O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Caixas de som dos anos 80/90

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.694
Reações
34.844
Pontos
903
Pessoal, me apaixonei num par de caixa da época dourada da gradiente e mesmo com o preço salgado, quero comprar. Mas não manjo nada de elétrica, existe muito risco de comprar algo bichado ou todo trocado? Ou essas caixas eram confiáveis e duráveis?
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Quem vive de passado é museu cara

Tá querendo pegar coisa antiga porque? Estética?
Porque é muito melhor do que qualquer caixa atual, que é tudo chinês, aliás.

Pessoal, me apaixonei num par de caixa da época dourada da gradiente e mesmo com o preço salgado, quero comprar. Mas não manjo nada de elétrica, existe muito risco de comprar algo bichado ou todo trocado? Ou essas caixas eram confiáveis e duráveis?
Cara, você corre risco sim de não serem mais 100% originais, até porque na época todo mundo mexia nelas sem pudor. Recomendo estudar um pouco pra não comprar gato por lebre, ou ter alguém de confiança que entenda.
 

Mutolopitico

Bam-bam-bam
Mensagens
251
Reações
572
Pontos
278
Pessoal, me apaixonei num par de caixa da época dourada da gradiente e mesmo com o preço salgado, quero comprar. Mas não manjo nada de elétrica, existe muito risco de comprar algo bichado ou todo trocado? Ou essas caixas eram confiáveis e duráveis?

Qual modelo seria? Aquelas grandes de 3 vias? Como o keanu_yves comentou, a chance de ter falante trocado/recondicionado porcamente é alta, principalmente em caixas de + de 30 anos. O ideal, no momento de fechar negócio, dar uma olhada com calma nas caixas, verificar se ñ ta raspando bobina, olhar o estado da borda de suspensão da caixa, se estiver esfarelando/rasgado/furado, já um redflag péssimo.

E obviamente, botar umas musicas na caixa pra tocar e ouvir como esta a sonoridade das mesmas.

Assim como mercado retrô de gaymes, tem uma galera se aproveitando da "nostalgia de equipamentos de áudio dos anos 80/90" , oq tem de pilantra inflacionando preços de caixas que parecem ter saído do lixo ñ é pouco...
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.694
Reações
34.844
Pontos
903
Qual modelo seria? Aquelas grandes de 3 vias? Como o keanu_yves comentou, a chance de ter falante trocado/recondicionado porcamente é alta, principalmente em caixas de + de 30 anos. O ideal, no momento de fechar negócio, dar uma olhada com calma nas caixas, verificar se ñ ta raspando bobina, olhar o estado da borda de suspensão da caixa, se estiver esfarelando/rasgado/furado, já um redflag péssimo.

E obviamente, botar umas musicas na caixa pra tocar e ouvir como esta a sonoridade das mesmas.

Assim como mercado retrô de gaymes, tem uma galera se aproveitando da "nostalgia de equipamentos de áudio dos anos 80/90" , oq tem de pilantra inflacionando preços de caixas que parecem ter saído do lixo ñ é pouco...
Essa mesmo, me apaixonei demais. O complicado é que todos os modelos que vi são de fora, pelo mercado livre, e como sou leigo a chance de tomar uma manta é enorme...
 

klook

Larva
Mensagens
8
Reações
21
Pontos
3
Sou o feliz proprietário de um par de Caixas Master 220 da Gradiente. Safra 1985...

Essas caixas são maravilhosas, mas o tempo é um fator implacável. Todo mundo quer exemplares originais impecáveis, mas o fato é que com o tempo (35 anos!) os cones se deterioram (dê um zoom na foto e veja os meus) - mesmo que você não abuse da potência -, a fiação oxida, gatos arranham a madeira, a eletrônica pode queimar ou falhar... então você tem que substituir alguns componentes. As minhas estão 100% originais, mas eu tenho que usar em volume médio. Se aumentar, o som sai rachado por causa dos cones que já são verdadeiros anciãos.
216835
 


konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.694
Reações
34.844
Pontos
903
Sou o feliz proprietário de um par de Caixas Master 220 da Gradiente. Safra 1985...

