O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Capacidade poligonal N64 vs PS1

WileCoyote

Larva
Mensagens
42
Reações
18
Pontos
1
Todos sabemos que por conta da limitação dos cartuchos e preço da mídia, as produtoras não costumavam colocar Cg's em cartuchos de N64. A exceção é o conhecido port de Resident Evil 2 que tem todas as CG's dos 2 Cds do PS1. Bem comprimidas e borradas, mas estão lá e o port ficou ótimo.

No N64 as produtoras tinham que usar a própria engine do jogo para colocar animações renderizadas, como a Nintendo fez em Zelda: Ocarina of Time.

Em Mortal Kombat 4, por exemplo, a produtora Eurocom que portou para consoles refez as animações com os gráficos 3D do jogo. Eram ridículas, mas cumpriam seu papel. No PS1 eram Cg's bacanas, nada espetaculares entretanto.

Um exemplo curioso é o game 40 Wins, desenvolvido também pela Eurocom.

No PS1 são usadas Cg's. No N64 gráficos in-game.





Provavelmente o PS1 não seria capaz de renderizar os gráficos em um nível aceitável. Já no N64 as animações poligonais ficaram inacreditáveis para um game de 1999.

Lembra muito o caso do Resident Evil 4, onde no GameCube as animações eram renderizadas totalmente 3d, in-game, na engine do jogo. Já no PS2, muito mais fraco, as animações eram vídeos pré-gravados, tanto que se você utilizasse as roupas especiais para jogar (armadura da Ashley ou o uniforme da RCPD do Leon, por exemplo), o Playstation 2 continuava a exibir os filminhos com a roupa padrão (Ashley vestida de blusa laranja e saia xadrez e Leon com a jaqueta/roupa de mergulho cinza), pois eram vídeos pré-gravados pois o PS2 era incapaz de renderizar aqueles gráficos.

Sabemos que o N64 tinha espaço limitado e que as CG's do game 40 Winks provavelmente não eram economicamente viáveis para a produtora do game. Mas ele poderia ter CG's como em RE2.

Já o PS1, será que conseguiria suportar as animações de introdução completamente em 3D???

Veja que no N64 não é só uma modelagem bem feita, e sim modelos poligonais totalmente animados e texturizados.
 

helyblackstorm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.823
Reações
2.291
Pontos
319
As CGs na época eram muito mais bonitas do que qualquer console rodando imagens renderizadas em 3D, então desnecessário se podiam usar as CGs ia ser um retrocesso fazerem a cena in-game. Como voc~e disse o N64 só não usou CGs por causa das limitações do cartuchos.

Mas se fizessem isso para o PSX com certeza ia ficar pior.

Uma coisa que sempre noto aqui no OS: Por quê será que todo usuário novato cria tópico N64 X PS1?:kpensa

Não que não possa, cada um cria o tópico que quiser, mas é estranho isso.:kjoinha
 

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
Eu sou novato e não criei não. Criei um sobre ports de arcades para Saturn e ps1.

E nunca tive um 64 ou ps1, tive um mega e um Snes, depois pulei para os PC's.
 

WileCoyote

Larva
Mensagens
42
Reações
18
Pontos
1
As cg's são só o console tocando um vídeo que está na mídia... esse é o ponto de vista. Hoje é complicado olhar pra elas, pois se tornaram obsoletas demais.



Vale relembrar por exemplo as animações de Resident Evil 4 no PS2 que eram os vídeos pré-gravados da versão GameCube, horríveis.

Hoje a maioria dos developers preferem gráficos in-game, pois as Cg's se tornaram obsoletas. Mas na época eram impressionantes, mas os gráficos renderizados também eram possíveis do N64 pra cima pela capacidade 3D.
 

helyblackstorm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.823
Reações
2.291
Pontos
319
Eu sou novato e não criei não. Criei um sobre ports de arcades para Saturn e ps1.

E nunca tive um 64 ou ps1, tive um mega e um Snes, depois pulei para os PC's.

Opa amigo.

Não falei de você não.:kjoinha

É um de um tal de Bubsy 3D, vulgo André Carvalho e codinome Alquimista 64 que estou falando.:coolface

E fica tranquilo que você teve apenas os 2 melhores de todos os tempos.:rox

Depois deles é NES em terceiro e PS1 em quarto.:rox

Falando desse tópico não vi, se puder passar o link.:kjoinha
 


Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
Opa amigo.

