Série toda boa, se bem que vi a primeira temporada paradona assim que anunciaram como o fim da melhor série de todas. Se não fosse esse furor eu teria parado ali. A mudança visivel no White que segura tudo.
 

charles_monkey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.304
Reações
4.851
Pontos
703
lembro bem, foi muito foda esse episodio. Breaking bad é uma das poucas series q nao enrolam, tirando um ep ou outro, mas é consistente de modo geral.
ja assisti uma caralhada de serie antes e depois dessa, mas todas acabam se perdendo um pouco ao longo das temporadas.
Tirando Sopranos, que pra mim é insuperavel (Breaking Bad ta em 2º na minha lista)
 


Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.768
Reações
51.828
Pontos
1.564
Esse eps e o ultimo de The Shield são, para mim, TOP eps de seriados. Em nível de ATUAÇÃO (por causa do Goggins) ainda fico com The Shield, mas roteiro e produção de BB é melhor.

De toda forma, 4 anos... pqp.;
 

borogodo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.361
Reações
10.873
Pontos
1.169
lembro bem, foi muito foda esse episodio. Breaking bad é uma das poucas series q nao enrolam, tirando um ep ou outro, mas é consistente de modo geral.
ja assisti uma caralhada de serie antes e depois dessa, mas todas acabam se perdendo um pouco ao longo das temporadas.
Tirando Sopranos, que pra mim é insuperavel (Breaking Bad ta em 2º na minha lista)
Viu The Wire ou The Shield?
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.311
Pontos
1.934
sempre quis comprar o barril da temporada completa mas putz

500 temers mano. Só por causa desse episódio foda.

Cacete. Bem loko mesmo
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.887
Reações
17.703
Pontos
1.053
Como eu chorei no fim de breaking bad poutaquepariu.
Foda que no meio da serie eu queria mais que o walter branco se ferrasse, mas vai chegando no fim vai dando uma pena desgraçada.
 

hargyon

Bam-bam-bam
Mensagens
396
Reações
463
Pontos
248
Sensacional.
Na minha opinião, melhor série disparadamente. A propósito, vale a pena lembrar também daquele episódio em que o Hank é cercado no estacionamento pelos dois irmãos Salamanca, os "The Cousins". put* m****, esse episódio foi tenso demais!
 

Frank Williams

Lenda da internet
Mensagens
23.251
Reações
20.970
Pontos
1.739
Demorei a gostar de BB... achava extremamente lenta, comecei e parei umas 3x, mas depois que peguei gosto (lá pro meio da segunda temporada) foi numa tacada só!

Muito boa a série! Só faz crescer a cada episodio.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.814
Reações
16.530
Pontos
803
Eu vi a 1ª temporada no mesmo dia direto :v Já gostei desde o começo.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.729
Reações
94.287
Pontos
2.179
Também acho as duas primeiras temporadas lentas, mas depois vai ficar bom até se tornar a melhor série ever.
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
And on the pedestal these words appear:
"My name is Ozymandias, king of kings:
Look on my works, ye mighty, and despair!"
Nothing beside remains: round the decay
Of that colossal wreck, boundless and bare,
The lone and level sands stretch far away.
 

xjackx

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.244
Reações
13.758
Pontos
1.389
Bom episódio. Porém o melhor de todos os tempos em séries é "Person to Person" (o último) de Mad Men.
 

esp_40

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.354
Reações
2.802
Pontos
999
Esse eps e o ultimo de The Shield são, para mim, TOP eps de seriados. Em nível de ATUAÇÃO (por causa do Goggins) ainda fico com The Shield, mas roteiro e produção de BB é melhor.

De toda forma, 4 anos... pqp.;

Quero assistir the shield até hj, mas nunca encontrei um torresmo bom ou um box de dvd legal e com preço legal.
 
D

Deleted member 219486

Primeira temporada é difícil de assistir, como ainda é construção você não faz ideia no que vai se tornar.
 

Sadbot

Bam-bam-bam
Mensagens
556
Reações
1.888
Pontos
333
Me sinto um completo alienígena por nunca ter assistido Breaking Bad, sempre ouvia a galera falando bem mas nunca resolvi ir atrás pra acompanhar. Acham que vale a pena recuperar o "tempo perdido" e assistir à série mesmo sabendo como ela termina?
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.751
Reações
229.822
Pontos
2.529
Me sinto um completo alienígena por nunca ter assistido Breaking Bad, sempre ouvia a galera falando bem mas nunca resolvi ir atrás pra acompanhar. Acham que vale a pena recuperar o "tempo perdido" e assistir à série mesmo sabendo como ela termina?

Com certeza. Mas tenha paciência com as duas primeiras temporadas, são meio merdas. Negócio só embala quando o guus chega.
 
Topo Fundo