O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Câmbios automáticos ainda são muito caros em termos de manutenção?

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.818
Pontos
503
Bom dia, auto-entusiastas!

Na minha busca por conhecimento até saber o suficiente para comprar um carro, gostaria de saber um pouco sobre os câmbios automáticos e automatizados.

Naturalmente, para alguém que vai comprar um carro econômico, a opção correta é o câmbio manual, por ser mais barato e confiável. Porém, a máxima de que câmbio automático custa muito caro para consertar e de que dá problema com frequência ainda é real?

Será que isso dos custos tinha algo a ver com falta de mecânicos experientes? Ou é o preço dos componentes mesmo?

O que um motorista pode fazer para conservar bem o aparato? Existe alguma revisão específica?

Também creio que a desconfiança para com os automáticos tenha algo a ver com a má fama dos vários automatizados, que são outra familia de câmbio. O Fiat Stilo tem uma má fama incorrigível por causa do Dualogic. Reclamações do Powershift são comuns. É possível que a má reputação dos automatizados tenha respingado nos automáticos legítimos?

Todo automatizado é ruim? Se cuidar direitinho, são duráveis?

Acho incrível como aqui, esses opcionais pertencem às categorias superiores, enquanto nos EUA, "driving stick" (ou seja, dirigir carro manual) é considerado coisa do passado, ou "de macho".

E então, o que acham os donos de automáticos?
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Coloco todo automatizado de carro básico no lixo pra começar.
O resto vc tem que pesquisar, um vai ser inquebrável (Corolla, Honda), outro vc vai ficar a pé (C4) e alguns podem te dar problema no futuro ou não dar nenhum(dupla embreagem).
Vale a pesquisa antes de comprar.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.332
Reações
47.367
Pontos
1.599
Dos que conheço, Corolla e Civic, dizem que se cuidar certinho a chance de dar m**** é praticamente 0, mas quanto ao título do tópico, sim, são caros ainda assim.
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Câmbio automático ainda é mais caro, sem dúvida. A manutenção preventiva também tende a ser mais cara e acho que é aqui que muitos são negligentes e aí estoura a bomba no futuro.
Até onde sei a maioria dos automáticos precisam de troca de óleo e filtro a cada 40 mil Km mais ou menos, mas é um processo trabalhoso e a mão de obra sai cara, além de precisar comprar vários litros de óleo, filtro e junta.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.883
Reações
7.081
Pontos
1.039
Como assim "ainda"?
Falo isso no sentido dos câmbios automáticos evoluiram demais nos últimos anos. Quem mexe num 4F27E não necessariamente mexe num TF72-SC, ou num 01M, que pelo que ouvi dizer, tem uns macetes. Fora que mais tecnologia, mais mão de obra especializada, mais componentes, mais caro. Se quebra? Aí é outro papo, mas acho que já te deram uma luz aí. Tomando conta certinho a tendência é durar muito.
 

Porr3ta

Larva
Mensagens
17
Reações
18
Pontos
3
Cambio Aut. é sim caro para consertar caso dê problema, entretanto acredito que se você pegar um carro aut. bem cuidado ano 2008+ não terá problema, principalmente Corolla e Civic.
 


Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
Câmbio automático ainda é mais caro, sem dúvida. A manutenção preventiva também tende a ser mais cara e acho que é aqui que muitos são negligentes e aí estoura a bomba no futuro.
Até onde sei a maioria dos automáticos precisam de troca de óleo e filtro a cada 40 mil Km mais ou menos, mas é um processo trabalhoso e a mão de obra sai cara, além de precisar comprar vários litros de óleo, filtro e junta.

Enviado de meu Moto G (5) usando o Tapatalk

Essa é a mentira contada para te arrancar R$600,00 de mão de obra para um serviço de 5 mim! PQP!
Não é mais difícil que a troca de óleo do motor!
 

ESNER

Habitué da casa
Mensagens
144
Reações
140
Pontos
78
todo conforto tem seu preço
e por ser um equipamento com mais tecnologia, é claro que isso reflete num custo maior pra manter.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
Manutenção preventiva é cara (por pura pilantragem) e a corretiva é pesada demais!

Meu caso:

Manual do meu carro diz: Óleo do câmbio trocar com 80K

Estou com 70k então já estava na hora de trocar.

