O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Campanhas de financiamento coletivo ainda dão certo/valem a pena?

friendman

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
277
Reações
698
Pontos
769
Boa tarde galera! Tudo certo com vocês?

Então turma, fazem meses que tive ideia pra um action plataform 2D, tenho o projeto inteiro na cabeça, do nome aos personagens, tematica, mecânicas, trilha sonora, cheguei até a desenhar alguns cenários e criar algumas animações, conceitualmente tenho o jogo do inicio ao fim, o único e pequeno problema é que não manjo bulhufas de programação.

Cheguei a comprar alguns cursos na udemy e estou estudando nas horas vagas, a ideia é pelo menos criar uma pequena demo e tentar um kickstarter pra levantar fundos e focar puramente nisso (assim como contratar um programador qualificado), mas fico me perguntando se hoje em dia ainda é viável, lembro que uns anos atrás eram inumeros indies financiados com sucesso, mas hoje em dia tenho uma impressão que o furor passou e deu uma esfriada.

Enfim, vale a pena investir em uma campanha? ou melhor achar uma parceria de alguma outra forma?

Muito obrigado!
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
E ai Décio! Beleza?

Pra começar, você precisaria apresentar algo solido (tipo uma parte do gameplay, trailer, etc...) pra chamar a atenção.

Em segundo lugar você precisaria botar seus planos e dar algo de volta ao pessoal do kickstarter.

E outra coisa muito imporante é ver a viabilidade do seu projeto.

A minha recomendação pessoal seria você dar um jeito de arranjar um emprego na área, juntar experiencia, se especializar mais e depois de alguns anos, conseguir pessoas pra te ajudar nessa empreitada - e obviamente, remunera-las.

Boa sorte, você vai precisar.
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.297
Reações
2.503
Pontos
999
Alguns jogos realmente deram certo com pouco investimento ou via financiamento coletivo, um bom exemplo disso é o Hollow Knight. Porém, é como o JC Denton falou, é preciso já ter algo para apresentar ao público, do contrário, ninguém vai se interessar. Como você ainda não conhece a área de programação, o ideal é focar nos estudos e adquirir experiência primeiro, para então buscar algo mais ambicioso.

Existem financiamentos coletivos que deram muito errado e a pessoa acabou se queimando. O canal do Fiaspo fez um vídeo bem interessante sobre isso:

 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.585
Reações
14.106
Pontos
1.459
Eu faço bastante kickstarter de board game mas com esse dólar está sinistro.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Dá certo mas não é tão relativamente fácil como era antes.

Esse jogo que eu sigo foi fundado sem problemas. É bonitinho e funcional, não é apenas promesas vagas:



Eu pretendo fazer campanha no Indiegogo, mas ainda é cedo, preciso me aprofundar mais no marketing. Kickstarter/Indiegogo só funciona se as pessoas já conhecerem seu jogo / sua promesa antes. Não dá para criar a campanha do nada e esperar sucesso.
 


gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.506
Pontos
2.082
Dá certo, mas você precisa construir uma comunidade antes. E pra isso, tu vai precisar fazer uma demo e social midia, que consomem tempo.

Todos devs que fizeram crowdfunding também comentam que durante o período de crowdfunding você se dedica 100% apenas ao Kickstarter.

É uma trap. Como tu vai fazer uma demo que "impressiona" e se dedicar horas em redes sociais se você não tem tempo e recurso pra isso? Poisé.

Outro problema é que nós do Brasil não temos acesso ao Kickstarter, teria que recorrer a alternativas, como o Catarse, que possuem menos exposição.
 

Reila of Astora

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.562
Reações
26.258
Pontos
1.219
Dá certo, mas você precisa construir uma comunidade antes. E pra isso, tu vai precisar fazer uma demo e social midia, que consomem tempo.

Todos devs que fizeram crowdfunding também comentam que durante o período de crowdfunding você se dedica 100% apenas ao Kickstarter.

É uma trap. Como tu vai fazer uma demo que "impressiona" e se dedicar horas em redes sociais se você não tem tempo e recurso pra isso? Poisé.

