O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Breath of the Wild superou Ocarina of Time como maior jogo da série Zelda?

Breath of the Wild superou Ocarina of Time como o maior game da série Zelda?


  • Total voters
    128
  • Poll closed .

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.494
Reações
104.375
Pontos
2.419
Quem viveu à época sabe a grandiosidade que foi a chegada de Ocarina of Time em 1998. O hype pré lançamento era enorme e o jogo de fato entregou tudo o que se esperava, estabelecendo-se como um clássico instantâneo. Na imprensa especializada era comum se referirem a ele como jogo do século. Enfim, foi uma obra prima que beirou a perfeição.

Desde então todo Zelda passou a ser comparado com Ocarina e de certa forma seguir as bases estabelecidas por ele, mas independente de gostos pessoais é indiscutível que nenhum chegou a altura do que Ocarina representou em sua época.

Eis que em 2017 surgiu Breath of the Wild, a primeira revolução na franquia pós Ocarina, e que revolução, a proposta open world magistralmente bem aplicada resultou em um game soberbo, extremamente bem avaliado pela crítica e claro pelo público. Olhando os números de vendas, BotW é disparado o mais vendido da série. O game conseguiu expandir o público da franquia de tal forma que não parece ser exagero afirmar que milhões de jogadores tiveram seu primeiro contato com Zelda jogando Breath of the Wild.

Então fica a pergunta, vocês acham que Breath of the Wild se tornou a principal referência histórica da franquia, ou Ocarina of Time por tudo que representou ainda detém a coroa de o maior Zelda da história?
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.533
Reações
43.787
Pontos
1.499
Ao que OoT representou na época, não. Até porque, a indústria mudou muito e penso que não veremos mais um só jogo tendo o impacto nuclear que OoT e Mario 64 tiveram.

Mas por qualidade em si, superou. É meu Zelda predileto e está no meu Top 3 de melhores jogos que já presenciei na vida.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.421
Reações
80.025
Pontos
2.059
A referência vai depender de quem estiver falando. Quem é mais antigo poderá ainda escolher o OoT como referência, enquanto que os mais novos (que jogaram o ocarina anos depois) provavelmente escolherão o BotW.

Eu joguei o OoT no natal de 1998. Se eu tivesse jogado anos depois, jamais teria o mesmo impacto. Sempre coloquei o ocarina como meu game n.° 1.
Mas o BotW foi outra experiência surreal na sua própria maneira. Por um momento, no calor do hype, eu cheguei a colocá-lo acima do OoT. Depois que a adrenalina baixou um pouco, eu trouxe o OoT pro 1st spot novamente. E meses depois, após refletir profundamente nos Alpes Suíços, compreendi que eu não estava preparado para colocar um acima do outro. Então ficaram os dois em 1.° e pronto.
 

Queiroga'

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.734
Reações
22.510
Pontos
1.129
Ocarina ainda está na frente pelo meu conceito, mas pretendo rejogar ambos até o fim ano e aí talvez eu mude de opinião.
 


iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.850
Reações
10.502
Pontos
1.069
Quando foi lançado eu me lembro que muita gente colocou BotW como o melhor Zelda e talvez o melhor jogo de todos os tempos. Duvidei muito dessa opinião, achei que fosse por conta do hype.

Mas depois de ter terminado a main quest nesse último sábado eu posso dizer que é sim o melhor Zelda e o melhor jogo da década.

A Nintendo conseguiu pegar todos os elementos da franquia e juntar em um só jogo, ao mesmo tempo que pegou o que tinha de melhor nos jogos open world e elevou à outro patamar.

Um nível de exploração sem paralelo, que faz o jogador querer passar horas subindo montanhas, atravessar rios e matar bokoblins para encontrar torres e shrines.

Uma arte primorosa, que ao mesmo tempo é mais séria e sem deixar o estilo colorido e cartunesco da franquia, com referências culturais e históricas.

Uma narrativa e um background sem paralelo na séries. Sim, é mais um que Zelda é raptada por Ganon, mas aqui Zelda é uma personagem bem formada, com seus dramas pessoais, suas imperfeições e qualidades, não somente um troféu ao derrotar o último chefe.

Por fim uma trilha sonora que ao mesmo tempo é sutil e elegante, vigorosa e memorável. Do mesmo jeito que a arte do jogo referenciou a história da franquia e a elevou, a música fez o mesmo.

