O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Campeonatos estaduais: vocês gostam ou nem?

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Ainda que eu sinta que precisa ser revisto o calendário brasileiro, sou um fã de acompanhar o campeonato catarinense. Gosto não apenas de ver o meu time, mas de ver os times menores.

Sei que a qualidade não é muito boa, mas acho que é o fato de conhecer as cidades, as pessoas do interior, e também porque é muito mais raíz do que a chatice nacional.

O que vocês acham dos campeonatos estaduais?
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.093
Pontos
2.529
Eu vou ser sincero, acho que tem um charme. Mas só os que tem mata-mata

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
É bom que é mais competição que tem mata-mata e deixam o Brasileirão de pontos corridos em #paz.
 

slashf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.500
Reações
39.625
Pontos
1.053
E bom quando tem algum jogo aqui perto onde moro. Dá até pra ir ver, já que ir pra capital e muito caro só pra ver um jogo. Quanto a qualidade tem poucos jogos bons, e mesmo só pra ver os jogadores.

Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk
 

ovelha1790

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.959
Reações
3.730
Pontos
709
Deixa os estaduais só pros times do Interior e a competição durando o ano todo.
Pros times grandes só atrapalha no planejamento, fora que não vale nada.
 


ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.525
Pontos
1.714
Eu acho legal acompanhar os estaduais menores e alguns times periféricos a nível nacional

Vejo alguns jogos do Botafogo só pelo hábito masoquista mesmo :obrigue
 

thebigkratos

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.175
Reações
13.229
Pontos
1.439
É oq sustenta os pequenos e "tradicionais" times do interior.

Mas jamais botaria os times da série a ou b pra jogar mais de 10 jogos nos estaduais.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.842
Reações
230.093
Pontos
2.529
Tem time que até usa o juiz no estadual

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.173
Reações
32.378
Pontos
503
São importantes pra os pequenos clubes, especialmente os do interior do país e norte-nordeste.

Mas os grandes clubes da elite deveriam poder seguir o exemplo do campeonato espanhol, onde nas séries inferiores, Barcelona e Madrid usam times B e C pra dar rodagem á base.
 

doutordoom

Lenda da internet
Mensagens
33.542
Reações
26.684
Pontos
1.954
Tem que reformular. Mudar tudo. Esse calendário é insano e parte da culpa é dos estaduais.
 

youmemephis1

Bam-bam-bam
Mensagens
603
Reações
750
Pontos
293
Dificil curtir um campeonato onde Vasco, Fluminense e Botafogo conseguem levar uns 10 mil torcedores somados, e o Flamengo, mesmo conseguindo um publico expressivo, arrecada apenas 12 mil reais, de um jogo que "rendeu" mais de um milhao. Nao é atrativo pro publico, nao é economicamente interessante nem pros grandes nem pros pequenos e só da lucro pra Federacao. :D

É o Carioca? Sim, mas é o atual estado da maior parte dos estaduais, excetuando-se o Paulista.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.667
Reações
3.607
Pontos
1.354
Acho tudo lixo.

Por mim o pernambucano acabava e jogaria apenas o Nordestão

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

Felipe1459

Lenda da internet
Mensagens
24.936
Reações
16.980
Pontos
1.524
serve pra nada. tirando uns três times além da dupla grenal, todos os outros têm médias de público ridículas, na casa dos 500 torcedores.
quando falam em acabar com os estaduais vem aquela turma dizer que isso vai matar os times do interior, mas me diz uma coisa, um time com média de menos de 500 torcedor pode ser chamado de clube de futebol? até campeonato amador dá mais torcida.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Vejo alguns jogos do Botafogo só pelo hábito masoquista mesmo
Botafoguense é tudo masoquista mesmo. Ô raça!!!!
Tem time que até usa o juiz no estadual

Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
Claro. Se ele se destacar no Estadual pode ser efetivado no Brasileirão.
Juiz, a gente faz em casa. (Clube, Um Certo)
:coolface
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.968
Reações
12.319
Pontos
753
Era interessante até o começo dos anos 2000. Depois ficou fraco demais.

De todos, o paulista eu acho que é o que tem ainda mais valor mas muito menos do que nos velhos tempos.

Meio off: Dona globo não vai mais transmitir os estaduais?

Nenhum jogo do paulista na grade nem hoje e nem amanhã.

Edit: Ela vai tirar da grade os jogos dos estaduais na quarta-feira, pra vender mais jogos por PPV, pelo menos até março até onde vi.
 