Outro problema é que nós do Brasil não temos acesso ao Kickstarter, teria que recorrer a alternativas, como o Catarse, que possuem menos exposição.
Temos acesso ao IndieGoGo, ao menos que tenha mudado algo.
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
É bem dificil, eu já tentei ajudando amigos e uma vez abrindo o meu.
Oq o user @gamermaniacow falou é verdade, vc tem que ter uma comunidade feita antes, se vc for famoso ajuda muito.
O tal do cellbitt mesmo , fez um catarse que gerou milhoes, e nem demo o cara colocou, e ainda vai ser um joguinho de puzzle/misterio simples. Mas a fama dele e a comunidade dele foi forte no resultado. Vc vai ficar umas 4 a 8 horas por dia, no minimo fazendo divulgação ou dando atenção a campanha.
O kickstarter é melhor, mas BR nao pode fazer. Pra fazer vc tem que abrir uma empresa nos states pela Atlas stripe e pagar singelos 500 doletas.(anual)
Sinceramente, eu detesto crowdfunding, algumas pessoas aqui conhecem meu projeto(um jrpg pra mega drive/pc) e eu fui massacrado quando abri um catarse, gente dizendo que eu queria ficar rico, que era preguiçoso, que nao sabia programar e etc. Na época fiquei bem desaminado com o projeto e venho continuado ele nos meu tempo livre (e sem querer fazer mais financiamento coletivo). Mas no meu caso é um jogo bem dificil de fazer sozinho e sem recursos, estou bem perto de cancelar o projeto e voltar se um dia eu tiver cash pra bancar.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Algumas pessoas aqui conhecem meu projeto(um jrpg pra mega drive/pc) e eu fui massacrado quando abri um catarse, gente dizendo que eu queria ficar rico, que era preguiçoso

Eu ouvi a mesma mesma coisa por pelo menos 2 anos quando era apenas um estudante num curso técnico. Que eu estava sendo escravo do dinheiro, que eu advogava o fascismo, que eu estava alimentando o ciclo vicioso do sistema com essa ideia e blablabla.

E não só isso como havia maluco aí passando pano sem parar pra pirataria (que é justamente o que impede a área de existir no Brasil), condenando gente que preferia pagar 500 reais na licença dos Autodesk ou preferindo usar o Blender e GIMP pra TENTAR entrar no mercado de trabalho, condenando gente que preferia investir no PC em vez do Mobile (onde a pirataria reina sem parar), condenando gente que falava que era melhor ser game dev nos EUA do que no BR.

Aff, é tanta b*sta que lia e ouvia - e nem lembro de tudo - que isso aí me levou a perder a sanidade e ficar doente e perder meu empreguinho por birra de RH e Diretoria em cima de videogame - enquanto um cara que preferia estudar jornalismo ou alguma coisa do tipo era demitido sem condenações.

Depois que fui mandado embora comecei a responder esse bando de retardado (que não é pouco) na mesma moeda, chamando eles de pnc, vagabundo, enfim, tudo que tinha direito.
E ainda assim foi pouco, porque o certo era eu mesmo ter desmoronado aquela m**** toda e entregue uma galerinha aí pras autroridades pois eles jogavam na cara de todo mundo que tavam passando a perna, mentindo e tals só pra lucrar.
Só não fiz por medo de retaliação.

E isso aí era o que? 2015-2018.
Hoje ninguém mais liga pra essa cena, quem pode fugiu do país, quem deu muita sorte consegue tirar um troco médio em cima disso como renda extra e a maioria partiu pra outra, principalmente os que moram longe de SP, Campinas e BH.

Só os bolhas mesmo que insistem em acreditar nessas mentiras vagabundas.
Mentiram tanto que acreditam na própria mentira.
Tão praticamente devendo as calças e alimentando um delirio que todo ano soltam aí falando de pesquisa que o mercado cresceu, que vai ter um investimento de bilhões, mas se é assim, porque tanta gente vai fazer medicina?
Até em SP, que é o centro da "industria de jogos brasileira", a galera não quer entrar nessa área.

Só não vê mesmo quem não quer.
Nesse país essa área não dá futuro e nem bota comida no prato.

