O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Breaking News] Jornalista Alexandre Garcia deixa a Globo após 30 anos

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
Após 30 anos, o jornalista Alexandre Garcia decidiu encerrar sua carreira na Globo.

Na manhã desta sexta-feira (28), o diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel, emitiu um comunicado falando sobre a saída de Garcia e agradecendo por todos os serviços prestados.

O motivo de sua saída não foi mencionado, mas especula-se que tenha a ver com um recente convite para compor a equipe de comunicação do governo Jair Bolsonaro, que começa no próximo dia 1º de janeiro.

Fora isso, Garcia seguirá com seus comentários políticos sendo reproduzidos em centenas de rádios e jornais espalhados pelo Brasil.

Carreira
Alexandre Garcia chegou à Globo em março de 1988 e entre seus primeiros trabalhos na emissora, apresentou um quadro de crônicas com seu nome no "Fantástico".

Na mesma época, também foi repórter especial do "Jornal Nacional", "Jornal Hoje" e "Jornal d Globo".

Fez parte da equipe que cobriu a promulgação da Constituição de 1988 e as eleições presidenciais de 1989. Ao lado de Joelmir Beting, apresentou o programa "Palanque Eletrônico", no qual entrevistou todos os candidatos à Presidência. Também foi um dos mediadores nos dois debates entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor, no segundo turno das eleições.

alexandre-garcia-brasilia_81cf5ce1dfd04f28db770c19b55abd67ada2d50f.jpeg

De 1990 a 1995, Alexandre Garcia foi diretor de jornalismo da Globo em Brasília, onde acompanhou a posse de Fernando Collor na presidência e a decretação do Plano Brasil Novo, o Plano Collor. Dos estúdios da emissora, junto com Joelmir Beting, Paulo Henrique Amorim e Lillian Witte Fibe, tentou esclarecer as dúvidas dos telespectadores com relação ao plano econômico do governo.

Em 1996, Alexandre Garcia passou a apresentar o "Espaço Aberto" na Globo News. No ano seguinte, fez uma série de reportagens para o "Jornal Nacional" sobre a Justiça, discutindo os problemas que levam ao atraso dos processos e a burocracia do Poder Judiciário no país.

De 2001 até 2011, o jornalista também apresentou o jornal local "DFTV – 1ª Edição", e depois assumiu a função de comentarista no telejornal, fazendo análises diárias. De Brasília, participou da cobertura das eleições presidenciais de 2002, de 2006 e de 2010.

Nos últimos tempos, Garcia fazia parte do grupo de apresentadores do "Jornal Nacional" aos sábados e era comentarista do "Bom Dia Brasil" fazendo de Brasília os análises sobre a política brasileira.

Onda de saídas
A Globo vem enfrentando uma onda de saídas de jornalistas de seu casting, seja por decisão própria dos contratados ou dispensas por motivos variados.

Entre os que deixaram a emissora, estão Mara Luquet, Evaristo Costa, William Waack, Carla Vilhena, Cristina Serra, Tonico Ferreira e Izabella Camargo.

O último grande nome a sair foi o repórter André Luiz Azevedo, após 37 anos de casa, conforme antecipado pelo NaTelinha em primera mão.

Confira na íntegra o comunicado de Ali Kamel sobre Alexandre Garcia:

Conheci pessoalmente Alexandre Garcia em 1991, quando fui diretor do jornal O Globo em Brasília e ele era o diretor regional de jornalismo da Globo na capital. Costumávamos nos encontrar às terças, quando o saudoso Toninho Drummond, então diretor da Globo em Brasília, oferecia um almoço com fontes e nos convidava. Percebi em Alexandre, de imediato, o homem que ele é: correto, íntegro e também extremamente gentil e generoso. Ele, um super consagrado jornalista, com presença marcante no vídeo, além das atribuições editoriais do cargo; eu, um recém chegado a Brasília, com 29 anos, nove anos de profissão. Apesar disso, Alexandre me tratava como um igual e me ajudava no que podia. Ao chegar à Globo em 2001 reencontrei o mesmo Alexandre: profissional completo, com conhecimento de pós-graduado na cobertura política, mas o mesmo homem gentil que eu conhecera 10 anos antes. Em decisão muito refletida, depois de quase 31 anos de trabalho aqui na Globo, Alexandre decidiu deixar a emissora para amenizar um pouco o seu ritmo frenético de trabalho. Diante do trabalho exemplar ao longo de todos esses anos, é uma decisão que respeito. Ele deixa um legado de realizações que ajudaram o jornalismo da Globo a construir sua sólida credibilidade junto ao público. O trabalho na Globo foi a sequência de uma vida profissional que poucos podem ostentar.