Sim, é um jogo que tem seus defeitos, o voice acting está bem abaixo de até outros jogos da Nintendo, com Fire Emblem Three Houses. Mas nada é perfeito na Terra.

Nunca joguei nenhum, mas me PARECE que Ocarina influenciou alguns jogos. Já BOTW influenciou o que até agora?
Muita coisa, desde jogos inteiros (Genshin Impact), até mecânicas em alguns jogos (Ys XI). Foi o jogo que mais influenciou a geração junto com Dark Souls.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.117
Reações
172.526
Pontos
1.714
Pra mim, não só o maior da Série como um dos postulantes a GOAT. A sensação de ser uma criança descobrindo as coisas é algo que eu não tinha há décadas e também ver pessoas das mais diferentes idades maravilhadas com o jogo foi um impacto bem positivo pra mim.


Mas, qualquer resposta é válida. São jogos de patamar semelhante. OoT também é um dos meus postulantes a GOAT.
 

Ennis

Bam-bam-bam
Mensagens
8.195
Reações
19.367
Pontos
394
A nivel de importância, influência e legado deixado, não.

Ocarina of Time trouxe bem mais elementos que se tornaram padrão na industria e BOTW bebeu de algumas fontes de outros jogos em alguns elementos, já Ocarina of Time foi um oasis de ideias para os jogos 3D que vieram após ele.


Mercadologicamente, BOTW pode ter sido mais lucrativo pra Nintendo, mas conceitualmente, nada na indústria supera ou influenciou mais que OOT.
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.866
Reações
50.969
Pontos
1.003
Não pq o melhor é Majora's Mask

tumblr_phdkb1HrhJ1ujbic2_500.gifv
 

Rayzen_X

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.144
Reações
3.830
Pontos
704
Por ter expandido o público, acredito que BotW tenha superado o Ocarina.
Mas, pra mim, Ocarina ainda tem um lugar mais especial na memória, visto a época e circunstancia que joguei.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.939
Reações
2.832
Pontos
353
Tendo jogado os 2 nos lançamentos de cada um, ainda escolho Ocarina como melhor Zelda.

A experiência q eu tive à época é bem mais inesquecível do q a tive com BotW.

Provavelmente se comparar hoje os 2, BotW seja melhor, mas Ocarina me marcou mais.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.252
Reações
33.545
Pontos
1.399
Ocarina estabeleceu as bases do que são os games 3D hoje, e é quase unânime; BOTW foi uma revolução de todos os conceitos usados nos games hoje, e não raramente se encontra quem não gosta.

Pra mim é um excelente jogo, mas ainda parece um conceito um tanto cru, bem longe do que Ocarina significou. O game tem pontos que decaíram demais, como o fato de basicamente não ter uma história, e o Open World extremamente aberto que pode afastar muita gente, porém alçou a série ao nível de vendas de COD, algo impensável antes dele.
 

Flavio Branford

Divine Blade of JRPG
VIP
Mensagens
28.082
Reações
39.528
Pontos
1.564
Eu acho q em termos de importância e legado Ocarina ainda é maior, particularmente pra mim o melhor Zelda é o A Link to the Past , se fosse para escolher o meu segundo favorito acredito q hoje seria BoTW e Ocarina quase empatado com BoTW mas em termos de empolgação/experiência com o jogo, Ocarina me marcou muito mais.

É que tb é meio injusto pq BoTW eu joguei via PC/Emulador e Ocarina foi ''a moda antiga'' no N64 mesmo.....não tem como não levar em consideração a experiência e emoção de jogar o primeiro game da série em 3D e no console.....é outra coisa.....
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
Eu acho que sim, prefiro o Breath of the Wild, mas o Ocarina of Times pegou a mudança do 2D pro 3D e fez com extrema maestria também.

Nunca joguei nenhum, mas me PARECE que Ocarina influenciou alguns jogos. Já BOTW influenciou o que até agora?

Já tem algumas cópias por aí e ta influenciando vários outros, como o novo Horizon Forbidden West, que ta copiando na cara de pau algumas mecânicas(graças a deus, inclusive).
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.967
Reações
41.625
Pontos
1.689
Chegou perto. Se Botw tivesse dungeons (que era a coisa que mais gostava de encarar), arriscaria a dizer que é o melhor Zelda sim.
 

pr722

Bam-bam-bam
Mensagens
328
Reações
236
Pontos
474
O BoTW foi um game que eu joguei(2017) ininterruptamente 5 h seguidas no início. Fiquei maravilhado de uma forma que eu não lembrei quando tinha ocorrido algo parecido. Porém eu foquei muito em fazer shrines e abrir todo o mapa, o desafio foi ficando muito grande e na época saiu o RDR2 e acabei dropando...