Ou o cara pega e vaza (o que tá ficando cada vez mais dificil) ou ele faz algo que é viavel para a realidade da terra dele.

A explicação desse fenômeno mostra que essa pasta virou uma Necropole que vira e mexe vem um fake de user banido aqui soltar uma isca e a galera ainda compra.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Mas no meu caso é um jogo bem dificil de fazer sozinho e sem recursos, estou bem perto de cancelar o projeto e voltar se um dia eu tiver cash pra bancar.

É outra tecla que viviam me batendo.
Mas eu mesmo já cansei de falar que isso não é para a maioria das pessoas.
Até falava de forma mais ácida que "só um asiático consegue desenvolver um jogo por conta própŕia".

E geralmente os que falam isso (junto com os que falam que não pode trabalhar nessa área por dinheiro) são justamente os que estão com a vida feita.
Ou seja: Se fracassarem vão ter proteção financeira.
Agora um cidadão de classe operaria e classe média e média-baixa não pode correr esse risco nem se a familia ajudar depois.

Isso também contando os gastos.
Desde hardware até o Windows (já que algumas engines não tem port pra Linux e as vezes pode dar azar do Proton quebrar) já são isoladamente uma fortuna.
Isso sem contar que você ainda vai precisar gastar com divulgação e até pra publicar um jogo.

Enfim, é como eu disse há uns tópicos atrás: Quanto mais uma área envolver alta tecnologia, menos oportunidade de emprego ela vai ter no Brasil. E é verdade!

Isso sem contar no parto que é conseguir estágio nessas áreas.
Se numa graduação já é dificil, imagina um estágio para curso técnico (que foi meu caso)...
 

Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.326
Reações
10.962
Pontos
453
Até falava de forma mais ácida que "só um asiático consegue desenvolver um jogo por conta própŕia".

Isso é apenas um fato tecnico curioso, não quero treta, até pq entendi q vc nao defende tal asneira.
Mas dependendo do escopo dá pra fazer um jogo sozinho. Meu caso é que é um jogo de muitas horas de gameplay.
E essa de "só asiatico" é pura besteira, neura do cacete e sindrome de vira-lata da porra de acreditar que japones é mais inteligente, mais habil e o cacete a quatro.
Se parece, é só pq o povo em geral nao eh tao vagabundo como brasileiro, nao pq sao uma "raça superior" e bláblá.
Na vdd acredito que em termos de otimização estamos bem a frente deles, já que programamos com computadores datados.
Poucas pessoas no Brasil pode comprar um pc bom pra desenvolver games. Só uma gpu decente vai uns 4mil fácil. Isso tbm explica o fato de a comunidade game dev indie em peso fazer jogos 2D tbm.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Isso é apenas um fato tecnico curioso, não quero treta, até pq entendi q vc nao defende tal asneira.
Mas dependendo do escopo dá pra fazer um jogo sozinho. Meu caso é que é um jogo de muitas horas de gameplay.
E essa de "só asiatico" é pura besteira, neura do cacete e sindrome de vira-lata da porra de acreditar que japones é mais inteligente, mais habil e o cacete a quatro.
Se parece, é só pq o povo em geral nao eh tao vagabundo como brasileiro, nao pq sao uma "raça superior" e bláblá.
Na vdd acredito que em termos de otimização estamos bem a frente deles, já que programamos com computadores datados.
Poucas pessoas no Brasil pode comprar um pc bom pra desenvolver games. Só uma gpu decente vai uns 4mil fácil. Isso tbm explica o fato de a comunidade game dev indie em peso fazer jogos 2D tbm.

Essa parte do asiático foi mais uma ironia do que um fato em geral (como você mesmo mostrou entender no primeiro paragrafo), mas falo mais pro resto do forum.

Se são superiores ou não, não me interessa.

Quanto a otimização, eu concordo.

Poucas pessoas no Brasil podem desenvolver jogos em geral, por conta do custo dos softwares. Esse é tão dificil quanto comprar hardware. Aí esse é outro fator que contribui para ter mais gente saindo da área do que entrando.

