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Capa da correia do motor exposta - Perigo?

konata

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Fui dar uma checada no motor e percebi que minha capa da correia quebrou, não sei se na última troca o mecânico quebrou sem querer, se ela ressecou e quebrou...só sei que tá aí, não faz barulho nem nada, mas fiquei com um pouco de receio.
É um motor Fiat Fire 1.0 8v com correia dentada. A correia foi trocada com 69 mil, o carro já está quase batendo 85.
Atualização: Troquei por uma de um modelo diferente de uno mas que encaixou perfeitamente, é uma que tem slot pra sensor de rotação por isso era mais caro, podia ter comprado a original do meu modelo em outro lugar mas queria resolver isso o quanto antes
190083190084
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
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Recomendo trocar, a capa protege não as correias, mas as polias do motor e pelas suas fotos elas estão expostas. Basta cair uma pedrinha aí pra estragar seu comando de válvulas e outros componentes. Eu trocaria essa capa pra ontem.
 

konata

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Recomendo trocar, a capa protege não as correias, mas as polias do motor e pelas suas fotos elas estão expostas. Basta cair uma pedrinha aí pra estragar seu comando de válvulas e outros componentes. Eu trocaria essa capa pra ontem.
Será que dá pra trocar em casa ou é melhor levar num mecânico?
 

Bob Blu

Bam-bam-bam
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Dá pra trocar em casa, mas só faça isso se você tiver uma noção mínima do que está fazendo.

Pelo que parece a capa estava meio ressecada mas quebrou por causa de aperto excessivo no parafuso de cima, da pra ver que ele "atravessou" o plástico, onde esfarelou a capa naquele lugar.
Isso é comum, o mexânico mão de shrek aperta tudo até estralar, quebra (porque a peça é "velha" e ressecada) e entrega o carro mesmo assim já que dificilmente o cliente vai perceber isso na hora de pegar o carro.

O ideal é sempre levar em um profissional, mas dá sim pra fazer em casa, é algo super simples e sem segredos.
Mas no seu caso não mande no mesmo que fez o serviço porque pelo que parece essa quebra aconteceu na montagem quando você fez a troca da correia.

Mas de qualquer maneira, troque porque não é bom elas ficarem expostas. Tem gente que roda com elas sem capa, principalmente em carro preparado mas além do risco de entrar uma pedra ou outro objeto ali com o carro ligado (o que seria terrível pro seu motor) o acúmulo de sujeira também pode danificar a correia ou fazer com que o tensor (que é um rolamento) fique chiando ou mesmo perca toda sua função.
 


konata

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Dá pra trocar em casa, mas só faça isso se você tiver uma noção mínima do que está fazendo.

Pelo que parece a capa estava meio ressecada mas quebrou por causa de aperto excessivo no parafuso de cima, da pra ver que ele "atravessou" o plástico, onde esfarelou a capa naquele lugar.
Isso é comum, o mexânico mão de shrek aperta tudo até estralar, quebra (porque a peça é "velha" e ressecada) e entrega o carro mesmo assim já que dificilmente o cliente vai perceber isso na hora de pegar o carro.

O ideal é sempre levar em um profissional, mas dá sim pra fazer em casa, é algo super simples e sem segredos.
Mas no seu caso não mande no mesmo que fez o serviço porque pelo que parece essa quebra aconteceu na montagem quando você fez a troca da correia.

Mas de qualquer maneira, troque porque não é bom elas ficarem expostas. Tem gente que roda com elas sem capa, principalmente em carro preparado mas além do risco de entrar uma pedra ou outro objeto ali com o carro ligado (o que seria terrível pro seu motor) o acúmulo de sujeira também pode danificar a correia ou fazer com que o tensor (que é um rolamento) fique chiando ou mesmo perca toda sua função.
Troquei, esperava menos, deu 150 a peça mais montagem, pelo menos agora fico menos preocupado e pego estrada de terra de boa. Fiquei esse tempo todo andando que nem louco em estrada de chão batido com a correia exposta :kmario
 
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