A naturalidade frente às câmeras sempre foi um dos trunfos de Alexandre. Consta que quando começou na Globo, o saudoso Armando Nogueira dizia que ele estava inovando porque fazia gestos na televisão. Enquanto a norma era uma postura mais formal, Alexandre caminhava, fazia gestos. Essa naturalidade vinha de criança. Aos sete anos já atuava como ator infantil na rádio em que seu pai, o radialista Oscar Chaves Garcia, trabalhava. Aos 15, transmitia a Missa na Rádio de Cachoeira do Sul, onde nasceu em 1940. Aos 16, era locutor, redator, apresentador, repórter de rua da pequena rádio Independente de Lajeado. Ao se mudar para Porto Alegre para continuar os estudos, virou locutor da Rádio Difusora, dos Diários Associados. Ele conta que o salário pagava a pensão e a escola.

Quando entrou na PUC/RS para estudar Comunicação Social(onde foi o primeiro lugar no vestibular e no curso todo e presidente do Centro Acadêmico) era funcionário concursado com primeiro lugar no Banco do Brasil. Agora era o bancário sustentando os estudos do futuro jornalista. Conseguiu seu primeiro estágio na sucursal do Jornal do Brasil na capital gaúcha. Especializou-se na cobertura de economia, com ênfase na Bolsa de Valores. Ao ser contratado pelo JB, apostou no seu talento como jornalista e encerrou sua carreira de bancário.

Em 1973, cobriu o fechamento do Congresso uruguaio, que deu início à ditadura militar no país. Foi transferido então para Buenos Aires, onde ficaria três anos, acompanhando a agonia do governo peronista e a crise que levaria também ao golpe militar. Alexandre teve que deixar a Argentina às pressas depois de uma reportagem em que denunciava o esquema de corrupção da polícia rodoviária argentina próximo à cidade de Mar del Plata.

De volta o Brasil, foi trabalhar na sucursal do JB em Brasília, onde permaneceu dez anos, firmando-se como um bem sucedido repórter de política. Em 1983, estreou no vídeo na extinta TV Manchete. É dele a entrevista do último presidente militar, João Figueiredo, de quem foi porta-voz por um período. Foi a antológica entrevista em que Figueiredo disse: “Eu quero que me esqueçam!” Continuou a carreira como correspondente internacional cobrindo as guerras civis no Líbano e Angola - e a Guerra das Malvinas, o que lhe valeu a Ordem do Império Britânico, concedida pela Rainha Elizabeth II.

alexandre-garcia-bom-dia-brasil_46835c772b74b9930fef6f5fb557246784531885.jpeg

Em março de 1988, a convite de Alberico Souza Cruz, começou a trabalhar na TV Globo de Brasília. Entre seus primeiros trabalhos, um quadro no Fantástico que levava o seu nome: A Crônica de Alexandre Garcia, em que divertia os brasileiros com gafes e bastidores do mundo político da capital, num texto irresistível. Como repórter especial dividia-se entre o JN, o JH e o Jornal da Globo. Participou de momentos memoráveis da história recente do Brasil como as primeiras eleições democráticas para presidente, em 1989, depois da ditadura militar. Ao lado de Joelmir Betting, entrevistou todos os candidatos no programa Palanque Eletrônico. Ainda foi um dos mediadores do debate de segundo turno entre Lula e Fernando Collor, realizado em pool pelas quatro grandes emissoras de então, Globo, Band, SBT e Manchete.

Entre 1990 e 1995, como disse, Alexandre Garcia foi diretor regional de jornalismo da Globo de Brasília, sem deixar de lado seu trabalho frente às câmeras. Em 1993, estreou como comentarista do JG, em 96, passou a ter um programa na GloboNews, Espaço Aberto.

De 2001 a 2011 foi o âncora do DFTV. Comentava, analisava, cobrava das autoridades soluções para os muitos problemas que afetam os brasilienses. Nos últimos anos, tornou-se comentarista político do Bom dia Brasil, comentarista local diário do DFTV e faz parte do grupo de apresentadores que se reveza na bancada do JN aos sábados. Durante todo esse período, não houve cobertura de política no Brasil sem que ele brilhasse.