Ultima Edição:

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Era interessante até o começo dos anos 2000. Depois ficou fraco demais.

De todos, o paulista eu acho que é o que tem ainda mais valor mas muito menos do que nos velhos tempos.

Meio off: Dona globo não vai mais transmitir os estaduais?

Nenhum jogo do paulista na grade nem hoje e nem amanhã.

Edit: Ela vai tirar da grade os jogos dos estaduais na quarta-feira, pra vender mais jogos por PPV, pelo menos até março até onde vi.
Em SC também está assim, quem quiser ver pode ver de graça pela Globo.com um jogo por semana.

Na boa, isso é mais do que motivo para greve geral no país. Joguinho de quarta a noite era sagrado para quem não tinha tv a cabo.
 

Standak

Bam-bam-bam
Mensagens
1.975
Reações
4.293
Pontos
453
Só lembrando que estadual atual não salva os clubes pequenos, já que muitos dos clubes só tem as datas do estadual e no resto do ano eles são desmontados.

E acaba que ficam muitas datas para os clubes que disputam os campeonatos de elite, e poucas datas para um clube menor passar o ano.
 

VanHalenBR

Lenda da internet
VIP
Mensagens
18.966
Reações
26.987
Pontos
1.844
Acho que é uma forma de começar a pré-temporada dos times. Acho que os times grandes deveriam reduzir a expectativa do torcedor e usar o estadual pra testar formação e preparar o ruim.

O time grande é um atrativo pra encher a casa dos times do interior e jogos assim sustentam clubes menores por boa parte do ano. Clubes que podem formar bons atletas que no futuro podem jogar nos times grandes.

Problema é as federações lixo entenderem isso, usarem o time grande como atração de alguém que está se preparando... pois não deveria haver limite de inscrição de jogadores, deveria ser livre e deveria poder ter mais substituições por jogo.

Assumir que é uma festa de celebração do futebol do estado e ajudar os times grandes pra se prepararem pro resto do ano.
 

Roger.pds

Supra-sumo
Mensagens
768
Reações
1.242
Pontos
183
Desculpa, mas eu cago pra estadual, serve pra nada, timecos de bos*** que só servem pra encher linguiça. E na final sempre são os mesmos na maioria das vezes. Sim, é sobre estadual do RJ que estou dizendo.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando o Tapatalk
 

-kun

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.915
Reações
18.664
Pontos
1.384
Gosto demais dos estaduais, mas é necessária uma reformulação geral neles.
Para vários clubes médios ou pequenos é a chance de gritar é campeão. Clubes tradicionais como ABC e América-RN, por exemplo, não tem a menor chance, teoricamente, de conquistar títulos a nível nacional/internacional e o estadual seria a Copa do Mundo no caso deles.

Eu faria os estaduais de Janeiro a metade de março (10, no máximo, 12 datas para os clubes de série A e B). Os faria como fase final nesse tempo (com a adição dos clubes que tem divisão). No resto do ano esparramaria jogos pros times menores (ou sem divisão) que teriam também as copas regionais como a Copa Paulista, por exemplo. Tem time que no final de Abril encerra as atividades. Não tem a menor condição de um clube viver só disso no ano. Não tem planejamento que resista.

Do jeito que está de Janeiro a final de Abril (ou mesmo pegando Maio) é tiro no pé e coisa de retardado. Contudo, começar o Brasileiro em Fevereiro seria a morte de vários técnicos, por exemplo, e clubes em crises (sem contar que jogar Brasileiro já em Fevereiro com fases preliminares da Copa do Brasil e repescagem de Libertadores não seria fácil para ninguém. O Estadual serve para rodar os elencos. E ainda tem seu charme vencê-lo.

PS: Se estadual fomenta crises nos principais clubes o que daria um começo ruim de brasileiro em plena pré temporada? Daria é morte. :lolwtf
 

Léo Stanbuck

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
30.858
Reações
27.471
Pontos
859
Gosto demais dos estaduais, mas é necessária uma reformulação geral neles.
Para vários clubes médios ou pequenos é a chance de gritar é campeão. Clubes tradicionais como ABC e América-RN, por exemplo, não tem a menor chance, teoricamente, de conquistar títulos a nível nacional/internacional e o estadual seria a Copa do Mundo no caso deles.