Pesquisando preços me cobrarão: (SP/Capital)

Imperador do óleo R$ 950,00
Rei do óleo (ceasa) R$ 1050,00
Rei do óleo (Osasco) R$ 920,00

Detalhe, o litro do óleo custa em média R$ 50,00 vão 9 litros = R$ 450,00 a diferença que cobram é m.o.

Liguei no Rei do óleo (Butantã) perguntei quanto está o óleo de câmbio... está R$ 55 ok e para trocar quanto fica R$ 200,00 Total R$ 695,00!

Vou na hora! Carro no guincho, rapaz retirou o protetor de cárter, abril dois locais de entrada e saída do óleo do câmbio (demorou uns 10min)

Trouxe a máquina, conectou as mangueiras no carro, despejou o óleo na máquina, ligou o carro, ligou a máquina, quando o óleo estava na metade da troca, foi no carro, passou as marchas manualmente e pronto!

Esse processo demorou 5 min!

Tampou o carro o cárter, desceu do guincho, paguei com 5% de desconto á vista e fui! fiquei lá uns 40 min, o trabalho do cara foi remover o protetor do cárter, abrir duas saídas do câmbio, conectar duas mangueiras, e apertar um botão na máquina.

Paguei R$ 660,25 destes R$165 m.o. e R$ 495 de óleo.

Teria ficado muito puto em ter pago R$ 1000 reais em um serviço tão simples!
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Manutenção preventiva é cara (por pura pilantragem) e a corretiva é pesada demais!

Meu caso:

Manual do meu carro diz: Óleo do câmbio trocar com 80K

Estou com 70k então já estava na hora de trocar.

Pesquisando preços me cobrarão: (SP/Capital)

Imperador do óleo R$ 950,00
Rei do óleo (ceasa) R$ 1050,00
Rei do óleo (Osasco) R$ 920,00

Detalhe, o litro do óleo custa em média R$ 50,00 vão 9 litros = R$ 450,00 a diferença que cobram é m.o.

Liguei no Rei do óleo (Butantã) perguntei quanto está o óleo de câmbio... está R$ 55 ok e para trocar quanto fica R$ 200,00 Total R$ 695,00!

Vou na hora! Carro no guincho, rapaz retirou o protetor de cárter, abril dois locais de entrada e saída do óleo do câmbio (demorou uns 10min)

Trouxe a máquina, conectou as mangueiras no carro, despejou o óleo na máquina, ligou o carro, ligou a máquina, quando o óleo estava na metade da troca, foi no carro, passou as marchas manualmente e pronto!

Esse processo demorou 5 min!

Tampou o carro o cárter, desceu do guincho, paguei com 5% de desconto á vista e fui! fiquei lá uns 40 min, o trabalho do cara foi remover o protetor do cárter, abrir duas saídas do câmbio, conectar duas mangueiras, e apertar um botão na máquina.

Paguei R$ 660,25 destes R$165 m.o. e R$ 495 de óleo.

Teria ficado muito puto em ter pago R$ 1000 reais em um serviço tão simples!
Talvez dependa do carro. Já vi a troca de óleo do Nissan Tiida e precisa abrir o carter do cambio, fazer a troca do óleo, substituir filtro e junta do cárter. Nesse caso a mão de obra é mais complicada.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
Talvez dependa do carro. Já vi a troca de óleo do Nissan Tiida e precisa abrir o carter do cambio, fazer a troca do óleo, substituir filtro e junta do cárter. Nesse caso a mão de obra é mais complicada.
Com certeza que nesse caso iriam cobrar bem mais ( não que valha o serviço)

Acabei trocando o do Cruze nesse dia, no outro levei o Civic do meu pai, ficou o mesmo preço.

Obs: Nesse mesmo imperador do óleo que queriam 950 no cruze, cobravam 1350 no Jetta tsi.

Sobre a complexidade do caso do jetta não sei, mas do cruze e civic foi básico e mesmo assim era 500 reais de m.o.
 
Ultima Edição:

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.721
Reações
19.590
Pontos
1.084
todos os câmbios AT da VW que usa o Aisin também são BEM confiáveis.
 

Leo Skorpio

Veterano
Mensagens
365
Reações
951
Pontos
118
Todos os carros que tive foram automáticos. Nenhum nunca deu nenhum tipo de problema no câmbio.

