O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Canal sobre level design que sigo fez o seu "Top 10 BEST Games of the DECADE (2010-2019)"

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Ainda não vi o vídeo, mas já to postando aqui antes pra depois ver a opinião do pessoal já que o Outerspace adora listinhas (e eu também, sou listinha wh*re assumido). :klol

EDIT:

10 Spelunky
9 Stardew Valley
8 Mario Maker
7 Celeste
6 Hollow Knight
5 Shovel Knight
4 Undertale
3 Dark Souls
2 Zelda Breath of the Wild
1 Minecraft

 
Ultima Edição:

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
De antemão sabia que ia ter muitos indies.

Gosto de todos inclusos na lista, mas alguns na minha opinião são bem overrateds e com uma legião de baba ovo, por exemplo Celeste e Undertale.

Risquei os jogos que não considero bons o suficiente para estarem num top 10 da década.

10 Spelunky
9 Stardew Valley
8 Mario Maker
7 Celeste


6 Hollow Knight
5 Shovel Knight

4 Undertale

3 Dark Souls
2 Zelda Breath of the Wild
1 Minecraft
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.787
Reações
13.821
Pontos
803
só jogo indie tem level desing ? digo, eu não entendo dessas coisas, mas nenhum super produção ou jogo moderno ?
 


Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.175
Reações
32.500
Pontos
1.629
9 anos de jogos, muita disputa porque pega o final da geração anterior também. Dark Souls entraria certo no meu, Zelda Breath of the Wild com boa chance mas se o foco for level design tenho dúvidas porque apenas do mundo ser lindo é muito grande e repetitivo com tantas escaladas, parei na metade da busca por shrines e adorava fazê-los, prefiria que fosse até uma endurance de dungeons.
Dos demais só terminei Undertale, simpático mas não achei tudo isso. Celeste fiz os primeiros minutos e não chamou a atenção.

Na verdade na verdade jogo indie nem é jogo né, são primos próximos dos jogos de celular na hora de destilar hate.
 
Ultima Edição:

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
só jogo indie tem level desing ? digo, eu não entendo dessas coisas, mas nenhum super produção ou jogo moderno ?

Claro que também existem jogos AAA com bons level design, mas como os indies não conseguem rivalizar com grandes produções nos quesitos técnicos e gráficos precisam compensar criando level designs criativos e muito bem polidos, por isso a maioria dos canais do youtube que tratam sobre esse tema dedicam bastante tempo falando de indies.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Não consigo discordar da lista, todos os jogos são espetaculares dentro de sua proposta.

Stardew é masterpiece de seu gênero, Dark Souls 1 é uma aula de level design, Breath of the wild é o melhor open world já feito.

Por mais que eu não goste tanto de minecraft, não tem como tirar os méritos do jogo. A ideia básica é tão simples mas permite tanta liberdade que chega a ser até estranho ver alguém criticar.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.534
Reações
43.790
Pontos
1.499
Indie, indie mesmo só são 4 da lista e o povo se desespera porque não tem “AAA massa véi” recheando todas as posições.

Listas são sempre discutíveis, mas todos dessa daí têm bastante mérito.
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Não consigo discordar da lista, todos os jogos são espetaculares dentro de sua proposta.

Stardew é masterpiece de seu gênero, Dark Souls 1 é uma aula de level design, Breath of the wild é o melhor open world já feito.

Por mais que eu não goste tanto de minecraft, não tem como tirar os méritos do jogo. A ideia básica é tão simples mas permite tanta liberdade que chega a ser até estranho ver alguém criticar.

Eu discordo quanto ao Stardew Valley.

Acho que só fica impressionado quem nunca jogou Harvest Moon ou Rune Factory, como o próprio youtuber que fez a lista.