Essas caixas são maravilhosas, mas o tempo é um fator implacável. Todo mundo quer exemplares originais impecáveis, mas o fato é que com o tempo (35 anos!) os cones se deterioram (dê um zoom na foto e veja os meus) - mesmo que você não abuse da potência -, a fiação oxida, gatos arranham a madeira, a eletrônica pode queimar ou falhar... então você tem que substituir alguns componentes. As minhas estão 100% originais, mas eu tenho que usar em volume médio. Se aumentar, o som sai rachado por causa dos cones que já são verdadeiros anciãos.
Visualizar anexo 216835
Invejei legal...você já tem faz tempo ou comprou recentemente? Se atentou no que na hora de comprar, pagou quanto? Muito lindas, deve ter um som sensacional.
 

klook

Larva
Mensagens
8
Reações
21
Pontos
3
Invejei legal...você já tem faz tempo ou comprou recentemente? Se atentou no que na hora de comprar, pagou quanto? Muito lindas, deve ter um som sensacional.
Ganhei dos meus pais no Natal de 1984, novinhas! Bons tempos...
Não sei dizer quanto custou porque era outra moeda, etc, etc e foi presente. Mas era caro.
O resto do presente era o sistema modular Esotech-II da Gradiente, incluindo uma meganovidade: CD-player de primeira geração!
Mas as coisas vão mudando... o CD-player original já foi pro saco faz tempo, substituí por um DVD-player que eu antes usava com o home theater (que eu tirei temporariamente desse conjunto pra testar a imagem de umas TVs de tubo antigas).
O pickup ficava numa mesa à parte ao lado, mas o tempo também agiu e as partes mecânicas dele sucumbiram. Está guardado à espera que um dia vá atrás de dar uma garibada nele.
 

Anexos

  • esotech.jpg
    esotech.jpg
    112,9 KB · Visualizações: 27

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Caixas de som antigas sempre usavam alto falantes de papel. O mais importante nem são os alto falantes e sim a qualidade da madeira e se tem algum tipo de manta acústica dentro.

Os alto falantes podem estar com a bobina ruim (agarrando ou abertas) e o papel pode estar apodrecendo. Alto falante tem como recuperar.
Os crossovers dentro da caixa com certeza, se forem originais, precisam de manutenção. São capacitores antigos trabalhando.

O mais importante é a madeira estar em bom estado. As mais antigas usavam compensado. As menos antigas aglomerado.
 

kidling

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.950
Reações
8.035
Pontos
1.194
216852

Porque é muito melhor do que qualquer caixa atual, que é tudo chinês, aliás.


Cara, você corre risco sim de não serem mais 100% originais, até porque na época todo mundo mexia nelas sem pudor. Recomendo estudar um pouco pra não comprar gato por lebre, ou ter alguém de confiança que entenda.
você está enganado. Tem muita coisa boa, basta vc comprar algo decente. Veja esse conjunto Klipsch reference.

Eu tenho aqui no home cinema um conjunto 7:2 atmos desse reference, é uma coisa linda e o som absurdamente bom, seja para música, seja para o cinema.

Você pode pegar apenas 2 caixas dessas torre e o subwoofer:

tem no mercado livre para vc comprar com frete gratis.

Para vc ver, eu joguei minhas caixas antigas fora, viraram lixo por causa do envelhecimento dos alto falantes e da madeira.

São lindas demais mesmo com a tampa de proteção.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.656
Reações
26.811
Pontos
1.053
Caixas de som antigas sempre usavam alto falantes de papel. O mais importante nem são os alto falantes e sim a qualidade da madeira e se tem algum tipo de manta acústica dentro.

Os alto falantes podem estar com a bobina ruim (agarrando ou abertas) e o papel pode estar apodrecendo. Alto falante tem como recuperar.
Os crossovers dentro da caixa com certeza, se forem originais, precisam de manutenção. São capacitores antigos trabalhando.

O mais importante é a madeira estar em bom estado. As mais antigas usavam compensado. As menos antigas aglomerado.
Como que os alto falantes nem são o mais importante mano???

"Alto falante tem como recuperar". Tem. Mas aí pode dizer adeus aos paramentos T&S originais deles. A não ser que use reparo original.