Eu faria os estaduais de Janeiro a metade de março (10, no máximo, 12 datas para os clubes de série A e B). Os faria como fase final nesse tempo (com a adição dos clubes que tem divisão). No resto do ano esparramaria jogos pros times menores (ou sem divisão) que teriam também as copas regionais como a Copa Paulista, por exemplo. Tem time que no final de Abril encerra as atividades. Não tem a menor condição de um clube viver só disso no ano. Não tem planejamento que resista.

Do jeito que está de Janeiro a final de Abril (ou mesmo pegando Maio) é tiro no pé e coisa de retardado. Contudo, começar o Brasileiro em Fevereiro seria a morte de vários técnicos, por exemplo, e clubes em crises (sem contar que jogar Brasileiro já em Fevereiro com fases preliminares da Copa do Brasil e repescagem de Libertadores não seria fácil para ninguém. O Estadual serve para rodar os elencos. E ainda tem seu charme vencê-lo.

PS: Se estadual fomenta crises nos principais clubes o que daria um começo ruim de brasileiro em plena pré temporada? Daria é morte. :lolwtf
Difícil. Vou dizer um problema que acontece aqui em SC, mas que deve ser realidade de muitos outros estados: tirando o estadual e alguma vaga na série D, os times menores não buscam disputar outras competições pois só dão prejuízo. Digo para a Copa Santa Catarina. Muitos clubes simplesmente desistem de disputar porque não dá público, não tem dinheiro de TV, não tem patrocínio... é uma competição que existe para dar calendário, mas de resto volta e meia fica com 6, 8 times para disputar.

Deveria haver pelo menos divisões regionais ou mais séries nacionais. No nível estadual as copas valem muito pouco.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.525
Pontos
1.714
Difícil. Vou dizer um problema que acontece aqui em SC, mas que deve ser realidade de muitos outros estados: tirando o estadual e alguma vaga na série D, os times menores não buscam disputar outras competições pois só dão prejuízo. Digo para a Copa Santa Catarina. Muitos clubes simplesmente desistem de disputar porque não dá público, não tem dinheiro de TV, não tem patrocínio... é uma competição que existe para dar calendário, mas de resto volta e meia fica com 6, 8 times para disputar.

Deveria haver pelo menos divisões regionais ou mais séries nacionais. No nível estadual as copas valem muito pouco.

Exato. Aí voltamos àquela discussão:

Brasil possui poucas divisões nacionais. No mínimo já era para existir uma Série E super regionalizada (no modelo Inglês, com "Norte" e "Sul"). Idealmente uma Série F particionada em 4, também no modelo inglês.

Séries A a D nacionais. E a CBF tirar o escorpião do bolso para dar um mínimo de sustentabilidade às séries inferiores.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.296
Reações
17.795
Pontos
1.174
boa parte dos problemas dos estaduais seriam resolvidos se os clubes grandes usassem os times B e de transição, e cagassem se perdessem ou ganhassem

o q acontece é q todo o ano eles vem com a ideia de jogar o estadual com jogadores alternativos, mas aí o clube rival fica na frente e daí o time q ta indo pior resolve colocar os titulares para reverter a situação, e o time q ta na frente coloca os titulares para garantir o campeonato. e aí também tem culpa da torcida que vai pegar no pé do clube se ele for mal no estadual

ao meu ver tinha que simplesmente começar mais cedo o BRzão e a CdB. Aí espaçava mais os jogos e nao ficava superlotado de datas no meio do ano. Coloca o BRzão pra começar em março que os times grandes vao se sentir forçados a colocar reservas no estadual, deixando a disputa mais equilibrada para os times do interior, e ainda deixa folga no calendario para quem estiver jogando Libertadores e CdB
 

(_Shadow_)

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.929
Reações
9.138
Pontos
1.074
boa parte dos problemas dos estaduais seriam resolvidos se os clubes grandes usassem os times B e de transição, e cagassem se perdessem ou ganhassem

o q acontece é q todo o ano eles vem com a ideia de jogar o estadual com jogadores alternativos, mas aí o clube rival fica na frente e daí o time q ta indo pior resolve colocar os titulares para reverter a situação, e o time q ta na frente coloca os titulares para garantir o campeonato. e aí também tem culpa da torcida que vai pegar no pé do clube se ele for mal no estadual