Gosto do Stardew Valley, mas pra mim só uniu o que tinha de melhor no Harvest Moon e Rune Factory copiando na cara dura.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.736
Reações
13.757
Pontos
803
eu tiraria esse lixinho ai de undertale e stardew e colocaria DKC Returns facil facil

saiu em 2010 e simplesmente fazia muito tempo que nao tinha um platformer de responsa, o jogo continua excelente ate hj
 

Scrat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.954
Reações
13.847
Pontos
959
Ver Hollow Knight em qualquer lista de melhores aquece o coração. O level design e as boss fights desse jogo são espetaculares.
 

gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.504
Pontos
2.082
Desses aí só Celeste que acho extremamente overrated.

só jogo indie tem level desing ? digo, eu não entendo dessas coisas, mas nenhum super produção ou jogo moderno ?


Geralmente é melhor mesmo por não tentar ser um jogo que agrade absolutamente todo mundo. Isso faz com que explore melhor ideias sem se preocupar se o Pedrinho de 8 anos fã de Fortnite não abandone o jogo em 5 segundos, e o Seu Juca de 45 anos que nunca jogou video-game possa curtir igualmente o jogo.

Não é muito diferente do que acontece no cinema. Um blockbuster ganha em produção, mas perde em profundidade. Isso também não impede de eventualmente aparecer algo bom.
 
Ultima Edição:

Oliveira903

Bam-bam-bam
Mensagens
1.290
Reações
1.875
Pontos
203
Desses aí só Celeste que acho extremamente overrated.




Geralmente é melhor mesmo por não tentar ser um jogo que agrade absolutamente todo mundo. Isso faz com que explore melhor ideias sem se preocupar se o Pedrinho de 8 anos fã e Fortnite não abandone o jogo em 5 segundos, e o Seu Juca de 45 anos que nunca jogou video-game possa curtir igualmente o jogo.

Acho q Celeste ganhou atenção por causa do tema abordado q é muito atual


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Preguiça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.925
Reações
12.482
Pontos
779
Stardew Valley pra melhores da decada é forçar a barra. O jogo é bom, mas tem alguns defeitos, o superestimam demais. Shovel knight idem. Mario maker nao sei se é pra tanto tambem.

Celeste é excelente, mas nao sei se o suficiente para entrar no top da decada.

Por outro lado, Undertale e Hollow Knight merecem muito estar aí. Hollow Knight é por vezes subestimado e Undertale sofre com um hate por causa da fanbase, mas são jogos excelentes! Undertale fez algo super original e muito bem feito.

O resto acho que merece, menos Spelunky que nao joguei.
 

firulero

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
37.637
Reações
46.263
Pontos
877
Eu discordo quanto ao Stardew Valley.

Acho que só fica impressionado quem nunca jogou Harvest Moon ou Rune Factory, como o próprio youtuber que fez a lista.

Gosto do Stardew Valley, mas pra mim só uniu o que tinha de melhor no Harvest Moon e Rune Factory copiando na cara dura.
Joguei quase todos os harvest moon e rune factory.

E é basicamente isso mesmo, ele pega tudo que tem de bom nos HM e aplica de forma simples, objetiva e que funciona perfeitamente.

Tenho pra mais de 300h no stardew, já fiz praticamente tudo o que o jogo tem para oferecer. Recentemente voltei a jogar porque mostrei para minha namorada e ela se amarrou no jogo :klolz
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.787
Reações
13.821
Pontos
803
Sinceramente, esse negócio de level design é maior besteira. (tal qual esse video mostra, é puro erro basta ver que tem jogo aí que não é unanimidade nem para o ano quanto mais para decada)

... Esse video nos leva a crer que level design está ligado a exploração, dificuldade e a jogos indie, só que a
definição de level design feita por algum random na wikipedia é: processo técnico e artístico que varia de jogo para jogo, envolvendo ambientação, missões e mapas, unificados no processo criativo.... sendo assim todo e qualquer jogo tem level design e todos são bons para seu estilo e categoria.... o unico diferencial é a pessoa gostar ou não do level design do jogo especifico.

por exemplo:
se o level design de Death Strading falha por ser longo.... por outro lado ele acerta por ser uma atmosfera e implementação técnica incrível com técnicas procedurais etc etc
Quantum break também ao mudar do passado para o futuro em tempo real

o level design (vulgo: ambientação) de shenmue e gta não poderiam ser mais incríveis pois são representações de locais reais e se integram bem ao jogo. enfim o video basicamente falha já na raiz.
 