A caixa é feita para os alto falantes e não ao contrário, apesar de serem um conjunto.

Caixa se reforma, se faz outra com madeira, MDF, compensado naval, seja lá o que for, as mantas internas pra damping podem ser substiruídas tranquilamente. Feltro betumado, lã de vidro, lã de rocha são de fácil acesso e relativamente baratos.

De tudo que falou aí só acertou em relação aos crossovers.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
Visualizar anexo 216852


você está enganado. Tem muita coisa boa, basta vc comprar algo decente. Veja esse conjunto Klipsch reference.

Eu tenho aqui no home cinema um conjunto 7:2 atmos desse reference, é uma coisa linda e o som absurdamente bom, seja para música, seja para o cinema.

Você pode pegar apenas 2 caixas dessas torre e o subwoofer:

tem no mercado livre para vc comprar com frete gratis.

Para vc ver, eu joguei minhas caixas antigas fora, viraram lixo por causa do envelhecimento dos alto falantes e da madeira.

São lindas demais mesmo com a tampa de proteção.

high end sempre existiu e sempre vai existir. o que ele quis dizer são caixas a preços acessíveis.

um par dessas klipsh de torres da foto o cara vai gastar mais de 10 mil reais.

se for falar desse nível de caixa joga uma focal utopia pra ver que baratinho.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.656
Reações
26.811
Pontos
1.053
high end sempre existiu e sempre vai existir. o que ele quis dizer são caixas a preços acessíveis.

um par dessas klipsh de torres da foto o cara vai gastar mais de 10 mil reais.

se for falar desse nível de caixa joga uma focal utopia pra ver que baratinho.
Ou uma Cabasse La Sphère.
 

klook

Larva
Mensagens
8
Reações
21
Pontos
3
A linha Esotech da Gradiente era linha demais! Era sonho de consumo! Lembro até hoje do cheiro da madeira!


Visualizar anexo 216857
O meu é o Esotech-II. Mudaram várias coisas, desde a cor dos módulos (de preto para grafite) até a separação do Receiver em Tuner, Pre-Amp e Power Amp. As caixas RS-II eram em madeira maciça preta, "de piano", como diziam. Mas essas caixas eu não tenho, eram caras demais. Tenho as Master 220.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.643
Reações
23.721
Pontos
1.474
O meu é o Esotech-II. Mudaram várias coisas, desde a cor dos módulos (de preto para grafite) até a separação do Receiver em Tuner, Pre-Amp e Power Amp. As caixas RS-II eram em madeira maciça preta, "de piano", como diziam. Mas essas caixas eu não tenho, eram caras demais. Tenho as Master 220.

Ví umas fotos, show! Mas eu tenho "tara" por móveis rústicos, minha casa quase inteira é. A cor do primeiro era sensacional!
 

klook

Larva
Mensagens
8
Reações
21
Pontos
3
Ví umas fotos, show! Mas eu tenho "tara" por móveis rústicos, minha casa quase inteira é. A cor do primeiro era sensacional!
O rack oficial do Esotech-II (que eu tinha, mas tive que deixar pra trás :ksnif) era de madeira pintada na mesma cor grafite. Era legal, mas madeira natural é bem legal também. O rack tinha iluminação interna e uma ventoinha parruda em cima do Power Amp.
 

tonyr2d2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.643
Reações
23.721
Pontos
1.474
O rack oficial do Esotech-II (que eu tinha, mas tive que deixar pra trás :ksnif) era de madeira pintada na mesma cor grafite. Era legal, mas madeira natural é bem legal também. O rack tinha iluminação interna e uma ventoinha parruda em cima do Power Amp.