Em nossa conversa, Alexandre me disse que deixa a Globo, mas não o jornalismo. Ele continuará a ter seus comentários políticos transmitidos por duzentas e oitenta rádios Brasil afora. Do mesmo jeito, continuará a escrever artigos para um sem número de jornais por todo o país. E, entre seus planos, está o de acrescentar outro títulos ao seu livro de grande sucesso “Nos Bastidores da Notícia”, lançado em 1990 pela Editora Globo.

Em nome da Globo, eu agradeço tudo de grande que Alexandre fez para o jornalismo da emissora, um legado que deve inspirar a todos nós que aqui trabalhamos: profissionalismo, brilho, correção e competência. E eu agradeço tudo o que fez por mim, seu jeito gentil, sua generosidade. Muito obrigado Alexandre, um grande abraço, que você seja muito feliz, porque você fez por merecer.



https://outline.com/jxzXua


================================


Glóbulo perdendo o último dos moicanos. Incongruência com linha editorial?

Chuto que vai pro lugar do Joseval na Jovem Pan.
 

Rocha Loures

Bam-bam-bam
Mensagens
6.520
Reações
14.094
Pontos
404
Não estou surpreso, já tinha um tempo que tinha indícios disso,mais um liberto da Globo, é pra glorificar de pé, seria interessante ele se juntasse com William wack
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
Não estou surpreso, já tinha um tempo que tinha indícios disso,mais um liberto da Globo, é pra glorificar de pé, seria interessante ele se juntasse com William wack
realmente, devia ser o último chutador de baldes com linha editorial diferente da emissora. ou ainda tem outro?
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.650
Pontos
1.003
Ele já devia estar se sentindo um estranho no ninho cercado de lacradores e "jornalistas" como o Chico Pinheiro. Antes sair assim do que dar mole e ser pego num bote como foi o caso do William Waak.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.112
Reações
172.173
Pontos
2.599
Perdeu o melhor e agora o segundo melhor. Só sobraram as xepas.
 

yage

Lenda da internet
Mensagens
12.776
Reações
53.287
Pontos
1.613
Sobrou algum jornalista de direita na globo agora? E pior que tinha um programa na Globonews também.
 


Joey Tribbiani

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.871
Reações
39.968
Pontos
654
A Globo não queria um espião dentro do seu sistema. Têm muitas subvenções antiofídicas chegando do exterior...
 
Ultima Edição:

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.387
Reações
55.740
Pontos
1.253
já tá o maior rumor no tuiter dizendo que ele será porta voz do governo.
 

Palestra1914

Leader of Men
VIP
Mensagens
2.966
Reações
19.468
Pontos
453
Acho que até demorou, já fazia algum tempo que ele estava demonstrando sem medos seu lado conservador no twitter. Totalmente incompatível com o progressismo de baixa qualidade que permeia atualmente a emissora. Gosto dos posicionamentos dele.

No mais, adoraria tê-lo como sogro. Linda filha.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.180
Reações
175.487
Pontos
2.234
Provavelmente ele que resolveu sair mesmo.
O Ali Kamel não produziria um texto desse tamanho se tivesse sido "incompatibilidade com linha editorial".
 

Lacerda Yawara

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.772
Reações
22.111
Pontos
803
Nunca aliviou pro molusco nem no começo do governo onde o larapio nadava de braçada nos commodities.
Tem meu respeito.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Dor de cotovelo?





E a Mônica era (é) admiradora da Dilma & Molusco.
Provavelmente ele que resolveu sair mesmo.
O Ali Kamel não produziria um texto desse tamanho se tivesse sido "incompatibilidade com linha editorial".
Acho que ele tinha carta branca desde o tempo do velho Roberto Marinho. Acho que saiu por vontade própria. Além do fator idade.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.180
Reações
175.487
Pontos
2.234
Acho que ele tinha carta branca desde o tempo do velho Roberto Marinho. Acho que saiu por vontade própria. Além do fator idade.

Muita gente tinha, naquela época. Ele foi um dos poucos - ou até o único - que não a perdeu em algum momento posterior.
Acabou construindo uma carreira sólida o suficiente pra não precisar da Globo também, o que é praticamente impensável nos dias atuais.

Mas pudera, é um dos poucos caras que dá pra dizer que é extremamente lúcido nas colocações que faz.
 