Não falei de você não.:kjoinha

É um de um tal de Bubsy 3D, vulgo André Carvalho e codinome Alquimista 64 que estou falando.:coolface

E fica tranquilo que você teve apenas os 2 melhores de todos os tempos.:rox

Depois deles é NES em terceiro e PS1 em quarto.:rox

Falando desse tópico não vi, se puder passar o link.:kjoinha


Pode cre.. é que como sou novo aqui, pensei que fosse pra mim.

O tópico é esse aqui http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/duvida-sobre-ports-quais-valem-a-pena.400208/

É referente aos ports de arcade, uma duvida mesmo que tenho acerca deles.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.772
Reações
80.083
Pontos
1.839
Interessante é que se você pegar no “papel” as especificações de capacidades poligonais do N64 e do PS1...meu, é assombrosa a diferença. Mas na prática, eu nunca vi um jogo de N64 que mostrasse uma geometria acima de jogos do PS1. Na verdade, só vi jogos toscos e tão (ou mais) quadradões que os jogos de PS1.


N64 foi uma decepção gigantesca. A maior da minha vida de jogador, posso afirmar sem delongas.
 

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
Nintendo 64 na minha opinião,tirando o 007, o Zelda, Mario tennis e o Mario Kart não tem nada que me chame a atenção.

Ao meu ver, ele não foi digno de substituir o Snes, no meu ponto de vista como jogador, o substituto do Snes foi o PS1 que até hoje emulo seus games e tenho inumeros aqui, foi um console de nivel alto como o Snes e o Mega.

Do 64 só consigo jogar esses games que citei ai, do PS1 tem games que estou conhecendo ainda hoje, tamanho a biblioteca do console, aliando qualidade e variedade.
 

helyblackstorm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.823
Reações
2.291
Pontos
319
Pode cre.. é que como sou novo aqui, pensei que fosse pra mim.

O tópico é esse aqui http://forum.outerspace.terra.com.br/index.php?threads/duvida-sobre-ports-quais-valem-a-pena.400208/

É referente aos ports de arcade, uma duvida mesmo que tenho acerca deles.

Vou dar uma conferida lá.:kjoinha

Nintendo 64 na minha opinião,tirando o 007, o Zelda, Mario tennis e o Mario Kart não tem nada que me chame a atenção.

Ao meu ver, ele não foi digno de substituir o Snes, no meu ponto de vista como jogador, o substituto do Snes foi o PS1 que até hoje emulo seus games e tenho inumeros aqui, foi um console de nivel alto como o Snes e o Mega.

Do 64 só consigo jogar esses games que citei ai, do PS1 tem games que estou conhecendo ainda hoje, tamanho a biblioteca do console, aliando qualidade e variedade.

CLOSE TOPIC depois dessa.:kjoinha

É um ciclo que se repete infinitamente, como as fases da lua. :klol

Devem ter sido crianças bem traumatizadas.

Bem por aí mesmo.
 

Maxwelsonage

Bam-bam-bam
Mensagens
1.251
Reações
2.944
Pontos
303
Rayman 2 teve cutcenes in-game tanto para o PS1 quanto para o N64:
PS1

Veja a partir de 1:55

N64

Veja a partir de 1:55

As diferenças, é como todos ja sabem: N64 sem serrilhados, porém sem a maioria dos diálogos e áudio comprimido.
PS1 com som melhor, todos os diálogos porém o problema de serrilhado.
 

Sonic Heroes

Bam-bam-bam
Mensagens
1.082
Reações
1.293
Pontos
203
O que o PS2 não tinha e que o Dreamcast tinha o Gamecube tinha.

O que o Dreamcast não tinha e o PS2 tinha o Gamecube tinha.

Portanto, Dreamcast + PS2 = Gamecube.

E discordo da sua afirmação que o gamecube e muito mais evoluido que o ps2, as diferenças entre eles se resumiam basicamente em graficos, quem ja jogou o resident 4 tanto do gamecube quanto o do ps2 sabe que a versão do ps2 foi melhor e com mais coisa pela vantagem de espaço da midia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O gamecube realmente não vingou a era que o nintendo 64 estabeleceu, tinha exatamente as mesmas condições que o proprio e foi um fracasso tremendo e o console menos vendido da nintendo.
 

-=|R.R.|=-

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
46.524
Reações
179.420
Pontos
1.514
E discordo da sua afirmação que o gamecube e muito mais evoluido que o ps2, as diferenças entre eles se resumiam basicamente em graficos, quem ja jogou o resident 4 tanto do gamecube quanto o do ps2 sabe que a versão do ps2 foi melhor e com mais coisa pela vantagem de espaço da midia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

a versão do PS2 saiu bem depois. E ainda assim, prefiro a versão original (Gamecube)
 

WileCoyote

Larva
Mensagens
42
Reações
18
Pontos
1
Não tem nem o que discutir, o N64 era muito melhor no 3D que qualquer concorrente, seja PS1 (ridículo em games abertos) ou SATURN (só olhar os jogos 3d mais avançados como Panzer Dragoon Saga e Burning Rangers - nem transparência tinha no fogo...ou as aberrações injogáveis Sonic R e Sonic Jam no 3d , que é só aquele pedacinho e super lerdo)

Inclusive para animar, como nessa animação do game 40 Winks, que estão defendendo o PS1 de forma fanática mas não comentam da animação em si...

