O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Cadillacs and Dinosaurs - Mini Dossiê

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Não sei se já postaram alguma vez isso aqui
.... então vou dar uma rápida passada na história de Cadillacs and Dinosaurs

Muitas pessoas que jogavam o clássico jogo da Capcom nos arcades talvez não saibam, mas tudo começou nas HQs.
Em 1986 foi a primeira aparição desse universo, com a história "Xenozoic!" criada por Mark Schultz, e incluída na antologia de HQs "Death Rattle". No ano seguinte ganhou um título próprio: "Xenozoic Tales" que durou 14 números e foi reimpressa por várias editoras, incluindo Kitchen Sink Press e Dark Horse (as HQs reimpressas já usaram o título "Cadillacs and Dinosaurs").

Explorar0025.jpg
250px-XenozoicTalesDarkHorse01.jpg
cadino.no1.b.jpg




Xenozoic Tales, apesar de ser uma HQ alternativa, conseguiu um relativo sucesso, e nos anos 90 tornou-se uma série de animação na TV americana, e ganhou action figures.

Abertura do desenho com dublagem brasileira da época:



e alguns dos bonecos:
Caddy.jpg

CaddilacLoose1c.jpg



Em 1994 tambem é lançado "Cadillacs and Dinosaurs: The Second Cataclysm" feito pela Rocket Science Games pra Sega CD, o jogo é uma mistura de rail shooter com full motion video, mas é bem ruinzinho.

sega_cd_cadillacs_dinosaurs_p_r2vxs9.jpg
177702-cadillacs-and-dinosaurs-the-second-cataclysm-sega-cd-screenshot.png





Cadillacs and Dinosaurs: The Arcade Game, foi feito pela Capcom e lançado em 1993 exclusivamente para arcade. A máquina tinha versões pra 2 ou 3 jogadores (aqui no Br só vi e joguei em máquinas pra 2 players), e foi um dos melhores beat n ups da história, e curiosamente aqui no Brasil foi um dos países que o jogo se tornou mais popular. Até hoje ainda se acha uma ou outra pessoa jogando a máquina (recentemente aqui no centro de SP por exemplo, vi um carinha jogando)

dino.png





.... e agora, vamos a algumas comparações entre os quadrinhos e o jogo da Capcom:

OBS: se as imagens dessa parte não estiverem aparecendo, vejam nesse link aqui:
http://rq87.flyingomelette.com/RQ/CAD/com.html

Jack Tenrec

CADcomic1.PNG
CADchars1.PNG



Hannah Dundee

CADcomic2.PNG
CADchars11.PNG



Mustapha Cairo

CADcomic3.PNG
CADchars21.PNG



Mess O'Bradovich
CADcomic4.PNG
CADchars31.PNG



Vice

CADcomic6.PNG



Ferris

CADcomic8.PNG



Gorgostamos nas HQs, virou Hammer T no jogo

CADcomic9.PNG




Até alguns lugares que apareceram nas Hqs serviram de base pra cenários do jogo:

CADcomic10.PNG



CADcomic11.PNG



CADcomic12.PNG



CADcomic13.PNG




+ bonus
cosplay da Hanna :ksafado
k3Dp0o15q18j-PUzfdxKNWVlKd3T0Ua9nCDdSpuGKVurywX--nfndvqjyHSKhbLvSNjuoX3SkM04aNEZjRMPTPTXa3ccM0SzT1nwlvuVzrQ=w426-h641
 
Ultima Edição:

B - Mark

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.232
Reações
4.022
Pontos
1.109
Conheci o Cadillacs and Dinossaurs através do jogos de Arcade em 1992 quando a máquina chegou no fliperama Interprice do Shopping Flamboyant em Goiânia e realmente o jogo era bem comum nos fliperamas que frequentei.

Quanto ao fato do jogo ser baseado em uma HQ eu sabia quando vi na tela do jogo para Arcade que ele foi baseado nela e citaram o nome do autor.

O desenho animado me lembro que passou no Band Kids em 2000 e um amigo meu até citou o jogo do Arcade.

Gostava muito da variedade de armas e de cenários além da sua ambientação pós-apocalítica.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Capcom e Konami sempre fizeram excelentes jogos nesse estilo,de um lado a Konami com Crime Fighters,Vendetta,Sunset Riders,Simpsons e Tartarugas Ninjas,de outro a Capcom com Final Fight,Cadillacs and Dinossaurs e Capitain Commando
A molecada de hoje em dia não tem noção do impacto que foi ver esses jogos em seus respectivos lançamentos,era uma coisa surreal.
 

