O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[CABAÇO NEWS] Entenda o que é Urbanismo Feminista

Paerish

Bam-bam-bam
Mensagens
3.986
Reações
6.707
Pontos
453
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas

Planejadores adotam olhar das mulheres para solucionar questões como segurança, mobilidade e até banheiros públicos


1º.set.2020 às 16h00Atualizado: 1º.set.2020 às 20h12

Clara Balbi

SÃO PAULO

O que a dificuldade de encontrar banheiros públicos decentes em grande parte das metrópoles tem a ver com a causa feminista?
Segundo a geógrafa canadense Leslie Kern, autora de “Feminist City”, ou cidade feminista, tudo. Afinal, ela argumenta no livro, ainda sem previsão de publicação no Brasil, são as mulheres que em geral precisam lidar com bebês com fraldas sujas e filhos pequenos, apertados para fazer xixi, ou que costumam acompanhar idosos e deficientes.
“Precisamos de mais papel higiênico, ganchos para pendurar casacos e bolsas, cabines com portas”, ela descreve, mas “a maioria dos banheiros públicos falha terrivelmente ao reconhecer e atender essas necessidades”.

É claro que o problema pode parecer menor dentro da longa lista de questões que afetam o cotidiano urbano feminino —e que inclui assuntos bem mais urgentes, como a segurança e a mobilidade.
Mas, segundo Kern, ele exemplifica como vários aspectos da vida das mulheres não são levados em conta na hora de arquitetos e urbanistas planejarem a cidade, muitos deles homens. Os mesmos que construíram os arranha-céus, essa versão moderna dos fálicos obeliscos, colunas e torres de vigia que, ela escreve em certo momento do livro, “ejaculam luz no céu nortuno com seus refletores”.
Daí a importância de adotar uma visão feminista sobre o espaço urbano, mapeando como as relações de gênero constroem o nosso entorno.

[https://f]

Obra 'Glass on Face', de Ana Mendieta, de 1972; obra de artista cubana refletiu atrito entre corpo feminino e o espaço ao seu redor, estivesse ele no ambiente doméstico ou nas paisagens naturais - ICA Miami/Reprodução

Kern conta que decidiu escrever o livro por causa do MeToo, série de acusações de estupro e de assédio que tomou Hollywood há três anos. “Percebi que existe um paralelo entre a realidade de constantes assédios sexuais que as mulheres enfrentam no trabalho com os ambientes públicos.”
Já as ideias que ela aborda no livro datam das décadas de 1960 e 1970, quando o feminismo começava a circular mais nas universidades. “Então, as pessoas se questionavam. E se passarmos a discutir sobre a outra metade da humanidade?”, conta.
Kern ressalta, porém, que hoje essas propostas buscam ser exploradas por muitos teóricos, ela inclusive, a partir de um viés mais multidisciplinar.
Isso significa pensar como diferentes camadas das nossas identidades, como raça, classe e orientação sexual, entre outros, influem no nosso comportamento e no modo como somos percebidos.
Do contrário, acrescenta a pesquisadora, “podemos acabar simplesmente reproduzindo as mesmas desigualdades com que já convivemos”.
Ela dá como exemplo a questão da segurança. Fatores como o aumento do contingente de policiais e de câmeras de vigilância, que tendem a deixar uma mulher de classe média que se identifica com o gênero de nascença se sentindo mais protegida, podem representar ameaças para outras mulheres, como aquelas que estão em situação de rua.

[https://f]

A geógrafa canadense Lesli Kern, autora do livro 'Feminist City', cidade feminista - Divulgação/Editora Verso

No Brasil, embora não configure exatamente um movimento, propostas de uma arquitetura e de um urbanismo feminista dão seus primeiros passos agora, também a partir de um olhar mais abrangente, afirma Paula Santoro, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, a FAU.
As questões que essas propostas buscam responder são parecidas com aquelas listadas por Kern no livro. Um caso é o da mobilidade urbana.
Seja nas cidades do hemisfério norte analisadas por Kern ou na capital paulista, segundo Santoro, é mais comum que os homens usem automóveis para ir ao trabalho, realizando viagens longas e pontuais de ida e de volta todo dia.
Já as mulheres dependem muito mais do transporte público e de meios chamados de ativos, como andar a pé. E fazem mais viagens ao longo do dia, além de elas serem mais curtas —para buscar e pegar os filhos, por exemplo, ou para fazer compras antes do jantar.
É claro que esses comportamentos são influenciados por muitas outras variáveis, como classe e quantidade de filhos, observa Santoro.
Mas, de forma genérica, acrescenta a professora da FAU, isso faz com que uma política de aumentar pistas para automóveis favoreça mais os homens, enquanto melhorias nos serviços de transporte coletivo ou nas calçadas beneficia as mulheres. Uma visão feminista da cidade, seja aqui ou lá fora, assim, estaria mais alinhada com a segunda ideia.
Santoro ressalta, porém, que no Brasil é difícil avançar em algumas das discussões sobre o assunto simplesmente por falta de infraestrutura.
Segundo ela, num país em que faltam creches e unidades de saúde, é preciso antes construir esses equipamentos para depois replicar métodos usados lá fora para medir se eles de fato atendem aos interesses das mulheres. “Ainda é uma luta para ter essas coisas. Não estamos num momento de discutir a qualidade delas”, diz.
Essa lacuna, por assim dizer, se replica nas visões das pesquisadoras canadense e brasileira sobre os impactos da pandemia nesse ideal de uma cidade melhor para as mulheres.
Na visão de Santoro, o coronavírus deixou mais evidente as formas de opressão estruturais. Tanto urbanas quanto dentro da casa, diz, em referência ao aumento da violência doméstica registrado nos últimos meses. “O que acho que tem de bom é que estamos mais solidários”, afirma.
Já Kern declara ver este momento como um período de oportunidades. “Há uma brecha para lutar por demandas que pareciam impossíveis de serem acolhidas, como o salário mínimo universal e a suspensão de despejos”, diz, acrescentando que embora essas não sejam exatamente pautas feministas, elas tornam a cidade menos desigual também em termos de gênero.