Só o Windows mesmo (que as pessoas resistem a aprender Linux porque querem tudo mastigadinho, até mesmo o Ubuntu, que é mais fácil do que o Android as pessoas fogem por ser escancaradamente linux) já custa uns 2500.

Mas ainda continuo com minha visão de que desenvolver jogos por conta própria não é para a maioria das pessoas.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Todos os casos de sucesso que eu vi de desenvolvedor indie, foi de gente que meteu a mão na massa e não ficou com desculpa de "não sei programar" ou "não sei desenhar", etc. As coisas que não sabiam, estudaram, fuçaram e aprenderam até montar algo apresentável. Alguns foram nessa pegada até o fim, até terminar e lançar o próprio jogo sozinho, usando apenas os próprios recursos. Aguns partiram pro kickstarter, outros conseguiram apoio ou até contrato com alguma publisher.

Quase sempre leva alguns anos de dedicação e todos dizem que é muito trabalho em detrimento de tempo livre.

E tem aqueles que lançam vários jogos, durante muito tempo, antes de achar um que finalmente dá certo. O criador do Five Night's at Freddy's por exemplo....o cara entregava pizza e fazia jogos no tempo livre, e era motivo de chacota pq os bonecos 3D deles eram horriveis. Ele tentou vários jogos fracassados, até que encheu o saco e fez FNAF só pq diziam que os bonecos dele pareciam coisa de filme de terror. Ficou multimilionário.

É bem difícil, tem que ter paixão mesmo.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Pera ai, deixa eu ver se entendi...

Você tá querendo comparar um cara que entregava pizza no Sudeste dos EUA, que estava DEVIDAMENTE casado e perto de ter filhos com uma pessoa que mora em um país que é recorde mundial em pirataria, que precisa de dinheiro caindo TODO MÊS NA CONTA sem exceção, que ainda mora com os pais e cuja área é coisa de vagabundo para 95% da população? PODE ISSO, ARNALDO?

Esse negócio de paixão por profissão é uma coisa que não existe.
Poucas pessoas podem se dar ao luxo de acreditar nisso hoje em dia, principalmente com o tanto de gente que precisa pagar contas, aluguel e principalmente, o cada vez mais necessário convenio médico.
Quem praticamente me mandou essa redpill foi justamente o @dk120, e cá entre nos, isso é verdade.
A razão tem que estar acima da emoção.

Vamos ser REALISTAS gente: Desenvolvimento de Jogos no Brasil não dá dinheiro.
Mas dinheiro mesmo, que dê pra pagar as contas REGULARMENTE, financiamento de casa, carro, etc...
Isso sem contar na falta de status, comparado a países como EUA, Canadá e Austrália.

Sair do país pra viver disso é uma regra.

Poucas pessoas conseguem sequer entrar nessa área por puro hobby (que já não é saudavel, cá entre nós) ou por ideia de empreendedorismo (cada vez algo mais utopico no Brasil, considerando que é mais questão de tradicionalismo do que crise/economia ou o que for)


A Bolha estorou, só você ver como era a galera que estudava nessa área em 2014 e como é hoje.
Claro que vai ter a galera que desiste no primeiro obstaculo, eu concordo, mas não é um quarto do você deve estar supondo.
A maioria abandona a área ou porque não dá emprego ou porque os gastos são extremamente altos, ou você acha que Windows, Photoshop, Unity Pro e Visual isso e aquilo são de graça/super baratos?

Até mesmo Criar Mods Pagos pra Jogos ou criar servidores de SAMP e FiveM são mais viaveis e as vezes muito mais rentaveis do que isso nesse país.
Essa é a verdade.
Só você ver o Mapa RBR para o ETS2.
Com empresa formal e tudo.

Outro exemplo também é o Los Katchorros, que são 2-3 servidores estilo RPG de SAMP.
Pode ser que não garanta o sustento de quem atua lá? Claro que pode.
Mas duvido que a pessoa não consiga ter algo acima da média pra complementar sua renda.

Existe também o Craftlandia, que é o maior servidor de Minecraft no Brasil.
Existe desde 2012, acho.
Que muito provavelmente também vira uma renda assim que deve ajudar a galera da moderação, além de recuperar os gastos com servidor e cia.
 