O PS1 fazia gráficos 3D bonitos que eram praticamente estáticos em cenários com bitmap ao fundo, exemplos: Tekken 3 que só tinha uma imagem ao fundo ou Chrono Cross (cenários bem fechados nas batalhas, que não deixam de ser bonitos)

Só ver os mundos abertos de Majoras Mask, Donkey Kong 64, Banjo-Tooie e Conker's Bad Fur Day, a draw distance de Star Wars Rogue Squadron e Battle For Naboo, ou tudo que acontece na tela de 1 vez em um Sin and Punishment e veja se o PS1 teria capacidade 3d para esses jogos.

Se fossem desenvolvidos jogos hoje para PS1 e N64, o N64 daria uma surra 3d ainda maior com a tecnologia de compressão (vide jogos de Nintendo DS com mais de 200mb ou no 3DS maioria com mais de 1gb), pois além de ter o 3d muito superior, teria capacidade de armazenar tudo, texturas, músicas, vozes e vídeos.

3 segundos para virem com foto do Crash Team Racing de emulador...kkkkk...
 

WileCoyote

Larva
Mensagens
42
Reações
18
Pontos
1
a versão do PS2 saiu bem depois. E ainda assim, prefiro a versão original (Gamecube)

Pois é a versão PS2 saiu bem depois e sem água, sem ondulações na água e panos, sem reflexos, sem efeitos de luz, sem trovões, sem vários detalhes do cenário como árvores capadas....como assim o cidadão fala que a versão PS2 veio melhor? Só teve a side story da Ada...

Aliás na época era ridículo demais as cutscenes do RE4 de PS2 serem videos pré-gravados e não mudar a roupa do personagem para acompanhar aquilo que vc usava no jogo
 

Max payne fox

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.108
Reações
3.280
Pontos
709
Porra, de novo André?

Tô só de passagem nesse, já perdeu a graça zuar o André

doutor-house-comendo-pipoca-ou-outra-coisa.gif
 

WileCoyote

Larva
Mensagens
42
Reações
18
Pontos
1
Spiderman eu nunca joguei, mas Vigilante 8 é bem melhor no N64, as duas versões.

O PS1 leva vantagem em músicas e CG's.
O N64 tem gráficos bem melhores, e a jogabilidade é bem melhor também, pois no PS1 tem muitas quedas de frame e mal dá pra saber o que acontece na tela com os 4 veículos em combate de tão lerdo que fica.

Uma coisa que me incomoda demais na versão PS1 são os serrilhados, quebra de polígonos, texturas tortas e uns bugs bizarros na construção de cenários, coisa que não tem na versão N64.

PS1 ganha no som, mas o N64 cumpre bem seu papel.
N64 ganha em gráficos e gameplay. A versão N64 do 1 tem ainda uma fase extra, e usa o cartucho de expansão que ajuda bastante.
 

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
Vejo o pessoal falando de serrilhados do ps1, porém eu só consigo enxergar isto hoje em dia, devido ao avanço natural da tecnologia.

Na época que eu jogava, nunca reparei isso.. ou eu sou um completo tapado, ou de fato, não era tão perceptivel assim.
 

WileCoyote

Larva
Mensagens
42
Reações
18
Pontos
1
o estouro de polígonos, os serrilhados e as texturas quadriculadas eram gritantes no PS1, como nunca reparou?
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
o estouro de polígonos, os serrilhados e as texturas quadriculadas eram gritantes no PS1, como nunca reparou?

Quando eu jogava no meu antigo PS1, eu nunca liguei pra isso pois em Tv's antigas esses problemas não ficavam muito evidentes. Confesso que já ví até jogo de PS2 que tinham mais serrilhados que os games de PS1 rodando numa Tv de tubo de boa qualidade.
 

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
o estouro de polígonos, os serrilhados e as texturas quadriculadas eram gritantes no PS1, como nunca reparou?


Ao menos pra mim, o visual dos games nas antigas tvs, sempre me soou agradavel.

Se fosse algo tão discrepante como você friza, seria o assunto principal das revistas de games.
 

felipmts

Supra-sumo
Mensagens
783
Reações
1.108
Pontos
173
O que o PS2 não tinha e que o Dreamcast tinha o Gamecube tinha.