Cielo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.118
Reações
49.295
Pontos
1.339
Além de tudo que ja disseram, fez aquela entrevista com o presidente Figueiredo que foi muito boa.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.861
Reações
38.239
Pontos
1.839
Grande jornalista, uma grande perda pra Goebbels. Se bem que pra eles deve ser ótimo, agora só tem lacradores por lá.
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.324
Pontos
2.184
Tirando aquecimento global....................... as opiniões dele tendem a serem boas. Concorde ou não com ele, o alexandre garcia é muito lúcido
Sei lá o que ele vai fazer mas o telespectador da globo perde muito com a saída dele
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.804
Pontos
1.824
Ele bem percebeu que a mídia tradicional está com os dias contados, ainda mais com o governo atual que foi eleito com grande força da Internet. (Espero que o gov do bolso não seja ingrato com a Internet.)
Mídia Tradicional cada vez mais perdendo relevância, mesmo com toda estrutura e financiamento do Governo por meio de publicidade, estão perdendo para qualquer pereba que faz vídeos no Youtube com vídeo gravado por um mero celular e ainda, perdendo em todas as áreas, como informação, entretenimento.
Ainda mais uma paulada com notícias recentes de que a Netflix já colocou SBesTeira no bolso, já ultrapassou a Sky em assinaturas.
Se o país não fosse tão ferrado por esses governos de esquerda, as pessoa tivessem uma internet mais decente, acho que derrocada dessas emissoras ainda seria mais acelerado.

O WW enxergou isso e está infinitamente melhor em seu canal no Youtube.
 

Flame Vicious

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
33.306
Reações
75.522
Pontos
744
Lembro que tem um user de esquerda do Fórum que odeia ele, mas o cara tá sumido ultimamente.

Tirando aquecimento global....................... as opiniões dele tendem a serem boas. Concorde ou não com ele, o alexandre garcia é muito lúcido
Sei lá o que ele vai fazer mas o telespectador da globo perde muito com a saída dele

Qual é a opinião dele sobre isso?
 

Charrua

Lenda da internet
Mensagens
51.349
Reações
59.324
Pontos
2.184
Lembro que tem um user de esquerda do Fórum que odeia ele, mas o cara tá sumido ultimamente.



Qual é a opinião dele sobre isso?
Quando eu ainda tinha telefone e o seguia no twitter, ele ficava debochando. Dizendo que era farsa.
Tomara que tenha mudado mas vai saber
 
D

Deleted member 219486

Sobrou algum jornalista de direita na globo agora? E pior que tinha um programa na Globonews também.

O Heraldo me parece ter bom senso, na época da eleição ele repreendia o rumo dos comentários dos colegas e tentava manter a análise técnica na Globo News.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
O Heraldo me parece ter bom senso, na época da eleição ele repreendia o rumo dos comentários dos colegas e tentava manter a análise técnica na Globo News.
O Heraldo é mais sensato que os loucos do J10, mas... Não dá pra comparar com o Alexandre. Heraldo é mais apresentador. Já o Alexandre é mais comentarista e entrevistador. A distância é grande.
 

Vaçago

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.685
Reações
40.317
Pontos
1.053
O único que ainda demonstrava ter um cérebro funcional dentro daquela emissora. Agora já pode colocar um poster do Che Guevara na portaria.
 

Haagenti

Lenda da internet
Mensagens
39.352
Reações
51.525
Pontos
1.712
Após 30 anos, o jornalista Alexandre Garcia decidiu encerrar sua carreira na Globo.

Na manhã desta sexta-feira (28), o diretor de jornalismo da emissora, Ali Kamel, emitiu um comunicado falando sobre a saída de Garcia e agradecendo por todos os serviços prestados.

O motivo de sua saída não foi mencionado, mas especula-se que tenha a ver com um recente convite para compor a equipe de comunicação do governo Jair Bolsonaro, que começa no próximo dia 1º de janeiro.

Fora isso, Garcia seguirá com seus comentários políticos sendo reproduzidos em centenas de rádios e jornais espalhados pelo Brasil.

Carreira
Alexandre Garcia chegou à Globo em março de 1988 e entre seus primeiros trabalhos na emissora, apresentou um quadro de crônicas com seu nome no "Fantástico".

Na mesma época, também foi repórter especial do "Jornal Nacional", "Jornal Hoje" e "Jornal d Globo".

Fez parte da equipe que cobriu a promulgação da Constituição de 1988 e as eleições presidenciais de 1989. Ao lado de Joelmir Beting, apresentou o programa "Palanque Eletrônico", no qual entrevistou todos os candidatos à Presidência. Também foi um dos mediadores nos dois debates entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor, no segundo turno das eleições.

alexandre-garcia-brasilia_81cf5ce1dfd04f28db770c19b55abd67ada2d50f.jpeg

De 1990 a 1995, Alexandre Garcia foi diretor de jornalismo da Globo em Brasília, onde acompanhou a posse de Fernando Collor na presidência e a decretação do Plano Brasil Novo, o Plano Collor. Dos estúdios da emissora, junto com Joelmir Beting, Paulo Henrique Amorim e Lillian Witte Fibe, tentou esclarecer as dúvidas dos telespectadores com relação ao plano econômico do governo.