Ultima Edição:

SquallxD

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
13.049
Reações
16.062
Pontos
1.053
Sinceramente, esse negócio de level desing é maior besteira. tal qual nesse video, é puro erro

...esse video nos leva a crer que level desing está ligado a exploração e dificuldade e a jogs indie, só que a
definição de level desing feita por algum random na wikipedia é: processo técnico e artístico que varia de jogo para jogo, envolvendo ambientação, missões e mapas unificados no processo criativo do jogo.... sendo assim todo e qualquer jogo tem level desing e todos são bons para seu estilo e categoria.... o unico diferencial é a pessoa gostar ou não do level desing do jogo especifico.

por exemplo se o level desing de Death Strading falha por ser longo.... por outro lado ele acerta por ser uma atmosfera e implementação técnica incrível com técnicas procedurais etc etc
Quantum break também ao mudar do passado para o futuro em tempo real

o level desing (vulgo: ambientação) de shenmue e gta não poderiam ser mais incríveis pois são representações de locais reais e se integram bem ao jogo. enfim o video basicamente falha já na raiz.
carai, qq tu ta fumano
 

Blakkheim

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
17.086
Reações
13.438
Pontos
659
Devia ter Dusk e Amid Evil na lista, se level design é o foco. São obras primas.
Sinceramente, esse negócio de level desing é maior besteira. (tal qual esse video mostra, é puro erro basta ver que tem jogo aí que não é unanimidade nem para o ano quanto mais para decada)

... Esse video nos leva a crer que level desing está ligado a exploração, dificuldade e a jogos indie, só que a
definição de level desing feita por algum random na wikipedia é: processo técnico e artístico que varia de jogo para jogo, envolvendo ambientação, missões e mapas unificados no processo criativo.... sendo assim todo e qualquer jogo tem level desing e todos são bons para seu estilo e categoria.... o unico diferencial é a pessoa gostar ou não do level desing do jogo especifico.

por exemplo se o level desing de Death Strading falha por ser longo.... por outro lado ele acerta por ser uma atmosfera e implementação técnica incrível com técnicas procedurais etc etc
Quantum break também ao mudar do passado para o futuro em tempo real

o level desing (vulgo: ambientação) de shenmue e gta não poderiam ser mais incríveis pois são representações de locais reais e se integram bem ao jogo. enfim o video basicamente falha já na raiz.
design
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.466
Reações
23.054
Pontos
803
A lista é boa, tem algumas masterpieces (3, pra ser exato: Hollow Knight, BOTW e Dark Souls). O problema é a ênfase em games 2D, dum canal que se entusiasma com level design. O Level Design de quase todos esses games é muito bom, mas o limite do possível em evolução nessa perspectiva foi atingido em 1997. De lá pra cá, não apareceu literalmente mais nada diferente em termos de Level Design, e nem vai aparecer. É só se debruçar sobre o assunto, que a gente vê que não tem mais pra onde ir, além de SOTN.

Eu tenho uma mania de criar nomenclaturas para descrever percepções que eu tenho sobre as características dos diferentes jogos, e eu particularmente não gosto do termo “Level Design” para descrever Open Worlds. Prefiro essa descrição para jogos lineares/semi-lineares. Uso o termo World-Design para os jogos full-open, que representaria basicamente uma amplidão de vazio, onde as mecânicas de traversal imperam (exemplo: Great Plateau de BOTW), para dar liga a “ilhas” mais fechadas de Level-Design puro e tradicional, donde combate, puzzles ou lore brotam (como os shrines de BOTW).