Legiao-RJ

Bam-bam-bam
Mensagens
5.682
Reações
8.439
Pontos
354
Não sei pq, mas fico na rua imitando os gritos do Jack :kkk
Colega meu do trampo ficava gritando igual ao Mustapha,eu bobo que sou ria de me mijar ainda mais porque outras pessoas nem sabiam do que se tratava.

Era engraçado que a gente tava la trabalhando no maior silencio e daqui a pouco o maluco mandava um: "CURI CURIO CURIÓ....EHÊ....GO GO GO!!!"
:lolwtf











Quando não era isso,era o pézinho Liu Kang :kkk
 

jor280

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.489
Reações
5.367
Pontos
709
Opa!,marcando aqui pra ler depois com tempo.
Cráááááááássico!:kjoinha
 


Gouken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.578
Reações
8.568
Pontos
964
Cadilacs, Alien vs Predator e o Punisher (que teve uma conversão meia boca pro Mega) fizeram falta no Playstation e no Saturn.
 

Benny_Wade

Supra-sumo
Mensagens
777
Reações
1.958
Pontos
163
Joguei a primeira vez numa pousada de praia, lá em meados de 96. Como já conhecia e era fanático por Final fight, achei esse game bem inferior e pra mim passou batido.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
pô, quando estava criando o tópico as imagens na parte de comparação HQxgame apareciam normais, depois que limpei meu histórico do navegador as imagens não aparecem mais quanto entro no tópico..... mas vejam o link que vale pena, ficou bem fiel até.


agora umas fan-arts bacanas:


cadillacs_and_dinosaurs_by_monk_art.jpg


cadillacs_and_dinosaurs_by_blacksadd-d62a77t.jpg


xenozoic_jogging_by_darkdux-d5llh30.jpg
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.521
Reações
12.735
Pontos
1.634
Essas coisas, ou melhor, essas características culturais do final dos anos 80 e começo dos anos 90 bem que poderia virar tendencia novamente.

Essa temática meio punk nos games, ou temas sobre ninjas é muito show.
 
Ultima Edição:

EvilSonic

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
1.368
Pontos
249
Desconhecia os quadrinhos, mas pqp... como joguei isso em Arcade! Provavelmente umas das maquinas que mais coloquei grana.

Recentemente, descobri essa versão de Sega CD. Fiquei todo contente achando que seria um port do arcade. Baixei, rodei 2 minutos e nunca mais! :ksnif
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.735
Reações
79.800
Pontos
1.839
Belo tópico.

A Capcom apavorou nessa época. Mas os dois que sou apaixonado mesmo é o eterno Final Fight e o Aliens vs Predator.

O Cadillac eu não sei porque, mas não me bate. Mas o jogo é muito bom.
 

Nolifeking

Bam-bam-bam
Mensagens
4.662
Reações
7.357
Pontos
453
Caraca, hein. Parabéns pelo dossiê, muito bem detalhado. Não conhecia a origem do jogo que me fez gastar tanto dinheiro na minha infância.

Lembro do desenho que achava bem tosco porque não parecia com o jogo, agora percebo que o jogo é que não parecia com o produto original.

Vou até jogar aqui, bateu saudades.
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
QUando eu vou ao shopping e tô de saco cheio, vou lá e jogo cadillac e termino o jogo com uma ficha .... os melhores 40minutos de tranquilidade que tenho.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Eu não sabia que Cadillacs n Dinosaurs era originalmente um gibi, achei que tudo tinha começado com o jogo, mesmo. Tinha conhecimento do jogo pro console da Sega (que nunca joguei por que não curto games baseados em "full motion video") e nem sabia que existia desenho animado! Provavelmente não deve ser muito fiel ao jogo, mas ainda assim achei interessante o estilo e as referencias.

Quanto ao jogo em si, pra mim, falou em beatemup falou Capcom. Ela foi o Midas dos jogos de luta dos anos 90, variavam o tema, mas mantinham sempre aquela jogabilidade precisa e prazerosa. Acho que varios beatemups que eles fizeram são, cada um a sua maneira, obras primas, e minha ordem de preferencia é essa:

Final Fight
Alien vs Predator
Cadillacs
Captain Commando
Quanto a King of Dragons, Knights of The Round e Armored Warriors, eu gosto mais ou menos igualmente. Punisher e Battle Circuit curto menos.