[https://f]
Bandeira com a frase "cancele o aluguel" vista num protesto do dia do trabalho na Times Square, em Nova York. REUTERS/Mike Segar

[https://f]
Bandeira com a frase "cancele o aluguel, Cuomo [governador de Nova York]" pendurada num prédio no Brooklyn, em Nova York. Getty Images/AFP/Stephanie Keith

[https://f][https://f][https://f][https://f][https://f][https://f][https://f]

A própria definição de Kern de uma cidade feminista tem menos a ver com a presença de mulheres do que se poderia esperar, na verdade.
Nas palavras da pesquisadora, essa cidade representa um lugar onde “ocupações relacionadas ao cuidado são valorizadas e bem-pagas, e não invisibilizadas, e transporte, moradia e serviços sociais os ajudam a se manter”.
Vale notar que muitas dessas funções se mostraram essenciais durante os últimos meses, como as de enfermeiros e de professores escolares.
Também professor da FAU, Nabil Bonduki afirma que gênero é um aspecto entre muitos que influenciam na construção de uma cidade.
Ele, que quando foi vereador atuou como relator do Plano Diretor de São Paulo, que determina como será o crescimento da cidade até 2029, argumenta que a dificuldade de concretizar o que prefere chamar de uma “visão feminina” sobre a cidade tem menos a ver com a ausência de mulheres no planejamento urbano e mais com questões de orçamento e de prioridades.
Mesmo assim, segundo ele, uma cidade planejada para mulheres é melhor para todos. “Esse olhar feminino é mais humano, e se preocupa com os mais frágeis, como crianças, idosos e aqueles com dificuldade de locomoção”, afirma.

__

put* que me pariu, os caras tão encrencando até com o jeito que os prédios são construídos...

Enviado de meu SM-G970F usando o Tapatalk
 

UT_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.404
Reações
14.215
Pontos
1.369
Mulheres:
"Seria legal que banheiros públicos fossem mais práticos e acessíveis para nós mulheres..."

Homens do OS:
MEU DEUS QUE ABSURDO!!! COMO IREMOS VIVER EM PAZ??!! É O FIM DO MUNDO! VEM METEORO!!
 


NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.538
Pontos
1.299
Mulheres:
"Seria legal que banheiros públicos fossem mais práticos e acessíveis para nós mulheres..."

Homens do OS:
MEU DEUS QUE ABSURDO!!! COMO IREMOS VIVER EM PAZ??!! É O FIM DO MUNDO! VEM METEORO!!

Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas

:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf


Que tipo de doença é essa que as ditas cujas enxergam pirokas em todos os lugares???
 

The Kong

Cruz Bala Trevoso
VIP
Mensagens
31.571
Reações
135.462
Pontos
784
Mulheres:
"Seria legal que banheiros públicos fossem mais práticos e acessíveis para nós mulheres..."

Homens do OS:
MEU DEUS QUE ABSURDO!!! COMO IREMOS VIVER EM PAZ??!! É O FIM DO MUNDO! VEM METEORO!!

Tu gosta de ser o "do contra" hein nego?

Só não esqueça que feministas ODEIAM os "feministos"!
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Mulheres:
"Seria legal que banheiros públicos fossem mais práticos e acessíveis para nós mulheres..."

Homens do OS:
MEU DEUS QUE ABSURDO!!! COMO IREMOS VIVER EM PAZ??!! É O FIM DO MUNDO! VEM METEORO!!

Nome disso é masculinidade frágil...