ao meu ver tinha que simplesmente começar mais cedo o BRzão e a CdB. Aí espaçava mais os jogos e nao ficava superlotado de datas no meio do ano. Coloca o BRzão pra começar em março que os times grandes vao se sentir forçados a colocar reservas no estadual, deixando a disputa mais equilibrada para os times do interior, e ainda deixa folga no calendario para quem estiver jogando Libertadores e CdB
Não é bem assim não...
Bom, pelo menos aqui no RJ. O Fla em um ano falou que ia usar a base pra disputar o estadual. E aí já veio a confederação suja do RJ mais globo e ppv já cortando essa ideia.
Fizeram de tudo mesmo pra isso não acontecer. Porque pra confederação e principalmente a TV é prejuízo o time jogar só com a molecada, nenhuma estrela, nenhum jogador conhecido pra eles acaba que o campeonato perde valor.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.905
Reações
39.335
Pontos
2.044
Eu vejo os jogos do Inter, mesmo sendo uma tortura. Coisa de torcedor...
Mas gostar, eu não gosto, porque a qualidade dos times do interior é muito ruim. Dos próprios times grandes já é deficitária.
 

geissler

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.740
Reações
3.857
Pontos
1.069
Campeonato Gaúcho era bom até a década de 90, de lá para cá virou uma várzea total, piora a cada ano, com a Federação Gaúcha tomando decisões que passam do ridículo ao bizzaro a cada ano.
 

Scorpion

Lenda da internet
Mensagens
13.521
Reações
12.735
Pontos
1.634
Se pelo menos volta-se com a formula do carioca como era antes.... onde campeão da taça Guanabara ja estava na final... 1 e segundo turno curto e com vários clássicos.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.525
Pontos
1.714
Se pelo menos volta-se com a formula do carioca como era antes.... onde campeão da taça Guanabara ja estava na final... 1 e segundo turno curto e com vários clássicos.

Era a melhor fórmula dos estaduais....
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.116
Reações
172.525
Pontos
1.714
Rapaz, o campeonato cearense é num esquema interessante

Há uma primeira fase com 8 times em turno único, menos Ceará e Fortaleza. Aí 2 são rebaixados. Essa primeira fase durou até 30/1

Os outros 6 vão para a segunda fase e aí entram Ceará e Fortaleza, também em turno único. Segunda fase começou dia 3/2.

Aí passam 4, semifinal e depois final



Os clubes que jogam os campeonatos com calendário mais longo (Série A ou B) já entram na segunda fase direto
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.891
Reações
35.213
Pontos
503
Na Série A de 2019, teremos, por exemplo, Ceará x Fortaleza. Não é muito comum esses dois times disputarem na mesma divisão do futebol nacional. Se não houvesse estaduais, haveria muitos anos sem esse clássico, o que seria péssimo para o futebol cearense.

Eu não acho que os estaduais deveriam acabar, mas deveriam ser reduzidos, diminuindo o número total de datas do calendário.

Estas são as mudanças que eu faria:

Estaduais: Os principais (SP, RJ, MG, RS, PR, SC, BA, PE, CE e GO) passariam a ter no máximo 10 datas. O ranking da CBF ou a posição/divisão no Campeonato Brasileiro ajudaria a definir os times participantes dos estaduais.

Brasileiro: 20 times na primeira divisão é pouco para um país do tamanho do Brasil... se tivermos que copiar algum modelo, acho que o ideal seria olhar para o que é feito nas grandes competições dos EUA, e não para os países europeus, que são muito menores do que o Brasil. Mesmo a Major League Soccer já tem 24 times, e vai chegar a 28 em poucos anos. Com mais equipes, não seria possível fazer dois turnos em pontos corridos, e com isso penso que seria interessante combinar pontos corridos em turno único com mata-mata.

Libertadores e Sul-Americana: passariam a incluir times da CONCACAF (América do Norte, América Central e Caribe), diminuindo um pouco o número de vagas de Brasil e Argentina. O Brasil tem tantas vagas na Libertadores que, para um time grande, conseguir classificação não é um mérito, mas sim obrigação. Além disso, acredito que clubes do México e dos EUA ajudariam a aumentar o nível técnico da competição, melhorariam a organização, e a premiação seria muito maior. A Sul-Americana obviamente teria que mudar de nome.

Mundial: Acho que deveria ter apenas 4 equipes (1 da Europa, 1 da Ásia ou da Oceania, 1 da África, 1 da América), sem o representante do país-sede. Já falei de juntar CONMEBOL com CONCACAF. Quanto à confederação da Oceania, ela é muito irrelevante para existir separadamente, então o ideal seria juntar com a Ásia.
 
Topo Fundo