É uma pena que alguns desses jogos, como AvsP e o próprio Cadillacs continuam exclusivos de arcade... Se lançassem um "bundle" na steam com todos esses jogos, eu papava sem pensar duas vezes.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
Durante a época de ouro dos arcades no Brasil, uma máquina ousou desafiar Street Fighter, The King of Fighters, Final Fight e outros na hora do jogador escolher onde depositar sua preciosa ficha. Estou falando de Cadillacs and Dinosaurs, game no estilo Beat’n Up da Capcom que tinha muita personalidade.

O que muita gente não sabe é que o game é baseado numa história em quadrinhos. Tudo começou numa HQ chamada Xenozoic Tales, que mais tarde mudou para o nome que tanto conhecemos. As histórias eram publicadas pela editora Kitchen Sink Press entre os anos de 1987 e 1996, contando com 14 números publicados neste grande período. Era um caso clássico daquelas HQs que se tinha que ter muita paciência para completar a coleção. O criador da coisa toda foi Mark Schultz, que, na boa, parecia não levar muito a sério suas idéias.

cadillacs-hq.jpg


Porém, as vezes acontecem coisas que não se prevê, e com o “boom” dos répteis gigantes, muito em parte desencadeado pelo filme Jurassic Park, Cadillacs and Dinosaurs começou a fazer sucesso e foi licenciado para uma porrada de coisas, como chocolates, lancheiras e o “c***lho a quatro”. Foi nesse contexto que as histórias pularam dos quadrinhos para os arcades.

Sendo a Capcom referencia nos arcades da época, a escolha mais obvia foi lançar o game no estilo beat’n Up, semelhante ao Captain Commando ou FInal Fight, que já eram sucesso na velha placa CPS1. Contudo, para se diferenciar desses títulos, o game ganhou muita personalidade e opções bem criativas na jogabilidade.

herois-cadilacs.jpg


Para começar, haviam máquinas que suportavam até 3 jogadores simultaneos (nunca vi um gabinete de 4 players para este título, mas se houver, me corrijam). Sendo que se podia escolher entre quatro personagens distintos: Jack Tenrec (Sim, ele é o principal personagem do game), Hannah Dundee (a mulher do grupo, mas com a tradicional agilidade desse tipo de char), Mustapha Cairo (o mais popular nos arcades, todos queriam jogar com ele) e Mess O’Bradovich (o fortão). Claro que cada um deles tras características próprias de jogo, apesar de todos contarem com os mesmos comandos de golpes.

Aqui, existia a opção de correr e, ao pressionar o botão de soco, o personagem desferia um poderoso golpe aéreo (excessão do Jack, que usava um “rasteirão). E esse comando era o preferido pelos jogadores para descer a porrada na galera que ousava ficar no caminho dos heróis. Havia, claro, a tradicional sequencia de socos, que podia ser combinada com o golpe de “baixo+cima+soco”. Isso, quase sempre, resultava em um bom combo. Por fim, a maioria ainda contava com um “dive kick”, presionando o botão de soco no augo de um pulo.

cadillacs-dino.jpg


Cadillacs também inovava no uso das armas. Além dos tradicionais porretes e facas, encontrados em qualquer jogo do gênero, haviam armas de fogo (espingardas, fuzis, UZI’s, revolveres e RPGs), granadas, dinamites e até pedras. Praticamente dava para usar de tudo que se encontrava pelo cenário. Fora tudo isso, as armas de fogo podiam ser recarregadas, se ficassem sem munição, ou mesmo arremessadas nos inimigos (a espingarda podia ser usada como porrete). E mesmo as porretadas podiam ser mais forte ou fracas, dependendo da intensidade como o jogador apertasse o botão de soco.

Isso por sí só ja davam uma bela diferença em relação aos concorretes dos arcades, mas ainda haviam os dinossauros. Na maioria das vezes os bichos andavam tranquilos pelo cenário (calmos na cor verde), mas com uma pancadinha eles se irritavam e vinham pra cima (ficavam laranjados). Aí a solução é sair no tapa contra um Velociraptor, por exemplo. A excessão era o poderoso T-Rex, que na maioria das vezes dormia sossegado, mas se o jogador bobeasse, um gordinho fazia “gordisse” e acordava o bichão.