Maioria tem medo de ver um "pinto" e querer chupar.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
55.868
Reações
104.808
Pontos
1.824
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas
Entenda o urbanismo feminista, que luta contra as chamadas cidades fálicas

:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf:klolwtf


Que tipo de doença é essa que as ditas cujas enxergam pirokas em todos os lugares???

ba9ba9d01b0acb4d172d4aa0e497776d.jpg
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Chegou os feministo lá. Gosto deles, considero eles como um aperitivo para as mulheres. Tratam como as princesas que elas são e nos dão para o sexo nervoso. Aí bloqueamos e eles as consolam. Parabéns feministos, vcs são demais!
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
16.933
Reações
41.266
Pontos
1.003
Dá não

elas tem inveja de arranha-céu

lágrimas de crocodilo
 

Paerish

Bam-bam-bam
Mensagens
3.986
Reações
6.707
Pontos
453
Mulheres:
"Seria legal que banheiros públicos fossem mais práticos e acessíveis para nós mulheres..."

Homens do OS:
MEU DEUS QUE ABSURDO!!! COMO IREMOS VIVER EM PAZ??!! É O FIM DO MUNDO! VEM METEORO!!
Vou te responder citando essa frase do texto e eu quero o que você tem a dizer disso: "Mas, segundo Kern, ele exemplifica como vários aspectos da vida das mulheres não são levados em conta na hora de arquitetos e urbanistas planejarem a cidade, muitos deles homens. Os mesmos que construíram os arranha-céus, essa versão moderna dos fálicos obeliscos, colunas e torres de vigia que, ela escreve em certo momento do livro, “ejaculam luz no céu nortuno com seus refletores”.
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Chegaram os Nerdoes metidos a machos...

Gosto deles. Se metem de pegador na internet, mas na realidade não conseguem olhar para uma mulher...
 

sebastiao coelho neto

Lenda da internet
Mensagens
23.824
Reações
54.876
Pontos
1.839
O mais curioso dessas queixas aí é que a maioria delas é pra atender mulheres que querem ser mães e constituir família. As feministas modernas mesmo, combativas, empoderadas, contestadoras, etc... querem é distância de marido e filhos.

Então, tirando o discurso progressista-paranóico ("edifícios são fálicos!" Não anta! edifícios tem aquela forma porque é a melhor maneira de por muita gente num espaço pequeno!) não vi nessas exigências nada do outro mundo.
 
Ultima Edição:

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.024
Reações
102.538
Pontos
1.299
Chegaram os Nerdoes metidos a machos...

Gosto deles. Se metem de pegador na internet, mas na realidade não conseguem olhar para uma mulher...

Nóis num podi mais oiá pra num ser cusado de acédio morô? :ksafado
 
Ultima Edição:

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.526
Pontos
1.244
Eu na verdade nem vou me aprofundar porque eu não entendi a critica, a proposta do tópico, os posts e o porque de eu estar fazendo perdendo tempo nesse topico...
 

BESS4

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.690
Reações
76.368
Pontos
1.319
Chegaram os Nerdoes metidos a machos...

Gosto deles. Se metem de pegador na internet, mas na realidade não conseguem olhar para uma mulher...
Mulheres:
"Seria legal que banheiros públicos fossem mais práticos e acessíveis para nós mulheres..."

Homens do OS:
MEU DEUS QUE ABSURDO!!! COMO IREMOS VIVER EM PAZ??!! É O FIM DO MUNDO! VEM METEORO!!
ZJWk9DV.jpg
 

Paerish

Bam-bam-bam
Mensagens
3.986
Reações
6.707
Pontos
453
O mais curioso dessas queixas aí é que a maioria delas é pra atender mulheres que querem ser mães e constituir família. As feministas modernas mesmo, combativas, empoderadas, contestadoras, etc... querem é distância de marido e filhos.

Então, tirando o discurso progressista-paranóico ("edifícios são fálicos!" Não anta! edifícios são a melhor forma de por muita gente num espaço pequeno!) não vi nessas exigências nada do outro mundo.

Pode até ter alguma coisa pra se aproveitar, mas fica difícil levar à sério uma autora que escreve edifícios são fálicos.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.610
Reações
34.583
Pontos
903
Concordo até a parte dos banheiros com mais acessibilidade, mas essa baboseira dos formatos dos prédios é uma baboseira tão babaca que dá até um cansaço de ler. Esse é o problema do movimento feminista: alguns (nem todos) pontos bons mas que são totalmente cagados pela forma como são propostos, ninguém gosta de militante chorão tirando problemas do cu.
 

crabbattle

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.147
Reações
2.090
Pontos
724
Mulheres:
"Seria legal que banheiros públicos fossem mais práticos e acessíveis para nós mulheres..."

Homens do OS:
MEU DEUS QUE ABSURDO!!! COMO IREMOS VIVER EM PAZ??!! É O FIM DO MUNDO! VEM METEORO!!
Parabens pela leitura seletiva, porque o comecinho foi a unica coisa sensata desse delirio todo.
 
Topo Fundo