Em 1996, Alexandre Garcia passou a apresentar o "Espaço Aberto" na Globo News. No ano seguinte, fez uma série de reportagens para o "Jornal Nacional" sobre a Justiça, discutindo os problemas que levam ao atraso dos processos e a burocracia do Poder Judiciário no país.

De 2001 até 2011, o jornalista também apresentou o jornal local "DFTV – 1ª Edição", e depois assumiu a função de comentarista no telejornal, fazendo análises diárias. De Brasília, participou da cobertura das eleições presidenciais de 2002, de 2006 e de 2010.

Nos últimos tempos, Garcia fazia parte do grupo de apresentadores do "Jornal Nacional" aos sábados e era comentarista do "Bom Dia Brasil" fazendo de Brasília os análises sobre a política brasileira.

Onda de saídas
A Globo vem enfrentando uma onda de saídas de jornalistas de seu casting, seja por decisão própria dos contratados ou dispensas por motivos variados.

Entre os que deixaram a emissora, estão Mara Luquet, Evaristo Costa, William Waack, Carla Vilhena, Cristina Serra, Tonico Ferreira e Izabella Camargo.

O último grande nome a sair foi o repórter André Luiz Azevedo, após 37 anos de casa, conforme antecipado pelo NaTelinha em primera mão.

Confira na íntegra o comunicado de Ali Kamel sobre Alexandre Garcia:

Conheci pessoalmente Alexandre Garcia em 1991, quando fui diretor do jornal O Globo em Brasília e ele era o diretor regional de jornalismo da Globo na capital. Costumávamos nos encontrar às terças, quando o saudoso Toninho Drummond, então diretor da Globo em Brasília, oferecia um almoço com fontes e nos convidava. Percebi em Alexandre, de imediato, o homem que ele é: correto, íntegro e também extremamente gentil e generoso. Ele, um super consagrado jornalista, com presença marcante no vídeo, além das atribuições editoriais do cargo; eu, um recém chegado a Brasília, com 29 anos, nove anos de profissão. Apesar disso, Alexandre me tratava como um igual e me ajudava no que podia. Ao chegar à Globo em 2001 reencontrei o mesmo Alexandre: profissional completo, com conhecimento de pós-graduado na cobertura política, mas o mesmo homem gentil que eu conhecera 10 anos antes. Em decisão muito refletida, depois de quase 31 anos de trabalho aqui na Globo, Alexandre decidiu deixar a emissora para amenizar um pouco o seu ritmo frenético de trabalho. Diante do trabalho exemplar ao longo de todos esses anos, é uma decisão que respeito. Ele deixa um legado de realizações que ajudaram o jornalismo da Globo a construir sua sólida credibilidade junto ao público. O trabalho na Globo foi a sequência de uma vida profissional que poucos podem ostentar.

A naturalidade frente às câmeras sempre foi um dos trunfos de Alexandre. Consta que quando começou na Globo, o saudoso Armando Nogueira dizia que ele estava inovando porque fazia gestos na televisão. Enquanto a norma era uma postura mais formal, Alexandre caminhava, fazia gestos. Essa naturalidade vinha de criança. Aos sete anos já atuava como ator infantil na rádio em que seu pai, o radialista Oscar Chaves Garcia, trabalhava. Aos 15, transmitia a Missa na Rádio de Cachoeira do Sul, onde nasceu em 1940. Aos 16, era locutor, redator, apresentador, repórter de rua da pequena rádio Independente de Lajeado. Ao se mudar para Porto Alegre para continuar os estudos, virou locutor da Rádio Difusora, dos Diários Associados. Ele conta que o salário pagava a pensão e a escola.

Quando entrou na PUC/RS para estudar Comunicação Social(onde foi o primeiro lugar no vestibular e no curso todo e presidente do Centro Acadêmico) era funcionário concursado com primeiro lugar no Banco do Brasil. Agora era o bancário sustentando os estudos do futuro jornalista. Conseguiu seu primeiro estágio na sucursal do Jornal do Brasil na capital gaúcha. Especializou-se na cobertura de economia, com ênfase na Bolsa de Valores. Ao ser contratado pelo JB, apostou no seu talento como jornalista e encerrou sua carreira de bancário.