Aliás, esses gordos também podiam roubar sua comida, se ela ficasse ali no chão. Portanto, era preciso ficar experto com os ítens que recarregavam a energia. Haviam também os “buchas de canhão” tradicionais, claro, sempre supervisionados por um cara mais fortinho: nesse caso o ‘punk ao estilo mad max” Vincent e, as vezes, o Slash e sua maça (aquela bola cheia de espinhos em uma corrente).

cadillacs-and-dinosaurs.jpg


Os chefes de fase também eram um espetáculo à parte, sendo que muitas vezes eles se transformavam em outras criaturas ou voltavam mais a frente do game, mais fortes e fundidos aos genes de algum dinossauro.

Um ponto que também chamava atenção no game era a fase onde se pilotava o Cadillac. Tratava-se de pilotar o carango e ir atropelando os capangas pelo caminho. Havia a possibilidade de percorrer a estrada a pé, e tentar fazer pontos, apesar de isso não ser aconselhável. E também havia um chefe para ser derrotado com a “caranga” dos heróis.

Cadillacs and Dinosaurs nunca foi portado para os consoles caseiros, mas houveram títulos para o Sega CD e PC envolvendo os personagens, apesar de não serem tão legais quanto o título da Capcom. Resta, infelizmente, apenas a nostalgia e a esperança de que a empresa japonesa entre em acordo novamente com os donos da história para que esse título seja, pelo menos, relançado com aqueles tradicionais filtros HD (a exemplo de Darkstalkers, Marvel Super Heroes, Final Fight, entre outros).

Por fim, ressalto que é um excelente game para ser curtido tanto sozinho, como com amigos, resgatando aquela boa sensação de nostalgia em que todos “fugiam” para os arcades de rodoviária e gastavam fichas nessa maravilha.

1181242065208.png
1181242065207.png
 

Kaneda1985

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.546
Reações
66.716
Pontos
563
Tá ao um jogo que eu jogo quase toda semana... Ainda terei uma máquina.
 

Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
bom jogo, apesar de fica em terceiro lugar na minha preferencia dos melhores brigas de rua da capcom, ficando atrás de Final Fight e Alien Vs Predador. Engraçado que mesmo frequentando fliperama por um bom tempo eu nunca tive a oportunidade de jogar essa perola nos arcades e só vi conhece-lo por emulação, talvez por isso o impacto tenha sido menor do que FF e AvP que eu joguei muito nos fliperamas
no mais, ótimo tópico
 
Ultima Edição:

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
O mais popular Beat 'n up no Brasil. Todo buteco tinha um. Eu adorava joga-lo.

Com uma ficha eu chegava no "chefe das 3 transformações". Nos 3 slissaurs era impossível não perder ficha também!

Outra boa lembrança era usar dinamite ou granada e explodir bandidos, voando tripas por todos os lados.
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.864
Reações
16.593
Pontos
803
Joguei muito, junto com Violent Storm da Konami.
Decepção foi quando descobrir que tinha outro game que é um Lixo
Jogo que o personagem principal não é o melhor. Mustapha Cairo rulez.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
O mais popular Beat 'n up no Brasil. Todo buteco tinha um. Eu adorava joga-lo.

o 2º mais popular eu diria , pelo menos aqui em SP Final Fight sempre foi Nº1. Tinham mais máquinas de FF espalhadas por aí do que Cadillacs. Aí um pouco abaixo deles dois na popularidade vinham Double Dragon, Golden Axe, Tutles 1, Simpsons, Captain America & Avengers, Knights of The Round, etc...
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
O mais popular Beat 'n up no Brasil. Todo buteco tinha um. Eu adorava joga-lo.

Olha, vou ter que discordar de você. Aqui em Ourinhos nunca vi máquina desse jogo, e olha que eu frequentava muito fliperama.

Só fui conhecer no MAME.

É mesmo um jogão, mas acho que meu beat 'em up preferido ainda é Captain Commando.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
Olha, vou ter que discordar de você. Aqui em Ourinhos nunca vi máquina desse jogo, e oluha que eu frequentava muito fliperama.

Só fui conhecer no MAME.

É mesmo um jogão, mas acho que meu beat 'em up preferido ainda é Captain Commando.
Uai, em Minas, de 94 pra frente, essa máquina era obrigatória em todo buteco, casa de arcade e até nos malditos shoppings.

E em vídeos no YouTube ou outros fóruns de internet já ouvi coisa semelhante. Seria legal outras pessoas falarem a respeito.