Ultima Edição:

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.163
Pontos
353
Pera ai, deixa eu ver se entendi...

Você tá querendo comparar um cara que entregava pizza no Sudeste dos EUA, que estava DEVIDAMENTE casado e perto de ter filhos com uma pessoa que mora em um país que é recorde mundial em pirataria, que precisa de dinheiro caindo TODO MÊS NA CONTA sem exceção, que ainda mora com os pais e cuja área é coisa de vagabundo para 95% da população? PODE ISSO, ARNALDO?

Esse negócio de paixão por profissão é uma coisa que não existe.
Poucas pessoas podem se dar ao luxo de acreditar nisso hoje em dia, principalmente com o tanto de gente que precisa pagar contas, aluguel e principalmente, o cada vez mais necessário convenio médico.
Quem praticamente me mandou essa redpill foi justamente o @dk120, e cá entre nos, isso é verdade.
A razão tem que estar acima da emoção.

Vamos ser REALISTAS gente: Desenvolvimento de Jogos no Brasil não dá dinheiro.
Mas dinheiro mesmo, que dê pra pagar as contas REGULARMENTE, financiamento de casa, carro, etc...
Isso sem contar na falta de status, comparado a países como EUA, Canadá e Austrália.

Sair do país pra viver disso é uma regra.

Poucas pessoas conseguem sequer entrar nessa área por puro hobby (que já não é saudavel, cá entre nós) ou por ideia de empreendedorismo (cada vez algo mais utopico no Brasil, considerando que é mais questão de tradicionalismo do que crise/economia ou o que for)


A Bolha estorou, só você ver como era a galera que estudava nessa área em 2014 e como é hoje.
Claro que vai ter a galera que desiste no primeiro obstaculo, eu concordo, mas não é um quarto do você deve estar supondo.
A maioria abandona a área ou porque não dá emprego ou porque os gastos são extremamente altos, ou você acha que Windows, Photoshop, Unity Pro e Visual isso e aquilo são de graça/super baratos?

Até mesmo Criar Mods Pagos pra Jogos ou criar servidores de SAMP e FiveM são mais viaveis e as vezes muito mais rentaveis do que isso nesse país.
Essa é a verdade.
Só você ver o Mapa RBR para o ETS2.
Com empresa formal e tudo.

Outro exemplo também é o Los Katchorros, que são 2-3 servidores estilo RPG de SAMP.
Pode ser que não garanta o sustento de quem atua lá? Claro que pode.
Mas duvido que a pessoa não consiga ter algo acima da média pra complementar sua renda.

Existe também o Craftlandia, que é o maior servidor de Minecraft no Brasil.
Existe desde 2012, acho.
Que muito provavelmente também vira uma renda assim que deve ajudar a galera da moderação, além de recuperar os gastos com servidor e cia.
com ctza viver de venda de jogos autorais nao eh pra qualquer um, nem pq precise de equipamentos muito caros, um food truck eh bem mais caro, mas vc precisa de muuuuito conhecimento, q vai levar muito tempo pra vc adquirir tudo isso. mas a sua bronca eh com quem fica vendendo sonhos pros outros, tipo quem vende cursos?
e o q pirataria e fator brasil tem a ver com o sucesso? vc vai vender pro resto do mundo online mesmo e ganhar em dolar, de repente vale até a pena se mudar pra cabo verde, ilhas seychelles, o custo de vida deve ser ate mais baixo q aqui
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
com ctza viver de venda de jogos autorais nao eh pra qualquer um, nem pq precise de equipamentos muito caros, um food truck eh bem mais caro,

Eu já discordo parcialmente desse seu ponto de vista.
Empreender nessa área aqui no Brasil requer muito dinheiro.

Pra começo de história só você ver a dificuldade que é arranjar um ponto comercial pra estas áreas.
Aí depois de milagrosamente achar o ponto comercial, a briga é para comprar equipamentos para pelo menos 5 pessoas, licença do Windows (pois o Brasileiro babaca ele desiste do Linux já na hora de fazer login no c***lho do LightDM*), licenças da Unity e por aí vai.
E depois conseguir gente minimamente apta pra vaga para pagar um salário minimo pra cada um e com aperto.