Tive Nissan Sentra. Câmbio CVT maravilhoso! Muito confortável.
Volkswagen Jetta Tsi 2.0. Câmbio DSG banhado a óleo. Um monstro! Excelente câmbio.
Smart Fortwo MHD. Câmbio automatizado. Não se compara aos dois primeiros, mas problemas nunca tive.
Land Rover Freelander 2 i6 HSE. Tive absolutamente todos os tipos de problemas nesse carro. Mas câmbio não foi um deles (embora há relatos de problemas crônicos no câmbio deste carro).
E agora um Hyudai Azera 3.0 v6. Este estou há pouco tempo ainda, mas não existe nenhum histórico de problemas no câmbio deste carro, seja na versão anterior ou atual do veículo.

Existem MUITOS câmbios bons de marcas confiáveis que são praticamente inquebráveis, que você não precisa ter medo. Só manter-se afastado das dores de cabeça clássicas. Basicamente fuja dos câmbios automáticos de carros ingleses, franceses, italianos e alguns americanos (lógico, há exceções, mas as marcas destes países costumam ter histórico extenso de problemas).
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.365
Reações
71.545
Pontos
1.763
Minha dica é: fuja com força de automatizado. E nem falo por manutenção nem nada, falo pq é uma m**** sem tamanho...

E como já disseram, dá mais despesas mas você tá pagando pelo conforto e comodidade. Mas não fica na nóia que vai estragar, não é feito pra estragar se fizer manutenção básica.

E já que o assunto é câmbio, se pudesse teria fácil um carro com dupla embreagem. É outro nível.
 

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Essa é a mentira contada para te arrancar R$600,00 de mão de obra para um serviço de 5 mim! PQP!
Não é mais difícil que a troca de óleo do motor!
Depende, nesse tipo de troca com escoamento por gravidade normalmente só é trocado 50% do fluído, o resto continua dentro do conversor de torque. Pra trocar quase 100% teria que fazer vários enxágues ou utilizar aquela máquina que faz tipo uma transfusão, daí fica bem mais caro mesmo.

No geral é difícil dar problema em um carro com menos de 100k km rodados, mas quando dá o custo do reparo é altíssimo.
 

Velotrol

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.883
Reações
7.081
Pontos
1.039
Depende, nesse tipo de troca com escoamento por gravidade normalmente só é trocado 50% do fluído, o resto continua dentro do conversor de torque. Pra trocar quase 100% teria que fazer vários enxágues ou utilizar aquela máquina que faz tipo uma transfusão, daí fica bem mais caro mesmo.

No geral é difícil dar problema em um carro com menos de 100k km rodados, mas quando dá o custo do reparo é altíssimo.
Fora o filtro lá dentro, fora que pode ser que o óleo velho esteja grosso, que geralmente mascara um defeito.
Eu acho complicado pro dono do estabelecimento pegar e trocar, porque o dono mulambo pode alegar que "antes tava funcionando, agora não. Você vai pagar".
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
Depende, nesse tipo de troca com escoamento por gravidade normalmente só é trocado 50% do fluído, o resto continua dentro do conversor de torque. Pra trocar quase 100% teria que fazer vários enxágues ou utilizar aquela máquina que faz tipo uma transfusão, daí fica bem mais caro mesmo.

No geral é difícil dar problema em um carro com menos de 100k km rodados, mas quando dá o custo do reparo é altíssimo.

Sim, foi feito na máquina! enquanto o óleo velho sai a máquina vai injetando o novo.
No manual do carro diz: uso normal trocar com 160k uso severo trocar com 80K, como rodo quase o tempo todo na cidade troquei antes dos 80k
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.818
Pontos
503
É, tá parecendo mesmo má ideia para quem não tem bala na agulha. Imagino o susto de ter que pagar cinco mil Taokeys pra consertar o câmbio de um carro que custou vinte mil.

Algum dos colegas já teve esse tipo de problema mais sério?
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
É, tá parecendo mesmo má ideia para quem não tem bala na agulha. Imagino o susto de ter que pagar cinco mil Taokeys pra consertar o câmbio de um carro que custou vinte mil.

Algum dos colegas já teve esse tipo de problema mais sério?

Pegar um carro automático por 20k deve ser carro muito antigo, logo não vale apena.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
Minha dica é: fuja com força de automatizado. E nem falo por manutenção nem nada, falo pq é uma m**** sem tamanho...