Pq inclusive, muita gente diz o que falei aqui que essa máquina chega a ser mais popular ( não estou entrando no mérito de melhor ou pior) do que Final Fight aqui.

Pelo que sei, obviamente os arcades eram com ROMs piratas.
 

Allejo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.335
Reações
1.816
Pontos
854
Ótimo tópico !!

Esse Cadillac que saiu do sega cd foi uma das maiores decepções da minha vida qd aluguei :klol

Incrível como o arcade q é um dos melhores beatem ups já feito nunca saiu para nenhum console, alias acho q nunca saiu nem para alguma coletânea procede?
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
Ótimo tópico !!

Esse Cadillac que saiu do sega cd foi uma das maiores decepções da minha vida qd aluguei :klol

Incrível como o arcade q é um dos melhores beatem ups já feito nunca saiu para nenhum console, alias acho q nunca saiu nem para alguma coletânea procede?
Sim, procede. Nunca saiu!
Pelo que ouvi dizer, a negociação de direitos autorais com o autor da HQ e com a editora é complicada.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Não sabia dessa preferencia pelo Mustapha... Meu personagem favorito nesse jogo é a Hanna, acho muito legal aquela corrida com joelhada no ar, que chega a dar dois efeitos.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
Não sabia dessa preferencia pelo Mustapha... Meu personagem favorito nesse jogo é a Hanna, acho muito legal aquela corrida com joelhada no ar, que chega a dar dois efeitos.
Sim galera briga para pegar o Mustapha. A voadora (dois toques para frente e botão de soco) tem um alcance muito bom. O combo dele de socos finalizando com baixo+cima+soco também é o melhor é tira muita energia dos inimigos.

Agora, uma coisa que poucos sabem é que o "rasteirão" do Jack tem um vantagem que nenhum char tem. Ela corta todos os golpes dos adversários. Corta até mesmo a cabeçada daquele chefe que se transformar, acho que na 3° fase. Só que o alcance dela é curto. Diria que o Jack é o segundo melhor do jogo.

A Hanna é ruim pq muito inimigo corta aquela joelhada dela, até soco dos gordos ou do Vincent. A habilidade dela com as facas não compensa. Pelo menos ela é ágil.

Por último eu deixaria o Mess. O. Ele é lento e seus ataques tem curto alcance. O dano extra pela força não compensa isso. Seu combo com a cambalhota aérea é ruim é muitas vezes não emenda direito.

O alcance pequeno da corrida com soco dele é ridículo, o que forçava muita gente, na época, que jogava com ele a correr, pular e aí sim apertar o soco. Só que esse movimento era mais facilmente cortado pelos adversários, sendo portanto mais arriscado. Além disse, alguns chefes não eram derrubados por esse socão voador, deixando você muito exposto a um contrataque.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
^
A Hanna é limitada quanto ao alcance dos golpes, que parece ser o menor entre todos os personagens. Por outro lado, ela é a única capaz de dar sequencias de golpes com faca ou bastão. Mas acho que eu gosto mesmo dela por que tenho preferencia por personagens rápidos, no Streets of Rage quase sempre pego a Blaze, e no Final Fight, nunca o Haggar, por ex.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.189
Reações
27.246
Pontos
1.053
^
A Hanna é limitada quanto ao alcance dos golpes, que parece ser o menor entre todos os personagens. Por outro lado, ela é a única capaz de dar sequencias de golpes com faca ou bastão. Mas acho que eu gosto mesmo dela por que tenho preferencia por personagens rápidos, no Streets of Rage quase sempre pego a Blaze, e no Final Fight, nunca o Haggar, por ex.
O baixo + cima + soco da Hanna também não é dos melhores. Ela dá uma roladinha com soco no final que também não é 100% efetiva.

Uma coisa que já esqueci de comentar é que se você deixar 2 personagens parados uns próximos aos outros por um tempo, eles meio que dão um impulso para o outro.

Outra coisa não muito aproveitada é que o Mustapha consegue fazer wall jump!
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.512
Reações
2.760
Pontos
703
Ouvi falar que a Capcom anda cogitando "tirar algumas de suas franquias do ostracismo". Será verdade?

Seria muito legal se eles fizessem um beatemup com a mesma abordagem do Capcom Fighting Evo, mesclando personagens / universos. Mas como esse genero anda esquecido nos dias de hoje, procuro nem criar muitas expectativas...
 
Topo Fundo