*É ironico pra cacete que até algumas estatais usam o Linux no lugar do Windows em mais de 60% de seus PCs mas os Gamedevs BR preferem piratear o Windows.
mas vc precisa de muuuuito conhecimento, q vai levar muito tempo pra vc adquirir tudo isso. mas a sua bronca eh com quem fica vendendo sonhos pros outros, tipo quem vende cursos?

Eu não tenho raiva de quem vende cursos, por mais bostas que sejam...
Até eu faria o mesmo se pudesse.
Aqui no Brasil ser Golpista compensa pra c***lho.
Na hora que a turma aí que assinou o curso precisar de suporte por aperto, é só se esconder no mato e ta de boa.

Eu tenho raiva é do tanto de gente burra, retardada, hiperpolitizada e principalmente emaconhada que predomina nessa área.
Não que isso não exista em outros países e nem em outras profissões, mas de longe a área de jogos aqui no Brasil se supera.

Na cabeça dessa galera parece que é crime você querer ser independente, pagar suas contas, convenio médico, supermercado e aluguel.
Nego deixando de trabalhar em escritório para ganhar 100/mês com servicinhos morando no porão da casa dos pais.

Eu tenho é mais respeito pelo Traficante e pelas Prostitutas (literalmente) do que por esse bando de demente aí.

Até o Ramo da TI tá quebrando um pouco esse tabu e lutando contra a prostituição da profissão.
Os obstaculos para entrar aumentaram, mas em compensação a galera se valoriza e até os politizados são mais realistas na questão mercado.

Já no Ramo de Jogos Digitais parece que a galera prefere ser acomodada e nem sequer lutar por condições melhores.

e o q pirataria e fator brasil tem a ver com o sucesso?

Tem tudo a ver amigão.
Nas poucas palestras que pude participar (pois na época trabalhava numa empresa que atuava no campo das ciências biológicas, então tinha pouco tempo livre) já foi dito que uma das coisas que dificulta a existencia da área no Brasil é justamente a pirataria.
Nem é preciso pensar muito.

Muitas empresas deixam de abrir filial no Brasil (como uma EA da vida) justamente porque não tem mercado consumidor a ponto de justificar seus gastos.
Até a Nintendo tem bronca do nosso país por conta da pirataria. Soltou a eShop pra cá e vai ficar só nisso mesmo.

E nem adianta empurrar a desculpa dos impostos goela abaixo, pois aqui no Brasil grandes empresas vão pagar no máximo 10%.
Então daria sim para empresas como EA abrirem estudios pra cá. Não abrem porque a maioria dos Brasileiros querem entretenimento de graça.

de repente vale até a pena se mudar

Eu bato muito nessa tecla de que mudar de país é uma regra para se viver de jogos, goste ou não.
O Certo como falei em vários tópicos é emigrar pros EUA, Canadá, Japão e Coreia do Sul.

Porque aqui no Brasil você sempre vai ser motivo de chacota.
É uma profissão de respeito zero.

Falo isso porque no tempo que estudava o que não faltava era gente apontando o dedo pra mim.
Até mesmo colegas de trabalho que antes de eu entrar no curso me davam tapinha nas costas e até me chamavam pra ir beber um suco (não bebo alcool).

Aqui o mais real que uma pessoa vai conseguir é uma renda extra enquanto faz outra coisa com o ganha-pão.
E ainda assim vai ter que dividir espaço com horas extras, faculdades relacionadas a profissão fixa, etc...

Algo que não é tão fácil assim.

Tenho um colega de ensino médio que atua na área das Ciências Contabeis e até o começo do Ano Passado fazia renda extra com Modelagem 3D.
Estava pegando parte do dinheiro que ele ganhava para investir em uma Migração para a Austrália para atuar em tempo integral nessa área.
O que aconteceu com ele? Não sei porque faz um tempo que não me encontro com ele.
Mas segundo ele, compensava mais ele ser contador do que mexer com Jogos em tempo integral aqui "na roça" (na verdade é cidade média, mas a falta de investimentos na região é absurda).
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Conheço projetos de sucesso, não necessariamente jogos apenas. Porém como falado, acho que a comunidade existir a priori faz sentido, senão não terá muito alcance o projeto.
Exemplos:



Décio largou mão dessa ideia.