Esse game me fez comprar um WiiU. Só que tem alguns aspectos que me incomodaram:

1o - desempenho no wiiu. Depois que você joga WW e TP HD e vai jogar esse chega dá um desânimo. (to pensando em só voltar a terminar após pegar um switch)
2o - armas finitas é um aspecto que me incomodou demais
3o - até a parte que joguei achei muito repetido os inimigos

E quanto ao Ocarina é um dos poucos games que eu vez por outra pego e zero novamente. Pra quem jogou na época realmente é incomparável
 

Ryo_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.098
Reações
11.978
Pontos
754
Botw é demais mas prefiro o Oot. Principalmene pela trilha sonora inesquecível.
 

Dark Tomorrow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.113
Reações
3.282
Pontos
739
queria poder opinar, mas não consigo zerar zelda... meu interesse pelos jogos morre apos 2, 3 horas de gameplay.

chuchu em forma de jogo.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.628
Reações
52.490
Pontos
2.082
OoT é um jogo mais importante, inquestionável. Está num top 3 de jogos mais importante da história, e isso diz muito sobre ele.

Mas BotW é um jogo muito melhor em todos os sentidos. E a ambição era bastante clara desde o início, vide entrevistas sobre o jogo.

Conseguir impactar hoje em dia é muito mais difícil que em 1998, com a indústria totalmente madura e inúmeros jogos excelentes em todo canto para comparações. Então nesse sentido BotW conseguiu um grande feito. É um jogo genuinamente incrível, sem campanha de marketing pesada envolvida ou subjetividades que orbitam outros títulos aclamados recentemente.

Eu não sou alguém muito nostalgico, então um jogo melhor é um jogo melhor ao meu ver.
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
369
Reações
454
Pontos
489
Acredito que não, pra mim o que mais incomodou no Botw foi a falta de dungeons clássicas, as shirines apesar de serem inúmeras não se comparam com a sensação de chegar em uma dungeon com final boss e tal, talvez seja nostalgia, mas senti muita falta disso
 

Skyloft

Smelly cat
VIP
Mensagens
17.409
Reações
43.443
Pontos
1.384
Não. Oot é o melhor jogo de todos os tempos.

Mas o melhor Zelda é o Link to The Past. Aliás, é o melhor jogo de todos os tempos.

Calma....vou piorar as coisas. Skyward Sword é melhor que Ocarina.
Me banam.

É só o seu gosto, papagaio, mas infelizmente, pra você, ele não tem o poder de mudar a história. É como alguém preferir o Mario Sunshine ao 64, normal. Sunshine é bom, mas não é um divisor da história, quanto o Mario 64.

Ocarina of time é , historicamente, o maior e mais importante Zelda de todos os tempos... e coincidiu de ser o meu jogo favorito ever também.


No mais:

Zelda Oracles of Seasons/ages >>>>>>> Minish Cap>>>>>>>>Link's awakening>>>>>>>>Zelda 1>>>>>>>>>Zelda 2>>>>>>>>>> Zelda do CDI>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> a link to the past

:coolface
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.322
Reações
19.375
Pontos
1.469
Não joguei, mas como observador, sei que Ocarina deixou um legado que influenciou jogos por mais de 10 anos. Talvez influencie até hoje.

Já Breath of the Wild tem mais influencias de jogos de sucesso dos últimos 10 anos do que características próprias.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.877
Reações
94.902
Pontos
2.179
Pensei muito nessa questão no último ano. BotW é um jogo mais surpreendente. Ele causa muito momentos :kwow

Mas Ocarina é um jogo mais redondo. Até hoje não escolhi meu dungeon favorito porque são todos muito bons. Sem falar que o jogo também tem seus momentos :kwow, como a batalha com as bruxas.
 

Pokémon Master

Losing like a PRO!
VIP
Mensagens
10.786
Reações
26.507
Pontos
1.003
Dificil escolha, mesmo não sendo muito fã de OoT eu sei o peso que ele tem pra industria.

BotW mesmo sendo espetacular ainda falta alguns elementos que pra mim são fundamentais na série
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.351
Reações
31.468
Pontos
1.319
Como jogo, BotW superou Ocarina.
Como 'evento', não (mas foi quase).
 
Topo Fundo