O que o Dreamcast não tinha e o PS2 tinha o Gamecube tinha.

Portanto, Dreamcast + PS2 = Gamecube.

E discordo da sua afirmação que o gamecube e muito mais evoluido que o ps2, as diferenças entre eles se resumiam basicamente em graficos, quem ja jogou o resident 4 tanto do gamecube quanto o do ps2 sabe que a versão do ps2 foi melhor e com mais coisa pela vantagem de espaço da midia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O gamecube realmente não vingou a era que o nintendo 64 estabeleceu, tinha exatamente as mesmas condições que o proprio e foi um fracasso tremendo e o console menos vendido da nintendo.

Pois é. A versão do Game cube é superior mas acho que exageram muito quando alam que a do PS2 ficou um lixo. Quando eu vi pela primeira vez me impressionei com os gráficos(mesmo com downgrade). Sobre o PS2 não rodar cutscenes, acho isso meio controverso pois o próprio console tem outros jogos com cutscenes tão ou mais bonitas que as do RE4 e rodando em tempo real!

Por exemplo, as do Silent Hill 3 que eram lindíssimas


Claro que não estou dizendo que o PS2 rodaria com a mesma qualidade que o Cube mas se o jogo fosse otimizado e trabalhado apenas no console da Sony, acho que ele poderia reproduzir com a engine do game.
 

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
E ainda tem a ver tambem com o que você procura.. uma criança não irá ligar um videogame, na decada de 90, e começar a catar serrilhados e outros defeitos por nada.

Conheço algumas pessoas que gostam de pausar filmes, frame por frame, pra encontrar coisas escondidas, erros de filmagem entre outros, inclusive no tempo do VHS mas isso é para um numero menor de pessoas.

A maioria esmagadora ta cagando pra isso, principalmente quando criança, duvido muito que a maioria aqui entrava em rodas de amigos na escola, para falar dos serrilhados do ps1 em comparativo com Saturn ou Nintendo 64.
 

WileCoyote

Larva
Mensagens
42
Reações
18
Pontos
1
Ao menos pra mim, o visual dos games nas antigas tvs, sempre me soou agradavel.

Se fosse algo tão discrepante como você friza, seria o assunto principal das revistas de games.

mas era...quando saiu o N64 justamente as revistas da época falavam que o N64 era incrível, rodava lisinho sem que quebra de polígonos ou texturas quadriculadas dançantes como no PS1...basta ver os reviews da SGP nº28 Mario 64 e Pilotwings na capa
 

Sonic Heroes

Bam-bam-bam
Mensagens
1.082
Reações
1.293
Pontos
203
Acho que nenhum jogo de ps1 tem tanto serrilhado quanto Driver 2, era realmente muito serrilhado na tela e o horizonte do jogo era horrivel e entupido de tearing.

Mesmo assim me diverti muito com ele, ate hoje jogo no ps2, ainda me surpreendo com a fisica dele nivel Gran Turismo.

340492_1342646140.jpg
 

Chrome Skull

Bam-bam-bam
Mensagens
568
Reações
2.439
Pontos
433
mas era...quando saiu o N64 justamente as revistas da época falavam que o N64 era incrível, rodava lisinho sem que quebra de polígonos ou texturas quadriculadas dançantes como no PS1...basta ver os reviews da SGP nº28 Mario 64 e Pilotwings na capa


Verei.. tenho o pdf dela aqui.
 

tonhonis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.800
Reações
16.078
Pontos
649
O psx nada mais era que o snes cd, então a nintendo teve que fazer algo melhor que seu próprio snes, que foi o n64. Pena a escolha por cartucho naquela época. Hoje em dia, com preços ínfimos de pendrive e memory cards, nao entendo pq o vita, por exemplo, nao se beneficia disso. Poderiam lançar um jogo até pra ps4 em um pendrive de 64gb, com preço cerca de 50% a menos de uma mídia.
 

Sonic Heroes

Bam-bam-bam
Mensagens
1.082
Reações
1.293
Pontos
203
O psx nada mais era que o snes cd, então a nintendo teve que fazer algo melhor que seu próprio snes, que foi o n64. Pena a escolha por cartucho naquela época. Hoje em dia, com preços ínfimos de pendrive e memory cards, nao entendo pq o vita, por exemplo, nao se beneficia disso. Poderiam lançar um jogo até pra ps4 em um pendrive de 64gb, com preço cerca de 50% a menos de uma mídia.

Os custos para a propria sony seriam exorbitantemente maiores.
 
Topo Fundo