Semana retrasada tava querendo fazer um MMO e queriam pessoas para ajuda-lo sem nada em troca.

Esse mês eu aposto que ele aparece com outro clone falando que ele quer criar um Survival Horror Comercial para Nintendinho.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.163
Pontos
353
Eu já discordo parcialmente desse seu ponto de vista.
Empreender nessa área aqui no Brasil requer muito dinheiro.

Pra começo de história só você ver a dificuldade que é arranjar um ponto comercial pra estas áreas.
Aí depois de milagrosamente achar o ponto comercial, a briga é para comprar equipamentos para pelo menos 5 pessoas, licença do Windows (pois o Brasileiro babaca ele desiste do Linux já na hora de fazer login no c***lho do LightDM*), licenças da Unity e por aí vai.
E depois conseguir gente minimamente apta pra vaga para pagar um salário minimo pra cada um e com aperto.

*É ironico pra cacete que até algumas estatais usam o Linux no lugar do Windows em mais de 60% de seus PCs mas os Gamedevs BR preferem piratear o Windows.


Eu não tenho raiva de quem vende cursos, por mais bostas que sejam...
Até eu faria o mesmo se pudesse.
Aqui no Brasil ser Golpista compensa pra c***lho.
Na hora que a turma aí que assinou o curso precisar de suporte por aperto, é só se esconder no mato e ta de boa.

Eu tenho raiva é do tanto de gente burra, retardada, hiperpolitizada e principalmente emaconhada que predomina nessa área.
Não que isso não exista em outros países e nem em outras profissões, mas de longe a área de jogos aqui no Brasil se supera.

Na cabeça dessa galera parece que é crime você querer ser independente, pagar suas contas, convenio médico, supermercado e aluguel.
Nego deixando de trabalhar em escritório para ganhar 100/mês com servicinhos morando no porão da casa dos pais.

Eu tenho é mais respeito pelo Traficante e pelas Prostitutas (literalmente) do que por esse bando de demente aí.

Até o Ramo da TI tá quebrando um pouco esse tabu e lutando contra a prostituição da profissão.
Os obstaculos para entrar aumentaram, mas em compensação a galera se valoriza e até os politizados são mais realistas na questão mercado.

Já no Ramo de Jogos Digitais parece que a galera prefere ser acomodada e nem sequer lutar por condições melhores.



Tem tudo a ver amigão.
Nas poucas palestras que pude participar (pois na época trabalhava numa empresa que atuava no campo das ciências biológicas, então tinha pouco tempo livre) já foi dito que uma das coisas que dificulta a existencia da área no Brasil é justamente a pirataria.
Nem é preciso pensar muito.

Muitas empresas deixam de abrir filial no Brasil (como uma EA da vida) justamente porque não tem mercado consumidor a ponto de justificar seus gastos.
Até a Nintendo tem bronca do nosso país por conta da pirataria. Soltou a eShop pra cá e vai ficar só nisso mesmo.

E nem adianta empurrar a desculpa dos impostos goela abaixo, pois aqui no Brasil grandes empresas vão pagar no máximo 10%.
Então daria sim para empresas como EA abrirem estudios pra cá. Não abrem porque a maioria dos Brasileiros querem entretenimento de graça.



Eu bato muito nessa tecla de que mudar de país é uma regra para se viver de jogos, goste ou não.
O Certo como falei em vários tópicos é emigrar pros EUA, Canadá, Japão e Coreia do Sul.

Porque aqui no Brasil você sempre vai ser motivo de chacota.
É uma profissão de respeito zero.

Falo isso porque no tempo que estudava o que não faltava era gente apontando o dedo pra mim.
Até mesmo colegas de trabalho que antes de eu entrar no curso me davam tapinha nas costas e até me chamavam pra ir beber um suco (não bebo alcool).

Aqui o mais real que uma pessoa vai conseguir é uma renda extra enquanto faz outra coisa com o ganha-pão.
E ainda assim vai ter que dividir espaço com horas extras, faculdades relacionadas a profissão fixa, etc...