É vero, lembro da ventoinha! O som era modafoca mesmo? Eu tinha um CCE, era grande e modular, tinha até as caixinhas auxiliares. Mas colocava em 70% já peidava. Era só tamanho!
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
pior que essas caixas de som antigas tem que ter muita sorte pra comprar ou saber muito bem avaliar.

uma em ordem tem um som maravilhoso pelo preço q se paga, é um som bem neutro, muito bacana.

foda é que depende muito de como foi cuidada, se tomou muita humidade ou se tomou muito sol, resseca o material dos alto falantes e pode fazer um som rachado.

outra coisa que é foda é se o alto falante foi recuperado, as vezes não é bem feito e uma caixa acaba tocando mais que a outra e fica péssimo num estéreo.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.694
Reações
34.844
Pontos
903
O que vocês acham das caixas da EDIFIER, pessoal? Pensei em pegar um monitor de aúdio deles ou um conjunto de som.
216925
216926
216927
216928
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.656
Reações
26.811
Pontos
1.053
O que vocês acham das caixas da EDIFIER, pessoal? Pensei em pegar um monitor de aúdio deles ou um conjunto de som.
Visualizar anexo 216925
Visualizar anexo 216926
Visualizar anexo 216927
Visualizar anexo 216928

Gosto das Edifiers. Mas chamar de monitores é exagero. Não tem a resposta plana pra isso.

Tem bom custo x benefício pelas funcionalidades, como BT e por serem ativas e plug in play.

Um sistema com caixas 2.0 + um amplificador integrado, fica ao menos o dobro de uma Edifier 1280BT por exemplo.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Como que os alto falantes nem são o mais importante mano???

"Alto falante tem como recuperar". Tem. Mas aí pode dizer adeus aos paramentos T&S originais deles. A não ser que use reparo original.

A caixa é feita para os alto falantes e não ao contrário, apesar de serem um conjunto.

Caixa se reforma, se faz outra com madeira, MDF, compensado naval, seja lá o que for, as mantas internas pra damping podem ser substiruídas tranquilamente. Feltro betumado, lã de vidro, lã de rocha são de fácil acesso e relativamente baratos.

De tudo que falou aí só acertou em relação aos crossovers.
Pô, mas aí é purismo. Discurso de anti emulador rsrs.
Não tem como manter uma caixa de quase 40 anos com seu papel dos alto falantes intactos.

A bobina ainda consegue se aproximar da original.

Agora, reformar uma caixa de madeira... dá um trabalho desgraçado! Por isso que prezo mais pelo bom estado da madeira do que o restante.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.656
Reações
26.811
Pontos
1.053
Pô, mas aí é purismo. Discurso de anti emulador rsrs.
Não tem como manter uma caixa de quase 40 anos com seu papel dos alto falantes intactos.

A bobina ainda consegue se aproximar da original.

Agora, reformar uma caixa de madeira... dá um trabalho desgraçado! Por isso que prezo mais pelo bom estado da madeira do que o restante.
Não cara, não é purismo, é o correto.

Caixa é simples de resolver, falantes não.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
Concordo contigo. Mas é quase zero as chances de conseguir alguma caixa com os alto falantes intactos.
eu tenho um par aqui de 81. e mesmo socando potencia ela toca limpo ainda.

é a sony SS-S205BS mais conhecida como gx12

mas concordo q é rarissimo encontrar em bom estado. muita gente largou ás traças e á ação do tempo as caixas, aí tem algumas até bonitas mas q nao tocam mais nada.

com relação ao madeiramento, essa é a parte mais fácil de restaurar, o duro é achar alto falantes em bom estado ou com reparo feito nas especificações de fabrica.

mas falo isso da minha sony dos anos 80(anos 90 zoaram na qualidade)

não sei a durabilidade dessas gradiente, mas ja ouvi uma master e tinha o som muito bom
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
eu tenho um par aqui de 81. e mesmo socando potencia ela toca limpo ainda.

é a sony SS-S205BS mais conhecida como gx12

mas concordo q é rarissimo encontrar em bom estado. muita gente largou ás traças e á ação do tempo as caixas, aí tem algumas até bonitas mas q nao tocam mais nada.

com relação ao madeiramento, essa é a parte mais fácil de restaurar, o duro é achar alto falantes em bom estado ou com reparo feito nas especificações de fabrica.

mas falo isso da minha sony dos anos 80(anos 90 zoaram na qualidade)

não sei a durabilidade dessas gradiente, mas ja ouvi uma master e tinha o som muito bom
O maior problema dessas caixas é a umidade. Já peguei vários alto falantes bons mas com mofo. Em pouco tempo iriam detonar.