Dito isso, a nova iteração de Zelda tem um dos melhores World Designs de todos os tempos, mas o Level Design dele é mediano.

Mas a maioria é excelente game, pra grande parte, repousar nos degraus desse Top é intelectualmente digno.
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.936
Reações
56.952
Pontos
2.164
Sinceramente, esse negócio de level design é maior besteira. (tal qual esse video mostra, é puro erro basta ver que tem jogo aí que não é unanimidade nem para o ano quanto mais para decada)

... Esse video nos leva a crer que level design está ligado a exploração, dificuldade e a jogos indie, só que a
definição de level design feita por algum random na wikipedia é: processo técnico e artístico que varia de jogo para jogo, envolvendo ambientação, missões e mapas, unificados no processo criativo.... sendo assim todo e qualquer jogo tem level design e todos são bons para seu estilo e categoria.... o unico diferencial é a pessoa gostar ou não do level design do jogo especifico.

por exemplo:
se o level design de Death Strading falha por ser longo.... por outro lado ele acerta por ser uma atmosfera e implementação técnica incrível com técnicas procedurais etc etc
Quantum break também ao mudar do passado para o futuro em tempo real

o level design (vulgo: ambientação) de shenmue e gta não poderiam ser mais incríveis pois são representações de locais reais e se integram bem ao jogo. enfim o video basicamente falha já na raiz.

Resultado de imagem para gif novela pinga
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.787
Reações
13.821
Pontos
803
A lista é boa, tem algumas masterpieces (3, pra ser exato: Hollow Knight, BOTW e Dark Souls). O problema é a ênfase em games 2D, dum canal que se entusiasma com level design. O Level Design de quase todos esses games é muito bom, mas o limite do possível em evolução nessa perspectiva foi atingido em 1997. De lá pra cá, não apareceu literalmente mais nada diferente em termos de Level Design, e nem vai aparecer. É só se debruçar sobre o assunto, que a gente vê que não tem mais pra onde ir, além de SOTN.

Eu tenho uma mania de criar nomenclaturas para descrever percepções que eu tenho sobre as características dos diferentes jogos, e eu particularmente não gosto do termo “Level Design” para descrever Open Worlds. Prefiro essa descrição para jogos lineares/semi-lineares. Uso o termo World-Design para os jogos full-open, que representaria basicamente uma amplidão de vazio, onde as mecânicas de traversal imperam (exemplo: Great Plateau de BOTW), para dar liga a “ilhas” mais fechadas de Level-Design puro e tradicional, donde combate, puzzles ou lore brotam (como os shrines de BOTW).

um post sensato eu diria (ao contrario do pessoal que não ta emitindo opinião) concordo que o 2d meio que chegou no limite, mas eu ainda acho que num enfase própria seria possível ainda evoluir em uns 10%, mas o estilo, não há muito para onde ir, citar castlevania foi um bom exemplo. jogos em geral 2d/3d/open world só vão evoluir se os devs passarem a usar componentes de surrealidade em seus jogos, um jogo de corrida explica bem isso: já existe regras definidas, é preciso ter carro, estrada, física.... então isso já prende o desenvolvedor, para inovar ele precisaria pensar num jogo de carro em um mundo sem a fisica que conhecemos e coisas do tipo.

volto a dizer esse papo de level design é.... é complicado isso, ainda mais quanto se coloca um jogo sobre outro.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.653
Reações
10.054
Pontos
503
Dessa lista só mantenho.
Dark Souls
Hollow Knight
o resto é meio "que?" e outros over demais
 

Lestad3287

Ser evoluído
Mensagens
121
Reações
91
Pontos
28
Só dark,Zelda e Mário.
O resto pode jogar tudo no lixo de onde nunca deveriam sair :kpuke
 
Ultima Edição:

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Olha, discordo da lista, mas adorei o canal
Já me inscrevi e vi mais uns 5 ou 6 vídeos
Estou inclusive ansioso pelo video de piores da decada

Obrigado pela indicação
 
Topo Fundo