Algo que não é tão fácil assim.

Tenho um colega de ensino médio que atua na área das Ciências Contabeis e até o começo do Ano Passado fazia renda extra com Modelagem 3D.
Estava pegando parte do dinheiro que ele ganhava para investir em uma Migração para a Austrália para atuar em tempo integral nessa área.
O que aconteceu com ele? Não sei porque faz um tempo que não me encontro com ele.
Mas segundo ele, compensava mais ele ser contador do que mexer com Jogos em tempo integral aqui "na roça" (na verdade é cidade média, mas a falta de investimentos na região é absurda).
ah ta, realmente abrir empresa eh muito burocratico no brasil, mas hj em dia nao precisa mais se ter um escritorio no centro, até grandes empresas gostaram dessa ideia de home office. nada impede de umas 4 pessoas com areas especificas trabalharem cada um na sua casa, fazendo suas tarefas, e se encontrarem esporadicamente, claro q vc precisa q todos tenham uma certa disciplina se nao o barco começa a naufragar... no mais, se vc vai receber em dolar, o custo de vida no brasil eh muito menor do q na california.
gamer maconheiro q nao gosta de dinheiro? nao sei q povo eh esse q vc fala... kkkkk
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
ah ta, realmente abrir empresa eh muito burocratico no brasil, mas hj em dia nao precisa mais se ter um escritorio no centro,

Desculpe a demora por responder. Pois ando muito ocupado e com pouco tempo de passar aqui na OS.

Ainda assim empreender nessa área é pra lá de caro.

até grandes empresas gostaram dessa ideia de home office. nada impede de umas 4 pessoas com areas especificas trabalharem cada um na sua casa, fazendo suas tarefas, e se encontrarem esporadicamente, claro q vc precisa q todos tenham uma certa disciplina se nao o barco começa a naufragar...

Bom, ainda vejo muita gente indo pro presencial e por falta de opção. Seja em TI ou não.
Iniciante dificilmente consegue vaga remota.
Afinal de contas, ninguém começa no conforto de casa...

Agora quanto a área de jogos, é bem difícil conseguir emprego.
Não adianta.
Que dirá conseguir estágio.
E se for fora de SP, Campinas ou BH, pior ainda.

Conheço gente da FATEC da minha região que precisa pegar fretado até SP para fazer estágio e ainda voltar de noite.

no mais, se vc vai receber em dolar, o custo de vida no brasil eh muito menor do q na california.

Dificil é ser contratado remotamente por uma empresa gringa.

Como mesmo falei antes: Sair do país para trabalhar com isso é regra. Não adianta querer contestar.
No nosso país, o mais longe que você vai é conseguir uma vaga de estágio em SP e ainda vai ter que rezar muito para te efetivarem.

Se tu consegue aí uma vaga numa Indie (especialmente uma Triple I) no Texas ou em Toronto, os salários são melhores e a possibilidade de crescer profissionalmente e principalmente socialmente é grande...

gamer maconheiro q nao gosta de dinheiro? nao sei q povo eh esse q vc fala... kkkkk

Das duas uma: Ou você conseguiu fugir desse país (e é o que eu espero) ou você ficou uns bons anos em coma (algo que não duvido).
Pois o que mais tem nessa área aqui no BR é gente trabalhando por migalha e com orgulho e ainda bota fé que um politico e governos irão ajuda-los.

Leva pedrada e ainda tá sorrindo.
Eu mesmo já cansei de levar pedrada de familiar, de conhecidos e de ficar no zero a zero e decidi recomeçar nos serviços manuais porque além de dar "muito mais dinheiro" se tem um MINIMO de respeito.
Não entendo essa necessidade do ser humano ultramoderno de querer ser pisoteado e sofrer bullying.
Se eu quisesse apanhar e ficar doente todo dia eu namoraria uma Dominatix. Tá louco.

E até um balconista de farmácia ganha "muito mais" (vulgo: Pelo menos um salário minimo) do que 96% dos desenvolvedores de jogos no Brasil.
Além de ser bem mais digno e valido socialmente...
 
Topo Fundo