Eu tinha 2 caixas da bravox com a madeira começando a estufar. Alto falantes intactos menos um dos tweeters. Sofri pra remover a madeira traseira ruim e colocar uma nova na mesma espessura. Acabei removendo uma das laterais e colocando ambas em compensado naval.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
O maior problema dessas caixas é a umidade. Já peguei vários alto falantes bons mas com mofo. Em pouco tempo iriam detonar.

Eu tinha 2 caixas da bravox com a madeira começando a estufar. Alto falantes intactos menos um dos tweeters. Sofri pra remover a madeira traseira ruim e colocar uma nova na mesma espessura. Acabei removendo uma das laterais e colocando ambas em compensado naval.
sim, tem que tomar muito cuidado, são peças de coleção.

comprei as minhas ano retrasado dum cara que tirou elas zero na loja. ele disse que tinha 4 delas.

pra vc ter uma idéia do cuidado o cara guardava em um móvel suspenso pra não ter contato com o chão.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
sim, tem que tomar muito cuidado, são peças de coleção.

comprei as minhas ano retrasado dum cara que tirou elas zero na loja. ele disse que tinha 4 delas.

pra vc ter uma idéia do cuidado o cara guardava em um móvel suspenso pra não ter contato com o chão.
Muito bom! Nada se compara a essas caixas antigas.
 

klook

Larva
Mensagens
8
Reações
21
Pontos
3
É vero, lembro da ventoinha! O som era modafoca mesmo? Eu tinha um CCE, era grande e modular, tinha até as caixinhas auxiliares. Mas colocava em 70% já peidava. Era só tamanho!
O som era bem modafoca, sim. TInha muita clareza. Fiz muitas "audições" com jazz piano trio, com sinfônicas, com disco gravado ao vivo no Village Vanguard, com show tipo arena do Queen, Supertramp, Stones etc e mesmo sons "sujos" como Led Zeppelin, Velvet etc. Eu fica horas fazendo ajustes finos no equalizador kkkk
O Amp solta 2x170W em 8 ohms, então a caixa supostamente aguenta, mas a 90% da potência já acendia o LED de overload dela, mas o som ainda tava limpo. Eu não deixava por mais de um minuto nessa potência pra não correr o risco de detonar a caixa. Nem no 80% eu deixava muito, porque tremiam os vidros. Bons tempos....
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.312
Reações
16.442
Pontos
1.439
Por saudosismo e nostalgia não mesmo.

Mas em eficiência dos falantes e qualidade sonora, as de hoje em dia são superiores.
depende de quais se está falando também né.

essas caixas trio q andam vendendo em casas bahia e sueprmercados por exemplo são um tremendo lixo. só reproduzem um som de alto volume mas qualidade não tem nenhuma. não entendo como o povo se contenta em sequer ter um efeito estereo.

agora como havia falado, high end sempre vai existir aí nao tem nem o que comparar com essas antigas
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.694
Reações
34.844
Pontos
903
É, essas caixas requerem um cuidado o qual eu não tenho conhecimento. Recomendam algum trio moderno que seja bom e com preço acessível?
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.656
Reações
26.811
Pontos
1.053
depende de quais se está falando também né.

essas caixas trio q andam vendendo em casas bahia e sueprmercados por exemplo são um tremendo lixo. só reproduzem um som de alto volume mas qualidade não tem nenhuma. não entendo como o povo se contenta em sequer ter um efeito estereo.

agora como havia falado, high end sempre vai existir aí nao tem nem o que comparar com essas antigas
Claro que depende, estou fazendo uma comparação com caixas do mesmo nicho.

Nada perto desse lixo que inunda o mercado.

Considero essas caixas vintage como um pé no HI FI.


PS: Eu fico também agoniado com a questão do estéreo. PQP.
 

rftailor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.522
Reações
2.838
Pontos
1.024
Por saudosismo e nostalgia não mesmo.

Mas em eficiência dos falantes e qualidade sonora, as de hoje em dia são superiores.
Com certeza. Essas Edifier que citaram aqui no tópico barram minha bravox de quase 20kg cada! rsrs
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Quem vive de passado é museu cara

Tá querendo pegar coisa antiga porque? Estética?
fk3yCHR.png
 
Topo Fundo