E como já disseram, dá mais despesas mas você tá pagando pelo conforto e comodidade. Mas não fica na nóia que vai estragar, não é feito pra estragar se fizer manutenção básica.

E já que o assunto é câmbio, se pudesse teria fácil um carro com dupla embreagem. É outro nível.

Compre um com câmbio de dupla embreagem powershift e seja feliz!!

.
.
.
.


:coolface
 
Ultima Edição:

Gulf

F1 King
Mensagens
16.281
Reações
15.511
Pontos
1.439
Aproveitando o tópico, estou pensando em pegar um civic 2008/2009 automático, o que me dizem?
Que cuidados tenho que ter?
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.371
Reações
15.818
Pontos
503
Pegar um carro automático por 20k deve ser carro muito antigo, logo não vale apena.
Isso. Cheguei a essa conclusão lendo as respostas da galera. A ideia é tentadora, automáticos são muito legais, mas seria um tiro no pé, sem dúvida.
 

eiji_kisaragi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.427
Pontos
583
Eu fugiria de automatizados ou dupla embreagem. Automáticos no geral, se o antigo dono tudo em dia, provavelmente você não terá problemas se continuar cuidando normalmente. Creio que qualquer Civic ou Corola AT antigos bem conservados não irá te dar dor de cabeça. Se for AT 2008 pra cima, recomendo o sentra, o cambio dele já é o CVT nessas versões e são muito confortáveis e respondem muito bem. Creio que os AT da Renault, Peugeot, Citroen etc se bem cuidados não terão problemas, pode ser que aconteça problemas na suspensão, que nesses modelos são bem comuns.

No geral, um carro AT é outro nível de conforto, então a manutenção fica um pouco acima da categoria dos populares como gol, corsa, uno, palio etc, mas também não é nada de mais absurdo na minha visão.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Eu fugiria de automatizados ou dupla embreagem. Automáticos no geral, se o antigo dono tudo em dia, provavelmente você não terá problemas se continuar cuidando normalmente. Creio que qualquer Civic ou Corola AT antigos bem conservados não irá te dar dor de cabeça. Se for AT 2008 pra cima, recomendo o sentra, o cambio dele já é o CVT nessas versões e são muito confortáveis e respondem muito bem. Creio que os AT da Renault, Peugeot, Citroen etc se bem cuidados não terão problemas, pode ser que aconteça problemas na suspensão, que nesses modelos são bem comuns.

No geral, um carro AT é outro nível de conforto, então a manutenção fica um pouco acima da categoria dos populares como gol, corsa, uno, palio etc, mas também não é nada de mais absurdo na minha visão.

Exato, igual o Daneo falou ali em cima, se for um carro bem cuidado com 500 reais vc troca o óleo e fica mais 80 mil km sem se preocupar com nada e com o conforto de um AT.
 

Supedaneo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.066
Reações
2.853
Pontos
994
Aproveitando o tópico, estou pensando em pegar um civic 2008/2009 automático, o que me dizem?
Que cuidados tenho que ter?
Exato, igual o Daneo falou ali em cima, se for um carro bem cuidado com 500 reais vc troca o óleo e fica mais 80 mil km sem se preocupar com nada e com o conforto de um AT.

Também não é assim.

Separe uns 2 mil para fazer as manutenções básicas do civic:

Troca de óleo de motor e filtros - R$300,00
Troca da correia do motor e tensionador - R$ 600/R$700 (Correia/tensor/M.o.)
Trocar óleo do câmbio - R$900,00

Isso será o básico, caso tenho o histórico do carro, dá para ver a questão da correia, caso não tenha ou as informações sejam duvidosas TROQUE!
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Também não é assim.

Separe uns 2 mil para fazer as manutenções básicas do civic:

Troca de óleo de motor e filtros - R$300,00
Troca da correia do motor e tensionador - R$ 600/R$700 (Correia/tensor/M.o.)
Trocar óleo do câmbio - R$900,00

Isso será o básico, caso tenho o histórico do carro, dá para ver a questão da correia, caso não tenha ou as informações sejam duvidosas TROQUE!

Falei 500tão só pelo câmbio, o resto tem que fazer de qq jeito.
 
Topo Fundo