Em 1973, cobriu o fechamento do Congresso uruguaio, que deu início à ditadura militar no país. Foi transferido então para Buenos Aires, onde ficaria três anos, acompanhando a agonia do governo peronista e a crise que levaria também ao golpe militar. Alexandre teve que deixar a Argentina às pressas depois de uma reportagem em que denunciava o esquema de corrupção da polícia rodoviária argentina próximo à cidade de Mar del Plata.

De volta o Brasil, foi trabalhar na sucursal do JB em Brasília, onde permaneceu dez anos, firmando-se como um bem sucedido repórter de política. Em 1983, estreou no vídeo na extinta TV Manchete. É dele a entrevista do último presidente militar, João Figueiredo, de quem foi porta-voz por um período. Foi a antológica entrevista em que Figueiredo disse: “Eu quero que me esqueçam!” Continuou a carreira como correspondente internacional cobrindo as guerras civis no Líbano e Angola - e a Guerra das Malvinas, o que lhe valeu a Ordem do Império Britânico, concedida pela Rainha Elizabeth II.

alexandre-garcia-bom-dia-brasil_46835c772b74b9930fef6f5fb557246784531885.jpeg

Em março de 1988, a convite de Alberico Souza Cruz, começou a trabalhar na TV Globo de Brasília. Entre seus primeiros trabalhos, um quadro no Fantástico que levava o seu nome: A Crônica de Alexandre Garcia, em que divertia os brasileiros com gafes e bastidores do mundo político da capital, num texto irresistível. Como repórter especial dividia-se entre o JN, o JH e o Jornal da Globo. Participou de momentos memoráveis da história recente do Brasil como as primeiras eleições democráticas para presidente, em 1989, depois da ditadura militar. Ao lado de Joelmir Betting, entrevistou todos os candidatos no programa Palanque Eletrônico. Ainda foi um dos mediadores do debate de segundo turno entre Lula e Fernando Collor, realizado em pool pelas quatro grandes emissoras de então, Globo, Band, SBT e Manchete.

Entre 1990 e 1995, como disse, Alexandre Garcia foi diretor regional de jornalismo da Globo de Brasília, sem deixar de lado seu trabalho frente às câmeras. Em 1993, estreou como comentarista do JG, em 96, passou a ter um programa na GloboNews, Espaço Aberto.

De 2001 a 2011 foi o âncora do DFTV. Comentava, analisava, cobrava das autoridades soluções para os muitos problemas que afetam os brasilienses. Nos últimos anos, tornou-se comentarista político do Bom dia Brasil, comentarista local diário do DFTV e faz parte do grupo de apresentadores que se reveza na bancada do JN aos sábados. Durante todo esse período, não houve cobertura de política no Brasil sem que ele brilhasse.

Em nossa conversa, Alexandre me disse que deixa a Globo, mas não o jornalismo. Ele continuará a ter seus comentários políticos transmitidos por duzentas e oitenta rádios Brasil afora. Do mesmo jeito, continuará a escrever artigos para um sem número de jornais por todo o país. E, entre seus planos, está o de acrescentar outro títulos ao seu livro de grande sucesso “Nos Bastidores da Notícia”, lançado em 1990 pela Editora Globo.

Em nome da Globo, eu agradeço tudo de grande que Alexandre fez para o jornalismo da emissora, um legado que deve inspirar a todos nós que aqui trabalhamos: profissionalismo, brilho, correção e competência. E eu agradeço tudo o que fez por mim, seu jeito gentil, sua generosidade. Muito obrigado Alexandre, um grande abraço, que você seja muito feliz, porque você fez por merecer.



https://outline.com/jxzXua


================================


Glóbulo perdendo o último dos moicanos. Incongruência com linha editorial?

Chuto que vai pro lugar do Joseval na Jovem Pan.
Pensei o mesmo. Com o Joseval se aposentando, estava feliz achando que o Caio ganharia espaço. Não sei se fico feliz ou puto. Acho que estou os dois.
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.872
Reações
19.637
Pontos
1.689
Sempre gostei do cara. Lembro que quando era criança, toda vez que via ele na TV lembrava do meu avô. Eram muito parecidos.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.035
Reações
68.839
Pontos
2.059
Pronto. Agora a gente nem precisa mais zapear a globolix. Já não vai ter nada que preste mesmo.
Pro lugar dele parece que ja tá acertado o Felipe Neto.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo