O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Cantinho do Romhacker (Hacks,translations,homebrews,etc ...)

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.341
Pontos
974
Bom, o jogo não foi traduzido pra você. Esse projeto levou cerca de 9 meses de trabalho e envolveu mais de 20 arquivos ASM de diferentes tipos. É justamente por atitudes como essa que o romhacking está morrendo. Fiz o favor de traduzir o jogo de graça, e, em vez de simplesmente agradecer, você prefere pedir para tirar a intro para fins comerciais, com todo respeito vai se foder
Perfeito! O cara ganha uma tradução 0800 e acha ruim pq tem uma intro de 5 segundos... mano... VSF mesmo... Quer sem intro? Vai lá e faz a porra da sua tradução.

Parabéns pela tradução Dindo, ficou foda!

Ultima Edição:

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.762
Pontos
703
gif-eating-popcorn-43.gif

.Dindo

Ser evoluído
Reações
51
Pontos
23
Não existe treta. É apenas um moleque que provavelmente nem terminou o ensino médio, mas acha que pode sair modificando uma tradução que nem é dele só porque implicou com a splash de um projeto distribuído gratuitamente. É o típico sujeito para quem não dá para deixar nem a chave de um comércio. Sempre procura uma forma de levar vantagem, como se isso fosse algo normal. Falta educação para entender que agir de má-fé nunca foi motivo de orgulho.

Nilmax3

Lenda da internet
Reações
28.920
Pontos
1.629
Não existe treta. É apenas um moleque que provavelmente nem terminou o ensino médio, mas acha que pode sair modificando uma tradução que nem é dele só porque implicou com a splash de um projeto distribuído gratuitamente. É o típico sujeito para quem não dá para deixar nem a chave de um comércio. Sempre procura uma forma de levar vantagem, como se isso fosse algo normal. Falta educação para entender que agir de má-fé nunca foi motivo de orgulho.

In-Shot-20260806-174930533.gif

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Reações
24.483
Pontos
1.359
Bom, o jogo não foi traduzido pra você. Esse projeto levou cerca de 9 meses de trabalho e envolveu mais de 20 arquivos ASM de diferentes tipos. É justamente por atitudes como essa que o romhacking está morrendo. Fiz o favor de traduzir o jogo de graça, e, em vez de simplesmente agradecer, você prefere pedir para tirar a intro para fins comerciais, com todo respeito vai se foder

Cara, se for ficar se preocupando com user dando hate em fórum vai passar o resto da vida nervoso. Se preocupa com quem é fã e tá tudo certo.

A propósito, já é a quarta tradução de RPG byDindo que eu jogo e atesto a qualidade. Já recomendo pra todos.

darth vader x

Lenda da internet
Reações
32.430
Pontos
1.564
Cara, se for ficar se preocupando com user dando hate em fórum vai passar o resto da vida nervoso. Se preocupa com quem é fã e tá tudo certo.

A propósito, já é a quarta tradução de RPG byDindo que eu jogo e atesto a qualidade. Já recomendo pra todos.

Testei aqui e não me incomodou, achei a tela bonita até... :kjoinha

ScreenshotsFront Mission - Gun Hazard (BR) (2026) v1.00-2026-08-07-23-07-08.png
(A do Dragon Quest era sim horrível. :klol)

darth vader x

Lenda da internet
Reações
32.430
Pontos
1.564
Já a tradução Lufia 2 só lamento que não tem o monte de melhorias que fizeram pra ele (Spekkio Lufia, True Lufia, etc), mas entendo a intenção da tradução que era só portar o jogo para o português, futuramente testo aqui se o hack é compatível com ela...

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
38.137
Pontos
1.053
meteram uma intro no FM :ksnif
detesto isso prefiro jogar sem traducao sem essas intro que quebra o jogo

igual na traducao do DK3 que roda o jogo ja aparece a intro da rare ai colocaram uma intro que entra antes de que se vc pagou pela rom vc foi enganado ai desanima ate de jogar
Close Door The Office GIF - Close Door The Office Michael Scott - Discover & Share GIFs

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
38.137
Pontos
1.053
Obrigado pelo seu tabalho!:kjoinha

.Dindo

Ser evoluído
Reações
51
Pontos
23
Mas eu nem me importo com isso. O que não dá é normalizar esse tipo de coisa e, ainda por cima, ver um programador se oferecendo para ajudar a remover uma tela de intro completamente insignificante.
Já a tradução Lufia 2 só lamento que não tem o monte de melhorias que fizeram pra ele (Spekkio Lufia, True Lufia, etc), mas entendo a intenção da tradução que era só portar o jogo para o português, futuramente testo aqui se o hack é compatível com ela...
Acho que faltou você ler que, além de aplicar todas as correções do Frue, eu também ajudei a corrigir mais 4 bugs graves junto com o cara que está atualizando o projeto. Está tudo documentado no tópico e no arquivo leia-me. É só ler.

Ultima Edição:

.Dindo

Ser evoluído
Reações
51
Pontos
23
Bugfix

Corrigido o glitch do menu de equipamentos, limpando corretamente o tilemap antes de carregar nomes de itens longos.
Corrigido o glitch do menu de Música ao pressionar a seta para a esquerda.
Corrigidos problemas na geração de andares da Ancient Cave (pisos vazios e salas isoladas).
O gerador de números aleatórios (RNG) não é mais afetado pelos arquivos de save.
Corrigidos gráficos e mapas do Shrine (santuário) com tiles incorretos.
Corrigido o travamento ao usar o item Statue no menu; agora ele só pode ser usado em batalha, como deveria.
Corrigido o elemento do acessório Sea Ring.
Restaurados os sprites originais das coelhinhas do cassino.
Corrigido o cenário de batalha do segundo andar do Shrine of Vengeance.
Corrigado o encontro no topo da Shuman Tower e Doom Island para enfrentar o chefe correto (Shumy-Doomy) em vez de Gordy.
Corrigida a paleta de cores do inimigo Dark Warrior.
Restaurada a sequência completa de habilidades da Erim.
Corrigidas as resistências e fraquezas do Copper Dragon e do Ninja.
Corrigido o travamento do Bolt Fish quando ficava sem MP.
Corrigido o funcionamento da magia Mirror para diversos inimigos.
Corrigido o efeito da habilidade Contact do Nosferato, que agora recupera HP corretamente.
Corrigidos diálogos com personagem incorreto.
Corrigido um problema ao curar personagens na Abadia, que exibia textos incorretos ("TTIME" e "GGOLD").
Restaurada a arte correta da Erim.
Corrigido o glitch do tilemap nas descrições de itens.
Corrigido o estouro de HP do Egg Dragon ao receber cura.
Corrigido o glitch gráfico durante a evolução dos Capsule Monsters usando Frutas.
Corrigido um sprite incorreto da bomba flutuante.

darth vader x

Lenda da internet
Reações
32.430
Pontos
1.564
Mas eu nem me importo com isso. O que não dá é normalizar esse tipo de coisa e, ainda por cima, ver um programador se oferecendo para ajudar a remover uma tela de intro completamente insignificante.

Acho que faltou você ler que, além de aplicar todas as correções do Frue, eu também ajudei a corrigir mais 4 bugs graves junto com o cara que está atualizando o projeto. Está tudo documentado no tópico e no arquivo leia-me. É só ler.

Como já falei, por enquanto só estou mexendo com a atualização do romset do NES e com o tempo chego ao SNES, só testei a do Front Mission por causa da polêmica e ao meu modo de ver, não tem nada de mais... (E eu não sou programador. :kfeliz)

Mas os hacks que estava falando são esses aqui que utilizo na rom americana, se está tudo incorporado melhor ainda... :kjoinha

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.762
Pontos
703

sux

soteropolitano
Reações
31.355
Pontos
1.553
Testei aqui e não me incomodou, achei a tela bonita até... :kjoinha

Visualizar anexo 517303
(A do Dragon Quest era sim horrível. :klol)
Que coisa pavorosa. Estas splash screen são uma coisa de muito mal gosto.

Sou 100% a favor do hacker colocar o nome no jogo, por exemplo no menu de press start aparecer escrito "tradução por Fulano @2026".

Mas colocar conteúdo que não existe na rom, que só deixa o produto mais feio, menos autêntico, não adiciona em nada - nem proteje de alguém usar a rim num repro. É só feio mesmo.

Tipo ter um trabalho enorme pra lançar um produto e dar uma catarrada bem na cara do produto final.

Porém quem sou eu? não fiz nada pra ajudar, não posso dizer nada. Tá no direito do cara que teve o trampo, tá no meu direito achar feio.. se isso faz o hacker se sentir melhor, tudo bem

Ultima Edição:

.Dindo

Ser evoluído
Reações
51
Pontos
23
Claro, você tem todo o direito de achar feio. Assim como quem passou meses pesquisando, traduzindo, revisando e fazendo o romhacking também tem o direito de decidir como quer apresentar o próprio trabalho. Mas é isso... Opinião é livre. Só acho curioso quando alguém que não participou do desenvolvimento consegue enxergar tantos problemas em algo que, no fim das contas, nem foi feito para agradá-lo especificamente. É sempre mais fácil fazer uma análise estética minuciosa depois que o trabalho está pronto, principalmente quando a participação no projeto se resume a apertar o botão para iniciar o jogo. No fim, você não precisa gostar da splash. Só não precisa transformar uma preferência pessoal em regra de qualidade para o trabalho dos outros. E vou ser bem claro desta vez: eu realmente não me importo com a sua opinião. Você pode achar feio, bonito, autêntico ou uma "catarrada" não muda absolutamente nada no projeto.

Abraço.

EmuBoarding

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.341
Pontos
974

Sou 100% a favor do hacker colocar o nome no jogo, por exemplo no menu de press start aparecer escrito "tradução por Fulano @2026".

Mas colocar conteúdo que não existe na rom, que só deixa o produto mais feio, menos autêntico, não adiciona em nada - nem proteje de alguém usar a rim num repro. É só feio mesmo.

Tipo ter um trabalho enorme pra lançar um produto e dar uma catarrada bem na cara do produto final.

Porém quem sou eu? não fiz nada pra ajudar, não posso dizer nada. Tá no direito do cara que teve o trampo, tá no meu direito achar feio.. se isso faz o hacker se sentir melhor, tudo bem
Ainda bem que vc disse "Porém quem sou eu?".

Você é o chatão que não adiciona porra nenhuma com esse comentário de b*sta. Toda vez que esse assunto aparece, você vem com esse seu papinho: "aiiii é uma coisa PAVOROSA"... Graças a Deus você faz parte de 3% dos alienados que não ajudam em b*sta nenhuma, mas enchem a porra do saco por causa de uma tela com créditos ao cara que levou meses ou anos para lançar um trabalho gratuito por hobby. Mais uma vez, vai lá e faça sua tradução! Lance ela sem créditos, sem porra nenhuma e seja feliz!

Ultima Edição:

Nilmax3

Lenda da internet
Reações
28.920
Pontos
1.629
Ainda bem que vc disse "Porém quem sou eu?".

Você é o chatão que não adiciona porra nenhuma com esse comentário de b*sta. Toda vez que esse assunto aparece, você vem com esse seu papinho: "aiiii é uma coisa PAVOROSA"... Graças a Deus você faz parte de 3% dos alienados que não ajudam em b*sta nenhuma, mas enchem a porra do saco por causa de uma tela com créditos ao cara que levou meses ou anos para lançar um trabalho gratuito por hobby. Mais uma vez, vai lá e faça sua tradução! Lance ela sem créditos, sem porra nenhuma e seja feliz!

Mas que animal não aceita uma crítica construtiva e ainda age desse jeito a troco de nada? Nem a propriedade intelectual do jogo é sua. Imagina se fosse pra ter um comportamento infantil assim.

Nem nas traduções dos gringos eles fazem isso de intro. E quando deixam algo, é no menu do jogo ou nos créditos.

Acho horrível essas intros. É a mesma coisa que meter um bigode na Monalisa: você tá mexendo no visual da arte dos outros e ainda reclamando que os outros acham ruim.

Eu quero jogar o game com a mesma experiência que joguei da primeira vez. Ninguém tá querendo tirar crédito de quem traduz, só não quer que desfigure o game quando dá pra colocar os créditos em outro lugar, sem estragar o visual do game original. É difícil entender isso?

• Curtir
Reações: sux

.Dindo

Ser evoluído
Reações
51
Pontos
23
Qualquer animal com QI de primata retiraria essa splash com gráfico comprimido sem dificuldade. Se você acha tão horrível, não precisa da minha tradução para jogar: é só jogar a versão americana oficial... que, convenientemente, nem existe. Estou terminando mais quatro RPGs, amigo, mas esses vou guardar para mim. Graças a você, não vou mais ficar mexendo no visual de uma arte que nem é minha, nem alterando a propriedade intelectual, não estou mais com saco para lidar com "críticas construtivas" de brasileiro arrogante e ingrato. Pra mim já deu. Você quer usar a tradução dos outros, mas também quer ditar como ela deve ser feita. Vai se enchergar cara.

Ultima Edição:

Axel Stone

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.183
Pontos
503
Já fiz uma tradução só pra mim do CT bem no começo da era zsnes. Fiz só pra aprender mesmo. Não é uma tarefa fácil se quiser fazer bem feito.

Mesmo assim acho que críticas devem sim ser bem vindas, até porque o jogo e a narração de onde estão traduzindo é propriedade intelectual. Só não é bem vinda quando o cara quer roubar sua tradução ou algo que envolva comercialização, aí sim é algo pra ficar fulo apesar de isso ser quase inevitável.

Sobre as splashs, já não ligo mais. Como falado acima é só acelerar o emulador. Mas acho feias sim.

Não uso trad brasileira, mas tenho muitas de jap>usa. Byuu/Near que fez o bsnes, traduziu o Bahamut Lagoon depois de anos tentando e criando tools e mesmo assim fez questão de dizer que não teria autopromoção, easter eggs nem algo do tipo. Mas cada um faz o que acha melhor.

Essa discussão me lembrou as intros dos jogos piratas dos anos 90/2000, pessoal se gabava por quebrar uma proteção ou mesmo colocando uma intro animada pra promover o grupo. Aquilo eu achava horrível, mas a opção era pagar o original ou aguentar alguns segundos de bizarrice.

.Dindo

Ser evoluído
Reações
51
Pontos
23
Já fiz uma tradução só pra mim do CT bem no começo da era zsnes. Fiz só pra aprender mesmo. Não é uma tarefa fácil se quiser fazer bem feito.

Mesmo assim acho que críticas devem sim ser bem vindas, até porque o jogo e a narração de onde estão traduzindo é propriedade intelectual. Só não é bem vinda quando o cara quer roubar sua tradução ou algo que envolva comercialização, aí sim é algo pra ficar fulo apesar de isso ser quase inevitável.

Sobre as splashs, já não ligo mais. Como falado acima é só acelerar o emulador. Mas acho feias sim.

Não uso trad brasileira, mas tenho muitas de jap>usa. Byuu/Near que fez o bsnes, traduziu o Bahamut Lagoon depois de anos tentando e criando tools e mesmo assim fez questão de dizer que não teria autopromoção, easter eggs nem algo do tipo. Mas cada um faz o que acha melhor.

Essa discussão me lembrou as intros dos jogos piratas dos anos 90/2000, pessoal se gabava por quebrar uma proteção ou mesmo colocando uma intro animada pra promover o grupo. Aquilo eu achava horrível, mas a opção era pagar o original ou aguentar alguns segundos de bizarrice.
Poisé, devia ter colocado uma splash na minha tradução do Bahamut também.

Axel Stone

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.183
Pontos
503
Bahamut Lagoon era um caso curioso, porque já tinha a tradução do dejap e muitos estavam satisfeitos com isso, menos o Byuu/Near. O cara desenvolveu tools do zero para essa tradução e de quebra expandiu os nomes, melhorou a performance geral e dos menus, colocou nomes no cache, expandiu a ram do save, mexeu no HDMA do console, corrigiu bugs do original e de quebra colocou tudo opensource pra facilitar a tradução para outros idiomas pra quem quisesse. E veio de fonte japonesa.

Depois disso fez várias correções pelo feedback do pessoal, sem ofender ninguém.

Agent13

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
10.762
Pontos
703
Este assunto polêmico me lembrou de algo da infância: lembro ter visto uma fita de mega pirata do Goofy's Hysterical History Tour, que pula totalmente o logos das empresas e começava direto na tela de menu, com o Pateta sorridente de cara. Entendo os motivos e talz, mas achei mto loko =D.

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Reações
93.259
Pontos
1.453
Pessoal preocupado com splash screen é só mandar save state após a tela aparecer, daí toda vez que iniciar o jogo já vai estar na tela de título...

Não acho que isso é bom nem ruim, tanto faz essa splash screen aí.

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Reações
38.137
Pontos
1.053

Mas a autenticidade acaba quando qualquer rom passa por um rom hack.

Nilmax3

Lenda da internet
Reações
28.920
Pontos
1.629
Qualquer animal com QI de primata retiraria essa splash com gráfico comprimido sem dificuldade. Se você acha tão horrível, não precisa da minha tradução para jogar: é só jogar a versão americana oficial... que, convenientemente, nem existe. Estou terminando mais quatro RPGs, amigo, mas esses vou guardar para mim. Graças a você, não vou mais ficar mexendo no visual de uma arte que nem é minha, nem alterando a propriedade intelectual, não estou mais com saco para lidar com "críticas construtivas" de brasileiro arrogante e ingrato. Pra mim já deu. Você quer usar a tradução dos outros, mas também quer ditar como ela deve ser feita. Vai se enchergar cara.

Você fala de QI, mas se comporta como um chimpanzé.

Aprenda a receber uma crítica. E a crítica ainda é construtiva, para ajudar. Pare de se comportar feito um nóia a troco de nada.

Bat Esponja

Lenda da internet
Reações
81.702
Pontos
1.779
Pessoal preocupado com splash screen é só mandar save state após a tela aparecer, daí toda vez que iniciar o jogo já vai estar na tela de título...

Não acho que isso é bom nem ruim, tanto faz essa splash screen aí.
Tb nunca me incomodou muito

E hoje acho que é mais fácil ter meios de arrumar por si só

Teve até aquele cara que colocou o filme do Shrek no lugar da Splash screen da Steam no Steam Deck.

Takuma_Sakazaki

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
13.551
Pontos
503
jogando a tradução do Breath of Fire 4 do PS1 em PT-BR,

pontos positivos: tecnicamente a tradução é muito boa, tem acentuação e tudo.
pontos negativos: ela tem muitos erros ortográficos e erros no geral, especialmente em NPCs.

para quem não sabe inglês, eu ainda recomendo ela,
para quem sabe inglês, eu não recomendo.

Topo Fundo